Eco dem n1 2013 14

Page 1

Jornal escolar da E.B. de Dem - Produzido por: Professores, alunos, assistentes operacionais e encarregados de educação

A JOANA E O DUARTE VIERAM LER À NOSSA ESCOLA

Foi no dia 12 de Novembro e contamos com a presença da Srª diretora da CAP do Agrupamento de escolas Sidónio Pais, da Sr.ª Vereadora do Pelouro da Educação Drª Ana São João e do Sr. Presidente da Junta.

FOMOS À PISCINA!

O Jardim de Infância de Dem foi à piscina de Vila Praia de Âncora.

DIA DO PIJAMA

FEIRA DO LIVRO NA EB2,3/S DE CAMINHA

Um dia diferente e divertido que recordou a importância da família e da solidariedade.

MENINO CONTRA

DO

HASTEAR DA BANDEIRA VERDE ECO-ESCOLA E MAGUSTO

DIA DA ALIMENTAÇÃO

DIFERENTE POR UM DIA


Eco-Dem – 1ª Edição

dezembro de 2013

Fomos à piscina! No mês de novembro iniciamos a atividade de educação física com os professores Daniel e Francisco. Todas as quintas feiras de manhã temos a sessão de motricidade na nossa escola e uma vez por mês vamos à piscina Municipal em Vila Praia de Âncora. A

motricidade

e

consequentemente

as

aquisições

motoras, como a coordenação e a organização do corpo desempenham um papel primordial no desenvolvimento global da criança. As nossas aulas de motricidade e de natação são sempre momentos muito divertidos, cheios de alegria e de energia mas também de muita concentração.

Dia Internacional da pessoa com deficiência O Dia Internacional da pessoa com deficiência, assinalado no dia 3 de dezembro, foi criado pela organização das Nações unidas, com o objetivo de alertar para as diversas problemáticas relacionadas com a condição da pessoa deficiente e de mobilizar a sociedade para a defesa da igualdade, dos direitos e o bem estar destas pessoas. Na nossa escola, para alertar para a necessidade de construir uma sociedade inclusiva, assinalamos este dia com a história da “Ana Gigante” e realizamos diversas atividades com o objetivo de sensibilizar as crianças para as dificuldades que algumas pessoas sentem quando são privadas de capacidades como a fala ou a visão. Somos iguais porque: “Todos são cidadãos tem a mesma dignidade social e são iguais perante a lei”. Somos diferentes porque: Cada pessoa é um ser único e especial e todos devem ser respeitados na sua diferença.

2


Eco-Dem – 1ª Edição

dezembro de 2013

Dia Nacional do Pijama O Dia do Pijama é uma iniciativa de Mundos Vida, com o intuito de sensibilizar para o “direito de cada criança crescer em família”. O dia 20 de novembro foi o culminar de diversas atividades realizadas ao longo do mês de novembro: Dançamos, cantamos, realizamos jogos e todos os dias escutávamos um pouco da história ”o Segredo dos Sabonetes”. No dia do pijama, viemos vestidos a rigor, acompanhados de mantas e de peluches. Foi um dia bem aconchegadinho, com um saboroso lanche: leite e os biscoitos da avó Mimosa que nós confecionamos. Estavam uma delícia! Foi um dia muito divertido, educativo, com uma forte componente solidária, onde aprendemos a partilhar. Muito obrigada a toda a comunidade educativa pela participação.

3

SER SOLIDÁRIO “É tão fácil ajudar, vamos todos participar” Tendo em conta a conjuntura atual, em que cada vez mais se acentuam as desigualdades entre a população e no âmbito do nosso projeto “Ser solidário”, realizamos uma campanha de angariação de brinquedos, jogos e livros, pois

todas as crianças têm

direito a um presente de Natal. O objetivo desta campanha foi promover nas crianças atitudes e valores que lhes permitam tornar-se cidadãos conscientes e solidários. O nosso muito obrigado a todos os que colaboraram.


Eco-Dem – 1ª Edição

dezembro de 2013

HASTEAR DA BANDEIRA VERDE No dia 12 de novembro de 2013, a E.B de Dem, procedeu a uma pequena cerimónia para hastear a Bandeira Verde do Programa Eco-Escolas. Agradecemos a presença da Senhora Diretora da CAP do Agrupamento de Escolas Sidónio Pais, da Senhora Vereadora do Pelouro da Educação, do Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Dem e dos pais /encarregados de educação. Esta bandeira foi conseguida após um ano letivo (2012/13) de trabalho executado em prol do Meio Ambiente. Por fim, toda a comunidade educativa, confraternizou num pequeno lanche.

4

FEIRA DO LIVRO NA E.B2,3/S DE CAMINHA No dia 4 de dezembro fomos à feira do livro da EB 2,3/S de Caminha e a professora Céu e o professor Flamiano contaram-nos a bela história "O Natal do texugo rabugento". Tivemos oportunidade de manusear e apreciar os livros expostos e ainda a possibilidade de

comprar

livros

a

preços

convidativos.

