Gazeta Aracoiabana - Ed 54

Page 1

DISTRIBUIÇÃO GRATUÍTA

Ed. 54 | Ano V | Araçoiaba da Serra | 11 de Julho de 2015

Águas de Araçoiaba

participou da

3a. Virada Ecológica e inicia a PET: Várias opções para combater as pulgas dos animais Pág. 7

Mestre de capoeira Luciano, indignado, fala sobre possível

demissão

por não aceitar a filiação no partido

da situação

Pág. 7

Campanha do Agasalho 2015 Pág. 6

Artigo: O empresário Henrique Rocco, fica revoltado por não ver nenhuma

das promessas de campanha da Prefeita serem concretizadas, deixando

o povo na ilusão

Veículos:

Citroën chama para recall proprietários

do C3, C3 Picasso e Aircross para troca

de buchas da suspensão

Pág. 9

Vereadora Aldemir Franklin, esclarece aos munícipes, principalmente os das redes sociais, que cobram dela e dos outros vereadores mais atuação nas cobranças ao executivo, a dificuldade que a Câmara tem de legislar com tantas manobras políticas Pág. 04

Pág. 2

Multiplicam os membros dos partidos PTB, PP,

PRP e PHS Pág. 6


2 Edição 54 | 11/07/2015

EDITORIAL

Fazer a diferença

Promessas não

cumpridas

O

uvimos muito falar sobre “fazer a diferença” nesse mundo, passagem sagrada da bíblia, em todos os lugares e em todos os sentidos. Fazer a diferença como filhos, pais, profissionais, cristãos, líderes etc. Só que esse fazer a diferença é sempre para melhor, com exemplos proveitosos e virtuosos. Agora, o que temos visto são pessoas fazendo a diferença para pior. Assaltantes e bandidos se destacando, cidadãos que deveriam ser do bem agindo fora da lei, pais e filhos, marido e mulher sem o menor respeito uns pelos outros, religiosos dando péssimos exemplos, funcionários e patrões sendo desrespeitosos etc. Com isso, nosso mundo está ficando cada vez pior, aliás, nas redes circula um vídeo do passado onde crianças brincam inocentemente na rua, de pião, amarelinha, pic entre outras brincadeiras e nas casas não tinha TV, celulares, vídeos games etc. eram joguinhos ou reuniões onde toda a família participava e perguntam: quem se lembra desse tempo? E completam, é a nossa geração que ainda tinha respeito, mas como será a próxima? Foram épocas em que nossos pais nos corrigiam quando desrespeitávamos os mais velhos, os professores ou quem quer que seja, com mais idade ou hierarquia. A educação era dada em casa, com palmadas ou castigos sim, caso fosse preciso, mas com muito respeito e amor. Agora, certos pais querem que os professores eduquem seus filhos, malcriados, irreverentes, grosseiros e até bandidos assassinos, como vemos nos noticiários da TV, fazendo a “diferença para pior” em sala de aula. Quem deve educar são os pais e quem deve ensinar são os professores. Com isso, temos quem faz a diferença para pior ou melhor. Isso vale até para a política e os políticos. Fiquemos atentos porque a corrida para as próximas eleições já começou. Seu voto pode fazer a diferença. Avaliem, pensem e só coloquem para representá-lo quem realmente você, eleitor e cidadão, achar que irá “Fazer a Diferença” para melhor, com honra e caráter. Como será essa geração de agora e, a que está vindo, daqui a 50 anos?? O que teremos como intelectuais, professores, físicos, médicos, políticos, militares, pais, maridos, esposas etc??? É preocupante e devemos nos conscientizar. Tem coisas interessantes para ler nesta edição, prestem muita atenção! Até o próximo jornal.

EXPEDIENTE

Irene Câmara

Diretora Editora: Irene S. Câmara MTB 32.954 | 15 99715.1526

gazetaaracoiabana@terra.com.br

11 de julho de 2015 / Ed. 54

O Jornal Gazeta Araçoiabana é quinzenal e circula na cidade de Araçoiaba da Serra & Região. Tiragem: 2000 exemplares

Diretor comercial: Jorge dos Santos 15

99716.7477

Diagramação: MH Arts - marcelo@mharts.com.br Direção de arte: Marcelo Hanickel

Araçoiaba da Serra - SP

ARTIGO

Edição 54 | 10/07/2015

*Henrique Rocco

Como não ficar indignado? Analisando os vídeos de promessas de campanha da atual Prefeita veiculadas na mídia, eu, assim como o povo de Araçoiaba, senti-me enganado. Faltando apenas um ano para as próximas eleições espero que o povo não caia novamente em uma cilada recheada de promessas que jamais serão cumpridas. O que a boa oratória sem compromisso não faz. Relembrem comigo algumas promessas que até agora ficaram só no sonho dos munícipes, como por exemplo:

*O Quarteirão da Saúde Lembram quando a Prefeita dizia que o município, tendo mais de 30 mil habitantes, não poderia ter um Posto de Saúde, mas sim o “Quarteirão da Saúde”? Pois é, hoje só existe o quarteirão desocupado. Ao tirar o Banco do Povo, a Secretaria Social, o Creas, o Cras, o Fundo Social e o Conselho Tutelar, só conseguiu onerar o município com aluguéis de vários imóveis e, ainda, está deixando o Posto de Saúde praticamente abandonado.

