My first document

Page 1

Proponente:

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE RUGBY

Projeto L.I.E

Nº SLI: 2201383

Título do Projeto:

NINA RUGBY ANO 2

Período do Realização: 12 meses (Início previsto AGOSTO DE 23)

Í N D I C E 01.............Apresentação 02............Boas vindas 03............Quem somos 04............Pública alvo 05............Objetivos gerais 06............Objetivos específicos 07............Nossos valores 08............Nossos pilares 09............Nossos princípios 10.............Espaço Seguro 11.............Estratégias metodológicas 12............Conteúdos explorados 13............Clubes Parceiros 14............Benefícios da PARCERIA 16............CONTRA PARTIDAS

APRESENTAÇÃO

O Nina Rugby é um projeto que visa o desenvolvimento nacional das categorias de base femininas, tem como público-alvo meninas entre 07 e 17 anos de idade (em situação de vulnerabilidade social ou não), Tem como proponente a Confederação Brasileira de Rugby, com o propósito de incentivar clubes e instituições esportivas a fomentarem e desenvolverem equipes femininas infantis e juvenis. Apresenta conteúdo relacionado ao aprendizado e prática do rugby, com metodologia direcionada e focada no desenvolvimento global das meninas. Nesse sentido, considerando a necessidade de fortalecimento das categorias de base feminina nacional e alinhando com a relevância social da inserção do esporte na infância e na adolescência, o projeto Nina aborda além dos conteúdos do rugby temas relevantes ao universo feminino, como a preocupação da criação e manutenção de um espaço seguro que propicie o desenvolvimento das capacidades e habilidades físicas e sociais básicas, juntamente com a introdução das habilidades específicas da modalidade somadas a preocupação com o desenvolvimento global e de preparação para a vida.

1

BEM VINDOS AO PROJETO NINA RUGBY

Estamos muito honradas com sua participação, temos certeza que a partir desta união, faremos um trabalho exemplar que somará para o desenvolvimento não só das meninas envolvidas no projeto, mas também para o desenvolvimento e consolidação da base do rugby nacional feminino.

Breve teremos uma reunião para alinhamento e informações gerais, bem como, apresentação do plano de ação para as atividades e cronogramas a serem seguidos. O objetivo do Projeto Nina é somar ao trabalho já feito por seu clube, para juntos construirmos um ambiente saudável de prática e sucesso esportivo para as meninas do rugby brasileiro. Queremos construir juntos uma base sólida, respeitando os trabalhos já realizados e a filosofia de cada instituição com o objetivo de cumprirmos juntos os compromissos assumidos junto ao Projeto de L.I.E (Nina ano 2) para este fim.

Gerente Projeto Nina Ru

R e
i
i
i
2
l e m b r a n d o o s p r
n c
p a
s t ó p i c o s

Quemsomos!

PROJETO QUE

UTILIZA

O RUGBY

COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO, DESENVOLVIMENTO E EMPODERAMENTO FEMININO.

3
INAS 7 A NOS O ALVO 4

OBJETIVOS GERAIS

Formar e desenvolver lideranças femininas através do fomento e engajamento dentro da comunidade do Rugby brasileiro para a construção de um espaço seguro para a prática e o desenvolvimento global de meninas de 7 a 17anos, incentivando assim o uso pleno da cidadania, o conhecimento e o prazer pelo esporte através da prática de atividade física sistemática.

5

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Desenvolver a cultura esportiva e incentivo ao estudo (educação formal);

Fomentar a identificação do que é o ESPAÇO SEGURO para as meninas;

Oportunizar o aprendizado, vivências dos valores e a coletividade que o rugby preconiza; Oportunizar o desenvolvimento de atletas a longo prazo;

Oferecer oportunidades de desenvolvimento global e específico para o gênero feminino.

6

NOSSOS VALORES

SORORIDADE

EQUIDADE IGUALDADE IRMANDADE

Somados aos valores do rugby

SOLIDARIEDADE, INTEGRIDADE, RESPEITO, DISCIPLINA E PAIXÃO

7

ENGAJAMENTO INSPIRAÇÃO OPORTUNIDADE

8
EMBASAMENTO NOSSOS PILARES

NOSSOS PRINCÍPIOS

INCLUSÃO - Incentivar a cultura da menina no rugby (atletas, treinadoras, gestoras, árbitras, etc);

SEGURANÇA - Garantir um ambiente saudável e seguro para todos envolvidos, independente de gênero;

PRESERVAÇÃO DOS VALORESDisseminar os valores Nina a todos os envolvidos;

EMPODERAMENTO - Desenvolver e incentivar a autonomia das participantes;

APRENDIZAGEM- Diversão/êxito sempre presentes nas atividades (aulas, jogos e treinos);

INCENTIVO – oferecer oportunidades igualitárias para que as meninas possam se desenvolver integralmente.

9

ESPAÇO SEGURO

Promoção de um espaço para as meninas socializarem, reconstruírem suas redes afetivas, acessarem informações sobre direitos e saúde, participarem de rodas de conversa e oficinas de desenvolvimento das habilidades sociais. Acreditamos que uma menina desenvolvida dentro de um espaço seguro, se tornará além de uma mulher empoderada, uma cidadã consciente de seu papel na sociedade.

