Aleixo

Page 1


Inteligências há poucas. Quase sempre as violências nascem das cabeças ocas, por medo às inteligências. Entraste com sacrifício a jogar p`ra desafogo; afinal, hoje tens vícios, não podes deixar o jogo. P´ra jogos nem a brincar convides qualquer amigo; se do jogo vem o p`rigo. Nem brincando é bom jogar. Casado que arrasta a asa à mulher deste e daquele, merece que tenha em casa outro homem em lugar dele


Poisa sobre qualquer coisa um parasita, a brincar; se o não matam, quando poisa, já pode ele então matar. P`ra que tentaste subir tão alto, mulher vaidosa? quem sobe assim vai cair na lama mais vergonhosa... Meu amor, vê se te ajeitas a usar meias modernas, dessas meias que são feitas da pele das próprias pernas. De te ver fiquei repeso, em vez de ganhar, perdi; quis prender-te fiquei preso, e não sei se te prendi.


Eu não sei porque razão certos homens, a meu ver, quanto mais pequenos são maiores querem parecer. Vemos gente bem vestida, no aspecto desassombrada; são tudo ilusões da vida, tudo é miséria dourada. Descreio dos que me apontem uma sociedade sã: isto é hoje o que foi ontem e o que há-de ser amanhã. Vós que lá do vosso império prometeis um mundo novo, calai-vos, que pode o povo qu´rer um mundo novo a sério.


Depois de tanta desordem, depois de tam dura prova, deve vir a nova ordem, se vier a ordem nova. Há luta por mil doutrinas. Se querem que o mundo ande façam das mil pequeninas uma só doutrina grande. Que importa perder a vida em luta contra a traição, se a Razão, mesmo vencida, não deixa de ser Razão? Olhas p`ra mim e sorris, desdenhas dos meus tormentos: os gestos dos imbecis mostram os seus sentimentos.


Co`o mundo pouco te importas porque julgas ver direito. como há-de ver coisas tortas quem só vê em seu proveito. Procurar o imprevisto é próprio dos homens novos; e por isto, só por isto, lavra a discórdia entre os povos. à guerra não ligues meia, porque alguns grandes da terra, vendo a guerra em terra alheia, não querem que acabe a guerra. tenho fé nas almas puras; embora viva enganado; não troco esp`ranças futuras pelas glórias do passado.


Deixam-me sempre confuso as tuas horas boas, por não te ver fazer uso dessa moral que apregoas P`ra te tornares distinto e mostrar capacidade, dizes sempre que te minto, quando te digo a verdade Não és, mas queres parecer um santinho no altar; mostras ao mundo , sem querer, o que pretendes tapar. Foges de mim, sei porquê; quer`s ser grande, não estranho: receias que quem nos vê te julgue do meu tamanho


São parvos , não rias deles, deixa-os ser, que não são sós; as vezes rimos daqueles que valem mais do que nós. Uma mosca sem valor poisa, com a mesma alegria, na cabeça de um doutor como em qualquer porcaria. O meu merceeiro é santo e há quem diga que ele é mau! Digo-lhe só:- dou mais tanto, já me arranja bacalhau. Não vás contar a ninguém as histórias que não sabes; nem assim entrarás bem no lugar em que não cabes.


Tu não tens valor nenhum, andas debaixo dos pés, até que apareça algum doutor que digas quem és. Se fazes tudo ás avessas, para que prometes tanto? Não me faças mais promessas, bem sabes que não sou santo. É um moço inteligente o que passou à bocado; julga enganar toda a gente, mas ele é que é enganado. Nem amor nem heroísmo tinha a nossa vida atroz, se o nosso grande cinismo »cá dentro tivesse voz».


Após um dia tristonho de mágoas e agonias vem outro alegre e risonho: são assim todos os dias. P`ra as quadras, onde eu revelo o que pensas lá contigo, tens um sorriso amarelo que eu entendo, mas não digo. Fala quanto te apeteça, mas desculpa que eu te diga que te falta na cabeça o que te sobra em barriga. tem quase um palmo de boca, não pode guardar segredos; porém a testa é que é pouca: tem pouco mais de dois dedos.


Sou humilde, sou modesto; mas, entre gente ilustrada, talvez me digam que não presto, porque não presto p`ra nada. Forçam-me mesmo velhote, de vez em quando a beijar a mão que brande o chicote que tanto me faz penar. Por de Deus ter recebido tantas provas de bondade, já lhe tenho até pedido a morte por caridade. Porque o mundo me empurrou, caí na lama, e então tomei-lhe a cor mas não sou a lama que muitos são.


