À Descoberta de Oeiras

Page 1

PONTUAÇÃO POR TI POLOGIA DE PERGU NTA O nosso percurso não seria o mesmo se. por entre os fortes, não fossemos conhecendo algumas praias. Entre o Forte da Giribita e o Forte de São Bruno de Caxias, encontramos a Praia de Caxias. Esta praia é ideal para quem quer descansar, por ser tão característica a sua tranquilidade.

Segundo a lápide, em cima da porta principal, as obras deste forte foram concluídas em 1649, mas, inicialmente, Bateria do Guincho era o nome pelo qual era conhecido. Mais tarde, por se encontrar no enfiamento da povoação de Porto Salvo e da capela de Nossa Senhora de Porto Salvo, ganhou o nome de Forte de Nossa Senhora de Porto Salvo. No final do século XIX, passa a ser também conhecido por Forte da Giribita, por se situar perto de um aglomerado de residências para o veraneio com o mesmo nome. Em 1874, devido a alguns danos estruturais, provocados pela passagem do tempo, realizaram se algumas obras de restauro, no valor de 273 mil reis, tendo sido posteriormente entregue à Comissão de Defesa de Lisboa para servir de depósito de material de torpedos, que iriam chegar a Lisboa. Em 1911, volta a receber mais algumas obras de restauro e, em 1942, é entregue à Brigada Naval da Legião Portuguesa. Depois do 25 de abril de 1974, é transferido para a Direção das Infraestruturas Navais da Marinha Portuguesa, que ainda tem a tutela. SABIAS QU E.. Um Torpedo é um projétil explosivo que assim que é projetado e lançado, por cima ou por baixo da superfície da água, irá explodir mal entre em contacto com o alvo a abater. Por cima da porta principal deste forte, está uma lápide com uma inscrição sobre a sua construção. Completem o espaço em branco da seguinte transcrição que figura na lápide: “REI NAN DO EL REI NOSSO SNOR SE FES ESTA OBRA POR MAN DADO DO CON DE DE CANTAN H EDE DOS SEVS CONS. DO ESTADO E GU ERRA VEEDOR DE SVA FZ NO AN NO DE 1649”

Conseguem descobrir qual o número que dá a resposta correta à seguinte pergunta: “Qual a distância entre o Forte da Giribita e o Forte de São Bruno de Caxias?” metros

Segundo a lápide, no cimo da porta da entrada, foi em 1647 que foi construído o Forte de São Bruno de Caxias, por determinação do rei D. João IV e, por ter sido construído muito perto da Cartuxa de Laveiras, que acol hia os Monges Cartuxos de São Bruno, não poderia ter tido um nome diferente. De 1735 a 1751, sofreu obras de restauração, muito importantes para a guerra que enfrentamos com Espanha. Em 1903, foi cedido à Guarda Fiscal para uma importante tarefa: ser um posto de vigilância do litoral, que daqui conseguem observar. SABIAS QU E.. As armas de fogo apenas foram introduzidas a partir do século XIV. Antes desta invenção, as aberturas das guaritas eram mais finas e chamavam se seteiras. Seteiras porque eram as aberturas que permitiam aos defensores lançar setas ou flechas, mas sempre protegidos.. Se pensavam que o erro do nosso computador estava resolvido, estavam enganados. Prontos para mais um enigma? TXOARUCS

Esta praia tem o formato de uma concha e é conhecida pelas águas tranquilas, ideais para uns bons mergul hos. Resguardada, por um dos lados, pela Fortaleza de São Julião da Barra, pode proporcionar algumas descobertas aos mais curiosos. Da Praia da Torre, quantas bocas de fogo, ou canhões, da Fortaleza de São Julião da Barra, conseguem avistar? Provavelmente, será a praia mais pequena de todo este percurso, mas não será a menos bela. Quando a maré baixa, imensas formações rochosas ficam visíveis. É preciso cuidado ao mergul har. Estas rochas são ideais para os grandes exploradores. Há muito para descobrir nas profundezas do mar preso nestas rochas. Daqui, é possível avistar a Fortaleza de São Julião da Barra, o próximo ponto deste percurso.

É considerada uma das maiores e mais importantes construções militares de Portugal. Construída na entrada da Barra do Tejo, ficou conhecida como o “Escudo do Reino”, ponto fundamental na defesa de Lisboa. Estima se que a sua construção iniciou a 9 de janeiro de 1553, Dia de São Julião, o que justifica o seu nome. Do lado da Praia da Torre, avistam se algumas das suas bocas de fogo e guaritas. SABIAS QU E.. Guarita é uma pequena torre situada nas esquinas da estrutura principal. Servia como reforço das defesas, protegendo mel hor as sentinelas, ou seja, aqueles que se encontravam de vigia. Qual das seguintes antigas plantas corresponde à Fortaleza de São Julião da Barra? a)

b)

a) 3

b) 2

c) 5

Augusto Cid é o autor da escultura “O Mergulho da Baleia”. Esta representação da cauda de uma baleia é, por um lado, uma homenagem ao povo da ilha do Faial, onde este artista nasceu, e, por outro, uma consagração à despoluição do Tejo. Registem este momento do percurso com uma selfie de grupo, onde consigam incluir toda a escultura “O Mergul ho da Baleia”!

Não nos vamos esquecer dos fortes, mas achei que seria muito importante conhecerem o Farol da Gibalta, não só pela sua beleza e importância, mas também pela história passada que “carrega” consigo. É com 31 metros de altura e uma luz com um alcance de 21 mil has (ou 39 Km para mais fácil compreensão) que este farol ajuda a sinalizar e a orientar quem tenta entrar na Barra do Tejo, para chegar a Lisboa, por mar. Mas, este farol não foi sempre assim, nem esteve sempre neste preciso local… Há uma história muito triste que marca a sua construção. Em 1914, foi construído o primitivo Farol da Gibalta, com apenas 13 metros de altura. Em 1952, a sua luz tornou se mais forte e piscava de forma ritmada. Nesse ano, a chuva caiu com muita intensidade e o faroleiro de serviço alertou para as várias grandes fendas que se começavam a notar, mas não foi suficiente para evitar o pior, pois, apesar do alerta, nesse mesmo dia, deu se um grande desabamento das terras, atingindo a linha férrea no preciso momento em que circulava a penúltima carruagem de um comboio. Este acidente provocou muitas vítimas e ainda hoje é relembrado por muitos, aliás, penso que será um acidente que nunca será esquecido. Como não foi possível fazer obras de restauro a este antigo farol, principalmente pelas condições do seu solo, foi demolido e construído o que hoje vemos, a 30 metros de distância, entrando em funcionamento em 1954.

Segundo vários autores, o Forte de N. Sra. da Conceição de Pedrouços foi planeado nos finais do século XVI I e construído em 1703, por ordem do Duque Mestre de Campo. Decidi incluí lo no nosso roteiro, apesar de pouco restar dele. Hoje, apenas conseguimos observar, através de um vidro, parte das suas pesadas e fortes mural has, que foram incluídas na moderna construção com o nome “Empreendimento do Forte de Nossa Senhora da Conceição”.

Como homenagem às vítimas do trágico acidente que vos dei a conhecer, vamos descobrir a data exata em que o mesmo aconteceu. Corria o ano de 1952, mas em que dia e em que mês terá acontecido?

No Mosteiro da Cartuxa, podemos encontrar um claustro. O que é um claustro?

a) 31 de janeiro de 1952 b) 31 de março de 1952 c) 15 de maio de 1952

Um farolim é uma estrutura mais pequena que a de um farol, com uma luz guia, mas de menor alcance. Este farolim tem a função de marcar a entrada do Porto de Recreio, juntamente com o farolim de listas verdes. COM PLETA A FRASE:”Todos

os barcos que chegam ao Porto de Recreio de Oeiras, terão de passar pela entrada, que se faz entre dois pontos marcados por dois farolins de luz verde, com uma altitude de metros.”

A Fortaleza de São Lourenço de Cabeça Seca, que, no início do século XVI I I, começou a ser chamada de Torre do Bugio, foi um projeto de Frei Vicêncio Casale, cuja construção iniciou em 1590, defendem alguns autores, no dia 12 de agosto, Dia de São Lourenço, numa pequena porção de areia e de formação rochosa, com o nome Cabeça Seca. Virados para a frente, observem a Torre do Bugio. A ponte que veem, do vosso lado esquerdo é: a) Vasco da Gama

Estas mural has ficaram conhecidas como “Bateria da Feitoria”, no século XVIII, quando se percebeu o seu potencial, em conjunto com os outros fortes já existentes, de impedir possíveis embarques inimigos na praia de Santo Amaro. Em 1763, esta bateria estava artil hada com 12 bocas de fogo, e, mais tarde, em 1793, após algumas obras de recuperação, contava com 13.

b) 25 de Abril

c) Arrábida

Este farolim sinaliza outra entrada para o Porto de Recreio. Pelo caminho, atravessaram o “Passeio Olímpico da Fama”.

