Revista Comunhão 258

Page 1

POR QUE CRENTE SOFRE? O QUE A BÍBLIA FALA SOBRE A DOR Nº 258 • R$ 12,00 • IMPRESSO • www.comunhao.com.br

D /revistacomunhao •

/revistacomunhao •

NA ESTRADA

LEANDRO BORGES, UM PRODÍGIO CRIATIVO

/bit.ly/youtubecomunhao

ALTO RENDIMENTO A VITÓRIA NA VIDA ESPIRITUAL É O COMEÇO DE TODO SUCESSO

ESPECIAL

+

ESPOSA DE PASTOR AMOR, COMPAIXÃO, PERSISTÊNCIA E SUBMISSÃO

SÉRIE

LIVRES ÁGUA PARA O SERTÃO DO PIAUÍ



NESTA EDIÇÃO Edição 258

ATUALIDADE

CRISTÃO DE ALTO RENDIMENTO No mundo cada vez mais competitivo e desafiador, não basta ser bom, é preciso estar entre os vitoriosos. Qual é a sua motivação para alcançar o sucesso? Na visão de especialistas cristãos, é possível ter um alto rendimento usando suas competências e habilidades naturais.

10

20

VIDA CRISTÃ

POR QUE CRENTE SOFRE? A dor é inevitável! Desafios, dificuldades e tristezas também afligem o cristão. Mas aí você se pergunta: por que sofremos mesmo sendo fiéis e sabendo que Cristo está conosco? A resposta está na Bíblia: “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo”. Saiba como enfrentar, sem perder a fé, obstáculos que tiram a nossa alegria.

06 08 16 28 52 58 60

OPINIÃO DO LEITOR AGENDA 360º DEVOCIONAL PLUGUE-SE O PASTOR RESPONDE FIM DE PAPO

Acompanhe o estudo devocional diariamente em todas as plataformas web

SÉRIE

MISSÃO “IDE”

38

Conheça o Instituto Livres, uma organização sem fins lucrativos disposta a transformar a vida de pessoas e comunidades em alto risco, além de despertar os cristãos para a realidade do Nordeste, levando esperança às famílias do Piauí.

FAMÍLIA

INFÂNCIA

44

Estudo da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, aponta que crianças que frequentam a igreja são mais felizes. Para líderes religiosos, a educação baseada na fé ainda na infância pode fazer a diferença no futuro.

NA ESTRADA

ESPECIAL

ESPOSA DE PASTOR Amor, compaixão, persistência e submissão são características de uma esposa de pastor, que ganhou uma data especial celebrada em março. O importante papel dessas mulheres é destaque em Comunhão.

26

48

LEANDRO BORGES O pequeno notável! Conheça a história do jovem prodígio que fez história ao se tornar o compositor mais novo do Brasil, aos 10 anos. Revelação do louvor pentecostal, Leandro Borges, aos 29, coleciona prêmios. comunhao.com.br

14 ERNÍ

WALTER SEIBERT

29 SAMARA

Educando com a Bíblia

revistacomunhao

QUEIROZ Ser mulher completa em um mundo fragmentado @revistacomunhao

40 RAFAEL

SIMÕES Fortalecendo uma velha aliança

revistacomunhao

3


EDITORIAL

S

abe aquele dia em que tudo estava indo muito bem até que, de repente, algo muito ruim, inesperado, surge na sua rotina? Quem de nós nunca passou por um momento em que se perguntou: “Por que isso está acontecendo comigo, meu Deus?”. Fato é que todos estamos sujeitos a desafios, por vezes até tragédias, que nos levam ao fundo do poço. Mas acalme-se. O que não faltam na Bíblia são passagens que nos orientam sobre o propósito desses momentos e sobre a força da fé em Cristo, que sempre nos mantém de pé mesmo diante das piores atribulações. E por falar em desafios diários, você sabe o que é ser um cristão de alto rendimento? Consegue perceber o que precisa ser feito para garantir constantes vitórias diante das árduas batalhas espirituais? Acredite, é possível “treinar” para que esses triunfos se concretizem cada vez mais. Quanto mais preparado estiver, melhores serão seus resultados. Veja a orientação de especialistas que pode fazer toda a diferença em sua vida. Esta edição também traz a terceira matéria de nossa série especial de 2019 – “Missão Ide”. Desta vez, abordamos as ações do Instituto Livres, coordenado pelo pastor e cantor Juliano Son, mais uma iniciativa que atua no sertão nordestino. Os voluntários levam a esperança e o amor de Cristo a dezenas de famílias no Piauí, por meio daquilo de que eles mais precisam: Evangelho e água potável. Um menino de apenas 10 anos de idade que se tornou o compositor mais novo do Brasil. Essa é a história do jovem prodígio Leandro Borges, nosso destaque em “Na Estrada”. O “pequeno notável”, que há quase duas décadas já faz parte da história da música cristã, chega aos 29 anos com uma coleção de prêmios e sucessos. Ser esposa de pastor é uma responsabilidade muito grande. Além de todas as muitas obrigações que a mulher de hoje traz em sua rotina, várias vezes destacadas aqui em Comunhão, ainda é preciso apoiar o trabalho ministerial, que exige muito força espiritual para vencer o dia a dia. Fizemos uma matéria que mostra o quanto é preciso manter a serenidade, o equilíbrio e o amor, entre outros requisitos. Você encontra ainda nesta Comunhão artigos, colunas e fatos que marcaram o mês de março no Brasil e no mundo e que, de alguma forma, impactam nossas vidas, no universo cristão. Confira o conteúdo também em nosso site, na rádio, no Instagram, no Facebook, Mário Fernando Souza no YouTube e na Deezer. Editor executivo Boa leitura.

4

Ouça radio.comunhao.com.br

Comunhão é uma publicação mensal da Next Editorial, empresa cristã, que tem por objetivo promover a mensagem do Evangelho e a edificação do povo de Deus no Estado do Espírito Santo e no Brasil.

www.nexteditorial.com.br

Diretor Executivo: Mário Fernando Souza Diretora de Operações: Julicéia Dornelas EDITORIAL Editor Executivo: Mário Fernando Souza Coordenadora de conteúdo: Luciene Araújo Apoio de Produção e de Redação: Bruna Schnerock e Mara Cimero Textos: Andreza Lopes, Karolyne Bertordo, Larissa Vaz, Priscilla Cerqueira e Rafael Ramos Edição de Arte: Fábio Barbosa e Michel Sabarense Fotografia: Renato Cabrini, fotos cedidas e arquivos Next Editorial Colaboraram nesta edição: Erní Walter Seibert, Samara Queiroz e Rafael Simões PUBLICIDADE Executivos de Contas: Sandra Costa Operacional de Publicidade: Letícia Oliveira (27) 2123-6506 – publicidade@nxte.com.br MERCADO LEITOR Operacional de MLE: Fernanda Ramos Assinatura: (27) 2123-6525 Serviço de Atendimento ao Assinante: Segunda a sexta-feira, das 9h às 18 horas. loja.comunhao.com.br | Chat REDAÇÃO E-mail: redacao@nxte.com.br Endereço: Avenida Paulino Müller, 795, Jucutuquara, Vitória (ES) – CEP 29040-715 Informações e Sugestões: (27) 2123-6500 WhatsApp: (27) 98121-4321

comunhao.com.br

comunhao.com.br/digital

radio.comunhao.com.br

LOJA.

.COM.BR

mariof@nxte.com.br @mfernandus

comunhao.com.br


comunhao.com.br

revistacomunhao

@revistacomunhao

revistacomunhao

5


OPINIÃO DO LEITOR Envie sua opinião sobre a revista e suas reportagens, sugestões de pauta e notas para as colunas pelos nossos canais

MISSÃO IDE “Achei o conteúdo da matéria ‘Levando água ao sedento’ enriquecedor, pois mostra um belíssimo trabalho cristão e humanitário que nos serve de inspiração e nos torna proativos. Reportagens como esta nos apontam a dura realidade que muitos dos nossos irmãos sertanejos enfrentam. Parabéns!” Lúcio Neto, Paulistana (PE) redacao@nxte.com.br

+ VISUALIZADAS • Pastores venezuelanos escrevem carta para o mundo Um grupo de pastores liderados pelas Igrejas Batistas da Venezuela publicou uma carta através das redes sociais conclamando os cristãos do mundo inteiro a orar pelo país. No documento, eles descreveram a situação caótica que a população tem vivido por conta das ameaças de Maduro. “É uma vergonha para nós viver esta situação”, diz a carta. • Adolescente mudo e surdo é curado no Nepal Um milagre aconteceu no Nepal com Tilak, um jovem mudo e surdo de 18 anos. Pr. Biju orou pela libertação e cura do rapaz, e assim aconteceu. Lágrimas escorriam pelo rosto do garoto quando ouviu pela primeira vez. “Ele correu para sua mãe, que soluçou de alegria e alívio. Seu menino foi curado, e tudo por causa de Jesus”, disse o pastor. • Teologia: um chamado à vida, à prática e ao discipulado Apaixonado pelo estudo da Palavra de Deus desde os 14 anos, o teólogo Roney Cozzer, 35, de Vitória (ES), é autor de 22 livros, sendo o último deles “Dificuldades Bíblicas”. Suas obras se propõem a esclarecer pontos difíceis das Escrituras. 6

Ouça radio.comunhao.com.br

DEVOCIONAL “Parabéns à Comunhão pela criatividade, inovação e perseverança em continuar produzindo o Devocional, com mensagens breves, substanciosas e contemporâneas. Um alimento diário das ovelhas que Deus tem confiado em minhas mãos e – por que não dizer? – de muitos outros rebanhos de Cristo espalhados Brasil afora? Sei que não é fácil, mas a nossa capacidade vem do Senhor!” Billy Graham, Serra (ES)

SEXO “Quero parabenizar a revista Comunhão pela excelente e relevante matéria falando sobre sexo. Este ainda é um tema pouquíssimo abordado nas igrejas e nas famílias, tanto entre os casais quanto entre pais e filhos. Os comentários de especialistas como Pr. Cláudio Duarte e Dra. Marisa Lobo foram enriquecedores. Ajudam e orientam casais e pais nestes assuntos tão importante para todos nós.” Heverton Luciano Fernandes, Brasília (DF)

PASTOR LUCAS “Gostei muito da entrevista com o Pastor Lucas. Gosto muito de suas músicas, e foi a primeira vez que li sobre o seu modo de compor, seus valores e sua vida bem pautada na Palavra de Deus, o que resulta no sucesso que ele é. Parabéns à Comunhão por nos proporcionar esse conhecimento.” Vanessa Bicalho, Rio de Janeiro (RJ)

“NA ESTRADA” “Gostei muito da abordagem da matéria feita com o cantor Weslei Santos, na qual nos foi

dada a oportunidade de conhecer um pouco mais da vida do artista, que é tão grande no meio gospel e nos faz entender melhor a sua missão e o que move sua carreira de servir.” Ângelo M. Júnior, Serra (ES)

WESLEI SANTOS “A reportagem mostrou uma nova geração de adoradores se levantando no Brasil. Ter pessoas comprometidas com a Palavra e com o chamado hoje é muito escasso, e o Weslei é esse músico comprometido com a Bíblia, além de ter grande versatilidade musical. Ele vai longe! Deus tem um projeto em sua vida e por certo o Brasil e o mundo conhecerão o que vem por aí. Parabéns à Comunhão por mostrar isso com tanta clareza.” Rogério Uchôa, Igreja, Fortaleza (CE)

TRAGÉDIA DE BRUMADINHO “Achei superbacana a reportagem que mostra a atuação das Igrejas evangélicas na tragédia em Brumadinho (MG), que deixou mais de 300 pessoas mortas com o rompimento da barragem da Vale. São exemplos de como nós, cristãos, devemos agir em momentos como esse, fazendo a diferença onde estamos.” Paulo Ivo Aureliano Júnior, Recife (PE)

NAS REDES SOCIAIS www.comunhao.com.br revistacomunhao revistacomunhao @revistacomunhao bit.ly/youtubecomunhao redacao@nxte.com.br 27 99689-7285

comunhao.com.br


comunhao.com.br

revistacomunhao

@revistacomunhao

revistacomunhao

7


AGENDA 11 A 14 DE ABRIL

CONGRESSO NACIONAL DE CASAIS A cidade de Poços de Caldas (MG) vai receber participantes de todo o país para o 10º Congresso de Casais. O evento, que é realizado pelo portal “Amo Família”, traz uma nova visão sobre a vida conjugal, com o casamento edificado. Entre os palestrantes estão os pastores Josué Gonçalves, Luciano Subirá e Jocymar Fonseca. Na parte musical, ministram Cassiane e Delino Marçal. Informações: (11) 99754-0432.

27 DE ABRIL

ENCONTRO DAS ESCOLHIDAS 27 DE ABRIL A 6 DE MAIO

37º CONGRESSO DE MISSÕES DOS GIDEÕES INTERNACIONAIS O tradicional Congresso de Missões dos Gideões Internacionais de Última Hora será realizado em Camboriú (SC) entre 27 de abril e 6 de maio. Este será o 37º encontro, que terá como tema “Ajude-nos a salvar os que estão sentenciados à morte”. O objetivo do evento é despertar cristãos para a obra, o sustento missionário e o apoio as ações sociais da entidade pelo Brasil. Informações: www.gideoes.com.br/congresso-dos-gideoes-2019.

5 A 7 DE ABRIL

CONFERÊNCIA CADI A Conferência Cadi (Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral) 2019 traz como tema “Justiça e transformação social: os sinais do Reino”. O evento, entre 5 e 7 de abril, em São Paulo, trará reflexão e engajamento para empreendedores sociais, pastores, líderes e missionários na perspectiva do reino de Deus. Entre os preletores estão Maurício Cunha, presidente da entidade, e o empreendedor social Fábio Silva.

A sexta edição do “Encontro das Escolhidas” acontecerá em 27 de abril, em Nova Iguaçu (RJ). O objetivo do evento é fortalecer as mulheres para assumir seu papel na sociedade a fim de ser usadas por Deus para salvar o povo. Ministrarão a missionária Fabíola Bastos, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, e a cantora Kemilly Santos. Informações: (21) 98269-5352.

28 DE ABRIL

CURSO DE NOIVOS O Instituto Adventista de Ensino de Santa Catarina (Iaesc) vai receber em 28 de abril casais que estão se preparando para o matrimônio para fazerem o Curso de Noivos. O evento é organizado pelo Ministério da Família da Associação Norte Catarinense. Informações pelo e-mail ministeriofamilia.anc@adventistas.org.br.

18 DE MAIO

CONFERÊNCIA HERDEIRA A Comunidade Evangélica Internacional da Zona Sul, no Rio de Janeiro, vai promover a Conferência Herdeira, em 18 de maio, no Riocentro. Nesta edição, a convidada é a conferencista internacional Lisa Bevere. O evento, que é voltado para o público feminino, tem como proposta capacitar mulheres por meio de palestras que estimulem a fé. Informações: (021) 3506-1910.

5 E 6 DE ABRIL

CAPACITAÇÃO DE LÍDERES A Universidade da Família promove nos dias 5 e 6 de abril a capacitação de líderes no Instituto Hilda Ferreira, em Manaus (AM). Entre os preletores estão Paulo Maximiano, diretor nacional do Ministério Educação Financeira, e o casal de pastores Dinart e Norma Barradas, diretores nacionais do Ministério Paternidade Bíblica.

23 A 28 DE ABRIL

ASSEMBLEIA BATISTA Com o tema “Ensinando a mensagem do reino de Deus”, será realizada a 99ª Assembleia da Convenção Batista Brasileira, em Natal (RN), entre 23 e 28 de abril. O evento terá música, testemunhos e ministração da Palavra. O pastor Luiz Roberto Silvado, presidente da CBB, está entre os palestrantes. Informações e inscrições pelo site https://www.assembleiacbb2019.com. 8

Ouça radio.comunhao.com.br

20 E 23 DE MAIO

CONFERÊNCIA CITY TO CITY São Paulo e Rio de Janeiro vão sediar, nos dias 20 e 23 de maio, respectivamente, a conferência da City to City América Latina, capitaneada pelo pastor Tim Keller (foto), fundador da Igreja Presbiteriana Redeemer, em Nova York, EUA. Com o tema “Um grande Evangelho para uma grande cidade”, o evento também terá o pastor Paul Tripp e o reverendo Augustus Nicodemus. O louvor será comandado pelo cantor Paulo César Baruk. Informações: www.citytocitybrasil.com.

Acompanhe mais informações no site: www.comunhao.com.br comunhao.com.br



VIDA CRISTÃ por Andreza Lopes

POR QUE CRENTE SOFRE? “Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada” (Romanos 8:18)

10

Ouça radio.comunhao.com.br

comunhao.com.br


CONTEÚDO DISPONÍVEL EM ÁUDIO

Q

uantas vezes estamos convictos de estar “fazendo tudo certinho”, respeitando os mandamentos, em oração, em comunhão na igreja e, de repente, o mundo “despenca” sobre nossa cabeça? Naquele dia em que você imagina que tudo se manteria na mais perfeita ordem, vem o inesperado: a perda do emprego, uma traição, um acidente, a morte de um filho. Muita dor, medo, insegurança. Passar por provações sem “deixar os ombros caírem” talvez seja um dos maiores desafios para os servos de Deus. Mas por que Ele permite que o crente sofra? Essa pergunta sempre vem à tona quando as coisas não vão bem, quando os entrave de saúde afetam alguém da família e ou nós mesmos, quando os negócios deixam de ser lucrativos, quando ocorre traição num relacionamento amoroso ou há qualquer outro entrave que cause muita dor. Entretanto, considerando a bondade e a justiça do Pai, para algumas pessoas é difícil entender que as lutas também podem ser desígnios divinos. As batalhas diárias não são exclusividade dos ímpios; cristãos também enfrentam dificuldades, provações, algumas vezes até mais desafiadoras que as experimentadas por aqueles que ainda não aceitaram a Jesus como Senhor e Salvador. Na Bíblia, o próprio Deus orienta para que “tenhamos bom ânimo a fim de vencer esse mundo” (João 16:33). Então, a diferença está na forma de se “atravessar o deserto”. Para o cristão fiel, os percalços da vida podem representar um caminho para o fortalecimento, fazendo, como diz o ditado, do “limão uma limonada”. Isso nos leva à comunhão mais perfeita com o Criador, e não devemos nos preocupar se estamos passando pelo Seu crivo. As lutas não cessam, mas a partir delas somos aprimorados. Apesar de não serem desejadas por ninguém, as batalhas apresentam grande “efeito pedagógico”, considerando que grande parte delas são atraídas por nós mesmos, destaca o pastor José Alves, presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério de São Paulo. Bacharel em teologia há 25 anos pela Faculdade

comunhao.com.br

O QUE FAZ COM QUE DEUS PERMITA O SOFRIMENTO AO JUSTO? • A fim de alcançar a estatura de um perfeito varão (Efésios 4:13). • Para crescimento em graça e conhecimento da palavra de Deus. (II Pedro 3:18).

• Consequência de um pecado ou de uma desobediência (2 Tessalonicenses 3:14-15).

• Para que sua experiência possa servir de exemplo aos outros (II Coríntios 1:4).

• Desenvolver capacidade de compaixão pelo outro (2 Co 1:4,5). • Como forma de alcançar o caminho da perfeição espiritual (Fl 3:12). Betel e pós-graduado em Direito Civil pela Escola Paulista de Direito e em Direito Previdenciário pelo Instituto Legale, ele reforça que há explicação bíblica para isso: “De que se queixa o homem? A resposta é: queixa-se de seus próprios pecados. Ademais, lutas e provas são consequências da má escolha no Éden, quando nossos primeiros pais optaram por desobedecer a Deus. Mesmo não pecando, recaem sobre nós as consequências do pecado de nossos pais, o pecado não passa de pessoa para pessoa, mas infelizmente as consequências passam. Neste caso, as lutas são consequências desse pecado originário”.

