JORNAL NOVA ONDA Nº6

Page 1

Agrupamento de Escolas de Leรงa da Palmeira | Santa Cruz do Bispo Nยบ 6 | MARร O 2012

http://agrupamento.eb23-leca-palmeira.rcts.pt 1 | Nova Onda | Junho 2011


EDITORIAL O agrupamento de escolas, enquanto estrutura organizacional coletiva que procura, no respeito pela singularidade de cada estabelecimento de ensino que o compõe, constituirse como uma unidade globalizante, conheceu um início de ano letivo e um decurso do primeiro período assaz particular – abertura da Escola Básica de Leça da Palmeira, sede do Agrupamento – facto que determinou uma dinâmica institucional focalizada nas necessidades obrigatórias deste acontecimento. Pese embora o contexto antes identificado ter condicionado a estimulação e o desenvolvimento de ações coletivas, a verdade é que o agrupamento funcionou como uma estrutura organizada, articulada e colaborativa, tal como é visível nas páginas que se incluem nesta publicação. Neste sentido, e face aos factos que aqui se apresentam, é legítimo afirmar-se que a dinâmica colaborativa parece internalizar-se e funcionar de forma autónoma e automática, já que as atividades “fluíram” de forma espontânea “nos” e “entre” os diversos estabelecimentos do agrupamento. De forma complementar à análise que aqui apresento, e na lógica de um “editorial”, parece-me, também, oportuno opinar sobre a “qualidade” dos “produtos” que se expõem na edição. Com efeito, e a este propósito, considero que as atividades elencadas pelos diversos estabelecimentos, e que aqui se registam, foram concretizadas de tal forma adequada que podem ser consideradas como tendo surtido “em valor acrescentado”. Este valor é evidente: - na qualificação da resposta educativa/ componente letiva, especificamente, nas possibilidades formativas globais e de qualidade disponibilizadas aos alunos; - no investimento crescente que direcionam à comunidade educativa, por se sustentarem na crença e na defesa do papel central de apoio e cooperação que deve existir entre a escola e o meio. É com grande satisfação que, de edição em edição do nosso jornal “Nova Onda”, constato que este instrumento de comunicação e de articulação por excelência cumpre a sua missão!

ÍNDICE EDITORIAL|ÍNDICE

2

EB1 | JI AMOROSA

3

JI MONTE ESPINHO

5

EB1 CORPO SANTO

6

EB1 | JI PORTELA

7

EB1 | JI PRAIA

9

EB | JI NOGUEIRA PINTO

11

EB1 | JI VISCONDESSA

13

EB LEÇA DA PALMEIRA Departamento de Línguas

14

Dep. de Ciências Exatas e Naturais

16

Dep. de Ciências Sociais e Humanas

17

Departamento de Expressões Educação Musical/ Núcleo de Estágio

19

Educação Especial

20

EVT- Educação Visual e Tecnológica

22

BIBLIOTECAS

23

PROJETOS ECOESCOLA

30

ESTABELECIMENTOS PRISIONAIS

33

UNIVERSIDADE CATÓLICA Núcleo de estágio de enfermagem

34

CARTOON

32

ALUNOS “JORNALISTAS”

36

A ENCERRAR… PASSATEMPOS

40

Jorge Sequeira (diretor)

Nova Onda | 2 | Março 2012

FICHA TÉCNICA:

Diretor Jorge Sequeira Coordenação Graça Vilela

Design/Paginação Raquel Freire Revisão Lélia Lopes


EB1|JI AMOROSA ATIVIDADES DO PROJETO CURRICULAR DE ESCOLA Dia da Alimentação Foi escolhido o dia mundial da alimentação para iniciar o cultivo da horta pedagógica da nossa escola com a colaboração das famílias. Nas salas de aula, realizaram-se diversas atividades com a colaboração de todos. Aproveitou-se a ocasião para lançar um novo desafio: dar asas à imaginação e construir… ESPANTALHOS.

Durante o dia, ali estavam, tão silenciosos e quietos que nem pestanejavam… Nem sequer quando a criançada queria”ver” com as mãos e mexia aqui e ali: - Olha mamã, este tem um cachecol igual ao meu! - Não mexas, Miguel! Vê-se com os olhos e não com as mãos! Ai, ai… - Ufa! Ainda bem que este Pestinha tem uma mãe preocupada… - pensou o espantalho Garrafinha (chamava-se assim porque era só feito de garrafas plásticas). - Estava a ver que te ia saltar a rolha! – disse a espantalha Palhinhas (chamava-se assim porque era feita de palha). - Eu até gosto dos Pestinhas – disse o Garrafinha – mas às vezes arreliam-me tanto que me apetece dar-lhes uma sapatada. - Tens que te controlar - disse a Palhinhas. - Os meninos não podem descobrir o nosso segredo! Os meninos não sabiam que, pela horta da escola, tinha passado uma fada uns dias antes. -Olha que espantalhos tão bonitos! – exclamou a fada. - Devem passar os dias muito tristes, sem poderem falar uns com os outros. Acho que vou ter que fazer qualquer coisa… A fada tirou uma mão cheia de pó mágico da sua bolsa e soprou-o com força, fazendo-o cair sobre todos os espantalhos. De seguida, abanou a sua varinha mágica três vezes e… - Quem és tu e o que fazes aqui? – disse o Garrafinha – E porque é que eu estou a falar contigo? Os espantalhos não falam! - Eu sou a Fada das Hortas e fiz uma magia para que vocês possam falar. Só o podem entre vós e não podem contar aos

Os Espantalhos ganham vida Era uma vez uma escola em Leça da Palmeira. Nessa escolinha do primeiro ciclo, havia magia no ar … Uma magia tão linda que todos se uniam – famílias, alunos, docentes, auxiliares… - criando maravilhosos trabalhos de equipa, sempre com a sua” imaginação em ação”. Certo dia, houve um concurso de espantalhos por causa da Horta Pedagógica. Com a ajuda das famílias, dezenas de espantalhos nasceram: grandes, médios, pequeninos… Após o concurso, alguns espantalhos foram para a horta da escola espantar as aves; outros foram para a E. B. de Leça embelezar o jardim; um ou dois foram para as respetivas salas e algumas dezenas ficaram na entrada da escola a deliciar o olhar de quem passava. Eram lindos, de todas as cores, tamanhos e feitios!

humanos, senão a magia acaba. Era este o segredo dos espantalhos da horta da escola. No final do dia, depois dos meninos irem para casa, punham-se à conversa sobre como tinha corrido o dia, sobre quais os meninos que se tinham portado bem e quais os que se tinham portado mal. Os espantalhos viviam muito felizes na horta e no recreio da escola! Inês Mota, sala 9, 3º6

Nova Onda | 3 | Março 2012


EB1|JI AMOROSA O Natal na Amorosa Igualmente integradas no PCE, as atividades de Natal foram diversificadas, mas sempre envolvendo a comunidade… Durante a última semana de aulas, as turmas realizaram apresentações diversificadas para as suas famílias. Contaram com a colaboração de todos os professores de cada turma.

Mais uma vez, realizamos o “Natal Solidário”.

Fizemos a recolha de alimentos e produtos de higiene para oferecer a pessoas carenciadas, através do Lions Club de Leça da Palmeira. Pena foi que o tempo não tivesse permitido que desfilássemos da Amorosa até ao Centro Pastoral Franciscano. Estávamos tão entusiasmados! Mas vieram os carros até a Amorosa para que todos pudessem fazer a sua dádiva. Ainda houve espaço para pôr a “Imaginação em Ação”. Desta vez, o desafio foi criar enfeites de Natal e os alunos e as suas famílias corresponderam plenamente. Os trabalhos realizados encontram-se a decorar os vários espaços comuns da escola. A decoração da cantina para as apresentações de Natal também foi com os resultados desta participação. Parabéns a todos!

Corrente de Sorrisos A turma 6 da sala 9 da EB Amorosa, aceitou o desafio “Este Natal, faça a sua parte solidária! Envie um postal de melhoras para todas as crianças e pais que vão passar o Natal num Hospital!” Assim, depois de juntarmos muitos postais, estes foram entregues na Pediatria do Hospital de S. João… Foi um momento único pelos sorrisos lindos que recebemos!

Nova Onda | 4 | Março 2012


JI MONTE ESPINHO

_

1º Período OUTONO Precedido de todo um conjunto de atividades de motivação e sensibilização a hábitos alimentares saudáveis, foi realizada na semana da alimentação uma “Feira de outono”, tendo os pais e as crianças uma participação ativa, como a confeção de compotas/marmelada e a elaboração de variados trabalhos.

Placar elaborado com uma árvore e folhas enfeitadas pelas famílias.

NATAL O Natal é uma festa cheia de tradições e costumes, de convívio e alegria. As crianças realizaram diversos trabalhos alusivos a este tema, onde não faltou a união, a amizade e o espírito de solidariedade, tão marcantes nesta época.