Uma Bateria Militar é uma organização ou agrupamento estratégico de várias bocas de fogo, também conhecidas por canhões, para defesa do território.

Qual o terceiro nome que se encontra na placa relativa aos Jogos Olímpicos de 1952, na modalidade de Remo?

a) Verdadeiro

a) João N. Lemos b) José M. Pinheiro c) João da S. Cravo

b) Falso

O casino que funcionou no antigo Palácio da Conceição tinha, em anexo, um pequeno teatro com o nome de: a) Teatro Kursal l b) Teatro do Forte c) Teatro da Conceição

O Forte de São Bruno foi edificado muito perto da Cartuxa de Laveiras, dos Monges Cartuxos, sendo essa a origem do seu nome. Em Portugal, apenas existem dois mosteiros da Cartuxa, este de Laveiras, que estamos a conhecer, e um outro em Évora, mas ambos já desativados. A Cartuxa de Laveiras foi fundada no século XVI I, depois da de Évora, e a sua construção arrepia qualquer um.

a) Porta de entrada de um mosteiro que dá acesso à sala principal; b) A torre mais alta de uma igreja, que tem o sino principal; c) Parte da arquitetura religiosa onde quatro corredores formam um quadrilátero e que normalmente incluiu, no meio, um jardim.

Construído em 1762, como resposta à urgente necessidade de fortalecer a defesa do território português, após o inesperado terramoto de 1755, este forte foi artil hado com 9 bocas de fogo, ou seja, armas que, através de um tubo, disparavam grandes granadas. Em 1851, esta fortificação foi desativada e, desde 1977, está sob tutela da Associação Portuguesa de Pousadas da Juventude. Qual é o significado da palavra “artil haria”?

Estou muito contente por terminar esta nossa viagem com a lenda desta capela. Além da História de Portugal, sou um grande apaixonado e curioso por lendas de Portugal e aqui está uma de que gosto especialmente. Ora, não será possível dizer vos exatamente a data da sua construção, mas muito há para contar sobre a sua história. Conta a lenda que da Índia navegava uma grande nau com destino a Portugal, mas os navegadores não contavam ter de enfrentar uma terrível tempestade. Por mais que conhecessem o mar, estes navegadores achavam que estavam completamente perdidos. Nesse momento de grande aflição, em que nada parecia que os poderia salvar, fizeram uma promessa:se encontrassem terra segura que os salvasse, ali iriam construir uma ermida ou capela. O local encontrado para a capela seria de invocação a Nossa Senhora e com destaque ao nome de Porto Salvo. A verdade é que, entre sonhos, esperanças ou até por magia, estes navegadores avistaram terra segura no meio da terrível tempestade. E, porque as promessas são para se cumprir, mandaram construir a Capela de Nossa Senhora de Porto Salvo. Não poderíamos terminar da mel hor forma, pois adoro lendas, mas não tanto como gostei de fazer convosco esta viagem pelo tempo e pelos fortes do litoral de Oeiras. Não vos coloco mais questões, uma vez que está na hora de descobrirem a vossa classificação no jogo. Será que conseguiram chegar ao grau mais alto? A terminar, um último desafio do Espaço Selfie. Obrigado, “Aventureiros”, e até à próxima viagem! Esta será a última fotografia, a prova de que realmente concluíram o roteiro com sucesso. Se já sabem a pontuação do vosso jogo, arranjem uma forma de mostrarem, nesta fotografia, todos os participantes e o valor final da vossa pontuação.

PERGU NTA DE CU LTU RA GERAL: Coloquem todos os vossos conhecimentos, de todas as áreas, em ação!

PONTOS

PERGU NTA PARA PONTUAÇÃO EXTRA: Não serão facultadas ajudas ou hipóteses de resposta, mas, se responderem corretamente, terão mais pontos.