“Justamente porque cremos é que devemos ter clareza, força e maturidade o suficiente para não perdermos a alegria de viver. Se o ímpio prospera enquanto o crente sofre, devemos saber que o contrário também é verdadeiro. Não devemos esquecer que podemos todas as coisas, pois o Senhor é a nossa força!” Bruno Brito, pastor sênior da Igreja Lagoinha São Paulo

revistacomunhao

@revistacomunhao

revistacomunhao

11


VIDA CRISTÃ

O pastor deixa claro que, por inúmeras vezes, nosso padecer vem da cobiça, da falta de amor ao próximo, da exaltação do nosso próprio ego. Entretanto, é possível que as adversidades surjam mesmo sem cometermos quaisquer erros. A Bíblia fala que o Senhor açoita e corrige os que ama. Sendo assim, quando esse sofrimento vem de Deus, sabemos que não será acima do que suportamos, pois há um condão a nos fortalecer. “Assim como o sol e a chuva endurecem as árvores do campo para suportar os vendavais, as lutas também nos fazem fortes. Além disso, na luta sempre buscamos estar mais perto de Deus, sempre buscamos o espiritual”, observa ele, destacando que as situações adversas fazem “o cristão ser mais cristão”. Quando perguntado sobre o porquê de os ímpios prosperarem enquanto muitos crentes sofrem e são humilhados, Bruno Brito, pastor da Igreja Lagoinha São Paulo, formado em Teologia no Seminário Teológico Nazareno do Brasil e na Unicesumar, responde que essa é uma questão recorrente em todas as gerações. “Tenho certeza de que a maioria dos leitores já ouviu algum ‘crente’ expressar sua insatisfação através de uma pergunta como essa. Aí eu me questiono: em quem ou no que esse crente crê? Sempre olhamos a vida do outro,

e principalmente daqueles que ‘não conhecem a Deus’ como sendo um parâmetro para saber se estamos bem ou não.” Na condição de crentes, nos achamos no direito de estar sobre ou à frente de qualquer pessoa ou situação; queremos ser tirados do fim da fila e levados para uma sala especial porque conhecemos alguém influente, comenta Pr. Brito. “Pelo contrário, justamente porque cremos é que devemos ter clareza, força e maturidade suficientes para não perdermos a alegria de viver. Se o ímpio prospera enquanto o crente sofre, devemos saber que o contrário também é verdadeiro. Não devemos esquecer que podemos todas as coisas, pois o Senhor é a nossa força! Ele nos capacita a prevalecermos diante de qualquer estação e faz com que todas as coisas cooperem para o bem daqueles que O amam”, exorta.

HUMILHAÇÃO

“Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra” (2 Crônicas 7:14). Quanto aos que se sentem vítimas ou rebaixados, Pr. Bruno deixa claro que a humilhação não é uma condição, mas uma posição. Segundo ele, antigamente o crente era visto como um

RESPOSTAS DE DEUS Tudo é possível. “Mas ele respondeu: ‘As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus’.” (Lc 18:27) Deus traz alívio ao cansado. “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (Mt 11:28-30) O amor de Deus nos basta. “Mas Deus demonstra Seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.” (Rm 5:8) Quando te achas incapaz. “E disse-me: ‘A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo’.” (2 Coríntios 12:9) 12

Ouça radio.comunhao.com.br

coitado, pobre; no sertão nordestino era apedrejado e excluído. “A condição é parte de uma mentalidade religiosa, a posição é uma escolha de quem entendeu que é livre dos preconceitos e rótulos. Quem se humilha diante do Senhor não se afeta diante de uma humilhação terceirizada. À medida que permitimos que o nosso ego cresça, aí sim precisamos começar a nos preocuparmos. O Senhor Jesus não foi humilhado, mas a Si mesmo se humilhou, se entregou, se sacrificou. Sendo Ele o nosso principal modelo, devemos aprender a colocar o nosso coração no lugar certo”, defende. Pr. José Alves argumenta que a condição de humilhado é inerente ao cristão, não a de humilhação. Estar humilhado é quando um terceiro nos impõe isso; já a humilhação, nós mesmo que a buscamos. “Na Bíblia há inúmeros casos de pessoas que se humilharam, mas o maior exemplo é Cristo, que humilhou a Si mesmo. No entanto, as Escrituras relatam que Deus O exaltou. Ser cristão não é uma condição de humilhado, embora às vezes sejamos, mas é uma condição de humilhação que devemos sempre buscar”, afirma.

PERSEVERANÇA

“Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes. Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que O amam” (Tiago 1:2-4,12). A promessa da vitória, do alcance de dias melhores e do alívio que é proporcionado somente pelo Senhor está clara na Palavra. Mas, ainda assim, há quem se renda ao desânimo, aos maus pensamentos e ao conformismo da “derrota”. “As pessoas desistem da caminhada cristã durante ou após as lutas exatamente por falta de confiança em Deus, de fé, e por não se resignar ao sofrimento. Mas as pessoas se esquecem de que foi Jesus quem disse: ‘No mundo tereis tribulação, mas tende bom ânimo’. E quando vêm as comunhao.com.br


DICAS DE LEITURA batalhas esses indivíduos começam a questionar o poder e até a existência de Deus.” Na avaliação do pastor, se todas as pessoas confiassem no Senhor sem reservas, jamais desistiriam de seguir adiante. Haveria a certeza de que Deus jamais as abandonaria durante a jornada. A lógica inversa também é verdadeira, sentencia: quem crê no Pai não desiste nunca. Embora sofra, chore, está certo de que sofrer com Ele é melhor que se alegrar com o mundo, ainda que precise andar por “caminhos estreitos”. “Não há métodos ou sete passos disso ou daquilo. Não tem mandinga nem simpatia para resolver o coração do homem. Resistimos à medida que nos fortalecemos em Deus e enfrentamos a situação”, aponta. Ele destaca, ainda, que a “vida real é assim, diferente das fábulas religiosas, que nem são bíblicas na maioria das vezes. “Parece clichê, mas nossos olhos precisam continuar fixos em Jesus, pois Ele continua sendo o autor e consumador da nossa fé. Nele está tanto o querer quanto o realizar de todas as coisas”, frisa Pr. Bruno Brito, lembrando que o cristão necessita ser forte e corajoso como Jesus foi, chamando-nos a ser obedientes sempre. O fim das lutas e do deserto não se dá quando desistimos, é bom ressaltar. O pastor compara as lutas e provações ao funcionamento do corpo humano: “Quando o sistema imunológico está forte, tudo opera para resistir a toda e qualquer doença, infecção e inflamação que atinja o indivíduo. Quando o contrário acontece, basta apenas um vento mais frio, e a pessoa já está de cama horas depois. Atravessar desertos nos faz sentir dor. À medida que caminhamos lágrimas, caem dos nossos olhos.” Em contrapartida, encoraja-nos reconhecendo que o cenário é desesperador, e a sensação é de que vamos passar a eternidade naquela situação, porém, resistir à vontade de parar ou retroceder nos alivia definitivamente, tendo em vista que, se travarmos no

GRAÇA ABUNDANTE: AO PRINCIPAL DOS PECADORES Autobiografia de John Bunyan

ESCUTE AQUI, SATANÁS! Carlos Annacondia

MAIS FORTE QUE SUA LUTA Havilah Cunnington

GUIA PARA BATALHAS ESPIRITUAIS David Jeremiah

“Para atravessar o deserto e vencer o período de dor só existe o remédio espiritual, confiança em Deus, oração, jejum e meditação na palavra, porém não apenas ler a Palavra, mas também viver a Palavra” – José Alves, pastorpresidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério de São Paulo (IEADMSP) comunhao.com.br

meio do caminho e esmorecermos, iremos apenas permanecer no mesmo cenário, adiando o fim. Pr. Bruno conta que nunca viu tantas pessoas desistirem da fé por motivos tão carnais, talvez as mesmas razões que as haviam trazido antes para o lado de Cristo. Por isso, comenta, é cada vez mais necessário deixarmos as nossas motivações e passarmos a fundamentar a nossa convicção no Pai num terreno seguro. “Conheço também muitas pessoas que não perderam a fé, mas se afastaram da Igreja por causa de ‘profetadas’ e relacionamentos de conveniência. Expectativas equivocadas construídas sobre uma areia movediça. Quando se fez necessário um abraço ou uma oração, uma atenção mais próxima, aí o telefonema não era mais atendido, e a mensagem ficava no vácuo. Todos nós temos mil motivos para abandonarmos tudo, mas uma só razão nos deve ser suficiente para permanecermos: Jesus!”. revistacomunhao

@revistacomunhao

revistacomunhao

13


ARTIGO Erní Walter Seibert

EDUCANDO COM A BÍBLIA

U

m casal decidiu que para educar seus filhos iria, todos os dias, ler uma história da Bíblia para eles. Para facilitar a tarefa, comprou uma versão das Escrituras ilustrada e infantil. Os pais acreditavam que, com isso, conseguiriam dar uma instrução melhor para os pequenos. Na primeira noite, eles leram o trecho sobre a criação do mundo. Viram com alegria que os meninos concluíram que tudo no mundo foi feito por Deus. Isso fazia sentido. Coisas tão complicadas como a vida, os seres humanos, os animais, as plantas e os minerais

“Bíblia e família são dois temas entrelaçados. Quem não gostaria de ter em casa um ambiente como o que descrevemos anteriormente?” existem porque alguém muito inteligente – na Igreja, fala-se “onisciente” – teve a capacidade de planejar e criar tudo. Esse alguém, os filhos aprenderam pela leitura da Bíblia, era Deus. No dia seguinte, o casal leu a passagem da criação do ser humano. Deus fez Adão e Eva. As crianças reconheceram que na família delas havia homens e mulheres. Ficaram felizes em aprender que seus pais tinham recebido o dom de ter filhos. Isso permitia formar famílias. O plano divino continuava acontecendo. Nos dias subsequentes, conheceram a verdade sobre a origem do mal, a queda do homem em pecado. Logo depois, ouviram que Deus tinha um plano para solucionar o problema. Ao terminar de ler a Bíblia, a família sabia muitas coisas, compreendia a si mesma, ajudava os outros, confiava em Jesus. Aprendeu a perdoar, a dar uma nova chance, a andar novamente nos caminhos

14

Ouça radio.comunhao.com.br

do Pai. Isso fez o lar mais feliz. E tudo aconteceu porque os pais decidiram ler a Bíblia com os filhos. Bíblia e família são dois temas entrelaçados. Quem não gostaria de ter em casa um ambiente como o que descrevemos anteriormente? E não é difícil fazer o que foi sugerido. A família melhora. Hoje, são levantadas muitas teorias sobre ela. Mas a vida no lar não precisa ser complicada. Pode ser simples e mantida simples. Com este artigo, quero ajudar a lembrar que a Bíblia pode e deve ser incluída na vida doméstica. Se a leitura bíblica nesse ambiente fosse mais praticada, certamente, haveria lares mais bem constituídos e unidos. Isso por si só já é uma bênção. E resultaria em igrejas e sociedades melhores. Bíblia e família, um tema necessário.

Erní Walter Seibert é diretor executivo da Sociedade Bíblica do Brasil. Doutor em Ciências da Religião, é mestre em Teologia e tem MBA em Marketing de Serviço

comunhao.com.br



PASTOR DA MALÁSIA DESAPARECIDO HÁ DOIS ANOS Completou dois anos, em 13 de fevereiro, o sequestro de pastor malasiano Raymond Koh, que foi levado por 15 homens mascarados. As câmeras de vigilância registraram o momento em que a vítima foi retirada do carro à força. Até hoje não se sabe o paradeiro do líder religioso. A esposa, Susanna Koh, disse que viu o marido na manhã do sequestro, na casa onde trabalhava como babá. Segundo ela, as últimas palavras trocadas entre o casal foram “eu te amo”. “Eu não entendo por que isso está acontecendo, mas Deus tem propósito”, ressaltou.

BRASIL SE MANIFESTA SOBRE CRISE VENEZUELANA Após os atos de violência nas fronteiras da Venezuela com o Brasil e com a Colômbia no dia 23 de fevereiro, o governo brasileiro emitiu nota condenando a postura de Nicolás Maduro, que deu ordens ao seu Exército para que incendiasse os caminhões com alimentos e medicamentos a fim de evitar que entrassem no país. Segundo o comunicado, “o uso da força contra o povo venezuelano, que anseia por receber a ajuda humanitária internacional, caracteriza, de forma definitiva, o caráter criminoso do regime Maduro. Trata-se de um brutal atentado aos direitos humanos, (...) nenhuma nação pode calar-se”.

GUERRA COM A FÉ NA CHINA

CONVERTIDO, INDIANO É DECAPITADO

Diante de uma audiência final de apelo no dia 15 de janeiro em Teerã, dois juízes cristãos iranianos, Saheb Fadaie e Fatemeh Bakhteri, foram convidados pelos colegas Hassan Babaee e Ahmad Zargar a renunciarem à sua fé. Eles se recusaram. Em setembro passado, os magistrados foram acusados e condenados de ter desempenhado papéis na repressão à liberdade de expressão no Irã. Fontes locais disseram que o veredicto confirmando as sentenças afirmava que discussões sobre a doutrina cristã mantidas em igrejas domésticas eram consideradas ataques ao islã.

Um indiano que se convertera ao cristianismo havia nove meses foi decapitado e teve seu corpo jogado no meio de uma estrada. Anant Ram Gand, 40 anos, a vítima, foi levado de casa, no vilarejo de Raigarh Tehsil, no distrito de Nabarangapur, em Odisha. Desde que começou a professar a nova fé, ele e sua família passaram a ser importunados pelos moradores locais, sendo impedidos até de tirar água do poço público. De acordo com a organização Persecution Relief, Anant foi agredido duas vezes em 2018 e expulso do vilarejo; por isso, estava morando a um quilômetro da aldeia com os familiares.

DECLÍNIO DO PROTESTANTISMO NA ALEMANHA O Centro de Pesquisas Pew revelou dados impressionantes sobre crenças e comportamentos religiosos na Alemanha. A instituição apontou que os protestantes no país raramente oram (9%), e mais de 30% acreditam em astrologia. Cerca de 23% consultam o horóscopo, cartas de tarô ou cartomantes. A Alemanha é o berço da Reforma Protestante, mas tem sido alvo de uma dramática mudança. Pela primeira vez na história da nação, há mais católicos do que protestantes e, em breve, haverá mais muçulmanos.

Raramente oram durante o dia: 9% dos protestantes; 7% dos católicos. Acreditam em astrologia: 30% dos protestantes; 23% dos católicos. Desigrejados: 30% dos protestantes em 2010; 4% dos católicos em 1950. Consultam tarô e cartomantes: 23% dos protestantes; 16% dos católicos. Fonte: Centro de Pesquisas Pew

16

Ouça radio.comunhao.com.br

comunhao.com.br


CASAS E IGREJAS SÃO QUEIMADAS EM CAMARÕES Os vilarejos de Gochi e Toufou, na região de Mayo Tsanaga, em Camarões, foram atacados por jihadistas no fim de janeiro, por cerca de três horas. Um líder cristão da região que testemunhou os atos de violência agora relatou como se deu a ação. “Os agressores eram tantos que o Exército nem tentou intervir. Duas igrejas foram saqueadas e queimadas, assim como uma clínica que pertence à União de Igrejas Evangélicas de Camarões, com a única ambulância e várias motocicletas usadas pela unidade”, declarou. Além disso, 200 casas, da maioria de moradores cristãos, foram destruídas nos dois vilarejos.

ASIA BIBI NÃO CONSEGUE SAIR DO PAÍS Mesmo absolvida no processo que a acusava injustamente de blasfêmia contra o islã, Asia Bibi não poderá deixar o Paquistão para encontrar sua família no Canadá, onde conseguiu asilo. Apesar de ser liberta da prisão física após nove anos, ela ainda sofre com a política da intolerância, que continua impondo ameaças. Asia, que é cristã, diz que está temerosa por sua vida. A paquistanesa encontra-se em uma cidade portuária no sul do país, aguardando o momento de ver as filhas. Entretanto, ainda não sabe quando isso ocorrerá.

INFELICIDADE AUMENTA EM TODO O MUNDO O Brasil caiu 16 posições no ranking global da felicidade entre 2015 e 2019, de acordo com relatório publicado em 20 de março pela empresa de pesquisas Gallup em parceria com a ONU. O país ocupa a 32ª colocação entre 156 nações. Nos primeiros sete lugares estão apenas países europeus, com a Finlândia ocupando a liderança. O nível de felicidade é estipulado pela “variedade de medidas de bem-estar subjetivas” e considera condições econômicas e sociais. Na América Latina, o país mais feliz é a Costa Rica, que está em 12º, seguida de México (23º), Chile (26°), Guatemala (27º) e Panamá (31º).

DOIS PASTORES MORTOS EM UMA SEMANA NA COLÔMBIA Um pastor – cuja identidade não foi divulgada – foi morto em estranhas circunstâncias em Buenaventura, na Colômbia, em 15 de fevereiro. Ele atuava havia 11 anos no ministério sacerdotal e era reconhecido como um líder dedicado ao serviço de sua congregação, ativo em causas sociais, encabeçando o processo em favor de justiça e da restauração dos direitos da comunidade. Uma semana antes, outro pastor já tinha sido atingido por cinco tiros enquanto saía da igreja, no estado de Antioquia. Cristãos na Colômbia enfrentam perseguição e violência há muitos anos por parte de gangues criminosas que veem a Igreja como um inimigo a ser erradicado.

CRISTÃOS ACOLHEM FAMÍLIAS SÍRIAS QUE FOGEM DO ESTADO ISLÂMICO Baghuz é a última cidade síria nas mãos do Estado Islâmico. Mais de 7 mil civis, principalmente mulheres e crianças, fugiram de lá nos dias 4 e 5 de março. Duas semanas antes, cerca de 40 moradores, após caminhar dezenas de quilômetros no deserto da Síria, foram acolhidos por um pequeno grupo de cristãos chamado Free Burma Rangers, que providencia alimento, atendimento médico, cobertores e oração às famílias. “Disseram-nos que seríamos mortos se tentássemos fugir e, mesmo que conseguíssemos, o inimigo nos mataria. Mas estávamos desesperados e então fugimos. Agora vemos que todos vocês nos ajudam e são bondosos e não nos matam. Obrigado”, declarou um refugiado. comunhao.com.br

revistacomunhao

@revistacomunhao

revistacomunhao

17


MISSÕES

AÇÃO EM CRACOLÂNDIAS MARCA 10 ANOS DE PROJETO

“UM POVO ABANDONADO QUE NÃO CONHECE JESUS” Cerca de 40 caravanistas foram ao sertão da Bahia em janeiro, numa viagem de nove dias com a Agência Missionária para Evangelização do Sertão (Ames). “O que vivenciei lá mexeu muito com a minha estrutura, com o meu caráter e com a minha fé”, ressalta Raquel Jardim, uma capixaba de 19 anos que andou, em média, sete quilômetros por dia visitando os moradores e falando de Jesus. “Oferecíamos oração, e a única coisa que eles gostariam de pedir a Deus era por chuva. O que mais me tocou foi ouvir daquelas pessoas que elas não conheciam Jesus. Na nossa realidade, até uma criança de 3 anos sabe explicar. Foi maravilhoso ter a oportunidade de apresentar o plano de salvação de Jesus para eles”, relatou.

A Junta de Missões da Convenção Batista Brasileira está em festa pelos 10 anos do Programa Cristolândia, que visa à prevenção, recuperação e reinserção social e familiar de dependentes químicos. Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Bahia e Pernambuco sediaram, em janeiro e fevereiro, impactos evangelísticos em regiões de “cracolândias”. Ao todo, 161 voluntários, além das equipes de missionários das unidades da Cristolândia pelo Brasil, envolveram-se na ação. O resultado foi o resgate de 33 usuários de drogas que aceitaram receber tratamento no projeto. Foto: Divulgação

QUEM CUIDA DOS QUE CUIDAM? O casal de pastores Levi Custódio Liberato e Suely Regina Frata Liberato decidiu se dedicar ao cuidado daqueles que cuidam. Há dois anos abraçando esse desafio na Agência Missionária do Espírito Santo (Ames), os dois circulam pelos povoados dando apoio a pastores e obreiros que atuam no campo de missões. O cuidado missionário é essencial para apoiar quem abdica dos próprios cuidados para fazer o Ide de Jesus. Acontece por meio de visitas às igrejas, visitas individuais e reuniões em grupo com os missionários, a fim de identificar as necessidades de cada um. “É uma forma de supervisionar o trabalho missionário, verificar se ele está gerando bons frutos e solucionar possíveis problemas”, explica Levi.

JOVEM PERCORRE O PAÍS PARA FAZER MISSÕES O jovem cristão Juan Correa, 21 anos, vai integrar uma equipe com componentes de oito países para participar do projeto de voluntariado “Um Ano em Missão”, percorrendo um total de 3.736 quilômetros. Esta não é a primeira vez que ele adere a uma ação missionária. Em 2018, seu desafio foi dar aulas de informática e espanhol para alunos de uma escola pública de Barreirinhas (RN). “A experiência foi muito fortificante espiritualmente. Agora minha expectativa é alcançar mais pessoas lá em Porto Alegre (RS), na capital menos evangelizada do Brasil, apresentando Jesus a essas pessoas e suprindo suas necessidades”, reflete o jovem. 18

Ouça radio.comunhao.com.br

JUVENTUDE LEVA AMOR E ASSISTÊNCIA EM VIAGEM MISSIONÁRIA Centenas de vidas se renderam a Cristo durante as ações da Legacy Missões, formado pela juventude da Igreja Batista da Lagoinha (MG). Turvolândia, município do interior mineiro, foi impactado por 150 jovens que se dispuseram a levar doações de roupas, alimentos, brinquedos, atendimento básico de saúde e visita às casas. “Turvolândia foi um marco no quesito amor. Como foi bom ver cada sorriso, cada lágrima, receber cada abraço e ver a alegria estampada nas pessoas que estavam recebendo e nos doando amor. Isso é o que esperamos de todas as próximas viagens que virão neste ano de 2019”, afirmou o líder Gustavo Ferraz.