Placar elaborado com estrelas enfeitadas pelas famílias e mensagens.

HALLOWEEN O Halloween foi uma festa que envolveu os pais e as crianças num ambiente de alegria, imaginação e criatividade… onde não faltaram os vampiros, as bruxas e outras personagens assustadoras. Ninguém teve medo, tendo terminado a festa com muitas doçuras e poucas travessuras.

Nova Onda

Uma mãe fantasiada de bruxa com o seu filho.

|5|

Março 2012


EB1 CORPO SANTO

14 de Outubro “Que deliciosas ficaram as nossas pizzas!” Com a ajuda dos amigos, tudo se consegue…

10 de Novembro “Quentinhas e boas!” O tradicional assador veio à escola. De barriguinha cheia, cantámos dançámos…

e

15 de Dezembro Que pais fantásticos temos! Proporcionaram-nos momentos inesquecíveis na festa de Natal.

Nova Onda | 6 | Março 2012


EB1 |JI PORTELA

_

“Bibliotecando …”

“Na Horta …”

O Mês das Bibliotecas foi vivido com muita alegria na nossa escola. Trocámos histórias, sorrisos, saberes, alegria,… e depois de algumas crianças da turma 2, do 1º CEB, terem vindo ler/contar a história “o Nabo gigante” às salas da Pré, as crianças decidiram transformar esta história, contando-a a rimar. Assim nasceu um poema que depois foi lido e distribuído pelas outras turmas da escola.

Nós temos uma horta na nossa escola. Com a ajuda dos nossos pais, das educadoras e assistentes semeámos e plantámos muitas coisas. Quando quiserem podem vir à nossa horta e ver o nosso trabalho. Aqui fica uma imagem da nossa horta, para vos aguçar o apetite!

“O nabo gigante” Era uma vez, um nabo gigante Que cresceu, cresceu … E o dono, o velhinho Um dia o colheu. Para o tirar da terra Ninguém conseguia Veio a velha, o menino, a menina O cão, o rato e o gato que mia. Quando finalmente O conseguiram tirar Todos ao meio do chão Foram parar!

A nossa horta é especial Foi feita com muito carinho Quem a vier visitar Leva em troca um beijinho! Grupo da T2 do JI da EB da Portela

Com o nabo gigante A velhinha fez uma sopa saborosa Todos provaram e disseram: - Que sopa deliciosa! Grupo da T1 do JI da EB da Portela

A Mensagem de Natal O pinheiro das nossas turmas é uma mensagem de Natal. Esta tenta mostrar que o Natal é todos os dias e só existe com o trabalho das nossas mãos todas unidas. Juntos construiremos um Natal e um Mundo Melhor onde não haja pessoas sem abrigo e sem emprego. Trabalho: turmas 2 e 4; Texto: turma 2

Nova Onda

|7|

Março 2012


EB1 |JI PORTELA Os Nossos Momentos Doces DOCE DE ABÓBORA E MAÇÃ SABOROSO Ingredientes:     

Modo de Preparação: Pega-se num tacho. Coloca-se meio copo de água, um quarto de abóbora, quilo e meio de maçã, dois paus de canela e 500g de açúcar. Depois de todos os ingredientes misturados, coze durante uma hora. Desligar o fogão, passar a varinha mágica e já está.

Meio copo de água; Um quarto de abóbora da nossa horta; Quilo e meio de maçã; Dois paus de canela; 500g de açúcar.

BOM APETITE! Quem provou, deliciou-se com esse saboroso doce! Os alunos do 4º e 2º anos da turma 2 adoraram…

SALAME DE CHOCOLATE Ingredientes:     

150g de bolacha; 100g de açúcar; 100g de manteiga sem sal; 50g de cacau amargo; 1 ovo.

Modo de Preparação: Bater a manteiga amolecida numa tigela, até obter um composto esponjoso e cremoso ao mesmo tempo. Acrescentar a gema, metade da clara, o cacau e o açúcar.

Partir as bolachas aos bocadinhos e misturálas ao preparado anterior. Verter este preparado em papel de ir ao forno e dar a forma de salame. Envolver com o papel e levar ao frigorífico pelo menos durante 4 horas. Retirar do papel e servir em fatias. Se quiser, polvilhar com açúcar glacé e cacau. Bom ano! São os desejos dos alunos da turma 1

Notícia de segunda e terceira hora ! No dia 29 de Novembro de 2011, realizou-se uma exposição e concurso de maquetas com o título “O meu quarto”, construídas por nós, alunos do 3º ano, em colaboração com a família. Temos agora o prazer de explicar! Aconteceu na nossa escola, no polivalente durante os intervalos, e as pessoas que votaram (alunos, professores e funcionários) ficaram muito entusiasmadas e algumas boquiabertas, pois gostaram imenso e votaram na sua preferida. Neste concurso, a maqueta vencedora foi a n.º 9 que teve 28 votos e pertencia à Maria Branco. Todas as maquetas estavam fabulosas. Para a exposição havia muitos pormenores em que pensarmos: receber os votantes e visitantes, proteger as maquetas, receber os votos…

Um obrigado nosso, da turma do 2º e 3º ano, pela vossa atenção! Para nós foi divertido! T udo correu bem. . Agora só falta o prémio…!

Nova Onda | 8 | Março 2012

Trabalho: alunos e família da turma 3


EB1|JI PRAIA

_

Atividades de Natal As crianças das 3 salas do J.I. da Praia construíram bolas de Natal para os enfeites da Árvore Ecológica da EB Leça da Palmeira. As bolas foram construídas com material de reciclagem (cápsulas de café e CDs) trazidos pelas crianças.

Os alunos do 1º Ciclo participaram com mensagens e poemas de Natal, para a árvore do átrio do Agrupamento.

Natal Solidário UMA ESTRELA Era inverno. Um menino foi à floresta buscar lenha para queimar e aquecer a sua casa gelada. Entre os ramos e a caruma dos pinheiros, tropeçou num estranho objeto: era uma estrela, que apanhou e trouxe consigo. Quando entrou em casa, como por encanto, a estrela acendeu-se e começou a brilhar. Era quase noite e os pais sem terem regressado do trabalho. Então o menino foi pendurar a estrela mesmo em frente no velho carvalho, pensando

Nova Onda

|9|

Março 2012


EB1|JI PRAIA

consigo: ”Hão de ficar doidos de contentes por verem luz à entrada da casa”! Sem dar tempo a qualquer exclamação ou pergunta, o garoto gritava numa incontida satisfação: - É minha, é minha; fui eu que a encontrei! Deve ter caído do céu e eu encontrei-a na floresta! Pouco depois, à volta da lareira, a família começou a lançar ideias sobre o futuro da estrela. Dizia o pai: “Não há outra luz em toda a aldeia; as pessoas hão de ter inveja e querer roubá-la. Vamos escondêla!?.”e a estrela deixou de dar luz.

Graças

ao

empenho

dos

Alunos,

EE,

- Não – dizia a mãe – Devíamos repartir esta alegria e este bem pelos nossos vizinhos! À vez, deixamos a estrela dar luz em casa deles!...a estrela voltou a acender-se. Dizia o miúdo: “Eu também queria levá-la para a escola, porque a luz das candeias não é forte para a gente poder estudar; à noite, volto a trazê-la para casa!..”.e a estrela brilhava mais. E foi assim que, a cada ideia egoísta, a estrela deixava de brilhar; a cada ideia de partilha e de ajuda aos outros a estrela brilhava mais. Queridos meninos e meninas da Escola da Praia, todos possuem uma estrela. É o vosso coração. Ela acende-se e brilha mais, quando a acendeis junto da casa dos mais pobres. Foi o que fizestes quando recolhestes e trouxestes alimentos, brinquedos e vestuário para os mais necessitados por ocasião do Natal. Dou-vos os parabéns, e faço votos para que nunca deixeis apagar a luz dessa fantástica estrela.

Educadoras,

Professores e AO, conseguimos alcançar os seguintes resultados na campanha NATAL SOLIDÁRIO 2011, a todos muito obrigado por manterem mais uma vez a estrela acesa… 

Arroz (34 Kg)

Açúcar (13 Kg)

Massas (61 pacotes)

Óleo (7 garrafas)

Azeite (5 garrafas)

Leite (46 Litros) Farinhas (14 Kg) Nestum (5 Cx)

Feijão (1 Kg)

Enlatados (45 latas)

Sal (2 Kg)

Diversos: Mel (1 frasco) Bolachas (9 pacotes) Puré de Batata (1 pacote) Gelatina (1 pacote).

Nova Onda | 10 | Março 2012

P. Henrique Marcelino


EB1|JI NOGUEIRA PINTO Dia Mundial da Alimentação Após um animado momento de culinária partilhado por toda a escola, degustaram-se saborosos crepes recheados com alimentos saudáveis ao gosto de cada um! Entre frutas variadas, compotas, gelados e uns pingos de chocolate (só para os mais gulosos…) o difícil foi escolher!

