Notícias da Província

Page 1

Província Brasil Centro-Leste

Edição 424

Outubro de 2013

Missão Amazônia Jesuíta que vive no Peru conta a alegria e os desafios dessa experiência

pág. 06

Educação

Juventude

Social


02

Mais um passo rumo à nova província do Brasil No último dia 8 de outubro, estive reunido com reitores e diretores gerais dos sete colégios da província e a Diretora Executiva da ACOJE, Profª. Sônia Magalhães, quando foi declarado, por aclamação, o encerramento da Associação dos Colégios Jesuítas – ACOJE. Encerrando-se a Associação em nível regional, abre-se espaço para a integração da missão educativa dos colégios do Brasil, no horizonte da nova província dos jesuítas no país. Tal encerramento não foi como um apagar das luzes, mas sim um momento de graça, de reconhecimento de missão cumprida. Nestas quase duas décadas de existência, a ACOJE conseguiu integrar melhor a missão educativa dos colégios da Província BRC, logrou iniciar inúmeros fóruns de discussão, ampliar Pe. Mieczyslaw Smyda vários debates, aumentar a partilha de conhecimento, experiências e recursos. Também por meio dessa Associação, desenvolveu-se entre jesuítas e leigos um senso mais apurado de missão comum. Essas realizações não teriam acontecido sem o esforço e a dedicação de muitos jesuítas e leigos, dentro os quais se destacam como diretores executivos Padre Guy Ruffier, Pe. Félix Fierro (in memoriam), Padre José Luís Fuentes, Padre Nelson Lopes e Profª. Sônia Magalhães. A partir deste momento, o foco dos colégios volta-se para a integração nacional da missão, com a redação do projeto educativo da Companhia de Jesus no Brasil, o desenvolvimento da estrutura de integração entre os 14 colégios e o aprofundamento do trabalho em rede. Em 2014, haverá, ainda, alguns eventos comuns aos colégios, como as semanas santas jovens, a bienal de artes, os encontros de liderança juvenil (ENAC e ENAquinho). Para a organização desses eventos, os colégios devem reportar-se ao coordenador da área de educação básica, Pe. Germano. Expresso, juntamente com os diretores, agradecimento ao trabalho desempenhado pela Profª. Sônia nestes dois últimos anos, quando se alinharam, de forma efetiva, vários processos por meio do encontro de homólogos nas áreas acadêmica, administrativa e de formação cristã, e se efetivou um suporte profissional a inúmeros eventos em nível regional e nacional.

Expediente Notícias da Província é uma publicação mensal da Província Brasil Centro-Leste, produzida pelo Núcleo de Comunicação Integrada (NCI) Diretor do NCI: Pe. Geraldo Lacerdine, sj Editor: Rafael Felippe Redação: Juliana Dias Diagramação e editoração: Diego Marques Fotos: Arquivo Jornalista responsável: Rafael Felippe (MTb: 52.407) Contato NCI: noticias@jesuitasbrasil.com / www.jesuitasbrasil.com


BRC

03

BRC realiza 2º Encontro dos representantes de bibliotecas

Foi realizado no último mês o 2º Encontro dos representantes das bibliotecas da BRC, no Colégio dos Jesuítas, em Juiz de Fora (MG). No encontro, foram definidas ações para uma política comum de gestão e preservação dos acervos, considerando as especificidades de cada biblioteca. Entre os objetivos traçados na reunião, está a

identificação das obras da Companhia de Jesus em cada unidade de informação e a efetiva cooperação entre bibliotecas, através da normatização e difusão dos acervos. Participaram do encontro, as obras da Província BRC e o Pe. Carlos Alberto Contieri, coordenador do acervo bibliográfico da província. Além da preservação dos acervos, também foram discutidos temas como a utilização de mídias digitais, o desenvolvimento de coleções e dos arquivos jesuíticos. O encontro possibilitou a partilha de experiências, projetos e necessidades, resultando em uma avaliação positiva de todos os participantes. “O projeto é de grande importância, pois permitirá o conhecimento do patrimônio histórico e cultural da Companhia de Jesus, guardando a memória dos jesuítas do Brasil”, comentou Bia Nogueira, representante do Colégio Santo Inácio.

Material para campanha do Bicentenário está disponível para baixar

A Companhia de Jesus completa, em 2014, dois séculos de restauração. A data será comemorada por todos os jesuítas e colaboradores que atuam em suas obras. No Brasil, a Companhia já lançou o site www.bicentenariosj.com. br, com conteúdos relacionados ao processo de restauração da Ordem.

O próximo passo será realizar uma campanha institucional em todas as obras no país, para a divulgação da data, juntamente com a realização de diversas atividades. O material da campanha já está disponível no site do bicentenário, na área de documentos. Os documentos, material gráfico e arquivos da campanha podem ser baixados diretamente na página.


04

Superiores e Diretores de Obra encontram-se no Rio de Janeiro

Bicentenário da Restauração e configuração da Província do Brasil foram alguns dos temas da reunião Superiores e Diretores de Obra da Província Brasil Centro-Leste (BRC) da Companhia de Jesus reuniram-se no Centro João XXIII (Bambina), Rio de Janeiro, entre os dias 9 e 10 de outubro. Durante o encontro, que aconteceu em clima descontraído, de amizade e entendimento, questões importantes foram debatidas. A reunião foi aberta pelo Pe. Francys Sivestrini Adão SJ, Sócio do Provincial BRA, que tratou do tema Estado da Questão do Processo de Configuração da Província do Brasil e os próximos passos num futuro próximo. Durante sua palestra, o Pe. Francys deu ainda o testemunho pessoal como jesuíta jovem. “A nossa vocação presbiteral, o povo pode legitimar. A nossa vocação profissional pode ser legitimada pelo trabalho que fazemos. Mas a nossa vocação jesuítica só pode ser legitimada pelos jesuítas mais velhos”, afirmou, envolvendo os presentes em relação a essa questão. “Deveria haver um projeto de legitimação mais profunda dos jovens jesuítas, para que a chama fosse passada de uma mão para outra.”