PONTOS

PERGU NTA PARA BONS OBSERVADORES: Observem com atenção tudo o que se encontra à vossa volta e encontrarão, facilmente, a resposta a esta pergunta.

PONTOS

20

15

BARALHAN DO LETRAS: Ao longo do texto informativo, encontrarão muitas palavras importantes, cujas letras nós decidimos baral har. Conseguem voltar a organizar e a construir a palavra correta? PERGU NTA

RESPOSTA CORRETA

2

b)

3

c)

5

Verdadeiro

6

10

PONTOS

PONTUAÇÃO

3

7

b)

8

a)

9

30

c)

10

b)

11

VISION ISTA

13

DESARTI LHADO

14

DOMJOAO4 (D.J oão IV)

15

750

16

CARTUXOS

17

b)

18

a)

19

c)

TOTAL

CLASSI FICAÇÃO DO GRAU DE CON H ECI M ENTO Muitos Parabéns! Vocês são verdadeiros entendidos nestas matérias e grandes conhecedores da história de Oeiras!

PONTUAÇÃO IGUAL OU SU PERIOR A 240 PONTOS

Parabéns! Mas, podem investir mais na vossa próxima visita!

PONTUAÇÃO ENTRE 140 A 239 PONTOS

Podem fazer muito mel hor! Voltem a fazer o roteiro e explorem mel hor os espaços!

PONTUAÇÃO ATÉ 139 PONTOS

Esta escultura, de 2003, é da autoria de Luís Vieira Batista e constitui uma homenagem aos Descobrimentos, lembrando a forma de um navio, ou mel hor, de uma Nau. Decifra este enigma e descobre a palavra:N ITASVIOSI

a) Material utilizado para a construção de diferentes armas de guerra; b) Material de construção utilizado nos fortes; c) Material de guerra, composto por potentes armas de fogo.

Construído próximo da Ermida de Santo Amaro e do Areeiro Real, este forte ficou conhecido por Forte de Santo Amaro ou Forte do Areeiro. A sua construção foi realizada entre 1647 e 1659, nos reinados de D. João IV e D. Afonso VI. Em 1751, aquando de umas obras de conservação, foi artilhado com 8 bocas de fogo, deixando o equipado para a guerra que Portugal enfrentou com a Espanha. SABIAS QU E.. A guerra entre Portugal e Espanha, entre 1762 e 1763, ficou conhecida como Guerra Fantástica, porque, sem sangrentas batal has e com recurso a movimentações estratégicas, Portugal conseguiu expulsar as tropas espanholas. Em Oeiras, podem encontrar várias Ermidas, como a Ermida de Santo Amaro ou a Ermida do Senhor Jesus dos Navegantes. Mas, o que é uma Ermida? a) Armazém para material de guerra; b) Capela ou igreja de pequenas dimensões; c) Local destinado para rezar dentro dos fortes. .

Talvez pelas suas águas, normalmente tranquilas, ou pelo seu extenso areal, é uma das praias mais procuradas na zona de Oeiras, enchendo facilmente durante o verão. Era, também, a praia de eleição do 1º Presidente da República Portuguesa, Manuel José de Arriaga. Aproveitem o grande areal da Praia de Santo Amaro para tirarem a mel hor fotografia de sempre!

Foi no reinado de D. João IV que as paredes deste forte foram construídas e foi também pelas características onde foi construído que se tornou uma das fortificações mais importantes e poderosas. Esta fortificação chegou a ter, à sua disposição para ataque, 24 bocas de fogo, era realmente um dos fortes mais poderosos. Decifra este enigma e descobre a palavra:LH DSARTEIADO

DESCARREGU E A APP “À DESCOBERTA DE OEI RAS” NA PLAYSTORE E APPSTORE


Olá, o meu nome é Fortes! Ganhei esta alcunha por ser o maior curioso de todos os tempos sobre as histórias fantásticas que os Fortes escondem entre as suas mural has. Pesquisei, perguntei, observei e consegui obter muita informação! Decidi criar estes percursos, para contar vos tudo o que sei! Mas, como um bom aventureiro também gosta de fazer as suas descobertas sozinho, ao longo do percurso, colocar vos ei vários desafios, aos quais terão de responder corretamente, para ganhar pontos e chegar ao grau mais elevado deste roteiro, o grau de “Historiador”. Boa Sorte!


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.