*Bairro Aparecida Em campanha, a Prefeita citou que o bairro teria que deixar de ser um corredor da cidade para ter melhor desenvolvimento e que ela iria investir em urbanização e desenvolver aquela região e, também, colocaria um posto avançado da Guarda Civil Municipal com câmaras Digitais de Segurança e tudo. A prefeita em sua campanha também prometeu recursos para o município, dizendo que buscaria junto com os amigos do PT; citou que tinha facilidades junto ao Ministério da Saúde para criar o Quarteirão da Saúde; que era amiga dos Deputados Ricardo Besuine e João Paulo, que ambos tinham influencia no BNDS; que não faltaria verbas para investir na infra-estrutura da cidade; que traria asfaltos aos bairros e investiria em segurança, mas até agora nada. Ela fez promessas e disse que era amiga de todos, que dinheiro não faltaria, hoje mudou o discurso, culpa a administração anterior e o Governo do Estado, por falta de verba, mas e a verba do governo Federal, de seus padrinhos e amigos politicos ???? O slogan da campanha foi “Nossa Gente Pode Mais”, iludiu o povo araçoiabano, pois o “nossa gente” que ela se referia, era a gente do partido dela o PT e não a gente de Araçoiaba. *Henrique Rocco, empresário e corretor de imóveis de Araçoiaba da Serra

Proibida imitação ou qualquer reprodução de matérias ou artigos sem a prévia autorização, por escrito, da editora. Os artigos, informe e matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do jornal.


NOTÍCIAS

Soltar pipa próxima à rede elétrica pode causar acidentes além de interromper o

fornecimento de energia

Gazeta Araçoiabana | Edição 54 | 11 de Julho de 2015

Como soltar pipas com segurança A CPFL Piratininga realiza constantes campanhas para orientar a população sobre a forma mais segura de praticar a brincadeira. Além de palestras em escolas, a distribuidora de energia também entrega cartilhas, onde entre outras orientações estão dicas de como soltar pipas com segurança: • Pipas devem ser empinadas longe de rede elétrica e de preferência em espaços abertos como praças, parques e campos de futebol. Isso evita interferências na qualidade do fornecimento de energia elétrica, serviço telefônicos e em antenas; • A utilização de “rabiolas” deve ser evitada, pois elas agarram nos fios elétricos, desligando o sistema e provocando choques; • Utilizar papel alumínio na confecção da pipa é perigoso, pois este material, em contato com os fios, provoca curtos-circuitos; • Caso a pipa enrosque nos fios, é melhor desistir do brinquedo. Subir em telhados ou postes para recuperá-las representa risco de choque, assim como tentar removêlas com canos ou bambus;

A CPFL Piratininga registrou 1.300 desligamentos de dezembro de 2014 a fevereiro de 2015. A empresa faz diversos alertas para que seus clientes estejam sempre atentos a ações que podem colocar em risco tanto o abastecimento quanto a vida. Entre essas preocupações está o aumento de ocorrências provocadas pelas pipas, especialmente no período de férias escolares. Embora o brinquedo seja aparentemente inofensivo, ele pode se transformar em vilão quando utilizado de forma inadequada. Soltar pipa próxima da rede pode provocar acidentes e desligamentos. Além dos acidentes, muitas pipas ficam enroscadas nos fios, continuando a causar interrupções nos meses seguintes. Isso ocorre porque a linha, enrolada nos cabos elétricos, se torna boa condutora de energia quando chove. Além disso, o uso do cerol (mistura de cola, limalha e vidro moído) ou da chamada “linha chilena” deve ser evitado. No estado de São Paulo é considerado crime utilizar cerol, e sua formulação pode conter limalha de ferro, que provoca curtos-circuitos e choques elétricos. O ideal é soltar pipas longe da rede elétrica. Se acontecer de o brinquedo ficar preso na rede, a melhor coisa a fazer é dá-lo como perdido. A tentativa de recuperação pode provocar acidentes de grandes proporções, inclusive com vítimas, além de interrupções no fornecimento de energia. Os desligamentos provocados pelas pipas poderiam ser evitados se alguns cuidados básicos fossem adotados, como brincar somente em praças ou campos, onde não existam condutores elétricos nas proximidades. A CPFL Piratininga, que atende 27 municípios no interior do estado de São Paulo, e Baixada Santista registrou 1.300 desligamentos pela utilização das pipas próximas à rede elétrica, no período de dezembro de 2014 a fevereiro de 2015, com uma média de 102 clientes afetados por ocorrência. Na região de Sorocaba, Itu e Salto, entre dezembro de 2013 e fevereiro de 2014, foram registrados 234 desligamentos pela utilização das pipas próximas à rede elétrica, com uma média de 133 clientes afetados por ocorrência, sendo que em junho e julho de 2014 foram registradas 209 ocorrências.