Na segunda parte do dia, o tema foi O Bicentenário da Restauração da Companhia, apresentado pelo Pe. Carlos Contieri SJ, Diretor do Pateo do Collegio e responsável por essas comemorações no âmbito do Brasil. Durante sua palestra, ele fez uma reflexão sobre as questões fundamentais sobre o processo de supressão e restauração da Companhia. Dessa forma, propôs a leitura de três textos relacionados ao assunto: Carta do Irmão José de Anchieta ao Pe. Diogo Laines, trecho do Sermão da Sexagésima de Pe. Antonio Vieira e o testamento do Pe. Lourenço Ricci, Superior Geral da Companhia de Jesus durante a sua supressão. No último dia do encontro, o Administrador Provincial Pe. Carlos Fritzen abordou os seguintes assuntos: Pontos de reflexão sobre Instrução sobre a Administração de Bens – IAB; Organograma da Administração da BRC, com referência à nova estrutura SJ BRA em definição Orçamento 2014, premissas, processo e procedimentos gerais; e Processo de transferência das Comunidades para a mantenedora Companhia de Jesus.


05

Hotsite do Congresso Fé e Alegria já está no ar

O hotsite do 44º Congresso Internacional de Fé e Alegria, que será realizado entre os dias 28 e 31 de outubro, em São Paulo, já está no ar. No site, o participante ou interessado pode encontrar informações gerais sobre o Congresso, baixar documentos relativos ao encontro, conferir a lista de palestrantes, a programação geral e notícias e fotos relacionadas ao Congresso e edições anteriores. Neste ano, o Congresso traz o tema “Edu-

cação inclusiva na missão de Fé e Alegria”. O objetivo do encontro é construir um marco referencial da educação inclusiva em Fé e Alegria, visando ajudar a identificar as características fundamentais do serviço inclusivo. O Congresso dará continuidade aos temas discutidos em Cochabamba, na Bolívia, em 2012, que levantou questões sobre os desafios da educação inclusiva, que busca garantir, por meio da educação, uma sociedade mais igualitária.

Residência Ir. Luciano Brandão tem mês de atividades

O destaque do mês na residência Ir. Luciano Brandão foi o passeio à chácara Baronesa – casa de lazer da FAJE – sob a responsabilidade do Reitor da Filosofia, Pe. Anísio. Estiveram presentes 14 Jesuítas acompanhados pelo Ir. Manoel, nosso Ministro, e alguns funcionários da Residência. De-

pois de um dia repleto de novidades, convivência fraterna e um saboroso almoço, retornaram à residência por volta das 16h. Recebemos com alegria a visita de D. Walmor de Olveira Azevedo, Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, que almoçou com a comunidade em um clima descontraído e amigo. Na tarde do domingo, 29 de setembro, recebemos o Grupo de Dança do Colégio Monte Calvário, de Belo Horizonte. As crianças vieram acompanhadas do Provincial e do Conselho Provincial e da Professora Fabricia, além de alguns pais. O grupo apresentou 12 coreografias. Os jesuítas da Residência aprovaram e aplaudiram as crianças. Tudo terminou com um saboroso lanche preparado pelas nossas funcionárias.


06

Jesuíta que vive na Amazônia peruana conta a alegria e os desafios dessa missão Bruno Franguelli trabalha em uma ilha chamada Yamakai-éntsa O escolástico Bruno Franguelli, da Província BRC, está atualmente em missão em uma comunidade na Amazônia peruana, vivendo com jovens indígenas e ajudando nas mais variadas tarefas. Confira um relato do próprio jesuíta: “Foi com muita alegria e disposição que recebi a missão de viver essa etapa do magistério na selva Amazônica peruana. Cerca de 20 horas distante de Lima, logo depois das cordilheiras dos Andes, temos uma prelazia confiada à Companhia de Jesus. Somos responsáveis pela formação do Clero e de toda a animação pastoral desta parcela da Amazônia. Depois de passar seis meses colaborando nos labores pastorais da cidade, pedi à Companhia para adentrar mais profundamente na misteriosa vida da selva indígena.


07

Quem conhece a incrível história dos jesuítas junto às reduções guaranis, e, mesmo quem assistiu ao fabuloso filme A Missão, pode imaginar o que significa para um jesuíta fazer-se presente nessa realidade. Uni-me a outros dois jesuítas no incrível trabalho de servir a 270 jovens Awajuns e Yampis. Situado em uma ilha chamada Yamakai-éntsa, nosso colégio interno “Fe y Alegria” está totalmente a serviço desses nativos. Quando cheguei à selva peruana, um medo me fazia tremer: tenho fobia a serpentes. Mal posso vê-las em zoológicos que me sinto mal.

Porém, busquei forças na fé e fui viver próximo ao “ninho da cobra”. O que me deixou mais tranquilo foi conhecer uma histórica profecia, muito repetida pelos jesuítas que aqui vivem há muitos anos. Segundo eles, o Beato José de Anchieta profetizou que nenhum jesuíta que realizasse missões nas selvas morreria por picada de serpentes. Pode até parecer engraçado, mas o fato é que consigo suportar meu medo fazendo memória a essas profecias de Anchieta. E, de fato, essa profecia tem se confirmado até agora, pois

“Para mim, um garoto provindo das ruidosas selvas de pedra, esta selva natural e silenciosa é um verdadeiro oásis”

nenhum jesuíta jamais foi ao menos picado por alguma víbora. E eu não tenho a mínima pretensão de quebrar essa escrita! Aqui, somos professores, amigos e até enfermeiros. Nossa pequena choça é um verdadeiro pronto-socorro, onde os “curumins” nos buscam a todo momento, incluindo durante algumas madrugadas, quando são acometidos por alguma enfermidade. Nosso labor aqui é constante, porém, profundamente realizador. Para mim, um garoto provindo das ruidosas selvas de pedra, esta selva natural e silenciosa é um verdadeiro oásis. A acolhida que recebi

dos jovens indígenas foi maravilhosa. No início, ficaram um pouco decepcionados por receber um brasileiro nada amigo do futebol, mas essa realidade foi superada quando lhes apresentei minha camisa oficial do atual campeão mundial: Corinthians! Toda essa realidade que venho experimentando na partilha desta cultura, outrora tão estranha para mim, tem sido um verdadeiro toque de Deus em minha vida de jesuíta. Um privilégio que me permite seguir, com meus passos curtos e limitados, pegadas deixadas por gigantes”.


