Newsletter de Agosto

Page 1

| 2010 |

agenda de agosto

QUINTAS CHAPELEIRAS


2 // EDITORIAL Dentro destas paredes guardamos máquinas, ferramentas, matérias-primas, chapéus. Guardamos as histórias que a memória salvou. Dentro destas paredes escondemos as histórias contadas em segredo das tristezas e dores que a memória não permitiu esquecer. Guardamos um mundo que é feito de ‘dedos mágicos’. Dentro deste edifício, que foi um dia o da Empresa Industrial da Chapelaria , uma das mais importantes unidades fabris da cidade, nasceu em 2005, o Museu da Chapelaria, neste edifício onde primeiramente a indústria foi mecanizada, nesta cidade que foi um dos principais e mais importantes centros produtores de chapéus do País. Quis-se perante as máquinas e ferramentas, matérias-primas e chapéus, memórias e histórias de vida, intervir o mínimo possível. Manter visíveis todos os traços de um longo percurso, e não camuflar aquelas que são as suas marcas do tempo, que as individualizam e as tornam verdadeiramente únicas. Por isso, traz-se à luz do dia a máquina gasta pelo tempo e a memória de quem nela trabalhou, tal como é recordada, sentida e dita. E por isso também, quem um dia pacientemente nos ensinou, explicar-lhe-á hoje, com a mesma devoção, como era ser chapeleiro, como funcionava a máquina e como se fazia um chapéu. São eles, ex e actuais operários, ex e actuais empresários da indústria da chapelaria que hoje recordam consigo esse mundo mágico.


3 // NOVIDADE

Em Agosto…

QUINTAS CHAPELEIRAS Todas as quintas-feiras do mês de Agosto venha fazer uma visita orientada ao Museu da Chapelaria e depois jante no Restaurante Fábrica dos Sentidos.

VISITA GRATUITA + JANTAR COM DESCONTO DE 15%

1ª visita às 19h30 | 2ª visita às 20h30 Reservas pelo telefone 256 201 680 ou pelo e-mail museu.chapelaria@gmail.com Promoção válida para grupo mínimo de 4 pessoas, dias 5, 12, 19 e 26 de Agosto


4 // EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS 8 DE MAIO A 30 DE SETEMBRO | CHAPÉUS DE TODO O MUNDO No âmbito das Comemorações do Dia Internacional dos Museus, este ano subordinado ao tema da Harmonia Social, o Museu da Chapelaria apresenta a exposição “Chapéus de todo o Mundo”. Belíssima e única, esta exposição reflecte, por intermédio dos diferentes formatos, materiais e adornos dos chapéus, a riqueza cultural, religiosa e social de todos os povos do Mundo.

18 DE MAIO – 30 DE SETEMBRO | A INDÚSTRIA DO FERRO. OLIVA, UMA MARCA, UMA IDENTIDADE Nos últimos 84 anos, a OLIVA marcou a história da indústria e da arquitectura industrial do País. Bastião da metalurgia pesada portuguesa, esta empresa fez parte da vida de milhares de trabalhadores que, desde 1925, ajudaram a construir uma História sem paralelo que ficará para sempre associada à Máquina de Costura OLIVA. Sala de Exposições Temporárias.


5 // EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS

17 DE JULHO – 31 DE AGOSTO | EXPOSIÇÃO “VER OUTRA VEZ” |

No âmbito das Comemorações do Dia Internacional dos Museus, este ano subordinado ao tema da Harmonia Social, o Museu da Chapelaria organizou uma caminhada ao património industrial do concelho. Esta caminhada deu origem a uma belíssima exposição fotográfica que reflecte o património industrial da cidade através do olhar dos participantes.


6 // WORKSHOPS 7 de Agosto | WORKSHOP BRINQUEDOS DE FELTRO | | 14h30 | ADULTOS A partir de material de fácil acesso é possível realizar brinquedos para os mais pequenos. Aprenda algumas técnicas de costura e confeccione o seu animal favorito. Atelier para adultos. Inscrições no Museu da Chapelaria Preço: 15 euros Duração: 2h30

28 de Agosto | WORKSHOP DE FELTRAGEM EM PLACA | | 14h30 | ADULTOS A partir de uma imagem realiza-se o preenchimento das suas formas com a técnica de feltragem com agulha. adultos. Inscrições no Museu da Chapelaria

Preço: 15 euros Duração: 2h30

Atelier para


7 // PROGRAMA FAMÍLIAS | Programa famílias | Todos os Sábados

A MINHA FAMÍLIA VAI AO MUSEU… E A TUA? é um programa dirigido especificamente para o público família. A entrada no museu e nas oficinas é gratuita devendo, contudo, fazer marcação prévia (256 201 680).

| 14 de Agosto | 11h00 e 15h00 | Oficina A Oliva Já imaginaste uma máquina de costura muito velhinha em ferro cheia de contornos bem arredondados? E se ela falasse? E se te dissesse que gostava de ser reinventada? Imagina como seria famosa nos dias de hoje… Mais brilhante e mais colorida. Atelier gratuito inserido no programa famílias para jovens entre os 7 e os 14 anos. Inscrição prévia obrigatória.

| 21 de Agosto |11h00 e 15h00 | Oficina 5 Continentes - 5 Chapéus Esta oficina lança o desafio aos participantes de conceberem um chapéu que identifique cultural e socialmente cada um dos 5 continentes. Atelier gratuito inserido no programa famílias para jovens entre os 7 e os 14 anos. Inscrição prévia obrigatória.

