5 minute read

SÃO PAULO FASHION WEEK

SPFW

IN-PACTOS+

Advertisement

São Paulo Fashion Week ocupa novos espaços e provoca novas reflexões. O festival de criatividade, moda, arte, sustentabilidade, inovação, conhecimento irá até novembro

Com o tema SPFW+ IN-PACTOS, a edição N53 da São Paulo Fashion Week, que aconteceu entre os dias 31 de maio e 4 de junho, contou com 22 desfiles presenciais e 19 digitais, transmitidos nas redes do SPFW. Entre as apresentações, três estreantes: Dendezeiro, Martha Medeiros e Thear. O Festival SPFW+In-Pactos terá a segunda parte em novembro, com a edição N54.

Os desfiles presenciais foram realizados no Senac Lapa Faustolo e no Komplexo Tempo. O Senac funciona como um ponto de encontro entre mercado e academia de moda, onde estudantes da instituição acompanham o evento, em uma inédita troca de experiências. Já no Komplexo Tempo, espaço recém-inaugurado em um galpão antigo na Mooca, do século passado, o evento marca a ocupação de um espaço histórico na moda, em bairro pioneiro na indústria têxtil e, hoje em dia, um polo de inovação na cidade.

MARCELO SOUBHIA

Walerio Araujo

Meninos Reis Renata Buzzo

VICTOR ALQUEZAR-SENAC

Anacê

Este festival de criatividade, moda, arte, sustentabilidade, inovação e conhecimento provoca reflexões sobre o compromisso em torno das mudanças urgentes que precisam ser feitas para atingir as metas de um planeta mais harmonizado até o ano de 2030. As narrativas contextualizam o movimento do mercado de moda e da indústria criativa impulsionado pelas novas ferramentas tecnológicas que aceleram o processo de mudança.

Os desfiles no Senac trazem uma pioneira interação com o meio acadêmico. Estudantes da instituição acompanharão o SPFW, em uma troca inédita de experiências. Os alunos trabalharão em diversas áreas, se integrando ao mercado durante estes dias. No Komplexo Tempo, recém-inaugurado em galpões antigos do século passado, no tradicional bairro da Mooca, grande polo histórico da indústria têxtil, o SPFW reitera seu papel no reposicionamento de territórios da cidade.

Festival SPFW + IN.PACTOS

O Festival SPFW + IN.PACTOS atrai a atenção para o seu conceito. Em um movimento de reinvenção, a diversidade e os novos formatos ganharam destaque diante de um cenário de constantes mudanças. Processos foram acelerados graças às ferramentas tecnológicas, possibilitando avanços dentro do ambiente digital. Diante dessas questões, o olhar fica focado nos novos pactos internos e setoriais que irão promover mudanças.

Lidar com cenários mutantes e voláteis exige novos processos e estratégias, hábitos e comportamentos. O que o design pode fazer para acelerar a transição para um projeto alinhado com os interesses e objetivos de um novo mundo? Quem são os novos protagonistas, a nova safra de sementes a ser germinada? Onde estão e quais são os novos projetos? Como incorporar os princípios de uma nova economia circular e afetiva no desenho da solução?

Na fronteira de diversos universos, o Festival SPFW + In-Pactos reafirma o poder da criação e da inovação. Mais do que nunca é preciso reconhecer a imaginação como recurso ilimitado, infinito, num momento em que outras noções de tempo e espaço abrem horizontes de possibilidades ao projetar futuros potenciais.

Renata Buzzo

GUI ROCHA-SENAC

A La Garçonne

Moda empreendedora

Durante o Festival, será realizado de junho a novembro o Moda Empreendedora, em conversas para compartilhar e gerar aprendizados e conhecimentos na cadeia criativa, com temas ligados às temáticas propostas. O SPFW reafirma novos caminhos para o processo de transformação em parceria com o banco digital C6 Bank, Iguatemi e Sou de Algodão.

Com apoio institucional da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, o SFPW reforça os conceitos de transformação urbana e de qualificação oferecendo maiores oportunidades de construção de um ambiente sustentável, destacando a diversidade dos territórios e a riqueza multicultural da cidade.

Os processos criativos estão na base do desenvolvimento econômico das sociedades. Cidades e regiões que conseguem atrair ati-

MARCELO SOUBHIA

Lino Villaventura Joao Pimenta

vidades econômicas associadas à inovação e criatividade têm maiores oportunidades de promover um desenvolvimento sustentável, graças à forte expansão das novas economias, mais intensivas em conhecimento, talento e tecnologia, assumindo papeis mais ativos ao contribuir com as iniciativas para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Segundo dados da ONU (Organização das Nações Unidas), até 2050, a previsão é de que 66% das pessoas vão viver em cidades. E é nas cidades que iremos gerar a grande força da economia – 85% do PIB global; 75% do consumo global de recursos. Mas também é na cidade onde geramos a maior pressão sobre o meio – 60 a 85% das emissões globais de gases de efeito estufa; 50% da produção global de resíduos, sem falar nos impactos sociais.

É necessário apontar momentos como agora de transformação que são rápidos e constroem o futuro hoje. Momentos disruptivos que abrem janelas de oportunidades para quem tem coragem de se reinventar. São esses momentos que nos conduzem às inesgotáveis fontes de recursos e criatividade que todos possuímos em torno de propósitos comuns. Este é um chamado às pessoas para abraçar o novo e exercer novos pactos. SPFW

ZÉ TAKAHASHI

Thear Santa Resistência

FABRICIO CARDOSO

Com 25 anos SPFW é um dos mais completos exemplos de como a economia criativa pode ser usada como estratégia de desenvolvimento para a cidade e o país. O evento cumpre um papel articulador e provocador, transcendendo o mundo da moda e estabelecendose como ponto de convergência de diversas redes criativas. Com investimentos que superam 1 bilhão de reais, o SPFW já recebeu mais de 3 milhões de pessoas e a transmissão de seus conteúdos pela TV e Internet alcançou mais de 1 bilhão de pessoas em cerca de 100 países. Mais que evento e mais que moda, o São Paulo Fashion Week é uma experiência relevante, estimulante, inspiradora e transformadora para todos os que se conectam à plataforma.

This article is from: