História da minha cidade - Sr. Germano

Page 1

MEMÓRIAS DA MINHA CIDADE

HISTÓRIA DA MINHA VIDA

Germano Gomes da Costa 2012

1


“Sou um homem realizado”

2


Eu nasci no dia 8 de Fevereiro de 1928. Os meus pais eram muito pobres e eu fui criado num ambiente muito pobre. Aos 7 anos fiquei sem pai e a minha mãe disse-me que se eu quisesse comer um bocadinho de pão tinha que ir trabalhar. Então ela arranjou-me um mestre e eu tive que trabalhar como moço de pedreiro na construção do Quartel dos Bombeiros Voluntários de S. João da Madeira. Davam-me muita pancada e chamavam-me nomes muito feios, mas eu aguentei tudo isso. Eu via as outras crianças a irem para a escola e eu tinha pena de não saber ler. Mas aos 12 anos eu já sabia ler e escrever, aprendi à minha custa, pois tinha imensa curiosidade. Aos 16 anos fui trabalhar para a chapelaria na Empresa Industrial de Chapelaria como semussador e desde aí comecei a viver um pouco melhor. Quando cheguei à idade de ir à inspecção fiquei apurado para todo o serviço militar. Assentei praça no regimento de cavalaria nº 5, na cidade de Aveiro. Jurei bandeira e fui para a cavalaria nº 7 em Lisboa. Quando passei à disponibilidade juntei-me com más companhias e tornei-me um pouco vagabundo, mas um belo domingo encontrei a rapariga com que namorei durante 2 anos e com quem vim a casar.

3


O dia do casamento foi o dia mais feliz da minha vida, pois a minha esposa deu-me amor, carinho, felicidade, conforto num clima de muito respeito. Foi com ela ainda que aprendi a ser um homem.

4


Eu também retribuí tudo isso à minha esposa e deste casamento nasceram 2 raparigas. Uma morreu ao nascer e outra está viva.

No dia da 1ª Comunhão da minha filha 5


A minha filha e o marido

Do casamento da minha filha jĂĄ nasceram dois lindos netos, que me tĂŞm dado muita alegria, pois gosto muito deles.

6


Os meus netos Ricardo Jorge e a Ana Sofia

O meu neto Ricardo Jorge é fisioterapeuta, casou com a Ana Sofia, mas ainda não têm filhos. A minha neta Ana Rita já tem 20 anos e ainda está a estudar para Educadora de Infância.

7


Sempre gostei de ler jornais para poder estar bem informado, gosto tambĂŠm de estar com os amigos, fazer teatro e declamar. Go

Gosto de participar em peças de teatro 8


Gosto de conviver

Gosto de passear

Hoje estou reformado, vivo com a minha filha e confesso que n達o me falta nada. Sou um homem realizado.

9


Pára e olha para o céu

Pára e olha para o céu Imagina só a distância Pensa que vais ser réu Para julgar tua ganância

Vais ver o que não vês Vais ficar aterrorizado Verás a tua pequenez Sem vergonha, envergonhado

Pára e olha para o céu Até de ti vais ter dó Nada do que tens é teu E brevemente serás pó

Não corras mais impostor Da ingratidão és perito Só te lembras do senhor Quando te vês aflito.

Nem o tempo da vida é teu Uma hora, um dia, um mês Pára e olha para o céu Antes que pares de vez. 10


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.