De Musa à Medusa

Page 118

O registro infantil na construção do olhar feminino

revela sutilmente nesta confusa imagem metonímica?... As possibilidades se multiplicam, sem esclarecimento. Subitamente, uma presença se impõe, no lugar do antigo caçador/salvador: a mãe. Bem mais velha e completamente vestida de um sedutor vermelho, a criatura é retratada cutucando o homem “gestante” com um ancinho, em seu próprio leito. Trata-se da criatura infantil que abandonou a própria filha com a avó lá atrás, e que agora comparece para “se vingar”. De quem? Do assassino de sua filha, a quem ela não amava? Um homem “grávido” e vulnerável? De fato, o que parece sugerir a ilustração é que a mãe surge para se vingar da filha, ou de sua felicidade, disputando o lobo/macho com a mulher mais jovem, tornada sua rival.

Fig. 20. Paula Rego. Mother takes revenge

Fig. 21. Paula Rego. Mother wears the Wolf ’s pelt

O último quadro reforça esta interpretação. A “mãe” aparece triunfante, orgulhosa, envolta nas peles (inexistentes) do jovem lobo supostamente destruído. Estranhamente,

116


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.