rcvdigital028

Page 1

l a t i id g

1

Revista Comunicação Visual


Revista Comunicação Visual

2


3

Revista Comunicação Visual


Revista Comunicação Visual

4


editorial

Diretoria Maria Aparecida Generoso Marta Naufal Arruda Mauro Arruda Projeto Gráfico MNPA propaganda Fotolito Input PC Graphics Capa José Roberto de Almeida jral23@uol.com.br Colaboradores Akad, Aplike, Condor, a10Design, Day Brasil, Intergráfica, José Roberto Almeida, Heidelberg, Helmatec, Müller Associados, Palopoli, Sign Supply, Sobral Comunicação, Raizler. Circulação Junho/Julho Assinaturas e Correspondências Rua Jesuíno Antônio, 650 Bl A9 - Cj 44 06045-080 -Osasco - SP Telefone

(11) 3609-9094 A reprodução parcial ou total das matérias publicadas na Revista Comunicação Visual só será possível mediante a autorização por escrito da editora.

V

ocê está recebendo a 28ª edição da Revista Comunicação Visual, nela você irá encontrar dicas na construção de uma ilustração utilizando técnicas de iluminação no Photoshop. Além disso, acompanhe o processo de produção de botões para Internet utilizando o Photoshop. Na sessão sinalização, você encontrará a descrição das principais marcas de vinil auto-adesivo comercializados no Brasil, suas aplicações e características técnicas. Acompanhe a defesa de criação de alguns projetos gráficos desenvolvidos por grandes escritórios de design. E ainda, dicas na produção de impressos gráficos e editoração eletrônica. Revista Comunicação Visual inova mais uma vez criando a revista eletrônica em PDF, trata-se da mesma publicação agora também eletronicamente e ainda o CD Melhores Matérias, os dois primeiros anos da revista em um só clique. Aproveite estas inovações e boa leitura!

As matérias assinadas são de total responsabilidade dos autores.

A capa desta edição foi produzida pelo designer gráfico José Roberto de Almeida

MNPA

jral23@uol.com.br

propaganda, marketing e editora 5

Revista Comunicação Visual


índice Ilustração aplicando recursos de iluminação - página 8 Criação de botões para web no Photoshop - página 12 Vinil auto-adesivo para plotter de recorte - página 16 Dicas na diagramação de impressos - página 26 Modernidade no design de produtos - página 30

Revista Comunicação Visual

6


7

Revista Comunicação Visual


ilustração

Utilizando texturas e

iluminação no

Photoshop

A seguir uma ilustração realizada no Corel Draw e no Photoshop utilizando os recursos de textura e iluminação para criar um efeito de papel de parede.

Revista Comunicação Visual

8


ilustração

Primeiro passo

Exporte um desenho qualquer do Corel Draw para o Photoshop no formato EPS (Encapsulated PostScript), antes de exportar, preencha o desenho na cor desejada, visto que a mesma pode ser alterada posteriormente no próprio Photoshop.

Criando efeito de Aplicando o filtro parede no desenho No menu Filtro , clique em Com a ferramenta Airbrush , vamos criar um efeito similar a uma parede texturizada. No menu navigator clique na paleta opções e mude de 100%, para 50% a pressão. Mude também o modo Normal , para Dissolve .

Para colorir, escolha o menu Image / Ajust / Hear / Saturation . Ative a opção Colorize. Configure os seguintes valores:

Segundo passo No Photoshop, abra o desenho em 300 pixels/inch e mantenha em RGB para que a ferramenta de efeitos fique ativa. Marque as opções abaixo na janela do tamanho da imagem conforme na janela: - Ant-Aliased (desenho fica com as bordas suaves) - Constrain Proportions (Medida na altura e largura)

Stylize / Embos , para dar um efeito de relevo. Nesta caixa de dialogo, em heigth , configure os pixels e Amount determine em porcentagem.

HUE = 25, SATURATION = 25 e LIGHTNESS = 10. No Menu janela / Brushes , dê um duplo clique no valor 100 de diâmetro e mude para 300 ou 400 de diâmetro. No documento aberto em branco no Photoshop, clique sobre o documento, espalhando respingos de tinta até preencher todo o documento. Neste momento, você determina a personalidade do efeito a seu gosto mais denso ou menos denso.

