Notícias de Castro Marim #26

Page 1

PUBLICAÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DISTRIBUIÇÃO GRATUITA MAR’2020 | N26

“PEDALAR DÁ MAIS VIDA”, NA CICLOVIA DA LEZÍRIA


INDICE

EDITORIAL’03 ESPECIAL DE NATAL’04 DESENVOLVIMENTO’08 INVESTIMENTOS’17

Obras Municipais

AÇÃO SOCIAL E SAÚDE’31 EDUCAÇÃO’35 CULTURA E EVENTOS’37 Ficha técnica Revista Municipal da Câmara Municipal de Castro Marim Rua Dr. José Alves Moreira, nº 10 8950-138 Castro Marim Tel. 281 510 740 - Fax 281 510 743 E-mail: gam@cm-castromarim.pt www.cm-castromarim.pt Direção: Francisco Augusto Caimoto Amaral Design e impressão: Rótulos do Sul Tiragem: 6.000 exemplares Periodicidade Semestral Distribuição gratuita Depósito legal: 313047/10 Março 2020

02’

notícias de

Castro Marim

DESPORTO’51 AMBIENTE E SAÚDE PÚBLICA’61 PROTEÇÃO CIVIL’65 CRÓNICA’66


MENSAGEM DO PRESIDENTE

Caros Munícipes, Agora, após 10 meses deste novo executivo saído das últimas eleições de 2 de junho, convém fazer uma retroespectiva do que se passou neste tempo. Com um executivo agora com maioria absoluta, as reuniões de câmara, que eram semanais, passaram a quinzenais. E se antes tinham a duração média de 4 a 5 horas, passaram a durar uma média de 1 hora. Os funcionários municipais deixaram de estar sobrecarregados com tanta burocracia e a constante obstaculização e boicote à ação do executivo por parte da oposição deixou de existir. Agora, com esta maioria, trabalha-se no executivo municipal só pela positiva e procurando ir ao encontro das necessidades dos anseios dos castromarinenses, procurando aumentar a sua qualidade de vida e elevar o bom nome de Castro Marim. Eu diria que estamos no bom caminho, a trabalhar para recuperar o tempo perdido. A procurar realizar em ano e meio o que projetámos para 4 anos. Inaugurámos recentemente a ciclovia, que liga Castro Marim a Vila Real de St. António, e iremos iniciar, dentro em pouco, a ciclovia que liga à Praia Verde, que mais tarde também fará a ligação a Altura. A repavimentação da aldeia do Azinhal está concluída. A obra de levar água a mais de 30 povoações, no valor de 4 milhões de euros, está na sua fase final, prevendose a ligação ao Sistema de Águas do Algarve para maio deste ano. Por outro lado, decorrem normalmente as obras do passadiço que ligará Altura a Manta Rota, a obra do Centro de Atividades Náuticas da Barragem de Odeleite e do sistema de rega da Várzea de Odeleite. A obra de requalificação do espaço onde se realizam os mercados mensais está em concurso. A obra do Lar de Alzheimer da St. Casa da Misericórdia, cofinanciada pelo Município, está em fase de adjudicação. O contrato de construção das infraestruturas junto ao Centro escolar será assinado dentro de pouco tempo. O Lar de Idosos de Altura, propriedade da Associação Cegonha Branca e também cofinanciada pelo Município de

Palavras necessárias Castro Marim, está a poucos dias de abrir e outras obras, financeiramente menos expressivas mas tão importantes como as referidas, decorrem a bom ritmo. Por outro lado, os serviços de recolha e tratamento de resíduos sólidos, limpeza das ruas, conservação dos caminhos agrícolas e de estradas, estão a melhorar com a aquisição de novas viaturas, novos equipamentos e a contratação de mais recursos humanos. Resumidamente, nestes 10 meses estivemos, com muito esforço de todos, a recuperar o tempo perdido e a entrar em velocidade cruzeiro. Só nos motiva trabalhar pela positiva, sem ódios, nem guerras irracionais, que só nos fazem gastar tempo e energia. Só nos motiva dar melhores condições de vida às nossas gentes e elevar o bom nome de Castro Marim. Um abraço amigo,

Francisco Amaral (Presidente da Câmara Municipal de Castro Marim)

notícias de

Castro Marim

03’


ESPECIAL DE NATAL

EXPOSIÇÃO DE PRESÉPIOS EM ALTURA Organizada pela Junta de Freguesia de Altura, a exposição apresentou parte da coleção privada de Maria JoséVasques, professora de Arte que reuniu cerca de 100 presépios de várias partes do mundo, adquiridos ao longo de 35 anos de colecionismo.

PRESÉPIO DE SAL NA CASA DO SAL Uma das maiores atrações do Natal de Castro Marim, iniciativa da Junta de Freguesia de Castro Marim, composto por mais de 10 toneladas do “melhor sal do mundo”, uma área de 110m2 emais de 4500 figuras. 04’

notícias de

Castro Marim

CONCERTO DE NATAL DA ORQUESTRA CLÁSSICA DO SUL A Igreja Matriz de Altura acolheu o Concerto de Natal da Orquestra Clássica do Sul, sob a direção do maestro Rui Pinheiro e com o Coro e barítono Rui Baeta.


ESPECIAL DE NATAL

ODELEITE, ALDEIA PRESÉPIO Uma das mais fiéis e belas recriações do nascimento do Menino Jesus, contou com mais de 50 figurantes, artesãos e produtores do concelho de Castro Marim, diferentes performances artísticas e a célebre gastronomia da época natalícia, numa organização da Associação Social da Freguesia de Odeleite.

FESTA DE NATAL SENIOR 650 seniores de Castro Marim juntaram-se em Festa de Natal, uma iniciativa da autarquia.

notícias de

Castro Marim

05’


ESPECIAL DE NATAL

TEATRO DE NATAL “ERA UMAVEZ UM DRAGÃO…” Teatro foi prenda de Natal para os cerca de 500 alunos do pré-escolar e 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de Castro Marim, uma iniciativa da Câmara Municipal promovida pelo grupo de teatro do Centro de Cultura e Desporto da autarquia.

“RITA E A FLORESTA DOS LEGUMES” NA BIBLIOTECA MUNICIPAL A história de uma menina que não gostava de legumes, um projeto da conhecida cantora Rita Redshoes. O Município ofereceu o livro às cerca de 500 crianças que frequentam o ensino pré-escolar e o 1º ciclo no concelho.

06’

notícias de

Castro Marim

2º ENCONTRO DE CANTARES AO MENINO NA IGREJA DE CASTRO MARIM A Igreja Matriz de N. Sra. dos Mártires acolheu o 2º Encontro de Cantares ao Menino, da Associação Amendoeiras em Flor. A Câmara Municipal de Castro Marim apoiou também recentemente a edição de um trabalho discográfico desta associação, resultante de recolhas efetuadas sobre a temática de cânticos natalícios tradicionais algarvios, considerando a importância deste registo na salvaguarda e dignificação do património cultural imaterial do Algarve.


ESPECIAL DE NATAL

ÁRVORES DE NATAL AMIGAS DO AMBIENTE E CONTRA OS INCÊNDIOS FLORESTAIS Por iniciativa dos funcionários da Câmara Municipal de Castro Marim os pinheiros resultantes de uma intervenção realizada no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios foram reutilizados e distribuídos pelos serviços da autarquia, para que os colaboradores pudessem trazer o espírito de Natal para o seu local de trabalho.

CONCERTO DE NATAL DA BANDA MUSICAL CASTROMARINENSE A Igreja Matriz de N. Sra. dos Mártires acolheu o Concerto de Natal da Banda Musical Castromarinense, momento de união e partilha entre os castromarinenses e de comemoração da amizade e fraternidade.

CABAZES DE NATAL A Câmara Municipal de Castro Marim entregou cerca de 300 cabazes de Natal a famílias carenciadas do concelho.

NATAL DOS CAÇADORES A Federação de caçadores do Algarve presenteou algumas crianças de Castro Marim, uma iniciativa que tem realizado anualmente com todos os municípios algarvios.

VAMOS CANTAR AS JANEIRAS Para assinalar e celebrar o Dia de Reis, um pouco por todo o concelho de Castro Marim reuniram-se grupos de convivas e foram de porta em porta cantar as Janeiras, uma manifestação de que esta tradição se mantém viva no território. A freguesia de Odeleite foi percorrida por dois grupos, um informal, oriundo da Alta Mora, e pelo Grupo de Cantares de Odeleite e as localidades de Castro Marim e Altura pelo Grupo da Associação cultural Amendoeiras em Flor.

ATELIERS DE NATAL NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE CASTRO MARIM Destinados às crianças, decorreram dois divertidos e criativos ateliês para os mais novos, um para aprender a fazer caixas-presente e o outro para fazer bolas decorativas em madeira.

notícias de

Castro Marim

07’


DESENVOLVIMENTO

Orçamento 2020 Foi aprovado no dia 22 de novembro de 2019, em reunião de Assembleia Municipal, o Orçamento e as Grandes Opções do Plano do Município de Castro Marim para 2020. Centrado na execução de importantes projetos, já com financiamentos comunitários aprovados, o Orçamento de Castro Marim prevê um valor global de 19.884.156,00 euros.

08’

notícias de

Castro Marim

Importa realçar que este orçamento é o resultado do quadro eleitoral de 2017, que resultou numa relação de forças políticas de difícil gestão em 2018 e num ano de impasse político em 2019, já que o Município foi gerido por uma comissão administrativa desde fevereiro até junho, comissão essa com poderes limitados e sem poderes atribuídos ao Presidente. Paralelamente o Quadro Portugal 2020 (2014-2020), arrancou com, sensivelmente, dois anos de atraso. Assim, em 2019, quando se poderiam ter colhido os frutos do trabalho desenvolvido com a apresentação e aprovação de múltiplas candidaturas e consequente receita, não conseguiu


DESENVOLVIMENTO

vente à Casa do Sal (CRESC Algarve), a Rede de Abastecimento de Água – Subsistema Central 1º Fase e Subsistema Central 2ª Fase (POSEUR) - e a Reabertura da Porta Este do Castelo de Castro Marim (CRESC Algarve).

este município executá-la, o que agora se acumula em obrigações acrescidas e num impacto técnico-financeiro maior para o ano 2020, que, se não for executado, coloca em risco a perda de muitas condições de cofinanciamento já garantidas. Aqui cabem projetos tão importantes como o Centro de Atividades Náuticas da Barragem de Odeleite (CRESC Algarve), a Rede de Rega da Várzea de Odeleite (PDR2020), a Estrutura de Proteção ao Cordão Dunar em Altura (POSEUR), também conhecido como o Passadiço entre Altura e Manta Rota, a Requalificação do espaço envol-

Assegurados estão também investimentos como o de abastecimento de água a Pisa Barro de Baixo e de Cima, Matos e Soalheiras, com ligação a Maravelha, a Ciclovia E.M. 125-6 | Troço Espargosa - Praia Verde, o parque de caravanismo de Altura, a pavimentação de arruamentos no Azinhal ou a pavimentação da estrada do Cabeço da Junqueira e a estrada da Quinta das Cebolas. Uma das áreas determinantes para o Município, e que carece de investimento há décadas, é a Recolha de Resíduos Sólidos e Limpeza Urbana, que se pretende agora mais consistente e articulada, através da contratação de mais recursos humanos e com a aquisição de novas viaturas. Muito importante também para 2020 é o avanço do Plano Pormenor nº 1 de Altura, por via de um contrato de urbanização com os particulares, venda de lotes em hasta pública, e garantias por parte dos particulares. Por outro lado, nos últimos dois anos este Município sofreu um corte na sua receita na ordem dos 2 milhões de euros, consequência direta da redução abrupta (a maior do país) da taxa de IMI, 0,30% em 2017 e 0,35% em 2018, ao que se juntou a redução acentuada das transferências de Es-

tado. A possibilidade de neste ano se retomar a receita por via dos impostos vai permitir garantir o apoio a investimentos estruturais para o Município de Castro Marim, como o Lar de Altura, a construção da Unidade de Cuidados Continuados do Azinhal, a construção do Lar de Alzheimer da St. Casa da Misericórdia, o reforço aos Bombeiros Voluntários de Vila Real de St. António, o projeto de ampliação da Queijaria do Azinhal e outros projetos sociais no âmbito da educação e da natalidade. Prejudicado pelas transferências de Estado por ser um concelho com mais residências secundárias do que residências habituais, Castro Marim retomaria parte das receitas por via da cobrança de impostos. “Manter uma baixa taxa de IMI é um contrassenso perante a realidade demográfica do concelho”, diz Francisco Amaral. Segundo os censos de 2011, Castro Marim tem 64,42% dos alojamentos ocupados com segundas residências e apenas 35,58% como primeira habitação. “São estas segundas habitações que contribuem exponencialmente para o imposto tributado, garante. Ainda em 2019, estando a empresa municipal Novbaesuris em processo de dissolução, a Câmara Municipal de Castro Marim teve que internalizar a atividade da mesma, bem como os funcionários e colaboradores, incorporando este orçamento os custos e receitas daí provenientes. notícias de

Castro Marim

09’


DESENVOLVIMENTO

Assinado contrato para planeamento da alteração do Plano de Pormenor das Terras deVerdelago 10’

notícias de

Castro Marim


DESENVOLVIMENTO

Volvidos mais de 20 anos após a aprovação do Plano de Pormenor das Terras de Verdelago tornou-se imperativo proceder a algumas alterações para melhor corresponder a critérios e conceitos de qualificação de espaço urbano do empreendimento, que se afirmem como de elevada qualidade e sustentabilidade ambiental e se adequem aos atuais desafios, nomeadamente de natureza ambiental, de mobilidade, de eficiência e de racionalidade. Mediante isto, no final de 2019 foi assinado o contrato para planeamento da alteração do Plano de Pormenor das Terras de Verdelago.

O empreendimento Verdelago, com uma área de intervenção de 955.520m2 (95,552 ha), contempla um hotel, um aldeamento turístico e uma zona desportiva/lazer, num espaço já urbanizado faltando apenas, para a sua conclusão, proceder à colocação do acabamento das vias e dos passeios. A alteração que se propõe não irá alterar os parâmetros urbanísticos totais, nomeadamente os valores referentes à área de implementação, construção, impermeabilização, altura da edificação ou número de camas.

O empreendimento Verdelago constitui-se como um investimento muito importante para Castro Marim, contribuindo para reforçar a estratégia de desenvolvimento concelhio e afirmando-se, do ponto de vista do interesse público, um empreendimento estruturante no desenvolvimento macroeconómico do concelho e da região.

