IV ENCONTRO EDUCAÇÃO INCLUSIVA UFS

Page 308

preparação para o trabalho, sendo considerado por Souza (2005) o pioneiro nesta área em Sergipe e o terceiro no país. (IDEM, p. 04 ).

A seleção destes alunos especiais era realizada por uma “Comissão” incumbida de diagnosticar algum fenômeno de retardo mental ou dificuldades de aprendizagem. As classes especiais eram formadas por crianças remanejadas da classe regular através de uma comissão à qual era outorgado o poder de avaliar crianças que apresentassem retardo mental e/ou problemas de aprendizagem. (COSTA, 2009, p.05 ). A autora não menciona se essa comissão era formada por profissionais multidisciplinares com competência científica em educação, deixando, com isso, dúvida sobre as conclusões diagnósticas realizadas por eles. Percebe-se que a política educacional inclusiva em Sergipe é marcadamente feita por ciclos de avanço e retrocessos, por conseqüência da inconstância da administração governamental do nosso estado.

4

O

PORTADOR

DE

NECESSIDADES

ESPECIAIS

PSICOMOTORA Como tudo que é coerente na vida, não é linear a definição do portador de necessidades especiais psicomotoras devido a várias abordagens e níveis de coeficientes de inteligência. Por isso, resolvermos utilizar a conceituação do Decreto nº 3956/2001, que diz que portador de necessidades especiais é “(...) Uma restrição física, mental ou sensorial, de natureza permanente ou transitória, que limita a capacidade de exercer uma ou mais atividades essenciais da vida diária, causada ou agravada, pelo ambiente econômico e social.”. É importante mencionar que atualmente paralelo ao movimento da educação inclusiva ocorre um processo efetivo de humanização da saúde mental, conhecida como Lei Antimanicomial ( nº 10.216 de 06 de abril de 2001 ). Que visa diminuir os maus tratos e os abandonos aos portadores de necessidades especiais psicomotoras.

5 A EQUOTERAPIA

308


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.