Newsletter de Dezembro_2010

Page 1

2010

agenda de dezembro


2 // EDITORIAL Dezembro é um mês de Festa para a família e para os amigos e um mês de partilha e alegria.

Por isso, o Museu da Chapelaria propõe-lhe um conjunto de actividades que decorrem aos sábados para realizar com a sua família e com os amigos de quem mais gosta.

Este mês damos especial destaque à exposição temporária da “Árvore de Natal” decorada com chapéus inteiramente produzidos pelas escolas e Jardins-de-Infância do Concelho de S. João da Madeira.

Como em anos anteriores, teremos também o programa de Férias de Natal dirigidos a crianças entre os 7 e os 14 anos que propõe duas semanas intensas de actividades, que decorrem entre as 09h30 e as 17h30.

Finalmente, e se ainda não marcou o seu jantar de Natal com os amigos, sugerimos que o faça no restaurante do Museu, acompanhando esse jantar com uma visita nocturna ao museu.

Esperando contar com a sua presença amiga, a equipa do Museu da Chapelaria deseja-lhe um Santo Natal e um 2011 de se lhe tirar o chapéu


3 // NOVIDADE Novo ciclo de exposições 2011-2016 O Museu da Chapelaria é um espaço de confluência das memórias do trabalho. Neste sentido entendeu-se promover um novo ciclo de investigação, a cinco anos, que reflicta acerca dessas mesmas memórias e da importância do trabalho na estruturação das identidades de diferentes comunidades. Alargando assim o seu âmbito de intervenção, o Museu da Chapelaria propõe-se organizar um ciclo intitulado “Artes e Ofícios. Memórias e Identidades” que pretende trazer para dentro do museu, ao longo dos próximos cinco anos, diversas exposições alusivas ao mundo do trabalho, difundindo diversos acervos representativos deste universo. O que se pretende, então, é criar um lugar de encontro do trabalhador consigo mesmo, com a sua história e com o seu tempo. Para 2011 foram escolhidas três actividades consideradas marcantes no território nacional: o mar e os ofícios que lhe estão relacionados, o calçado e os lanifícios. As razões pelas quais iniciamos a programação com o mar prendem-se, naturalmente, com a relação umbilical que o nosso País tem com este mundo. O calçado porque, por si, é também uma importante vertente económica com uma expressão particularmente significativa na história do próprio concelho. Finalmente, os lanifícios, por referência oposta, ao mundo do mar.


4 // EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS SANJO. UMA MARCA, UMA HISTÓRIA 11 DE OUTUBRO – 31 DE JANEIRO DE 2011 Por volta de 1935, a Empresa Industrial de Chapelaria criou a secção da borracha, dedicando-se à produção artesanal de calçado desportivo em lona e borracha vulcanizada. Começava assim a história de uma das mais emblemáticas sapatilhas portuguesas, as SANJO que acompanharam a vida de várias gerações de estudantes, desportistas ou militares. O modelo K100 foi o mais marcante da história da SANJO e o que teve a maior expressão no mercado e nas vendas. As encomendas chegavam a ser programadas com dois e três anos de antecedência, muitas vezes pagas antecipadamente na fábrica ou aos escassos distribuidores no país, com vista a garantir as entregas. Estas e outras histórias são contadas na última exposição do ciclo “marcas de Identidade” promovido pelo Museu da Chapelaria ao longo de 2010.


5 // EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS

CHAPÉUS NA REPÚBLICA SALA DOS USOS SOCIAIS ATÉ 31 DE DEZEMBRO “Os chapéus da República” – Associando-se às comemorações do centenário da República, o Museu da Chapelaria inaugurou no dia 05 de Outubro a exposição “Os Chapéus da República”, apresentando os modelos de chapéus que marcaram essa época.

A árvore dos chapéus... ATÉ 10 DE JANEIRO A “Árvore dos ... Chapéus” é um projecto que consiste na decoração de chapéus, reutilizando ou dando uma nova utilidade aos diferentes materiais do dia à dia. Os trabalhos realizados pelas escolas e jardins-de-infância do concelho de S. João da Madeira ficam expostos na árvore de Natal do Museu.