O projeto de alteração do Plano de Pormenor deverá ser submetido a aprovação pela Assembleia Municipal de Castro Marim até ao final deste ano e procura responder à preocupação de conseguir uma maior conformidade ambiental, uma redução do impacto na paisagem e ser, em termos arquitetónicos, um projeto mais sublime. É o início de um procedimento conducente à concretização do acolhimento de um Hotel que, havendo a concertaEstas alterações do Plano de Pormenor ção de todas as entidades envolvidas, vão valorizar o espaço do empreen- deverá iniciar-se em meados de 2020. dimento Verdelago, mas também o ordenamento das áreas envolventes, No mesmo dia, também no âmbito fomentando-se um desenvolvimento do desenvolvimento turístico, o Oburbanístico ajustado à diversidade do servatório do PROT aprovou os terterritório municipal e às perspetivas mos de referência da implementação de evolução da exploração aí instala- de um Núcleo de Desenvolvimento da, indo ao encontro do Plano Diretor Turístico (NDT) para a Unidade TerMunicipal de Castro Marim (PDM), ritorial do Baixo Guadiana com 1000 bem como do Plano Regional de Or- camas admitidas a concurso, notícias denamento do Território do Algarve que representam oportunidades de (PROT). desenvolvimento sustentável para o Sotavento. notícias de

Castro Marim

11’


DESENVOLVIMENTO

Assinado contrato de urbanização entre público e privados que garante execução do Plano Pormenor nº 1 de Altura 12’

notícias de

Castro Marim

Depois de uma década sem qualquer desenvolvimento do Plano Pormenor nº 1 de Altura, assente num modelo de perequação para uma zona nobre de Altura, aglomerado de frente mar que cresceu, durante anos, sem uma estratégia urbanística planeada, transforma-se, com a assinatura de um contrato de urbanização entre as dezenas de proprietários e o Município de Castro Marim [16 dezembro de 2019], numa ação materializável nos próximos meses.


DESENVOLVIMENTO

A globalidade da obra é assegurada com o lançamento de uma empreitada de obra pública, liderada pelo Município de Castro Marim, mas comparticipada por todos, que, com o contrato, prestaram garantias reais, em dinheiro ou hipoteca, para a sua concretização. Ainda em matéria de execução, o Plano prevê que o sistema seja o de cooperação e que o mecanismo de perequação a utilizar será a repartição de custos de urbanização. A perequação, que nasceu como a melhor solução para áreas urbanas espartilhadas e pequenas parcelas, entre loteamentos desordenadas e sem um plano de mobilidade e de equipamentos, esbarrou na sua concretização até ao novo impulso que lhe foi dado este ano, fruto de um mecanismo jurídico, orçamental e técnico, mas sobretudo da confiança dos proprietários para com este Município, atribuindo-lhe a liderança dos trabalhos de execução das infraestruturas.

O Plano Pormenor nº 1 de Altura foi aprovado por maioria em 2006 pela Assembleia Municipal de Castro Marim, sendo alvo de uma alteração em 2008 e de uma retificação em 2011. No ano de 2008 foi celebrado um Contrato de Desenvolvimento Urbano com a maior parte dos proprietários dos prédios integrados na área do plano, onde teria sido acordada a concretização de uma operação de reparcelamento. À época, houve proprietários que não acordaram a subscrição do contrato e foram expropriados, tendo a Assembleia Municipal declarado [2009] a utilidade pública com caráter de urgência e autorizado a investidura da posse administrativa dos prédios em causa. Em dezembro de 2009, os prédios eram adjudicados ao Município. Aliada à delonga da Câmara esteve a reserva de muitos proprietários na persecução do plano, apenas tendo sido retomado o processo em 2017.

Com a nova lei das Finanças Locais, o Município de Castro Marim, impossibilitado de executar as infraestruturas, em parte por força da mudança substancial na forma de construção de orçamentos e planos plurianuais de investimento com (Lei n.º 73/2013 de 3 de setembro, que estabelece o regime financeiro das autarquias locais e das entidades intermunicipais), obrigou-se a pensar num modelo que permitisse a inscrição de investimentos com a garantia real da receita. Só agora, num mandato que se iniciou em junho de 2019 com uma maioria que permite melhor governabilidade, é que se reuniram as condições para avançar com uma proposta em que todos se revissem e dá-se assim este passo num investimento de suma importância para Altura, sendo que na execução do plano já se concretizaram anteriormente algumas infraestruturas e a construção de uma escola, numa globalidade de 1,200.000 euros, tal como se pagaram em expropriações, cerca de 800,000 euros. A vice-presidente e vereadora com o pelouro do planeamento urbanístico aproveitou o ato, que teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, para destacar a importância do “conhecimento interdisciplinar da equipa, a simplicidade na relação institucional e o cultivar dos valores da confiança entre as partes”, como fatores críticos de sucesso desta perequação, acrescentando ainda que seria “um modelo ótimo se houvesse uma verdadeira cultura de cooperação nas instituições públicas e entre os particulares, assim como uma maior responsabilidade das partes, pelo cumprimento do planeamento do próprio plano. Construir-se -iam, sem dúvida, melhores cidades, vilas e aldeias, a pensar mais nas pessoas e na sustentabilidade, onde todos ganhariam mais, o ambiente, o espaço urbano e o investidor”. notícias de

Castro Marim

13’


DESENVOLVIMENTO

Candidaturas PORTUGAL 2020 - Município de Castro Marim Projetos candidatados/aprovados aos FEEI - Fundos Europeus Estruturais e de Investimento PROGRAMA

POSEUR

DESIGNAÇÃO DO PROJETO Infraestruturas de abastecimento de Água em Castro Marim: sub sistema central Estrutura de Salvaguarda do Cordão Dunar da Praia de Altura

FORTOURS INTERREG V-A España Portugal (POCTEP) 2014-2020

UADITURS II

FORTours II * CILIFO

CRESC ALGARVE 2020

VALOR APROVADO/ ELEGÍVEL

Sub-sistema central de adução e distribuição de água - 1.ª fase Sub-sistema central de adução e distribuição de água - 2.ª fase Empreitada relativa a estrutura sobrelevada, que se estenderá ao longo da praia de Altura Criação de arquivo digital (100 Memórias de Castro Marim) Inventário do Património Imaterial Videomapping no Castelo de Castro Marim Exposição permanente sobre instrumentos de torturas medievais Desenvolvimento de conteúdos - Núcleo da Ordem de Cristo Adaptação da zona envolvente à Casa do Sal (Projeto) Caminhos de Santiago - O início de um grande caminho Criação de Rede de Transportes Baixo Guadiana Festival de Guitarras de amengo (Paco de Lucía) Comunicação (Caminhos Santiago + Rede Transportes + Festival) Passadiço Pedonal: Manta Rota - Altura (promoção) Caminhos de Ronda - Forte de S. Sebastião + estruturas de informação dinâmica Centro Ibérico para a Investigação e Luta contra Incêndios Florestais

TAXA DE COMPARTICIPAÇÃO / FEEI (Fundo Europeu Estrutural e de Investimento)

3.521.832,44

85% Fundo de Coesão

716.302,60

75% Fundo de Coesão

137.814,43

75% FEDER 304.119,68

255 000,00 627 500,00

#ALGARVEMAISDIGITAL Promoção das TIC na Administração e Serviços Públicos - Candidatura Intermunicipal

Reengenharia e desmaterialização - harmonização e normalização multimunicipal, incorporando as seguintes áreas: atendimento multicanal, arquivo digital, gestão de ocorrências, gestão de eventos Aquisição de solução para arquivo digital Plataforma de gestão documental para desmaterialização dos processos; aquisição de formulários das águas e urbanismo Plataformas mobile para gestão de ocorrências - Instâncias municipais Plataformas mobile para gestão de eventos - Webservice de integração com portais municipais

148.214,36

80% FEDER

Construção da Praia Fluvial da Albufeira de Odeleite

Praia Fluvial de Odeleite

320.189,39

70% FEDER

Unidades de saúde móveis de proximidade 2.ª Fase (candidatura submetida pela ARS)

Aquisição de Unidade de Saúde Móvel

100.000,00

80% FEDER

Videomapping no Castelo de Castro Marim

Criação e Exibição do Vídeo Mapping

75.952,50

70% FEDER

Organização e promoção do Festival de Lucia

148.177,19

60% FEDER

Abertura da Porta Este do Castelo (Porta do Mar) - projeto + trabalhos arq. + empreitada

410.250,00

70% FEDER

Requalicação de Espaço Exterior da Creche e Jardim de Infância de Castro Marim

Empreitada relativa à requalicação do espaço exterior da creche e jardim de infância de Castro Marim

167 765,11

50% FEDER

Requalicação Urbana do Largo das Portas e Rua Dr. José Alves Moreira

Projeto e Empreitada (operação aprovada no âmbito do PARU - Plano de Ação de Regeneração Urbana)

45 975,01

65% FEDER

Requalicação da Rua 25 de Abril

Projeto e Empreitada (operação aprovada no âmbito do PARU - Plano de Ação de Regeneração Urbana)

70 555,62

65% FEDER

Empreitada (operação aprovada no âmbito do PARU - Plano de Ação de Regeneração Urbana)

889 425,49

65% FEDER

Festival de Lucia 2017-2019 Valorização do Castelo de CM - ABERTURA DA PORTA ESTE

Requalicação do Espaço Multifuncional Envolvente à Casa do Sal - Castro Marim

14’

AÇÕES

notícias de

Castro Marim


DESENVOLVIMENTO

PROGRAMA

DESIGNAÇÃO DO PROJETO Recuperação e Consolidação do Troço da Muralha da Cerca Abaluartada - Malha Urbana de Castro Marim

CRESC ALGARVE 2020

PARU Plano de Ação APROVADO ** Projeto de Requalicação (Monte Francisco)- Tributo a Paco de Lucia

PDR2020

MAR2020 Fundo Florestal Permanente Fundo Ambiental

Europeu Estrutural e de Investimento)

Empreitada (operação aprovada no âmbito do PARU - Plano de Ação de Regeneração Urbana)

147 503,24

65% FEDER

Requalicação do Largo do Cabeço Gestão e animação urbana Museu da Imaginação

140 000,00 50 000,00 180 000,00

65% FEDER

Projeto e empreitada (operação aprovada no âmbito do PADRE - Plano de Ação de Desenvolvimento de Recursos Endógenos)

287 500,00

70% FEDER

Operação aprovada no âmbito do PADRE (Plano de Ação de Desenvolvimento de Recursos Endógenos)

368 000,00

70% FEDER

Patrimónios de Castro Marim: Valorização e Promoção de Produtores Locais e Produtos Endógenos

Operação aprovada no âmbito do PADRE (Plano de Ação de Desenvolvimento de Recursos Endógenos)

84 939,41

70% FEDER

Alargamento e Refuncionalização do Equipamento - Casa do Sal Autocaravanismo Fase 1: Altura (projeto intermunicipal)

150 000,00 237 165,69

70% FEDER

Eciência Energética na Piscina Municipal de Castro Marim * Iluminação pública mais eciente: Urbanização Quinta da Cerca e Urbanização Rota do Sol * PEPAL 2019 - Programa de Estágios Prossionais na Administração Local

Intervenção ao nível de equipamentos e cobertura do edifício das Piscinas Municipais de Castro Marim

126 389,52

50% FEDER

Implementação de medidas de eciência energética em equipamentos de iluminação pública.

81 593,20

95% FEDER Reemb.

Integração de jovens e/ou adultos no mercado laboral (estágios)

89 877,60

80% FSE

PEPAL 2015 - Programa de Estágios Prossionais na Administração Local

7 Estágios

66 821,16

92% FSE

Sistema de Rega da Várzea de Odeleite

Execução do sistema de rega da Várzea de Odeleite

1 717 170,20

100%

66 712,81

50% FEADER

71 032,50 15 000,00 49 500,00 85 342,00 893 715,36 185 160,00 90 000 98 400 24 600 430 000 150 000

85% FEAMP

PP+P Patrimónios e produtos + próximos

Salineiro - Uma Prossão Apoio ao funcionamento dos Gabinetes técnicos orestais *

Faixas de Interrupção de Combustíveis Ciclovia EM 125-6: Troço Espargosa EN 125 Praia Verde*

PAMUS Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável

TAXA DE COMPARTICIPAÇÃO / FEEI (Fundo

READY: Ecovia VRSA - Castro Marim (Ciclovia EN 122 )

PADRE Plano de Ação APROVADO **

POISE

VALOR APROVADO/ ELEGÍVEL

AÇÕES

Projetos Prioridade 1 **

Projetos Prioridade 2 **

Painéis interpretativos Concepção e impressão de mapas informativos para os painéis Postes para sinalética Suporte de divulgação e promoção da atividade salineira Apoio ao funcionamento dos gabinete técnicos Faixas de Interrupção de Combustíveis Aquisição de Veículos Elétricos (no âmbito da 3ª Fase do Programa de Apoio À Mobilidade Elétrica na Administração Pública) Empreitada (operação candidatada no âmbito do PAMUS - Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável) Ecovia/Ciclovia do Litoral Sul (Troço no concelho de Castro Marim) ** Ciclovia na EN122 - fase 1 de 2 Implementação de percursos acessíveis na Vila de Castro Marim e outros aglomerados urbanos do concelho Acessibilidade suave à escola de Altura Ciclovia na EN122 - fase 2 de 2 Implementação de um sistema de bicicletas de uso partilhado (bikesharing) em Altura e Castro Marim

100% FFP Fundo Ambiental 50% FEDER 50% FEDER CRESC + 40% T.Portugal

* A aguardar decisão / ** Integrado em Plano de Ação aprovado

notícias de

Castro Marim

15’


DESENVOLVIMENTO

Câmara Municipal de Castro Marim concluiu com sucesso a internalização dos funcionários da empresa municipal Novbaesuris

São 41 os funcionários reintegrados na Câmara Municipal de Castro Marim, após o encerramento da Novbaesuris – Empresa Municipal de Gestão e Reabilitação Urbana, E.M., um processo que se iniciou em dezembro de 2018 e cujo final foi celebrado no dia 6 de janeiro com a assinatura de mais 20 contratos dos novos colaboradores do Município, na sequência da internalização da empresa.

16’

notícias de

Castro Marim

Recorde-se que a NovBaesuris foi criada em 2009 para se responsabilizar pela área da reabilitação urbana, mas foi entretanto encarregada da promoção e gestão de equipamentos coletivos e a prestação de serviços na área da educação, ação social, cultura, saúde e desporto, exigindo-se agora, portanto, uma reorganização interna dos serviços da autarquia para que se mantenham os níveis de eficiência e prestação de serviço público das estruturas que estavam afetas à empresa municipal, como a Casa do Sal, o Castelo de Castro Marim, o Mercado Local, entre outras. A assinatura dos contratos decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, um ato que foi assinalado pelo executivo, também como forma de agradecimento e reconhecimento a todos os funcionários que asseguraram o sucesso da internalização, nomeadamente pela conjuntura política em que a mesma decorreu, uma vez que a Câmara Municipal se manteve assegurada por uma comissão administrativa desde 21 de fevereiro a 9 de junho de 2019, situação provocada por uma permanente instabilidade governativa. O presidente e a vice-presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral e Filomena Sintra, responsáveis pela tomada de decisão de encerramento da empresa municipal, garantiram que esta foi a solução mais responsável e sensata, tendo em conta que as atividades desenvolvidas pela empresa municipal não eram suscetíveis de garantir a sua manutenção, como indicava um relatório preliminar do Tribunal de Contas de novembro 2018, o que veio agora confirmado nas recomendações formais do douto Tribunal de Contas, em relato de novembro de 2019. O executivo, à data e antes do processo de defesa, entendeu que não poderia ser adiado o processo de internalização para uma empresa que estaria abrangida à luz da lei de 2012 [Lei n.º 50/2012, de 31 de Agosto], que deveria ter determinado a sua extinção.