Clique em OK, o desenho ficará com o fundo transparente. 9

Neste momento você também pode alterar as características aplicando outros valores conforme desejado.

Aplicando efeito de Iluminação Escolha no menu Filter / Render / Lighting Effects , para dar um acabamento mais original ao trabalho. Com este quadro de dialogo aberto é possível fazer alguns ajustes nas opções que Revista Comunicação Visual


ilustração aparecem ao lado direito. Você pode clarear, escurecer, mudar a posição da luz conforme sua necessidade.

transparência em uma layer ,

mesclagem são substituídos, mas

parecendo que foi pintado um

os claros não são modificados.

papel em acetato. Multiplic: - define um efeito

dependendo de qual estiver o

parecendo marca - texto. Não

seu valor e brilho.

não permitem o efeito. Screen: - define um efeito

Configurando a Iluminação Em propriedades podemos regular a intensidade da luz à medida que direcionamos as setas das opções abaixo: Gloss: - super exposição Material: - reflexos brilhantes em Plastic e Metallic . Exposure: - intensidade da luz sobre a imagem. Ambience: - grau de contraste sobre a imagem.

parecido com vários slides, uns sobre os outros. Soft Light: - define a iluminação da imagem com um spot de luz suave. Hard Light: - define a

Exclusion: - mesmo efeito na opção anterior, com contraste menor. Hue: - a cor resultante tem luminosidade e saturação da cor básica e o matriz da cor de mesclagem. Saturation: - a cor resultante tem luminosidade e matriz da cor

iluminação da imagem com um

básica e saturação da cor de

spot de luz mais direta.

mesclagem.

Color Dodge: - clareia a cor

Color: - a cor resultante tem a

natural, refletindo a cor de

luminosidade da cor básica e tem

mesclagem. O preto não muda

o matiz e a saturação da cor de

nada.

mesclagem. Os níveis de cinza

Color Burn: - escurece a cor natural, refletindo a cor de mesclagem. O branco também não muda. Darken: os pixels mais claros do que a cor de mesclagem são substituídos, mas os mais escuros não são modificados. Lighiten: - os pixeis mais escuros do que a cor de

Bechind: - efeito de Revista Comunicação Visual

mesclagem da cor básica,

de cores mais escuras, use o preto e branco, pois estes

Na opção Style determine Flashight . Na opção Light Type , escolha Omni . Esta opção não determina uma área com um foco de luz, por isso é possível dar iluminação com suavidade em toda a área, sendo que já não dá para obter esse mesmo efeito nas opções Spotlight e Directional .

Difference: - subtrai a cor de

10

são preservados na imagem, sendo útil para colorir imagens monocromáticas e tingir as coloridas. Luminosity: - cor resultante tem o matiz e a saturação da cor básica, com a luminosidade da cor de mesclagem. Maria Isabel Facin Ferreira Designer


11

Revista Comunicação Visual


webdesign

Criando

Botões

para web no

Photoshop Dispomos atualmente de muitos recursos para a construção de web sites. Há vários softwares no mercado que facilitam a vida de quem se propõe a realizar esse trabalho. Além disso, podemos contar com diversos bancos de imagens, sendo, por exemplo, alguns royalty free em que as imagens estão disponíveis em sites. Apesar dessa grande facilidade na confecção de um site, deparamos com detalhes que dependem do apuro pessoal, ou melhor, do gosto pessoal, bom senso e estética de quem desenvolve sites.

Revista Comunicação Visual

12


webdesign Esses detalhes estão relacionados à combinação de imagens, uso de fontes adequadas, disposição dos elementos na página e até mesmo o uso de botões que combinem com tudo isso. Fazer botões adequados para a web é tarefa, numa primeira análise, fácil, porém requer análise criteriosa de quem os constrói, pois precisam ser refinados artisticamente e práticos do ponto de vista operacional.