08

CAJU e CRDH promovem Curso em Direitos Humanos O Centro de Referência em Direitos Humanos Padre João Bosco Burnier (CRDH), da Casa da Juventude Pe. Burnier (CAJU), promoveu a aula inaugural do primeiro Curso em Direitos Humanos em Goiás. O objetivo é qualificar os ativistas e constituir um grupo de discussão para fomentar trocas de experiências de intervenção na sociedade goiana. O CRDH recebeu 270 inscritos, que concorreram a 70 vagas. O curso é organizado em três etapas e termina em novembro deste ano. João Paulo Pucinelli, coordenador do curso, diz que a iniciativa pretende fomentar promotores para que eles estejam inseridos

em suas comunidades locais e atuem nas áreas de juventudes, criança e adolescente, mulheres, igualdade racial, diversidade sexual, equidade de gênero, educação popular e outras áreas do campo dos Direitos Humanos. O coordenador ainda enfatiza que o DH pretende ser um espaço significativo para fortalecer a cultura de paz. “Não a paz burguesa que repara todas as injustiças e mantém os subalternos em seus lugares de negação, mas uma paz da justiça, da autonomia e da naturalidade do ser diferente. Um espaço do diálogo, do abastecimento e do impulso, para, no cotidiano, que às vezes é difícil, e muitas vezes, torna-se frustrante, termos forças e

energias para encarar, enfrentar, romper a porta da discriminação e de todas as formas de violência simbólica e real”, explica. Cíntia Clara Ferreira da Silva, representante da sociedade Oásis e do Coletivo Nacional de Lésbicas Negras Feministas Autônomas-Candaces, instituições da cidade de Anápolis, diz que é importante em Goiás ter o espaço educador, pois o curso irá fortalecer as ações para os grupos em que atua. “Espero um retorno positivo, com possibilidades de novas orientações para incrementar as ações. Será produtivo porque o encontro vai abordar temáticas diversas de gênero, raça e diversidade”.


09

CAPACITAÇÃO Para Adriano Ferreto, assessor da Prefeitura de Goiânia em Diversidade Sexual de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT), a expectativa está centrada na oportunidade em dar capacitação ao militante que começa no movimento, pois a profissionalização efetiva uma intervenção com mais clareza para as partes envolvidas. “A falha não está totalmente na falta de capacitação, pois temos vivência. O cara sabe o que tá falando, sabe das dificuldades,

mas às vezes tem dificuldade em expressar a própria realidade. Por isso, precisamos de teoria, de maior conhecimento. Dessa forma, agrega-se saber para realizar intervenção com mais agilidade e dignidade”, analisa. O assessor acredita que, em Goiás, deveria haver maior oferta de cursos na área e mais investimento na capacitação do ativista, principalmente nas escolas, para agregar o maior número de pessoas para a defesa dos Direito Humanos. “Quando se faz uma intervenção na sociedade, faz-se com sabedo-

ria. O conhecimento mudará a forma de pensar”, pondera. A segunda etapa do curso aconteceu de 11 a 13 de outubro. O tema abordado foi Direitos Humanos e as Juventudes, as Mulheres, as LGBT’s e as Negras. A assessora convidada foi a historiadora e pesquisadora Janira Sodré Miranda. A professora é coordenadora do Programa de Estudos e Extensão da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e presidenta do Conselho Estadual de Igualdade Racial.

Anchietanum abre inscrições para Espaço de Afetividade e Sexualidade O Espaço Afetividade e Sexualidade, que acontece no Anchietanum entre os dias 18 e 20 de outubro, está com inscrições abertas. Nesta edição, serão abordados os seguintes temas: Sexualidade e relações de gênero; Nossa corporeidade; Realização humana, afetividade, sexualidade e fé.

Para participar, é necessário realizar inscrição pelos telefones (11) 3862-0342 / 964651414 ou pelo e-mail: secretaria@anchietanum.com.br. A atividade é destinada a jovens entre 17 e 25 anos e a taxa é de R$ 30.


10

CAJU e Anchietanum participam de encontro de Centros e Institutos de Pastoral Juvenil

A CAJU e o Anchietanum participaram, entre os dias 15 e 21 de setembro, do 12º Encontro da Rede Latino Americana de Centros e Institutos de Pastoral Juvenil, que aconteceu em Miami (EUA). No encontro, os 15 Centros e Institutos de Juventude da América Latina e dos Estados Unidos reforçaram a solidariedade e a comunhão nas abordagens pastorais com os jovens. Durante o evento, os participantes discutiram sobre a realidade da juventude latino-americana a partir da proposta da boa vida e da revitalização da Pastoral Juvenil. Participaram do encontro, representantes do Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, El Salvador, Estados Unidos, Honduras, Paraguai, Peru, Venezuela e ainda membros do Departamento da Família, Vida e Juventude do CELAM (Conselho Episcopal Latino-americana). A CAJU foi representada pelo Pe. Jonas Carvalho de Moraes, e o Anchietanum, pelo Pe. Alexandre Raimundo de Souza. A presença da Rede de Centros e Institutos está a serviço da evangelização da juventude. Ao mesmo tempo, promove a formação, assessoria e pesquisa sobre o mundo dos adolescentes e jovens da América Latina.