INVESTIMENTOS/ OBRAS MUNICIPAIS

Requalificação do espaço envolvente à Casa do Sal avança para concurso Foi aprovada em reunião de câmara por unanimidade e avança para concurso de obra a requalificação do espaço envolvente à Casa do Sal, em Castro Marim, uma das obras mais aguardadas na vila raiana.

A proposta arquitetónica tem o objetivo de requalificar e valorizar este espaço público, que é a zona de acesso ao equipamento cultural da Casa do Sal e ao centro da vila. Com uma preocupação estética e de harmonização para esta nova zona de centralidade de Castro Marim, o projeto tem também o objetivo de valorizar os modos suaves de mobilidade, contemplando várias zonas pedonais e uma área de jardins que priorizou a preocupação ambiental atual, tendo sido realizada uma redução de 3200m2 para cerca de ½ de espaço ajardinado. Predominarão os materiais e as técnicas tradicionais da região, como o reboco tradicional, o ladrilho regional ou as cantarias em pedra calcária. Esta é uma obra comparticipada pelo PO CRESC Algarve 2020, projeto Plano de Ação - PARU, apoiada por Portugal e União Europeia, cofinanciada a 65% pelo FEDER. notícias de

Castro Marim

17’


INVESTIMENTOS/ OBRAS MUNICIPAIS

“Pedalar dá mais Vida”, na Ciclovia da Lezíria Foi inaugurada, no dia 28 de fevereiro, a primeira ciclovia de um projeto integrado de sustentabilidade ambiental que o Município de Castro Marim promove agora como Triângulo Verde - Vila Real de St. António – Praia Verde. A Ciclovia da Lezíria, assim foi batizado o primeiro troço, fazendo jus à designação histórica da Ilha da Lezíria, que só passou a ter ligação direta à linha litoral depois da construção da Ponte da Lezíria, há 125 anos atrás. 18’

notícias de

Castro Marim


INVESTIMENTOS/ OBRAS MUNICIPAIS

Localizada na E.N. 122, a Ciclovia da Lezíria liga agora a vila de Castro Marim a Vila Real de St. António, um percurso de cerca de 3km, que também permite o acesso ao interior da Reserva do Sapal. A Ciclovia da Lezíria é uma obra enquadrada no PO CRESC Algarve 2020, no âmbito do plano de ação PADRE, aprovado para o Baixo Guadiana na operação READY, apoiada por Portugal e União Europeia, cofinanciada a 70% pelo FEDER. A cerimónia contou com as presenças do presidente da CCDR-Algarve, Francisco Serra, do presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, do diretor regional do ICNF Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Castelão Rodrigues, da vice-presidente da Câmara Municipal de Castro Marim com os pelouros das Obras Públicas, Desenvolvimento Económico e Alterações Climáticas, Filomena Sintra, do restante executivo autárquico, do fundador e presidente da Federação Portuguesa de Ciclotu-

rismo e Utilizadores de Bicicleta, José Manuel Caetano, e de um dos grandes nomes do ciclismo português, Ricardo Mestre, um castromarinense vencedor da Volta a Portugal e que deu agora a assinatura à Ciclovia da Lezíria - “Pedalar dá mais Vida” -, um apelo à saúde, ao ambiente e à mobilidade sustentável.

ter uma extensão de cerca de 5km, estimando-se em 850.000+IVA, enquadrada no PO CRESC Algarve 2020, cofinanciada a 50% pelo FEDER, no âmbito do PAMUS (Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável). A obra será ainda objeto de candidatura ao Empréstimo Quadro do BEI.

“Finalmente podemos fazer este trajeto em segurança, apreciando o património ambiental invejável”, realçou o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, acrescentando que, além da ciclovia que ligará Castro Marim à Praia Verde, obra que deverá avançar brevemente, tem ainda o sonho de ver ligada a sede concelho ao Monte Francisco, à Junqueira, à sede da Reserva Natural, “sonho que se estende a Ayamonte, através da Ponte Internacional do Guadiana”.

A ciclovia que fechará o circuito do triângulo verde, Vila Real de St. António – Praia Verde, será um troço da Ecovia do Litoral e do EuroVelo, promovida pela CCDR – Algarve e pela AMAL.

A próxima infraestrutura ciclável de Castro Marim até à Praia Verde localiza-se na EN 125-6, via de acesso à freguesia de Altura e ao IC27, e deverá

Depois do descerramento da placa inaugural, o público presente e várias associações dos concelhos de Castro Marim e Vila Real de St. António juntaram-se para estrear a Ciclovia da Lezíria numa volta de bicicleta, a primeira de muitas desta obra tão idealizada por todos e que reduzirá os movimentos pendulares por carro entre as duas sedes de concelho. Reforçou-se a ligação destes dois concelhos, num percurso

altamente aprazível, plano e que é uma varanda para a Reserva Natural do Sapal. No percurso encontrará também 2 esculturas de Carlos Correia, inspiradas no desporto e criadas para o momento. notícias de

Castro Marim

19’


INVESTIMENTOS/ OBRAS MUNICIPAIS

Requalificação de Arruamentos na aldeia do Azinhal Estão quase concluídos os trabalhos de requalificação de arruamentos no Azinhal, um investimento de cerca de 300.000 euros, que contemplou também a execução da rede de drenagem de águas residuais pluviais na zona do Polidesportivo da aldeia. 20’

notícias de

Castro Marim


INVESTIMENTOS/ OBRAS MUNICIPAIS

Esta era uma intervenção há muito aguardada pelos moradores da aldeia do Azinhal, onde muitas ruas careciam ainda de qualquer tipo de requalificação desde os anos 80, num manifesto transtorno para a circulação de veículos e de pessoas, mas também no âmbito da higiene e limpeza urbana. Assim se criam agora condições condignas à fruição do espaço público numa aldeia cuja centralidade é marcada pelo atravessamento da EN122. Também recentemente foi concluída a reparação de arruamentos em Odeleite, um investimento no calor de 100.200 euros, que incluiu também alguns trabalhos de saneamento.

A Câmara Municipal de Castro Marim tem realizado um conjunto de trabalhos de beneficiação de arruamentos em várias povoações do concelho, procurando preservar a qualidade de circulação, não só a circulação automóvel, mas também pedonal. As intervenções em Odeleite, Quinta do Sobral (Castro Marim), Rua da Alagoa (Altura), Monte Francisco e Junqueira são algumas das mais recentes no âmbito dos arruamentos, mas foram também realizados trabalhos de repavimentação de várias ruas na vila de Castro Marim e na zona norte de Altura. Os trabalhos vão continuar com uma intervenção no Cabeço da Junqueira.

notícias de

Castro Marim

21’


INVESTIMENTOS/ OBRAS MUNICIPAIS

Vai avançar a Ciclovia que vai ligar Castro Marim à PraiaVerde A Câmara Municipal de Castro Marim já realizou o concurso da obra da ciclovia que ligará a vila de Castro Marim à Praia Verde, uma empreitada estimada em cerca de 850.000,00+IVA. Localizada na EN 125-6, a via de acesso à freguesia de Altura e ao IC27, esta ciclovia deverá ter uma extensão de cerca de 5km e a sua criação está integrada num projeto de valorização da rodovia, nomeadamente no alargamento e repavimentação e na melhoria da drenagem.

Esta obra está a ser candidatada a um quadro comunitário de apoio à mobilidade sustentável, o PAMUS do Algarve (Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável), tendo já sido integrada no seu mapeamento. Filomena Sintra, vereadora com o pelouro das Obras Municipais, lembrou que os trabalhos inerentes à valorização da EN 125-6 não estão incluídos neste financiamento, por não se enquadrarem no plano de ação do mesmo, tendo a câmara municipal de Castro Marim que depender de um maior compromisso financeiro para a sua execução. Recordou ainda que este quadro comunitário de apoio vai terminar em 2020/2021 e que é necessário empreender todos os esforços para superar o atraso “decorrente das dificuldades de gestão que tivemos anteriormente”. Recorde-se que foi agora concluída a ciclovia que liga Castro Marim a Vila Real de St. António, localizada na EN122, uma obra comparticipada pelo PO CRESC Algarve 2020, projeto PADRE, apoiada por Portugal e União Europeia e cofinanciada a 70% pelo FEDER. A criação de novas infraestruturas cicláveis pretende interligar-se às políticas desportivas e culturais e de desenvolvimento do concelho de Castro Marim, numa perspetiva de valorização do património natural, mas também do cultural e edificado.Vão ainda ser iniciados projetos que ligarão a vila de Castro Marim à Reserva Natural do Sapal, a Monte Francisco e à Junqueira. “Grande parte do nosso turismo é sénior, um tipo de público que aprecia a natureza, gosta de andar de bicicleta e de sair do conceito turístico de sol e praia, por isso temos de alargar a oferta, aproveitando outros recursos do concelho”, garante o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, empenhado numa aposta turística mais diversificada.

22’

notícias de

Castro Marim


INVESTIMENTOS/ OBRAS MUNICIPAIS

Trabalhos de conservação na Rua da Alagoa A Câmara Municipal de Castro Marim concluiu uma intervenção temporária na Rua da Alagoa, em Altura, no sentido de fazer alguma fresagem e reparação das zonas mais degradadas, especialmente na zona da Vala.

Apesar de esta não ser a almejada requalificação definitiva da Rua da Alagoa, deverá corrigir a situação até se conseguir concretizar o estudo e a intervenção de raiz, prevista e integrada no âmbito das negociações de empreendimento turístico durante os próximos 2/3 anos e na qual a autarquia de Castro Marim espera que todos os alturenses se revejam. notícias de

Castro Marim

23’


INVESTIMENTOS/ OBRAS MUNICIPAIS

Arraia, Alta Mora, Nora Nova, Nora Velha, Monte das Pereiras, Casa Nova, Monte da Estrada, Pernadeira, Funchosa de Cima, Funchosa de Baixo, Cabacinhos, Vales, Alfarrobeira, Fernão Gil, Soalheira, Eira Verde, Casa Velha, Corte Pequena e Casas Novas. De referir ainda que este é um investimento articulável com as intervenções já levadas a cabo e permite o fornecimento de água até à fronteira poente do concelho de Castro Marim, ou seja, um canal de adução com cerca de 54km de condutas.

Abastecimento de água em fase de conclusão Estão em fase de conclusão as obras que vão permitir a 32 povoações do interior do concelho de Castro Marim ter acesso a abastecimento de água em quantidade e qualidade. Apesar de ser um processo moroso, pela abrangência territorial da obra, os trabalhos encontramse agora em fase de conclusão, prevendo-se que até ao final deste verão já todas as povoações estejam abastecidas. Dividida em duas fases, esta obra garante primeiro o abastecimento a 12 povoações - Portela Alta de Cima, Portela Alta de Baixo, Murteira de Cima, Murteira de Baixo, Sentinela, Eira Grande, Piçarral, Quebradas, Choça Queimada, Casa Branca, Brenhosa e Corujos – e posteriormente às restantes 20 – Magoito, Alcaria da 24’

notícias de

Castro Marim

A intervenção permite a articulação entre a vertente em alta e a vertente em baixa, configurando as infraestruturas municipais de modo a permitir a ligação eficaz aos Sistemas Multimunicipais de Abastecimento de Águas do Algarve. São 4 milhões de euros de investimento, que finalmente concretizam o abastecimento de água domiciliário aos 50% da população do concelho que ainda não era servida. Além do desenvolvimento e melhoria das condições de vida da população residente, a concretização deste projeto representa também a valorização do interior do concelho, funcionando como fator de atratividade a novos residentes e como alavanca da economia local, nomeadamente no setor do turismo. Este projeto foi aprovado pelo programa PO SEUR, sendo apoiado por Portugal e União Europeia, cofinanciado a 85% pelo Fundo de Coesão no montante máximo possível nos termos do aviso para o abastecimento de água, sendo que a componente de saneamento não era elegível.


INVESTIMENTOS/ OBRAS MUNICIPAIS

Já começou a construção do Passadiço da Praia de Altura Estrutura de Salvaguarda do Cordão Dunar da Praia de Altura

O cordão dunar da Praia de Altura consiste na elevação de um passadiço entre a Praia Verde (Castro Marim) e a Praia da Lota (Vila Real de St. António), cerca de 1500 metros, com uma largura de 3 metros, que serpenteará o sistema dunar, mas abraçando os apoios de praia a enquadrar na frente-mar. A elevação desta infraestrutura promove a redução da erosão costeira, uma vez que garante o não pisoteio, bloqueia a ação do homem sobre as zonas de proteção, fomenta a estabilização de areias para a formação de dunas e

Já começaram as obras de implantação da estrutura de salvaguarda do cordão dunar da Praia de Altura, no âmbito do PO SEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), Portugal 2020, cofinanciada a 75% pelo fundo de coesão.

possibilita a instalação de vegetação natural, restabelecendo assim a dinâmica do habitat dunar. Esta intervenção envolve também a reconstrução de quatro acessos à praia, já existentes, e a construção de um novo, estimando-se o total do investimento em 936.091,30 euros. Este projeto foi realizado sob orientação da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e em conformidade com a dinâmica sedimentar do respetivo cordão dunar. LEGENDA Limite da UOPG Estrutura de Salvaguarda - 2.450km

notícias de

Castro Marim

25’


INVESTIMENTOS/ OBRAS MUNICIPAIS

Obras em adjudicação e projetos ESTUDOS PRÉVIOS/ PROJETOS EM ELABORAÇÃO • Arranjo Paisagístico do Cais de Foz de Odeleite • Requalificação da Rua da Alagôa 1.ª Fase - Troço Sul • Requalificação da Área de Serviço de Autocaravanas - Castro Marim • Espaço Multifuncional Envolvente à Casa do Sal • Requalificação do Castelo de Castro Marim - Reabertura da Porta Este • Ampliação e Beneficiação do Sistema de Saneamento Básico de Rio Seco e Zona Envolvente • Ampliação e Beneficiação do Sistema de Saneamento Básico de Junqueira e Zona Envolvente • Requalificação do Parque de Estacionamento da Urb. Bela Praia de Altura • Revitalização da Zona Ribeirinha de Odeleite • Reabilitação do Reservatório do Azinhal • Ciclovia/Ecovia do Litoral • Requalificação de Infraestruturas e Arruamentos na Vila de Castro Marim - 1.ª Fase (Sector Nascente) 26’

notícias de

Castro Marim

• Conclusão das Infraestruturas do Loteamento das Lajinhas - Monte Francisco • Repavimentação do CM 1250 - EM 125-6(S. Bartolomeu) - Limite do Concelho “Estrada da Cebola” • Unidade Local de Formação de Bombeiros do Azinhal