• Não é indicado soltar pipas na chuva. Ela funciona como para-raios, conduzindo energia; • Não é indicado subir nas lajes das casas para empinar pipa, qualquer distração pode causar uma queda; • Linhas metálicas não devem ser usadas no lugar da linha comum, pois podem provocar choques elétricos; • É necessário ter cuidado com ciclistas e motociclistas. Acidentes acontecem porque as linhas não podem ser vistas. O uso do cerol ou da linha chilena é proibido por lei e pode matar. Lei Estadual - Nº 12.192, de 06 de Janeiro de 2006- SP - Proíbe o uso de cerol ou de qualquer produto semelhante que possa ser aplicado em linhas de papagaios ou pipas, sujeitando o infrator ao pagamento de multa no valor de 5 UFESPs e responsabilizando-o penalmente ou aos pais, quando o infrator for menor. *fonte assessoria CPFL

Escolas da região de Sorocaba recebem matrículas de novos estudantes para o segundo semestre Interessados devem procurar unidade mais próxima com documento de identificação e comprovante de residência; retorno às aulas está marcado para 3 de agosto. Crianças, jovens e adultos interessados em cursar o segundo semestre de 2015 em uma das 5 mil escolas da rede estadual, incluindo as 411 da região de Sorocaba, já podem fazer a matrícula. Para fazer o cadastro basta comparecer a uma das unidades com documento de identidade e comprovante de residência. Alunos vindos de outras redes ou Estados também podem fazer o cadastro durante o mês de julho. A Secretaria da Educação oferece classes do Ensino Fundamental (ciclo I e II), Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). No caso dos estudantes menores de 18 anos, a inscrição deve ser efetivada pelos pais ou responsáveis. A apresentação do histórico escolar é recomendável. Aqueles que, por qualquer razão não tiver o documento em mãos, a escola marcará um prazo para a entrega. Ou a unidade pode aplicar uma prova para identificar a série correspondente. A ausência do histórico não impede a matrícula.

3

O período de recesso também pode ser utilizado para transferência. A solicitação é válida para estudantes já matriculados na rede e que, por motivo de mudança de bairro ou município após o início do ano letivo, precisam de vaga em uma outra escola. Para garantir o deslocamento é preciso comparecer a qualquer unidade próxima a nova residência e formalizar o pedido.

Matrícula para estrangeiros As unidades da Secretaria da Educação também estão de portas abertas para alunos de outras nacionalidades e que querem estudar em São Paulo. Hoje eles são mais de oito mil estudantes, incluindo bolivianos, coreanos, japoneses e até haitianos. Para fazer a matrícula, a família deve apresentar nas escolas um documento válido de identidade, como o passaporte ou o Registro Nacional de Estrangeiro (RNE). “A rede estadual paulista é a maior da América Latina e figura entre os melhores sistemas de ensino do País. Para garantir a qualidade em todos os municípios do Estado, a Secretaria adota currículo e material didático unificados. Os alunos também têm a chance de estender a jornada de estudos em escolas de tempo integral, em atividades nos Centros de Estudos de Línguas e com o apoio da tecnologia”, explica o secretário da Educação, Herman Voorwald. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo Assessoria de Comunicação e Imprensa Mais informações à imprensa: (11) 3218-2061 |(11) 3218-2020 www.educacao.sp.gov.br | www.facebook.com/ educasp

Acordo retira mais sete mil toneladas de sódio dos alimentos processados Consumo excessivo de sal pode levar à hipertensão. No Brasil, índice de hipertensos atinge uma em cada quatro pessoas segundo dados inéditos do Vigitel 2014. Reduzir a quantidade de sódio consumida diariamente pela população brasileira é a meta do Plano Nacional de Redução de Sódio em Alimentos Processados que conseguiu, em sua 2ª fase, reduzir em até 10% o teor de sódio presente em 839 produtos. O compromisso entre o Ministério da Saúde e a Associação das Indústrias da Alimentação (Abia) possibilitou que, em três anos (2011-2014), fossem retiradas 7.652 toneladas de sódio dos produtos alimentícios. A meta é que até 2020 as indústrias do setor promovam a retirada voluntária de 28.562 toneladas de sal do mercado brasileiro. “O alimento industrializado não é o único responsável por todo o excesso de sal que ingerimos. Precisamos cuidar muito da maneira que preparamos os alimentos em casa e no que comemos nos restaurantes. Mas precisamos, principalmente, deixar de adicionar o sal nos alimentos já prontos, isso significa retirar o saleiro da mesa. A Vigitel mostra que o brasileiro acha que consome pouco sal, mas nós consumimos muito. Em média são 12g por dia quando deveríamos, no máximo, ingerir 5g“, alertou o ministro. As indústrias que não alcançaram o resultado esperado de redução foram notificadas pelo Ministério da Saúde e deverão apresentar uma justificativa, além de uma nova estratégia para diminuir a quantidade de sal dos alimentos.


4

Gazeta Araçoiabana | Edição 54 | 11 de Julho de 2015

INFORME

Vereadora Aldemir Franklin esclarece ao público

Em virtude dos muitos comentários que estão circulando nas redes sociais a respeito dos assaltos ocorridos na cidade nos dois únicos bancos que temos o Banco do Brasil e o Bradesco, falando até que os vereadores não fazem nada para evitar tais acontecimentos, é importante divulgar que isto é de total responsabilidade do poder executivo. Cabe ao Legislativo, legislar, fiscalizando e indicando à Prefeitura para que execute as suas funções de acordo com as necessidades do município.

