IV ENCONTRO EDUCAÇÃO INCLUSIVA UFS

Page 189

A inclusão é igualmente um motivo que implica o aprimoramento da formação dos professores para realizar propostas de ensino inclusivo e também um pretexto para que a escola se modernize, atendendo às exigências de uma sociedade, que não admite preconceitos, discriminação, barreiras entre seres, povos, culturas. (MANTOAN, 2000, p.94)

Comungando com esse pensamento, a Coordenadora da Educação Especial da época, Prof.ª Rosângela Menezes de Oliveira, incentivou a realização dos cursos de formação continuada objetivando orientar os professores sobre as deficiências e as dificuldades de aprendizagens. Tais cursos integravam as ações de formação continuada e sua carga horária era utilizada como titulação, propiciando avanço vertical na carreira profissional. Percebendo a necessidade de ampliar o atendimento às crianças com necessidades educativas especiais, , o setor de Educação Especial da , criou uma equipe multidisciplinar composta por profissionais como: psicólogo, psicopedagogo e psicomotricista.

Os serviços disponibilizavam atendimentos individuais e/ou em

pequenos grupos, conforme a necessidade do caso. Destaca-se que esses atendimentos tiveram início desde 1998, em função das ações de Formação Continuada e durante esse período houve uma interrupção de seis meses, retornando em 2003 como Projeto de Apoio Pedagógico Específico. Com base na nova Política implementada pelo MEC, o serviço vem sendo ampliado e atualmente encontra-se em estudo uma proposta para melhor aplicabilidade na esfera da educação que amplie o atendimento através de parcerias com os órgãos vinculados à área da saúde. Como aconteciam os atendimentos? Os encaminhamentos chegavam à SEMED, através dos relatórios individuais enviados pelas escolas. Após uma triagem realizada pelos técnicos da Coordenadoria, conforme solicitação de urgência de cada unidade eram enviados aos profissionais para avaliação e /ou atendimentos, podendo o aluno, a depender da necessidade, ter mais de um encaminhamento. Cada profissional recebia vinte alunos para atendimento, sendo que ao final do mês o mesmo deveria informar à SEMED os atendimentos prestados através de controle de freqüência. Embora todos os atendimentos fossem agendados previamente, muitas vezes esse número excedia devido à demanda, mesmo priorizando-se os casos mais urgentes. 189


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.