ESTUDOS PRÉVIOS/ PROJETOS CONCLUÍDOS • Reabilitação e Ampliação da Escola de Monte Francisco (Capela) • Abastecimento de Água e Drenagem de Águas Residuais aos Apoios de Praia ( Retur e Cabeço) • Alteração do Traçado Colector de Águas Residuais de S. Bartolomeu • GuestHouse de Odeleite • Área de Serviço de Autocaravanas de Altura • Obras de Urbanização do PP1 de Altura - Rua G • Colector Pluvial - Bacia B4 para o Ribeiro do Álamo - Altura • Reforço de Pressões no Barrocal Altura • Ampliação e Remodelação

do Edifício da UOGAF Contabilidade • Forte de S. Sebastião Requalificação do Largo do Cabeço • Valorização da Entrada do Bairro do Cercado do Poço da Ordem Castro Marim • Consolidação da Estrutura Viária de Altura - Conclusão e Beneficiação da Artéria Norte/Sul - 1.ª Fase • Consolidação da Estrutura Viária de Altura - Conclusão e Beneficiação da Artéria Norte/Sul - 2.ª Fase • Drenagem de Águas Residuais Domésticas em Bernarda • Caminho de Acesso e Vedação do Reservatório de Água da Junqueira • Repavimentação do Caminho entre Junqueira e Cabeço da Junqueira • Reparação Localizada dos Pavimentos da EM 125-6 • Reparação do Caminho de ligação entre a EN 122 e Almada D´Ouro • Abastecimento de Água a Cortelha

OBRAS EM FASE DE PREPARAÇÃO OU APROVAÇÃO DO PROCEDIMENTO PRÉ-CONTRATUAL • Espaço Multifuncional Multiusos Envolvente à Casa do do Sal Castro Marim

OBRAS EM FASE DE PROCEDIMENTO PRÉ-CONTRATUAL • Execução das Obras de Urbanização do Plano de Pormenor N.º1 de Altura • Ciclovia EM 125-6 - Troço Espargosa / Praia Verde


INVESTIMENTOS/ OBRAS MUNICIPAIS

OBRAS CONTRATADAS MAS NÃO INICIADAS • Rede de Rega da Várzea de Odeleite • Abastecimento de Água a Pisa Barro de Baixo, Pisa Barro de Cima e Matos

OBRAS EM CURSO • Sub-Sistema Central de Adução e Distribuição de Água - 1ª Fase • Sub-Sistema Central de Adução e Distribuição de Água - 2ª Fase • Repavimentação de Arruamentos no Azinhal • Praia Fluvial da Albufeira de Odeleite • Estrutura de Salvaguarda do Cordão Dunar da Praia de Altura (Passadiço - Manta Rota - Altura)

• Espaços Exteriores da Creche e Jardim de Infância - Castro Marim • Reformulação de Colector na Av. 24 de Junho, em Altura • Sistema de Recloragem - SubSistema Norte • Pavilhão Municipal de Castro Marim - Execução de Obras de Reparação e Manutenção no Âmbito de Isolamentos e Impermeabilizações • Beneficiação dos Arruamentos em Odeleite • Reabilitação do Pavimento do Campo de Jogos do Pavilhão

Municipal José Guilhermino Anacleto - Castro Marim • Substituição de Coberturas dos Armazéns Municipais • Pintura de Estradas Municipais 505, 512 e 1063 • Recuperação e Consolidação do Troço de Muralha da Cerca Abaluartada Localizado na Malha Urbana de Castro Marim • Ampliação do Cemitério Municipal de Castro Marim - Construção de Catacumbas - 4.ª Fase • Construção de Ciclovia na EN 122 - Troço Castro Marim / VRSA

OBRAS RECENTEMENTE CONCLUÍDAS • Reforço do Abastecimento de Água ao Rio Seco • Conclusão do Edifício de Habitação e Comércio - Urbanização das Laranjeiras - Lote 5 - Altura • Projeto de Requalificação - Tributo a Paco de Lucia - Monte Francisco • Reposição de Pavimentos Resultantes de Abertura de Valas em Vários Locais do Concelho • Pavimentação da Rua da Arrancada - Barrocal • Repavimentação de Arruamentos em Monte Francisco - Zona Poente • Repavimentações em Casa Alta, Barrocal e Rua António Aleixo Altura • Resselagem do Pavimento no C.M 1132 notícias de

Castro Marim

27’


INVESTIMENTOS/ OBRAS MUNICIPAIS

Criação de novas estruturas nos armazéns para a melhoria da eficiência na implementação do sistema de gestão de stocks

Criação de novos pontos de deposição seletiva de resíduos e aumento de servidão

Intervenção nas caldeiras da Urb. das Laranjeiras - Altura

Manutenção de caminhos municipais

Manutenção dos estendais da Urb. das Laranjeiras - Altura

Manutenção e substituição da cobertura do ensobramento do espaço de lazer da Urb. das Laranjeiras - Altura

28’

notícias de

Castro Marim

Reparação de ruptura - Casas da Alcaria


INVESTIMENTOS/ OBRAS MUNICIPAIS

Regularizacao do espaço envolvente à Casa do Sal

Requalificação de pontos de deposição de resíduos com a substituição de equipamentos e confinamento com sistemas de proteção

Reparação de caminhos rurais - Junqueira

Manutenção e requalificação de sistemas de deposição de resíduos em contentores semi enterrados (molok)

Trabalhos finais de reparação de ruptura de água em Castro Marim

Melhoria das condições de salubridade dos edifícios dos armazéns municipais com a substituição da cobertura e pinturas

Reparação de ruptura - Rio Seco

notícias de

Castro Marim

29’


INVESTIMENTOS/ OBRAS MUNICIPAIS

Rede de Rega da Várzea de Odeleite em construção assumido nestas décadas, e para sistemas de rega. Da Barragem depende o Aproveitamento Hidroagrícola do Sotavento Algarvio, que beneficia uma área de cerca de 8.600 hectares de terrenos agrícolas dos concelhos de Castro Marim, Tavira, Vila Real de Santo António e Olhão, mas paradoxalmente não integra os terrenos a jusante da ribeira. Desde então, que Odeleite idealiza um sistema de rega para os terrenos na margem da ribeira a jusante.

Já começaram os trabalhos de construção da Rede de Rega da Várzea de Odeleite, um investimento de 1.717.170,20 euros, enquadrado na operação 3.4.1 “Desenvolvimento do regadio eficiente”, do programa PDR2020, e financiado a 100% (cofinanciado pelo FEADER, no âmbito do Portugal 2020).

30’

notícias de

Castro Marim

A área total a beneficiar pelo sistema será aproximadamente de 132 hectares, de acordo com o delimitado pelas entidades competentes, situando-se a jusante da Barragem e desenvolvendo-se ao longo da Ribeira de Odeleite. A construção da rede de rega permitirá melhorar as condições de produção dos agricultores daquela área, permitindo inclusivamente a diversificação de culturas.

A iniciativa nasceu depois de um contrato-programa estabelecido entre Município de Castro Marim e a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve (DrapAlgarve), homologado pelo ministro de Agricultura, O executivo da Câmara Municipal de Florestas e Desenvolvimento Rural, Castro Marim acredita que esta obra, Luís Capoulas Santos. paralelamente à construção da Praia Fluvial na barragem de Odeleite, O sistema da rede de rega da Várzea trará uma nova dinâmica económica, de Odeleite é uma obra ambicionada social e até empresarial à freguesia há mais de 20 anos, desde a inaugu- de Odeleite, mas acima de tudo ao ração da Barragem de Odeleite, em Baixo Guadiana. Este investimento 1997, que estava destinada ao abas- beneficia os terrenos com melhor aptecimento de água para consumo tidão agrícola do concelho de Castro humano, função que sobejamente tem Marim.


AÇÃO SOCIAL E SAÚDE

APAV tem Polo de Atendimento em Castro Marim A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) tem, desde setembro de 2019, um polo de atendimento em Castro Marim, que funciona na sede da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco (CPCJ) todas as sextas-feiras, entre as 9h00 e as 13h00.

A APAV apoia pessoas vítimas de crime, os seus familiares e amigos, de forma gratuita e confidencial, oferecendo um apoio prático, psicológico, jurídico e social, com técnicos especializados.

A implementação deste protocolo pretende concertar uma ação multidisciplinar e intersectorial mais territorializada, assegurando uma maior eficácia na resposta de apoio e proteção das vítimas e promovendo ações de prevenção, proteção e combate e Esta medida de descentralização dos ações de formação sobre a violência polos de atendimento da APAV surge contra as mulheres e a violência dono âmbito do Protocolo para a Ter- méstica. ritorialização da Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Domés- Como contactar? tica, assinado pelo município de Cas- Comissão de Proteção de Crianças e tro Marim em conjunto com outros Jovens de Castro Marim municípios algarvios, pela CPCJ de Rua 26 de Janeiro n.º 25, Castro Marim, diferentes entidades 8950-125 Castro Marim institucionais nacionais e regionais e Telefones: 281510740 / 964965835 pela APAV. Email: cpcj@cm-castromarim.pt notícias de

Castro Marim

31’


AÇÃO SOCIAL E SAÚDE

“Eco Pulmão”, um alerta para deixar de fumar Na inauguração estiveram vários exfumadores do programa de cessação tabágica do município, conduzido pelo médico e presidente da câmara municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, e pelo seu chefe de gabinete e psicólogo, Dinis Faísca. “Somos uma dupla invencível”, referiu o autarca castromarinense. E os dados confirmam, o programa municipal de cessão tabágica tem atualmente 437 aderentes e uma taxa de sucesso de 85%. Presente esteve também o presidente da delegação da APA Algarve (Agência Portuguesa do Ambiente), José Pacheco, assinalando a importância da mensagem ambiental destas iniciativas, numa mais consciencialização ambiental que todos devemos promover.

Foi no passado dia 26 setembro, Dia Europeu do Ex-Fumador, que a Câmara Municipal de Castro Marim inaugurou na Praça 1º de Maio a escultura “Eco Pulmão”, da autoria de Carlos Correia. Com uma mensagem marcante, a escultura pretende lançar um repto de duas frentes, o de deixar de fumar e o de uma maior consciencialização ambiental. 32’

notícias de

Castro Marim

Com mais de 1.50m e construída em ferro, a escultura é explícita em relação aos malefícios do tabaco no organismo e promove, em simultâneo, uma mensagem de preocupação

ambiental, estimulando a deposição de beatas nos “pulmões” da figura. Pela sua parte, os ex-fumadores agradeceram a ajuda que lhes foi prestada com um acompanhamento próximo, e lembraram as vantagens desta vida mais saudável. Todos os anos a Câmara Municipal de Castro Marim assinala e valoriza “a decisão inteligente de deixar de fumar”, procurando conservar a motivação de todos os envolvidos no processo da desabituação tabágica, o doente, a família e o ciclo de amigos.


AÇÃO SOCIAL E SAÚDE

Caminhada em Altura, contra o Cancro da Mama e a favor do Ambiente Realizou-se no dia 13 de outubro [2019] uma caminhada em Altura no âmbito do movimento “Onda Rosa”, que acontece durante o mês de outubro e incide na sensibilização da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.

A iniciativa apelou também à consciencialização ambiental e convidou os cerca de 40 participantes a recolherem os resíduos que encontravam nas bermas ao longo do percurso. A ideia nasceu de um grupo informal – Castro Marim + Limpo - que conta com o apoio da Câmara Municipal de Castro Marim e tem promovido outras ações para prosseguir esta missão. Recorde-se que em Portugal são anualmente detetados cerca de 4500 novos casos de cancro da mama e cerca de 1500 mulheres morrem com esta doença. Contra o Cancro da Mama e a favor do Ambiente, esta caminhada foi uma iniciativa da Câmara Municipal de Castro Marim e Junta de Freguesia de Altura. notícias de

Castro Marim

33’


AÇÃO SOCIAL E SAÚDE

Programa Municipal previne e combate a Obesidade Implementado pelo Município de Castro Marim em 2016, o 1º Programa Municipal de Combate à Obesidade tem- se vindo a consolidar e hoje orgulhamo-nos de poder anunciar que esta iniciativa já fez na vida de cerca de 180 aderentes. Integrada nas políticas sociais e de saúde desta autarquia, a iniciativa visa combater aquele que é considerado um dos principais flagelos deste século, a obesidade, responsável pela diminuição da qualidade de vida e pela morte prematura da população mundial.

Para se inscrever no Programa Municipal de Combate à Obesidade pode dirigir-se ao Gabinete de Apoio ao Munícipe do Município de Castro Marim ou utilizar os contactos: 281 510 778 gam@cm-castromarim.pt. 34’

notícias de

Castro Marim

“Quase 30% dos portugueses são obesos e a resposta dos serviços do Estado é lenta e acaba por não coincidir com aquele momento chave em que as pessoas sentiram a motivação para mudar. Temos que perceber que a obesidade é uma das grandes causas de morte em Portugal, AVC’s, infartos e cancro”, declara o médico e autarca de Castro Marim, Francisco Amaral.

O Programa Municipal de Combate à Obesidade, desenvolvido em articulação com o Centro de Saúde local, reúne diferentes abordagens técnicas, que passam pela consulta médica, nutrição, desporto e psicologia. Uma vez avaliada a condição física do utente, é-lhe prescrito um plano alimentar. Mas o trabalho não se fica pelas medidas corretivas, a autarquia de Castro Marim pôs este ano em prática uma reeducação alimentar nas escolas do município, procurando que as crianças adotem uma alimentação mais saudável e sustentável e possam, elas mesmas, levar essa mensagem às suas famílias. É agora realizado um mais criterioso processo da seleção dos alimentos, privilegiando a origem de produção nacional e regional e alimentos menos processados e aditivados. Paralelamente foi dada formação profissional a todos os operacionais dos refeitórios do pré -escolar e 1º ciclo do concelho, permitindo a sensibilização e a aquisição de novos conhecimentos e práticas, que possam facilitar as suas tarefas diárias e contribuir para este conceito de cozinha natural.


EDUCAÇÃO

Município de Castro Marim premiou melhores alunos da Escola EB 2,3 com viagem a Roma A iniciativa celebrou em 2019 um ciclo de 20 anos e a entrega dos diplomas correspondente a esse ano foi realizada no dia 15 de outubro, na Biblioteca Municipal de Castro Marim, onde estiveram os 17 melhores alunos do ano letivo 2018/19, mas também alguns dos primeiros melhores alunos que puderam desfrutar desta experiência. Desde 1998 que a Câmara Municipal de Castro Marim distingue os melhores alunos da Escola EB/2,3 de Castro Marim com uma viagem, com o intuito de premiar o mérito e reconhecer a excelência dos alunos do concelho, resultado de muitas horas de trabalho e de dedicação ao estudo. É uma iniciativa que tem contribuído para a aquisição de mais conhecimento e de crescimento pessoal, como foi teste-

munhado por aqueles primeiros me- Os melhores alunos desta edição folhores alunos premiados e que hoje já ram à capital de Itália, numa viagem são pais também. inesquecível em que tiveram a oportunidade de conhecer o Vaticano e os Este foi também um momento em monumentos icónicos de Roma. que a Escola EB 2,3 de Castro Marim posicionou como uma das melhores Esta é uma das muitas iniciativas que escolas regionais e por ser uma escola o Município de Castro Marim integra aberta, com uma excelente relação nas suas políticas de apoio à Educação com a comunidade. e que se tem revelado muito profícua para a comunidade escolar. notícias de

Castro Marim

35’


EDUCAÇÃO

Universidade do Tempo Livre: um projeto com alma A Universidade do Tempo Livre envolve anualmente mais de 150 formandos seniores. É um projeto singular, dividindo-se entre o reencontro com as raízes do património imaterial deste território e a sua reconceptualização e, numa componente mais contemporânea, a prática de meditação ou o ensino de informática.

