IV ENCONTRO EDUCAÇÃO INCLUSIVA UFS

Page 461

IV ENCONTRO DE INCLUSÃO ESCOLAR DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA:

Abordagens Metodológicas E II SIMPÓSIO NACIONAL DE INCLUSÃO ESCOLAR DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA ISSN 2176 – 8242

a disposição das pedras forma um desenho de um pássaro ao lado de um caju, que representa a toponímia da cidade. Contudo, para que não houvesse maior modificação do patrimônio durante a reforma da praça, optaram por construir caminhos de cimento liso como uma forma de facilitar o trânsito das cadeiras de roda (Figura 04).

Figura 04: Caminhos de cimento liso, após a reforma da Praça Fausto Cardoso, Aracaju - SE. Fonte: Priscila Pereira, 2012.

Para que haja a acessibilidade é necessário que todos os obstáculos do ambiente sejam removidos a fim de obter vias de circulação adequadas a todos, também é fundamental a construção de rampas de acesso funcionais, com todas as medidas e ângulos adequados aos cadeirantes, além disso, é importante que o estacionamento esteja apropriado com 2% das vagas reservadas exclusivamente para deficientes, idosos e obesos. As vagas que não apresentarem condições de acessibilidade devem possuir informação visual indicando a localização do acesso mais próximo que atenda às condições estabelecidas na Norma Brasileira (ABNT - NBR 9050/2004). Sob essa égide, observa-se que os principais pontos de acesso à Praça, apesar de possuírem rampas, continuam inacessíveis aos cadeirantes pela degradação do cimento, desnivelamento entre a calçada e a rampa. Nesta perspectiva, destaca-se que não deve haver desnível entre o final da rampa de rebaixamento e a pista de rolamento de automóveis, como ocorre nos acessos à Praça (Figura 05), além da construção de rampas em lugares impróprios e sem funcionalidade.

461


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.