Muitos recursos do Photoshop como os filtros - não produzem bom resultado em baixa resolução, podendo haver mistura dos degrades. Em alta resolução o trabalho fica mais nítido e bonito, e ao ser convertido em baixa resolução, mantém as características dos recursos aplicados.

Funcionalidade

Botão simples de fácil construção e oferece um bom apelo visual.

A função desses botões é facilitar o acesso a links, passando corretamente as informações necessárias ao usuário, além de serem complementos estéticos do site. Veja a seguir alguns exemplos de como criar botões para sites de maneira rápida e fácil e com apelo visual. O software usado foi o Photoshop 6.0, porém as ferramentas usadas estão disponíveis nas versões 5.0 e 5.5.

Dica

Uma dica interessante a se ponderar é o fato de que os botões são, na maioria dos casos, imagens de baixa resolução. Porém, o ideal é trabalharmos com alta resolução (em média 10 vezes o número de pixels que ele realmente precisa). É sempre melhor trabalhar num arquivo de alta resolução e depois diminuí-lo.

Botão retangular com chanfrado

Filter (filtro), Noise (ruído) e Add Noise (adicionar ruído). Abrese uma janela em que aplicamos os seguintes parâmetros: Amount (intensidade): 75% , Distribution (distribuição): Uniform . Selecione o preview para que você tenha uma visão antes de aplicar o efeito. Altere se desejar. Não selecione monochromatic (monocromático) e clique em OK .

Primeiro passo Abra um arquivo no Photoshop pelo menu File / New . Nomeie de botão1 e use Width (largura), Height (altura) de 300 pixels, Resolution (resolução) de 150 pixels / inch , Mode (modo) RGB e Contents (conteúdo) White (branco).

Segundo passo Vamos aplicar um efeito de textura nesse botão. Preencha uma camada com a cor que desejar, no exemplo usamos a cor azul. Depois disso, entre em 13

Agora, aplique o filtro Motion Blur , selecione Filter (filtro), Blur (desfoque) e Motion Blur (desfoque de movimento). Use os parâmetros conforme a figura, ou seja: Angle (ângulo): - 45º e Distance (distância) - 40 pixels.

Revista Comunicação Visual


webdesign Altere os valores desses parâmetros até atingir um resultado de acordo com o desejado. Você pode aplicar novamente o filtro com o mesmo ângulo, mas mudando a distância duas ou três vezes. Assim você vai obter mais nitidez na textura. Clique em OK .

Terceiro passo Com a textura pronta, selecione a imagem toda, clicando Control+A . Clique em Select (selecionar), Modify (modificar) e Border (borda). Na janela marque 40 pixels. Isso expande a seleção em volta das arestas da imagem.

Quarto passo A seguir, selecione a paleta de canais Channels e clique no ícone de seleção de gravação, como mostra a figura, para converter a seleção numa máscara. Nomeie esse canal como Máscara , clicando duas vezes sobre ele na paleta de canais.

Quinto passo Agora você poderá ou não desfazer a seleção. Se preferir desfazer Control + D , o efeito final será de um botão com maior profundidade. Se optar por não desfazer a seleção, teremos um efeito de botão plano. Nossa opção foi por desfazer a seleção. Volte para a paleta Layers e selecione o botão ( layer 0 ). A imagem volta a mostrar o botão na sua textura e cor originais. Selecione Filter (filtro), Render (acabamento) e Lighting Effects (efeitos de iluminação). Na janela que se abre, coloque na opção Texture Channel (canal de textura) o canal salvo como máscara . Mude os valores dos parâmetros, inclua mais pontos de iluminação até chegar no ideal. Veja no quarto passo algumas opções.