Eu não tenho vistas largas, nem grande sabedoria, mas dão-me as horas amargas lições de filosofia. Vós que lá do vosso Império prometeis um mundo novo, calai-vos, que pode o povo qu'rer um Mundo novo a sério. Que importa perder a vida em luta contra a traição, se a Razão mesmo vencida, não deixa de ser Razão Uma mosca sem valor Poisa c'o a mesma alegria na careca de um doutor como em qualquer porcaria.


P'ra mentira ser segura e atingir profundidade tem de trazer à mistura qualquer coisa de verdade. São parvos, não rias deles, deixa-os ser, que não são sós: Às vezes rimos daqueles, que valem mais do que nós. Julgando um dever cumprir, Sem descer no meu critério, Digo verdades a rir Aos que me mentem a sério! Há luta por mil doutrinas. Se querem que o mundo ande, Façam das mil pequeninas Uma só doutrina grande.


Sei que pareço um ladrão... mas há muitos que eu conheço que, sem parecer o que são, são aquilo que eu pareço. Sem que discurso eu pedisse, ele falou, e eu escutei. Gostei do que ele não disse; do que disse não gostei. Morre o rico, dobram sinos; Morre o pobre, não há dobres... Que Deus é esse dos padres, Que não faz caso dos pobres? O mundo só pode ser melhor do que até aqui, quando consigas fazer mais p'los outros que por tí!


Veste bem, já reparaste? mas ele próprio ignora que, por dentro, é um contraste com o que mostra por fora. Eu não sei porque razão certos homens, a meu ver, quanto mais pequenos são maiores querem parecer. Nas quadras que a gente vê, quase sempre o mais bonito está guardado pr'a quem lê o que lá não está escrito. Vemos gente bem vestida, No aspecto desassombrada; São tudo ilusões da vida, Tudo é miséria dourada.


Os novos que se envaidecem Pelo muito que querem ser São frutos bons que apodrecem Mal começam a nascer. Para triunfar depressa cala contigo o que vejas finge que não te interessa aquilo que mais desejas. Os que bons conselhos dão ás vezes fazem-me rir por ver que eles mesmos, são incapazes de os seguir. Em não tenho vistas largas Nem grande sabedoria Mas dão-me as horas amargas Lições de Filosofia.


Quem nada tem, nada come; E ao pé de quem tem de comer, Se alguém disser que tem fome, Comete um crime, sem querer. A quadra tem pouco espaço Mas eu fico satisfeito Quando numa quadra faço Alguma coisa com jeito. Mentiu com habilidade, fez quantas mentiras quis, Agora fala verdade, ninguém crê no que ele diz. Embora os meus olhos sejam, os mais pequenos do Mundo O que importa é que eles vejam O que os homens são no fundo.


É fácil a qualquer cão Tirar cordeiros da relva. Tirar a presa ao leão É difícil nesta selva. Quando os Homens se convençam Que à força nada se faz, Serão felizes os que pensam Num mundo de amor e paz. Tu, que tanto prometeste enquanto nada podias, hoje que podes -- esqueceste tudo o que prometias... O meu merceeiro é um santo e há quem diga que ele é mau! Digo-lhe só: -- dou mais tanto, já me arranja bacalhau.


Não sou esperto nem bruto Nem bem nem mal educado; Sou simplesmente o produto Do meio em que fui criado. Quem me vê dirá: não presta, nem mesmo quando lhe fale, porque ninguém traz na testa o selo de quanto vale. Muito contra o meu desejo, sem lhe querer dizer porquê, finjo sempre que não vejo quem finge que me não vê... Diz que viver é sofrer ... concordo. Mas não compreendo que ninguem ouse dizer que se aprende sofrendo.


Quantas sedas aí vão, quantos brancos colarinhos, são pedacinhos de pão roubados aos pobrezinhos! À guerra não ligues meia, Porque alguns grandes da terra, Vendo a guerra em terra alheia, Não querem que acabe a guerra. Da guerra os grandes culpados Que espalham a dor da terra, São os menos acusados Como culpados da guerra. Se os homens chegam a ver Por que razão se consomem, O homem deixa de ser O lobo do outro homem.


Por que a vida me empurrou ca鱈 na lama, e ent達o... tomei-lhe a cor, mas n達o sou a lama que muitos s達o.






Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.