1ª edição necinotícas 2016

Page 1

Edição nº 1/2016

Newsletter do Núcleo de Estudantes de Ciências Farmacêuticas da UAlg

Editorial

Mês da Farmácia Comunitária

Por Ana Sofia Bota Presidente da Direção do NECiFarm Com o final do primeiro semestre, chega uma nova Direção do NECiFarm e com ela uma nova edição do NECiNotícias. Convido-vos a todos a folhear a Newsletter que preparámos para vós e a revisitar algumas das atividades que preencheram a agenda do semestre que passou. Nesta edição damos-te ainda a conhecer as novidades que estão para chegar. A Direção do NECiFarm acredita que mais e melhor pode ser alcançado em prol da formação dos estudantes do MICF-UAlg.

Novembro deu lugar ao mês da Farmácia Comunitária com a realização de quatro palestras, as quais se debruçaram sobre os temas: Suplementos Alimentares e Dietéticos, Farmacovigilância, Medicamentos Veterinários e Dermocosmética. Levadas a cabo por dife-

rentes farmacêuticas que se dedicam profissionalmente às respetivas áreas, estas atividades permitiram enriquecer o conteúdo formativo e fomentar o contato com diversas vertentes da farmácia comunitária, até então desconhecidas por alguns dos participantes.

Por Alina Secrieru, Aluna de 4º ano de MICF Enquanto aluna, acho que assistir a estas palestras torna-se uma experiência muito enriquecedora, que nos expande tanto a mente como a cultura, e permite-nos adquirir uma panóplia de conhecimentos que não são abrangidos ao longo do curso. Embora sejam palestras e estejamos a ouvir alguém a ensinar, de certa forma torna-se um momento de descontração porque foge à realidade das aulas e passa a ser algo que realmente nos desperta o interesse e faz-nos disfrutar da aprendizagem.

Palestra com o tema “Medicamentos Veterinários”

Palestra com o tema “Farmacovigilância” Sessão de abertura da tarde “Homeopáticos: A importância dos cuidados de saúde”. NECiNotícias ´1ª Edição, 2016 pág. 1


III Jornadas Farmacêuticas do Algarve Aconteceu... As III Jornadas ocorreram nos dia 3 e 4 de dezembro, com o tema “Qualidade e Diversidade: 10 anos de MICF-UAlg”. Além de juntarem cerca de 100 participantes, contaram também com a presença de oradores como a Dra. Ema Paulino (Presidente da Direção Regional de Lisboa da OF), o Dr. Ricardo Calé (ex-aluno de MICF-UAlg), o Dr. Pet Mazarelo (Diretor do Laboratório Militar de Produtos Químicos e Farmacêuticos), entre outros. Nestas jornadas, o NECiFarm quis promover os 10 anos do Mestrado Integrado em Ciências Farma-

cêuticas na UAlg, dando a oportunidade a ex-alunos de partilhar as suas experiências no ramo profissional, de modo a enquadrar os atuais alunos no leque de percursos profissionais que o MICF engloba. A título de celebração foi entregue a revista comemorativa dos 10 anos do curso, com referência às diversas conquistas alcançadas ao longo dos 10 anos. A revista “10 anos MICF-UAlg” apresenta várias entrevistas a professores, funcionários e ex-alunos que promovem a Universidade do Algarve aquém e além fronteiras.

VIII Gala de Ciências Farmacêuticas No dia 4 de dezembro de 2015 decorreu a VIII Gala do NECiFarm, no Hotel EVA, desta vez com o tema ‘’As redes sociais’’. Após o jantar, seguiu-se o After Party no espaço First Floor Club.

Este evento contou com a participação de mais de 90 alunos e ainda alguns professores, num evento no qual reinou a alegria e a boa disposição entre todos os participantes.

Por Andreia Labaredas, Aluna do 4º ano de MICF

rente de todas as outras, penso que a mensagem chave foi transmitida e chegou a cada um dos participantes, marcando certamente muitas pessoas.

Considero que a VIII Gala NECiFarm superou todas as expectativas. Para além de ter sido dife-

Dádiva de sangue No passado dia 11 de novembro, em parceria com o Serviço de Imuno-Hemoterapia do Centro Hospitalar do Algarve, decorreu uma recolha solidária de sangue, na sala do NECiFarm. Foram recolhidas um total de 27 unidades, número que contribuiu para que o NECiFarm fosse o vencedor do Vampire Cup, uma competição nacional que contabiliza o número de litros de sangue recolhidos por cada Faculdade.