ORE E CORRESPONDA-SE Gustavo Ferraz missaojuventudeibl@gmail.com (31) 99251-5988 Osvaldo Manjate omandlate@gmail.com +258 84 548 1297

comunhao.com.br


MISSĂ•ES

comunhao.com.br

revistacomunhao

@revistacomunhao

revistacomunhao

19


ATUALIDADE por Larissa Vaz

CRISTÃO DE ALTO RENDIMENTO Ser vitorioso não é sorte, é resultado de muito trabalho

B

CONTEÚDO DISPONÍVEL EM ÁUDIO

uscar diariamente técnicas e táticas de aperfeiçoamento, a fim de alcançar a excelência. Esse sem dúvida alguma é o segredo daqueles que chegaram ao topo, conquistando o título de vitoriosos naquilo em que se propuseram a fazer. E é exatamente esse alto rendimento que está sendo exigido a cada dia, e com mais intensidade, tanto no universo profissional quanto espiritual. Centenas de artigos, livros, revistas e filmes motivacionais focam a necessidade de se produzir cada vez mais, buscar excelência, ser o melhor, o mais competitivo. É uma premissa quase unânime no meio empresarial, sempre empenhado na busca por resultados, eficiência e inovação. Estamos em uma competição acirrada, parece que nada do que alcançamos ainda é o suficiente. Como se já não bastassem os desafios cotidianos de sobrevivência, das pressões internas e externas, das cobranças e das nossas metas e desafios particulares. Habilidade é conseguir colocar em prática as teorias e conceitos mentais adquiridos,

20

Ouça radio.comunhao.com.br

é saber fazer. Competência abrange um entendimento mais amplo, envolvendo a união e coordenação de conhecimentos, atitudes e habilidades, a fim de solucionar problemas. Competência e habilidade são virtudes correlacionadas, atributos valorizados no mercado altamente competitivo. Mas podemos aplicar integralmente os conceitos seculares de gestão corporativa ao desenvolvimento da carreira cristã? Partindo da premissa de que cada pessoa deve ser estimulada a descobrir e elevar suas competências e habilidades naturais, como podemos maximizar o desempenho humano? Quais as estratégias possíveis e legítimas de serem adotadas? Quais motivações devem me mover na busca pela melhor performance? Até onde terei de ir para estar entre os primeiros? Acredite, é possível minimizar os conflitos causados pela crescente competitividade no mercado de trabalho e pela pressão por resultados, que influenciam até mesmo o meio religioso. É o que garantem especialistas que atuam com treinamentos de pessoas, alto

rendimento e pastoreio. Sim, você pode ser um vitorioso e assegurar mais eficácia e eficiência em sua vida.

DESAFIOS DO ALTO RENDIMENTO

Márcio Azevedo, autor do livro “O Cristão de Alto Rendimento” (Editora Fluir, 2018), faz um paralelo entre as rotinas esportiva e cristã, comparando desafios comuns e aplicando lições da vida do atleta à jornada do crente, e vice-versa. “Uma das coisas que me chamaram atenção e que foi mote para a redação deste livro é a similaridade entre a procura do alto rendimento esportivo, no qual estive inserido por 18 anos, e as características de um possível alto rendimento cristão. Questões de renúncia, treinamento, saber lidar com derrotas que podem acontecer no percurso, no campeonato. Essa semelhança foi o que me encorajou a compartilhar um pouquinho de como nossas atitudes e ações com relação à busca do alto rendimento na vida esportiva podem ser também absorvidas na nossa vida cristã”, pontua. comunhao.com.br


5 PRINCÍPIOS DA TEORIA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

1 Conhecimento das emoções 2 Controle das emoções 3 Automotivação 4 Empatia 5 Relacionamentos interpessoais

Elementos como dedicação, renúncia, resignação, determinação, resiliência, dedicação e humildade são facilmente encontrados na Bíblia como propulsores da vida cristã. Paulo, por exemplo, em 1 Coríntios 9:25, diz: “E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível”.

“Nossas maiores fontes de inspiração motivacional são um homem e um livro. Jesus Cristo, o maior conhecedor da humanidade... A Bíblia, que, inclusive, é por diversas vezes replicada em livros de administração, liderança e motivacionais” Gustavo Bechara, administrador de empresa e pastor comunhao.com.br

Azevedo frisa que a busca por um rendimento maior exige grande empenho, renúncia de algumas coisas para alcançar outras e força para não desistir. A palavra-chave é resiliência. “Resiliência é a capacidade de lidar com derrotas, porque elas acontecem, por mais que treinemos. Ninguém é campeão de todos os campeonatos, ninguém chega à frente de todas as corridas. As derrotas acontecem, e devemos ser espiritualmente, no caso do cristão de elevado rendimento, e mentalmente, no caso do esportista de alto nível, fortes para não desistir. Pode ser que a nossa opção por Cristo nos afaste de algumas pessoas que gostemos, mas que em algum momento da caminhada têm objetivos diferentes dos nossos. Saber lidar com essa situação, com essa ‘derrota’, pode nos empurrar para os objetivos de Deus em nossa vida.”

BÚSSOLA DA ALTA PERFORMANCE

O foco na performance individual é alimentado por uma sociedade intensamente competitiva. Em qualquer trajetória,

é essencial saber lidar com pessoas, buscando o benefício de todos. Nesse ambiente (corporativo), torna-se imprescindível ao líder estabelecer bons relacionamentos, ensina Lourenço Rega, diretor da Faculdade Teológica Batista. Ele reforça a relevância dos relacionamentos humanos e de outros vínculos em uma perspectiva bíblica mais ampla: “A salvação nada mais é do que a recuperação ao estado original, abrangendo a reconquista relacional com Deus, consigo mesmo e com o próximo (Marcos 12 – os dois grandes mandamentos com três níveis de relacionamento) e também o relacionamento ambiental. O cristianismo restaura o eixo relacional, pois o seu cerne está fundado no amor.” A alta performance não é alcançada com uma receita simples; decorre da união de vários ingredientes que levam ao resultado esperado. A master coach Isabel Oliveira aponta os três elementos que precisam ser desenvolvidos para se chegar lá. “Primeiro, temos o autoconhecimento, que é o conhecimento de seus valores,

revistacomunhao

@revistacomunhao

revistacomunhao

21


ATUALIDADE missão, visão, propósito, traços de comportamento, pontos fortes, fracos, forças pessoais. Depois vem a autoliderança, a capacidade de comandar os processos físicos-emocionais-relacionais (crenças, comunicação, conexão, espiritualidade). Em terceiro está o autodesenvolvimento: desenvolver as competências e habilidades ganhando desempenho e performance, eliminar sabotadores, melhorar produtividade, construir planejamentos, executar plano de ação específico.” A especialista ressalta ainda cinco princípios da Teoria da Inteligência Emocional, de Daniel Goleman, que “de forma inspiradora” norteiam o desempenho máximo. “Conhecer as emoções, gerenciar as emoções, ter automotivação, empatia e saber relacionar-se interpessoalmente. Tudo isso, alinhado aos cuidados com o corpo e a espiritualidade, culmina em ações que certamente poderão contribuir”, aponta a treinadora comportamental. Ao se relacionar a performance nas esferas esportiva e empresarial com o exercício do ministério cristão, avistam-se possiblidades imensas para a humanidade. Consideremos a Igreja como o sal da terra e a luz do mundo (e para isso ela foi chamada). Se cada cristão compreender a sua vida e ministério como uma responsabilidade individual e buscar a realização do seu chamado no tempo presente, haverá um grande avanço social – uma transformação benéfica a toda a sociedade, reflete Isabel. “Se pensarmos na inovação trazida pelo pensamento dos reformadores protestantes, em que se reconheceu que a atuação nos ministérios transcende a esfera eclesiástica, elevando o exercício de cada profissão ao status de um sacerdócio ou ministério, podemos afirmar que toda perda e todo ganho no mundo corporativo têm consequências, sim, para o cristão, pois ele é o responsável por administrar todas as áreas da vida”, defende.

O MELHOR PARA O REINO

Ao imaginar as imensas possibilidades de atuação individual e coletiva da Igreja, nos animamos para motivar esse engajamento, pois há um grande exército que precisa ser despertado. Seus soldados já vestiram os uniformes, mas ainda carecem de ânimo e de uma visão precisa de sua operação. Os tempos difíceis já começaram e talvez isso seja um propulsor para que cada um assuma o seu papel na Igreja e na sociedade. Gustavo Bechara, administrador de empresa e pastor, também tem esse sonho: “Há tantos 22

Ouça radio.comunhao.com.br

O CAMINHO PARA O ALTO RENDIMENTO AUTODESENVOLVIMENTO Desenvolva competências e habilidades, ganhando desempenho e performance. Elimine os sabotadores, construa planejamentos, execute um plano de ação específico. AUTOCONHECIMENTO Busque conhecer seus valores, missão, visão, propósito, traços de comportamento, pontos fortes e fracos, forças pessoais.

AUTOLIDERANÇA Desenvolva a capacidade de liderar os processos físicos-emocionaisrelacionais (crenças, comunicação, conexão, espiritualidade).

desafios, desigualdades, pobreza, doenças próprio Senhor, experiência fundante do e outros problemas, que, se houvesse mais genuíno cristianismo. Devemos conhecer pessoas em constante busca por excelência, por experiência, pela oração, pela comuseja qual área for, poderíamos reduzir esses nhão com Ele mesmo, pela vida diária, gaps (diferença ou brecha). E existem milhares buscando-O em todos os caminhos. Sem de pessoas que, por buscarem uma vida como ele, o conhecimento do Salvador, e sem Ele, tal, tornam-se extremamente interessantes o próprio Salvador, todo esforço não passa de de se conviver, de se ouvir e de se trabalhar. ativismo inútil. Qualquer vida de alto rendimento se dá Um sonho que tenho é que no meio cristão no Brasil se encontrem cada vez mais pessoas somente diante do respeito por alguns prinassim. Isso seria muito rico para nossa cultura cípios, como o da semeadura e da colheita. e poderia trazer muitos frutos para o Reino”. Grandes investimentos geram grandes resulÉ da natureza do ser humano saudável tados. “O alto rendimento é uma dimensão buscar a vida em suas diversas manifestações, entre elas a produtividade, expressão de suas potencialidades. Em II Pedro 3:18, lemos: “Antes crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”. O crescimento é esperado e natural. Estranho é não crescer, não se aprimorar, não aprender, não buscar saídas. “O alto rendimento é uma dimensão que exige esforço. Percebemos nesse Muitas vezes abrimos mão dele e queremos ter os mesmos versículo a ênfase resultados de quem se esforça” – Márcio Azevedo, autor do no conhecimento do livro “O Cristão de Alto Rendimento” comunhao.com.br


DICAS DE LEITURA O CRISTÃO DE ALTO RENDIMENTO Márcio Azevedo

“O que mais pode empoderar o ser humano do que a fé? É o princípio básico: sem fé ninguém verá a Deus. Acreditar é a chave para todo bom resultado. E isso é princípio” Isabel Cristina Oliveira, master coach

que exige esforço. Muitas vezes abrimos mão dele e queremos ter os mesmos resultados de quem se esforça”, alerta Márcio Azevedo. O esforço pela produtividade máxima nesse sentido é um alvo que deve existir na vida de todo cristão. O mérito nosso não é aquilo que produzimos, mas a capacidade de se entregar àquilo que Ele quer fazer em nossas vidas. “A grande verdade é que, se Deus não estiver na direção de todas as coisas, não temos a menor chance, mas somos capazes de evoluir e também de melhorar o nosso relacionamento com Ele, através de atitudes, ações que demonstrem esta escolha por segui-lO”, enfatiza Azevedo. Paulo diz claramente que não somente o que ele era (como pessoa) ou o que produzia no Reino eram consequências da ação da graça de Deus em sua vida (I Coríntios 15:10). Para que esse rendimento não caia no ativismo, todo empenho deve nascer de uma vida transformada e entregue ao Reino, para que o Pai mesmo imprima o Seu ritmo, as Suas demandas e o Seu modo de operar. Nem sempre o agir é a palavra de ordem. É imperioso entender que às vezes, conforme o momento em que estamos e a instrução que dEle recebemos, devemos ficar simplesmente parados, aguardando a Sua orientação, em observação (2 Crônicas 20:17; Eclesiastes 3:1-8). Há tempo para todas as coisas, tempo de agir, tempo de aguardar. As situações da vida mudam e também a maneira como atuaremos diante dos diferentes desafios que surgirem. A razão para tudo isso é muito simples – não estamos construindo o nosso próprio reino, então o ritmo, a orientação, a capacidade produtiva, o modo, tudo vem dEle. A melhor das intenções de progredir, de avançar, de melhorar, de superar-se pode produzir culpa. O nosso objetivo central não é produzir, mas obedecer ao nosso Senhor e trabalhar em Seu Reino, para fazer a Sua vontade. Não há dúvida de que em tudo o que ocorre em nossas vidas há um misto de ações divina e humana. Cabe a Deus agir e a nós, ouvir e sujeitar-nos. No entanto, a despeito da importância de aumentar a produtividade, o foco é a transformação, e não a produção. A produção é a consequência de estarmos saudáveis espiritualmente e capazes de gerar os frutos que O agradam. Aquele que foi transformado e enxertado na videira verdadeira produzirá os frutos esperados. O ramo não pode produzir fruto de si mesmo (João 15:4), e toda produção que não vem dessa fonte verdadeira, não tem valor algum (1 Coríntios 3:15 e 16). A verdadeira produtividade, no sentido bíblico, diz respeito à transformação diária a que nos sujeitamos (2 Coríntios 3:18). Somente a partir dessa transformação, toda boa obra faz sentido. O impulso que nos conduz é tão ou mais importante que aquilo que produzimos, pois baliza tudo o que somos e fazemos (1 Coríntios 3:15). A árvore produz daquilo que é, na sua essência. comunhao.com.br

CELEBRAÇÃO DA DISCIPLINA Richard J. Foster

A ARTE DE FAZER ACONTECER David Allen

FAÇA MAIS E MELHOR – UM GUIA PRÁTICO PARA A PRODUTIVIDADE Tim Challies

Todos os bons frutos só podem nascer de uma boa árvore (Mateus 7:16-23). Os bons frutos vêm a seu tempo, quando o ramo está enxertado na videira verdadeira (João 5:1-5). Nossas maiores fontes de inspiração motivacional são um homem e um livro. Ao longo dos tempos têm sido comprovados e reconhecidos como tal. “Jesus Cristo, o maior conhecedor da humanidade, dado que esteve no mundo como um homem que nos mostrou como liderar, relacionar-se e fazer um trabalho de impacto nos indivíduos, famílias e sociedades. Uma fonte inesgotável de referências sobre como liderar e motivar pessoas. E a Bíblia, que, inclusive de forma intencional ou não, é por diversas vezes replicada em livros de administração, liderança e motivacionais”, destaca Gustavo Bechara. Entre tantas teorias e fatores impulsionadores, corremos o risco de nos perder, sem saber qual é, afinal, a base de toda motivação que move o mundo. Qual é o princípio motivador do ser humano? Isabel Cristina responde: “O que mais pode empoderar o ser humano do que a fé? É o princípio básico: sem fé ninguém verá a Deus. Acreditar é a chave para todo bom resultado. E isso é princípio”. revistacomunhao

@revistacomunhao

revistacomunhao

23


ARTIGO Ilaene Schüler

MULHERES POSSÍVEIS

“E

u não dou conta!” Foram minhas palavras em meio a um suspiro profundo diante da sensação de que não sou a mãe, a esposa, a líder e a inteligente suficiente. Mas, quando me aquietei e ouvi de novo o que Deus diz sobre mim, constatei que na verdade sou a mulher, a mãe e a líder possível. A mulher do século XXI é mãe, cuida da casa, dos filhos, da saúde, de trabalhar fora, dentro de 24 horas. E muitas vezes não parece ser suficiente para tanta demanda! Está em casa, mas, preocupada com o trabalho. Está no trabalho, mas, preocupada com a casa. Está cuidando dos filhos, pensando no marido ou preocupada com todo o resto! E uma sensação de cansaço, culpa, insegurança e de que não sou a mulher suficiente para tantas demandas que os diferentes papeis exigem. Vivemos em uma cultura onde parece que nunca conseguimos ser boa o bastante como mulher. Isto gera em nós vergonha

“Sermos mulheres possíveis, significa reconhecer nossas capacidades e limites, celebrar nossas potencialidades e reconhecer nossas limitações num gesto de acolhimento a nós mesmas” e constrangimentos. É a “aparência” que nos faz sentir assim. Ficamos com vergonha de não nos sentirmos magras, jovens ou bonitas. Então: Como nos percebermos suficientes diante de relações e pessoas para as quais nunca somos suficientes? Isabel foi uma mulher possível em seu tempo, mas por causa da infertilidade para a comunidade religiosa da época, não era suficiente. A Bíblia registra sobre seu caráter, infertilidade, gravidez graciosa e inesperada, de acordo com a promessa do anjo. E é neste contexto de limitações que Isabel é surpreendida pelo milagre a experimentar em seu ventre seu filho João Batista e fica cheia do Espírito Santo. E ainda abençoa Maria, que estava grávida do Messias. Uma mulher possível, que pela graça de Deus vive o improvável, o impossível! Todas nós mulheres temos limitações, sejam físicas, intelectuais, emocionais ou espirituais. A exemplo de Isabel, qual é nossa 24

Ouça radio.comunhao.com.br

“infertilidade”? Nossas limitações e potencialidade nos constituem e representam nossos limites ontológicos. Sermos mulheres possíveis, significa reconhecer nossas capacidades e limites, celebrar nossas potencialidades e reconhecer nossas limitações num gesto de acolhimento a nós mesmas. Ao reconhecermos nossas limitações podemos experimentar o cuidado de Jesus, pelo caminho do amor, acolhendo pessoas com suas limitações. Isso faz com que nossa vida seja transformada. Mas neste contexto, torna-se imprescindível espaços onde as mulheres possam vivenciar este cuidado para consigo mesma, levando-as num caminho para dentro de si e encontro com Deus, ganhando consciência de sua identidade em Cristo, suas emoções e potencialidades. Precisamos de relacionamentos que promovam um ambiente de graça e aceitação por meio de uma escuta protegida e desprovida de julgamento, que permita as mulheres serem vistas entre si como mulheres possíveis. E, depois de nos acolhermos e sermos acolhidas como mulheres possíveis deixar a graça de Jesus nos transformar nas mulheres que Deus quer que sejamos! Mulheres possíveis pela graça de Deus experimentam o impossível em sua vida!

