Museu/Copa/Magusto

Page 1

Visita ao Museu Etnográfico de Turquel

Visita à Frubaça (COPA)

E

Dia do Magusto na EB1 de Benedita


Visita ao Museu Etnográfico de Turquel

Pela 1ª vez andámos de transporte público e foi muito divertido.


À nossa espera estava o Professor Fraga…

…que de imediato nos levou até à Junta de Freguesia de Turquel, iniciando a nossa visita e que amavelmente fez de nosso guia.


Na Junta, falou-nos dos Monges de Cister e mostrou-nos um Foral (1513), jรก com 5oo anos.


Seguidamente, fomos à Capela do Senhor Jesus do Hospital (que está a ser restaurada) e onde o Profº Fraga nos disse que antigamente as pessoas (importantes) que faleciam, eram sepultadas no chão da igreja. Ficámos muito admirados e só olhávamos para as valas, já com “leca”, para serem fechadas com madeira.


Ainda nesta capela, o Profº também nos falou da pintura da Cruz de Cristo, que segundo a lenda, foi feita por alguém que por lá passou e até aos dias de hoje ainda se mantém tal e qual como era em pleno séc. XVIII. Por esta capela, passavam as pessoas que vinham de muito longe e pernoitavam ali para descansar e até mesmo ter algum tipo de tratamento, se assim o necessitassem.


Posteriormente, parรกmos junto ao Pelourinho em que era o local onde as pessoas que cometiam crimes, eram severamente punidas, sendo amarradas ao mesmo e depois chicoteadas.


Logo de seguida fomos a casa do Srº Aníbal, que ainda hoje exerce a profissão de barbeiro e tem também como ocupação dos seus tempos livres, a construção de miniaturas em madeira com um simples canivete. Aqui, todos delirámos e até brincámos com alguns brinquedos que o Srº Aníbal construiu. A todos que estão a ver as nossas experiências, deslumbrem-se com estas pequenas maravilhas.







A Turma do 3º E da EB1 de Benedita, agradece a amabilidade do Srº Aníbal, em ter-nos recebido na sua residência e mostrar as suas artes. Parabéns pelas mesmas, e esperamos que continue com essa boa disposição para continuar.


Também fomos ao Museu Etnográfico de Turquel, onde o Profº Fraga nos mostrou os mais diversos utensílios utilizados no tempo dos nossos avós. Desde o que se utilizava nas escolas, nas casas de habitação e a sua constituição, bem como nas mais variadas profissões exercidas na região.




Terminámos esta visita com o regresso ao Pelourinho, onde desenhámos e pintámos o mesmo. Não queríamos terminar por aqui sem deixar um agradecimento especial ao Profº Fraga (que muito nos ensinou), ao Srº Aníbal, à Junta de Freguesia e ao Srº Louro do Museu. Fim


Visita à Frubaça (COPA)

Após contacto com o Srº Paulo Tiago (pai da Cristina), conseguiu-se fazer uma visita à Frubaça. Quando chegámos, fomos muito bem recebidos pelo mesmo, pela Dona Carla e a Dona Sandra, que foram as nossas guias.


Posteriormente e após ouvirmos de como tudo se iria processar, fomos equipados a rigor para entrarmos nas instalações. Que lindos que ficámos!


Iniciámos a visita começando por ver a lavagem da fruta (peras e maçãs). Uma coisa que adorámos, foi o aroma muito agradável a fruta.


O processo seguinte, passaria pela secagem e calibragem da fruta. Ficámos a saber que a fruta grande iria servir para fazer o tão famoso sumo e não só.


Nesta parte, viam-se as operรกrias a empacotar e a seleccionar a fruta que vemos nos nossos supermercados.


Já aqui, tivemos que calçar estes “sapatinhos” azuis, porque íamos entrar na secção que mais ambicionávamos – como se fazem os sumos da COPA.


A Dona Carla, explicou-nos que a fruta era esmagada e o que iria sair neste tapete em cima (que serve de filtro), era a pasta da fruta que já não era necessária. A mesma iria servir de alimento aos animais da região.


Nestas fotos, vimos o sumo a sair e a ser canalizado para os tanques gelados para que este fosse bem conservado atĂŠ chegar ao consumidor.


Aqui vimos as garrafas a serem lavadas, secas, enchidas com sumo e enroscadas com as devidas tampas.


Numa fase final, as garrafas eram rotuladas e levadas a uma mĂĄquina de compressĂŁo, para destruir possĂ­veis microrganismos.


E aqui temos o nosso produto final, de que tanto gostamos e nos orgulhamos, por ser feito na nossa região. É ainda de referir, que muitos produtos desta empresa se encontram à venda por todo o nosso país e também por países da Europa.

A Turma do 3ºE da EB1 de Benedita, agradece à Frubaça, sobretudo ao Srº Paulo Tiago, à D. Carla e D. Sara, por tão calorosamente nos terem recebido. Bem haja a todos.


Magusto na EB1 de Benedita

À semelhança dos anos anteriores, voltámos novamente a comemorar o Magusto na nossa Escola. No entanto, este foi um pouco diferente porque tivemos imensas actividades: conto de histórias alusivas ao tema, canções com as professoras Sara (Inglês) e Carmen (Música), teatro (alunos do Profº César – 4ºG), construção de cartuchos para as castanhas, plantação de castanhas em vasos, jogos tradicionais e a tão famosa fogueira. Apesar de o dia ter sido muito cansativo, todos se divertiram imenso (alunos, professores, educadoras e auxiliares de acção educativa). Para que fiquem com um pequeno “cheirinho a castanhas assadas”, vejam as fotos que aqui apresentamos do nosso dia “fantabulástico”.












Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.