11

Noviços jesuítas realizam experiência em hospital de Campinas

Os noviços jesuítas do Noviciado Interprovincial Paulo Apóstolo, localizado em Cascavel (PR), participaram, durante 30 dias, do ‘experimento de hospital’, no Hospital de Clínicas da Unicamp, em Campinas (SP). A experiência proporcionou aos jovens o contato com a realidade das pessoas que passaram pelo complexo hospitalar. Os noviços Carlos Rafael, João Francisco, Vitor Biral, Odair José, Paulo Henrique e Luiz Duarte depararam-se, no período de 6 de agosto a 6 de setembro, com o medo, o sofrimento e a morte, mas também com a esperança, a alegria e a fé, explorando assim os limites pessoais e as relações fundamentais. Durante o experimento, os noviços conheceram todo o ambiente hospitalar e, principalmente, as enfermarias, onde atuaram como voluntários. Eles ajudaram nas enfermarias de

ortopedia, de cirurgia do trauma e emergencial, de oncologia, de hematologia, de cardiologia e nefrologia, além da enfermaria geral de adultos. Segundo o noviço Vitor Biral, a experiência proporcionou um conhecimento muito rico da existência humana. “Neste experimento, tivemos a possibilidade existencial de vivermos inseridos no mistério da vida humana, vivenciando a solidariedade para com as pessoas que sofrem e que ali foram atendidas. Pudemos ser, portanto, uma presença ao ouvir, sentir e estar com elas”, disse. O Experimento de Hospital é uma importante experiência na trajetória da formação de um jesuíta. “Estar com as pessoas em circunstâncias tão delicadas me faz ser mais humilde diante do mistério da vida e do amor de Deus”, concluiu o noviço João Francisco.


12

Escritor David Massena visita Colégio Anchieta O escritor David Massena, autor de Amiga Amélia, participou da segunda etapa do projeto ‘Letras & Artes’, desenvolvido pelo Colégio Anchieta de Nova Friburgo. O encontro aconteceu no dia 16 de setembro e o escritor conversou com os pais dos alunos sobre a importância da leitura. O professor e biólogo Milton Jacques também participou do encontro e explicou o funcionamento da sociedade das formigas. O livro Amiga Amélia narra o encontro inesperado de Thaís, uma menina de 9 anos, inteligente e questionadora, com Amélia, uma formiga fugitiva, vítima de bullying e trabalho escravo. O encontro da menina com a formiga dá início a uma fantástica aventura. Em agosto, o escritor encontrou-se com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e com o grupo TACA (Teatro Amador do Colégio Anchieta). No dia 21 de outubro, David Massena participa de uma tarde de autógrafos no Colégio.

Escritora Cecília Cavalieri se encontra com alunos do Colégio Loyola Os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio Loyola receberam, em setembro, a visita da escritora, educadora musical e musicista Cecília Cavalieri França. Os alunos tiveram a oportunidade de conversar sobre o livro Estradinha Real, obra utilizada nos estudos. Além da conversa, Cecília realizou uma sessão de autógrafos e mostrou outros trabalhos. Utilizando desenhos e música, Cecília trouxe aos alunos a possibilidade de visitar, por meio da imaginação, as cidades de Ouro Preto, Diamantina e Rio de Janeiro do século XVIII. “A possibilidade de trabalhar com eles através da música faz com que assimilem melhor a história, captando detalhes e despertando um maior interesse dos alunos”, explicou a escritora.


13

Alunos da ETE são convidados para Feira Internacional na Escócia O projeto Heart Solution, dos alunos da ETE - Alexandre Folquito Miziara, Jaqueline Fernanda Siqueira e Marcos Henrique Bontempo , foi selecionado para participar da Edinburgh International Science Festival (EISF), na Escócia, uma feira internacional que será realizada entre os dias 5 e 20 de abril de 2014. O projeto Heart Solution: Criação e Interpretação de um Coração Eletricamente Artificial foi desenvolvido para a PROJETE 2012 e conquistou o segundo lugar na categoria engenharia, na Febrace 2013. O projeto contou com a orientação do professor José Manoel de Oliveira Medeiros e a co-orientação do professor do Inatel, Carlos Alberto Yonoguti. “A ideia do projeto veio através do professor Álvaro, da disciplina de Equipamentos Médico-Hospitalares da ETE, que nos disse que a área acadêmica precisaria de um aparelho que simulasse as atividades do coração humano. O grupo aceitou o desafio e criou o protótipo”, explica o aluno Marcos Bontempo. Agora o projeto participará de um dos festivais científicos mais tradicionais do mundo, idealizado e organizado pela Edinburgh Science Foundation, com apoio do Governo da Escócia e de inúmeras instituições de renome no campo da Ciência, Tecnologia e Inovação do Reino Unido. Jaqueline Siqueira conta que não esperava todo esse reconhecimento: “Esse convite é mui-

to importante, vamos representar a delegação brasileira e são poucos projetos selecionados. Sempre acreditamos no nosso trabalho, mas não esperávamos toda essa repercussão”. O projeto foi selecionado pela Rede POC (Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento) para integrar a delegação brasileira na 26ª edição, que contará, pela primeira vez, com a participação de brasileiros cujos trabalhos de pesquisa foram incluídos na programação oficial. Segundo o professor e orientador do projeto, José Manoel, o desenvolvimento do protótipo só foi possível graças à pesquisa científica. “A ETE exige do aluno uma pesquisa que fundamente o projeto, e a fundamentação científica precisa de embasamento. O protótipo carrega grande quantidade de informações em torno da ideia. No caso do Heart Solution, conseguimos reunir informações do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), dados da medicina mais sofisticada do Brasil, como da USP, e isso permitiu que a equipe gerasse uma solução inédita, visando potencializar a área de pesquisa cardiovascular”, explica. Esse não é o primeiro evento internacional para o qual o Heart Solution é convidado. “Também já fomos convidados para expor nosso projeto na Expo-INGENIERIA - Feira Nacional de Tecnologia - na Costa Rica, que acontece agora em outubro”, conta o aluno Alexandre.