Ilaene Schüler, Missionária Sepal, coordenadora Mulheres Mentoras

comunhao.com.br


MISSĂ•ES

comunhao.com.br

revistacomunhao

@revistacomunhao

revistacomunhao

25


ESPECIAL

ESPOSA DE PASTOR, BRAÇO DIREITO DA IGREJA A missionária Marta Azevedo é esposa do Pr. Josiel Azevedo há 38 anos

Um chamado especial de amor e cuidado

F

ilhos, marido, vida profissional, espiritual e pessoal... As responsabilidades da mulher moderna não são poucas. No caso das esposas de pastor, esse desafio é ainda maior, pois, além de suas batalhas pessoais, elas têm o papel de auxiliar os companheiros no ministério, no cuidado e na assistência ao rebanho. Em reconhecimento a esses esforços, foi criado o Dia da Esposa de Pastor, celebrado anualmente no primeiro domingo de março. Maria Cristina Pires Nunes tem cinco filhos e serve ao Senhor há 35 anos. As muitas tarefas do dia a dia não a impedem de seguir atuante no ministério pastoral ao lado do marido, Pr. Sidnei de Mello Nunes, à frente da Igreja do Evangelho Quadrangular em São Leopoldo (RS). Juntos, já apascentaram mais de 10 igrejas em cinco estados diferentes. “Os maiores atributos exigidos para esse papel são: amor, compaixão, paciência, persistência e submissão. É necessário saber se posicionar, pois ela é a esposa do pastor, e não o pastor, mas ciente de que tem um papel de extrema importância”, ressalta Maria. A esposa é fundamental para o sucesso ou insucesso da carreira ministerial do homem, garante a missionária Marta Azevedo, que há

“Se desejamos ver os ministérios de nossos esposos bem-sucedidos e se queremos ter a alegria de ver o chamado de Deus se concretizando, devemos agir de forma a impulsionar e potencializar os nossos companheiros” Miss. Marta Azevedo 26

O uça radio.comunhao.com.br

38 anos auxilia o marido, Pr. Josiel Azevedo, na Assembleia de Deus Ministério Vida, em Vitória (ES). “A Bíblia está recheada de orientação para a mulher que deseja ser, ao lado de seu companheiro, um vaso de honra. Afinal, o que a Palavra do Senhor nos afirma categoricamente é que a mulher tanto pode edificar como destruir. Isso nos leva a entender que, se desejamos ver os ministérios de nossos esposos bem-sucedidos e se queremos ter a alegria de ver o chamado de Deus se concretizando em nossas vidas e nas nossas famílias, devemos agir de

“Os maiores atributos exigidos para esse papel são: amor, compaixão, paciência, persistência e submissão” - Maria Cristina Pires Nunes, esposa do Pr. Sidnei de Mello Nunes comunhao.com.br


“Sua escala de prioridade está certa? Primeiro, Deus; segundo, a família; terceiro, o trabalho; e quarto, as outras coisas. Pergunte ao Pai quais são as suas prioridades para este dia, este mês, este ano, esta década...” Márcia Nishimura, ao lado do marido Jorge Nishimura, com quem preside a Universidade da Família (UDF) há quase 30 anos.

forma a impulsionar e potencializar os nossos companheiros, encorajando-os a prosseguir na carreira proposta pelo Senhor da seara”, explica.

CUMPLICIDADE

Sobre a responsabilidade da esposa do pastor, Maria Cristina reforça que é a mesma de qualquer mulher na vida profissional do cônjuge. “Deve-se casar com a profissão dele também, ou seja, somar, agregar, contribuir e interceder. Por ele e com ele! Uma mulher com liderança soma muito ao ministério do marido. Já para os que não têm esse apoio feminino, as consequências da falta são nítidas”, conclui. Membro de uma família com vários sacerdotes, Marta Azevedo destaca a importância da dedicação ao trabalho, pois o chamado é do casal. “Como filha e esposa de pastor, como irmã, sobrinha e prima de muitos pastores, sou convicta de que não podemos ser felizes nessa missão se acreditarmos que ‘a chamada é dele’, do marido. Precisamos entender que Deus não erra. Quando Ele chama, convoca os dois, marido e mulher, para a Sua gloriosa obra. Algo diferente disso seria

CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS DA ESPOSA DE PASTOR Sabedoria – A mulher sábia tem a palavra certa na hora certa, o conselho preciso e a sobriedade necessária para viver as alegrias e os desafios do ministério (Pv 25:11; 18:21). Cabeça ungida – A unção significa proteção, capacitação, triunfo em situações adversas (Ec 9:8). Temor ao Senhor – Será a baliza para o seu modo de ser e de agir (Pv 9:10). Fé e graça – São necessárias para vencer as lutas e agruras, as calúnias e as difamações, as incompreensões e as pressões que nos cercam. Tratamento de caráter – Essencial para quem se lança numa missão que, antes de tudo, diz respeito à eternidade de todos aqueles que nos seguem (Pv 13:3).

comunhao.com.br

um jugo desigual, que pode produzir infelicidade e destruição na vida da família”, defende. Casada há 34 anos, Rousemary Gonçalves apoia o marido, Pr. Josué Gonçalves, no ministério pastoral já há 29 anos. Mãe de três filhos e avó de três netos, é empresária e ajuda o parceiro na administração da editora e da Associação Família Debaixo da Graça. E ainda acumula a liderança da organização dos eventos nacionais e da igreja em Bragança Paulista (SP). “Ser esposa de pastor é ser muito cobrada e nem sempre compreendida. As pessoas sempre nutrem uma grande expectativa da esposa do pastor. O segredo é não reforçar isso, deixando sempre claro que essa mulher é um ser humano como todos os outros. A responsabilidade é cuidar bem das pessoas, amando-as e servindo como Jesus fez e nos ensinou. Um pastor que não tem a esposa ao seu lado, ajudando-o, terá muitas dificuldades em visitar, aconselhar, assistir casais em suas necessidades. Pastor e esposa pregam através do exemplo. É imprescindível que a esposa esteja casada com a missão do seu marido-pastor”, continua.

COBRANÇAS

A expectativa gerada sobre essas mulheres é alta. A igreja espera que elas estejam envolvidas em todos os ministérios: música, estudos bíblicos, grupos feminino e infantil, ação social, evangelismo... “Sou cobrada até hoje para ministrar, porém entendo que esse não é o meu chamado. Prefiro servir de outras formas, como discipulando, aconselhando, instruindo e inspirando pessoas com o meu serviço”, relata Rousemary. No entanto, esperar que a “primeira-dama” acompanhe e dê conta de tudo o que ocorre nas atividades eclesiásticas não é saudável. “Cada pessoa tem a sua singularidade e deve usá-la para o ministério”, comenta Márcia Nishimura, casada há 40 anos com Jorge Nishimura, com quem preside a Universidade da Família (UDF) há quase três décadas. Acostumada a lidar com casais, Márcia observa que a família pastoral, como qualquer outra, não precisa ser perfeita. “Se houver qualquer problema, o Espírito Santo pode revelar a solução. Juntos, devem orar e pedir para que Ele traga a cura sobre o relacionamento. Perdão, arrependimento e transparência um com o outro podem ser complemento para a restauração”, detalha. Sobre conselhos para que o casamento não seja atropelado pelas inúmeras atividades da igreja, ela pontua que se deve escolher priorizar o plano de Deus para cada dia. “Sua escala de prioridade está certa? Primeiro, Deus; segundo, a família; terceiro, o trabalho; e quarto, as outras coisas. Pergunte ao Pai quais são as suas prioridades para este dia, este mês, este ano, esta década... Se Jesus estiver no centro, nossa vida será equilibrada.” Para manter o equilíbrio entre a vida ministerial, conjugal e profissional, é preciso nutrir uma íntima comunhão com o Soberano, reforça Marta. “A Sua presença é vida em nós. Precisamos aprofundar o conhecimento da Sua Palavra e manter uma vida de oração, não como um mero recurso nas horas de aflição, mas como uma prática cotidiana. A força da esposa de pastor não está em suas extraordinárias capacidades. A força de Sansão não estava em sua vasta cabeleira, mas na obediência ao Deus que o chamou e o capacitou como libertador em Israel (Jz 13).” Como advertência final, ela orienta: “Por fim, devemos seguir o conselho de Paulo: ‘Cuide de você mesmo [...]’ (1 Tm 4:16), e não nos esqueçamos de que nosso Senhor é fiel e jamais abandona as Suas filhas”, conclui. revistacomunhao

@revistacomunhao

revistacomunhao

27


DEVOCIONAL

pre a Com ltimas Ú sua. dades n ui

Amor, doação e compaixão. É dever de todos praticar esses mandamentos bíblicos. A Palavra do Senhor aconselha-nos, como cristãos, a exercer também a generosidade, pois quem planta essa virtude colhe depois bênçãos em maior quantidade. “Dê-lhe generosamente e sem relutância no coração; pois, por isso, o Senhor, o seu Deus, o abençoará em todo o seu trabalho e em tudo o que você fizer” (Dt 15:10). Essas e outras orientações são mencionadas no Devocional deste terceiro mês de 2019, através dos livros do Velho Testamento como Deuteronômio, Josué e Juízes. Leia, medite e seja abençoado!

MARÇO 2019 DEUTERONÔMIO 13-16

NÚMEROS 25-27

S

“As filhas de Zelofeade têm razão.” – Nm 27:7

25

“Dê-lhe generosamente, e sem relutância no coração; pois, por isso, o Senhor, o seu Deus, o abençoará em todo o seu trabalho e em tudo o que você fizer.” – Dt 15:10 4

O conteúdo está disponível para ser lido e ouvido no site da Comunhão. Acesse www.comunhao.com.br; ouça e compartilhe os devocionais diários e os textos bíblicos na versão da Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH). O programa também pode ser acompanhado em radio.comunhao.com.br e na Deezer.

Assine o Devocional e receba todos os dias o vídeo em seu celular. Ligue (27) 2123 6520 ou acesse loja.comunhao.com.br.

JOSUÉ 1-3

“Seja forte e corajoso, porque você conduzirá este povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados. Somente seja forte e muito 11 corajoso!” – Js 1:6

JOSUÉ 22-24

“Então disse ele a todo o povo: ‘Vejam está pedra! Ela será uma testemunha contra nós, pois ouviu todas as palavras que o Senhor nos disse...” – Js 24:27

18

DEUTERONÔMIO 17-19 NÚMEROS 28-30

“E Moisés comunicou aos israelitas tudo o que o Senhor lhe tinha ordenado.” – Nm 29:40

T

26

NÚMEROS 31-33

Q

“Por ordem do Senhor, Moisés registrou as etapas da jornada deles.” – Nm 33:2

“Uma só testemunha não é suficiente para condenar alguém de algum crime ou delito. Qualquer acusação precisa ser confirmada pelo depoimento de duas ou três 5 testemunhas.” – Dt 19:15

27

6

28

“Não tomem as duas pedras de moinho, nem mesmo apenas a pedra de cima, como garantia de uma dívida, pois isso seria tomar como garantia o meio de subsistência 7 do devedor.” – Dt 24:6

JOSUÉ 4-6 “Assim o Senhor esteve com Josué, cuja fama espalhou-se por toda a região.” – Js 6:27

12

JOSUÉ 7-9

“O Senhor disse a Josué: ‘Levante-se! Por que você está aí prostrado?’.” – Js 7:10

13

“O povo prestou culto ao Senhor durante toda a vida de Josué e dos líderes que sobreviveram a Josué e que tinham visto todos os grandes feitos do Senhor em favor de Israel.” 19 Jz 2:7

JUÍZES 5-8

“Anuncie, pois, ao povo que todo aquele que estiver tremendo de medo poderá ir embora do monte Gileade.” – Jz 7:3

20

DEUTERONÔMIO 23-25 NÚMEROS 34-36

Q

“Não profanem a terra onde vocês estão...” – Nm 35:33

DEUTERONÔMIO 4-6

S

“Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando 1 se levantar.” – Dt 6:7

8

DEUTERONÔMIO 7-9

S

“O Senhor não se afeiçoou a vocês nem os escolheu por serem mais numerosos do que os outros povos, pois vocês eram o menor de todos os povos. Mas foi porque o Senhor 2 os amou...” – Dt 7:7-8

DEUTERONÔMIO 30-31 “O Senhor disse a Moisés: ‘O dia da sua morte se aproxima. Chame Josué e apresentem-se na Tenda do Encontro, onde darei incumbências a ele...’” – Dt 31:14

9

DEUTERONÔMIO 10-12 “Lembrem-se hoje de que não foram os seus filhos que experimentaram e viram a disciplina do Senhor, o seu Deus, a Sua majestade, a sua mão poderosa...” – Dt 11:2-3

D

3

JOSUÉ 10-12

DEUTERONÔMIO 32-34 “Em Israel nunca mais se levantou profeta como Moisés, a quem o Senhor conheceu face a face...” – Dt 34:10

10

JUÍZES 9-12

14

15

“Então a mulher de Sansão implorou-lhe aos prantos: ‘Você me odeia! Você não me ama! Você deu ao meu povo um enigma, mas não me contou a 22 resposta!.” – Jz 14:16

JUÍZES 13-15

JOSUÉ 13-15

“...e ainda há muita terra para ser conquistada.” – Js 13:1

I SAMUEL 1-3

“O Senhor voltou a chamá-lo como nas outras vezes: ‘Samuel, Samuel!’. Samuel disse: ‘Fala, pois o Teu servo está ouvindo’.” I Sm 3:10

26

I SAMUEL 4-7

“Então Samuel pegou uma pedra e a ergueu entre Mispá e Sem; e deu-lhe o nome de Ebenézer, dizendo: ‘Até aqui o Senhor nos ajudou’.” – I Sm 7:12

27

“Mas vocês me abandonaram e prestaram culto a outros deuses. Por isso não os livrarei mais... E Ele não pôde mais suportar o sofrimento de Israel.” Jz 10:13,16 21

“Nunca antes nem depois houve um dia como aquele, quando o Senhor atendeu a um homem. Sem dúvida o Senhor lutava por Israel!” – Js 10:14

DEUTERONÔMIO 26-29 “Cuidem que não haja entre vocês nenhum homem ou mulher... cujo coração se afaste do Senhor, o nosso Deus...” Dt 29:18

25

JUÍZES 1-4

DEUTERONÔMIO 20-22

“...Este nosso filho é obstinado e rebelde. Não nos obedece! É devasso e vive bêbado.” Dt 21:20

RUTE 1-4

“...pois a mão do Senhor voltou-se contra mim!” – Rt 1:13

I SAMUEL 8-10

“E disseram-lhe: ‘Tu já estás idoso, e teus filhos não andam em teus caminhos; escolhe agora um rei para que nos lidere, à semelhança das outras nações’.” - I Sm 8.5

28

I SAMUEL 11-13

“Mas agora o seu reinado não permanecerá; o Senhor procurou um homem segundo o seu coração e o designou líder de seu povo, pois você não obedeceu ao mandamento do 29 Senhor.” – I Sm 13:14

JOSUÉ 16-18

“‘O Senhor ordenou a Moisés que nos desse uma herança entre os nossos parentes’. Josué deu-lhes então uma herança entre os irmãos de seu pai, de acordo com a ordem 16 do Senhor.” – Js 17:4

JOSUÉ 19-21 “Quando terminaram de dividir a terra em territórios delimitados, os israelitas deram a Josué, filho de Num, uma herança no meio deles, como o Senhor tinha 17 ordenado.” – Js 19:49-50

JUÍZES 16-18

“Importunando-o o tempo todo, ela o cansava dia após dia, ficando ele a ponto de morrer.” Jz 16.16

23

I SAMUEL 14-16

“‘Juro pelo nome do Senhor, o libertador de Israel; mesmo que seja meu filho Jônatas, ele morrerá’. Mas ninguém disse uma só palavra.” I Sm 14:39 30

JUÍZES 19-21

“Todos os que viram isso disseram: ‘Nunca se viu nem se fez uma coisa dessas desde o dia em que os israelitas saíram do Egito. Pensem! Reflitam!.” Jz 19;29 24

I SAMUEL 17-20

“Daí em diante Saul olhava com inveja para Davi.” – I Sm 18:9

31

Este programa de leitura bíblica é parte integrante da Agenda Comunhão 2019 – Copyright ® 2008 - Todos os direitos reservados

28

loja.comunhao.com.br

comunhao.com.br


ARTIGO Samara Queiroz

SER MULHER COMPLETA EM UM MUNDO FRAGMENTADO

V

ocê acha interessante a celebração do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março? Envolve-se com esse tema? Acredito que todo dia é dia de festejar essa data, e não somente nesta época, para que possamos desenvolver o coração grato pelo dom imerecido da vida, independentemente de gênero. Mas convenhamos que a mulher tem uma particularidade a ser celebrada. O pecado fragmentou o mundo, trouxe a nossa separação de Deus, a nossa separação com o outro, com a natureza e conosco mesmo. E, realmente, estragou tudo. A mulher, separada e diminuída, passou não somente a acuar-se em um canto inferior, mas também a não aceitar mais o que se via no espelho. A imagem que precisava ver de si mesma não correspondia mais à realidade. Foi duro e ainda é para muitas mulheres.

“Jesus amou as mulheres e colocou-as no protagonismo do Seu amor” A mulher, por ser mais sensível, por ter o caráter mais relacional – devido ao seu propósito ajudador –, sofre muito sem ter um Salvador. Suas emoções ficam em frangalhos, seu corpo não acompanha os moldes impostos pela sociedade, e a solução parece ser o afastamento, o silêncio, a inexistência. É muito difícil! A tecnologia não ajudou nesses aspectos, ela apenas confirma-os ao passo que distancia as pessoas próximas e dá a ilusão às distantes de que estão perto. Somos imediatistas, da geração dos 15 segundos do Instagram, da volatilidade. Se você discorda de alguma coisa de alguém, simplesmente dispensa-o e diz “próximo”, ou é a própria pessoa dispensada no momento em que lê este artigo. A realidade é que as coisas estão tomando o lugar dos indivíduos, e tudo está muito fragmentado. A maravilhosa notícia é que Deus enviou o Seu filho, Jesus Cristo, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida comunhao.com.br

eterna. E vida abundante aqui na terra, mesmo com redes sociais não muito sociais em sua essência. Jesus amou as mulheres e colocou-as no protagonismo do Seu amor. Eu me agarrei a esse ousado amor e nEle fui realmente restaurada. Celebro o Dia Internacional da Mulher e todas as outras datas. Você pode questionar a materialidade de tudo o que eu falei. Mas hoje tenho um desafio para você: entregue a sua vida de verdade ao Senhor, leia a Bíblia, medite em sua leitura todos os dias e viva-a. Deus proverá o resto. E não tenha dúvidas sobre isso. Eu lembro como foi difícil fazer isso. Só me entreguei totalmente quando não tinha mais para onde ir, a não ser para os Seus braços de amor, para melhor viver meus últimos dias. Este é o grande X da questão: você pode não saber quantos dias viverá daqui para a frente, mas pode decidir como vai vivê-los. A vida é feita de decisões todos os dias. Vivemos conforme decidimos viver. Pecamos, caímos, ficamos quebradas. Jesus veio, nos amou, nos resgatou e nos fez completas nEle. E isso não nos será tirado!

Samara Queiroz é membro da equipe de Inteligência Artificial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e líder da Rede de Mulheres Entre Amigas da Igreja Cidade Viva, em João Pessoa (PB)

revistacomunhao

@revistacomunhao

revistacomunhao

29


ACONTECE

OS 79 ANOS DA CPAD

P

resente no rádio, na TV, nas mídias digitais, e-books, no mercado fonográfico e na literatura cristã, a Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD) completou 79 anos neste mês de março. A entidade é referência consolidada no Brasil em produção e distribuição de conteúdos para a Escola Bíblica Dominical. Ligada à Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB), a entidade promove eventos de capacitação e fortalecimento de pastores, líderes, obreiros e professores de escola dominical. “Agradecemos, festejamos e glorificamos ao nome do Senhor Jesus por mais um aniversário”, celebra o irmão Ronaldo Rodrigues de Souza, diretor-executivo da CPAD há 26 anos.

HISTÓRIA

A instituição nasceu no dia 13 de março de 1940, quando foi organizada juridicamente no Rio de Janeiro. Antes disso, na década de 30, já circulavam o jornal Mensageiro da Paz (MP), as revistas “Lições Bíblicas” e alguns livros e folhetos, que eram publicados em gráficas particulares. Sua fundação se deu em tempos difíceis, em meio à Inauguração da sede da CPAD em Bangu (RJ), em 1992

30

O uça radio.comunhao.com.br

Em 2000, a Casa ganhou um moderno prédio administrativo e editorial no mesmo terreno

Segunda Guerra Mundial. O Brasil, sob o governo do presidente Getúlio Vargas, ainda não tinha se envolvido na guerra, mas vivia um período de instabilidade financeira. Neste ano, houve um decreto do presidente exigindo que todos os jornais do país fossem registrados no Departamento de Imprensa e Propaganda – o DIP. Dessa forma, somente entidades com personalidade jurídica poderiam possuir jornais. Tal exigência despertou nos líderes da denominação um senso de urgência com o projeto de criar a Casa Publicadora das Assembleias de Deus. Em 79 anos de existência, a Casa trabalhou com todas as moedas correntes que já existiram no Brasil. Réis, Cruzeiros e Real. Foram oito mudanças de moedas ao todo. Adaptou-se à quatro reformas ortográficas que ocorreram na Língua Portuguesa. Ajustou-se às exigências legais de quatro regimes políticos que vigoram no país. Sem mencionar todas as mudanças tecnológicas, como a expansão do rádio, a chegada da TV e o surgimento da internet. “Concomitantemente à história do nosso país, a CPAD começou mediante os muitos esforços, investimentos e pioneirismo dos pastores da CGADB”, defende a instituição.

