De Musa à Medusa

Page 47

Ermelinda Maria Araújo Ferreira

Considerações sobre a Estética da Recepção Uma obra antiga não sobrevive na tradição histórica da experiência Estética por questões eternas, nem por experiências permanentes, mas em razão de uma tensão mais ou menos aberta entre questão e respostas, problema e solução, que pode suscitar uma compreensão nova e determinar a retomada do diálogo do presente com o passado.

Hans Robert Jauss

seu famoso conto “Pierre Menard, autor do desenvolve EmQuixote”, do livro Ficções, Jorge Luis Borges em linhas gerais os princípios que norteiam a

corrente teórica da Estética da Recepção. Apresentando-se como um ensaio, o conto teria sido escrito pelo suposto amigo de um escritor recentemente falecido. O objetivo do ensaio seria corrigir as informações contidas num catálogo das obras do morto, elaborado postumamente, que conteria apenas os dados referentes a uma parte de sua produção: a “visível”, ignorando a outra, “invisível” - “a subterrânea, interminavelmente heróica, a ímpar, e inconclusa”, que consistiria no projeto de escrever o D. Quixote, de Cervantes, palavra por palavra e linha por linha. Partindo de um narrador não-confiável, que utiliza documentos suspeitos1, Borges comenta, com ironia, sobre a dificuldade real com que se depara o crítico e historiador da literatura, que nem sempre dispõe de documentação suficiente para embasar suas suspeitas teóricas, incidindo muitas vezes no perigo de elucubrações desmedidas e de conclusões que acabam por dever mais à imaginação do que à realidade.

1. Tais documentos seriam as cartas supostamente trocadas entre ele e Pierre Menard, que ele não publica, nas quais o autor revelaria o seu projeto; os capítulos 9 e 38 e um fragmento do cap. 22 da primeira parte do D. Quixote, de Cervantes, encontrados em seu espólio; a suposta confissão do autor (ao crítico) de que teria queimado o restante dos manuscritos.

45


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.