14

Alunos dos colégios da Província BRC participam de encontro

Oitenta e oito alunos do Ensino Médio e oito ex-alunos dos sete colégios jesuítas da Província do Brasil Centro-Leste (BRC) participaram, no último mês, em Juiz de Fora (MG), da 25ª edição do ENAC (Encontro de Alunos Colaboradores), com o tema Protagonismo Juvenil e Compromisso Social. O ENAC é uma etapa do Projeto de Alunos Colaboradores, desenvolvido nas escolas jesuítas de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, em um processo continuado de formação de lideranças entre alunos do Ensino Médio com algum tipo de experiência de participação nessas instituições, como GAC (Grupos de Alunos Colaboradores), Voluntariado, Representação de Turma, Grêmio Estudantil, Experiências Sociais, Parlamento Jovem, entre outras. Concebido na perspectiva da formação integral dos estudantes, o ENAC, sem se descuidar das demais dimensões do processo formativo, enfatiza a educação política e cidadã, dedicando especial atenção à capacidade humana de transformar-se e, simultaneamente, transformar a sociedade, valorizando as diferenças culturais e promovendo a justiça. As estratégias usadas no ENAC percorrem o itinerário do paradigma inaciano. “Os alunos são convidados a fazer uma experiência direta ou indireta do tema, a contextualizá-lo no sentido mais amplo, a refletir sobre suas causas e implicações, bem como se posicionar pessoalmente e avaliar seus juízos e atitudes”, explica uma das organizadoras do Encontro, a educadora do Colégio dos Jesuítas, Flávia Petrosino Dimas de Souza Lima. No último dia de atividades do ENAC, os jovens participaram do Grito dos Excluídos, de-

nunciando, ao lado de outros jovens, estudantes, trabalhadores e integrantes de movimentos sociais e populares, um modelo político e econômico que, ao mesmo tempo, concentra riqueza e renda e condena milhões de pessoas à exclusão social. Ao final do Encontro, os organizadores esperam que os participantes reafirmem sua missão com a construção de uma nova consciência, na qual a Vida - e a Vida de todos - possa ser o maior valor das relações do homem em sociedade. “Em 2013, o ENAC trabalhou com o lema Esperam por nós nações, propondo dois movimentos: um, interno, no sentido de buscar, pelo discernimento inaciano, a eleição de nossas causas, referendados na construção do Projeto de Vida a partir do comprometimento com os mais pobres; outro, externo, na medida em que somos chamados a assumir o papel de protagonista em prol da Vida”, destaca o educador do Colégio dos Jesuítas, Marcos Antônio do Amaral.


15

Colégios jesuítas promovem evento que simula sessão da ONU

A 7ª Edição da Simulação Interna das Nações Unidas SINU, programa desenvolvido pelos alunos da 3ª série do Ensino Médio dos colégios São Luís e São Francisco Xavier, aconteceu em setembro em São Paulo. Durante os três dias de duração do evento, cerca de 200 alunos debateram temas da atualidade, como o conflito na Península Coreana, a exploração infantil, a eficiência e transparência nas instituições financeiras e a presença do Taleban no Afeganistão. Na SINU os estudantes assumem o papel de diplomatas, juízes e jornalistas, representando alguns dos 193 países membros da ONU (Organização das Nações Unidas). Para Renan Brienza Simões, aluno do Colégio São Luís, que foi o Secretário Geral no evento, o objetivo do programa é desenvolver a oratória, o senso de responsabilidade e o respeito mútuo entre os participantes. A SINU surgiu há sete anos no Colégio São Luís, a partir da iniciativa dos próprios alunos, responsáveis pela organização geral, com orientação dos coor-

denadores pedagógicos e dos professores do colégio. Atualmente, quatro comitês apresentam os temas em debate: Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU); Conselho de Direitos Humanos (CDH); Banco Mundial (BM); Organização do Tratado do Atlântico Norte+Rússia (OTAN). Há ainda o Comitê de Imprensa (CI), responsável pela cobertura jornalística do evento. “Mais uma novidade desta edição foi a significativa participação dos representantes da sociedade civil, que têm o objetivo de direcionar as discussões, além de assegurar a preservação dos direitos humanos em todos os aspectos dos debates da simulação”, contou Renan Simões. O evento atraiu, aproximadamente, 500 pessoas, entre alunos, pais, professores e visitantes. Nas discussões, os participantes devem se comportar de maneira diplomática, respeitar as regras de conduta, trajar roupas formais compatíveis com a situação simulada e representar a posição oficial de seus países, defendendo seus interesses.


16

Alunos do Colégio São Francisco participam de campanha de coleta seletiva

O Colégio São Francisco Xavier realizou, entre os dias 2 e 6 de setembro, campanha de coleta seletiva de lixo eletrônico. Durante esse período, a comunidade educativa da instituição ajudou no recolhimento de materiais como: pilhas, baterias, celulares sem utilidade, dentre outros equipamentos. A campanha conseguiu coletar mais de 100 kg de lixo eletrônico, que depois foi recolhido pela Prefeitura de São Paulo, com quem o Colégio tem parceria. A campanha, que acontece há 3 anos, ajuda os alunos a desenvolver maior consciência ambiental.

Segundo Raquel Oliveira, do setor de comunicação do colégio, geralmente as pessoas não sabem o que fazer com materiais eletrônicos após seu tempo de vida útil. “A campanha tem uma grande importância no que diz respeito ao meio ambiente. Milhares de equipamentos são descartados diariamente. Muitas pessoas não sabem onde descartar e entulham em casa ou colocam na rua sem a consciência de que o lixo eletrônico é um problema para o meio ambiente”, afirmou.