F

iscalizamos sim, mas inúmeros requerimentos que foram feitos por mim, na maioria das vezes só recebi a resposta com muito atraso e com esclarecimentos confusos que acabam sem informar sobre aquilo que lhe foi requerido. A insatisfação da população é grande, e como vereadora fico indignada com tamanha barbaridade e, ao mesmo tempo, tanto eu quanto meus colegas da oposição, ficamos impossibilitados de investigar tais irregularidades. Somos também impossibilitados de abrir qualquer CPI para apurarmos esses fatos. E como está, jamais iremos conseguir levar adiante qualquer investigação porque somos constantemente barrados pelos quatro vereadores da situação, que, com manobras políticas, votam favorecendo o executivo, prejudicando os munícipes e, de uma forma geral, acumulando enormes prejuízos à cidade de Araçoiaba. Por exemplo, quando eu era da situação, jamais impedi qualquer investigação ao executivo. Inclusive participei como membro da comissão de investigação e nunca atrapalhei o bom andamento dos trabalhos na Câmara. A Prefeita já chegou “CAUSANDO’’ ao se apresentar na mídia com fotos montadas com Dilma e Lula, num gesto de querer impressionar, falava em milhões e não eram poucos, acima de 40 milhões em verbas que receberia de ministérios. Quando abria o seu microfone, com uma oratória animadora e otimista demais, levou a maioria a acreditar no que seria capaz de fazer, tais como: abolir o pedágio para moradores de Araçoiaba, fazer terminais de ônibus com passagem única, fazer o quarteirão da saúde onde é o Posto de Saúde no centro e asfaltar a maioria das ruas e estradas do município, “causando” uma verdadeira revolução política, conseguindo o apoio de


INFORME

Gazeta Araçoiabana | Edição 54 | 11 de Julho de 2015

5

milionários, para endividar o município, com valores de 1,7 milhões, esse já aprovado, e de 6 milhões, felizmente rejeitado pelos vereadores da oposição, alegando que é só para fazer a reestruturação do quadro de funcionários e além de tudo era para pagar só depois que ela saisse. Vejam, o banco só tem uma porta de entrada e não tem de saída e os juros são altos, todos sabem. Quando a Prefeita assumiu encontrou dinheiro em caixa e o município sem dívida, como ela mesma afirmou em um de seus discursos. Agora, está sempre culpando a oposição instrumentos musicais de propriedade pelas suas tentativas frustradas de do Polo Guri e da prefeitura. endividamento milionário para os “CAUSOU” o fechamento da Usina cofres públicos. Nunca vi tanta maldade! de Reciclagem e agora estamos pagando bem caro para mandar o Vejam bem esse resumo do que nosso lixo para outro município. foi exposto:

deixando os profissionais da saúde sem condições de dar o atendimento merecido à população. Além disso, entregou a administração da Saúde a Na realidade, o que você mesma terceiros que cobram muito e muito “CAUSOU’ Prefeita, foi a falta de pouco fazem. Só não faltou verba para fazer sua condições para que a nossa Guarda Municipal pudesse exercer o seu festa de aniversário que durou quase trabalho de forma digna, como a uma semana. Parabéns! falta veículos, sem uniformes, com Também “CAUSOU’ na Cultura a falta de coletes à prova de balas, quando conseguiu diminuir entre como a falta de treinamento, como 85 e 90% a quantidade de alunos, a falta de armamento e com a baixa prestando um serviço de péssima remuneração. Com isso você só está qualidade, colecionando reclamações facilitando a ação de bandidos. e permitindo que sumissem muitos inúmeros políticos, até renomados, e agregou cerca de 12 ou mais partidos para vencer as eleições e não dar chance aos seus adversários.

“CAUSOU” também na educação, com reformas milionárias muitas vezes desnecessárias, permitindo roubos generalizados nas escolas, de computadores a panelas, e na compra de 15 mil livros, quando só temos 2 mil alunos que utilizam esse tipo de livro. De quem é o interesse??? Esta vereadora em conjunto com os colegas da oposição já entrou com processo nos órgãos competentes tais como Ministério Público, GAECO e no Tribunal de Contas, para averiguação desses acontecimentos. E continuou “CAUSANDO” quando prejudicou os educadores não repassando os dividendos da sobra do Fundeb. Eles já recebiam essas sobras na administração passada que era fruto de economias da gestão. E não era pouco. O que é de direito e merecimento deles.

Está “CAUSANDO” quando permite que a escuridão tome conta do nosso município porque a sua competência não permite que se abra licitação para trocar, se quer as lâmpadas queimadas, já que não colocam nenhuma nova, pondo a culpa sempre na administração passada. Acrescenta ainda que a gestão anterior só colocava bicos de luz porque era a CPFL a responsável e colocava de graça. Isso não é verdade porque, mesmo sendo feito pela CPFL, esse serviço sempre foi pago pela prefeitura.

Aliás, ela já ‘CAUSAVA” antes ao lavar roupa no Lago, num gesto maldoso, na tentativa de denegrir a imagem daqueles que sempre fizeram o melhor para a cidade.

Agora a Prefeita vem com a estória de ter incorporado a sobra do Fundeb aos salários dos professores o que não é verdade. Tudo o que ela incorporou ao salário foram apenas os reajustes. “CAUSA” também confusões Quer enganar a quem?? quando culpa, pelos seus erros Na saúde também “CAUSOU” e pela falta de competência, a com a diminuição de médicos, a oposição. “CAUSA” quando faz falta de remédios e de ambulâncias, inúmeras tentativas de empréstimos

• Arrecadou milhões com os impostos isentos de multas e juros. • Deixou de repassar aos educadores a sobra do Fundeb, porque não economizou, como já dissemos. • Está promovendo gastos desnecessários com reformas milionárias. • Deixou a Saúde na UTI • Cadê a reciclagem, que iria fazer e acontecer ? • A Cultura está à deriva • Estamos no escuro • As ruas e estradas intransitáveis • Não temos segurança, porque deixou a GCM sem recursos. Era pra estar sobrando muito dinheiro no caixa. Prá onde foi toda essa verba? CADÊ O DINHEIRO QUE ESTAVA AQUI?