6 // SERVIÇO EDUCATIVO | Programa férias no museu | PROGRAMA “FÉRIAS DE NATAL NO MUSEU”

Entre 20 e 23 de Dezembro e 27 e 30 de Dezembro decorre no Museu da Chapelaria e na Biblioteca Municipal o Programa “Férias da Natal no Museu”. Destina-se a crianças entre os 7 e os 14 anos.

Este programa proporciona umas férias divertidas em contacto com a leitura e as artes plásticas, através de um conjunto de actividades pedagógicas de carácter lúdico. A partir de diferentes actividades propostas pelo museu e pela

biblioteca

pretende-se

estimular

a criatividade,

desenvolver a leitura, o gosto pelos livros, potenciar a experiência e o trabalho em grupo.

HORÁRIO » DAS 9:30 às 12h30 e das 14h30 às 17:30

INSCRIÇÃO PRÉVIA 256 201 680 Solicite mais informações.


7 // SERVIÇO EDUCATIVO PROGRAMA DE FÉRIAS DE NATAL NO MUSEU

INSCRIÇÃO PRÉVIA

Dia 20 - Todo o dia na Biblioteca Queres ouvir uma história? Oficina: Nas asas de um mocho

Dia 27- Todo o dia na Biblioteca

Oficina: Livro de sonhos

Queres ouvir uma história?

Teatrinho de fantoches: O casamento da princesa

Oficina: Letra a letra

Dia 21 - Todo o dia no Museu da Chapelaria

Dia 28 - Todo o dia no Museu da Chapelaria

Oficina: Afinal a Sanjo serve de Sapatinho de Natal!

A Flor de Natal! – Oficina Plástica

O Natal está a chegar, um sapatinho vais precisar e a Sanjo vai-te ajudar...

Dia 29 - 9h30 – 12h30 – Biblioteca

Pequenino com botões para prender os cordões uma

Oficina: Guardador de memórias

sanjo vais decorar...

Biblio-Paper Trocadilho poético

Dia 22 - 9h30 – 12h30 - Biblioteca Baú de Histórias – oficina de escrita criativa

14h30 – 17h30 – Museu da Chapelaria

Oficina: Vamos construir um castelo (em cartolina)

Oficina Plástica: Coisas de Natal

14h30 – 17h30 – Museu Oficina plástica: Bolinhas enformadas

Dia 30 - 9h30 – 12h30 – Biblioteca Visita aos Paços da Cultura – exposição anual dos

Dia 23 - 9h30 – 12h30 - Biblioteca

trabalhos dos alunos do Centro de Artes

Queres ouvir uma história? Não te esqueças de mim, Pai Natal! Norbert Landa

14h30 – 17h30 – Museu da Chapelaria

Oficina: Mobile de estrelas

Fada de encantar – Oficina Plástica

Oficina de escrita criativa: A origem do Pai Natal 14h30 – 17h30 – Museu Oficina plástica: Coroa de Papel


8 // SERVIÇO EDUCATIVO | Programa famílias | Todos os Sábados

A MINHA FAMÍLIA VAI AO MUSEU… E A TUA? é um programa dirigido especificamente para o público família. A entrada no museu e nas oficinas é gratuita devendo, contudo, fazer marcação prévia (256 201 680).

| 4 de Dezembro | 11h00 | SANJO O que gostavas de ver nas tuas SANJO? Ah! Não sabes o que são umas SANJO? Então vem ao Museu aprender e decora as tuas. Atelier gratuito inserido no programa famílias para jovens entre os 6 e os 12 anos. Inscrição prévia obrigatória.

15h00 | Afinal a Sanjo serve de Sapatinho de Natal! O Natal está a chegar, um sapatinho vais precisar e a Sanjo vai-te ajudar... Pequenino com botões para prender os cordões uma sanjo vais decorar... Atelier inserido no programa famílias para crianças entre os 7 e os 14 anos.