Alunos do Colégio São Francisco visitam a Bovespa Os alunos da 3ª série do Ensino Médio do Colégio São Francisco Xavier, em São Paulo, visitaram, em setembro, a BM&FBovespa, bolsa de valores do Brasil, localizada no centro da capital paulista. “Na visita, os alunos puderam conhecer a história da instituição, verificar como funciona basicamente o mercado de ações e as corretoras de valores, além de receberem informações sobre o mercado de trabalho, para quem deseja seguir carreira nesta área”, afirmou o professor de Geografia, Gilberto Gentil.


17

FEI lança o desafio da ponte de palitos de sorvete na 5ª edição do Concurso Travessia

Alunos de escolas do Ensino Médio, públicas e particulares, já estão na expectativa para a 5ª edição do Concurso Travessia, promovido pelo Centro Universitário da FEI. Nos dias 13 e 14 de novembro, as equipes inscritas participarão do desafio de construir, em quatro horas, uma ponte de 1,60m de comprimento, usando apenas 700 palitos de sorvete, cola, barbante e clipes. Essa estrutura deverá ser capaz de suportar, no mínimo, 30 quilos. No primeiro dia do concurso, as equipes receberão o kit do material de construção. No segundo dia, as pontes, com tabuleiro para a travessia de um carro aplicador de carga, passarão por um teste estático, para avaliar estrutura e resistência. Depois, um carrinho de 11 centímetros terá que fazer a travessia de um lado ao outro da estrutura, em 30 segundos. Para vencer a competição, a ponte construída precisa suportar o maior peso, por mais tempo, e obter as melhores notas em diversos critérios.

As pontes também serão avaliadas por uma comissão julgadora formada por professores da FEI, de acordo com critérios como criatividade, projeto técnico, tamanho e memória de cálculo. A ponte que suportar o maior peso, por mais tempo, além de obter as melhores notas nos critérios acima, vence o concurso. A equipe vencedora será premiada com uma Lousa Interativa para a escola e um iPod Nano 16 GB para cada integrante. O professor orientador receberá ainda um certificado e um iPod Nano 16 GB. No ano passado, o concurso reuniu 250 alunos, da FEI e de 31 escolas, que construíram 62 pontes. A equipe campeã na categoria EMC (do Ensino Médio) foi a Boomerang, do Colégio da Polícia Militar de Santo André. A ponte construída pela equipe suportou 37,7 kg e foi seguida pelos times Ponte que Partiu 2, do Colégio Amorim, de Ermelino Matarazzo, de São Paulo, e Colantes, do Colégio Jean Piaget, de Santos.


18

Alunos do Colégio dos Jesuítas encaminham propostas ao Legislativo Municipal Na segunda etapa do projeto Câmara de Vereadores Mirins, da Câmara Municipal de Juiz de Fora (MG), os alunos do Colégio dos Jesuítas participaram da Plenária Final, no dia 11 de setembro. Na sessão, que ocorreu no Plenário da Câmara Municipal, os vereadores mirins debateram e priorizaram as propostas relacionadas ao tema Juventude e Segurança. Agora as propostas serão encaminhadas ao Legislativo Municipal e as escolhidas integrarão um documento que será encaminhado, por meio da Mesa Diretora da Câmara Municipal, à Comissão de Participação Popular e de Legislação Participativa. Nessa edição do projeto, a Câmara de Vereadores Mirins reuniu estudantes do 8º e do 9º ano do Ensino Fundamental de dez escolas da cidade. Do Colégio dos Jesuítas, participaram 27 alunos, que desenvolveram o trabalho sob a orientação dos educadores do SAP (Serviço de Apoio ao Pedagógico).

O objetivo do projeto é promover a cidadania e estimular a inserção dos estudantes no universo da participação política a partir do debate de questões relevantes para a sociedade. Confira as propostas e o nome dos alunos, que participaram dessa edição no site: www.colegiodosjesuitas.com.br.

Promotor realiza palestra sobre drogas no Colégio Santo Inácio

O promotor Paulo Wunder, coordenador de Segurança e Inteligência do Ministério Público do Rio de Janeiro, realizou, em setembro, uma palestra para os pais de alunos da 1ª Série do Ensino Médio do Colégio Santo Inácio sobre o tema Adolescentes, álcool e outras drogas: uso e abusos. Segundo o palestrante, ex-aluno do colégio, interesse e muito diálogo ainda são os melhores instrumentos que os pais podem utilizar para evitar o contato de seus filhos com as drogas.

O promotor já participou de várias palestras na instituição como forma de esclarecer os pais e os alunos sobre a utilização de substâncias tóxicas. A orientadora educacional da 1ª Série do Ensino Médio, Cláudia Gindre, informou que o Colégio tem buscado chamar os alunos para uma reflexão sobre o consumo de drogas, convidando especialistas para falar sobre experiências internacionais na abordagem da dependência de drogas. Segundo Paulo Wunder, o consumo de cigarros tem caído entre os jovens, porém a experimentação de outras drogas, principalmente o álcool, vem ocorrendo cada vez mais cedo. “Hoje, há uma oferta variada de drogas sintéticas, mas o álcool continua predominando. Importante é que os pais estejam atentos às amizades dos filhos e que exerçam um controle discreto, abrindo-se para um diálogo permanente e, principalmente, participando da vida da família”, disse o promotor.