Atualmente decorrem cinco cursos - Atelier Medieval, Arraiolos e Bordados, Trapologia, Informática e Meditação. Daqui saem muitos dos trajes usados nos Dias Medievais em Castro Marim e trabalhos originais e exclusivos, quase sempre inspirados no património de Castro Marim. 36’

notícias de

Castro Marim

A grande particularidade deste projeto é a sua política de descentralização, onde é a “universidade” que vai até às pessoas. Com um total de 17 grupos, são abrangidas 10 localidades - Altura, S. Bartolomeu, Rio Seco, Castro Marim, Monte Francisco, Junqueira, Azinhal, Corte Pequena, Alta Mora e Furnazinhas.

Uma das mais recentes novidades deste projeto da UTL é a participação em workshops de diferentes áreas, uma aposta da autarquia que pretende potenciar o enriquecimento cultural, proporcionar novas experiências e alargar a promoção do trabalho desenvolvido pela UTL de Castro Marim. Recorde-se que a UTL integra, ainda que sem financiamento, o projeto CLDS 4G “Castro Marim (COM) Vida” – Contrato Local de Desenvolvimento Social. Promovido pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, e coordenado pela Associação Odiana, no âmbito do CRESC Algarve 2020, através do Fundo Social Europeu, este projeto procura também enquadrar ações socioculturais que promovam o envelhecimento ativo e a autonomia de pessoas idosas, coadunando-se com a estratégia da UTL, que passa por fomentar e dinamizar a ocupação dos tempos livres dos seniores, proporcionando momentos lúdicos, de convívio e de desenvolvimento de relações interpessoais e participação social e comunitária.


CULTURA E EVENTOS

O Festival das Amendoeiras em Flor Realizou-se com muito êxito, nos dias 1 e 2 de fevereiro, a primeira edição do Festival das Amendoeiras em Flor, em Alta Mora, fruto do trabalho, da dedicação e da entrega da Associação Recreativa, Cultural e Desportiva dos Amigos da Alta Mora (ARCDAA) e dos habitantes desta povoação do interior do concelho de Castro Marim que, com certeza, se consolidou no roteiro turístico da região com o sucesso desta iniciativa. de 40 metros, com 35kg de amêndoa, descascada e partida pelas gentes da terra durante 3 meses, e o workshop de plantação de 50 amendoeiras, que já farão parte da idílica paisagem mosqueada de rosa e branco da próxima edição do Festival. O Município de Castro Marim esforçase por apoiar fortemente as iniciativas que emergem da sociedade civil, por garantirem o envolvimento da comunidade e assim fazerem a diferença num Festival com alma, capaz de se vir a afirmar um dos grandes eventos culturais da região.

O Festival surgiu na sequência do sucesso dos passeios pedestres “Amendoeiras em Flor”, organizados pela ARCDAA há já 15 anos e que angariava cada vez um maior número de participantes. Assim, este ano, com o apoio do programa 365 Algarve e do Município de Castro Marim, lançou-se o Festival das Amendoeiras em Flor, que se traduziu numa grande estratégia de promoção e sensibilização para aqueles que são os

valores e as tradições da serra algarvia, a sua força identitária e a inocência da autenticidade do território, bem como para um dos seus principais recursos endógenos, a amêndoa, tão apreciada na doçaria regional. Foram dois dias intensos e cheios de atividades, onde se destacaram os passeios pedestres, com mais de 1000 participantes, a confeção de uma torta

O I Festival das Amendoeiras em Flor foi organizado pela ARCDAA com o apoio do 365Algarve e do Município de Castro Marim, as parcerias da Junta de Freguesia de Odeleite, Associação Odiana e Associação Artística Satori e a colaboração da ADRIP (Associação de Defesa, Reabilitação, Investigação e Promoção do Património Natural e Cultural de Cacela), da concessionária MSCAR, da empresa de segurança Especial1 e da Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de St. António. notícias de

Castro Marim

37’


CULTURA E EVENTOS

Mito Algarvio Associação de Acordeonistas do Algarve Como é que nasceu a Mito Algarvio? E porquê o nome Mito Algarvio? A Mito Algarvio nasceu em 2012, fruto da necessidade de existir uma base legal para promover, dignificar e salvaguardar o acordeão e o património inerente ao mesmo existente no Algarve. O Algarve tem características únicas, com tradições riquíssimas onde o acordeão assume um papel de enorme destaque há mais de um século, sendo este instrumento o que melhor reflete a alma deste povo. Num período de grande globalização é importante defender a nossa identidade cultural. Muitos têm sido os acordeonistas nascidos no Algarve que deram expressão maior à arte, tornaram os acordeonistas algarvios numa espécie de mito na arte de executar este maravilhoso instrumento. Apesar de ser algo que está incutido na nossa alma, facto é que a qualidade de novos talentos que têm surgido se deve a um trabalho abnegado de professores/alunos que têm dedicado parte da sua vida ao instrumento.

A Mito Algarvio - Associação de Acordeonistas do Algarve nasceu há 8 anos, com o objetivo de salvaguardar, dignificar e promover o acordeão e o seu ensino em todas as suas vertentes. Tem sede no Barrocal, freguesia de Altura, e integra o mais importante organismo mundial de acordeão, a Confédération Internationale des Accordéonistes (CIA), Membro Oficial Internacional Music Council da UNESCO (IMC) e (NGO). Este é o ano de Portugal receber a Copa Mundial de Acordeão, depois de uma candidatura apresentada pela Associação Mito Algarvio. A 73ª edição da Copa Mundial de Acordeão será então no Algarve e está prevista entre os dias 5 e 11 de outubro. João Pereira é presidente e sócio fundador da Mito Algarvio e falanos um pouco sobre o trabalho da Associação e sobre este grande desafio que é receber a Copa Mundial de Acordeão este ano.

nationale des Accordéonistes (CIA), Membro Oficial Internacional Music Council da UNESCO (IMC), e (NGO) é a mais antiga e importante prova mundial de acordeão, a sua agenda é programada atempadamente. A primeira abordagem feita pela Mito Algarvio remonta a 2015 em Turku (Finlândia), sendo definido em 2016, no Congresso Como surgiu esta candidatura realizado na cidade de Cetraro (Itália), a sua realização no Algarve (inicialmente de Portugal à Copa Mundial prevista para 2019, mas posteriormende Acordeão? A Copa Mundial de Acordeão é uma te reagendada para 2020). competição da Confédération Inter- O contrato foi formalmente assinado e feita apresentação expositiva junto de 38’

notícias de

Castro Marim

todos os membros da C.I.A. em 2019 na cidade de Shenzhen (China). O que representa para o país, e em particular para o Algarve, receber esta competição mundial? É a primeira vez que o Algarve recebe esta competição, que tinha estado uma única vez em Portugal (2005 - Castelo Branco). É um importante contributo para afirmar o Algarve nos palcos internacionais do acordeão, trazendo alguns dos melhores acordeonistas do mundo à região


CULTURA E EVENTOS

e mostrando o que de melhor se faz por cá. Teremos no Algarve cerca de 50 delegações de todo o mundo, onde aproveitaremos para dar a conhecer todos os atributos da nossa região.

também de ser fortemente marcado por fenómenos inerentes a uma globalização do mundo moderno, a um vai e vem constante que sempre marcou a história do nosso País e das nossas gentes.

De alguma forma, o acordeão tem sobrevivido a modismos e continua a animar bailes e outros palcos pelo país fora. Este ano recebemos a Copa Mundial de Acordeão no Algarve. O que falta fazer nesta missão de salvaguardar, dignificar e promover o acordeão? O acordeão é um instrumento portador de uma riqueza ímpar, quer a nível de timbre quer a nível de possibilidades harmónicas, rítmicas e melódicas, com uma sonoridade aberta a novos horizontes. Está presente em vários ambientes e estilos musicais, como reflexo da grande versatilidade do instrumento, e começam-se a quebrar algumas barreiras. A imagem que existia do acordeão apenas no contexto da música tradicional está a dissipar-se. A conquista de importantes prémios internacionais por parte de jovens acordeonistas, assim como o surgimento do acordeão em grandes palcos, estão a contribuir para que se verifique esta ascensão. Muito trabalho tem sido desenvolvido por muitas entidades para a salvaguarda e dignificação do instrumento, mas muito trabalho contínua por fazer.

Existe em Castro Marim (Barrocal), uma Escola de Acordeão. Como é que se estimula esta geração mais nova a despertar para a musicalidade do instrumento? No caso particular de Castro Marim, já há um grande percurso percorrido, pois a escola já funciona no Concelho há cerca de 25 anos. O acordeão tem fortes raízes na nossa região, logo há essa apetência natural para o instrumento, a grande maioria surge devido à visibilidade alcançada por alguns alunos, o que acaba naturalmente atraindo outros. Há casos em que são os pais ou os avós que nutrem um grande carinho pelo instrumento, como não tiveram a oportunidades de aprender, levam os filhos e netos a experimentar. Qual é o papel da população e de outras associações ou agentes locais e regionais na persecução dos objetivos da vossa Associação? É fundamental, tudo faz sentido quando trabalhamos em rede, no nosso caso fazemo-lo em prol da salvaguarda e dignificação do acordeão e de todo o património imaterial associado a este instrumento. Este desígnio só é possível alcançar com parcerias, pois permitemnos aumentar a capacidade de agir. Os laços de cooperação estabelecidos entre os diversos intervenientes são de extrema importância, com benefício para as ações de colaboração nos domínios das atividades a que se dedicam e que em muito contribuem para a prossecução dos objetivos de ambas as partes.

Porque é que se diz que o acordeão é a alma algarvia? As características únicas do acordeão tornaram-no um instrumento de eleição, que os algarvios adotaram de uma forma sem precedentes, desempenhando um importantíssimo papel social. O tão genuíno e característico sotaque musical do acordeonista algarvio provém obviamente de todo um legado que brotou de um movimento gerado A título pessoal, o João e dinamizado na própria região e, con- é professor de acordeão, sequentemente, este processo não deixa presidente da Mito Algarvio,

Vice-presidente Honorário 2020 da Conféderation International des Accordeonistes, técnico da Divisão de Cultura do Município de Castro Marim e presidente da Junta de Freguesia de Odeleite. Penso que a escolha seria difícil, mas a conjugação destas áreas deve ser igualmente desafiante, não? É realmente muito desafiante, tenho a felicidade de ter uma forte estrutura familiar, que me apoia imenso, e excelentes grupos e colegas de trabalho que facilitam a conjugação. Embora o motor seja a paixão que nutro por cada uma das frentes em que estou envolvido, tento fazer o meu melhor a cada dia, na verdade nada seria possível sem o apoio, colaboração e compreensão dos que me acompanham. A nível profissional sou técnico na Câmara Municipal de Castro Marim, se tivesse que escolher apenas uma das atividades não iria conseguir, teria que ser condicionado por fatores maiores. O que é que considera faltar em Portugal para que um acordeonista viva inteira e confortavelmente dedicado ao seu trabalho? Vivemos num país limitado culturalmente, logo não é fácil viver exclusivamente da música, temos alguns casos de acordeonistas de topo que estão a abrir portas e conseguindo viver inteiramente do seu trabalho, mas duvido que o façam confortavelmente. A falta de importância que hoje é dada à Cultura é terrível. É importante que se olhe para a cultura como um bem essencial e um investimento que se reflete também na economia, na qualidade de vida e no crescimento individual e coletivo, contribuindo para que sejamos uma sociedade mais inteira e cidadãos melhor preparados para os desafios. notícias de

Castro Marim

39’


CULTURA E EVENTOS

A Mãe Natureza no Carnaval de Altura com todo o seu esplendor A Mãe Natureza atraiu milhares de visitantes ao Carnaval de Altura durante os dias 22 e 23 de fevereiro e foi, sem dúvida, a melhor edição de sempre. Muita cor, ritmo e carros alegóricos com muita imaginação e criatividade fizeram dois dias de desfiles muito animados, que acabaram sempre com animação de palco para dar continuidade à festa. Foi dado destaque à sustentabilidade e à preservação da natureza e, como não poderia deixar

40’

notícias de

Castro Marim

de ser, à crescente preocupação da população com a situação de seca extrema, aproveitando-se a sátira da ocasião, nas figuras do Primeiro-Ministro António Costa e do Ministro do Ambiente João Fernandes, para apelar à construção da Barragem da Foupana.

Desporto da Câmara Municipal de Castro Marim.

De sublinhar que este é um Carnaval realizado com o esforço e o empenho de toda a população e associativismos locais, o que acaba por ser o ponto forte deste evento, cheio de brilho e autenticidade que resulta da parceria e Foram 10 carros alegóricos e 11 gru- da envolvência da comunidade. pos de animação, que representam as Juntas de Freguesia de Altura, Castro A 19ª edição do Carnaval de Altura teve Marim e Odeleite, o grupo de Ami- a organização conjunta da Junta de Fregos do Bairro Quente, o Grupo de guesia de Altura e da Câmara Municipal Zumba, os Amigos da Arrancada, o de Castro Marim e o apoio do SuperGrupo de Amigos de Altura, o Clu- mercado Corvo, contando ainda com a be Recreativo Alturense, a Casa do colaboração das Juntas de Freguesia de Povo do Azinhal, o grupo de dança Castro Marim e Odeleite, Clube Recreadas ARUTLA, a Associação Cego- tivo Alturense, Casa do Povo do Azinhal e nha Branca e o Centro de Cultura e outras associações e comércios locais.


CULTURA E EVENTOS

“Aqui o AMOR acontece” Em fevereiro a autarquia de Castro Marim pôs na rua a campanha “aqui o AMOR acontece”, uma ação que celebrou este sentimento nas suas mais diversas expressões. Assumir o amor na causa pública e despertar para os efeitos benéficos da partilha de afetos na construção de uma sociedade mais feliz, foram alguns dos objetivos desta iniciativa. Quer no serviço público, quer no exercício político, estão pessoas com a vontade e a predisposição para servir uma comunidade, um concelho, uma região ou um país. Paralelamente, esta ação municipal promove a necessidade de proteger o outro, pela vontade de criar ações e projetos que contribuam para um maior bem-estar social e para uma maior felicidade individual na comunidade.

“Celebrar o AMOR, a cada dia e em cada gesto, é uma forma de demonstrar afetos. É tão lato o seu sentido, tão básica a sua necessidade, tão abrangente a sua revelação”, sublinha a vice-presidente Filomena Sintra, motivadora desta campanha “aqui <3 acontece”. A ideia é valorizar o indivíduo e as riquezas socioculturais e económicas da comunidade, sendo esta campanha “uma forma de despertar, sensibilizar e cultivar relações de afetos, seja na escola, no lar, na biblioteca, na natureza, na parentalidade e também na política, em qualquer palco existencial”.