Dia das Bibliotecas Escolares O meu livro, de Pedro Reisinho, foi a obra que unificou a comunidade escolar na comemoração desta data. Deu o mote a diversas abordagens e explorações literárias realizadas com as diferentes turmas, no sentido da promoção do livro e do prazer pela leitura.

Pão por Deus Valorizando tradições e costumes, a escola envolveu-se numa atividade que contou com a colaboração de um elemento das famílias na confeção de saborosos bolinhos… ou bolinhós! Pão por Deus ou um bolinho, para dar ao meu vizinho…

Nova Onda | 11 | Março 2012


EB1|JI NOGUEIRA PINTO Magusto No dia de São Martinho, a escola recebeu, como já é tradição, a visita dos assadores de castanhas. Quentinhas e boas, das brasas para os cartuchos de jornal, as castanhas fizeram as delícias de todos e aconchegaram memórias das infâncias mais distantes!

Teatro no Constantino Nery PanÓrama contou a história de amor entre a menina Argila e o menino Trigo, uma poesia visual recebida por todos com risos e sorrisos, admiração e deslumbramento. Um surpreendente hino à Vida que não deixou ninguém indiferente…

Natal Nesta época tão especial, as portas das salas vestiram-se com diferentes árvores de Natal que as crianças construíram e decoraram usando materiais aproveitáveis, numa atitude ecológica e criativa. Natal com Alfa Alfa, Alfa meu amigo Vem ter comigo Nesta época especial! Vem meu amigo Ver a árvore de Natal! O desperdício a usar E mãos unidas Para sempre recordar!

Nova Onda | 12 | Março 2012


EB1| JI VISCONDESSA

_

Outono O outono foi o mote para vivenciar com a família e amigos as doçuras da compota.

Natal Que os direitos das crianças sejam protegidos e nunca lhes falte carinho e amor. Que as pessoas tenham Paz e vivam unidas durante todo o ano. Que todas as pessoas tenham um lar e uma mesa recheada, não apenas no Natal, mas sempre. Que a ajuda e solidariedade sejam gestos que se repitam todos os dias do ano.

A Comunidade Escolar da E.B. Viscondessa deseja que o Amor preencha todos os segundos da humanidade em 2012.

Nova Onda

| 13 |

Março 2012


DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS EB LEÇA DA PALMEIRA

DIA EUROPEU DAS LÍNGUAS O Dia Europeu das Línguas é comemorado todos os anos, desde 2001, em 26 de setembro, por iniciativa do Conselho da Europa. A razão de ser deste dia “especial” é celebrar a diversidade das línguas e das culturas existentes no espaço europeu.

Em 2011, no dia 26 de setembro e para marcar o 10º aniversário do Dia Europeu das Línguas, aquele organismo e a Comissão Europeia assinaram uma declaração conjunta, congratulando-se pelos progressos alcançados conjuntamente na última década na sensibilização da população para a riqueza da diversidade linguística da Europa, no incentivo ao multilinguismo na sociedade e na motivação dos cidadãos europeus para aprenderem mais línguas.

Porquê um Dia Europeu das Línguas? Na verdade, nunca se apresentaram mais oportunidades para trabalhar ou estudar no estrangeiro do que no presente momento. A Europa é rica em línguas – existem mais de 200 línguas europeias, para além de muitas outras faladas por cidadãos oriundos de outros continentes. Este facto deve constituir um importante recurso merecedor de ser reconhecido, utilizado e acarinhado. Saber línguas traz benefícios em qualquer

idade. Nunca é tarde demais para aprender uma língua e usufruir das oportunidades que daí advêm. Mesmo que só saibamos algumas palavras na língua dum país que visitamos, por exemplo em férias, tal permite-nos fazer novos amigos e criar contactos. Aprender a língua de outros povos contribui decisivamente para nos compreendermos melhor e ultrapassarmos a diferença cultural.

Nova Onda | 14 | Março 2012


DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS

EB LEÇA DA PALMEIRA

_

A SEMANA DAS LÍNGUAS NA E.B. DE LEÇA DA PALMEIRA Os professores de Português, Inglês, Francês e Espanhol irão dinamizar uma semana dedicada ao ensino e aprendizagem das línguas, na Escola Básica de Leça da Palmeira em maio, procurando igualmente envolver as crianças do pré-escolar e os alunos do

1º ciclo. Haverá jogos, passatempos, concursos, workshops, exposições de trabalhos e muitas outras atividades lúdicas e culturais. Contamos com o entusiasmo e envolvência da comunidade educativa (professores, pais e alunos) para realizarmos uma Semana diferente, enriquecedora e inesquecível. A programação desta atividade, constante no Plano Anual do nosso agrupamento, será divulgada pormenorizada e atempadamente, após o início do 3º período.

«Dia da árvore online»- ENO TREE DAY No dia 20 de setembro, é comemorado em vários países do mundo o «Dia da árvore online»-

suas casas. Entretanto foram oferecidos alguns pequenos carvalhos e uma oliveira, para serem plantados na nossa escola. Os alunos do 5º6 cantaram um poema (preparado na aula de inglês) alusivo ao dia, na aula de Educação Musical.

ENO TREE DAY.

enotreeday www.enotreeday.net/

Este ano, alunos do 5º3 e 5º6 levaram pequeninas árvores e algumas sementes para cuidar e ver crescer nas

Nova Onda

| 15 |

Março 2012


DEPARTAMENTO CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS EB LEÇA DA PALMEIRA

Notícias da Matemática

No dia 9 de novembro de 2011, realizou-se a 1ª eliminatória da atividade “XXX Olimpíadas Portuguesas de Matemática”.

Os alunos de 7.º ano participaram na Categoria Júnior e os alunos de 8.º e 9.º anos participaram na Categoria A. Os vencedores a nível de escola, em cada uma das categorias, vão participar na 2ª eliminatória das Olimpíadas, que decorrerá no dia 11 de janeiro, na Escola Secundária com 3.ºciclo Abel Salazar.

Com o objetivo de fomentar o interesse pela prática do cálculo mental, desenvolver destrezas numéricas e de cálculo, reforçar a componente lúdica na aprendizagem da Matemática, detetar e divulgar talentos na área do cálculo mental, grande parte dos alunos da escola e seus professores de Matemática estão envolvidos no VI Campeonato Internacional superTmatik Cálculo Mental. Bons treinos!

Ciências da Natureza "Água limpa para beber dá saúde e faz crescer” Projeto de Educação Ambiental destinado aos alunos do 5ºano Durante os dias 21, 22 e 23 de novembro, no âmbito da disciplina de Ciências da Natureza, decorreram na escola as “sessões Indaqua“, integradas no projeto “Água limpa para beber dá saúde e faz crescer”, com a montagem de um dispositivo que englobou três módulos: laboratório, multimédia e cénico. Foram utilizadas metodologias interativas e foi permitido aos alunos realizarem trabalho experimental e

participarem em pequenas dramatizações, tendo como principal preocupação a promoção de mudanças de atitude para com o consumo de água de poços, fontes e furos, fomentando, pelo contrário, o consumo de água tratada proveniente da rede de abastecimento pública. Estas sessões despertaram uma grande adesão e envolvimento dos alunos do 5º ano que, na generalidade, a avaliaram globalmente como excelente.

Nova Onda | 16 | Março 2012


_

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS EB LEÇA DA PALMEIRA

No passado dia 9 de novembro, a MuMa (Rede de Museus de Matosinhos, dos Serviços Educativos da C.M. Matosinhos) visitou a nossa escola, tendo como público-alvo algumas turmas da Escola Básica de Leça da Palmeira.

Durante esta atividade, foi permitido aos alunos conhecerem o logotipo, a localização geográfica, os horários de funcionamento, as caraterísticas dos espólios e as atividades pedagógicas dos vários espaços museológicos do concelho de Matosinhos. Esta atividade decorreu no polivalente da escola e os alunos participaram de forma entusiástica, mantiveram um comportamento muito assertivo durante a mesma e na ficha de avaliação desta, a esmagadora maioria dos alunos classificou-a de Satisfaz Bastante, ao facilitar uma aprendizagem dinâmica e motivante e o desenvolvimento de competências no domínio da consciencialização da importância da conhecimento e da preservação do património da área de residência dos mesmos.

Através de uma rábula teatral, protagonizada por duas personagens: uma criada (Rosa Maria) e um cocheiro (Gervásio), respetivamente Rute Alves e Luís Soares, que trabalharam na Quinta de Santiago no período em que esta foi residência da família do Senhor João Santiago de Carvalho e família, conhecendo por isso muito bem a área envolvente do concelho de Matosinhos.