6

POLÍTICA

Gazeta Araçoiabana | Edição 54 | 11 de Julho de 2015

PTB, PP, PRP, e PHS, continuam filiando sem parar Ações são contínuas em nossos partidos João Franklin e Fernando Taxista

Henrique Rocco filiando-se

Vereadora Aldemir e Curi

Henrique Rocco um dos novos

filiados S

atisfeito com a filiação, o empresário e corretor de imóveis que herdou a imobiliária Trevo em 2007, após o falecimento do seu pai Luiz Roberto Rocco que foi o primeiro Secretário de Turismo de Araçoiaba da Serra, em 1993, na gestão de João Franklin. Jovem empreendedor tem administrado e construído muitas casas populares e já tem projeto de um empreendimento vertical, com 13 torres de 4 andares, com apartamentos de dois dormitórios e um fosso para futuro elevador, no bairro do Rio Verde, tentando suprir a demanda de moradia em nossa cidade. Com tanta energia, Henrique, que além de ter tirado recentemente brevê para piloto de pequenas aeronaves, sua meta, ao filiar-se ao PTB, é apoiar os políticos do partido no desenvolvimento imobiliário da região, com mais loteamentos e construções, atendendo a necessidade de expansão de Araçoiaba da Serra, hoje carente até de casas para alugar.

O mais velho filiado do PTB

Conceição do Jd.Ercília e esposo, também se filiou

Professora Celeste


INFORME

Gazeta Araçoiabana | Edição 54 | 11 de Julho de 2015

7

Mestre de Capoeira, indignado, fala sobre

proposta indecorosa da prefeita F

ui convidado pela Prefeita para uma conversa formal quando fui surpreendido por uma proposta indecorosa ao receber o convite para me desfiliar do meu partido político (PTB) para filiar-me ao PT. Caso não aceitasse seria demitido sumariamente das funções de Tutor de Capoeira, onde dou aulas em oito Polos(quadras) nas escolas municipais. Naquele momento fiquei indignado com tamanha falta de ética por parte de uma pessoa que se diz praticar democracia e não foi isso o que aconteceu. Tudo que vi na minha frente foi uma ditadora apontando qual a direção que devo seguir. Em toda minha vida nunca me senti tão humilhado, uma vez que todo ser humano é livre para tomar suas próprias decisões. Já tinha ouvido que era costumeiro a Prefeita fazer esse tipo de barganha com funcionários ou prestadores de serviços diretos ou indiretos da perefeitura, tais como: perueiros, funcionários que pertencem a outros partidos e até àqueles

que eram ligados à gestão anterior. Estou aguardando o desfecho desta situação para poder tomar as devidas providências junto ao meu corpo jurídico. Inclusive, já fui até questionado por alguns alunos a respeito da minha permanência ou não como Tutor e Mestre de Capoeira. Só sei é que estou trabalhando normalmente com a dedicação de sempre e o meu desejo é continuar cumprindo meu contrato junto a esta administração, pois quando iniciamos não houve nenhum tipo de coação ou exigência. Fui voluntário por nove meses nesta administração antes de ser contratado formalmente e com remuneração por mérito, onde houve o reconhecimento da própria Prefeita. Jamais dei a entender que tinha qualquer vínculo político com ela ou seu partido. Até, por precaução, gravei essa conversa já prevendo injustiças, quando fui chamado para uma conversa. Bem, era isso que tinha para dizer. Mestre Luciano - Tutor e capoeirista

PET

Veterinária do Pet Center orienta como escolher o antipulgas ideal para cães e gatos

Medicamentos devem ser ministrados com precaução, levando em conta o peso do animal e possíveis efeitos colaterais, como alergias

U

ma das novidades no mercado pet são os medicamentos antipulgas e contra carrapatos, aliados eficazes para prevenir e tratar o pet desses parasitas que causam doenças graves. Um dos lançamentos, bem recomendado por médicos veterinários, consiste num produto que dura 12 semanas, o único com longa duração. Trata-se de um comprimido mastigável, indicado só para cães. Outra opção nas prateleiras é um produto em forma de bisnaga para cães e gatos a ser aplicado na região da nuca e da cernelha, sendo que age por quatro semanas. Segundo a veterinária Karina Mussolino, gerente técnica do Pet Center Marginal/Petz, maior rede de pet shops, centros veterinários e de estética do país, o dono encontra uma variedade de produtos e preços. “É importante antes de recorrer a um dos métodos consultar o médico do pet, já que os antipulgas devem ser ministrados com precaução, levando em conta o peso do animal e possíveis efeitos colaterais, como alergias”, esclarece. O que diferencia os produtos são os princípios ativos e as formas de utilização/apresentação. Há comprimidos (via oral), bisnagas, coleiras, sabonetes e xampus, sprays e pipetas com versões líquidas (gotas aplicadas no dorso do bichinho). “Todos são eficazes. Quando prescrevemos levamos em conta aquele mais prático para o dono, que será melhor aceito pelo animal e preços condizentes com o orçamento das famílias”, ressalta a veterinária. As pulgas e os carrapatos podem ser identificados com uma varredura no pelo do animal, além de observar se o pet está se coçando muito, apresenta falhas na pelagem e descamações e/ou alergias na pele. Em alguns casos, o animal pode ficar prostrado, parar de comer, entre outros sintomas. Na verdade,

