Newsletter de Outubro

Page 1

agenda de outubro

| 2010 |


2 // EDITORIAL A Empresa Industrial de Chapelaria, edifício onde hoje está instalado o Museu da Chapelaria criou, por volta de 1935, a secção da borracha, dedicando-se assim à produção artesanal de calçado desportivo em lona e borracha vulcanizada. Começava assim a história de uma das mais emblemáticas sapatilhas portuguesas, as SANJO, que acompanharam a vida de várias gerações de estudantes, desportistas ou militares. Diversas histórias são contadas na exposição SANJO. UMA MARCA. UMA HISTÓRIA, a inaugurar no próximo dia 11 de Outubro, encerrando assim o ciclo de exposições “Marcas de Identidade” promovido pelo Museu da Chapelaria ao longo de 2010. A assinalar o Centenário da República, o Museu da Chapelaria apresenta ainda, a partir de Outubro, duas exposições temporárias. Na Sala dos Usos Sociais estará patente “OS CHAPÉUS DA REPÚBLICA”, uma exposição que apresenta a colecção de chapéus do início do século XX do Museu da Chapelaria, e onde propomos uma viagem ao Portugal de 1910, nos seus usos e costumes, e uma incursão histórica ao contexto político e económico que antecede a implantação da República. Na Sala Multimédia estará patente a exposição "30 CHAPÉUS NA RÉPUBLICA" realizados no âmbito do programa “Chapéus pela rua Fora com os alunos da Escola EB2/3 Dr. Ferreira da Silva – Cucujães”.


3 // NOVIDADE

O Projecto Educativo Municipal de S. João da Madeira já foi apresentado e este ano conta com uma novidade. Um blogue, onde pode consultar o Programa Educativo 2010/2011 e acompanhar todas as actividades. Este será permanentemente actualizado com as notícias sobre o desenvolvimento de cada actividade e programa, incluindo textos, fotografias e vídeos. Isto vai permitir uma melhor transmissão de toda a informação inerente a cada programa e actividade, permitindo ainda abrir um novo canal de comunicação com a comunidade educativa e a população em geral. Neste blogue pode igualmente consultar os Programas Educativos, previstos para 2010/2011, do Museu da Chapelaria pensados para os diferentes públicos, desde o pré-escolar ao secundário. Numa óptica de educação ao longo da vida, os nossos programas alargam-se igualmente à população idosa, onde são apresentados diferentes projectos. Consulte as nossas actividades em http://projectoeducativomunicipal.wordpress.com e agende as suas visitas através do nosso email museu.chapelaria@gmail.com ou pelo telefone 256 201 680.


4 // EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS SANJO. UMA MARCA, UMA HISTÓRIA 11 DE OUTUBRO – 31 DE JANEIRO DE 2011 Por volta de 1935, a Empresa Industrial de Chapelaria criou a secção da borracha, dedicando-se à produção artesanal de calçado desportivo em lona e borracha vulcanizada. Começava assim a história de uma das mais emblemáticas sapatilhas portuguesas, as SANJO que acompanharam a vida de várias gerações de estudantes, desportistas ou militares. O modelo K100 foi o mais marcante da história da SANJO e o que teve a maior expressão no mercado e nas vendas. As encomendas chegavam a ser programadas com dois e três anos de antecedência, muitas vezes pagas antecipadamente na fábrica ou aos escassos distribuidores no país, com vista a garantir as entregas. Estas e outras histórias serão contadas na última exposição do ciclo “marcas de Identidade” promovido pelo Museu da Chapelaria ao longo de 2010.


5 // EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS

CHAPÉUS NA RÉPUBLICA SALA DOS USOS SOCIAIS 5 A 31 DE OUTUBRO “Os chapéus da República” – Associando-se às comemorações do centenário da República, o Museu da Chapelaria inaugura no dia 05 de Outubro a exposição “Os Chapéus da República”, apresentando os modelos de chapéus que marcaram essa época.

30 CHAPÉUS NA RÉPUBLICA SALA MULTIMÉDIA 5 DE OUTUBRO A 31 DE OUTUBRO Aproximadamente 30 chapéus foram construídos pelos alunos da Escola EB2/3 Dr. Ferreira da Silva – Cucujães, no âmbito do programa “Chapéus pela rua Fora”. Esta exposição é o resultado do trabalho de parceria entre o Museu e a Escola.


6 // WORKSHOP

16 DE OUTUBRO WORKSHOP DE FELTRAGEM COM AGULHA | 14h30 | ADULTOS Após uma breve introdução da história da Feltragem, será apresentada a técnica das agulhas e logo as alunas começarão a produzir. Cada uma vai imprimir a sua própria linguagem ao trabalho. Dar-se-à assim início à técnica de feltragem com agulha. O workshop inclui uma visita guiada ao museu.