Os grandes objetivos desta atividade eram proporcionar à comunidade escolar o conhecimento dos vários Museus do concelho e respetivos espólios, para despertar a curiosidade para a visita dos mesmos, em contexto escolar e/ou familiar e apresentar os Museus como lugares de memória, espaços de pesquisa e produção de conhecimento. Apenas se lamentando que os pais e/ou Encarregados de Educação não tenham participado nesta atividade, quando o convite também lhes foi endereçado, o que certamente se prenderá com os seus afazeres profissionais.

No início desta rábula teatral, estas duas personagens descobrem a máquina do tempo e visitam o século XXI, dando a conhecer ao público hábitos e costumes de outros tempos que são fundamentais para proporcionar à comunidade escolar o conhecimento da História Local, nomeadamente do concelho de Matosinhos e da freguesia de Leça da Palmeira em particular. Ambas as personagens são originárias do concelho de Matosinhos, trabalham para esta família há muito tempo e através de uma rábula, com um texto divertido e dinâmico, deram a conhecer os Museus e núcleos museológicos do concelho de Matosinhos, de uma forma lúdica e interativa com o público presente.

Nova Onda

| 17 |

Março 2012


DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS EB LEÇA DA PALMEIRA

O NOSSO MUNDO | EXPOSIÇÃO Os alunos do 7º ano foram desafiados a fazer um globo terrestre e responderam com muita criatividade e entusiasmo. A construção de um globo terrestre é uma tarefa complexa e de difícil execução. Ao construírem um globo, os alunos ficaram com uma ideia aproximada da forma da Terra bem como dos principais espaços geográficos que a compõem, desenvolvendo, assim, as competências relativas à representação tridimensional da superfície terrestre. A exposição “O NOSSO MUNDO” esteve patente na Biblioteca da Escola Básica de Leça da Palmeira, de 20 de outubro a 15 de novembro, tendo-se realizado um concurso para eleger o globo terrestre preferido dos visitantes. As alunas nºs 13, Inês Ramalhão, e 18, Mariana Almeida, do 7ºC, foram as vencedoras. A exposição esteve aberta a toda a comunidade educativa.

Alunos da EB de Leça da Palmeira na Reitoria da Universidade do Porto No passado dia 16 de novembro de 2011, as turmas C e D do 7º ano, acompanhadas pelas professoras de História, Paula Dionísio, de Geografia, Maria Ribeiro, de Educação Visual, Anabela Silva e de Ciências Naturais, Ana Cabral, visitaram a Reitoria da Universidade do Porto. Os alunos tiveram a oportunidade de visitar a exposição da pintora Armanda Passos onde foram convidados a, eles próprios, fazerem um esboço da obra que mais admiraram. Visitaram também a exposição relativa à civilização egípcia onde uma antiga múmia os fascinou. Seguiu-se o museu de mineralogia Montenegro de Andrade e, ainda, o museu de zoologia Augusto Nobre. Neste, os alunos ficaram fascinados com as várias espécies de animais. Esta visita realizou-se com o objetivo de promover a formação global dos alunos, aumentando a sua autonomia, a sua capacidade de trabalho e de reflexão, bem como a sua atitude crítica. Correu tudo muito bem e os alunos regressaram à escola muito mais enriquecidos.

(Alunos do 7ºC e do 7ºD)

Nova Onda | 18 | Março 2012


_

DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES | EDUCAÇÃO MUSICAL

EB LEÇA DA PALMEIRA

O Núcleo de Estágio de Educação Musical, na sequência da atividade “Comemoração do Dia Mundial da Música”, realizou com os alunos das turmas em que leciona e sob orientação da professora Maria Teresa Perfeito Alves, tarefas de composição. Foi com entusiasmo e criatividade que os alunos desenvolveram os seus trabalhos, tendo, de seguida, cada grupo de trabalho efetuado uma apresentação/interpretação aos colegas. As fotografias que se seguem representam algumas dessas composições.

Comemoração do Dia Mundial da Música | 3 a 19 de outubro “Adorei este filme, pois aqueles sons que eles faziam com vários objetos eram hilariantes. Gostava muito de aprender a fazer aquilo.” Luísa Brandão, nº11, 5º8

Os alunos do 2ºciclo, na comemoração desta data, desenvolveram várias atividades centradas no visionamento do filme Stomp out loud. Uma delas consistiu num trabalho interdisciplinar, dinamizado pelas professoras que lecionam a disciplina de Educação Musical em articulação com a equipa da Biblioteca e os professores de Língua Portuguesa. Assim, os alunos, após efetuarem o visionamento do referido filme, procederam à realização da respetiva crítica num documento elaborado para o efeito. De salientar que a comemoração desta data contou ainda com a colaboração da professora Cláudia Malafaya e do Jornal Nova Onda. Aqui ficam registadas as opiniões de alguns alunos:

“Eu gostei muito do filme, porque, para mim, a música é um espaço mágico, onde se podem ouvir vários sons cheios de magia.” – Carolina Dias, nº10, 5º9 “Um dos melhores filmes que já vi, devia ganhar um grammy. Gostava de ter o DVD, é um grande filme. Se estivesse nos cinemas eu ia todos os dias ver.” Diogo Pinto Silva, nº9, 5º10 “Eu adorei, porque os sons que eles fazem são maravilhosos.” “Gostei muito da ideia de irem buscar materiais reciclados. Muito divertido e fantástico.” – Rúben Maravalhas, nº16, 6º1 “Achei divertido e original. Senti-me mais ligada à música. Aprendi a gostar mais de tocar o meu piano, graças aos Stomp. Obrigada.” – Rita Caravelas, nº24, 6º3 “Adorei, porque com o vídeo aprendi, vivi, e soube que se podia fazer música com muitos objetos do dia-a-dia.” – Ana Rita Craveiro, nº4, 6º4

“Gostei do filme. Os músicos desenvolveram um bom trabalho, estiveram em sintonia. No entanto, do que mais gostei foi do empenho. É isso que admiro nesta banda.” Miguel Gomes, nº17, 5º1

“A banda Stomp é um grupo cheio de energia e brincadeira. Eles são o máximo. Eu adoro-os. São demais, quero ser como eles.” – Vitor Trindade, nº20, 6º6

“Eu gostei muito, porque o cenário estava bem construído e os músicos estavam concentrados, trabalhavam em conjunto” – Rita Queirós, nº2, 5º3

“Adorei o filme. Um filme com uma grande criatividade musical, instrumentos muito originais. Este grupo tem a capacidade de fazer sons em qualquer lugar com qualquer instrumento.

“Gostei muito do filme. É espantoso como este grupo, sem qualquer instrumento musical, consegue criar performances musicias e teatrais. São espantosos!” – Tiago Morais, nº28, 5º4

Simplesmente fascinante!” – Bruno Oliveira, nº5, 6º8

“Eu achei esse filme muito interessante!”

Os alunos avaliaram em Excelente as atividades desenvolvidas na “Comemoração do Dia Mundial da Música”. Parabéns a todos aqueles que contribuíram para estes resultados!

“Aprendi que com todos os objetos à nossa volta podemos fazer ritmos e músicas à nossa vontade!” – Xia Lulu, nº28, 5º6 “O Renato gostou de ver e ouvir o filme” – Renato, nº17, 5º8 Nova Onda

| 19 |

Março 2012


DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES | EDUCAÇÃO ESPECIAL EB LEÇA DA PALMEIRA

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência "Nós não devemos deixar que as incapacidades das pessoas nos impossibilitem de reconhecer as suas habilidades." ( Hallahan e Kauffman, 1994) onde todos puderam experimentar atividades sensoriais (saltos no trampolim, passagem no túnel, caixas sensoriais, percursos com obstáculos); bem como tiveram oportunidade de explorar uma história infantil, textos e capas temáticas adaptadas com signos gráficos; jogos de associação do contorno/cor/forma à imagem que lhe estava associada… Esta comemoração foi calorosa e entusiasticamente recebida por toda a comunidade escolar. A escolha do espaço físico foi planeada a fim de sensibilizar que, embora sejamos todos diferentes, somos afinal todos iguais, principalmente na forma como todos as crianças fazem parte integrante deste meio que é a escola.