ESCOLA BÍBLICA

A CPAD, que teve seu início de forma simples e pequena, cresceu ano após ano. Tornou de alta prioridade a produção de material didático e teológico. Hoje, publica e distribui para todo o Brasil e também outros países um conteúdo de Escola Dominical completo, de conteúdo bíblico relevante e atualizado, com linguagem adequada a todas as idades. Paralelamente, sempre garantiu a publicação de Bíblias e Harpas Cristãs, levando as Escrituras Sagradas às igrejas. Também se dedica à produção de livros focados na família, na vida cristã, na exposição doutrinária e no estudo teológico, com mais de 700 mil obras, o que a faz a maior editora evangélica da América Latina. comunhao.com.br


comunhao.com.br

revistacomunhao

@revistacomunhao

revistacomunhao

31


JOVENS

UMADEGO 2019 A força da juventude evangélica do Brasil

M

úsica, adoração, encorajamento, pregação da Palavra e despertamento espiritual. Foi assim que aconteceu mais uma edição do Congresso Jovens Fortes da União da Mocidade da Assembleia de Deus do Estado de Goiás (UMADEGO). O evento, realizado durante os quatro dias de carnaval, em março, contou com a participação de 25 convidados entre cantores, preletores, humoristas e youtubers. O congresso, que está em sua 57ª edição, recebeu mais de 20 mil jovens de pelo menos sete estados do Brasil. A música e a adoração tomaram conta do Ginásio Goiânia Arena. Passaram pelo palco cantores de renome do cenário gospel como Elaine Martins, Gabriel Guedes, Ton Carfi eThalles Roberto. “Tivemos desde bandas mais tradicionais até as com estilo de forró, rock e reggae. A movimentação foi intensa durante os dias de evento. Pulamos na alegria que Jesus nos dispõe. Afinal, nosso intuito é adorar a Deus”, ressaltou o pastor Frank Mendonça, coordenador-geral da Umadego.

Realizado há 57 anos, o Congresso recebeu mais de 20 mil jovens de pelo menos sete estados do Brasil 32

O uça radio.comunhao.com.br

Considerado o maior congresso da juventude evangélica do país, o Umadego teve como tema nesta edição “Escolha”, “que tem tudo a ver com a idade que os jovens vivem, e as decisões que tomam hoje, que implicam numa vida cheia ou vazia de Deus, pois não é possível viver sem escolhas”, explicou o pastor. Os jovens receberam mensagens edificantes através dos pastores Lucinho Barreto e Deive Leonardo, da youtuber Fabíola Melo, do humorista Vini Tô Solto e da missionária Camila Barros, entre outros. O objetivo é trazer um grande avivamento e despertamento espiritual aos jovens. Eles mesmos relataram suas experiências ao participar do Congresso. Pelas redes sociais foram vários depoimentos. “Muito bom participar desse grande momento, vivendo uma das experiências mais lindas que foi ser batizada com o Espírito Santo”, escreveu Mayra Sousa. “Não tenho palavras para descrever como é grande o agir de Deus quando abrimos o coração”, comentou Paulo Ricardo.

MOCIDADE ATUANTE

Além do Congresso com músicas e palestras, a entidade também aproveita o encontro com a juventude para realizar um treinamento específico com líderes de jovens. “São mais de dois mil que participam todo ano, agregando conhecimentos, atitudes e habilidades necessárias à liderança de uma juventude”, pontuou o pastor. O Umadego também realiza ações sociais do projeto IDE. “Nós recebemos alimentos no Congresso para abastecer as casas de recuperação que visitamos no Estado de Goiás”, frisou o pastor. Outro trabalho foi a viagem missionária, realizada no ano passado para o sertão da Bahia, que teve a participação de 103 jovens. “Desenvolvemos um amor por missões e os jovens são bem atuantes na causa social. Além de levarmos a palavra de Deus aos necessitados do sertão, distribuímos 10 toneladas de alimentos, mais de 800 cestas básicas e ainda oferecemos serviços de saúde a população”, concluiu. comunhao.com.br


ARTIGO Priscila R. Aguiar Laranjeira

FORÇA NA APARENTE FRAGILIDADE

D

ia desses observei minha irmã usando um salto agulha que alongava suas pernas e a deixava linda e muito elegante. Confesso que choquei. Já faz algum tempo que os saltos não fazem parte do meu guarda-roupa. A idade, o peso, a necessidade de conforto e praticidade, tudo me levou a adotar sapatilhas, tênis e outros calçados que, se um por um lado assassinam a elegância, por outro me deixam rápida para a correria do dia a dia. O mundo corporativo cobra aparência, mas também está reconhecendo o valor e a eficiência das mulheres, ainda que trabalhemos tanto quanto os homens e os salários continuem inferiores. Desde que o mundo é mundo as mulheres têm sido multitarefas e sua competência para desempenhar várias tarefas ao mesmo tempo as levaram a abdicar de vários prazeres e luxos. Hoje a mulher levanta cedo, dá uma geral na casa, prepara o almoço, sai para trabalhar, foca nas atribuições de sua função e depois, no final do dia, volta para casa, pronta para mais um round. A vida feminina mais parece uma luta em um ringue, onde ela

“Somos amadas por quem nos incluiu em todos os seus planos maravilhosos – Jesus Cristo!” bate, mas apanha muito mais. Infelizmente há um número de mulheres que está apanhando literalmente e além de engrossarem as estatísticas, nos alertam que somos fortes, mas também somos frágeis e podemos nos quebrar. As notícias mais recentes mostram casos hediondos de mulheres agredidas por quem deveria amá-las, protegê-las e valorizá-las. Algumas delas transformam a situação em uma batalha pessoal por justiça e para evitar que outras incorram nos mesmos erros: outros jamais se reerguem e se escondem para proteção e sobrevivência. Estamos carentes de atenção, de afeto e de reconhecimento, muitas vezes iludidas com a facilidade de relacionamentos artificiais que as redes sociais nos oferecem. Ninguém é o que parece no mundo virtual. Salvo exceções, postamos nossas melhores fotos, nosso melhor ângulo, as viagens mais bacanas e os momentos em que estamos sendo bem-sucedidas, assim, criamos e mantemos comunhao.com.br

uma imagem perfeita, mas muito aquém da realidade, pois esta tem cores fortes e até cheiros ruins. O que estamos procurando? Relacionamentos significativos e verdadeiros. O anseio de nos relacionarmos está em nosso DNA. Fomos criados à imagem e semelhança de Deus e Ele é trino. Talvez por isso, todo e qualquer veículo de comunicação ou aplicativo que ofereça relacionamentos torna-se um sucesso instantâneo. Criou-se uma mítica de que somos metade de uma uma fruta qualquer, mas não. Somos completos e perfeitamente criados. Deus não faz nada incompleto! Ele nos fez ajudadoras fiéis e idôneas e isso não nos diminui, mas nos faz grandes, fortes na aparente fragilidade. O propósito de Deus para cada mulher é que cresça em graça, sabedoria e conhecimento da vontade de Deus. Nós mulheres estamos cada dia mais fortes: cuidamos da casa, dos filhos, das finanças, vamos para o mercado de trabalho e nos empenhamos em fazer muitas coisas. Porém, estamos casa vez mais frágeis: pernas doídas, vista cansada, corações em frangalhos, mas não somos causa perdida. Somos vitoriosas por meio daquele que nos amou e nos resgatou das trevas para a sua maravilhosa luz. Somos amadas por quem nos incluiu em todos os seus planos maravilhosos: Jesus Cristo! Quando estamos fracas é que somos fortes, pois dependemos completamente do Senhor. Mulheres, uni-vos no Senhor, pois nele está a certeza da nossa vitória!

Priscila R. Aguiar Laranjeira é professora, publicitária, gerente editorial e escritora

revistacomunhao

@revistacomunhao

revistacomunhao

33


ENTREVISTA por Priscilla Cerqueira

“DEUS VAI TRAZER A GLÓRIA AO NOSSO PAÍS”

PASTORA VENEZUELANA A

outrora próspera nação sul-americana está um “caos”. É o que se pode definir sobre a atual situação da Venezuela. O país já foi conhecido por sua economia em expansão e ricos campos de petróleo. Mas sob o ditador Hugo Chávez, um discípulo de Fidel Castro, a nação se tornou um caso clássico de fracasso econômico. Nicolás Maduro piorou. A Venezuela virou manchete em noticiários do mundo inteiro. As constantes ameaças do atual ditador Nicolás Maduro para quem se opor as decisões do governo, os protestos, a violência, a guerra da oposição. E o povo que tenta sobreviver a esse inferno. Na última semana, um apagão deixou a população sem energia elétrica. De 2014 para cá, a economia socialista entrou em colapso. E a hiperinflação é tão grave que a maioria das pessoas não consegue comer. Pelo menos 8% da população fugiu do país. Quem ficou, sofre para se alimentar e viver. Muitos até vasculham depósitos de lixo em busca de restos de comida. No Brasil, Igrejas evangélicas e ONGs tentam fazer trabalhos sociais. Na Venezuela, instituições oferecem alimentação, suprimentos e roupas. Mas não podem se manifestar contra o governo porque os pastores recebem ameaça de prisão. 34

Ouça radio.comunhao.com.br

Na tentativa de mostrar a realidade, os problemas que a população enfrenta e o que a Igreja tem feito no país em meio a essa situação, Comunhão buscou uma pessoa da Venezuela que pudesse falar sobre o assunto abertamente. O contato foi difícil, já que, por conta da opressão do governo Maduro, muitos preferem o silêncio. Um pastor brasileiro conhecia um casal de pastores na região de El Tigre, no Estado de Anzoátegui, e conversou com os líderes que aceitaram falar conosco. Comunhão entrevistou com exclusividade a pastora, que impôs a condição de que sua identidade não fosse revelada por segurança. Em nossa conversa, ela descreveu a situação do país como caótica e disse como as pessoas têm feito para sobreviver diante de tanta miséria. Confira! O governo de Nicolás Maduro é uma ameaça à liberdade religiosa e à igreja na Venezuela? Os ameaçados pelo senhor Nicolás Maduro são aqueles que pensam diferente dele ou do seu governo. Eles consideram que “paz” é eles estarem no poder; o resto vai contra seus planos. Até agora, a única ação contra a igreja foi prender um pastor, que organizou um dia com ações médicas e sociais, para entregar comunhao.com.br


“A Venezuela será conhecida não remédios e comida a uma comunidade. No entanto, graças a Deus só por sua riqueza, mas para a ele foi absolvido e Deus o manteve glória de Deus e seu renascimento vai se manifestar de uma forma Como é enfrentar as ameaças e a impressionante” ditadura de Nicolás Maduro? Enfrentar as ameaças da ditadura custou a vida de muitos jovens no país, porque, como mencionei anteriormente, se você se opõe ou não concorda com as decisões do governo com seus pensamentos e o faz publicamente, eles perseguem, ameaçam, aprisionam e torturam. Várias pessoas foram presas. E os jovens que saíram nas ruas para protestar se tornaram prisioneiros, e outros foram mortos nas manifestações de 2014 e 2017. Nesses protestos, mais de 100 jovens morreram pelas fortes repressões de guardas nacionais e grupos armados que eles chamam de coletivos, mas que na realidade são civis armados ou criminosos. Eles estavam armados pelo mesmo governo venezuelano. No final do ano passado, os pastores foram presos por tentar distribuir comida. Como a igreja e os líderes enfrentaram essa situação? Mais que qualquer outra coisa, o trabalho da igreja venezuelana é a “oração”. Além disso, muitas instituições se dedicam ao trabalho social, com o suprimento de alimentos, oferecendo serviços médicos gratuitos e distribuindo medicamentos. Muitos pastores reconhecidos e igrejas maiores contribuem com cantinas. Nesses locais são oferecidos almoços gratuitos para os mais necessitados. Além disso, são realizadas ações sociais, onde roupas e suprimentos são doados. Tudo isso é conseguido através da provisão de organizações, empresários e membros da igreja que se dedicam a doar.

Como o êxodo em massa de milhões de venezuelanos afetou o país? O que mais afetou este êxodo de venezuelanos foi a separação das famílias. É uma questão muito difícil, porque muitos pais tiveram que deixar suas casas para sair do país em busca de uma melhor qualidade de vida e sustento para suas famílias, buscado comida e roupas. Entre eles estão jovens, profissionais, talentosos, médicos, engenheiros, enfermeiros, administradores, etc. Eles foram à procura de uma melhor economia de outros países latino-americanos, e deixaram para trás a matéria cinzenta do país. Muitos deixaram até mesmo seus empregos. Nas famílias separadas criou-se desânimo e tristeza, mulheres com esposos que tiverem de deixar o país, crianças levadas para o exterior, famílias inteiras divididas. É aí que a igreja teve de intervir para levar uma mensagem de esperança e descansar em Deus, confiando que Ele dará o caminho, que nossa paz depende do Senhor e não das circunstâncias apenas momentâneas e que Deus permitirá que as famílias se reúnam em breve. Além disso, a falta de pessoas em seus empregos cria um colapso na economia Como a população sobrevive sem dinheiro e sem comida? A população procura se abastecer de negócios de economia informal (vendas), para quem tem mais possibilidades de fazê-lo. Outros com

Qual tem sido o papel das nações vizinhas nesse conflito? Só sabemos o que vemos nas redes sociais, porque a informação através dos canais do país tem sido censurada. É muito difícil para eles informar sobre qualquer ajuda, mas sei que países como a Colômbia, Equador, Argentina, Brasil, Peru e até mesmo os EUA já permitiram e facilitaram a documentação de nossos compatriotas, para a diáspora que nos cercou. É claro que isso não significa que tenha sido fácil, porque nossos irmãos venezuelanos também viveram a Xenofobia, apesar de terem aberto suas portas e permitido o trabalho é suficiente e é apreciado. Muitos países contribuíram com ajuda humanitária, o que não poderia acontecer porque as autoridades nas fronteiras com a Colômbia e o Brasil não lhes permitiram o acesso, especificamente para Cúcuta (Colômbia) e Santa Elena (Brasil). No entanto, eles ainda abrigam venezuelanos em seus países e naquelas fronteiras. Os brasileiros estão sendo atingidos, sofrendo algum tipo de represália? Sabemos que vários brasileiros foram atingidos ou afetadas por esta situação quando havia conflito na fronteira, como me referi, onde, infelizmente, alguns índios foram agredidos e outros morreram pela Guardas Nacionais da Venezuela. Mas até agora eu não sabia que há retaliação contra os brasileiros

comunhao.com.br

revistacomunhao

@revistacomunhao

revistacomunhao

35


ENTREVISTA

“A melhor solução para a Venezuela é que a vontade de Deus seja cumprida, seja ela qual for, pois a Sua vontade é boa, agradável e perfeita, e sabemos que o destino do nosso país está apenas nas mãos de Deus” menos condições sobrevivem de um trabalho convencional, mas infelizmente o salário não chega para todos. A população tem experimentado as dificuldades de escassez de alimentos. Há grave dificuldade para obter comida. Daí a razão porque tanta gente têm buscado alimento no lixo. No entanto, muitos aproveitaram para aprender coisas novas, abrindo caminho para o empreendedorismo, ou seja, aproveitaram a crise para criar novas oportunidades Muitos cristãos apoiaram o regime de Chávez e agora o governo de Maduro, por quê? Se no início muitos cristãos apoiaram o regime de Chávez e Maduro, talvez eles fizeram porque aparentemente foi oferecido algo diferente ao país. Há muitos anos havia corrupção e eles apareceram como aqueles que supostamente governariam para o povo. Mas não passou de uma armadilha que tinham preparado. Não posso dizer com certeza porque ainda pastores continuam a apoiar este regime; mas acredite, são poucos. Considero principalmente que o povo de Deus sabe o que tem que fazer e qual é a nossa identidade. A crise criou oportunidades espirituais no sentido de quebrantamento e conversões? Com a crise muita gente buscou a Deus. Muitas pessoas vêm para as igrejas com necessidade do Senhor. Esses infelizes acontecimentos permitiram que a população tivesse o coração quebrantado e se voltasse para Ele. Nós acreditamos firmemente que é Deus quem vai trazer a glória ao nosso país. A Venezuela será conhecida não só por sua riqueza,

mas para a glória de Deus e seu renascimento vai se manifestar de uma forma impressionante. A Bíblia diz que a oração tem poder. É possível acreditar que tudo vai mudar e que Deus pode mover montanhas naquele país? Sim! Ele pode mover montanhas e ainda mais. Não é só porque a Bíblia diz que a oração tem poder, não! Deus tem poder. Nós só usamos a oração como um meio de pedir ao Pai e nos comunicar com Ele. É através da nossa Fé que toda montanha, ou situação difícil, se dissipa. Nós acreditamos nisso! Em fevereiro, um grupo de pastores da Venezuela publicou uma carta ao mundo pedindo que todos intensificassem as orações pelo país. Foi um pedido de ajuda? A carta publicada não era um pedido de ajuda ou alívio, era apenas um pedido de oração pela nação, conforme estabelecido pelas Escrituras Sagradas: Orem uns pelos outros”. Além da oração, envio de recursos e alimentação, como cristãos de outros países podem ajudar a Venezuela? Além de orar e enviar ajuda, uma das melhores coisas que outros países podem fazer é tratar os venezuelanos com amor e respeito. Que eles possam demonstrar amor pelo próximo, pelos estrangeiros, porque é muito difícil deixar sua terra. Isso seria muito útil para eles. Uma nova eleição seria a solução para a Venezuela? Eu acredito que a melhor solução para a Venezuela é que a vontade de Deus seja cumprida, seja ela qual for, pois a Sua vontade é boa, agradável e perfeita. E sabemos que o destino do nosso país está apenas nas mãos de Deus. É por isso que oramos para que Ele cumpra sua vontade. É possível manter fé e esperança diante de uma situação tão grave? É claro que é possível ter fé e esperança. Deus nunca nos abandonou e nunca irá. Ele é fiel à sua promessa, e a Venezuela está no plano perfeito de Deus, embora para muitos não pareçam assim e é difícil. Mas vimos muitas nações que em meio às piores crises prosperarem. Esses conflitos no país aumentam ainda mais nossa fé em Deus e em sua palavra. A Venezuela será restaurada no que acreditamos! E desta vez será para que o nome de Deus seja glorificado em toda a terra! Qual é o maior sonho hoje dos venezuelanos? O maior sonho de todo venezuelano é que a Venezuela ressurja, seja restaurada e que cada um viva com confiança em Deus, podendo dar um futuro melhor a seus filhos, através do trabalho, esforço. Queremos que as famílias se unam e que todo ódio seja dissipado pelo amor de Deus em cada coração.

36

Ouça radio.comunhao.com.br

comunhao.com.br



SÉRIE por Rafael Ramos

Instituto Livres se dedica a mudar a vida do povo do Sertão

ELE NOS FEZ LIVRES

Instituto criado pelo cantor Juliano Son leva esperança às famílias do Piauí, no semiárido nordestino

C

onhecido como “Polígono das Secas”, o sudeste do Piauí é uma região de clima semiárido. Devido às poucas chuvas, os moradores precisam se locomover diariamente durante horas, sob sol e calor forte, para pegar água, muitas vezes suja e contaminada. Além disso, a escassez hídrica acaba gerando um alto índice de vulnerabilidade social. Em meio a esse cenário, apelidado de “janela 10/40 brasileira”, o cantor Juliano Son, vocalista do Ministério Livres para Adorar, resolveu tomar uma iniciativa. Em 2006, ele fundou o Instituto Livres, uma organização sem fins lucrativos disposta a transformar a vida de pessoas e comunidades em alto risco. “No Brasil, ajudar as pessoas não é tão simples como na África e na Ásia. Existem vários processos, certificações e regras para que você possa realizar esse tipo de trabalho. Não estou dizendo que está errado, pelo contrário, infelizmente entendo perfeitamente a necessidade de ser assim e evitar os desvios de conduta, mas é desafiador”, desabafa Juliano. A entidade foi criada inicialmente para oferecer um ambiente seguro e acolhedor à criança e ao adolescente. Sentindo-se comissionado para ações missionárias e sócio-humanitárias, Juliano se mudou com toda a família, em 2012, para o Piauí, onde há uma menor presença do Evangelho. Além de anunciar as boas-novas, ele começou a levar água potável às comunidades. Dessa forma, era possível cuidar da saúde dos lares e combater situações de violação dos direitos dos mais jovens.

38

Ouça radio.comunhao.com.br

Voluntários atuam no Piauí desde 2012

Apesar da boa recepção por parte dos piauienses, o grande desafio é contornar a forte cultura cristã. “O povo do sertão tem muita alegria em receber os voluntários e missionários. Eles ouvem a nossa mensagem com atenção e se interessam. O que existe no sertão é uma cultura cristã que não os faz livres. Eles têm medo de abandonar os costumes religiosos que aprenderam de forma geracional. Assim, uma nova escolha romperia com a honra dada ao ente querido. Há também casos de comunhao.com.br


“Jesus faz com a gente igual o sistema da água: Ele pega a gente, trata da gente, cuida e deixa a gente novo” Maria Auxiliadora, moradora do Quilombo do Baixão desilusões por já terem sido enganados por pessoas que usam da fé do outro para interesses pessoais”, relata Juliano Son.

