NELORE - INFORMATIVO N.16

Page 19

ACONTECE

• Dianteiro com peso abaixo de 45 kg tem preço de vaca; • Ponta de Agulha com peso abaixo de 16 kg também tem preço de vaca; • Se for observado o peso de traseiro de maior versatilidade de aproveitamento pela indústria frigorífica – para se produzir cortes padrão exportação ou para mercados exigentes no Brasil – têm-se como referência um ideal de 62-65 kg. Sendo no mínimo de 57 kg conformação retilínia acima e gordura 3 acima. Outro exemplo: padrão churrascaria – alcatra completa, picanha, fraldão – traseiro de 65 kg,

conformação retilínio acima; com cobertura de gordura 3 acima. PA padrão churrascaria tem de ter 19 kg acima, proveniente de carcaça com acabamento 3 acima. Na opinião de Pedroso, para que as sugestões da ABNP tenham alguma chance de serem adotadas pelos frigoríficos e incentivadas por eles, o peso mínimo do NP não pode ser menor que 16 @. “Vamos lembrar que a carcaça nota 10 é a de 17,5 @. Este é o mercado real e não vai mudar. A dificuldade está sempre ligada à venda casada entre os cortes e quartos – traseiro, dianteiro e costela”, sentencia.

ABIEC responde ao The Economist a escolha do Brasil entre o crescimento econômico e a preservação da Amazônia, que segundo a matéria, está sendo colocada em risco. A revista enfatiza que a floresta Amazônica é vítima da erosão e que o local tem servido principalmente para marketing doméstico. A destruição também estaria associada às demandas de consumidores da Europa e Ásia. A reportagem cita o relatório do Centro Internacional de Pesquisa em Silvilcultura (CIFOR), para o qual a onda de exportação de carne é um dos principais fatores do desflorestamento da Amazônia. O texto menciona ainda o uso de terras para reflorestamento, área ilegalmente ocupada, para pastagens de rebanhos.

eportagem de uma página publicada em abril, dia 17, pela revista inglesa The Economist, sob o título “O preço do sucesso”, reproduz a sutileza de argumentos dos nossos concorrentes, maniqueísmo comercial que associa

R

Em resposta ao editor de The Economist, o presidente do Conselho da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes Industrializadas (ABIEC), Marcos Vinicius Pratini de Moraes, descreveu, de maneira apropriada, a realidade que cerca a questão polêmica desmatamento x ocupação ordenada. A seguir a íntegra da carta enviada ao veículo britânico:

38 Nelore Nelore 39


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.