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, 3 de dezembro, é uma data comemorativa internacional que as Nações Unidas promoveram desde 1998, com o objetivo de fomentar uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência, agilizando a defesa da dignidade, dos direitos e o bem-estar das pessoas. Também visa aumentar a consciência das maisvalias consequentes da integração das pessoas portadoras de deficiência na vida social, económica, cultural e política. Somos todos diferentes! Aspetos físicos, gostos, opiniões, etnia, credo e tantas outras caraterísticas que fazem de nós seres “únicos”! Afinal TODOS nós somos diferentes! O Autismo é também uma diferença! Como forma de comemorar este dia, a UEE da Viscondessa convidou todas as turmas da escola (pré e 1º ciclo) a participarem na atividade “Viver o Autismo”, através da dinamização de workshops,

Para nós, esta comemoração teve como objetivos o aumento da consciencialização da comunidade escolar sobre as Perturbações do Espetro do Autismo; a sensibilização da referida comunidade para esta realidade tendo em conta que estas crianças têm sonhos, desejos, frustrações, dilemas, interesses, aspirações… e para terminar

mostrar que a UEE oferece as condições adequadas de aprendizagem e de apoio a todos as crianças para

Nova Onda | 20 | Março 2012


DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES | EDUCAÇÃO ESPECIAL

_ aprendizagem e de apoio a todos as crianças para que possam usufruir de uma inclusão plena numa escola e sociedade inclusivas. Na escola sede, o grupo docente de educação especial propôs-se promover o cruzamento entre os diferentes grupos/pessoas, em contextos escolares mas mais informais, potenciando um

EB LEÇA DA PALMEIRA

e apoi aproximação entre o aluno comum e o contexto do jovem PEA. Desmistificou-se o desconhecido, o colega que não comunica, que não interage mas que partilha o espaço. A atividade, inicialmente definida para o período da manhã, continuou pelo período da tarde e foi solicitada a sua continuidade para 3ª e 6ª feiras seguintes, com o objetivo de que todos os 9º anos pudessem passar pela UEEA. A equipa docente disponibilizou-se para dar continuidade na 6ª feira, uma vez que à 3ª tem lugar a atividade de equiterapêutica, que envolve todos os alunos. O “Boccia para todos” teve lugar no ginásio do 1º ciclo, espaço contíguo à UEEA, o que permitiu uma interface interessante com os grupos de alunos que visitaram os dois espaços. Os alunos participantes gostaram muito da experiência.

maior estreitamento de relações. Nesta perspetiva, promoveram-se também diversas iniciativas: “Workshop na UEE – Dia Internacional da Pessoa Deficiente” e “Boccia para todos”. A experiência na UEE do Autismo foi para as docentes responsáveis uma revelação pelo enorme interesse manifestado pelos alunos e pelos professores, pelo entusiasmo na participação e pela disponibilidade em colaborar com a UEEA, na dinamização de pequenas atividades. Verificou-se uma

"Disabled people are heroes" Disabled people are heroes, because even with their disability they don't survive, they live. Blind people can't see, but they can imagine a beautiful blue sky. Dumb people can't speak, but they can show what they feel with their faces. Deaf people can't hear, but they can still know what you're saying. Mentally disabled might not make sense all the time, but they can love. The most important thing is that even when they fall down, they keep getting up without giving up. That's what makes them heroes, and not decorative things like medals and prizes. Ana Sofia Pinho, nº2, 9ºA

Nova Onda

| 21 |

Março 2012


DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES | EVT EB LEÇA DA PALMEIRA

Animação Natalícia Trabalhos de Natal realizados pelos alunos das turmas: 6º8, 6º9 e 6º10" na disciplina de educação visual e tecnológica, orientados pela professora Lúcia Ferreira. Estes trabalhos foram expostos na sala de professores e na bibliotecada escola sede do agrupamento durante a quadra natalícia.

Nova Onda | 22 | Março 2012


BIBLIOTECAS BIBLIOTECAS ESCOLARES Iniciámos este ano letivo numa escola nova. Temos, agora, uma biblioteca nova, entre tantos outros espaços que todos ansiávamos por estrear, depois de termos acompanhado, dia após dia, o nascimento e o crescimento do novo edifício. Só que a biblioteca nova não é apenas um espaço mais amplo do que o a da escola antiga: possui características muito diferentes e, por isso, as suas funcionalidades e o seu funcionamento têm de ser, necessariamente, diferentes.

biblioteca, o pudessem fazer ordeiramente e em condições adequadas. Pensamos que, de ora em diante, a generalidade dos alunos já terá compreendido e interiorizado

Ao longo do primeiro período, e à medida que nos fomos confrontando com essas diferenças, nem sempre foi fácil incutir nos alunos que esta biblioteca, apesar de ter dimensões muito maiores, muita luz, madeiras a cheirar a novo e puffs confortáveis, não é um espaço de convívio nem de brincadeira: é uma biblioteca que se pretende continue a ser um espaço agradável de leitura e de trabalho, onde o silêncio se torna um parceiro indispensável. Por essa razão – e contrariamente ao nosso desejo, pois entendemos que a biblioteca deve ser um espaço aberto – a partir de certa altura, vimonos forçados a controlar as entradas durante o intervalo grande, de modo a que os alunos que realmente queriam usufruir da Biblioteca como

que, para uma biblioteca funcionar em toda a sua plenitude, é absolutamente necessário que haja silêncio e que as regras estabelecidas sejam respeitadas. Assim, o trabalho e o lazer serão, sem dúvida, um prazer! Contamos com todos e com cada um. Porque a biblioteca é de todos! A Equipa da Biblioteca

Nova Onda | 23 | Março 2012


BIBLIOTECAS As nossas Bibliotecas Escolares continuam a trabalhar para o desenvolvimento de uma cultura integrada de leitura em todo o agrupamento.

setembro O ano letivo teve o seu início com as visitas guiadas dos docentes e dos encarregados de educação de cada turma à biblioteca. A todos oferecemos uma leitura doce.

outubro

13 setembro 2011 Recomeça… Se puderes, Sem angústia e sem pressa. E os passos que deres, Nesse caminho duro Do futuro, Dá-os em liberdade. Enquanto não alcances Não descanses. De nenhum fruto queiras só metade.

mês internacional da biblioteca escolar

Miguel Torga, Diário XIII A equipa da biblioteca conta consigo. BOM ANO LETIVO

Este ano, o tema proposto foi:

No âmbito das comemorações do mês internacional das bibliotecas escolares, decorreram, desde dia 11 de outubro e até 31, as visitas de todos os alunos/turmas da escola básica de Leça da Palmeira à biblioteca escolar. Foi apresentado aos alunos um powerpoint sobre a organização da nova biblioteca, assim como as suas zonas funcionais e regras de permanência. Os alunos tiveram ainda a oportunidade de visionar um filme animado do livro “It´s a book” de Lane Smith. Inserido nestas comemorações lançamos aos alunos o desafio:

“Veste-te com o teu livro preferido...”

VENCEDORES:

1º Joana Margarida Amaral, 5º8 nº8 2º Vitor Pinto, 5º2 nº21 3º Ana Rita Queirós e Joana Almeida, 5º3 nº2 e nº13

Nova Onda | 24 | Março 2012


BIBLIOTECAS

_

A dinamização de atividades múltiplas e variadas continua a ser uma prática constante integrada na rotina das nossas bibliotecas:

Histórias Dramatizadas Os alunos do Pré-Escolar e do 1º CEB tiveram oportunidade de assistir à dramatização da história “O Rei e a Estrela” de Vanda Furtado Marques. Todos ficaram encantados com o poderoso Rei do Mundo e a estrelinha mágica!

Comemoração de Efemérides A Biblioteca vestiu-se a preceito para receber o Halloween!

O Natal é sempre uma festividade muito vivida nas bibliotecas escolares: fazem-se leituras relacionadas com esta quadra, expõem-se livros, realizam-se oficinas e decoram-se os espaços.

Oficina de construção de árvores de Natal dinamizada pelo Prof. Salvador.

Nova Onda

| 25 |

Março 2012


BIBLIOTECAS Já saíram os resultados? Todas as semanas, a pergunta repete-se: “Já saíram os resultados?”. É que, no quotidiano da Biblioteca, há muito que tem sido uma constante a existência de concursos. E há-os de todo o género: os habituais “Pontapés na Gramática” (este ano mais ligado ao novo acordo ortográfico), “Caça Provérbios”; “Um Mergulho no Passado” e “À Boleia Pela Europa”, da responsabilidade da Equipa da Biblioteca, “O Cientista do Mês” e o “Agarra a Matemática” ligados às Ciências da Natureza e à Matemática, mas também os extraordinários como foi o caso do “É Natal nos 27” que teve lugar mesmo no final do 1º período. Estes concursos movimentam dezenas e dezenas de alunos que, semana após semana, participam animadamente e esperam ansiosamente a afixação das listas com os resultados. A diversidade dos temas a concurso permite contemplar um amplo leque de interesses e ajuda a trazer mais potenciais (e efetivos…) leitores à Biblioteca. A adesão demonstrada a todas as propostas e a vontade da manutenção dos concursos habituais e da apresentação de novos

concursos levam à sua continuação e são um desafio permanente à imaginação para a concretização de novos projetos. A todos os nossos fiéis participantes, e a todos aqueles que hão de chegar, fica a nossa promessa: podem continuar a fazer a pergunta pois também os concursos vão continuar!