Rastreio Cardiovascular No dia 21 de novembro os alunos de Ciências Farmacêuticas tiveram a oportunidade de participar em rastreios cardiovasculares à população, nas Farmácia Mendes Segundo, Pacheco e Ria, em Olhão.

Recolha de conservas para a Casa dos Rapazes Nos meses de novembro e dezembro foram angariados cerca de 70 bens alimentares para a Casa dos Rapazes, em Faro.

Eleições APEF No dia 5 e 6 de dezembro ocorreram, na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, as eleições para os novos Órgãos Sociais da APEF. Cátia Marques, aluna do 5º ano do MICF-UALg, foi eleita para o cargo de secretária da Direção da APEF.

Surpresas na VIII Gala de Ciências Farmacêuticas NECiNotícias 1ª Edição, 2016 pág. 2


Direção NECiFarm 2016

Foto da Tomada de Posse da Direção do NECiFarm para o mandato de 2016 Da esquerda para a direita: Olesya Lychuk (Dep. Formação), Alina Secrieru (Dep. Formação), Mariana Guerra (Dep. Relações Externas e Internas), Cláudia Branco (Dep. Relações Externas e Internas), André Marmelo (Vice-Presidente Internas), Clara Guerreiro (Dep. Cultura e Lazer), Gonçalo Pereira ( Colaborador), Cláudia Reis (Vice-Presidente Externas), Maria Romanciuc (Tesoureira), João Filipe (Dep. Informação e Divulgação), Ana Bota (Presidente), Inês Rocheta (Secretária), Cláudia Viegas (Dep. Formação) , Alexandre Canhoto (2º Tesoureiro), Margarida Moniz (Dep. Informação e Divulgação).

Mitose: Ciência a Sul 4ª Edição A 4ª edição do Projeto “Mitose: Ciência a Sul” decorreu entre os dia 17 e 19 de dezembro, tendo contado com 12 participantes de várias Escolas Secundárias do país. Em colaboração com a Biblioteca da UAlg e com a Associação Juvenil de Ciência foi possível proporcionar, a estes jovens, uma experiência científica real, num estágio de 3 dias, em que puderam passar por dois dos Centros de Investigação e Desenvolvimento da Universidade do Algarve que colaboraram no Projeto (CEOT, CECTA, CCMAR, CBMR). Os partici-

Organização e participantes da 4ª edição do Projeto “Mitose: Ciência a Sul”

pantes pernoitaram na Residência Universitária do Ferragial, em Faro. NECiNotícias 1ª Edição, 2016 pág. 3


Projeto Escolas Uriage ‘’Cuidados da pele acneica’’ Por participante da Escola Básica 2/3 D. Paio Peres Correia, Tavira

É muito bom para nós alunos iniciativas destas. O tema foi muito bem escolhido, pois na nossa idade este problema é muito comum. Aprendemos coisas muito interessantes e importantes acerca do assunto.

Foto do Projeto Escolas Uriage na Escola Básica 2/3 Poeta Emiliano da Costa, Estoi O NECiFarm associou-se, mais uma vez, à Uriage com a missão de desenvolver um novo projeto de educação para a saúde, com foco principal na população mais jovem. ‘’Cuidados da pele acneica’’ é o nome dado à formação que, levada a cabo por alguns estudantes de MICF, já chegou a

Foi muito bom. Espero que hajam mais palestras destas.

mais de 400 alunos em escolas do Algarve e Alentejo, num projeto que terá continuidade até ao mês de março. A existência deste tipo de projetos traz vantagens não só para a população alvo, uma vez que são discutidas problemáticas do quotidiano da pele acneica, própria da faixa etária em ques-

Próximas Atividades Fevereiro:

tão, mas também para os estudantes de MICF que tomam a iniciativa de participar e contribuir para a formação destes jovens. É sem dúvida uma mais valia, para os futuros profissionais de saúde, a oportunidade que lhes é dada para tentar, junto dos mais novos, fazer a diferença!

Horário da Sala NECiFarm

Banco Farmacêutico Torneio de Sueca

Dia Aberto UAlg

Março: Dádiva de Sangue Rastreios à população Olimpíadas da Química Mais

Clube de Lazer

CAD—Concurso de Aconselhamento ao Doente (APEF) Mais novidades em breve! Ficha Técnica | Equipa Redatorial e Técnica: Cláudia Reis, João Filipe e Margarida Moniz Colaboradores nesta edição: Ana Bota, Andreia Labaredas e Alina Secrieru

QuartasFeiras das 14h30 às

18h30 NECiNotícias 1ª Edição, 2016 pág. 4


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.