Revista Comunicação Visual

14

Sexto passo Vamos um pouco mais além, colocando um texto nesse botão. Usamos um recurso simples, mas de bom efeito. Faça um texto qualquer em qualquer cor e deixe em um tamanho que ocupe todo o centro do botão. Para escrever o texto use Type Tool da barra vertical de ferramentas e para redimensionar o texto, use Control + T . Veja na figura, uma amostra.


webdesign Se estiver no Photoshop 6.0, selecione Layer , Layer Style (Estilo de camada), Bevel & Emboss (chanfro e entalhe). Configure os valores dos parâmetros, como segue:

Botão irregular tipo carimbo

Style: emboss (entalhe); Depth: 250% ; Direction: up; Size: 10 px; Soften: 0 px ; Angle: 130º. Não modifique os demais parâmetros. Veja a figura anterior, para melhor compreensão. Na parte superior da paleta Layers denominada Set the blending mode (marque o modo de mistura), mude para Overlay (sobrepor). Você terá um efeito de coloração mais azul que o fundo. Se usar a opção Color Dodge (subexposição de cor) ficará só o relevo. Tente outras opções e escolha a que melhor lhe parecer.

Esse é um outro tipo de botão, fácil de fazer, mas com bom resultado visual. Sua estrutura é irregular e por isso trará uma característica personalizada ao seu trabalho.

Primeiro passo Abra um arquivo no Photoshop pelo menu File / New . Nomeie de botão2 e use Width (largura), Height (altura) de 300 pixels, Resolution (resolução) de 150 pixels / inch, Mode (modo) RGB color e Contents (conteúdo) Transparent (transparente).

Segundo passo

Nesta opção desenhamos uma estrela irregular. Atenção: mantenha a cor do primeiro plano ( foreground color ) em preto, mesmo que você queira outra cor depois. Pinte a figura dessa cor. Desative a seleção da figura (Ctrl+D). Você pode fazer isso de dois modos: usando o balde ( paint bucket tool ) ou simplesmente pelo atalho Alt+Del . Para se fazer o furo central na estrela, use a ferramenta de seleção elíptica ( eliptical marquee tool ) e com a tecla Shift apertada, faça uma seleção circular no meio da figura. Clique em Delete e pronto. Veja como ficou na próxima figura.

Com Polygonal Lasso Tool (ferramenta laço poligonal) faça uma figura qualquer de seu gosto.

15

Revista Comunicação Visual


webdesign parâmetros a seu gosto ou utilize, conforme a figura abaixo.

Quarto passo

Terceiro passo Crie uma nova camada embaixo desta onde está a estrela vazada e pinte-a de branco usando aerógrafo ( airbrush tool ). Escolha um formato de pincel adequado. Nesta opção foi o hard round de 13 pixels. Faça um contorno irregular como na próxima figura ou algo que lhe agrade. É importante que você use a cor branca por enquanto. Se quiser pode mudar a cor posteriormente. Veja como a seguir.

Com as duas camadas ( layers ) visíveis, ou seja, com o olho ativado, selecione a camada de baixo (fundo branco) e com a tecla Alt apertada, selecione a seta superior direita da paleta de camadas e clique Merge Visible (mesclar camadas visíveis). Isso mesclará a estrela ao fundo e manterá intacta a estrela em outra camada. Nomeie a camada mesclada de botão2, conforme figura anterior. Mantenha selecionada essa camada.

Quinto passo

Selecione Filter (filtro), Blur (desfoque) e Gaussian blur (desfoque Gaussiano). Use Radius (raio) de 2 pixels. Veja como fica na segunda figura do terceiro passo.

Sexto passo Selecione Filter (filtro), Stylize (estilização), Emboss (entalhe). Na janela que se abre, defina um ângulo de 45º para dar efeito de luz vindo da direita. Defina os demais Revista Comunicação Visual

16

Sétimo passo Agora é só colorir. Se desejar colorir a estrela selecione a camada onde está a estrela ( layer 0 ), escolha uma cor de primeiro plano ( foreground color ), por exemplo, amarelo, e tecle Shift+Alt+Del . Diminua a opacidade para 52 % e selecione o blending mode (modo de mesclagem) para overlay (sobrepor).

Oitavo passo

Se quiser colorir também o fundo, selecione a camada botão2 e selecione no menu Image


webdesign (imagem), Adjust (ajustes), Hue/ Saturation (matiz e saturação). Clique em Colorize (colorir) e marque os valores sugeridos na próxima figura. Tente outras alternativas e deixe na que oferecer melhor equilíbrio no seu projeto.

