JUDE + JA.CA + KABUM!

Page 1



NÓS



intro esta publicação relata a riqueza do encontro entre culturas. Nigéria, Brasil, Oi Kabum! e JA.CA, juntos no interessante processo do compartilhamento de valores e ideias, do intercâmbio de saberes e experiências.


JUDE + JA.CA + KABUM!


Ultrapassamos a marca de 12 meses de reflexões, testes, pesquisas e pequenos projetos na Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia. Até hoje as questões apresentadas a todos nós no começo das aulas em 2011 nos martela o cérebro, e dentre elas nenhuma é maior ou mais importante que a arte – ou Arte. Estudamos, trabalhamos, rimos e choramos por causa dela. Nos dias 26, 27 e 28 de março essa palavrinha finalmente fez sentido. Tivemos a oportunidade de conhecer e trabalhar com um artista e curador nigeriano que veio fazer residência em Belo Horizonte após ganhar um prêmio com um de seus trabalhos. Aqueles dispostos a atravessar a cidade e entrar em outra em prol da experiência artística se reuniram e passaram três dias muito produtivos no espaço JACA (Centro de Arte Jardim Canadá) com Jude Anogwih, uma pessoa extremamente simpática e talentosa. Foram fotos, desenhos, recortes, pinturas, intervenções, conversas, descobertas. Três dias de diversão produtiva, que levaram a arte a outro patamar dentro de minha cabeça. Tudo aquilo que ouvi e aprendi na teoria por mais de um ano, de repente tomou forma na prática e eu entendi a verdadeira importância daquilo. Jude me mostrou, mesmo sem querer, a simplicidade e a leveza de fazer algo em que você acredita; de levar a sério todas as partes do processo de criação – a formação das idéias, as pesquisas, a produção, a reciclagem e principalmente a coragem de insistir sem desistir. Entre dois países existem várias barreiras e entre duas culturas pode haver um mundo de diferenças, mas pessoas como Jude mostram que nada disso importa quando há algo maior envolvido. São pessoas como ele que encorajam outros, mesmo sem saber, a fazer a mesma coisa; a seguir em frente com a convicção de que todo processo de mudança é natural. A união momentânea entre JACA e Kabum! rendeu muito mais que bons trabalhos.











PROJ ETOS



múltipla igualdade multiple equality Fotografar, se valendo da técnica de múltipla exposição, para representar a igualdade entre Brasil e África. To make photographs, taking advantage of the multiple exposure technique, to represent similarities between Brasil and Africa.

- Projeto de: Marina Lara Diniz



nós us Unir a terra Brasil à terra Nigéria através de uma poesia escrita com corda sobre barro. A ideia é que Jude dê continuidade, usando o barro nigeriano para representar esta união. A poesia remete à cerne das pessoas, assim como a terra, que simboliza nossa raíz e a influência das características do nosso lugar de origem. To unify Terra Brasilis to Terra Nigeria through a piece of poetry written with rope on clay. The idea is to invite Jude to continue the process using Nigerian clay. Poetry connects to the core of people, just like soil or clay, that signifies our roots and the influence we receive from our birthplace.

- Projeto de: Bianca e Sara



preenchendo limites filling borders Fazer moldes vazados a partir de imagens capturadas durante os trĂŞs dias de experiĂŞncias no JA.CA, preenchendo-os de cor, de maneira aleatĂłria, buscando saber o que vai se formar do outro lado. Making stencils from images taken during the three day workshop at JA.CA, randomly filling them with color, trying to discover what will appear on the other side.

- Projeto de: Frank, Samara e Pedro



e que não haja mais fronteira let there be no frontiers Intervir no mapa-mundi, na área do oceano Atlântico, entre América e África, através da livre expressão do visitante acerca da frase “E que não haja mais fronteiras.” To interfere in the World Map, in the Atlantic Ocean area between South America and Africa, inviting the visitors to express themselves about the sentence: “let there be no frontiers”

- Projeto de: Íris, Maísa, Michele e Luan



TAB State (território af-

ro-brasileiro)

TAB State

(afro-brazilian state) Construir um mapa, unindo Brasil e África, como na Pangea, a partir de palavras escritas com terra. To build a map, uniting Brasil and Africa, as once in pangea, using soil.

- Projeto de: Laila, Jéssica e Débora



edição: stop too! e moonwalking montage: stop too! and moonwalking Editar dois vídeos de Jude, feitos no Brasil e na África: Um traz sombras e o outro estradas. Representa a transição e mobilidade, conceitos presentes no trabalho do nigeriano. Editing two movies from Jude, produced in Brasil and in Africa: One brings shadows and the other brings roads. They represent transition and mobility, concepts that can be found in the works of the Nigerian Artist.

- Projeto de: Júlia e Jucélia



pintura corporal body painting Pintar o corpo, se inspirando nos guerreiros africanos, como forma de materializar o escambo de culturas entre Brasil e Ă frica. To paint the body, as if inspired by African warriors, as a way to materialize the exchange of cultures between Brasil and NIgeria.

- Projeto de: PatrĂ­cia, Isabella, Bruno, Lucas e David



mar: união global sea: global union Algumas sociedade e culturas antigas foram engolidas pela globalização. Some ancient societies and cultures have been swollen by the globalization process.

- Projeto de: Ismael



identidade negra black identity Propor, junto a Jude, uma identidade negra que vai alĂŠm dos continentes. To propose, in collaboration with Jude, a black identity that goes beyond the continents.