A campanha passou por vários locais e registos, desde a Biblioteca Municipal, passando pelos lares e infantários, Unidade Móvel de Saúde e espaços públicos. Na Praia de Altura encontramos um coração gigante, que continua a assinalar e a inspirar esta celebração, que se pretende que seja um projeto mais amplo, calendarizado para 2021, o “Festival do Amor”, que assentará numa rede estruturada de parceiros e que pretende promover Castro Marim nos meses de época baixa, transformando-o num palco onde o Dia de S. Valentim se estende no tempo, incluindo outras iniciativas já promovidas no território entre os meses de fevereiro a abril.

notícias de

Castro Marim

41’


CULTURA E EVENTOS

Grupo de Dança ARUTLA celebrou 20 anos O grupo de dança das ARUTLA celebrou no dia 21 de setembro [2019] o seu 20º aniversário, com um espetáculo que decorreu no Polidesportivo de Altura e que reuniu também as antigas alunas da formação. Um momento marcante, que juntou a comunidade numa homenagem ao trabalho desenvolvido por esta escola, que tem acolhido e dado corpo à paixão de centenas de crianças e jovens do concelho de Castro Marim.

As ARUTLA, espelho do nome de Altura, começaram por ser um pequeno grupo de amigas movidas pela mesma vontade e paixão pela dança, uma iniciativa acolhida e apoiada pelo Clube Recreativo Alturense, onde se mantêm até hoje. Mas hoje são mais de 70 alunas, entre os 6 e os 17 anos, coreografadas pela professora Laura Pook que trabalha diariamente as 42’

notícias de

Castro Marim

competências psicomotoras e psicossociais destas jovens, procurando não só o ensino da dança mas sobretudo o desenvolvimento de um projeto inclusivo. O espetáculo deu também lugar a palavras de agradecimento da comunidade às ARUTLA, pela voz da vice-presidente da câmara municipal

de Castro Marim, Filomena Sintra, e da presidente da junta de freguesia de Altura, Nélia Mateus. Foi realçado o trabalho educativo extraordinário, sendo um projeto que confere grande visibilidade ao Clube Recreativo Alturense e ao território e por isso merece todo este apoio institucional da Câmara Municipal e Junta de Freguesia. “Este projeto nasceu de um amor parental, quando Luís Cristina desafia a sua filha a criar um grupo de dança em Altura. E é esse mesmo amor que nos traz aqui hoje, enquanto pais, avós, tios, amigos, porque é com a sua força e motivação que estas maravilhas se desenvolvem e criam”, realçou ainda vice-presidente Filomena Sintra, acrescentando que Laura Pook, mais que a professora de dança das ARUTLA, tem sido também amiga, tutora e mãe na dedicação que coloca em cada uma das suas alunas. “A passagem pelas ARUTLA é um pilar na construção destas crianças e jovens. Se a Laura diz que aqui veio para ajudar e hoje o grupo é a sua vida, nós pais dizemos que a sua passagem marca a vida dos nossos filhos e nosso coração”, concluiu.


CULTURA E EVENTOS

Odeleite acolheu centenas de visitantes na Festa em Honra Nossa Senhora daVisitação Odeleite homenageou a sua padroeira, com a Festa em Honra de Nossa Senhora da Visitação, entre 6 e 8 de setembro [2019], e apresentou um completo e diversificado cartaz cultural e religioso que atraiu centenas de pessoas à aldeia. Música popular, folclore, cante alentejano e música brasileira, deram espetáculo ao longo das festas, com destaque para as atuações dos grupos “De Moda em Moda”, “Edna Pimenta com Banda” e dos “Adiafa”. O último dia da festividade, 8 de setembro, foi o ponto alto, com a realização da missa na Igreja Matriz de Odeleite e a Procissão, que à saí-

da da Igreja Matriz contou com uma homenagem a Nossa Senhora da Visitação pela fadista Nádia Catarro, e posteriormente percorreu as ruas da aldeia, acompanhada pela Banda Musical Castromarinense e pelas dezenas de devotos.

queijo de cabra artesanal, compotas artesanais e produtos hortícolas, bem como, animação infantil com insufláveis.

A Festa em Honra de Nossa da Visitação foi uma organização da Associação Social da Freguesia, que contou com os apoios da Junta de Freguesia de De destacar ainda a apresentação do Odeleite e da Câmara Municipal de “Mercadinho na Aldeia” no recinto da Castro Marim e a colaboração da Pafesta, com artesanato, doces regionais, róquia de Odeleite. notícias de

Castro Marim

43’


CULTURA E EVENTOS

Casa do Sal com Exposição do “Alforge e o Ciclo da Lã” Patente desde o final de fevereiro, a nova exposição da Casa do Sal - “Alforge e o Ciclo da Lã” exibe mais de 100 alforges, uma narrativa de cores, usos, costumes e tradições que permite um melhor entendimento e acolhimento do território e do legado patrimonial, nomeadamente do interior, e que também revela a história económica e social do Algarve, formas de estar e viver. A inauguração foi marcada pela formalização da subida de nível da Associação Cultural Amendoeiras em Flor para sócio efetivo na Federação do Folclore Português, o resultado e a elevação do trabalho, empenho e compromisso que a Associação tem tido para com a identidade cultural do território. O presidente da Federação do Folclore Português, Daniel Café, enalteceu a identidade deste grupo, que “espelha as 44’

notícias de

Castro Marim

suas gentes, com uma seriedade no trajar que não tem arrogância nem riqueza desmesurada”, acrescentando que as Amendoeiras em Flor promovem um trabalho que os lança “no patamar dos mais representativos do Algarve”. “Alforge e o Ciclo da Lã” resulta de um trabalho de pesquisa e de recolha desenvolvido pelo Município de Castro Marim em colaboração com a Associação Cultural Amendoeiras em Flor e será dinamizada com o contributo da Estação das Artes, Universidade do Tempo Livre de Castro Marim e a “Tecelã”, com de uma agenda de workshops que incidiu sobre a confeção do alforge, dando novas vidas a esta peça, como por exemplo a de arrumação de brinquedos.


CULTURA E EVENTOS

Estamos à procura de Memórias! “Cartas de amor, quem as não tem”, a célebre frase da música de Tony de Matos imortalizou-se na nossa tradição oral e é agora um dos motes para a nova exposição que a Câmara Municipal de Castro Marim pretende desenvolver. “100 Memórias”, um projeto que pretende reunir não apenas cartas de amor, mas fotografias, postais, cartas secretas, documentos, livros ou outras recordações que enriqueçam a história de Castro Marim, mas sobretudo os nossos corações e que permitam deixar este legado às gerações futuras, na construção de um novo olhar sobre a identidade cultural e social castromarinense. Pode enviar-nos as suas “memórias” através do e-mail 100memorias@cm-castromarim.pt ou entrega-las presencialmente no Gabinete de Apoio ao Munícipe, em Castro Marim. O repto é lançado a toda a população e também às entidades e coletividades que, por força das suas missões, já tenham algumas destas heranças.

Esta recolha, que será depois criteriosamente selecionada por uma comissão constituída e habilitada para este efeito, dará lugar a uma exposição e registo em acervo municipal, onde estará documentada a legítima proveniência dos materiais e dos seus proprietários.

Esta é uma iniciativa confianciada pelo Programa Interreg É certo de que se poderão tratar de recordações muito Espanha-Portugal 2014-2020, apoiado pela União Eupessoais e/ou familiares e, por essa razão, em vez da doa- ropeia, cofinanciada a 75% pelo FEDER, projeto 0131_ ção, os titulares poderão apenas declarar a cedência (ou FOURTOURS_5_E. apenas cópia) dos materiais no âmbito do projeto “100 Memórias”, ou para outros efeitos de promoção e divulgação do património recolhido.

notícias de

Castro Marim

45’


CULTURA E EVENTOS

Mercado Local de Castro Marim com nova vida O Mercado Local de Castro Marim é dos equipamentos assumidos pela Câmara Municipal depois do encerramento da empresa municipal Novbaesuris. 46’

notícias de

Castro Marim


CULTURA E EVENTOS

central e estrategicamente única, se assume como espaço privilegiado para a promoção turística do concelho, divulgação dos equipamentos turísticoculturais de Castro Marim e ponto de partida ideal para agradáveis percursos em torno da História, da Natureza e dos Saberes Tradicionais de Castro Marim.

Depois de reorganizar a sua estrutura para que se pudessem manter os níveis de eficiência e de prestação de serviço público dos espaços ora geridos pela empresa, a autarquia de Castro Marim tem procurado enriquecer a dinamização destas infraestruturas, numa ótica cultural e de promoção turística do concelho. Assim, o Mercado Local de Castro Marim tem sido um dos palcos eleitos para a atividade cultural do Município, até porque, pela sua localização

Com uma nova dinâmica, o mercado acolheu então, até à data, a apresentação do Poemário “Fundido en Malva” e a exposição fotográfica que o ilustrava, da autoria de Jose Luis Rua Nacher (11 de outubro de 2019). Foi uma iniciativa que procurou traduzir a simbiose que resulta da ligação transfronteiriça entre Portugal e Espanha e que se exprime nas mais diversas formas e conteúdos culturais e sociais, o que aliás acabou por se manifestar também na ação gastronómica “Sabor Sur”, que assinalou a entrada do Município de Castro Marim na Rede Europeia de Cidades Sabor Sur, um projeto transfronteiriço que tem como principal objetivo o desenvolvimento de produtos e serviços para os mercados da hotelaria e agroalimentar, através

da promoção de sinergias entre universidades e empresas do setor. O Posto de Informação Turística é outras das valências do Mercado Local, numa parceria muito profícua com a Região de Turismo do Algarve que se tem revelado nos indicadores registados quanto ao nº de visitantes e produtos vendidos. Horário do Mercado Local de Castro Marim: Todos os dias, entre as 9h30-13h00 e as 14h00-17h30.

notícias de

Castro Marim

47’


CULTURA E EVENTOS

Tradicionais magustos celebraram S. Martinho em Castro Marim “Pelo São Martinho prova o vinho”, já diz o ditado e foi assim que se cumpriu mais um ano de tradição. As celebrações decorreram em vários locais do concelho: Altura, no dia 2 de novembro, Odeleite e Alta Mora nos dias 9 e 10 de novembro, respetivamente, e no dia 11 em Castro Marim. 48’

notícias de

Castro Marim


CULTURA E EVENTOS

A tradição fez-se cumprir, com música popular a acompanhar estes convívios onde as castanhas deram o mote para se provar o vinho e a obrigatória jeropiga. O destaque vai para o 15º Convívio de S. Martinho em Alta Mora, que, mais uma vez, lotou as inscrições com cerca de 500 participantes. Esta iniciativa junta o convívio de S. Martinho ao pedestrianismo e apresenta os montes e vales da serra algarvia aos participantes, num passeio que terminou com um almoço de confraternização, seguido do tradicional magusto e de um baile. Esta iniciativa, da Associação Recreativa, Cultu-

ral e Desportiva dos Amigos de Alta Mora (ARCDAA), tem registado um sucesso crescente. Não sendo a promotora destas celebrações, a Câmara Municipal de Castro Marim apoia todas as iniciativas logística e/ou financeiramente, procurando incentivar e valorizar as múltiplas formas e expressões culturais populares, que estão hoje mais próximas do desenvolvimento turístico e económico que se pretende para este território. Em Odeleite o magusto foi uma iniciativa da Junta de Freguesia e da Associação Social da Freguesia de Odeleite e em Castro Marim da Junta de Freguesia de Castro Marim. notícias de

Castro Marim

49’


CULTURA E EVENTOS

Workshops promoveram Sabores & Saberes de Odeleite É uma iniciativa que pretende promover e preservar a herança cultural imaterial da freguesia de Odeleite. Os workshops de “Sabores & Saberes de Odeleite” tiveram a sua 2ª edição no final de 2019 e foi destinada à época natalícia – “Figos Cheios e Estrelas” e “Doces de Natal”. No concelho de Castro Marim, as artes e ofícios são ricas e variadas, mas é cada vez mais difícil encontrar quem viva destes mesteres e transmita os segredos da tradição. Foi precisamente com o objetivo de contrariar esta tendência e de reforçar a identidade local que nasceu a iniciativa dos “Sabores & Saberes de Odeleite”, que quer também que levar os interessados para as aldeias e montes de onde os mesteres são “originais”, promovendo um contacto com as gentes da serra e os seus modos de estar e de viver. Esta é uma iniciativa da Junta de Freguesia em colaboração com a Associação Social da Freguesia de Odeleite e que vai brevemente apresentar uma nova agenda de workshops para este ano.

“Diz-me António”, uma homenagem a António Aleixo “Diz-me António” deu-se a conhecer em Castro Marim no passado 18 de janeiro, no auditório da Biblioteca Municipal. Um espetáculo simbiótico entre três universos da arte – a palavra, a música e a dança -, que homenageou o conhecido poeta algarvio, António Aleixo, assinalando os 120 anos do seu nascimento. António Aleixo, hoje conhecido e incontornável nome da poesia popular portuguesa, mas outrora tão rejeitado e desvalorizado pela crítica, deixa como legado uma obra poética singular, que se afirma pela ironia e riqueza de espontaneidade que usa num pensamento marcadamente crítico sobre a

sociedade que o rodeia. E foi dessa mesma forma, lúcida, sólida e despretensiosa que nos chegou o “Diz-me António”, dos criadores e intérpretes Armando Correia, Carolina Cantinho e Pedro Pinto, uma organização da Azul – Rede de Teatros do Algarve, cofinanciada pelo Programa 365 Algarve e apoiada pela Direção Regional de Cultura do Algarve. Em Castro Marim o espetáculo teve a especial participação das Love To Dance Arutla, grupo de dança de Altura, resultado do workshop de Palavra e Movimento que se realizou no âmbito desta mesma iniciativa.

50’

notícias de

Castro Marim


DESPORTO

Amândio Norberto, Campeão de Triatlo em Portugal e Espanha O atleta Amândio Norberto do “Leões do Sul FC” venceu, no passado dia 21 de setembro [2019], o Triatlo Olímpico de Sines e sagrou-se Campeão Nacional (70-74 anos).

Do outro lado do Guadiana, em Punta Umbría, e só um dia depois, o atleta voltou a vencer, desta feita a 19ª edição do Triatlo “Playas de Punta Umbría.

desporto e até hoje não tem parado. É atualmente um dos atletas mais velhos a praticar a modalidade de Triatlo e pretende continuar, até que a “saúde o permita, sempre com a mesma vontade”. Refere ainda que Amândio Norberto já é reconheci- “o maior prazer que sinto é chegar ao do pelas suas sucessivas conquistas. fim das provas, essa é a maior vitória Começou muito cedo a praticar que alcanço sempre que participo”.

notícias de

Castro Marim

51’


DESPORTO

600 Participantes na Marcha Corrida de Castro Marim A marcha corrida de Castro Marim destaca-se, ano após ano, como uma das mais participadas do Algarve. No dia 2 de fevereiro, a vila castromarinense recebeu cerca de 600 pessoas para esta iniciativa, que de desenhou por dois cenários idílicos, a Reserva Natural do Sapal, que foi o percurso mais longo, e o Forte de S. Sebastião, de 3.5kms. Destinada a todas as faixas etárias, esta iniciativa prima também por, além da recomendada atividade física, proporcionar momentos de convívio e de comunicação entre gerações. Esta prova está inserida no Circuito de Marchas-Corrida do Algarve e no Programa Nacional de Marcha-Corrida. 52’

notícias de

Castro Marim

Esta foi uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Castro Marim, Plano Nacional de Marcha Corrida, Instituto Português do Desporto, Plano Nacional de Ética no Desporto e Programa Nacional “Desporto Para Todos”.