19

Aluno da PUC-Rio recebe prêmio por publicação sobre a Rocinha

Um olhar sobre a arte que é pura arte. Pode ser definido assim o livro de Davison Coutinho (foto, em pé), graduando de Artes e Design e Desenho Industrial da PUC-Rio e Assistente de Direção do Núcleo de Estudos e Ação sobre o Menor (Neam), que, em seu trabalho de conclusão de curso, produziu Um olhar sobre a produção cultural na Rocinha. Lançado com o apoio do Neam, no

Anfiteatro Junito Brandão - campus da PUC-Rio, o livro recebeu o prêmio Mostra PUC 2013 e foi contemplado, pelo Jornal do Brasil, com o patrocínio de um lançamento na Rocinha, que distribuirá 500 exemplares. Segundo o autor, o trabalho é uma tentativa de mostrar à sociedade que a comunidade é muito mais do que violência, e de apresentar valores e aspectos culturais do local: a relação de proximidade entre os moradores e sua produção, visando contribuir para uma melhor imagem da comunidade, a redução do preconceito e a melhoria da autoestima dos moradores, amenizando o estigma recebido por parte da sociedade e incentivando ainda

mais a cultura na Rocinha. Para ele, a ideia de fazer o livro veio naturalmente. “Sempre fui muito preocupado com a fama e sobre o que falavam do lugar em que eu amava morar, apesar dos pesares. Mesmo com a atual glamourização da Rocinha, a comunidade ainda vem sendo vista por algumas pessoas como local de marginais. Essa inquietação me motivou a desenvolver um projeto que mostrasse justamente o que as pessoas ainda não conhecem nem imaginam que é produzido nesse celeiro de pessoas bem-humoradas, esforçadas, trabalhadoras e que enfrentam as maiores dificuldades no seu dia a dia para ter uma vida digna”.

Seminário na Dom Alunos da Rede Jesuíta Helder Câmara aprimora de Educação ganham habilidades textuais destaque em competição Mesmo com várias ofertas na área do Direito, um dos seminários temáticos mais procurados neste semestre na Escola Superior Dom Helder Câmara tem como foco a Língua Portuguesa, trabalhando a leitura e a produção de textos. Durante as aulas, a professora Maria Aparecida Leite Cota discute aspectos semânticos, sintáticos e pragmáticos de diversos tipos de textos, como crônicas, artigos de opinião, charges e textos jurídicos. O objetivo é aprimorar as habilidades de compreensão e de produção textual por meio de aulas expositivas, análise e redação. Os seminários temáticos visam contemplar novos Direitos ou temas atuais que, eventualmente, não são trabalhados nas disciplinas curriculares. Também servem para atender a interesses e necessidades específicas dos acadêmicos de Direito da Escola. Para a integralização plena do currículo, o discente deve fazer, no mínimo, cinco seminários temáticos durante todo o curso.

Os alunos dos colégios da Rede Jesuíta de Educação ganharam destaque na XVI OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica). Ao todo, foram 35 medalhas de bronze, prata e ouro, conquistadas pelos alunos do Colégio dos Jesuítas, Loyola e Santo Inácio do Rio de Janeiro. A competição, realizada em maio, é organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira, em parceria com a Agência Espacial Brasileira e com a Eletrobras Furnas. Os alunos vão receber as medalhas e os certificados da competição no início de dezembro. Confira a lista dos medalhistas no Portal Jesuítas Brasil.


20

Fé e Alegria do Brasil realiza encontro em São Paulo

A Fundação Fé e Alegria do Brasil realizou, entre os dias 16 e 20 de setembro, no Anchietanum, em São Paulo, um encontro administrativo que reuniu representantes de 16 regionais da instituição, espalhadas por 15 estados brasileiros. O encontro foi realizado com o objetivo de capacitar os colaboradores que atuam na área administrativa. Participaram do encontro, assistentes, analistas e auxiliares administrativos, além dos profissionais que atuam na Sede Nacional de Fé e Alegria. Os processos contábeis, financeiros, a otimização do tempo e a espiritualidade foram alguns dos temas abordados durante o encontro. “Fé e Alegria enxerga as questões administrativas de uma forma mais ampla, então esse encontro é para garantir um avanço não só no uso de ferramentas próprias da administração, mas para que o pessoal do administrativo também se envolva no processo de construção dos centros”, afirmou Pe. Álvaro Negromonte, diretor-presidente Nacional de Fé e Alegria. Durante esses dias, os colaboradores assistiram a palestras, participaram de trabalhos em grupo e de dinâmicas. Segundo Paula Facci, da Coordenação Nacional de Desenvolvimento Institucional, antes do encontro, foi realizada uma pesquisa com os colaboradores para que eles pudessem apontar as pautas que seriam importantes debater durante a semana. “A semana foi

pensada para que fosse interativa, voltada para a construção coletiva do conhecimento. Nós fizemos um diagnóstico para saber quais as temáticas em que o pessoal sentia dificuldades e quais eles gostariam de tratar com mais profundidade. Então, organizamos a semana com base nesses conteúdos que foram apontados”, disse Paula. O encontro de administradores de Fé e Alegria faz parte do plano estratégico nacional e um dos pontos discutidos foi a melhora da qualidade nos serviços prestados. “Fé e Alegria tem buscado garantir essa unidade nacional. Não significa dizer que todos nós fazemos do mesmo jeito, porque as realidades são distintas, mas isso permite conhecer as pessoas. Primeiro, eles se conhecem entre si e o nível de comunicação melhora. Eles percebem que o trabalho deles implica diretamente no trabalho de outros. A gente trabalha em rede e essa consciência garante um trabalho mais eficaz a toda a Fundação Fé e Alegria do Brasil”, concluiu Pe. Álvaro.


21

Centro Loyola promove evento com o Pe. Leonardo Agostini O Centro Loyola de Fé e Cultura / PUC-Rio promoveu, no dia 26 de setembro, um encontro com o Pe. Leonardo Agostini, com o tema Fé e Cultura: Os olhares de Jesus no Evangelho Segundo Marcos. A proposta foi refletir sobre o Evangelho, onde é encontrado o mais antigo relato da vida e da obra de Jesus, e também analisar alguns episódios sob o prisma do olhar de Cristo. O evento foi realizado em Botafogo, no Auditório do Colégio Santo Inácio. O Pe. Leonardo Agostini é doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, diretor

e professor de Sagradas Escrituras do Departamento de Teologia da PUC-Rio.

