MTST - Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto - Cartilha de Princípios

Page 10

10

Cada militante que está em um coletivo representa determinada tarefa, seja esta territorial ou organizativa-setorial. E o cumprimento da tarefa deve ser submetido à avaliação coletiva de tempos em tempos (1 ano ou 4 meses, conforme o coletivo), podendo modificar o militante responsável. Assim, garantimos uma avaliação constante e a possibilidade de rotatividade dos militantes nos coletivos. Quanto aos setores, atualmente temos os seguintes: ● Formação Política – responsável pela formação dos militantes. ● Articulação – responsável pela relação com o Estado e aliados. ● Organização – responsável em garantir o funcionamento coletivo. ● Segurança – responsável pela autodefesa da organização. ● Autosustentação – responsável em desenvolver propostas de financiamento.

MTST - Cartilha de princípios

● Finanças – responsável pela organização dos recursos e prestação de contas (pode estar junto com a autosustentação). ● Comunicação e Simbolismo – responsável pelos canais de divulgação do MTST e pelo fortalecimento de identidades simbólicas próprias. É claro que o conjunto destas formas de organização (coletivos políticos, territoriais e setores) é parte de um processo de construção. Nem todos os estados conseguiram desenvolvê-las, os ritmos são diferenciados. Mas, respeitando as dificuldades e ritmos de construção do MTST em cada estado, devemos ter esta proposta como uma referência organizativa unitária. Além disso, temos um desafio organizativo a superar: construir, a partir das experiências de atuação em cada estado, um documento de Normas de funcionamento do MTST, que estabeleça de forma clara e unitária as regras que norteiam as relações entre os militantes e os coletivos na organização.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.