a maioria dos cães são alérgicos a ectoparasitas, além de picada de insetos, como mosquitos e piolhos. A veterinária do Petz ainda faz um alerta: 95% das pulgas estão no ambiente frequentado pelo animal, apenas 5% em sua pelagem. “Encontrados tanto no ambiente rural e urbano, as pulgas e os carrapatos fazem ninhos nas frestas dos tacos de madeira, portas, carpetes, tapetes, além de gramado e terra. “Por isso é importante fica atento aos locais que são frequentados pelos pets. Esses espaços, muitas vezes negligenciados, também devem ser tratados com produtos específicos.” As pulgas ainda transmitem verminoses para cães e gatos. Como picam o animal, podem transmitir vermes pela saliva. Nos felinos, porém, elas são mais graves, pois podem contaminá-los com a Mycoplasma, parasita do sangue, cuja nocividade está sendo estudada. Grandes infestações de pulgas, sem tratamento adequado, ainda levam a quadros de anemia que podem ser graves, dependendo do estado de saúde do animal. Já os carrapatos, segundo a veterinária do Petz, são responsáveis principalmente pela Erlichiose e Babesiose, enfermidades popularmente conhecidas como “doença do carrapato”. “Comuns em nosso meio, elas causam a destruição de células sanguíneas. Entre os sintomas em cães estão febre, apatia, falta de apetite, podendo evoluir a óbito”, informa a Dra. Karina.

Curiosidades: • Em geral, os antipulgas devem ser usados uma vez por mês- uma forma de prevenir o problema antes do ataque;

• As pulgas e os carrapatos são transmitidos de um animal para outro. Por isso os cuidados com pets que vivem com outros animais devem ser redobrados; • Além do sintomas que incomodam o animal, o dono tem de verificar se por se coçarem, esses pets não causem feridas na pele, gerando uma infecção na área atingida; • Existem produtos no mercado que tem indicação em bula para filhotes a partir de seis semanas; • Raças com Border Collie, Collie e Pastor de Sheltland estão entre os cães que apresentam contraindicações em relação ao uso de alguns antipulgas, cujo princípio ativo contem ivermectina; • É muito comum a casuística nos consultórios o diagnóstico de DAPE - Dermatite Alérgica a picadas de ectoparasitas, como pulgas, piolhos, carrapatos e mosquitos.


8

Gazeta Araçoiabana | Edição 54 | 11 de Julho de 2015

Águas de Araçoiaba agita 3ª Virada Ecológica com Stand Up Paddle

As ações desenvolvidas por Águas de Araçoiaba na Virada Ecológica fazem parte do “Olhar Ambiental”, programa de educação ambiental do Grupo Águas do Brasil que tem como objetivo difundir conhecimentos e habilidades para a conservação do meio ambiente, o uso consciente da água, a gestão de resíduos e a universalização do saneamento básico.

Concessionária realiza visita monitorada para alunos de escolas municipais

Á

guas de Araçoiaba participou da 3ª edição da Virada Ecológica, realizada nos dias 6 e 7 de junho, pela prefeitura de Araçoiaba da Serra, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. O evento reuniu centenas de pessoas na Praça Luiz Gonzaga. No domingo (7), a concessionária promoveu atividades educativas e recreativas ligadas a Sustentabilidade. Técnicos de controle da qualidade da empresa mostraram aos participantes como funciona o processo de tratamento da água, por meio de um simulador, o Jar Test. Além disso, as crianças se divertiram com o jogo detabuleiro humano da Família Brasil, material utilizado nas atividades de educação ambiental do Grupo Águas do Brasil, com dicas e informações sobre a conservação do meio ambiente. A equipe do atendimento também esteve no local respondendo às dúvidas e orientando a população sobre o tema “lixo e água de chuva não são esgoto”. Águas de Araçoiaba também ofereceu aos participantes do evento uma atividade monitorada de Stand Up Paddle, que foi realizada no entorno do lago municipal.

A

concessionária Águas de Araçoiaba realizou, no mês de maio, mais uma ação do Programa Olhar Ambiental do Grupo Águas do Brasil. Cerca de 300 alunos, do 7º ao 9º ano das Escolas Municipais Osmar Giacomelli e Dr. Celso Charuri, participaram de uma palestra e visitaram a Estação de Tratamento de Água (ETA) Jundiaquara. Na apresentação, o técnico de Operações e facilitador do Programa da Águas de Araçoiaba, Willy Chegan, abordou a importância da água para os seres vivos, sua distribuição no planeta Terra, o processo de tratamento e

MEIO AMBIENTE como evitar o seu desperdício. Em seguida, os estudantes conheceram todas as fases do processo de captação, tratamento e distribuição de água do município e visitaram o laboratório de análise da água da estação. “Nosso objetivo é levar este tipo de conhecimento aos alunos para que eles sejam multiplicadores”, comentou o facilitador. O programa Olhar Ambiental foi lançado em 2014 e tem o objetivo de difundir conhecimentos e habilidades para a conservação do meio ambiente, o uso consciente da água, a gestão de resíduos e a universalização do saneamento básico. As visitas continuarão acontecendo durante todo o ano com as demais escolas do município. Com capacidade para tratar 103 litros de água por segundo, a ETA Jundiquara é a única da cidade e abastece 80% da população, já que apenas uma parcela recebe água de poços artesianos. A estação é uma das poucas do Estado de São Paulo que possui perda zero de água em todo o seu sistema.