- Projeto de: Jennifer e Anne



sem título untitled Estudo de fotografia em contraluz, realizado no mezanino do JA.CA. A study in backlit photography, made in JA.CA’s mezzanine.

- Projeto de: Havener Samuel


JUDE


Jude Anogwih é um artista multimídia e curador, vive e trabalha em Lagos, na Nigéria. O trabalho de Anogwih dialoga com o conceito de identidade, mobilidade e migração. Ele toma a forma de vídeo, fotografia, photo painting e mapa e foi destaque em várias exposições de arte e projetos internacionais, como o Festival International D’Art Video de Casablanca, FIAV (2009 e 2010), FestivalMiden, Grécia (2009), Old News #6 Malmo, Lagos, Copenhagen, New York (2009 -2010), Visionary Africa Project; Geo - graphics, Bruxelas (2010), OFFLINE Film & Video Exhibition, Houston, Texas, EUA (2010), Green Summary, (2010 – 2011), CologneOFF VII, 2011, Orbitas: A Future Present Series, Houston, Texas, EUA (2011). Ele trabalhou por um período na CCA Lagos coordenando, organizando e trabalhando como curador. Seus projetos recentes como curador incluem The Green Summary, uma retrospectiva desenvolvida em torno do tema da independência através dos olhos de nove artistas contemporâneos da Nigéria; Contested Terrains (2011 - 2012) na Galeria do Nível 2, Tate Modern e CCA, Lagos, com Kerryn Greenberg da Tate Modern, Londres. Anogwih faz parte do corpo docente da Escola de Arte, Design e Impressão do Yaba College of Technology, Lagos. Ele é membro fundador e co-coordenador da Video Art Network, Lagos (www.vanlagos.org ) e membro da Sociedade de Artistas da Nigéria, Lagos (www.snalagos.com).


BOUN DARY LESS NESS


Como podemos entender as formas pelas quais a relação entre duas entidades oscila entre a obsolescência e visibilidade? A consciência da distância entre minha casa, em Lagos, na Nigéria e as cadeias montanhosas de Minas Gerais, do outro lado do Atlântico, provocoume para diferentes perspectivas virtuais. Assim como Jai Sen, a imagem que tenho é uma manifestação subjetiva de minha percepção. Mas havia uma interpretação alternativa dessa imagem, um ato de poder que insiste ser uma maneira melhor: ir para a Europa, Ásia e Oriente Médio, para que, por fim, pudesse chegar no país vizinho, como se estivesse do outro lado da rua, o Brasil. Boundarylessness (Ausência de Fronteiras), 2012, é um trabalho processual, de desenho e instalação constelada sobre mapas com direções, conectividades e distâncias. É uma obra que recria a lógica da migração, mobilidade e circulação de pessoas e idéias. Apropriando-se de formas multidimensionais para criar cartografias abstratas que esteticamente ligam as macro e micro entidades espaciais de nossos territórios propondo vetores para uma nova geografia.


ja.ca


O JA.CA Jardim Canadá Centro de Arte e Tecnologia é uma iniciativa para o estímulo e o desenvolvimento da arte no Brasil, atuando como uma importante plataforma para o aprendizado e o intercâmbio de experiências. O Centro promove uma variedade de eventos relacionados à arte, como palestras, oficinas e exposições e tem sua biblioteca e midiateca disponíveis para empréstimo. No ano de 2010 o JA.CA iniciou suas atividades e desde então, artistas brasileiros e artistas internacionais tiveram a oportunidade de trabalhar lado-a-lado nos ateliês do Centro, localizado no Bairro Jardim Canadá em Belo Horizonte. O programa procura unir artistas, arquitetos e designers comprometidos com o aprimoramento de suas obras através de práticas criativas e pesquisas rigorosas. O JA.CA é um lugar destinado para o crescimento e intercâmbio de saberes, os artistas e projetos são considerados pela originalidade da proposta apresentada.


oi kabum!


O Núcleo Oi Kabum! – Escola de Arte e Tecnologia do Plug Minas atua junto à juventude popular urbana, realizando formação em linguagem multimídia, com cursos de design gráfico, vídeo, webdesign, computação gráfica e fotografia. Promove oportunidades para o desenvolvimento dos jovens por meio da arte, comunicação e de suas tecnologias. O projeto é fruto de parceria com o Instituto Oi Futuro e a Associação Imagem Comunitária (AIC).


crĂŠdi tos e agra deci mentos


Estudantes Oi Kabum!

Equipe Oi Kabum!

Bianca de Sá Lorena Ohana Sara Silva Emmanuel Eustáquio Lorena Amorim Ismael Vaz de Araújo Íris Pongeluppi Jéssica Nascimento Marina Lara Diniz Débora Santos Wanatta Rodrigues Jéssica Lucas Samara Rezende Lucas Valadares Luan Rafael Frank Junio Jennifer dos Santos Patrícia Corrêa Isabella Proença Havener Samuel David Pampolini Jucélia Bertolino Júlia Souza Samantha Santos Michele Batista Bruno Lima Maísa Gomes Pedro Rosa

Ricardo Portilho Cecília Pederzoli Flávia Peret Sylvia Amélia Equipe JA.CA Francisca Caporali Isaura Caporali Tomás Penna

e Jude Anogwih :)





Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.