IV ENCONTRO EDUCAÇÃO INCLUSIVA UFS

Page 307

Dessa forma, encontrarmos um recurso viável que produza soluções inclusivas é de máxima importância.

3 Da Educação Especial para a Inclusiva em Sergipe O começo da educação especial em Sergipe, não se diferenciou do ocorrido no resto do Brasil, pautados nos pensamentos insólitos e discriminatórios, imbricado nas políticas da administração pública estadual de posicionamentos sem profissionalismo, assim diz Costa:

A Educação Especial em Sergipe, como na maior parte do Brasil, ainda carece de profissionais qualificados e especializados para lidar com a inclusão, apesar de nas últimas ter recebido maior apoio. Com isso, é comum encontrar trabalhos e projetos aplicados em escolas e instituições baseados em “achismos” e modismos, faltando fundamentação teórica e respaldo científico. (2009, p. 03)

No período de 1920 a 1960 em Sergipe, a condução da Educação Especial é tratada como assistencialismo e para alguns. Devido a nenhuma estrutura organizacional e física:

(...) Sergipe continua sem nenhuma instituição que atendesse a clientela da educação especial, um atraso, uma vez que São Paulo já contava 21 classes especiais na capital. O que acontecia, na verdade, é que a preocupação da época estava ligada mais ao debate científico relativo a vacinação, saneamento e à assistência médica, do que propriamente a educação dos deficientes. (IBIDEM, p. 04).

Aos poucos, a partir da década de 60, com o incentivo a uma nova reflexão realizada pela igreja católica, o Estado de Sergipe vai iniciando a formação de uma instituição para organizar e aplicar a Educação Especial, de forma tímida e sem amplitude estadual, assim expõe Costa:

Não obstante a política da classe dominante, que determinava quem teria acesso à educação, e que por muitas vezes discriminava e excluía da escola os alunos com deficiência, em meados da década de sessenta, Sergipe ganhou a sua primeira instituição para atendimento a clientela especial. O governo do estado criou em 1962 o Centro de Reabilitação Ninota Garcia com uma proposta educacional e de

307


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.