Edição de dezembro 2013

Page 1

informa COORDENAÇÃO: CMVAGOS | GABINETE DE COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES PÚBLICAS | COMUNICACAO@CM-VAGOS.PT | DEZEMBRO 2013

Feira do Livro Social no Mercado Municipal A Câmara Municipal de Vagos, em colaboração com a Rede de Bibliotecas de Vagos, está a organizar a reedição da Feira do Livro Social, que decorrerá nos dias 7 e 8 de dezembro de 2013, no Mercado Municipal de Vagos. Pretende-se, com esta iniciativa, a troca de brinquedos, livros não escolares, jogos didáticos, CD’s, etc., por géneros alimentícios que depois serão entregues às famílias carenciadas, pelas escolas do concelho. Ao mesmo tempo e no mesmo local estará, em permanência, uma mostra de artesanato, a gastronomia com a presença das Confrarias “As Sainhas” e “Sabores da Abóbora” e, também, a Lojinha Social. A lojinha estará aberta para receber as dádivas dos cidadãos (roupa, calçado, roupa de cama, etc…) que depois serão entregues às famílias mais carenciadas do concelho. A abertura da Feira do Livro acontece no sábado, dia 7 de dezembro, pelas 16h, com a atuação da Banda Filarmónica Vaguense, seguida da apresentação do livro “As Aventuras no Mundo Mágico”, do CATL da Associação de Solidariedade Social e Cultural de Santo André de Vagos.

Jardim de Infância do Areão recebe prémio nacional

Pelas 20h, o livro “Oculto ao Sol”, do autor Abdoulaye Bilal Traoré, será apresentado por Lília Gisela Cipriano, com a participação da tradutora Alice Sarabando e do Grupo Poético de Aveiro. Às 21h, poder-se-á assistir a uma atuação musical com a Banda Plan.

No dia 20 de novembro, o jardim de infância do Areão recebeu o 3.º prémio nacional da categoria - recolha per capita - do Concurso “Pilhão vai à escola”, lançado pela Ecopilhas. Estiveram presentes, no jardim de infância do Areão, os representantes da Ecopilhas, do Agrupamento de Escolas de Vagos e da Câmara Municipal de Vagos. Os alunos do jardim de infância receberam, da representante da Ecopilhas, um computador portátil pelo trabalho de recolha de pilhas e baterias usadas que realizaram no ano letivo transato.

Já no domingo, pelas 11h, é hora de brincar com o Museu do Brincar. Durante a tarde serão apresentados três livros sendo que, pelas 16h, decorre a apresentação do livro “Era uma vez o mar”, do Departamento da Educação Pré-escolar do Agrupamento de Escolas de Vagos. Pelas 16h30, é a vez da apresentação do livro “Os rios também nascem…”, da Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico de Soza. Pelas 17h, será apresentado o livro “A mata da avó Luísa”, de Maria Sousa, com a dramatização pelo grupo FANTÁSTICO, mordomia da Santa Casa da Misericórdia de Vagos.

Seguiu-se um lanche, preparado em equipa, pelos alunos do jardim de infância e acompanhado com algumas surpresas preparadas pelos pais, encarregados de educação e familiares. Pelo seu recebido, parabéns educadora Areão.

A Feira do Livro encerra com as atuações do Orfeão de Vagos, pelas 17h45, e com a Orquestra Ligeira da Filarmónica Vaguense, pelas 18h45.

trabalho e pelo prémio deixamos os nossos aos alunos, auxiliares e do jardim de infância do

Tudo boas razões para nos visitar.

Natal Especial A Associação Diferentes e Especiais realiza, no próximo dia 7 de dezembro de 2013, pelas 20h, na Casa dos Arcos, o IV Jantar de Beneficência “Jantar, Sobremesa e … uma causa”.

Doar A Lojinha Social é uma resposta social solidária, de intervenção e emergência na área social, surgindo no concelho de Vagos como uma estrutura de atendimento e acompanhamento de proximidade, que visa suprir as necessidades imediatas de famílias carenciadas, através da recolha de bens usados ou novos, doados por particulares ou empresas. Reciclar A Lojinha Social pretende sensibilizar e promover a recolha seletiva de bens que não apresentem condições de utilização. Esses são reaproveitados através do processo de reciclagem têxtil, em colaboração com um Operador de Gestão de Resíduos, procurando com a sua atividade diminuir a quantidade de resíduos destinados aos aterros. Pretende-se promover a reutilização de materiais têxteis na atividade industrial evitando a extração de matérias-primas da natureza e contribuir para a formação de uma consciência cívica e ecológica do cidadão.

Este jantar de Natal Especial tem como objetivo sensibilizar a comunidade em geral para a deficiência na infância e juventude, alertar a consciência individual e coletiva para a realidade familiar num contexto de deficiência infanto-juvenil e angariar fundos que permitam o desenvolvimento dos serviços prestados pela associação às famílias de crianças com Necessidades Especiais. Este ano, a campanha de angariação de fundos visa o apoio à valência recentemente criada pela Associação Diferentes e Especiais, nomeadamente o Banco de Equipamento Adaptado.