Nova Onda | 26 | Março 2012


BIBLIOTECAS BEM-VINDOS À BIBLIOTECA! No mês de setembro, na Biblioteca, fez-se a receção aos alunos do 1º ano. Para alguns, a visita à biblioteca da escola não foi surpresa, pois já a frequentavam no ano anterior, mas para os novos alunos foi grande a satisfação ao conhecerem o novo espaço da escola onde ao longo do ano lhes será permitido sonhar e viajar em aventuras diferentes das da sala de aula. Os alunos assistiram à apresentação de um powerpoint sobre as atividades que poderão fazer na biblioteca e as respetivas regras a ser respeitadas. Sou a que é certa por linhas certas O mundo mágico dos Poetas Sou a maravilhosa Biblioteca Reino da fantasia para mentes abertas Daniel Vasques 3ºAno

A Biblioteca dos sonhos A atividade “ A Biblioteca dos sonhos” foi do agrado de todos, pois puderam manifestar quais as atividades que mais gostariam de realizar na biblioteca. A maioria demonstrou grande interesse pelos livros e pela dramatização de histórias. Os jogos e os computadores também são atividades pelas quais revelaram bastante interesse.

A minha biblioteca de sonhos Teclamos no computador É um sonho de verdade Letras aos trambolhões Tem jogos de todas as cores Desenhamos a amizade E tem livros voadores O sonho comanda a vida Que trazem felicidade! E por isso eu sonhei Lá brincamos aos cowboys Assim é a biblioteca Aos polícias e ladrões Que em sonhos Às princesas e às fadas Eu encontrei! Às escondidas e às caçadas Rodrigo Castro 3º Ano

Nova Onda | 27 | Março 2012


BIBLIOTECAS Outubro chegou e com ele o Mês das Bibliotecas Escolares A fim de comemorar o Mês das Bibliotecas Escolares, decorreram ao longo do mês de outubro várias atividades, na biblioteca, das quais se destacou o concurso “Quadras do Mês” e do qual divulgamos algumas dessas quadras. Na biblioteca há livros Que nós gostamos de ler Eles são nossos amigos Amigos a valer! Inês Ferreira 3º Ano

Neste Mês Internacional Muitas coisas vamos fazer Pois na nossa Biblioteca Escolar Estamos sempre a aprender. Sara - 2º Ano

Estávamos na biblioteca A ler um livro muito divertido Quando da história saiu Um vampiro com um dente partido. Turma 5 - 3º Ano

Na Biblioteca Escolar Eu vou encontrar Um livro para ler Para melhor aprender Mª João Santos 2º Ano

Dia Mundial da Alimentação O dia mundial da alimentação foi vivido com muita participação de toda a comunidade educativa, procurando sensibilizar para a importância de uma alimentação correta, promover nos alunos hábitos de uma alimentação saudável e alertar para os perigos do excesso e da carência alimentar. Na biblioteca, fez-se uma exposição de livros relacionados com o tema e foram trabalhadas algumas dessas obras. Para festejar o mês internacional das bibliotecas

escolares e o dia da alimentação, os alunos de Monte Espinho assistiram à apresentação em powerpoint, da história “A sopa verde Chico”. Na escola da Amorosa, nos intervalos das aulas, foram apresentadas as histórias “A lagartinha comilona” e “ O porquinho comilão”.

Nova Onda | 28 | Março 2012


BIBLIOTECAS Uma palavra… Tranquila…, serena…, cordata…, competente…, sabedora…, entusiasta…, dinâmica…, diligente…, empreendedora…, persistente…, conciliadora…, tolerante… Por muito que nos esforcemos em procurar a adjetivação que caraterize a professora Armanda Cerqueira, essa adjetivação será sempre incompleta, pois encerra as limitações que a língua apresenta face às qualidades múltiplas que todos tivemos oportunidade de observar! Com efeito, escrever sobre a professora Armanda não permite que se abdique, pelo contrário, obriganos a registar a “paixão” que dedicava às bibliotecas, às leituras e aos livros e que, por ser tão verdadeira, tornava-se contagiante e era impossível ser-lhe indiferente! Aliada a este traço de personalidade e qualidade “natural”, é aceite de forma inequívoca pela comunidade do AELPSC a atribuição da conotação pessoal de competência elevada, facto que advém do seu investimento supremo face às solicitações e da sua personalidade carismática para mobilizar as equipas das BEs. Factos que a colocaram, a ela e às equipas que coordenou, de forma recorrente, em situação de destaque e de excelência. No sentido do que atrás se regista, rapidamente se conclui que a presença de pessoas como a professora Armanda Cerqueira, nas nossas vidas e na “vida” das instituições, torna-se tão intensa, marcante e profunda que, quando “se retiram”, é impossível não experienciar sentimentos e emoções que revelam desconforto. Assim sendo, não é com certeza abusivo e singular reconhecer o sentimento de “vazio” que a ausência da professora Armanda Cerqueira suscitou em muitos de nós! Com efeito, este sentimento experienciado terá nascido na insegurança das referências (no que às BE diz respeito) que a ausência de uma pessoa tão carismática determinou e que, até então, “personificava” uma realidade! Pois, foi neste

cenário, verbalizado por muitos de nós, que a professora Armanda Cerqueira cessou as suas funções oficiais, por motivo de aposentação, enquanto coordenadora das nossas bibliotecas escolares e professora bibliotecária. Contudo, e finalmente, oportuna e correta como sempre foi, clarificou desde logo que “não se retirava”, simplesmente ficaria “na sombra” para dar oportunidade a que a equipa com responsabilidade em continuar o trabalho criasse a sua própria identidade. É assim que continuamos a contar com a sua competência, encanto, doçura e simpatia!

Nova Onda | 29 | Março 2012

Muito obrigado! A Equipa da Biblioteca


PROJETOS PROJETO ECOLEÇA Este ano letivo está a ser dinamizado pelo segundo ano consecutivo, o Projeto Ecoleça. Este projeto é a aplicação na nossa escola do Programa EcoEscolas, sendo este uma iniciativa de âmbito europeu sob a responsabilidade da Fundação para a Educação Ambiental na Europa (FEEE) e implementada em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e que visa reconhecer o trabalho desenvolvido pela escola em benefício do Ambiente. A implementação do Projeto Ecoleça permite a integração estruturada de projetos e atividades que contribuem para a consecução dos objetivos estratégicos e áreas de intervenção previstos no Projeto Educativo do Agrupamento, nomeadamente no que diz respeito à área do ambiente e da cidadania.

No ano letivo anterior enfrentamos muitas dificuldades que resultaram, em parte, do facto de convivermos com as obras da atual escola. A grande aposta para este ano letivo é orientar o projeto para a resolução de problemas reais e torná-lo um projeto de escola. É uma aposta ambiciosa cujo prazo para ser atingida não se esgotará certamente neste ano letivo. As exigências colocadas com a adaptação aos espaços e funcionalidades do novo edifício não têm permitido implementar a dinâmica pretendida na dinamização das diversas atividades previstas. Contudo, passo-a-passo, vamos cumprindo as etapas necessárias para atingirmos os objetivos do projeto.

Prémio "Geração Depositrão" Quatro alunas, que frequentaram a nossa escola no ano letivo anterior, viram o seu trabalho premiado com “Viagem da Televisão” numa cerimónia que se realizou no dia 7 de outubro, em Oliveira de Azeméis. O trabalho foi realizado na disciplina de Geografia, supervisionado pela professora Maria Ribeiro, tendo sido atribuído o prémio na sequência do concurso nacional da

atividade recreativa para o 3º ciclo da “Geração Depositrão” no ano letivo 2010-11, promovida pelo projeto Eco-Escolas. Link para o trabalho: http://www.youtube.com/watch?v=dzfJmOg_oYk

O prémio foi entregue no 1º período na nossa escola às alunas: Mariana Fernandes, Raquel Rebelo e Marta Borda D’Água. A aluna Ana Pinto veio levantar o respetivo prémio mais tarde, não aparecendo por isso na fotografia.

Nova Onda | 30 | Março 2012


PROJETOS

_

CONCURSO “Ser Geração Depositrão é...” Foi uma atividade dinamizada no âmbito do projeto Ecoleça no 1º período. Cada aluno teve de completar a frase “Ser Geração Depositrão é…”, associando-a a um desenho alusivo ao tema. Participaram os alunos do 7ºD com trabalhos supervisionados pela professora

Maria Ribeiro. Foi selecionado o trabalho da aluna Marta Moraes que foi enviado para ABAE para o concurso nacional.

PRIMEIRA CAMPANHA GERAÇÃO DEPOSITRÃO 2012 Realizou-se a primeira campanha de recolha de pequenos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Resíduos de Pilhas e Acumuladores (RP&A) projeto Geração Depositrão 2012. Esta primeira campanha decorreu até final do 1º período. Os materiais foram depositados no Depositrão (contentor laranja) que está colocado junto à reprografia. Pequenos REEE = secadores de cabelo, brinquedos, ferros de engomar, máquinas de café, telefones/telemóveis, torradeiras, facas elétricas, varinhas mágicas, relógios, balanças, máquinas

fotográficas, computadores, monitores, impressoras, rádios ou consolas, entre outros. RP&A = pilhas dos comandos, provenientes de brinquedos ou de outros pequenos eletrodomésticos, baterias dos telemóveis e dos computadores portáteis, pilhas dos relógios, entre outros.

