De Musa à Medusa

Page 185

Ermelinda Maria Araújo Ferreira e Marta Milene de Araújo

Se o romance é perpassado por um discurso hipnótico e metafísico, o pequeno conto que o antecede e anuncia, “A quinta história”, pode parecer a uma leitura desavisada tão enigmático e estranho que beira a incompreensão. O surpreeendente é que, colocado sob uma perspectiva histórica e relacionado à biografia da autora, este conto adquire uma clareza surpreendente e quase luminar sobre o contexto de sua obra, podendo ser considerado uma peça exemplarmente metaficcional, que explica e reflete sobre a natureza de sua proposta intelectual e artística. Para que se entenda o que Clarice terá querido dizer com essa aparentemente despretensiosa peça escrita, é preciso lembrar que “A quinta história” surge, efetivamente, na época em que a escritora trabalhava como colunista em suplementos ou em cadernos dos jornais especialmente dedicados ao público “feminino”. Tarefa desenvolvida nos anos 50-60, como vimos – iniciada por motivos principalmente financeiros, resultantes da situação em que se encontrou após o divórcio5, sem ocupação definida e com dois filhos para criar –, consistia na elaboração de páginas típicas de uma conversa ao pé do ouvido com o estereótipo feminino dominante naquele período, alimentando-o e reforçando-o. A interlocutora desse tipo de literatura era a mulher de classe média e de meia idade, em geral casada, com filhos, dedicada às tarefas domésticas e sem maiores perspectivas na vida além de se embelezar para o marido, monitorar a saúde e a educação das crianças e se entreter com pequenas atividades artesanais e culinárias, e com informações gerais e superficiais sobre diversidades. O momento político por que passava o Brasil na década de 60 também não convidava à abordagem de assuntos espinhosos nem a manifestações de rebeldia de qualquer ordem, sobretudo quando a sobrevivência estava em jogo, como parece ter sido o caso da autora. Reforça esta suposição

5. A escritora divorcia-se do diplomata Maury Gurgel Valente, com quem vivia no exterior, e volta para o Rio de Janeiro com os dois filhos em junho de 1959.

183


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.