GRATUITO INSCRIÇÃO PRÉVIA


8 // PROGRAMA SÉNIOR

Projecto “Chapéus pela rua fora” Este projecto é especialmente preparado para os centros de apoio a idosos. Trata-se de um conjunto de actividades lúdicas e didácticas para a 3ª idade realizadas fora do museu e que visam estimular e promover a animação e convívio entre os seniores.

Programa “Ainda Sou do tempo…. Do Chapéu” Porque ainda há muitas histórias por ouvir e por contar, o Museu da Chapelaria desenvolveu este. São desenvolvidas actividades/visitas orientas lúdicas e didácticas para a 3ª idade, estimulando o exercício mental dos menos jovens e promovendo a animação e convívio entre os seniores.


9 // PROGRAMA ESPECIAL

GRUPOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

O Serviço Educativo desenvolve um conjunto de visitas orientadas e actividades dirigidas a públicos com necessidades especiais que exploram os diferentes sentidos recorrendo a oficinas de expressão corporal e trabalhando a motricidade fina.

» Oficina Corpo-a-corpo: recorrendo à expressão corporal, à pintura e aos sons, levam-se os participantes a descobrirem os limites de si. Para mais informações, contacte o Serviço Educativo do museu.


10 // AAMC- AMIGOS DO MUSEU A Associação dos Amigos do Museu da Chapelaria (AAMC) foi criada a 18 de Maio de 2006. Esta é uma associação de carácter cultural, sem fins lucrativos, que pretende ser um importante ponto de apoio às actividades do Museu da Chapelaria, contribuindo de forma activa na promoção e desenvolvimento de actividades de carácter social, cultural, lúdico, pedagógico e ainda na investigação científica relacionada com o tema do chapéu e da indústria da chapelaria. A actividade da AAMC não se esgota nela própria uma vez que também pretende ser um pólo dinamizador entre associações, empresas e instituições universitárias e não-universitárias, públicas ou privadas. A AAMC pretende ainda agir como um importante veículo de promoção, divulgação e diálogo entre a comunidade científica e a sociedade em geral.

SER SÓCIO Para ser amigos do Museu basta preencher a ficha de inscrição que encontra no blogue do Museu ou da AAMC.

Para mais informações consulte:

www.amigosdomuseudachapelaria.blogspot.com


11 // AAMC- AMIGOS DO MUSEU || UM CHAPÉU PODE COBRIR MUITAS IDEIAS || » CICLO DE CONFERÊNCIAS Ao apresentar um ciclo de colóquios onde se cruza a figura de uma peça de vestuário emblemática e

documental, com diferentes expressões culturais, o Museu da Chapelaria e a Associação dos Amigos do

Museu propõem um confronto de ideias e pensamentos sobre as artes, a literatura, a política, o desporto,

a religião, o cinema, o teatro.

Este ciclo procura contribuir para a descoberta do significado cultural e artístico de um objecto que é um

apelo imaginário, e partilhar com público essa certeza revisitada: um chapéu faz parte da vida.

Conferências Agendadas:

O CHAPÉU NO TEATRO DE MARIONETAS » 29 de Setembro, 10h O CHAPÉU NA POLÍTICA » 6 de Outubro, 10h O CHAPÉU NA RELIGIÃO » 11 de Novembro, 21h30


12 // RECORDANDO

O 10º Encontro de Lambrettas e Lambretistas do Lambretta Clube de Portugal realizou-se no passado fim-de-semana em S. João da Madeira, reunindo um total de 41 participantes. Mais de 12 modelos diferentes da mítica marca italiana reuniram-se no Museu da Chapelaria para uma visita orienta e só depois iniciaram o seu passeio pela cidade. O modelo mais antigo em exposição no exterior do museu teria 55 anos assemelhando-se a uma bicicleta com motor. A Lambretta foi criada em 1947 em Itália e até 1972 lançou 44 modelos diferentes.


13 // VISITAR O MUSEU

O Museu da Chapelaria disponibiliza, de terça-feira a sábado, visitas orientadas para grupos superiores a 5 pessoas. Para grupos com mais de 10 pessoas é necessário proceder a marcação prévia, sendo o acompanhamento realizado por monitores especializados e ex-chapeleiros que orientam a visita de acordo com a idade e o nível de escolaridade dos visitantes. O Serviço Educativo disponibiliza aos seus visitantes diversas oficinas de trabalho para todas as idades, bem como um guião de visita para o professor explorar em contexto de sala de aula.


INFORMAÇÕES ÚTEIS Museu da Chapelaria Rua Oliveira Júnior, nº 501 3700-204 S. João da Madeira Telefone: + 351 256 201 680 Fax: + 351 256 201 689

Horário do Museu Terça a Sábado 09,00h – 12,30h 14,00h – 18,00h Domingos e Feriados 10,30h – 12,30h 14,30h – 18,00h Encerra à segunda-feira


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.