A recolha continua. Coloque os seus REEE E RP&A no DEPOSITRÃO SEMANA EUROPEIA PARA A PREVENÇÃO DE RESÍDUOS- RECOLHA DE ROUPA E CALÇADO

A escola aderiu à Semana Europeia para a Prevenção de Resíduos com duas atividades: elaboração de blocos de notas com reutilização de folhas A4 e recolha de roupas e calçado. Estas atividades decorreram de 21 a 25 de novembro. Em relação à primeira atividade, foram os alunos do 8ºB e do 9ºB, supervisionados respetivamente pelas professoras Cristiana Melo e Mónica Rito, que fizeram os blocos de notas que foram oferecidos aos diretores de turma e coordenadores de departamento. Nova Onda

A recolha de roupas e calçado, que foi codinamizada pela professora Teresa Branca, prolongou-se além da data inicialmente prevista, tendo sido recolhidos 168 Kg de resíduos. Estas roupas e calçado, que ainda estão em condições de reutilização, serão agora encaminhados para uma instituição de solidariedade. O nosso agradecimento a todos os que colaboraram nesta iniciativa.

| 31 |

Março 2012


PROJETOS Dia Bandeiras Verdes 2011 O Projeto Ecoleça esteve representado pelo professor Manuel Barrreiro e pela professora Maria Ribeiro no Encontro Nacional Dia das Bandeiras Verdes, que decorreu no dia 7 de outubro em Oliveira de Azeméis. Recebemos o galardão Bandeira Verde, que simboliza o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na nossa escola no ano letivo de 2010/2011. O nosso agradecimento a todos os que colaboraram nas atividades.

CARTOON

Nova Onda | 32 | Março 2012


_

ESTAB. PRISIONAL |FEMININO E MASCULINO

Por detrás das grades: reflexão… “Em casa onde não há pão todos ralham e ninguém tem razão…”

Assim, ao longo do primeiro período abordámos, como Tema de Vida dos cursos de EFA B2 (EPs feminino e masculino), A Alimentação: conhecer a gastronomia tradicional relacionada com a época de Natal. Este processo foi concretizado com a realização de um livro com receitas tradicionais de natal das regiões de onde os formandos são originários.

É autêntica a sabedoria popular. Este ano, o ensino nos Estabelecimentos Prisionais tem sido o reflexo do momento conturbado que vivemos no país. Iniciou-se o ano letivo com interrupções e, quando tudo parecia entrar na norma, novo obstáculo emerge no caminho - a greve dos guardas prisionais que também condicionou o processo de ensino/aprendizagem durante este período. Não esquecendo a tradição popular, também é bom lembrar que “depois da tempestade vem a bonança”. Com empenho e profissionalismo dos intervenientes, foi possível remediar o trabalho que parecia comprometido.

Paralelamente foi implementado, com o grupo de EFA B2 do EP feminino e de forma graciosa,o projeto do Dr. Carlos Campos Costa, versando o mesmo tema, concretizado com a construção de um livro de “Receitas em Roupa Velha”, recorrendo “a linhas, panos, tecidos e outros trapos” e desafiando “as memórias e imaginação e a mestria manual”, que partiu do pressuposto:

Alimentar a Alma é exatamente o mesmo que desenhar dentro de nós. É como rabiscar muitas vezes, Liberdade. Carlos Campos Costa “Lápis Voador”

Para finalizar a abordagem desta temática, foram realizadas duas conferências sobre a alimentação, dinamizadas pelas nutricionistas Dra. Carla Afonso no EP masculino e Dra. Sara Sousa no EPE feminino. Estes encontros tiveram uma grande recetividade da parte dos formandos. A Festa de Natal envolveu todos os intervenientes da escola de ambos os Eps em que os grupos de Música dos respetivos estabelecimentos tiveram uma participação ativa. Professores dos cursos EFA B2 Estabelecimento Prisional (Feminino e Masculino) Stª Cruz do Bispo

Nova Onda

| 33 |

Março 2012


UNIVERSIDADE CATร LICA

Nova Onda | 34 | Marรงo 2012


NÚCLEO DE ESTÁGIO DE ENFERMAGEM | UC

Nova Onda | 35 | Março 2012


ALUNOS “JORNALISTAS” - Acha que os alunos estão a adaptar-se bem à nova escola?

Entrevista Construída em 1977 e inicialmente designada por Escola Preparatória de Leça da Palmeira, a escola funcionou com 5º e 6º ano de escolaridade até 1985/86, altura em que entrou também em funcionamento o 7º ano. Em 1995 passou a ser designada como Escola E.B. 2/3 de Leça da Palmeira funcionando do 5º ao 9º ano. Com o passar do tempo a escola foi ficando velha, dando lugar à construção de uma nova escola em 2011 e que passou a chamar-se Escola Básica de Leça da Palmeira, onde funcionará (quando concluída) do jardim de infância até ao 9º ano. Damos início às entrevistas, falando primeiro com o nosso diretor Jorge Sequeira: - Diretor, qual a sua opinião sobre a nova escola? “A minha opinião é que é uma excelente escola. Nesta altura ainda não está concluída, há uma série de pequenas coisas que faltam acabar. Algumas sem interferência direta em termos de funcionamento das aulas, outras não. Umas são visíveis outras não são visíveis, mas quando tudo estiver terminado acho que vão estar reunidas as condições para vocês terem uma excelente escola. Aliás esta é, segundo dizem, a maior escola do país, quando for inaugurada, em termos de número de salas de aula.” - Quando acha que vão terminar as obras para que os alunos possam usufruir do recreio? “As obras estão previstas estarem concluídas no final do mês de fevereiro, o pavilhão incluído. Vai depender também, em algumas situações, das condições climatéricas, mas neste momento estão reunidas estas condições. Do recreio, vão usufruir dele a partir da próxima segunda feira (dia 9). Nós neste momento fizemos uma opção entre a escola, a câmara e o empreiteiro: vamos colocar um piso provisório no campo de jogos cá de fora, vai ficar sem qualquer tipo de equipamento, sem balizas, sem tabelas de basquete, sem nada. Esse terreno provisório de alcatrão vai ficar até ao verão, porque o solo está muito húmido e portanto não há condições técnicas para colocar o piso definitivo como estava previsto.”

“Acho, acho sinceramente que os alunos, tirando o primeiro mês de adaptação, se adaptaram muito bem incluindo os alunos mais velhos que estavam habituados à escola antiga.” - Quando vai acabar o facto de os alunos serem mandados nos intervalos para o polivalente? “Nunca (risos). Vai acabar quando o recreio estiver totalmente construído, porque aí os alunos vão naturalmente para lá. Neste momento, o facto de a escola não estar concluída dificulta uma série de coisas, nomeadamente, o facto de o auditório não estar pronto. Nesta altura, já era para ter tido uma reunião com todos os delegados e subdelegados de turma, exactamente para perceber o que acontece e o porquê de acontecer e terem possibilidade de colocarem as vossas dúvidas e sugestões. Em termos reais, esta escola sem o auditório é pior que a escola velha. Na escola velha nós tínhamos um espaço onde podíamos ter 140 pessoas sentadas, aqui não temos essa possibilidade. Para terminar, não é possível, tendo em conta a forma como está construída a escola e os atractivos da escola, que os corredores sejam utilizados como espaço de recreio. Quando houver o recreio, os alunos poderão jogar à bola sem qualquer tipo de problema respeitando as regras cívicas. Vai haver mais espaço do que aquilo a que estavam habituados.” - Quando é que os cacifos poderão ser usados pelos alunos? “Em princípio, a partir do Carnaval porque ainda não estão em perfeitas condições de utilização.” - Muitos alunos queixam-se do facto de sermos mandados pelas funcionárias para o polivalente, mas depois queremos ir à Reprografia ou à Biblioteca, os funcionários não nos deixam subir as escadas. Isso é uma atitude normal? “Depende da hora do dia. Nós, neste momento, não podemos ter uma quantidade excessiva de alunos centrados aqui em cima. Nós fomo-nos adaptando aos vossos movimentos e fomos tomando algumas decisões em relação áquilo que ia acontecendo. Nos intervalos para virem à Biblioteca ou à Papelaria têm que ser entendidos

Nova Onda | 36 | Março 2012


ALUNOS “JORNALISTAS”

_ como situações de exceção, porque quando vocês querem ir à papelaria principalmente para carregarem os cartões, vocês podem fazer isso mais cedo, porque ela abre às 8:15h e vocês têm aulas às 8:30h e também podem vir às 13:15h, que é a hora que ela abre de tarde, e vocês só têm aulas às 13:30h. Com a Biblioteca acontece a mesma coisa. A biblioteca tem 1 funcionária que está ao serviço quando vocês estão no intervalo. Os professores e os funcionários da biblioteca têm um horário de trabalho igual ao vosso, o que significa que quando vocês estão no intervalo, eles também estão. Portanto, não é possível termos na biblioteca apenas 1 funcionária e ter lá dentro 200 alunos e, por isso, aqui há necessidade de verificar quem vai requisitar e deixar livros, e mais que isso não é possível.”