VEÍCULOS & SERVIÇOS

Gazeta Araçoiabana | Edição 54 | 11 de Julho de 2015

Vela de ignição desgastada pode gerar falhas no motor

O desgaste da vela de ignição pode gerar transtornos porque o componente está relacionado diretamente ao desempenho do motor. O alerta é da NGK, maior fabricante e especialista mundial em componentes do sistema de ignição. Com a chegada das férias de julho, quando aumenta o movimento nas estradas, o consultor de Assistência Técnica da empresa, Hiromori Mori, destaca a

Cabos de ignição Os cabos de ignição, que conduzem a alta tensão produzida pela bobina até as velas, igualmente necessitam de checagem periódica, que deve ser feita junto com as velas. Para automóveis movidos a GNV (Gás Natural Veicular), as revisões devem ser realizadas a cada 30 mil quilômetros. O técnico ressalta que cada veículo possui um modelo de vela e cabo de ignição apropriado, conforme Tabela de Aplicação e manual do proprietário. A utilização de peças inadequadas podem danificar outros componentes do veículo. A Tabela de Aplicação de velas, cabos de ignição e sensores de oxigênio estão disponíveis no site www.ngkntk.com.br. Para mais informações, a NGK do Brasil disponibiliza o email duvidas@ ngkntk.com.br e o Serviço de Atendimento ao Consumidor, pelo telefone 0800 197 112.

importância da revisão e, se necessária, a troca por componentes novos. Segundo o especialista, velas de ignição com desgaste excessivo ou com funcionamento irregular podem causar falhas no propulsor, além de dificuldades na partida do automóvel, aumento do consumo de combustível e dos níveis de emissões de poluentes. “O funcionamento irregular da vela de ignição nem sempre é percebido pelo motorista. Por conta da evolução tecnológica, os motores estão condicionados a trabalhar em situações adversas e, principalmente, quando há início de falha. Quando o problema começa a ser percebido, é sinal de que está ocorrendo há algum tempo”, alerta o especialista. O componente trabalha sob condições muito severas, como altas temperaturas e pressão e, com o uso, sofre um desgaste natural. No manual de manutenção e garantia dos veículos há uma tabela com o plano de

9

troca especificado pela montadora. A NGK recomenda a revisão e inspeção da peça a cada 10.000 quilômetros ou anualmente, aquilo que ocorrer primeiro. Além de evitar transtornos, a manutenção preventiva gera economia. Velas com desgaste excessivo podem reduzir a vida útil de cabos, bobinas, transformador, distribuidor e catalisador. Pesquisas do setor afirmam que o valor do reparo geralmente é 30% mais caro. Possíveis problemas no motor, como excesso de combustível, infiltração de óleo e de fluido de arrefecimento na câmara de combustão e uso de combustível de má qualidade também podem ser identificados pela inspeção visual da vela. O consultor de Assistência Técnica da NGK explica que a aparência da peça diz muito sobre o estado do motor e, por isso, deve ser priorizada em qualquer revisão preventiva.

Proprietários de veículos Citroën fiquem atentos a esse Recall A PEUGEOT CITROËN AUTOMÓVEIS LTDA., em COMPLEMENTO à campanha de recall iniciada em 8/12/2014, envolvendo veículos de todas as versões dos modelos C3, C3 Picasso e Aircross, em AMPLIAÇÃO aos chassis não sequenciais já informados anteriormente e repetidos abaixo, convoca os chassis complementares abaixo listados em destaque, de forma gratuita, a atender o seguinte recall:

Citroën C3 Picasso

MODELO C3 Picasso Aircross C3 C3 Complementar

Citroën Aircross

DATA DE FABRICAÇÃO 20/5/2013 a 20/12/2013 20/5/2013 a 20/12/2013 19/6/2013 a 20/12/2013 20/5/2013 a 19/6/2013

Citroën C3

CHASSI EB514158 a FB500020 EB514624 a FB500030 EB515509 a FB500028 EB512354 a EB520900

Componente envolvido: Buchas dos braços da suspensão dianteira. Razões técnicas: A dureza excessiva das buchas localizadas no interior dos braços da suspensão dianteira poderá ocasionar fissuras nos braços. Solução: Substituição dos braços da suspensão dianteira. Risco: Em caso de fissura dos braços da suspensão, estes poderão se romper, ocasionando o deslocamento das rodas dianteiras, com perda de dirigibilidade do veículo e grave risco de acidentes com danos físicos e/ou materiais aos ocupantes do veículo e/ou terceiros. Os consumidores que já substituíram os braços da suspensão dianteira não necessitam realizar o procedimento novamente. Data do início do atendimento: 7/7/2015, com prazo de duração indeterminado. Horário de atendimento: Das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Duração do atendimento: 4 horas. Local de agendamento e atendimento do serviço: REDE DE CONCESSIONÁRIAS CITROËN em todo o país. Para informações adicionais, consulte: SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CLIENTE CITROËN – SACC Telefone: 0800 011 8088 www.citroen.com.br


o jd. Salete” “Agora também n osta, 97 C R. João Batista da

Brinquedos Multimarcas Celulares | Relógios

Agora também na internet Acesse:

3281.4792

FARMÁCIA POPULAR

AQUI TEM

w w w.florzinhadocamponanet.com.br

Visite nosso site e faça suas compras

sem sair de casa!