Este serviço preconiza o empréstimo de ajudas técnicas a crianças e jovens com necessidades especiais, pelo tempo que seja necessário, tendo como objetivo principal garantir o seu bem-estar. A manutenção deste serviço implica uma parte de custos suportados pela associação, pelo que a causa do IV Jantar de Beneficência da ADE, será a consolidação desta resposta social. Inscrições (data limite 4 dezembro): Adulto – 12,5€ Dos 6 aos 12 anos – 6,5€ Até aos 6 anos – Grátis Contactos: (+351) 910 542 844 / (+351) 302 011 840 secretaria@diferenteseespeciais.org Os bilhetes encontram-se à venda nos seguintes locais: Papelaria Oliveira, Lojinha dos Sabores, Sede da ADE (ZI Vagos)

Para a entrega de bens, desloque-se à Câmara Municipal de Vagos ou utilize os seguintes contactos: telf.: 234 799 600 | e-mail: acao.social@cm-vagos.pt Mais informações em www.cm-vagos.pt Doar rima com aconchegar. Poderá fazê-lo, também, no decorrer da Feira do Livro Social, nos dias 7 e 8 de dezembro de 2013, no Mercado Municipal de Vagos.

CMVAGOS | Morada: Rua da Saudade Código Postal: 3840-420 Vagos | Telefone: 234 799 600 | Fax: 234 799 610 | Email: geral@cm-vagos.pt | URL: http://www.cm-vagos.pt


Câmara Municipal de Vagos instala sistemas para redução de consumo de energia elétrica A Câmara Municipal de Vagos, na prossecução de medidas de redução de consumos de energia elétrica e aumento de eficiência energética nas suas instalações, irá proceder à instalação de sistemas de correção de fator de potência (F.P.) nos edifícios onde se verifica o consumo de energia reativa. Em instalações de grande potência instalada, como o Pavilhão e Piscina Municipal, a fatura de energia elétrica, de acordo com o contrato com o fornecedor de energia elétrica e legislação em vigor, tem um custo associado ao consumo de energia reativa, tanto maior quanto mais baixo for o F.P. da instalação elétrica. Principalmente por isto, mas também

por outras importantes razões, surge a necessidade de corrigir o F.P. da instalação. A correção é uma técnica que, melhorando o F.P., reduzindo ou eliminando a circulação de energia reativa, permite a utilização racional da energia, realizando importantes poupanças económicas e importantes melhoramentos técnicos. A forma mais comum de correção de F.P. é através da introdução de baterias de condensadores na instalação. O condensador é um dispositivo que, depois de dimensionado à potência mais adequada, fornece energia reativa sem recorrer a uma central elétrica. Se o

condensador fornecer a potência reativa necessária para o funcionamento do motor, a central elétrica apenas fornece a potência ativa, evitando assim perdas, e diminuindo os encargos com a energia elétrica da instalação. Em termos de custos, o investimento num equipamento para correção de F.P. assume um montante que é recuperado num prazo relativamente curto (dependendo da instalação), por norma inferior a um ano, através da poupança gerada com os menores encargos com a fatura da energia elétrica. As vantagens económicas são tanto mais importantes quanto maior é o consumo de energia elétrica.

Inscrições abertas para Formação Especializada Jovens Agricultores em Vagos Encontram-se abertas as inscrições para a formação especializada dirigida a Jovens Agricultores, que se irá realizar em Vagos. A presente formação será realizada em horário pós-laboral e é composta por quatro módulos: - Formação básica de agricultura (48h); - Formação específica para orientação produtiva da Instalação (60h); -Formação de gestão da empresa agrícola (45h);

-Componente prática em contexto empresarial (60h). A formação dirige-se a jovens que tenham feito candidatura ao “Jovem agricultor”, no âmbito do pedido de apoio à ação 1.1.3 do Proder e, ainda, aqueles que queiram efetuar a respetiva candidatura. A formação será ministrada na sede da AERG, sita em Rua Banda

Vaguense, em Vagos. É financiada, portanto, gratuita ao formando e terá início assim que tiverem a turma completa (15 formandos). Anexa-se a ficha de inscrição, que deverá ser remetida via email para associacaoerg@gmail.com, ou entregue na sede da mesma na Rua Banda Vaguense - Vagos.

Passagem de Ano 2013/2014 - Ajude os Bombeiros na compra de uma nova ambulância Ajude os Bombeiros Voluntários de Vagos na compra de uma nova ambulância. Venha passar a seu Fim de Ano, no Salão dos Bombeiros Voluntários de Vagos. A reserva de mesa pode ser feita, no Contra Fogo Bar (Bar dos Bombeiros) ou através dos telefones: 234 799

750 / 927 529 565, até dia 28 de dezembro. Oferta por mesa de uma garrafa de espumante e passas. 10 agulhetas por pessoa a partir dos 12 anos. Organização Bombeiros D’Areia.

CMVAGOS | Morada: Rua da Saudade Código Postal: 3840-420 Vagos | Telefone: 234 799 600 | Fax: 234 799 610 | Email: geral@cm-vagos.pt | URL: http://www.cm-vagos.pt


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.