Cemitério Vertical Sustentável - Noliana Sousa Silva

Page 13

01-

INTRODUÇÃO Nas cidades, uma fonte de contaminação que preocupa são os cemitérios,

cuja

localização

e operação

inadequadas podem

levar, por exemplo,

à

contaminação de mananciais por microrganismos que proliferam no processo de decomposição dos corpos. Outro fator, não menos importante, é o grande crescimento da população, que obriga a pensar no tamanho e na forma como estão sendo condicionados os cemitérios, e na adequação destes espaços para a constante e crescente demanda por territórios nas cidades. Mas, quando se refere a cemitérios, não podemos esquecer, por exemplo, a organização espacial a partir de questões socioculturais, na difícil aceitação de inovações e na apropriação do local pelos usuários de modo que após enterrar um ente querido se sintam consolados ao deixá-los naquele lugar.

01.1- Objetivo Mapear a situação atual dos cemitérios localizados dentro da região Metropolitana do Vale do Aço (cujo polo é Ipatinga-MG) e levantar a capacidade de sepultamentos para poder analisar uma alternativa de como utilizar o espaço atual por mais alguns anos. Buscar ferramentas técnicas científicas e definir uma linha de parâmetro para a criação dos cemitérios, de forma a enriquecer o conhecimento quanto aos vários tipos de encerramento pós morte de maneira sustentáveis e que também estejam integrados ao corpo/espaço e às questões socioculturais.

01.2- Justificativa Devido ao grande crescimento populacional surge-se a necessidade de construção de mais e/ou maiores cemitérios, sendo que existem locais em funcionamento totalmente inadequados ou de pequena extensão. Com a atual situação do Cemitério Parque Senhora da Paz (centro de Ipatinga), tendo em vista o não planejamento deste, não houve sequer um acompanhamento da demanda. 13


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.