A realização desta atividade prende-se com a preocupação permanente de motivar as crianças para o livro e para a leitura, contribuindo para um despertar cada vez mais cedo do prazer de ler.


Eco-Dem – 1ª Edição

dezembro de 2013

HORTA BIOLÓGICA A nossa horta biológica continua e já começamos com as plantações. Agora é só esperar que as hortaliças cresçam.

DIA DA ALIMENTAÇÃO Mais uma vez a E.B. de Dem comemorou o “Dia Mundial da Alimentação”. Os alunos foram despertados para a necessidade de termos uma alimentação saudável e equilibrada. Depois saboreamos uma deliciosa salada de fruta. Foi de comer e chorar por mais.

5

"RESULTADOS À VISTA" NA E.B.1 DE DEM Inserido na Semana Europeia de prevenção de resíduos a E.B.1 de Dem recebeu a visita da SUMA. Mais uma vez fomos alertados para a necessidade de reciclarmos o lixo.


Eco-Dem – 1ª Edição

dezembro de 2013

O MENINO DO CONTRA NA E.B.DE DEM A professora Cristina Viana contou-nos uma história muito interessante sobre um menino que fazia tudo ao contrário. A história foi escrita por Luísa Ducla Soares e conta as aventuras e desventuras de um menino que fazia tudo ao contrário! Foi muito divertido. No fim, fomos nós, que brincamos com as palavras.

O menino do contra Lavava os dentes com um pente e com a escova dos dentes penteava-se. Via televisão numa folha e escrevia na televisão. Aquecia o leite na torradeira Fazia as torradas no frigorífico. Vestia-se com os lápis de cor e pintava com as calças. Escrevia com a borracha e apagava com o lápis. Bebia água na retrete e fazia xixi na torneira. Tocava viola com o canivete cortava o chouriço com uma trotinete. O menino do contra Limpava o xixi com a roupa e vestia-se com o guardanapo. Tomava banho no armário Guardava a roupa na banheira. Secava-se com a banheira tomava banho com o secador. Dormia na mesa e comia na cama bebia pão e comia sumo. Estudava na cómoda e guardava os sapatos na secretária. Brincava no telhado e cantava na panela. Viajava a pé e comia o chulé encontrou um chimpanzé e deu-lhe um pontapé. O casaco dava saltos o sapo comia o rato o gato estava no lago e no cesto estava o pato.

6


Eco-Dem – 1ª Edição

dezembro de 2013

Depois da visita da Joana e do Duarte à escola de Dem, acompanhados pelos professores Eduarda e Paulo, os alunos da turma puseram a sua imaginação a trabalhar e criaram este abecedário.

A – É a Anabela que está sempre à janela. B – É a Benedita que é muito bonita. C – É a Carolina que fez um desenho na cartolina. D– É a Dina que brinca com a plasticina. E – É a Érica que vai passar férias América. F – É a Francisca que só gosta de patanisca. G – É a Gabriela que gosta muito de canela. H – É a Helena que vai ao Zoo ver a Hiena. I – É a Inês que fala muito bem chinês. J – É a Joana que vai de comboio a Viana. K – É a Kicas que gosta de ler as dicas. L – É a Luísa que vai ao restaurante comer piza. M – É a Magda que não gosta de nada. N – É a Natália que vai passear a Itália. O – É a Odete que gosta de navegar na internet. P – É a Piedade que já tem uma certa idade. Q – É a Quirina que ainda é uma menina. R – É a Rafaela que faz sopa na panela. S – É a Sara que tem sardas na cara. T – É a Teresa que faz muito bem limpeza. U – É a Umbelina que é de origem latina. V– É a Verónica que é amiga da Mónica. W – É a Wanda que gosta de ver o panda. X – É a Xana que é irmã da Ana. Y – É Yolanda que toca na banda. Z – É a Zélia que gosta muito da Amélia.

7


Eco-Dem – 1ª Edição

Provérbios de dezembro

dezembro de 2013

PARA PINTAR

Dezembro frio, calor no estio. Dezembro molhado, Janeiro geado. Dezembro ou seca as fontes ou levanta as pontes. Dezembro quer lenha no lar e pichel a andar. Em Dezembro a uma lebre galgos cento. Em Dezembro ande o frio por onde andar, pelo Natal há-de chegar. Em Dezembro quem vai ao S. Silvestre, vai um ano, vem no outro e não se despe. Em Dezembro quem vareja antes do Natal, deixa azeite no olival. Em Dezembro se queres bom alhal, semeia-o pelo Natal. Em Dezembro treme o frio em cada membro. Em Dezembro vinho, azeite e amigo sempre do mais antigo.

A E.B. DE DEM DESEJA A TODOS UM

8


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.