Coordenadores de catequese participam de curso em BH O Centro Loyola de Belo Horizonte realizou o Curso de Atualização Catequética com o tema Catequese com jovens. O curso, assessorado por Suzane Duarte, especialista em juventude, foi realizado no dia 14 de setembro. Cerca de 50 coordenadores de catequese participaram do encontro e refletiram sobre as “juventudes”, a linguagem e as formas de metodologia de trabalho com os jovens.

Curso para Orientadores do CCB completa mais uma etapa O CAP (Curso de Capacitação de Orientadores e Acompanhantes de Exercícios Espirituais), promovido pelo CCB (Centro Cultural de Brasília), completou, nos dias 27 a 29 de setembro, o 5º módulo da formação. A formação, que compreende um total de seis módulos, teve a orientação do Pe. Ranieri de Araújo. Os cursistas abordaram, neste 5º módulo, as Terceiras e Quartas Semanas dos Exercícios Espirituais, a Contemplação para alcançar o Amor, os Três Modos de Orar e as Regras para sentir na e com a Igreja.

O 6º e último módulo será realizado nos dias 1, 2 a 3 de novembro.


22

Itaici Informações e inscrições pelo telefone: (19) 2107-8500, e-mail: secretaria@itaici.org.br ou pelo site www.itaici.org.br.

08/11 a 10/11 Curso/Encontro: A teologia do Evangelho da Infância, segundo Lucas Orientação: Pe. Jaldemir Vitório SJ 08/11 a 10/11 Curso/Encontro: A teologia do laicato do Concílio Vaticano II – Re-centralização cristológica Orientação: Prof. Renato da Silveira Borges Neto 08/11 a 10/11 Curso/Encontro: Acompanhamento espiritual Orientação: Pe. Emmanuel da Silva e Araújo SJ

CURSOS 01/11 a 03/11 Exercícios Espirituais – EEL1: Iniciação à experiência dos EE de Santo Inácio Orientação: Claudio Cassimiro

Centro Cultural de Brasília Inscrições e informações pelo telefone: (61) 3426-0400 ou pelo site www.ccbnet.org.br.

01/11 a 03/11 Exercícios Espirituais – EEL2: Princípio e fundamento Orientação: Ernesta Gonçalves 01/11 a 03/11 Exercícios Espirituais – EEL3: 1ª semana, Pecado e Misericórdia Orientação: Sonia Maria Cheuen 01/11 a 03/11 Exercícios Espirituais – EEL4: 2ª semana, Dos mistérios da vida pública de Jesus à Jornada Inaciana Orientação: Alex William Cheuen 01/11 a 03/11 Exercícios Espirituais – EEL5: 3ª semana, Mistérios da paixão e morte de Jesus Orientação: Fátima Barbuto 01/11 a 03/11 Exercícios Espirituais – EEL: Aprofundamento “Oração da Igreja pelos mortos” Orientação: Pe. Eduardo Henriques SJ 08/11 a 10/11 Curso/Encontro: Fim da Pessoa – Céu, Purgatório e Inferno Orientação: Pe. Geraldo Luiz de Mori SJ

CURSOS 18/10 - 3º Sarau do CCB O CCB (Centro Cultural de Brasília) promove, no próximo dia 18 de outubro, o 3º Sarau do CCB e faz um convite aos “artistas” para virem participar desse espaço de encontro, interação e manifestação das várias expressões artísticas, como música, poesia, dança, literatura e outros. A participação é livre e a entrada é franca.


23

Centro Loyola PUC-Rio Inscrições e informações pelo telefone: (21) 3527-2012, pelo e-mail scursosloyola@puc-rio.br ou pelo site www.clfc.puc-rio.br.

CURSOS 30/10 a 07/11 Curso: Retiro Espiritual sobre o Cântico dos Cânticos - Uma experiência orante de amor e silêncio Orientação: Pe. J Fernandes SJ Casa de Retiros Padre Anchieta (CARPA) Tel: (21) 3322-3069 Rua Capuri, 1500 - São Conrado Rio de Janeiro, RJ carparj@ig.com.br

Centro Loyola Goiânia CURSOS

Inscrições e informações pelo telefone: (62) 3251-8403 ou pelo site www.centroloyola.com.br.

09/10 a 27/11 Curso: Todos os caminhos levam a Deus – A literatura Cristã extra-canônica em uma perspectiva histórica Professor: Lair Amaro dos Santos Faria Local: Rua Bambina, 115, Botafogo 18/10 a 20/10 Retiro: Exercícios Espirituais de 8 dias Orientação: Pe. J. Fernandes SJ 26 e 27/10 Retiro: Viver e Morrer com sentido Orientação: Pe. J. Fernandes SJ O retiro será realizado no Centro Loyola de Fé e Cultura / PUC-Rio (Estrada da Gávea, 1 – Gávea), no horário de 9h às 16h no Sábado e de 9h às 13h no domingo. 24 e 31/10 Curso: Fé e Cultura - Apocalipse, o Portal da Esperança Orientação: Prof. Carlos Frederico Schlaepfer Objetivo do evento é decifrar a literatura apocalíptica e sua linguagem simbólica de fé, tendo como foco principal o Apocalipse de João.

CURSOS 25 a 27/10 Curso: Jornada Teológica – Jesus, uma Biografia Orientação: Pe. Spencer Custódio Filho SJ 25 a 27/10 Retiro Inaciano: Viver em Estado de Missão Orientação: Pe. Luís Gonzáles Quevedo SJ Local: Centro Cultural de Brasília



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.