Preço: 15 euros Duração: 2h30

Sabia que… Neste processo utiliza-se a feltragem com agulha – uma agulha especial para o efeito e que contém uma série de ranhuras. Ao contrário das agulhas conhecidas esta não serve para coser. A agulha utiliza-se picando as fibras de lã, arrastando-as e pressionando-as umas contra as outras e ligando-as dessa forma, entrelaçando-as.


7 // PROGRAMA FAMÍLIAS | Programa famílias | Todos os Sábados

A MINHA FAMÍLIA VAI AO MUSEU… E A TUA? é um programa dirigido especificamente para o público família. A entrada no museu e nas oficinas é gratuita devendo, contudo, fazer marcação prévia (256 201 680).

| 2 de Outubro | Todo o dia | Chapelaria em palavras cruzadas Testa a tua família no jogo das palavras cruzadas. Visita a exposição permanente do museu e procura as palavras-chave distribuídas pelos 3 pisos para responder às perguntas deste divertido jogo. Atelier para crianças entre os 7 e os 10 anos.

| 16 e 23 de Outubro | |11h00 | 100 anos de história Um

desenho

gigante,

com

personagens

e

guarda-roupa

diferentes.

Convidamos-te a participar numa actividade em que irás construir uma tela com 100 anos de história. Atelier para jovens entre os 9 e os 14 anos.

30 de Outubro | 11h00 | SANJO | O que gostavas de ver nas tuas SANJO? Ah! Não sabes o que são umas SANJO? Então vem ao Museu aprender e decora as tuas. Atelier para jovens entre os 6 e os 12 anos.

GRATUITO INSCRIÇÃO PRÉVIA


8 // PROGRAMA SÉNIOR

Projecto “Chapéus pela rua fora” Este projecto é especialmente preparado para os centros de apoio a idosos. Trata-se de um conjunto de actividades lúdicas e didácticas para a 3ª idade realizadas fora do museu e que visam estimular e promover a animação e convívio entre os seniores.

Programa “Ainda Sou do tempo…. Do Chapéu” Porque ainda há muitas histórias por ouvir e por contar, o Museu da Chapelaria desenvolveu este. São desenvolvidas actividades/visitas orientas lúdicas e didácticas para a 3ª idade, estimulando o exercício mental dos menos jovens e promovendo a animação e convívio entre os seniores.


9 // PROGRAMA ESPECIAL

GRUPOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

O Serviço Educativo desenvolve um conjunto de visitas orientadas e actividades dirigidas a públicos com necessidades especiais que exploram os diferentes sentidos recorrendo a oficinas de expressão corporal e trabalhando a motricidade fina.

» Oficina Corpo-a-corpo: recorrendo à expressão corporal, à pintura e aos sons, levam-se os participantes a descobrirem os limites de si. Para mais informações, contacte o Serviço Educativo do museu.


11 // AAMC- AMIGOS DO MUSEU A Associação dos Amigos do Museu da Chapelaria (AAMC) foi criada a 18 de Maio de 2006. Esta é uma associação de carácter cultural, sem fins lucrativos, que pretende ser um importante ponto de apoio às actividades do Museu da Chapelaria, contribuindo de forma activa na promoção e desenvolvimento de actividades de carácter social, cultural, lúdico, pedagógico e ainda na investigação científica relacionada com o tema do chapéu e da indústria da chapelaria. A actividade da AAMC não se esgota nela própria uma vez que também pretende ser um pólo dinamizador entre associações, empresas e instituições universitárias e não-universitárias, públicas ou privadas. A AAMC pretende ainda agir como um importante veículo de promoção, divulgação e diálogo entre a comunidade científica e a sociedade em geral.

SER SÓCIO Para ser amigos do Museu basta preencher a ficha de inscrição que encontra no blogue do Museu ou da AAMC.

Para mais informações consulte:

www.amigosdomuseudachapelaria.blogspot.com


12 // VISITAR O MUSEU

O Museu da Chapelaria disponibiliza, de terça-feira a sábado, visitas orientadas para grupos superiores a 5 pessoas. Para grupos com mais de 10 pessoas é necessário proceder a marcação prévia, sendo o acompanhamento realizado por monitores especializados e ex-chapeleiros que orientam a visita de acordo com a idade e o nível de escolaridade dos visitantes. O Serviço Educativo disponibiliza aos seus visitantes diversas oficinas de trabalho para todas as idades, bem como um guião de visita para o professor explorar em contexto de sala de aula.


INFORMAÇÕES ÚTEIS Museu da Chapelaria Rua Oliveira Júnior, nº 501 3700-204 S. João da Madeira Telefone: + 351 256 201 680 Fax: + 351 256 201 689

Horário do Museu Terça a Sábado 9h00 – 12h30 14h00 – 18h00 Domingos e Feriados 10h30 – 12h30 14h30 – 18h00 Encerra à segunda-feira


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.