CUMPRINDO O PROPÓSITO Em quase sete anos de atuação no Piauí, os projetos já beneficiaram 101.908 pessoas. A equipe é formada por profissionais de várias áreas, somando 3.480 voluntários. Alguns desses trabalhadores são cedidos por suas igrejas, que os colocam à disposição do instituto e, consequentemente, dos moradores locais. Entre esses profissionais está a assistente social Samara Elizama Dantas dos Santos, de 35 anos, quatro deles dedicados ao movimento. Membro da Igreja Verbo da Vida, ela conheceu a fundação por intermédio das redes sociais. “Tenho o maior orgulho de servir ao Senhor nesse projeto e também em promover o bem com a minha profissão em lugares com pouca presença do Evangelho e com necessidades sociais. Estou com visão e motivação certas para impactar as cidades sertanejas”, comemora. Samara conta que muitas das pessoas atendidas sobrevivem em condições muito precárias. Uma delas é a dona Maria do Ramo, 68, que vivia em cima da cama com várias limitações. “Num primeiro momento, lembrei-me da minha mãe forte e saudável, mas deixei a emoção de lado e coloquei o amor em ação. Fiz algumas perguntas sobre Jesus e sobre a vida dela. Com as respostas colhidas, tomei algumas providências usando o amor e a minha profissão”, detalhou a voluntária.

IMPACTO SERTÃO Como forma de despertar a Igreja para a realidade do Nordeste, o Instituto Livres promove, de janeiro a julho, o Impacto Sertão.

O Instituto promove atividades culturais e esportivas para a comunidade

comunhao.com.br

O cantor Juliano Son fundou, em 2006, o Instituto Livres. Em 2012, mudou-se com toda a família para o Piauí, onde começou a levar água potável às comunidades

Nesse período, gente do Brasil inteiro é inspirada e mobilizada a participar durante 10 dias e a visitar as casas das comunidades para geração e fortalecimento de vínculos. São oferecidas ainda atividades pedagógicas, recreativas e esportivas para crianças e adolescentes e atendimentos e exames multidisciplinares de saúde. Os voluntários também ajudam na construção de espaço de socialização para a localidade e na realização de atividades culturais e musicais nas praças da cidade, além de palestras e de consultas individualizadas sobre direitos e benefícios sociais. Uma das pessoas atendidas é Maria Auxiliadora, moradora do Quilombo do Baixão, no município de Betânia do Piauí. Frequentadora da Igreja Missionária do Baixão, edificada na terceira edição do Impacto, ela foi uma das beneficiadas com o Projeto Mais Água, que viabiliza soluções de acesso à água potável em regiões do sertão onde o recurso hídrico é escasso ou com acesso inexistente. “Antes a gente não tinha água na seca e, quando tinha, precisava andar uns seis quilômetros até o barreiro para pegar água bem suja para beber e dar banho nas crianças. Mas eu conheci a Água da Vida. Eles trouxeram a água boa e explicaram para a gente que Jesus faz com a gente igual o sistema da água: Ele pega a gente, trata da gente, cuida e deixa a gente novo”, testemunha. Sendo assim, Juliano Son crê que a Igreja brasileira tem se inclinado a um novo tempo de avançar social e espiritualmente para o sertão. “Nosso trabalho só tem sucesso porque a Igreja está envolvida, sendo parceira na implantação de igrejas no sertão, enviando missionários, cuidando deles e dando oportunidade para os voluntários se engajarem com esse propósito, que é do coração de Deus.” Para aqueles que querem ajudar e talvez não saibam como, o presidente do Instituto Livres avisa que “toda igreja pode contribuir e participar a seu modo do avanço do reino no sertão”. revistacomunhao

@revistacomunhao

revistacomunhao

39


ARTIGO Rafael Simões

FORTALECENDO UMA VELHA ALIANÇA

D

esde a eleição de Jair Bolsonaro, em outubro último, Israel passou a ser considerado aliado de primeira hora do novo presidente, ao ponto de o premiê Benjamin Netanyahu ter se tornado o primeiro mandatário daquela nação a comparecer à cerimônia de posse em Brasília do novo ocupante do Palácio do Planalto. Isso se deu devido aos acenos claros de Bolsonaro e de seus filhos em buscar a aproximação com o Estado judeu, mesmo antes do início da campanha, propondo, inclusive, a transferência da embaixada brasileira de Tel Aviv para Jerusalém, o que tem por pano de fundo agradar à comunidade evangélica pró-Israel no nosso país. As relações entre os dois povos remontam ao período colonial. Devido às perseguições religiosas promovidas pelos reis

“Mesmo antes do início da campanha, Bolsonaro e seus filhos buscam a aproximação com o Estado judeu propondo, inclusive, a transferência da embaixada brasileira de Tel Aviv para Jerusalém, o que tem por pano de fundo agradar à comunidade evangélica pró-Israel no nosso país” católicos da Espanha (1478) e, posteriormente em Portugal (1497), os judeus residentes na Península Ibérica tinham três opções: morrer nos tribunais da Santa Inquisição; fugir para países como Inglaterra e Holanda, onde havia certa tolerância em relação à fé professada; ou abdicar dessas convicções para se manter vivos. A estes foi dada a denominação de cristãos novos, homens e mulheres que, para evitar represálias, adotaram outros sobrenomes, muitos derivados de plantas, frutas, animais, etc. Logo, alguém com os sobrenomes Oliveira, Pereira, Coelho, Silva e Silveira tem alguma probabilidade de ter ascendência judia. Muitos fugiam da metrópole e se instalavam na colônia. É aqui que os caminhos dos brasileiros e dos judeus se cruzam. Durante mais de um século, os judeus se integraram ao cotidiano da colônia, até que, na segunda década do século 17, os holandeses invadiram o Nordeste brasileiro. Como citado anteriormente, a 40

Ouça radio.comunhao.com.br

liberdade religiosa na Holanda atraiu para os Países Baixos muitos judeus. Estes, por sua vez, vieram para o Brasil a fim de participar do lucrativo comércio açucareiro e escravagista. Em 1637, foi fundada em Recife (PE) a primeira sinagoga do continente americano. Com a derrota holandesa (1654), os judeus foram obrigados a vender suas propriedades e voltar para a Holanda. Um grupo rumou para o norte e, na foz do Rio Hudson, fundou a Nova Amsterdã, atualmente Nova York (EUA). Os que ficaram no Brasil mais uma vez foram obrigados a se aculturar ou rumar mais para o interior da colônia, deixando vestígios preservados até hoje. Com a proclamação da Independência (1822) e com a promulgação da primeira Constituição (1824), foi assegurada uma relativa liberdade religiosa. Na prática, não havia mais perseguições nesse sentido, e alguns judeus imigraram para o nosso país, atraídos pelo ciclo da borracha no Norte do século 19. A partir do século 20, com o aumento do antissemitismo, levado ao extremo durante o governo nazista alemão, muitos judeus refugiaram-se no Brasil. Em 1947, sob o secretariado do brasileiro Graça Aranha (1894-1960), as Nações Unidas promulgam uma resolução que culminaria em 1948 na criação do moderno Estado de Israel. Nos anos mais recentes, sob os governos petistas, por razões ideológicas houve um distanciamento diplomático entre Brasil e Israel, com o nosso país se alinhando à causa palestina. O que se espera com a gestão Bolsonaro é que a antiga aliança entre os dois povos caminhe para um patamar nunca antes atingido.

Rafael Simões é coach integral sistêmico pela Febracis, bacharelando em Teologia pela Faculdade Unida de Vitória (ES) e graduado em Comércio Exterior pela Faesa (ES)

comunhao.com.br



POLÍTICA

LEI ORÇAMENTÁRIA

APESAR DA COLCHA DE RETALHOS...

PRESIDENTE KENNEDY

RITMO ACELERADO As obras na principal avenida de Presidente Kennedy, município localizado ao sul do Estado do Espírito Santo, seguem em ritmo acelerado. A via, que não tinha passado por reforma desde a pavimentação, faz parte de um pacote de investimento em infraestrutura de cerca de R$ 300 milhões. O trecho receberá asfaltamento em 2,3 km – contemplando também as ruas do entorno –, além de ciclovia, rede de iluminação com lâmpadas de LED, tratamento dos barrancos com talude e revegetação, paisagismo, urbanismo e calçadas com pisos podotáteis.

HOMENAGEM

ARTISTAS REVERENCIADOS COM PLACAS EM AVENIDA Quem passa pela Avenida Alice Coutinho, em Cariacica (ES), cidade da Região Metropolitana da Grande Vitória, encontra placas simbólicas com o rosto e uma breve descrição de pessoas que movimentam a área cultural do município. A secretária de Cultura, Maria Zalém, disse que essa foi uma forma de homenagear as personalidades. “Fizemos o mapa artístico da cidade e vimos o quão rico é o universo de fazedores artísticos daqui”, afirma. Estão nessa lista os congueiros Mestra Darinha e Mestre Prudêncio, a artesã Dona Antônia, o fotógrafo Cláudio Postay e mais 16 fomentadores.

A aprovação do Projeto de Lei Orçamentária 2019 de Presidente Kennedy foi uma batalha do Executivo com o Legislativo local. A oposição, em maioria na Câmara, incluiu diversos tipos de emendas que dificultaram a realização dos trabalhos administrativos para este ano. O resultado foi uma lei aprovada em fevereiro que mais parece uma colcha de retalhos. A prefeitura, por sua vez, encontrou caminhos legais para reverter o quadro e, desde março, está normalizando os investimentos.

NOVA POLÍTICA

CACHOEIRO FOMENTA LIDERANÇA EM ESTUDANTES Um dos primeiros passos para criação de uma política mais justa e alinhada aos anseios da população passa pelo incentivo para surgimento de novos atores no cenário público. Nessa estratégia, o processo educacional torna-se um grande aliado. Por isso, a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, cidade referência no interior capixaba, promoveu o encontro dos grêmios estudantis das escolas municipais no mês de março. Além dos alunos, acompanharam as atividades membros do Conselho Municipal da Juventude e das equipes das secretarias de Educação e de Desenvolvimento Social locais. Nesse primeiro evento, foram expostas, a 60 adolescentes de 15 unidades de ensino, noções básicas sobre Direitos Humanos.

TRANSPARÊNCIA

CARIACICA VIRA REFERÊNCIA PARA MOÇAMBIQUE Uma delegação do Tribunal Administrativo de Moçambique, entidade correspondente ao Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), foi recebida na Prefeitura de Cariacica (ES) para conhecer os procedimentos de transparência e controle interno da administração local. A indicação ao país africano foi do conselheiro Sebastião Carlos Ranna, que citou a cidade como uma das que mais avançaram nesses quesitos nos últimos anos. O grupo africano foi composto por seis delegados, que antes tiveram uma agenda ampla no próprio TCE-ES.

NEGÓCIOS

EXPOSUL RURAL 2019 MOVIMENTA CACHOEIRO

42

Ouça radio.comunhao.com.br

Maior evento capixaba do setor agropecuário, a ExpoSul Rural deve trazer bons resultados para o município de Cachoeiro de Itapemirim. A feira vai ocorrer de 10 a 14 de abril, no Parque de Exposições. Cerca de 350 expositores, entre instituições, empresas, criadores e agricultores familiares, estarão presentes para mostrar seus produtos e serviços. Uma das novidades deste ano será um espaço dedicado a tecnologias, com estandes de startups do agronegócio. Mais detalhes podem ser conferidos no site www.exposulrural.com.br. comunhao.com.br


SAÚDE

VILA VELHA AMPLIA REDE DE SAÚDE ATÉ 2020 Em audiência pública realizada na Câmara de Vereadores de Vila Velha, cidade vizinha da capital capixaba, o secretário municipal de Saúde, Jarbas de Assis, expôs como estão as obras de quatro novas unidades, localizadas nos bairros Divino Espírito Santo, Vila Batista (ambas em fase de ordem de serviço), São Torquato e Ataíde (em etapa de licitação). Outras pautas foram a publicação do contrato da Unidade de Pronto Atendimento de Riviera da Barra, que estava parada e era a maior reivindicação das comunidades da região da Grande Terra Vermelha, e a retomada do processo de construção do Centro de Atendimento Psicossocial Infantojuvenil (Caps I) de Jabaeté. “Todas as seis unidades citadas têm prazo de entrega para o próximo ano”, confirmou o secretário.

MOTOS

VIANA SERÁ INVADIDA POR MUITA ADRENALINA Apaixonados por aventura e adrenalina podem comemorar. Em julho será realizada a terceira edição do Viana Adventure. No dia 13, os atletas participam das provas pelo enduro de regularidade nas motocicletas e pelo trail run (corrida a pé) na zona rural do município capixaba. Já no segundo dia, além de mais uma etapa do enduro, a Mountain Bike XCM entra em cena. As inscrições para participar da competição podem ser feitas pelo site www.vianaadventure.com.br.

AMUNES

CIDADES CAPIXABAS SOB NOVO COMANDO A Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes) tem novo comando para o biênio 2019-2021. Em 1º de abril, o prefeito de Viana, região pertencente à Grande Vitória (ES), Gilson Daniel (Podemos), assumiu a presidência com uma missão nada fácil para a equipe gestora. Já em 2020, haverá cidades capixabas que não receberão verbas federais – para saneamento e para mobilidade urbana, por exemplo – caso não façam seus planejamentos. “Vamos colocar a ‘mão nessa cumbuca’ e trabalhar exaustivamente para não haver perda de arrecadação”, explicou.

ENERGIA LIMPA

USINA SOLAR APRESENTA PROJEÇÃO PARA O ANO Localizada na Praça do Papa, a Usina Solar de Vitória, capital do Espírito Santo, deve produzir neste ano 120 mil kWz. O dado foi divulgado pela prefeitura local, ao revelar que o número representará cerca de R$ 36 mil a serem abatidos no sistema de iluminação pública do município. Concluída em janeiro, a estrutura funciona com 540 placas solares. A energia, gerada de forma sustentável e com baixo custo de operação e manutenção, traz economia para a cidade, sendo usada nas luminárias das vias e logradouros públicos.

APRENDIZADO

ESCOLAS DE VITÓRIA RECEBERÃO ATÉ 110 MIL LIVROS O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) enviou para as unidades de ensino de Vitória (ES) cerca de 90 mil livros didáticos em março. O órgão é o responsável por adquirir e distribuir material para todos os estudantes do Brasil. A previsão é que sejam entregues 110 mil. Enquanto não chega o número total esperado, as atividades de ensino seguem normalmente com a adoção de alternativas pedagógicas como pesquisas e dispositivos tecnológicos e uso dos livros do ano anterior, no caso das disciplinas faltantes.

INCLUSÃO

VOCÊ CONHECE A HANDBIKE? ELA CHEGOU AO ES O Bike VV, sistema de bicicletas compartilhadas de Vila Velha (ES), disponibiliza modelos “pedalados” pelas mãos, oferecendo a experiência da bike para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, desde o dia 17 de março. Até o momento, são duas unidades em operação, somadas a outras 20 direcionadas às necessidades inclusivas. “Vila Velha é a única cidade do Brasil que possui um sistema adaptado. Atendemos pessoas com deficiência visual, idosos, pessoas com mobilidade reduzida e, agora, temos as handbikes”, comemorou o secretário municipal de Administração, Rafael Gumiero.

revistacomunhao

@revistacomunhao

revistacomunhao

43


FAMÍLIA por Rafael Ramos

O CAMINHO EM QUE SE DEVE ANDAR Estudo aponta que crianças com hábitos religiosos são mais saudáveis e felizes 44

Ouça radio.comunhao.com.br

comunhao.com.br


I

CONTEÚDO DISPONÍVEL EM ÁUDIO

ntegrante de uma família cristã, Laysah William, hoje com 11 anos, estuda a Bíblia desde os 2. Filha caçula do casal Deborah William e William Pinheiro Gonçalves, ela frequenta com os pais a Primeira Igreja Batista de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Acostumada com as historinhas do Livro Sagrado contadas na classe infantil, cresceu em um ambiente muito confortável, onde aprendeu valores importantes para sua criação. “A Escola Bíblica Dominical (EBD) ajudou muito na minha vida com Deus. Não só na Palavra. Também me ensinou a expressar o meu amor através da música”, conta a menina, que se divide entre o coro dos adolescentes, o louvor do culto das mulheres e das famílias e o ministério das crianças. Assim como Laysah, outras crianças mostram estar felizes e à vontade com a educação baseada na fé. Pelo menos é o que aponta um estudo divulgado, no segundo semestre de 2018, pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Realizada pela Escola TH Chan de Saúde Pública de Harvard, sob a liderança de Ying Chen, a pesquisa mostrou como hábitos ligados à religião podem influenciar a qualidade de vida. No levantamento, foram ouvidas 5 mil crianças e adolescentes ao longo de 14 anos, até atingirem a idade de 20 anos. Meninos e meninas criados nesse meio têm 18% mais de chances de ser felizes aos 20. Do total, 30% são mais prestativos

RAIO-X DA EBD NO MUNDO O estudo traçado pela Universidade de Havard acompanhou mais de 5 mil crianças e jovens por um período entre oito e 14 anos. Entre aqueles que frequentavam a igreja/escola dominical ao menos uma vez por semana:

18% são mais propensos a relatar felicidade maior quando adultos jovens (entre 23 e 30 anos de idade); 29% são mais propensos a se voluntariar em suas comunidades; 33% são menos propensos a usar drogas ilícitas; Além disso:

16% entre os que oraram ou meditaram diariamente são mais

propensos a relatar maior felicidade como adultos jovens; 30% do público estudado é menos propenso a ter sexo em uma idade jovem; 40% são menos propensos a ter uma infecção sexualmente transmissível em comparação àqueles que nunca oraram ou meditaram. Fonte: American Journal of Epidemiology

para trabalhos voluntários e possuem 33% menos risco de desenvolver problemas como dependência química e depressão. “Nosso estudo mostra que isso pode afetar grandemente a saúde física e mental, além da percepção de felicidade e sensação de bem-estar. Essas descobertas são importantes para nossa compreensão da saúde e das práticas parentais”, acrescentou Chen. É o caso de Rogger William, 20, irmão de Laysah. Morando atualmente na Austrália, onde estuda Música no Hillsong College, vinculado à Hillsong Church, ele frequentou a EBD da infância até a adolescência. Além de aprender a ordenar os livros da Bíblia, teve contato com canções cristãs e com histórias de grandes nomes da Bíblia, como Noé, Davi e Sansão. “Eu gostava de estar cercado por amigos e aprender mais sobre a Bíblia. Ainda me lembro de quando eu aprendi o termo ‘bem-aventurado’ em uma dessas classes infantis. Os professores eram muito bons e traziam um ambiente amistoso e divertido, mas sempre focado na Bíblia e em Jesus”, recorda-se.