DESPORTO

Praia de Altura recebeu prova do Campeonato do Algarve de Triatlo A praia da Alagoa recebeu, no passado dia 20 de outubro, a 5ª edição do Triatlo de Altura, prova inserida no Campeonato do Algarve de Triatlo Standard, com as vertentes de natação (1.5 km), ciclismo (40 km) e corrida (10 km).

Num dia de outono, mas com temperatura agradável, numa prova muito dura, Tomas Metcalfe (O2 Triatlo) foi o grande vencedor da geral, seguido de Ricardo Costa (Galgos Audazes) e do Atleta do Lusitano/Frusoal, Marco Canelas.

Na vertente feminina a vencedora foi Liliana Veríssimo (Núcleo do Sporting da Golegã), seguida de Jana Advani (Louletano) e, a fechar o pódio, a atleta Dina Martins (F.C. Ferreiras). O Triatlo de Altura foi organizado pelos Leões do Sul, de São Bartolomeu

do Sul, e contou com a parceria da Câmara Municipal de Castro Marim e da Federação de Triatlo de Portugal e os apoios do Turismo do Algarve, Castro Marim Golfe & Country Club, Junta de Freguesia de Altura e do IPDJ (Delegação Regional do Algarve).

notícias de

Castro Marim

53’


DESPORTO

O Azinhal dá-lhe razões para andar São os encantos da serra algarvia nas diferentes épocas do ano o grande atrativo das Caminhadas no Azinhal, mas as razões para caminhar connosco não ficam por aqui. Além do contacto com a natureza, as caminhadas no Azinhal procuram revitalizar e promover o mercado mensal da aldeia, que oferece uma grande quantidade de produtos locais, como o mel, queijo de cabra, frutos secos e também frutas e legumes. O mercado mensal tornou-se também numa montra para a singularidade do Azinhal, tendo sempre artesãos a 54’

notícias de

Castro Marim

trabalhar ao vivo na cestaria, renda de bilros ou empreita, e animação musical com artistas populares ou tradicionais. Um convite para que ponha o tempo de lado e desfrute de um ambiente mais autêntico, as Caminhadas no Azinhal realizam-se no último domingo de cada mês.


DESPORTO

Castro Marim foi palco da final do Campeonato da Europa de FootGolf Um dos maiores e mais prestigiados eventos de FootGolf foi jogado no fim-de-semana de 16 e 17 de novembro, no Castro Marim Golfe & Country Club. O Campeonato Europeu de FootGolf envolveu cerca de 200 jogadores de 17 nacionalidades e foi uma organização da Federação Portuguesa de FootGolf.

O grande vencedor foi o holandês, Jan Willem Baas, seguido do também holandês Wesley Van Den Broek. O britânico Benjamin Clarke ficou na 3ª posição. O melhor português da prova foi Pedro Brito, na 15ª posição, com 105 chutos.

Na vertente feminina a grande vencedora foi a norueguesa Susanne Berg, com 111 chutos, no 2º lugar a italiana Izabella Ujvari e na 3ª posição a britânica Joanne Carr. A melhor portuguesa foi Sandra Gon-

çalves que terminou na 10ª posição, com 131 chutos. Na entrega dos prémios estiveram presentes o presidente da câmara municipal, Francisco Amaral, a vice -presidente Filomena Sintra e Ricardo Cipriano, diretor geral do Castro Marim Golfe & Country Club. “O FootGolf é uma modalidade com futuro pois emana do desporto rei. Como médico não acho muito aconselhável a prática do futebol de competição acima dos 40 anos. Por outro lado, estamos a diversificar a oferta turística no Algarve, além de ser um contributo no combate à sazonalidade. Um agradecimento à federação Nacional desta modalidade por ter escolhido Castro Marim para palco deste evento” referiu o presidente da autarquia, Francisco Amaral. O evento contou com os apoios da UNTIL (Creative Agency), Claw (Never Give UP!), RTA (Região de Turismo do Algarve), Câmara Municipal de Castro Marim e do Castro Marim Golfe & Country Club. *Fotografias de Daniel Pina/Algarve Informativo e deValdemar Afonso

notícias de

Castro Marim

55’


DESPORTO

Município de Castro Marim reforçou apoio ao Clube Recreativo Alturense No ano de 2019, a Câmara Municipal de Castro Marim atribuiu ao Clube Recreativo Alturense um apoio de 18.000 euros, um valor reforçado em relação ao ano anterior, uma vez que é agora promovida mais uma modalidade desportiva, o Futsal.

56’

notícias de

Castro Marim

rim esforça-se por auxiliar as coletividades também com outro tipo de despesas e por apoiar logisticamente todos os eventos. No caso do Clube Recreativo Alturense, este apoio revela-se na permissão para exploração do polidesportivo de Altura, na fruição da pista “Adílio Gomes”, no suporte das despesas de eletricidade da sede da coletividade e de mais equipamentos e na cedência de um espaço para exploração, o terreno onde está instalada a bomba de gasolina da Urbanização das Laranjeiras, em Altura. Para além disto, é ainda instituída uma adenda para o desenvolvimento da Animação desportiva na Praia de Altura.

Por impossibilidade de se realizarem os treinos de futsal no Pavilhão Municipal, cuja agenda já estava preenchida com as atividades escolares e municipais e com os treinos do Leões do Sul Futebol Clube e da União Desportiva Castromarinense, a Câmara Municipal de Castro Marim suporta a totalidade O Clube Recreativo Alturense foi do custo da frequência do Pavilhão de fundando no ano de 1973 e destacaVila Real de St. António. se na promoção de três modalidades desportivas – atletismo, futsal e danPor considerar que o movimento as- ça, com o grupo das ARUTLA, que sociativo é um parceiro fundamental celebraram este fim-de-semana o seu para o desenvolvimento desportivo, 20º aniversário com um espetáculo cultural, recreativo e económico do cuja logística foi integralmente cediconcelho, o Município de Castro Ma- da pelo município.


DESPORTO

Clube de Artes Marciais de Altura fez 2 Campeões Nacionais e conquistou 3º lugar em Campeonato Mundial É uma consagração a que o Clube de Artes Marciais de Altura já nos vem habituando e desta vez foram dois os atletas que conquistaram o título de campeão nacional no Campeonato Nacional de JuJitsu, que decorreu em Leiria, no dia 15 de dezembro.

Nesta competição, disputada por mais de 200 atletas e cerca de 40 clubes, o atleta Rui Estevão (sénior, -65kg) sagrou-se campeão nas versões de kumite e ne-waza e Denis Dinga (junior, -86kg) conquistou também o 1º lugar em ne -waza. Já no final de outubro, o atleta Rui Estevão tinha conquistado o 3º lugar na Federação Mundial de Ju-Jitsu nos Jogos Mundiais de Artes Marciais, que decorreram em Itália e envolveram mais de 60 países em 6 modalidades. O Clube de Artes Marciais de Altura funciona desde 2007, dirigido pelo Mestre Reinaldo Aquilino, e tem conquistado vários pódios nacionais e internacionais, resultados que premeiam o esforço, o empenho e o compromisso dos cerca de 40 atletas que ali treinam diariamente. Aliado às conquistas do Clube, o Mestre Reinaldo Aquilino foi condecorado com medalha de bronze pela Unidade de Gestão Forças Armadas e Segurança, pelo trabalho notável na difusão do Ju-Jitsu e do Combate corpo-a-corpo. Com este galardão, o Mestre será um dos treinadores das forças de segurança, policiais e militares, em Espanha e Portugal. Para a Câmara Municipal de Castro Marim é uma prioridade apoiar o trabalho, o esforço e a dedicação dos clubes e associações do concelho, que em muito contribuem para a promoção do território, concedendo anualmente auxílios económicos no desenvolvimento dos seus programas de atividades. notícias de

Castro Marim

57’


DESPORTO

Piscina é para todas as idades! Os exercícios aquáticos constituem uma prática desportiva abrangente e muito adaptável a diferentes objetivos e populações. Além dos conhecidos benefícios para a saúde física, a prática desportiva aquática promove também um maior bemestar mental, trabalhando o relaxamento, a concentração e a autoestima.

58’

notícias de

Castro Marim

Procurando abranger as todas as faixas etárias, a Câmara Municipal de Castro Marim mantém uma dinâmica e profícua agenda de atividades, distribuída pelos mais distintos horários, que vão desde os encontros para bebés (a partir dos 3 meses), até à hidroginástica adaptada aos seniores, integrada no programa “Ao Ritmo dos 60…”, que promove a prática regular de exercício físico adaptado, focado num envelhecimento ativo.

As aulas de natação para crianças dividem-se entre as classes de adaptação ao meio aquático e as de aprendizagem. As de adaptação decorrem às terças e quintas-feiras (17h30-18h00/18h0018h30) e as de aprendizagem decorrem de segunda a quinta-feira (17h3018h20/18h30-19h20).

Hidroginástica

Destinado a todas as idades, conjuga de forma harmoniosa o bem-estar, o convívio e o desporto. As aulas deTodas as atividades são pensadas e correm todas as segundas e quartasdinamizadas pela Unidade Técnica de feiras, das 19h30 às 20h20, mediante Desporto que procura, de uma forma inscrição (se for um novo aluno). genérica, quebrar as barreiras da idade e incentivar a população a frequentar Hidroginástica a piscina, a saber: no “Ao Ritmo dos 60…” É uma atividade de atividade física Encontros de Natação destinado e adaptado à população repara Bebés (+ de 3 meses) sidente no concelho com mais de 55 De caráter gratuito, esta iniciativa anos. De caráter gratuito, decorre 2 reúne pais e filhos numa atividade que vezes por semana, entre os meses de visa fomentar a autonomia e trabalhar setembro a julho. Para os munícipes a segurança das crianças. A calendari- que queiram integrar o programa e zação é divulgada previamente no site não possuam transporte próprio, a aue redes sociais do município, mas a tarquia disponibiliza ainda transporte. atividade costuma ter uma periodicidade mensal. Inscrições Natação para Crianças (+ de 4 anos Piscina Municipal de Castro Marim de idade) Telefone: 281 510 748


DESPORTO

Castromarinense com 4 equipas CAMPEÃS de futsal em 2019/2020 A equipa de Castro Marim já é uma referência do futsal no Algarve, ao mesmo nível das grandes cidades da região - Faro, Portimão, Albufeira. Na época 2019/2020, mais uma vez, a U.D.Castromarinense conseguiu alcançar o título de campeão em Seniores e Juniores Femininos, Juniores e Iniciados Masculinos.

campeonato muito difícil, com excelentes equipas e sempre muito competitivo, a formação de Castro Marim bateu a concorrência, sagrando-se campeão distrital, com 40 pontos, uns extraordinários 110 golos marcados e 51 sofridos.

Castro Marim ainda se encontra numa fase embrionária, já que o projeto conta apenas com dois anos de vida. No entanto, os resultados demonstram o valor da equipa, que se esforça para atingir melhores resultados num futuro próximo.

No escalão de iniciados, num campeonato com 3 candidatos ao título à partida, a formação de Castro Marim destacouse pela qualidade e veia goleadora, com uns impressionantes 185 golos marcados (melhor ataque), apenas 19 golos sofridos (melhor defesa), batendo a concorrência na reta final da prova e sagrando-se campeão distrital. Esta formação é campeã desde o escalão de Benjamins e Infantis.

A formação de Juvenis realizou um campeonato discreto, apenas 5 pontos conquistados na prova. Os Infantis, depois de conquistarem o 2º lugar no Torneio Abertura, encontram-se no 4º lugar da prova, com 12 pontos.

Em Seniores Masculinos, alcançaram o 9º lugar, com 13 pontos, 60 golos marcados e 81 sofridos, numa 1ª Divisão Distrital muito competitiva, onde a formação de

Finalmente, os mais novos, Benjamins, alcançaram a 4ª posição no Torneio Sotavento, com 4 pontos, prova que se realizou no arranque da temporada e que antecedeu o pontapé de saída para o campeonato. A prova iniciou já este ano e está a ser disputado em 18 jornadas, com 5 equipas do barlavento e 5 da zona do sotavento algarvio.

A formação de Seniores Femininos realizou a melhor temporada de sempre, ao sagrar-se campeã distrital, com 39 pontos, 61 golos marcados e 23 sofridos. Juniores Femininos, mais um título de campeão alcançado na última jornada, em mais uma excelente campanha nesta temporada, conquistando o 1º lugar na 1ª fase do campeonato, com 22 pontos conquistados, 7 vitórias e 1 empate, com 62 golos marcados e apenas 9 golos sofridos, conseguindo o título diante do Pedra Mourinha no play off final. Em Juniores Masculinos, campeonato excecional, equipa com muita qualidade conduzida por um treinador jovem que revolucionou a forma de jogar. Num notícias de

Castro Marim

59’


DESPORTO

Alturense promoveu 2º Cross de Castro Marim Realizou-se, no passado dia 1 de março, o 2º Cross do Concelho de Castro Marim - “Memorial José Menino”. Prova de corta-mato do calendário regional de atletismo do Algarve, este 2º Cross de Castro Marim contou com a participação de mais de 200 atletas, federados e não federados, desde o escalões de Benjamins A até ao escalão Veteranos M65, englobando 22 equipas. Ao pódio do Alturense subiram os atletas: 1º Joao Correia, 2º Tomás Fernandes (Iniciados Masculinos); 3ª Joana Fernandes (Juvenis Femininos); 2ª Beatriz Rodrigues (Juniores Femininos); 1ª Maria Carrega (Veteranos IV Femininos); 3º César Rodrigues (Veteranos III Masculinos); 2º Daniel Sousa (Veteranos V Masculinos); 1º Agostinho Silva (Veteranos VI Masculinos). O Clube Recreativo Alturense classificou-se em 3º lugar na geral por equipas. A Câmara Municipal de Castro Marim congratula-se pelo empenho e dedicação do Alturense, considerando-o um parceiro fundamental para o desenvolvimento desportivo, cultural, recreativo e económico do concelho, e esforçando-se, nesta medida, por auxiliar o Clube, quer financeiramente, quer no apoio logístico a todos os eventos.