GRATUITO INSCRIÇÃO PRÉVIA


9 // SERVIÇO EDUCATIVO | Programa famílias | Todos os Sábados

| 11 de Dezembro |

11h00 | Jogos de Luz Jogo de contraluz onde surgirá o perfil natalício de cada um. Atelier gratuito inserido no programa famílias para jovens entre os 6 e os 12 anos. Inscrição prévia obrigatória.

| 11 de Dezembro | 15h00 | 18 de Dezembro | 11h00

Afinal a Sanjo serve de Sapatinho de Natal! O Natal está a chegar, um sapatinho vais precisar e a Sanjo vai-te ajudar... Pequenino com botões para prender os cordões uma Sanjo vais decorar... Atelier inserido no programa famílias para crianças entre os 7 e os 14 anos.

GRATUITO INSCRIÇÃO PRÉVIA


10 // SERVIÇO EDUCATIVO | Programa SÉNIOR | Por marcação

Projecto “Chapéus pela rua fora” Este projecto é especialmente preparado para os centros de apoio a idosos. Trata-se de um conjunto de actividades lúdicas e didácticas para a 3ª idade realizadas fora do museu e que visam estimular e promover a animação e convívio entre os seniores.

Programa “Ainda Sou do tempo…. Do Chapéu” Porque ainda há muitas histórias por ouvir e por contar, o Museu da Chapelaria desenvolveu este. São desenvolvidas actividades/visitas orientas lúdicas e didácticas para a 3ª idade, estimulando o exercício mental dos menos jovens e promovendo a animação e convívio entre os seniores.


11 // SERVIÇO EDUCATIVO | Programa ESPECIAL | Por marcação

GRUPOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

O Serviço Educativo desenvolve um conjunto de visitas orientadas e actividades dirigidas a públicos com necessidades especiais que exploram os diferentes sentidos recorrendo a oficinas de expressão corporal e trabalhando a motricidade fina.

» Oficina Corpo-a-corpo: recorrendo à expressão corporal, à pintura e aos sons, levam-se os participantes a descobrirem os limites de si. Para mais informações, contacte o Serviço Educativo do museu.


12 // Amigos do Museu - AAMC A Associação dos Amigos do Museu da Chapelaria (AAMC) foi criada a 18 de Maio de 2006. Esta é uma associação de carácter cultural, sem fins lucrativos, que pretende ser um importante ponto de apoio às actividades do Museu da Chapelaria, contribuindo de forma activa na promoção e desenvolvimento de actividades de carácter social, cultural, lúdico, pedagógico e ainda na investigação científica relacionada com o tema do chapéu e da indústria da chapelaria. A actividade da AAMC não se esgota nela própria uma vez que também pretende ser um pólo dinamizador entre associações, empresas e instituições universitárias e não-universitárias, públicas ou privadas. A AAMC pretende ainda agir como um importante veículo de promoção, divulgação e diálogo entre a comunidade científica e a sociedade em geral.

SER SÓCIO Para ser amigos do Museu basta preencher a ficha de inscrição que encontra no blogue do Museu ou da AAMC.

Para mais informações consulte:

www.amigosdomuseudachapelaria.blogspot.com


13 // VISITAR O MUSEU

O Museu da Chapelaria disponibiliza, de terça-feira a sábado, visitas orientadas para grupos superiores a 5 pessoas. Para grupos com mais de 10 pessoas é necessário proceder a marcação prévia, sendo o acompanhamento realizado por monitores especializados e ex-chapeleiros que orientam a visita de acordo com a idade e o nível de escolaridade dos visitantes. O Serviço Educativo disponibiliza aos seus visitantes diversas oficinas de trabalho para todas as idades, bem como um guião de visita para o professor explorar em contexto de sala de aula.


INFORMAÇÕES ÚTEIS Museu da Chapelaria Rua Oliveira Júnior, nº 501 3700-204 S. João da Madeira Telefone: + 351 256 201 680 Fax: + 351 256 201 689

Horário do Museu Terça a Sábado 9h00 – 12h30 14h00 – 18h00 Domingos e Feriados 10h30 – 12h30 14h30 – 18h00 Encerra à segunda-feira


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.