10

ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS

• Expositiva dialogada (exposição do conteúdo com a participação ativa das participantes);

• Estudo dirigido (orientação e diretividade do professor, visando sanar dificuldades específicas);

• Resolução de problemas;

• Demonstrações dos fundamentos;

• Explicações durante as atividades;

• Recursos audiovisuais;

• Apresentação dos materiais e equipamentos esportivos;

• Atividades lúdicas com regras adaptadas;

• Práticas de Jogos pré – desportivos;

• Jogos formais e não formais;

• Roda de conversa e feedbacks;

• Festivais internos. 11

CONTEÚDOS EXPLORADOS

Valores do rugby

Desenvolvimento de habilidades sociais; Desenvolvimento motor e cognitivo;

História do rugby; Princípios e fundamentos do esporte.

12

NINA ANO 2 CLUBES PARCEIROS

Juntas somos mais fortes

CLUBES PARCEIROS - NINA ANO 2

Enquanto no projeto Nina 1 tivemos 8 clubes parceiros, agora na continuidade para o segundo ciclo aumentamos para 12 clubes, mantivemos sete clubes do Nina 1 e selecionamos mais cinco clubes através das inscrições que ocorreram em maio de 2021.

OS DOZE CLUBES SÃO: Região Sul: Antiqua, Charrua, Curitiba e Maringá, Região Sudeste: Jacareí, São José, Leoas (RPT), Pasteur, El Shaday, Região Norte: Acemira, Região Nordeste: Ymborés e Porto Seguro.

Região Sul

Pelotas - RS

Região Sul

Curitiba - PR

Região Sudeste

Jacareí - SP

Região Sudeste

São Paulo - SP

Região Sudeste

Rio de Janeiro - RJ

Região Sul

Porto Alegre - RS

Região Sul

Maringá - PR

Região Sudeste

S.J. dos Campos - SP

Região Sudeste

São Paulo - SP

Região Norte

Belém do Pará

Região Nordeste

Vitória Conquista - BA

Região Nordeste

Porto Seguro - BA

13

1- Salário de $ 1.800,00 para um educador indicado pelo clube. A contratação de L.I.E. é feita via CNPJ- e é necessário que a pessoa indicada seja profissional da educação física com registro no CREF. Por isso é importante que o clube auxilie neste sentido para não inviabilizar a contratação (a carga horária dependerá da organização de cada profissional para que as metas sejam atingidas).

2- Suporte para os festivais;

O clube deverá organizar dois festivais e para isso terá os recursos de; Ambulância, fotógrafo, monitor para o evento e medalhas. OBS: A CONTRATAÇÃO DESTES SERVIÇOS

SEGUIRÃO OS TRÃMITES DE L.I.E sendo necessário a comunicação com antecedência de no mínimo 15 dias através de e-mail para oficialização, orientação e oficialização do serviço em questão.

3- Capacitação e treinamento

O educador indicado pelo clube passará por treinamento de capacitação para que as propostas sejam cumpridas de forma eficiente e focada no desenvolvimento profissional (educadores) bem como no desenvolvimento esportivo das meninas (beneficiárias /atletas).

14
BENEFÍIOS DA PACERIA PARA OS CLUBES

4 - Suporte técnico de uma coordenadora do Nina;

A coordenadora regional destinada ao clube, será responsável pelo suporte técnico esportivo sempre que necessário, bem como suporte a respeito dos trâmites de L.I.E. (relatórios, solicitações de recursos, prazos e tudo que dizer respeito a produção junto ao educador) agindo como um elemento facilitador para garantia e avaliação a respeito da manutenção de espaço seguro e identificação de pontos chaves a serem discutidos bem como será a ponte entre o clube e a gerência do projeto.

5- Uniforme para o professor (a), bolas, banner e coletes para as alunas Padrão para todos os clubes e dentro das normas de LIE

6- Parceria direta com a Confederação.

15

1- Disseminar os valores NINA O responsável pelo projeto junto ao clube deve passar pela capacitação junto a equipe para alinhamento e conhecimento dos valores, bem como tudo que for pertinente ao trabalho junto as meninas.

2- Ter 25 meninas entre 07 e 17 anos, devidamente inscritas e cadastradas no projeto (Ficha de inscrição com os dados pessoais e documentos),

3- Organizar dois festivais (um no fim do 1º semestre, outro no final do 2º semestre).

Para os festivais o clube terá suporte de uma ambulância, medalhas e fotógrafo.

4- Entregar os relatórios solicitados pela coordenação (formulários de matrículas, controle de presença, etc).

5- Participar de reuniões com a equipe Nina (o educador do clube deverá participar de reuniões quinzenais -capacitação, palestras e etc. sempre que for solicitado com antecedência).

CONTRA PARTIDO DOS CLUBES PARCEIROS 16

MUITAS MÃOS UNIDAS PELA BASE DO RUGBY FEMININO!

Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.