“TU, PORÉM, PERMANECE NAQUILO QUE APRENDESTE”

Crianças em momento de adoração na Escola Dominical da igreja Assembleia de Deus Vida Abundante, em Cariacica (ES)

comunhao.com.br

Fazendo menção ao texto de II Timóteo 3.14,15, o pastor Gilberto Celeti, superintendente da Associação Pró-Evangelização de Crianças (Apec), reforça os dados da pesquisa de Harvard. Entretanto, acredita que essa faixa etária necessita de um pastoreio bem preparado. “Primeiramente, as igrejas precisam parar de usar o departamento infantil como ‘isca’ para que os pais participem confortavelmente das reuniões. Em segundo lugar, devem investir para ter os melhores mestres envolvidos na evangelização e no discipulado das crianças”, opina. Pr. Gilberto destaca que um verdadeiro pastor de cordeirinhos deve executar três ações notórias: buscar os perdidos, nutrir as crianças com alimento saudável e protegê-las dos animais ferozes, como games, gibis, mídias e qualquer tipo de ensino antibíblico. “Nosso objetivo é conduzir crianças à salvação em Cristo, e não formar simplesmente pessoas que não se envolvam com vícios e façam trabalho voluntário. Uma criança nascida de novo será uma pessoa não só salva por toda a eternidade, mas também será o melhor cidadão que este mundo pode esperar ver.” revistacomunhao

@revistacomunhao

revistacomunhao

45


FAMÍLIA DICAS DE LEITURA “Essas descobertas são importantes para nossa compreensão da saúde e das práticas parentais” Ying Chen, líder da pesquisa da Universidade de Havard ENSINANDO PRINCÍPIOS

Membro da Assembleia de Deus de Aquários Ministério de Madureira em Cabo Frio (CADCAF), onde é professora de classe infantil, Luciene de Souto Valério, mãe de duas filhas, de 8 e 21 anos, entende que a Igreja ensina princípios, valores e preceitos bíblicos que vêm sendo deturpados ou até se tornam inexistentes em outros lugares. “Os ambientes seculares são extremamente atrativos para as crianças. É indispensável que a Igreja rebata isso oferecendo acolhimento e um lugar alegre, confiável e agradável”, diz Luciene, que é professora de crianças de 5 a 8 anos. Na análise da psicóloga clínica Veruska Ghendov, o aprendizado de regras se torna fundamental. Nesse sentido, a escolha de uma religião, salienta, dá esperança e fé de que não estamos sozinhos. Por isso, é de extrema importância a boa formação dos instrutores. “Os educadores religiosos precisam ter preparo e treinamento para entender que o lúdico é a maior forma de desenvolvimento da criança. Vários estudos mostram que o brincar desenvolve raciocínio, coordenação motora e percepção e abre caminho para o entendimento por associações, entre outros benefícios.” “Uma igreja precisa promover vivência e amizade entre suas crianças e também uma interação com a comunidade” Pr. Bruno Barroso, da Oitava Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte

46

Ouça radio.comunhao.com.br

BOAS IDEIAS PARA Membro da Igreja Universal do Reino PROFESSORES DE de Deus, a jornalista EDUCAÇÃO CRISTÃ Alessandra Lemos é Telma Bueno – Editora CPAD casada com Marcelo Barauna e mãe do pequeno Samuel Lemos E s t e v e s d e Me l l o, de 5 anos. Ciente da conclusão da pesquisa da Universidade de Harvard, ela frisa que a Escola Bíblica Infantil (EBI) é um trabalho espiritual com a visão de AEIOU DO MINISTÉRIO levar a educação cristã INFANTIL de forma dinâmica e Pr. Gilberto Celeti – Apec atrativa. A instituição também pretende dar apoio, suporte e orientação aos pais sobre como conduzir os seus filhos nos caminhos de Deus. precisam valorizar e investir na vida espiri“O ambiente da EBI é encantador. Basta tual de nossos pequeninos”, finaliza. Pr. Bruno Barroso, da Oitava Igreja uma visita para vermos como o trabalho é feito com muito carinho, responsabilidade e, Presbiteriana de Belo Horizonte (MG), afirma principalmente, espiritualidade. As ‘tias’ são que a fé faz parte das questões imateriais da preparadas para realizá-lo e participam de vida dos pequenos. Imaginário e espiritualireuniões mensais a fim de capacitá-las peda- dade são elementos que integram a vivência gógica e espiritualmente. Eu creio na Palavra, cognitiva da parte da infância, período em que diz: ‘Ensina a criança no caminho em que que o ser humano se envolve com questões deve andar, e mesmo quando for idoso não primordiais da fé como salvação e condese desviará dele’. Por isso acredito e invisto no nação, conclui. “A fé dará resposta e direção em trabalho da EBI. Vejo como uma semente que seu crescimento. A Igreja precisa ser acolheestá sendo plantada em uma terra fértil, que dora. Desde a preocupação real com a pauta da infância, inserida no currículo escolar da é o coração puro da criança”, complementa. Membro da Assembleia de Deus – escola bíblica com conteúdo eficaz, até seu Ministério Seta, na cidade de Marabá (PA), espaço físico. Uma igreja que pensa em criança a “tia” Gabriele Rios, de 23 anos, começou a é facilmente conhecida pelo espaço que as dá lecionar na EBD quando tinha 11. Dona de um em culto, nos momentos de vivência da comucanal no YouTube com quase 50 mil inscritos, nidade. Precisamos ir além da EBD. Uma igreja a jovem vê a atividade de conduzir a criança precisa promover vivência e amizade entre a Cristo como missão dos pais e da igreja. suas crianças e também uma interação com De acordo com ela, agindo dessa forma a comunidade.” O líder ministerial avalia, ainda, que os teremos, no futuro, homens e mulheres de Deus contribuindo com a obra do Senhor e benefícios adquiridos por crescer na igreja vão futuros cidadãos do céu. “O professor além da questão espiritual, pois também auxida EBD infantil e o líder do minis- liam na formação do indivíduo como cidadão. tério de crianças precisam “A criança que cresce na igreja fala melhor trabalhar em parceria com os em público, é sarada de alma, vai bem na pais. A nossa missão é contri- escola. O desenvolvimento se dá em diversos buir nessa tarefa de conduzir níveis quando ela está em comunidade e é as crianças a Cristo, mas o desenvolvida. A igreja precisa aproveitar essa apoio dos pais é primor- diversidade de abordagens para desenvolver dial. Pais e igreja um caráter cristão na criança e fazer dela um amigo de Jesus desde a infância.” comunhao.com.br


comunhao.com.br

revistacomunhao

@revistacomunhao

revistacomunhao

47


NA ESTRADA por Priscila Cerqueira

LEANDRO BORGES “QUERO SER UM INSTRUMENTO DE DEUS PARA ABENÇOAR A VIDA DAS PESSOAS” CONTEÚDO DISPONÍVEL EM ÁUDIO

U

ma agenda intensa de apresentações, um nome para levar e muita música para tocar na alma. Um jovem prodígio, autor de mais de mil composições, que nutre uma vontade imensa de mostrar ao mundo a verdadeira essência do Evangelho. Fenômeno atual do cenário gospel brasileiro, o catarinense Leandro Borges, de 29 anos, já comemora várias conquistas. A voz impactante e marcante lhe rendeu quatro grandes prêmios em sete anos de carreira: “Troféu de Ouro” na categoria “Revelação Nacional” (2014); “Destaque Nacional” (2015); “Cantor do Ano” e “Música do Ano” (2018), todos ganhos pelo Troféu Gospel. “Essas vitórias pontuam momentos importantes como reconhecimento profissional, além de servir de estímulo”, disse. Leandro arrebanhou o público com seu louvor pentecostal. Um trabalho que começou ainda criança. “Cresci cercado por músicos na igreja. Aos 7 anos, fazia melodias e letras brincando mesmo, sem tocar instrumento”, contou. No início era só um entretenimento, mas aos 10 ele fez história e se tornou o compositor mais jovem do Brasil ao criar sua primeira canção, “Não Desista”. E de lá para cá muito mais obras vieram. “Logo as portas se abriram, e cantores renomados passaram a procurar minhas músicas. Deus tinha planos para mim.” A carreira de cantor, no entanto, só começou mais tarde, em 2011, após a consolidação como autor. “Eu sempre gostei de cantar o que compunha. No início foi difícil me estabelecer como cantor e compositor. Mas tive fé, sempre acreditei no que Deus me deu, ainda que aos meus olhos parecessem pequenos. Já fiz apresentações em que ninguém cantava a minha música, mas hoje isso mudou. Sempre busquei a vontade do Pai para a minha vida e nunca desanimei. Ele me inspira e me faz viver. Os propósitos divinos vão além de minhas expectativas”, declarou.

48

Ouça radio.comunhao.com.br

“Quero que as pessoas saibam o quão humano eu sou, um ser que tem medos, anseios, fraquezas e alegrias. E que elas vejam o que Deus faz na minha vida. Faço questão de deixar o Evangelho nu e cru”

comunhao.com.br


COMPOSIÇÕES

Os cinco álbuns gravados são totalmente autorais. “Tudo o que canto é de minha composição. E toda oportunidade que tenho gravo minhas músicas e as torno conhecidas”, explica. O primeiro projeto, “Pelo Reino de Deus”, com 14 faixas, foi lançado em 2011 e chegou ao disco de ouro. Canções como “Prefiro Ser Fiel” e “Cancela o Funeral” caíram no gosto de grupos e artistas e são por eles apresentadas Brasil afora. Esta última alcançou 2 milhões de visualizações no YouTube. “Ela é profética e vem para certificar que Jesus é o mesmo e ainda faz milagres. Foi gravada numa época em que o streaming não era tão forte como hoje, mesmo assim, a música estourou e virou uma das preferidas do público por conta de seu conteúdo”, declarou. “Deus e Eu”, que faz parte do seu último lançamento em 2018 do DVD ao vivo, é a mais conhecida. Em cada composição, uma história diferente. Leandro se baseia no relacionamento pessoal com Deus e nas situações reais da vida para criar, deixando clara sua essência humana. “Gosto de compor a Bíblia, mas escrevo principalmente coisas relacionadas ao meu dia a dia. Quero que as pessoas saibam o quão humano eu sou, um ser que tem medos, anseios, fraquezas e alegrias. E que elas vejam o que Deus faz na minha vida. Faço questão de deixar o Evangelho nu e cru”, pontuou. Entre tantas que já escreveu, ele diz não ter uma preferida, mas mantém um carinho especial pela que retrata seu momento hoje. “É muito difícil dimensionar a música que mais me impactou nesses anos, pois componho algo que vivo. Mas ‘Chamado’ tem me marcado muito atualmente, e ‘Deus e Eu’ também me toca de forma especial”, citou.

DISCOGRAFIA DVD ao vivo – 2018 A Canção que Escrevi pra Deus – 2016 Llego el Tiempo (espanhol) – 2015 Deus, Eu e Meu Violão – 2014 Pelo Reino de Deus – 2011

Acesse a radio.comunhao.com.br e ouça os sucessos de Leandro Borges

SONHOS

A paixão pela música e pela obra de Cristo na cruz move o jovem compositor a continuar divulgando seu som. O maior combustível é a resposta do público. “Minha inspiração vem de Deus, e as pessoas que têm acesso à minha música criam vínculo e sempre têm um testemunho a contar. O que canto é algo verdadeiro, pois vivo o que escrevo.” Melodia, harmonia e conteúdo formam o tripé de seu trabalho para causar impacto e transformação. “Meu desejo com as minhas composições é que o Espírito Santo incomode, e a Palavra não volte vazia. Por onde eu ministro, vejo as pessoas chorando, reconhecendo Deus como Senhor. É algo profundo! Eu só quero ser um instrumento de Deus para abençoar a vida das pessoas”, diz. Mesmo com todos os desafios, Leandro tem certeza de que está trilhando o caminho certo. “Saber disso é a melhor sensação. Estou fazendo o que nasci para fazer.” E como todo jovem, alimenta seus sonhos. “Tenho desejo de expandir esse projeto musical para outros países, para que minhas composições sejam conhecidas. Mas o maior desejo é que outras gerações sejam alcançadas com aquilo que eu estou fazendo hoje e que se lembrem de mim quando eu não tiver mais forças, que a minha história possa continuar falando e gerando frutos”, concluiu.

FALE COM LEANDRO BORGES YouTube: Leandro Borges E-mail: agendaleandroborges@gmail.com Facebook: /LeandroBorgesOficial Instagram: /@cantorleandroborges Tel: (48) 3468-4032 / (48) 99926-2414 (assessoria)

comunhao.com.br

revistacomunhao

@revistacomunhao

revistacomunhao

49


GENTE ELETRICISTA CANTA PARA ENFERMOS EM HOSPITAL JOELMA SOBRE O GOSPEL: “É SOBRENATURAL” Conhecida no meio secular, a cantora Joelma Sá vem declarando publicamente sua fé cristã. Em recente entrevista a uma emissora de TV, ela disse estar no gospel há 18 anos: “Tem vários vídeos meu cantando música gospel com a banda Calypso. A única diferença é que antes eu fazia os cultos em casa e agora vou para a igreja”, explicou. A paraense também contou que cantar músicas cristãs mexe com suas emoções. “É sobrenatural, é como se eu não estivesse aqui, é uma força incrível. Me dá vontade de chorar, gritar, parece que vou sair de mim.”

Há dois anos, o eletricista Joel Gil, 32 anos, faz um trabalho voluntário no Hospital Universitário São Francisco, em Bragança Paulista (SP). Membro da Assembleia de Deus, ele usa a hora do almoço quase todos os dias para cantar para os pacientes. É a mensagem do Evangelho sendo levada para os enfermos. “A cada dia eu tenho boas histórias para contar no centro cirúrgico. Deixamos a religião de lado para falar de Deus. Ganho com isso a alegria e o sorriso das pessoas. É muito honroso e maravilhoso para mim levar a Palavra do Senhor para quem precisa”, disse.

PRISCILLA ALCANTARA EM BRUMADINHO A cantora Priscilla Alcantara, 22 anos, esteve em Brumadinho (MG), região afetada pelo rompimento de uma barragem que deixou mais de 300 mortos, em fevereiro. Acompanhada por um grupo de 15 pessoas, ela foi ao local para abraçar, orar e compartilhar esperança com a população. Impactada com o que viveu, disse que teve um diálogo em sonho com o Senhor, que a mostrou a responsabilidade da Igreja perante os últimos acontecimentos. “Brumadinho me transformou porque entendi o Consolador, percebi que ‘meu Evangelho’ estava sendo um tanto mesquinho. Não é sobre templos lotados, fama ou quem tem mais unção, mas sim de cuidar dos órfãos, das viúvas, dos pobres, das crianças, e sobre tudo o que o Pai requer de mim.”

DA FOLIA PARA A TEOLOGIA Após quatro anos de estudos da Palavra de Deus, a ex-musa do carnaval carioca Angela Bismarchi, 52, foi diplomada em Teologia. Ela recebeu um certificado com outras 14 mulheres em dezembro passado, o que lhe garantiu o direito de ser pastora. “O ano de 2018 foi o que mais me dediquei à Igreja e ao estudo do Evangelho. Agora, chego a 2019 pronta para estar ainda mais perto do meu objetivo, que é servir a Deus e exercer o pastoreio. Falar da obra de Cristo na minha vida é um prazer edificante”, declarou. Angela disse que está feliz por ter trocado toda a folia carnavalesca para mergulhar nos estudos bíblicos. “A sensualidade brasileira é muito carnal. Eu era pecadora, mas não sabia.”

FÉ DE UM TRICAMPEÃO MUNDIAL DE LEVANTAMENTO DE PESO O esporte consagrou Enio Amaral como tricampeão mundial de levantamento de peso, acima de 125 quilos. “Nas minhas vitórias, em todas as competições, eu sempre orei por mim e por meus concorrentes”, declarou o atleta, ao reconhecer a importância da fé cristã na vida. Enio é membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia de Maringá (PR), mas já esteve desviado dos caminhos de Deus. “Fiquei afastado por muitos anos da Igreja. Até agora eu exercitei o físico, o músculo, e estou precisando agora exercitar a minha fé. A minha maior força não está em meus músculos, e sim no meu coração.”

50

Ouça radio.comunhao.com.br

comunhao.com.br



PLUGUE-SE

Obtenha conteúdos extras das obras sinalizadas no site da revista e na rádio da Comunhão.

NÓS – AO VIVO

TE VENERO

Registro ao vivo das canções do excelente “Diálogo Número Um”. Estêvão Queiroga ainda traz a regravação de um clássico eternizado por Milton Nascimento e as participações de Mauro Henrique e InovaSamba.

Escrita pela própria Rebeca Carvalho e produzida por Weslei Santos, “Te Venero” segue o estilo worship. O clipe da música foi dirigido por Felipe Arcanjo, da Miracle Studio.

Estêvão Queiroga – Sony Music

Rebeca Carvalho – MK Music

IRRESISTÍVEL

TUAS ÁGUAS

Diego Karter aposta no worship em seu novo single, “Irresistível”, com participação de Mariana Valadão. Disponível nas plataformas digitais, a canção também conta com um clipe no YouTube.

Julia Vitória apresenta seu novo single, “Tuas Águas”, produzido por Hananiel Eduardo e com a participação de Gabriela Rocha. O clipe ficou entre os mais assistidos no YouTube.

Diego Karter feat. Mariana Valadão – Sony Music

SEGUNDO TEMPO (AO VIVO) Preto no Branco Universal Music Christian Group

A segunda parte do projeto da banda traz o rapper Kivitz na animada “Se Organize”, além de César Menotti & Fabiano e o do cantor Marcos Almeida. Já nas plataformas digitais e no YouTube.

AWAKEN: THE SURROUNDED EXPERIENCE Michael W. Smith – Rocktown Records

Gravado ao vivo em Nashville, nos EUA, o novo projeto de Michael W. Smith reuniu mais de 14 mil vozes em canções marcantes como “Reckless Love”, “Waymake”, “Let It Rain” e “Agnus Dei.”

PREVISÃO DO TEMPO

Wilian Nascimento feat. Jairo Bonfim – MK Music

Primeiro single do EP produzido por Kleyton Martins, Wilian Nascimento e Jairo Bonfim interpretam essa composição de Pr. Lucas, que ganhou um clipe já disponível no YouTube.

Julia Vitória feat. Gabriela Rocha Musile Records

SEGURA MINHA MÃO

Thaiane Seghetto – Musile Records

Com uma live session disponível no YouTube, Thaiane Seghetto apresenta sua primeira canção no estilo reggae. A cantora aposta na música para conquistar jovens e adolescentes de todo o Brasil.

MARAVILHOSO

Cia SALT – Onimusic

O ministério de louvor da 1ª Igreja Batista em São João da Barra (RJ) ficou conhecido pelo cover de “Quero Conhecer Jesus”. Agora, o grupo disponibiliza a autoral “Maravilhoso” nas plataformas digitais e no YouTube.

O CARPINTEIRO

Sérgio Saas – OneRPM Gospel

Dono de uma das mais belas vozes, Sérgio Saas apresenta seu novo single, “O Carpinteiro”. Disponível nas plataformas digitais, a música convida “alguém que precisa conhecer a Jesus e Seu amor sem igual”.

PLAYLIST

AONDE ESTÁ DEUS?

Mauro Henrique – OneRPM Gospel Gravada originalmente por Eli Soares, a canção ganhou uma roupagem mais pesada e com uma atmosfera ao vivo na voz rasgada e eletrizante do vocalista do Oficina G3. 52

Ouça radio.comunhao.com.br

O ROSTO DE CRISTO

Sarah Farias – MK Music A cantora regrava o eterno clássico conhecido nas vozes de Luiz de Carvalho e J. Neto. Nesta versão em live session, é impossível não se emocionar com a interpretação de Sarah Farias.

BRUNA KIDS – 2ª TEMPORADA

Bruna Karla – MK Music Começou a segunda temporada do Bruna Kids, como um presente para todo o público infantil. Desta vez, a criançada (e até mesmo os pais) vai se divertir aprendendo a cozinhar e conhecendo a história da Arca de Noé. comunhao.com.br


MILAGRES ACONTECEM

INTIMIDADE COM DEUS

Diagnosticada com um câncer incurável há 10 anos, a escritora Ane Blos lutava pela própria vida e ainda lidava com a depressão e as dores musculares. Hoje, ela comemora a cura ao lado do marido, Marcelo Sucasas, e dos filhos Lucas, Rodrigo e Davi.

O autor conduz a uma verdadeira jornada em busca da real intimidade com Deus. Em cada página, o leitor é convidado a dar a devida importância ao que de fato merece sua total dedicação, proporcionando uma mudança relevante em suas prioridades.

PÚLPITOS DESVIADOS

INIMAGINÁVEL

Presidente da Igreja do Evangelho Quadrangular do Paraná, o pastor Irineu Rodrigues e a filha, Anelise, apresentam “Púlpitos Desviados”. Em quase 200 páginas, o leitor vai desvendar questões que levam ao descaminho da pureza primitiva.

Vivendo em uma sociedade que vê as crenças cristãs como algo irrelevante, o autor convida seus leitores a entender que os ensinamentos de Jesus mudaram o mundo drasticamente e que hoje Ele segue sendo a força mais poderosa do bem.

MINHAS ORAÇÕES

QUANDO OS PROBLEMAS APARECEM

Ane Blos – AD Santos

Irineu e Anelise Rodrigues – AD Santos

Pra. Elizete Malafaia – Central Gospel

Em seu novo livro, a esposa do pastor Silas Malafaia aborda a oração como maneira eficaz de comunicação com Deus. De forma interativa, o livro dispõe de QR codes, que levarão a vídeos de prece feitos pela autora.

Jeremiah J. Johnston – CPAD

Philip Ryken – Fiel

Todas as pessoas sofrem, mas qual é a nossa esperança? Oferecendo um olhar pastoral, o autor aborda a dor por meio da história de homens e mulheres da Bíblia que enfrentaram grandes provações e problemas.

GUARDIÃO DO LIVRO – AS AVENTURAS DE LUKE

LENDO A BÍBLIA DE MODO SOBRENATURAL

Através de um livro ilustrado no estilo mangá, o Pr. Lucas trata sobre a batalha espiritual para as crianças. A obra conta a saga de Luke, escolhido para guardar o Livro do Reino e travar guerras.

John nos mostra que, na simples leitura da Bíblia, ganhamos olhos capazes de contemplar a glória do Deus vivo e verdadeiro. Dessa forma, somos motivados a nos aprofundar na Palavra.

