De Musa à Medusa

Page 17

Ermelinda Maria Araújo Ferreira

A Musa: bela, eterna e muda como um sonho de pedra

N

a base da pequena escultura de Rodin intitulada Je suis belle (Eu sou bela) (Fig. 1) – encontra-se, escrito à mão na superfície de bronze, em letras irregulares e quase imperceptíveis, a primeira estrofe do poema de Baudelaire La beauté (A beleza), do livro As flores do mal: Je suis belle, ó mortels! Comme um rêve de pierre, Et mon sein, ou chacun s’est meurtri tour à tour, Est fait pour inspirer au poete un amour Éternel et muet ainsi que la matière.1

Rodin representa essa “beleza” abstrata de que fala Baudelaire numa figura feminina, e é significativo o modo como o faz. A escultura mostra um homem atlético que ergue para o alto, com seus poderosos braços, o corpo frágil e tolhido de uma mulher. Nua, com os braços e os joelhos apertados de encontro ao peito, toda ela apóia-se no tórax do homem, numa posição fetal. Curvado para trás num esforço supremo, o homem consegue elevar a pequena e inválida figura feminina, que mal se distingue de um amorfo bloco de pedra, acima de sua própria cabeça. Com a coluna inclinada e a musculatura retesada, o homem, num relance, já não é apenas um homem: é um gesto de vitória.

1. Transcrevo a tradução do poema completo, por Ivan Junqueira (In: Charles Baudelaire. As flores do mal. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985, p. 145): “Eu sou bela, ó mortais! como um sonho de pedra,/E meu seio, onde todos vêm buscar a dor,/É feito para ao poeta inspirar esse amor/Mudo e eterno que no ermo da matéria medra./ No azul, qual uma esfinge, eu reino indecifrada;/Conjugo o alvor do cisne a um coração de neve;/Odeio o movimento e a linha que o descreve,/E nunca choro nem jamais sorrio a nada./Os poetas, diante de meus gestos de eloquência,/Aos das estátuas mais altivas semelhantes,/Terminarão seus dias sob o pó da ciência;/Pois que disponho, para tais dóceis amantes,/De um puro espelho que idealiza a realidade:/O olhar, meu largo olhar de eterna claridade!”.

15


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.