“Acho que sim, o ambiente é bom, as salas são quentes. Os estores são do lado de fora, o que é bom, porque assim os alunos não os estragam. Tem claridade suficiente, não tem muito sítio onde os alunos possam riscar, porque de um lado tem os armários, do outro tem as janelas e à frente tem o quadro.” - Professora Olívia, o que acha da nova escola? “Gosto desta escola. É uma escola espaçosa e airosa.” - Adicionaria algum espaço na escola em relação à sua disciplina ou a outras disciplinas? “Uma sala de história, por exemplo, com mapas e materiais que facilitem o estudo e consulta da matéria aos alunos.”

Agora falamos com alguns membros do corpo docente: Professora Adília Marinho, de matemática e Professora Olívia Teixeira, de história.

- Gosta da nova sala de professores? “Sim, o material é novo e tem mais condições que a anterior.”

- Professora Adília, o que acha da nova escola?

Depois entrevistamos alguns assistentes operacionais: Senhor Óscar e Dona Manuela.

“Gosto. Considero que tem um ar saudável, as salas são sempre limpas, as mesas são limpas, nota-se que os alunos estão mais empenhados a deixar as salas com boas condições para eles aprenderem. Tenho que dizer que também uma das mudanças que foi favorável foi os horários, porque os alunos têm as disciplinas de matemática e língua portuguesa na parte da manhã ou pelo menos maioria de disciplinas de maior estudo, o que é benéfico, porque têm maior concentração na parte da manhã do que na parte de tarde.”

- Senhor Óscar, qual a sua opinião sobre a nova escola? “ Boa (risos). A escola é boa, tem boas instalações.” - Concorda com o facto de os alunos serem mandados todos os intervalos para o polivalente? “Num sentido concordo para salvaguardar as salas de aula nos intervalos.”

- Acha que a construção da escola demorou muito tempo?

- D. Manuela, gosta das salas de aula e da estrutura da escola? E mudaria alguma coisa? O quê?

“Não. Acho que até foi em tempo recorde. Surgiram algumas dificuldades no início do ano, porque os alunos não tinham e não sei se ainda não têm as condições para estar no intervalo, no tal pátio. Eles ficam aglomerados fazendo com que os funcionários tenham tido alguma dificuldade em gerir o espaço.”

“Gosto bastante das salas. São novas mas só não gosto da sujidade das sapatilhas que fica agarrada ao chão, e custa a sair. “ Mudava, mas não era o chão das salas, era o chão do corredor. “ - A nova escola superou as suas expectativas? Qual a sua opinião sobre a escola de agora?

- Acha que as salas têm boas condições para dar aulas?

Nova Onda

“Quando vim para aqui não gostei. Estava habituada à outra e foi um impacto. Não gostei, não esperava. Mas depois fui-me habituando e agora

| 37 |

Março 2012


ALUNOS “JORNALISTAS” - Ana, gostas mais desta escola ou da antiga? Porquê?

estou a gostar mais. É que estávamos habituados à outra escola e esta é tão grande …! Esta é mais fácil de limpar do que a outra que era velha, que quando se limpava não se sabia o que estava limpo.”

“Gosto mais da antiga, porque durou mais tempo. Estou a brincar (risos). Gosto mais desta, porque tem mais e melhores condições.”

E, por fim, conversamos com 2 alunos da nossa escola: Pedro Santos, do 5º ano e Ana Encarnação, do 9º ano.

- O que achas que poderia melhorar nesta escola? “Esta escola é nova e já há “tetos abertos”, as funcionárias são um desastre, os cacifos ainda não estão operacionais. Poderia melhorar com tetos novos, funcionárias novas e escola nova, (outra vez).”

- Pedro, sendo a tua 1ª vez nesta escola e considerando que nunca conheceste a outra, qual a tua opinião sobre ela? “É boa. Gosto da escola.”

Agradecemos a todos os entrevistados que se disponibilizaram para este trabalho.

- O que menos gostas nela?

Filipa Santos, nº13 8ºD

“O que menos gosto na escola é quando as casas de banho do 2º ciclo estão fechadas! (risos)”

Rita Silva, nº25 8ºD

REPORTAGEM | A nova escola A E.B. 2,3 de Leça da Palmeira iniciou a construção da nova escola em janeiro de 2009 que continua a “bom ritmo”. Além do 2º e 3ºciclos, a escola dá agora também lugar ao pré-escolar e 1º ciclo, passando a designar-se por Escola Básica de Leça da Palmeira. A construção da nova escola deveu- se à degradação das instalações e ao aumento do número de alunos que resultavam na falta de condições e de espaço. Com o início das obras, os alunos tiveram de se adaptar ao espaço reduzido e às aulas dentro de contentores e, não sendo as condições as melhores, esperavam ter, no fim das obras, uma escola com boas condições ao ensino, mas também para o seu tempo de intervalo. Agora, nas novas instalações não só os alunos mas também os funcionários e professores se esforçam para se adaptarem às

Recreio 1º Ciclo

condições que os espaços, necessariamente diferentes dos anteriores, exigem. Na verdade a mudança e a nova vivência não foi pacífica nem fácil, pois a organização e as condições de funcionamento foram alvo de críticas.

Reportagem Fotográfica A nova EB, antes e depois… Jardim interior Nova Onda | 38 | Março 2012


_ Para sabermos mais sobre o assunto, fomos falar com a subdiretora da escola Adolfina Sequeira. A professora Adolfina deu-nos a sua opinião sobre a escola nova, ”acho que a escola é grande, tem mais espaços verdes, é acolhedora e permite melhores condições de trabalho” e revelou que ”neste tempo de construções as condições para o recreio dos alunos ainda não são ideais, mas são muito melhores do que as da escola velha”, e esclareceu-nos que “no 3º período as obras tecnicamente deverão estar concluídas, mas não se sabe devido aos atrasos”. Depois informou-nos que a construção do “novo pavilhão gimnodesportivo está com algum atraso, mas dentro da normalidade para uma construção desta dimensão”.

ALUNOS “JORNALISTAS”

Corredor salas /Cacifos

Assim, com atrasos e sem todas as condições para um funcionamento ideal reunidas, a verdade é que a nova escola traz-nos o conforto e o ambiente necessários ao sucesso. Tiago Vinagre e Susana Salgado, 8ºE.

Polivalente / Bufete alunos

Corredor interior Biblioteca Escolar Nova Onda

| 39 |

Março 2012


A ENCERRAR… PASSATEMPOS

Desafios Matemáticos Há números que se chamam triangulares! Na figura estão os três primeiros. Qual é o sexto número triangular?

A figura representa um terreno em forma de quadrilátero onde estão localizados sete poços. Traça três segmentos de reta que dividam o terreno em sete regiões, de tal forma que em cada uma delas fique situado um poço.

Português Para cada expressão idiomática são dadas três hipóteses de significado. Escolhe a mais adequada. 1.

2.

3.

4.

5.

dizer à boca cheia

6.

verbo de encher

a.

falar com a boca cheia

a.

pessoa gorda

b.

comer depressa

b.

pessoa inútil

c.

divulgar publicamente

c.

pessoa que enche sacos

dizer cobras e lagartos

7.

fazer vista grossa

a.

dizer muitas coisas

a.

ficar espantado a olhar

b.

dizer mal de alguém

b.

ver de mais

c.

falar de animais

c.

fingir que não se vê

arrepiar caminho

8.

olhar para ontem

a.

ir pelo caminho mais curto

a.

desejar o passado

b.

voltar atrás

b.

lembrar-se do dia anterior

c.

chegar ao fim do caminho

c.

estar distraído

fazer cavalo-de-batalha

9.

fazer ondas

a.

insistir no mesmo argumento

a.

fazer surf

b.

considerar-se superior

b.

desenhar o mar

c.

armar-se cavaleiro

c.

levantar problemas

ir aos arames

10. estar por detrás da cortina

a.

agredir

a.

manobrar de forma encoberta

b.

ir comprar arame

estar sempre à janela

c.

exaltar-se

jogar às escondidas

Soluções:1. c); 2. b); 3. b); 4. a); 5. c); 6. b); 7. c); 8. c); 9. c); 10. a) Nova Onda | 40 | Março 2012


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.