REPENSANDO A MISSÃO NA IGREJA LOCAL

O FIM PARA O QUAL DEUS CRIOU O MUNDO

Autor de vários livros sobre missões, C. René Padilla discorre sobre o lugar e o papel da igreja local. Através de vários questionamentos, o autor debate a fragmentação da igreja e a evangelização nas comunidades.

Considerado um dos grandes pensadores do século 18, o autor apresenta uma verdadeira aula de argumentação filosófica e exposição bíblica sobre o que Deus tinha em mente ao arquitetar uma criação tão vasta e bela.

Pastor Lucas – Vem

C. René Padilla – Ultimato

comunhao.com.br

Rinaldo Seixas – Mundo Cristão

John Piper – Fiel

Jonathan Edwards – Mundo Cristão

revistacomunhao

@revistacomunhao

revistacomunhao

53


PLUGUE-SE

Obtenha conteúdos extras das obras sinalizadas no site da revista e na rádio da Comunhão.

FAULKNER: “EU VEJO O MUNDO DE FORMA DIFERENTE” Um dos mais consagrados atores de Hollywood, James Faulkner fez uma declaração recente à imprensa norte-americana sobre o filme “Paulo, Apóstolo de Cristo”, no qual atuou como protagonista ao lado de Jim Caviezel. Ele revelou ter ficado visivelmente cheio do Espírito Santo ao interpretar o personagem-título. Com uma carreira consolidada no mercado cinematográfico, o astro descreveu seu papel como “extraordinário” e afirmou que esse trabalho o deixou fortalecido na fé. “Minha esposa ficou surpresa com a diferença em mim e disse: ‘Se você puder ser assim o tempo todo! É fantástico, você está cheio de um espírito completamente diferente’. Eu vejo o mundo e meus semelhantes de forma diferente. Quando interpretei Paulo, eu estava em outro lugar.”

A BÍBLIA NA NETFLIX Uma obra-prima de tirar o fôlego, “A Bíblia” está disponível na Netflix. A produção audiovisual apresenta atuações brilhantes, locações exóticas e efeitos visuais deslumbrantes que dão vida a essa incrível história sobre fé e coragem, do Gêneses ao Apocalipse. A obra, que mistura contos bíblicos e parábolas, recria para um público moderno a visão das Escrituras sobre a humanidade e o divino. O elenco principal conta com Diogo Morgado, Darwin Shaw e Paul Brightwell.

MCDONOUGH: “DEUS E A FAMÍLIA EM PRIMEIRO LUGAR” Famoso por atuar em filmes populares no mundo inteiro, como “Band of Brothers” (“Banda de Hermanos”) e “Justified” (“Justificado”), Neal McDonough resolveu adotar uma postura cristã que acabou custando-lhe caro. Em uma entrevista para a revista celebridades “Closer Weekly”, o ator, de 52 anos, ressaltou esses valores ao recusar um papel com cenas de sexo na série da ABC “Scoundrels”: “Meus lábios jamais beijarão outra mulher que não fosse minha esposa”, disse. Com a decisão, ele deixou de ganhar US$ 1 milhão e ainda foi chamado de “fanático religioso”. “Depois disso, não consegui um emprego, mas coloco Deus e a família em primeiro lugar e eu, em segundo. É isso que eu vivo”, declarou.

ANIMAÇÃO HQ É CANCELADA PELA DC COMICS

ANNE GRAHAM: “ESTOU MAIS PERTO DE DEUS”

Lutando contra o câncer de mama há sete meses, a evangelista Anne Graham, 70 anos, filha de Billy Graham (já falecido), vem demonstrando sua fé e confiança em Deus na cura da doença. Em seu blog, ela declarou: “Enquanto orava com minhas duas filhas, após a minha quinta sessão de quimioterapia, Deus parecia indicar que havia me curado, me limpando e removendo o câncer de mim. Mas eu ponderei meu coração, e Ele me respondeu através da história bíblica de Naamã (2 Reis 5), que só foi curado da lepra depois de se lavar sete vezes no Jordão, conforme instruído pelo profeta de Deus”, escreveu Anne.

54

Ouça radio.comunhao.com.br

A história em quadrinhos “Second Coming” (“Segunda Vinda”), que tinha Jesus Cristo como super-herói, foi cancelada pela DC Comics. A decisão da editora ocorreu pouco menos de um mês após um grupo de cristãos criar uma petição que reuniu dezenas de milhares de assinaturas exigindo o cancelamento da publicação. O lançamento estava previsto para março. Mark Russel, autor da HQ, disse que pediu os direitos de volta e que pretende publicar a história em outra editora. “Ninguém conte à DC que eles publicaram ‘Preacher’”, disse o empresário da Comics Con Store, de quadrinhos, séries e filmes, Ryan Higgins, referindo-se à HQ sobre um pastor cujo poder faz com que qualquer um o obedeça.

comunhao.com.br


FAZENDO A DIFERENÇA EM ESTAÇÃO DE TREM O alemão Dieter Pulh foi contemplado com o “Berliner of the Year” (“Berlinense do Ano”). Trata-se de um reconhecimento destinado aos cidadãos que fazem a diferença em trabalhos sociais na capital alemã. Puhl, que lidera a “Train Station Mission”, instituição cristã, realiza um trabalho com outros voluntários há 10 anos, oferecendo comida, abrigo e conselhos às pessoas na estação de trem em Berlim. “Confiamos em Deus, que nos encontra em Jesus Cristo. Conscientes de nossa responsabilidade diante do Senhor, aplicamos nossos recursos e continuamos avançando em nossas habilidades. A crença cristã nos encoraja a pensar e agir além das fronteiras.”.

ALINE BARROS VENCE PROCESSO JUDICIAL Após sete meses de batalha na Justiça, Aline Barros ganhou o processo movido por sua ex-backing vocal Rejane Silva. Através de um comunicado enviado à imprensa, a assessoria da artista informou que a ação foi arquivada de forma definitiva pela 4ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro. Em agosto do ano passado, Rejane veio a público declarar que foi demitida da banda da cantora por ser homossexual e exigiu R$ 1 milhão de indenização sob pretexto de discriminação. Segundo a sentença, os pedidos formulados foram julgados como improcedentes por falta de provas.

THIAGO MAKIE NAS PLATAFORMAS DIGITAIS Thiago Makie lançou pela MK Music seu álbum “Junto e Misturado” nas plataformas digitais. O projeto traz canções como “A Vida é Tudo de Bom”, “Eu e Jesus” e “Sinceridade” e tem participação especial de Bruna Karla, André & Felipe, Jedson Aguiar e PG. De acordo com a gravadora, o CD marca um trabalho “pra cima, alegre e cheio de música boa”. O DVD completo do cantor, com estilo sertanejo universitário gospel, também já está disponível no YouTube.

BÍBLIA COM NOTAS PARA JOVENS EM NOVA VERSÃO A Bíblia Sagrada, edição com notas para jovens, ganhou uma nova capa, mais moderna e atraente. Lançada pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), o livro usa uma linguagem clara e direta, facilitando a compreensão do texto e sua aplicação no dia a dia. A obra aborda centenas de questões e desafios enfrentados pela juventude, reunindo temas atuais, tratados de forma direta, contribuindo para que ela seja a mais procurada e lida por esse público.

TRAILER DO FILME SOBRE ARETHA FRANKLIN O documentário “Amazing Grace” (“Graça Maravilhosa”) só estreia em alguns cinemas dos Estados Unidos em abril, mas o trailer já pode ser visto por todos. A produtora Neon, responsável pelo filme sobre a cantora Aretha Franklin, divulgou em março as primeiras imagens do projeto. Mick Jagger é um dos artistas que assiste ao concerto, que foi gravado na igreja batista New Temple Missionary, de Los Angeles, nos EUA. As imagens foram recolhidas pelo realizador Sidney Pollack, em 1972. “Amazing Grace” conta ainda com a produção de Alan Elliott.

“SOM DO CÉU” É CANCELADO APÓS 33 ANOS Pela primeira vez em 33 anos, o “Som do Céu”, cuja próxima edição ocorreria entre 18 e 21 de abril, foi cancelado. A notícia foi divulgada pelas redes sociais, por meio de um comunicado oficial da Mocidade Para Cristo (MPC), organizadora do evento. “Entendemos que há um tempo certo para todas as coisas”, diz o post. O encontro tradicionalmente acontece no Acampamento MPC, em Nova Lima (MG), região onde 200 moradores tiveram de deixar suas casas por conta do risco de rompimento da barragem na comunidade de Macacos. “Embora o acampamento esteja fora da rota da lama, muitos clientes cancelaram suas agendas. Isso causou muito prejuízo financeiro. Porém, a MPC não pode correr esse risco”, explicou Marcelo Gualberto, diretor executivo da MPC Brasil.

comunhao.com.br

revistacomunhao

@revistacomunhao

revistacomunhao

55


MERCADO

MARA MARAVILHA VOLTA A INVESTIR NO GOSPEL “ENTREVISTA COM DEUS” NA NET NOW Após três meses da estreia nos cinemas brasileiros, o filme “Entrevista com Deus” entrou para a galeria da “Now” em fevereiro. A plataforma é um serviço de vídeo por demanda (VOD), que oferece programação diversificada aos clientes assinantes da NET, da Claro HDTV e da Claro Móvel pós-pago. Com distribuição da Imagem Filmes, em parceria com a 360 WayUp, o longametragem foi lançado no país em novembro do ano passado em 215 salas, alcançando grande sucesso. A trama conta a história do jornalista Paul Asher, que se encontra imerso em vários dilemas na vida e mergulha em uma entrevista com um homem misterioso que diz ser Deus.

FERNANDINHO É O CANTOR CRISTÃO TOP 1 DO SPOTIFY Fernandinho é o primeiro artista no perfil gospel a chegar à marca de 1 milhão de seguidores no Spotify. No último mês o artista alcançou 8 milhões de streams na plataforma. Sua música mais ouvida até hoje é “Galileu – Ao Vivo”, com mais de 14 milhões de acessos. A audiência do cantor é bem diversificada, sendo ouvido com certa frequência nos EUA, Portugal, México, Espanha e Canadá.

Sem função no SBT desde que foi dispensada no “Programa do Ratinho” e sem perspectiva de um novo programa para comandar em 2019, Mara Maravilha voltou a investir em sua carreira de cantora gospel. A artista retomou a agenda de apresentações pelo país e passou a disponibilizar suas músicas em plataformas de streaming. “Estou retomando a minha carreira de cantora. Eu canto gospel, romântico, pop e infantil. E tenho playlists variadas nas melhores plataformas digitais. Canto até espanhol”, disse.

FILME DA VIDA DE BILLY GRAHAM NA NETFLIX O filme que conta sobre a vida de um dos maiores evangelistas do mundo, Billy Graham, será lançado em breve na Netflix. “Extraordinary Journey” (“Uma Jornada Extraordinária”) apresenta entrevistas com ex-presidentes, celebridades, familiares e amigos e eventos históricos que ocorreram em seus 99 anos, incluindo o Movimento dos Direitos Civis e o 11 de Setembro. A Associação Evangelística Billy Graham (AEBG) espera que a obra seja um canal de evangelização. “Cada vez mais as pessoas estão se voltando para a internet para procurar por Jesus. E isso se tornou uma parte fundamental do nosso ministério na AEBG. Como resultado, centenas de milhares de pessoas já foram alcançadas no mundo”, disse Lee Searle, diretor britânico da associação.

TON CARFI, O FENÔMENO DA DEEZER Por cinco meses consecutivos, a música de Ton Carfi “Minha Vez”, gravada com MC Livinho, foi a preferida dos usuários brasileiros no segmento gospel da Deezer. “Eu só tenho a agradecer a Jesus Cristo por isso”, celebrou Carfi. Todo mês, a plataforma internacional de streaming divulga um relatório das canções mais ouvidas e também premia anualmente os artistas que se destacaram. Em 2018, o músico não ficou no top 20. “Fiquei triste, mas com um sentimento de que eu viraria esse quadro. Pedi para Deus me ajudar a fazer a coisa certa para podermos alcançar o coração das pessoas. Deixei-O agir e, para a minha surpresa, gravei essa canção que estourou no mercado”, declarou.

56

Ouça radio.comunhao.com.br

comunhao.com.br



O PASTOR RESPONDE alguma dúvida bíblica ou sobre vida cristã? Envie-a para nós: FAÇA A SUA PERGUNTA Tem pastorresponde@nxte.com.br revistacomunhao @revistacomunhao |

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA Um dos mandamentos de Cristo é amar ao próximo como a nós mesmos. Como a Igreja deve agir quando sabe de um caso de violência doméstica em sua membresia? Anônimo

PROPÓSITO DE DEUS Como descobrir qual o propósito de Deus para mim? Anônimo

revistacomunhao

Ao meu juízo, a Igreja deve continuar investindo na relação conjugal. Uma vez informada sobre a situação, a liderança deve chamar as partes envolvidas, identificar o que tem motivado tal atitude e propor aconselhamento, terapia, cursos ou outra ferramenta que vise à mudança do comportamento e da mentalidade. Caso haja negativa ou perdure a prática, colocando em risco a integridade física ou emocional da mulher, deve-se orientar pela busca de medidas protetivas e amparo na lei. O amor ao próximo é um mandamento que inclui também amar a si mesmo. A visão equivocada da submissão feminina colabora para a ocorrência da violência doméstica dentro de lares cristãos. Doutrinariamente falando, diante de Deus não há diferença entre o sexo masculino e o feminino, foi o Pai que iniciou o que hoje os movimentos tanto lutam e apregoam, a chamada igualdade de gêneros. Todavia, convém ressaltar a necessidade de, cada vez mais cedo, implantar a cultura da valorização, do respeito, e principalmente as premissas bíblicas do papel masculino. Educação e mudança de pensamentos e cultura devem ser implementadas em todas as esferas da sociedade, sobretudo na tenra idade, para mudarmos esse quadro tão assustador e revoltante.

Emerson Mafessoni, pastor assembleiano

O nosso propósito vai sendo construído a partir da convicção que temos de nossa identidade. Em outras palavras, quem você é revela o que está fazendo na vida. Na verdade, entendemos que o propósito parte de uma revelação. Assim, como todos nós fomos criados com uma identidade única, temos um propósito principal único também, definido por Deus. A questão é que, por causa da distorção provocada pela raiz da iniquidade, muitos, mesmo dentro das igrejas cristãs, ainda vivem aquém daquilo que o Criador planejou para suas vidas. O Pai tem propósitos estabelecidos, antes mesmo de nascermos, são planos eternos. Planos para cada um dos dias da nossa vida! Isso é extraordinário! Mas será que estamos alinhados àquilo que Ele planejou? Afinal, por ter nos feito à Sua imagem e semelhança, também nos deu livre-arbítrio, com poder para decidir cumprir ou não o propósito. Verifique se você tem sido feliz com o que tem vivido. Isso exige coragem. Eventualmente mudanças ou ajustes precisarão ser feitos, se este for o seu caso. Busque ajuda para mudar!

Elmir Dell’Antônio, diretor do Centro Integrado Issacar

Cristãos podem ser a favor da legalização da maconha sob o argumento de redução da criminalidade?

Ser favorável à legalização da maconha para fins recreativos sobre argumentos de redução da criminalidade seria mais ou menos a mesma coisa que concordar com o uso de cerveja, de “menor” potencial, para a redução do alcoolismo. Com toda certeza, legalizar maconha não vai trazer nenhum tipo de diminuição da criminalidade. Muito pelo contrário, irá aumentá-la significativamente. Atualmente, quadrilhas se digladiam para manter seus negócios ilícitos e postos de vendas. Se nós tivermos a legalização da maconha ou de qualquer outro tipo de droga ilícita, esses bandos obviamente não vão deixar jamais de ser facções. É impensável imaginar um traficante que faça um CNPJ para vender maconha. Se eles brigam colocando em risco a própria vida quando enfrentam fuzis e outras armas de armas de grosso calibre na guerra com facções criminosas rivais, imagine quando souberem que as farmácias ou pubs estão vendendo drogas? Coitados dos comerciantes legais! Serão presas fáceis. A descriminalização das drogas não vai resultar na redução da criminalidade, isso é falácia. O cristão deve se abster desse tipo de coisa e assumir a sua posição neste mundo tenebroso. Então, meu posicionamento é que os cristãos devem ser contra a legalização para uso recreativo e a favor da vida.

Anônimo

Celso Bueno Godoy, pastor batista

LEGALIZAÇÃO DA MACONHA

58

Ouça a Rádio Comunhão

comunhao.com.br



FIM DE PAPO

por José Ernesto Conti fimdepapo@nxte.com.br

QUE VENHA O ANTICRISTO! A escola de samba paulistana Gaviões da Fiel encenou a vitória do diabo

VITÓRIA DO DIABO! Confesso que lutei para não escrever nada sobre o carnaval, mas perdi! Como Adão, vou justificar minha derrota. Estava muito curioso para ver como seria o primeiro carnaval do novo Brasil, afinal, ele representa todo o antagonismo do mundo. É nessa festa profana que todos os valores e princípios “defendidos” pelo mundo são jogados no esgoto, expondo, sem máscaras, como o homem pecador é (e quer ser) visto, e o mais interessante: como a multidão de foliões se sente orgulhosa em ostentar toda a transgressão, como se estivesse dizendo para Deus: fazemos o que queremos. Muitas provas destruíram minha má vontade de discorrer sobre o tema, mas vou citar apenas duas. A primeira foi a declaração da Simone Cerqueira, filha de pastor, que desfilou nua na Sapucaí. Disse ela mostrando os seios de fora: “Ele (seu pai) vai descobrir pela televisão, mas vou explicar que é pela arte, e ele vai entender”. Difícil vai ser explicar para Deus por que não se lembrou das Suas Palavras: “De que são passíveis de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que assim procedem”. A segunda prova foi a participação da banda Preto no Branco, autora da conhecida música “Ninguém Explica Deus”, no trio elétrico da Claudia Leitte, onde “a gente só foi lá para adorar a Deus”. Mas Paulo adverte: “Não pode haver comunhão entre luz e trevas... retirai-vos do meio deles”. Essa nem Deus explica!

Tenho certeza de que você já deve ter lido ou ouvido alguém comentar sobre a marca da besta (Ap 13:16) e por certo ficou preocupado. Ao longo dos últimos 100 anos, já surgiram centenas de explicações sobre o que seria essa insígnia. Todos erraram. Acontece que, em 2018, apareceu algo que de fato se encaixa com precisão àquilo que João diz. Se isso é ou não a marca da besta, só o futuro nos dirá, mas as evidências são grandes. Só para você ter uma ideia, o “Sistema de Identificação Facial” implantado pelo governo chinês por meio de utilização de inteligência artificial permite, por exemplo, o reconhecimento imediato, dentre milhares de pessoas, de um determinado indivíduo em um estádio de futebol (tempo médio: 35 segundos). Também impede que um cidadão compre uma passagem de trem, ônibus ou avião em um intervalo médio de três segundos. Só em 2018, 23 milhões de pessoas foram proibidas de viajar na China usando essa tecnologia. Em breve estará no mundo todo!!! Não precisa de chip, de aparelho, de nada, basta a identificação facial para que sejamos proibidos pelo “sistema” de fazer qualquer coisa, ou sermos obrigados, mesmo dentro de casa, a fazer o que o “sistema” quer. Agora é só esperar pelo anticristo!

PRÊMIO NOBEL Ganhador do Prêmio Nobel, Adolfo Pérez Esquivel enviou uma carta ao comitê na Noruega que escolhe os vencedores sugerindo o nome do ex-presidente Lula para receber a honraria este ano. A mensagem foi apoiada por 634 mil pessoas. Qual foi a justificativa do Esquivel ao indicar o petista? Disse ele que o compromisso social, sindical e político do governo Lula foi fundamental para a população brasileira, com desenvolvimento de políticas públicas para superar a fome e a pobreza e diminuir as desigualdades mais estruturais do mundo. Se isso foi verdade, então Lula deveria ganhar o Prêmio Nobel de Economia, e não da Paz! Mas o que me chama atenção nessa proposta é exatamente a inversão completa dos fatos. Acabou a desigualdade? Vamos lá, diminuiu pelo menos? Acabaram a fome e a pobreza? Melhorou a educação? Então por que dar um prêmio para alguém que não fez nada disso findar no país? Exatamente pela mesma razão que Isaías diz: “Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem chamam mal, que fazem da escuridade luz e da luz, escuridade, põem o amargo por doce e o doce, por amargo. Ai dos que são sábios aos seus próprios olhos”. Até quando vamos inverter valores e princípios? Até quando não aprendemos que, da mesma fonte, não tem como sair doce e amargo! Triste ver que nossa sociedade continua caminhando para o mais baixo nível de civilidade. O pecado mata! 60

Ouça radio.comunhao.com.br

comunhao.com.br




Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.