Rua 21 de Abril, 442 - BOX 5 Centro - Araçoiaba da Serra

15

3281.4355

Rua 7 de Setembro, (em frente do Bradesco) Centro - Araçoiaba da Serra

 15 3281.4769 SE OR M ÇA CO M MP ENT RO O MI SS O

Equipamentos para Construção Civil em geral. Betoneiras

Perfuradores de Concreto

Andaimes

Serviços de Terraplanagem Locação de caçambas, andaimes e betoneiras com

Clippers Caçambas

 15

preços promocionais

3281.4777

Rua Luiz Celestino Bertanha, 884 - Jd.Salete - Araçoiaba da Serra - SP construnovaaracoiaba@gmail.com

a Venh rir! e f n o C

Cortinas Colchas Almofadas

Decoração de Interiores

Costureiras Especializadas

Grandes Promoções e descontos especiais - APROVEITEM!!

(15) 3281.1822 Rua Afonso Vergueiro, 09 - Centro Araçoiaba da Serra - SP

Soleiras | Peitoris | Pias | Lavatórios Pias

A arte em mármore e granito para o acabamento de sua obra

Mármores e Granitos

Lavatórios

15 99715.1526 / 99716.7477

Araçoiaba da Serra - SP - vesuviomarmoraria@terra.com.br

Soleiras


Aniversariante não paga se trouxer 7 convidados pagantes

 15

3281.3830

Rodízio de Pizza

PROMOÇÃO

R$ 26,90

Preço baixo para 2 pontos

Compre 2 pizzas grandes e leve um refri de 2 Litros

todas as 5as. feiras

3281.1011 | 3281.3155

www.servcolor.com.br - E-mail: correio@servcolor.com.br

Av. Manoel Vieira, 800 - Toledópolis - Araçoiaba da Serra - SP

ENTREGAMOS: PIZZAS,LANCHES, PASTÉIS, PORÇÕES E BEBIDAS

Rua 21 de Abril, 20 - Centro - Araçoiaba da Serra - SP Horário DISK: Terça a Domingo das 18:30 às 23:00h

Esq u Car ina da Ca D nes Ven iariamFrescarne ham en s con te. feri r!!

Cultos 3ª e 5ª às 19:30 h | Domingo às 9 h Nos alegraremos com sua presença. Venham assistir! Endereço Rua 21 de Abril, 151 - Araçoiaba da Serra - SP

Bovino • Suínos • Aves Entregas em Domicílio (15) 3281.3039 Pça. Cel. Almeida, 71 - Centro - Araçoiaba da Serra

Dormitório Completo 1 2 3 4

Cabeceira Aspen Roupeiro Aspen Base Box 88 Solteiro Colchão D28 88x17

Sieste Brown

P. Branco c/ Vermelho Branco c/ Lilás / Rosa

R$ 1.490,00 à vista

149,00

1+11x

R$

Cômoda Atenas 5 gav. 1 Sap. TV / Vídeo

00 a prazo = R$ 1.788,

P. Chocolate c/ Preto

Cozinha Miami P. Imbuia c/ Preto Platina c/ Preto

69

R$

ROS SEM JU

Cjt. Mesa

R$ 699,00 à vista

R$

R$ 318,40 à vista

39,80

1+7x

1+11x

,90

80 a prazo

Movale Asturias 90x90 c/ 4 cad.

R$ 699,00 à vista

69,80

1+11x

R$

= R$ 838,

60 a prazo

= R$ 837,

Cjt. Mesa

Movale Asturias 1,50x80 c/ 6 cad.

R$ 929,00 à vista

99,80

1+11x

R$

o

7,60 a praz

= R$ 1.13

Cômoda Lucca 612-16 2 pts. 5 gav. Esp. P. Chocolate c/ Preto

R$ 499,20 à vista

LOJA 01 R. 7 de Setembro, 182 - Centro - Araçoiaba da Serra  15 3281.3394 LOJA 02 R. Cel. Guilherme Francisco Wincler, 33 - Centro - Capela do Alto  15 3267.1129 LOJA 02 R. Sete de Setembro, 180 - Centro - Araçoiaba da Serra  15 3281.3394

Fotos meramente ilustrativas. Os objetos de decoração que aparecem nos produtos em ofertas não estão inclusos nos preços dos mesmos. Formas de pagamento: preços a vista em 5x (1+4), 6x (1+5), 7x (1+6) e 8x (1+7) sem juros e condição de 10x (1+9), 11x (1+10) e 12x (1+11) com taxa de 4,49% a. m., respeitando sempre a condição de cada produto. Crédito sujeito a aprovação. Reservamos o direito de corrigir eventuais erros gráficos. Reservamos para disponibilidade de 10 peças por produto.

62,40

1+7x

R$

ROS SEM JU


DISK

• Produtos de primeira • Carnes da melhor qualidade • Corte especial para Churrasco

ENTRE 3281.3 GA 727

Estacionamento para clientes na rua ao lado

Levamos a máquina de cartão até você!

(Angela Antunes Duarte)

Suínos | Aves | Peixe Linguiça | Espetinhos prontos Praça Cel. Almeida, 198 - Centro Araçoiaba da Serra - SP

CONFIRA OS PREÇOS!! Acém / Músculo R$ 13,99 Bistequinha Suína R$ 8,99 Espetinho de Boi R$16,99

Pernil R$ 6,99

Torresmo R$ 8,99

Costela PA/PP R$ 10,99 Bife à Rolê de Boi R$17,99

Filé Mignon R$ 29,99

Linguiça Mista R$ 8,99 Picanha Fresca R$ 29,99


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.