Alturense sagra-se campeão distrital e sobe à 1ª divisão do futsal algravio Após 10 anos de ausência, o C.R.Alturense regressava à competição em futsal. Na época passada os resultados alcançados não foram os inicialmente previstos e a equipa não conseguiu atingir os objetivos pretendidos. Na edição deste ano, o cenário mudou completamente e o clube de Altura realizou um campeonato a todos os níveis surpreendente ao finalizar a 1ª fase do Campeonato Distrital da 2ª Divisão – Série B no 1º lugar, com 19 pontos em 8 jogos, com 6 vitórias, 1 empate e apenas 1 derrota, marcando 40 golos e sofrendo 21. Entretanto, no mês de janeiro deste ano, foi afastado das meias-finais da Taça de campeão de inverno, ao empatar 1-1 diante do Quarteira Futsal, perdendo na marcação das grandes penalidades por 4-5.

da temporada, que era subir de divisão, não dando hipóteses à concorrência, alcançando o 1º lugar da fase de apuramento de campeão, com 21 pontos, 32 golos marcados No campeonato, a formação de e 12 sofridos, subindo à 1ª divisão Altura alcançou o objetivo inicial do futsal algarvio. 60’

notícias de

Castro Marim


AMBIENTE E SAÚDE PÚBLICA

Semana da Educação e Iniciativas de Voluntariado Ambiental – SEIVA 2019 Decorreu, de 25 de setembro a 3 de outubro, a Semana da Educação e Iniciativas de Voluntariado Ambiental (SEIVA), uma iniciativa que visa a promoção da educação e sensibilização ambiental, promovida pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), através da Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Algarve e com a colaboração e participação de diversas entidades locais e regionais, entre as quais o Município de Castro Marim.

Inserida no projeto «Voluntariado Ambiental para a Água», em Castro Marim esta iniciativa incidiu sobre a correta deposição seletiva de resíduos e sobre a reciclagem. Para além das ações de limpeza de praia, com caracterização de resíduos, durante esses dias Castro Marim recebeu o veículo de Educação Ambiental da Algar, com filmes, jogos e materiais didáticos sobre deposição seletiva e reciclagem.

Envolvidas nas iniciativas estiveram mais de 500 crianças do Agrupamento de Escolas de Castro Marim, do pré-escolar ao 2º ciclo. Em simultâneo, no âmbito da educação e responsabilidade social e em articulação com o Município de Castro Marim e o apoio da ALGAR e da APA, alguns concessionários dos apoios balneares das praias do concelho, efetuaram voluntariamente ações de limpeza da zona dunar e dos acessos ao areal.

notícias de

Castro Marim

61’


AMBIENTE E SAÚDE PÚBLICA

Movimento Castro Marim + LIMPO Espontânea e informalmente, um grupo de cidadãos de Castro Marim fez nascer, em novembro do ano passado, o movimento “Castro Marim + Limpo”, uma iniciativa de grande consciência ambiental que convida a população a promover ou a juntarse em caminhadas de limpeza, bastando lançar o repto com dia, hora e local.

62’

notícias de

Castro Marim

A Câmara Municipal de Castro Marim saúda esta iniciativa exemplar e este grupo de dinâmicos e disponibiliza os meios necessários para a recolha do lixo, bem como o levantamento do mesmo, se for necessário. A vice-presidente, Filomena Sintra, sublinha a importância deste tipo de ações para “consciencia-

lizar a comunidade e os visitantes da sua responsabilidade para com o meio ambiente e o espaço público”. Existe já uma página no facebook – Movimento Castro Marim + LIMPO - onde são divulgadas as ações e partilhados os bons momentos dos participantes.


AMBIENTE E SAÚDE PÚBLICA

Castro Marim faz transporte social e de saúde com veículos 100% elétricos O transporte social e de saúde que o Município de Castro Marim assegura será realizado com viaturas 100% elétricas. São dois serviços essenciais direcionados à população do interior do concelho e com um impacto enorme na sua qualidade de vida: por um lado o transporte social “Castro Marim Mais Perto”, que permite que, gratuitamente, a população se desloque para qualquer uma das sedes de freguesia do concelho - Castro Marim, Altura, Azinhal e Odeleite –, acabando por assegurar também acesso aos Centros de Saúde; por outro lado, o transporte diário de utentes ao Hospital de Faro para consultas de especialidade e/ou outros tratamentos. Na senda da descarbonização e da eficiência energética, esta é uma das medidas apoiadas pelo Fundo Ambiental, no âmbito do Programa de Apoio à Mobilidade Elétrica na Administração Pública, que comparticipa em 50% a locação financeira destes veículos elétricos (até 12.000), bem como a aquisição e instalação de um posto de carregamento semirrápido para estes veículos da Câmara Municipal (até 4.000). Paralelamente, e sem apoio de qualquer género, a Câmara Municipal de Castro Marim tem em curso um procedimento com vista à aquisição de mais dois veículos 100% elétricos, desta feita de baixa autonomia e destinados aos serviços municipais externos.

já tem em funcionamento o primeiro Posto de Carregamento Normal (PCN) e entrará brevemente em funcionamento um outro, junto ao Mercado de Altura, gratuitos. A instalação destes equipamentos foi possível graças a um protocolo celebrado entre a autarquia, a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) e o Turismo de Portugal, no âmbito de um programa nacional com o qual se pretende dotar todos os concelhos do país com infraestruturas de carregamento elétrico.

Castro Marim integra ainda o projeto Garveland (Plano de ação para a promoção da mobilidade elétrica em áreas de especial interesse turístico e ambiental), que tem como objetivo geral Entretanto, para o público, a vila de promover o veículo elétrico na área Castro Marim, junto à Casa do sal, de cooperação transfronteiriça através

da conexão Algarve e Andaluzia com “itinerários verdes” envolvendo municípios, áreas protegidas e locais de interesse turístico. Liderado regionalmente pela AREAL (Agência Regional de Energia e Ambiente do Algarve), apenas 3 municípios integram o projeto Garveland – Castro Marim, Loulé e Silves -, que é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Interreg V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020. Consciente de que todas as ações importam, Castro Marim quer demonstrar a importância da sua ação na mitigação dos efeitos das alterações climáticas, tal como investir numa nova cultura económica e social de menor consumo, maior reutilização e maior respeito. notícias de

Castro Marim

63’


AMBIENTE E SAÚDE PÚBLICA

Sotavento algarvio em situação de seca extrema Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o sotavento algarvio continua em situação de seca extrema. Em janeiro deste ano, a água da barragem do Funcho, em Silves, que tem sido usada para fins agrícolas, começou a ser utilizada exclusivamente para abastecimento público no Algarve. A medida excecional foi tomada pelo Ministério do Ambiente como forma de garantir que este ano não vai faltar água nas torneiras. Neste momento as barragens em Castro Marim têm pouca água armazenada, a do Beliche a 24% e a de Odeleite a 27%, menos de metade face a 2019. A Águas do Algarve já veio recentemente dizer que “sem a barragem do Funcho não haveria água para abastecer o Algarve”.

A situação é calamitosa e agrava-se com os cortes no abastecimento ao setor agrícola, uma situação que se verificou pela última vez em 2005. Perante os vários panoramas que se colocam para garantir o futuro da região, tem surgi64’

notícias de

Castro Marim

do uma estratégia que divide opiniões – a construção de uma nova barragem na região. É uma discussão com quase 40 anos, que coloca a hipótese de se construir a barragem da Foupana, que integraria o sistema Odeleite/Beliche.

Porém, hoje que nos vemos a braços com os problemas levantados pela falta de água, a hipotética barragem ainda não passou disso. “A AMAL encomendou um estudo recente à Universidade Nova de Lisboa e a mais uma empresa do setor para estudar soluções para este problema. A solução mais barata e mais eficaz é a construção da barragem da Foupana, que por acaso coincide com a sub-região com a desertificação mais acelerada do país, que é o nordeste algarvio”, defende o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral. Mas há quem não concorde com esta solução alegando os impactos ambientais, no património cultural ou económicos. Nesta discussão existem outras hipóteses, como a reutilização das estações de tratamento de águas residuais para a agricultura, regas de golfe e de jardins, a dessalinização e transvazes de barragens de norte para sul do país, sendo no entanto muito mais caras. Certo é que o problema parece esmorecer quando a chuva volta a cair e na expetativa de que isto não se repita, a AMAL (Comunidade Intermunicipal do Algarve) já se posicionou sobre a matéria, sendo consensual a construção da Barragem da Foupana.


PROTEÇÃO CIVIL

Centro Ibérico de Investigação e Combate aos Incêndios Florestais reuniu em Castro Marim Parceria entre 15 entidades de Portugal e de Espanha, lideradas pela Junta de Andalucía, o CILIFO trabalhou nos processos relativos à criação de infraestruturas e no desenvolvimento das áreas da formação, sensibilização e inovação na temática da luta contra incêndios florestais.

- Sobre o CILIFO -

Decorreu na Biblioteca Municipal de Castro Marim, no dia 14 de novembro, uma reunião no âmbito do desenvolvimento do projeto do Centro Ibérico de Investigação e Combate aos Incêndios Florestais (CILIFO).

Na sessão de boas-vindas tiveram a palavra o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, e Juan Sánchez Ruiz, responsável técnico do CILIFO e diretor do Centro Operativo Regional, com sede nos Serviços Centrais (Sevilha), que realçaram a importância deste trabalho em rede, no qual Castro Marim terá um papel fulcral, com a construção de uma Unidade Local de Formação no Azinhal, com capacidade para formar agentes de proteção civil e bombeiros da região e fora dela, nas mais variadas matérias. Esta Unidade será também um centro de pré-posicionamento de meios para eventuais catástrofes e pode vir a ser uma unidade de alojamento para apoio a unidades de intervenção no território Algarve-Andalucía.

O CILIFO junta o Alentejo, o Algarve e a região espanhola da Andaluzia num projeto que pretende, num objetivo alargado, melhorar a capacidade de resposta das entidades e autoridades implicadas no combate aos incêndios florestais. Para isso, pretende reforçar e promover a cooperação, os procedimentos de trabalho e a formação entre os Dipositivos de Prevenção e Extinção de Incêndios Florestais dentro da área de cooperação da Euro Região Alentejo – Algarve – Andaluzia, fomentando ainda a criação de emprego e a economia rural ligada à paisagem e reduzindo o custo económico associado ao impacto dos incêndios. Este projeto tem uma duração de três anos (até 2021) e prevê um investimento na ordem dos 24 milhões de euros, dos quais 75% são financiados pela União Europeia no âmbito do Programa de Cooperação Transfronteiriça Interreg VA Espanha-Portugal – Interreg POCTEP (2014-2020). notícias de

Castro Marim

65’


CRÓNICA

A barragem da Foupana e a seca do Sotavento Algarvio Tive a honra de, em 1991, no exercício de funções governativas, ter assinado o despacho de lançamento do concurso para a obra da barragem de Odeleite, assim como da ETA de Tavira dias depois. Tinha a ideia firme de que eram obras essenciais para o Sotavento. Era apenas um jovem com responsabilidades e com convicções do que estava a decidir. Estava na nossa mente o drama dos anos secos do princípio da década de 80. Com os furos secos, sem redes de saneamento eficazes, ribeiras com esgotos e praias poluídas. Muitos não imaginam como foi. No drama, o Governo Balsemão criou uma equipa e um fundo de emergência para remediar o possível. Hoje, 30 a 40 anos depois muita gente não se dá conta do que seria a nossa vida sem estas obras fundamentais para o consumo humano, para as infraestruturas do turismo e para a agri66’

notícias de

Castro Marim

cultura de regadio que com sucesso se faz nesta região. Os furos municipais não chegavam, os aquíferos estavam então salgados ou com cloretos e outros elementos nocivos. As campinas de Faro e de Tavira hoje já não conseguiriam produzir nada de muito relevante. Em boa hora se avançou. Nessa altura, os especialistas de planeamento hidráulico também nos falavam da Foupana, do Vascão e da ribeira do Alportel, como ideias para futuras barragens. De então para cá, as alterações climáticas estão a reduzir a precipitação média de cerca de 30mm de 10 em 10 anos, o que nos complica a vida em muito. E enquanto os Estados Unidos da América, o Brasil e a Rússia forem presididos por loucos, sem respeito pela ciência e sem bom senso, as coisas não se resolvem. Basta ver o fiasco da recente cimeira de Madrid dedica-

da às questões ambientais. Decorridos quase 30 anos do lançamento da obra de Odeleite, embora tenha entrado em funcionamento pleno em1998, chegou a hora de se dar o passo seguinte. A Foupana é a barragem que tem que avançar de seguida e depressa. Tem a maior bacia não aproveitada e está bem posicionada geograficamente para alimentar o atual sistema Odeleite -Beliche, por isso não carece de obras adicionais, basta a simples ligação. O Vascão está mais longe, implica obras mais complexas ainda que noutra geração seja inevitável. A ribeira do Alportel teve a barragem em construção nos anos 30 do século passado, ainda hoje lá está meia obra à vista, com muros e fundações quase intactos 90 anos volvidos, cerca de 10 quilómetros a montante de Tavira, perto da Picota, coisa que pouca gente sabe. Mas essa obra parou por razões


CRÓNICA

que não consegui até hoje apurar concretamente. Quando exerci funções de presidente do Município de Tavira, ainda se fez uma candidatura para retomar o processo, mas não se obteve financiamento. O Município de S. Brás de Alportel desde os anos 80 que reclama uma barragem na mesma ribeira, num local de aproveitamento de apenas meia bacia e na altura a preocupação era o abastecimento de água à vila, o que agora está assegurado pelo sistema Odeleite-Beliche, através da empresa Águas do Algarve. Temos atravessado um período de seca extrema no Sotavento Algarvio, desde a Primavera de 2019. Os cerca de 150mm caídos neste ano hidrológico, desde 1 de Outubro, são uma boa esperança, mas até Abril ainda precisamos de mais uns 350mm, no mínimo. Não sabemos se tal sorte nos estará reservada. Estamos com o credo na boca, os que têm consciência do problema. Por isso, é inadiável armazenar mais água para que as populações, as empresas e a economia do Sotavento possam funcionar. Estão em causa as populações, o turismo e a agricultura de pomares de frutícolas que fazemos com gosto e com sucesso. Produzimos e exportamos muitas toneladas de frutos vermelhos, citrinos, abacates, diospiros e hortícolas diversas. E, sem os campos de golfe, não poderemos ter turismo em condições competitivas. Os autarcas, os deputados, as associações empresariais têm que batalhar para colocar o assunto na agenda do Governo, o que me parece que não está a ser feito, salvo melhor e mais informada opinião. Foupana tem que ser o nosso objetivo na década de 20 que agora se inicia. Projetar e construir esta obra leva

anos e, se nos calham dois ou três anos secos, ficamos todos aflitos e sem solução alternativa. Até se deveria ter feito já este projeto há mais tempo e antes de se fazer o viaduto do IC27, ao que nos dizem os melhores especialistas, dado que agora temos um condicionante adicional. A economia desta nossa região dá ao Estado, anualmente, em impostos, 35% daquilo que produz. É muito di-

nheiro. Por isso, o Prof Centeno, que tem sangue daqui, terá que ter em conta este assunto. Mas como ele não é especialista em águas, terão que ser outros governantes a sensibilizá-lo para orçamentar para 2021 o projeto da barragem, com a condição de não ficar sujeito a cativações, senão nada. José Macário Correia

notícias de

Castro Marim

67’



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.