Nono passo O trabalho final você visualiza a seguir. Tente outras variações e crie botões personalizados conforme as características do seu projeto.

Conclusão Apesar de ser uma tarefa simples criar botões, os mesmos têm uma grande importância na identidade visual de um projeto para web. Botões podem ter diferentes características para diferentes projetos, características infantis para projetos infantis, teens , adultos, pornográficos, ilustrados, animados e até mesmo com som. Use e abuse da sua criatividade.

José Roberto de Almeida Designer Gráfico jra123@uol.com.br

QUER GANHAR UMA ASSINATURA ANUAL ? 1ª opção Escreva uma matéria com conteúdo técnico e didádico sobre trabalhos de sinalização, design ou webdesign ou dicas sobre os softwares gráficos e envie pelo correio com imagens do processo passo-a-passo e um texto descritivo.

2ª opção Crie uma capa para a Revista, o tema é sinalização, design, webdesign, editoração, criação ou computação gráfica. Vale qualquer técnica. E mais Se você continuar a mandar matérias ou capas passa a ser um colaborador e ganhar outros brindes, como cds e tabelas de cor. 17

Envie apenas pelo correio:

(em caso de mídia zip ou cdrw será devolvido)

Rua Jesuino Antônio, 650 bloco A9 - Conj. 44 06045-080 - Osasco - SP (11) 3609-9094

Revista Comunicação Visual


sinalização

V i n i l

auto-adesivo para plotters

de recorte O mercado de sinalização a cada ano vem demonstrando um enorme crescimento e números surpreendentes de novos adeptos que migram de diversas áreas. Agora não são apenas sign makers ou letristas ou ainda produtores de sign, mas profissionais de diversas classes, tanto sociais como culturais.

Revista Comunicação Visual

18


sinalizaç ão Freqüentemente, deparamos com empresários que trabalhavam em áreas completamente distantes do meio da comunicação visual, mas que agora estão se aventurando neste mercado. Não é difícil entender este fenômeno, visto que a comunicação visual é um mercado que apresenta uma fascinação em um mundo repleto de cores e imagens.

O mercado

A problemática enfrentada tanto pelos fabricantes como pelos distribuidores é informar e treinar estes novos e até mesmo os mais experientes profissionais de comunicação visual a utilizar seus produtos de forma correta e no local certo. Nesta edição estaremos apresentando algumas opções de vinil para diversas aplicações, interna e externa, promocional ou para longa duração, estas informações irão auxiliar tanto o profissional quanto o fabricante.

Uso Interno Existem, mesmo para uso interno, diferenças significantes nos materiais que podem comprometer o orçamento final, por exemplo, um vinil utilizado em um estande que está participando de uma feira comercial com duração de oito dias não necessita da mesma durabilidade de um vinil que será aplicado em uma sinalização interna de uma empresa ou um vinil

aplicado no piso de um ambiente externo. Na hora de selecionar o vinil, outros cuidados deverão ser tomados, são eles: a quantidade de detalhes que o trabalho apresenta, se o mesmo terá contato com a água por um longo período de tempo, ou não, etc. Sign makers mais experientes já conhecem o produto, mas tiveram muitas experiências desagradáveis antes de adquirir know how , uma orientação importante, inclusive de um dos fabricantes mais importantes do país, é a de testar vários tipos de material em diversas superfícies antes da aplicação final.

Uso externo Back ligths, veículos, fachadas, vitrines, luminosos, toldos, calçadas, aviões, barcos e até mesmo foguetes. Atualmente é possível aplicar vinil em lugares inacreditáveis, desde que se utilize o vinil correto. Em um passado não muito distante, a única opção oferecida pelos sign makers era a pintura especial ou uma aplicação de aerógrafo, que exigia muito mais talento do que conhecimento. Atualmente você encontra vinil translúcido para vidros, microperfurado para aviões, antiderrapante para pisos entre outros. O mais importante é o sign maker ter em mãos um número de elementos suficiente para solucionar qualquer colocação podendo oferecer ao cliente, a melhor opção 19

com a qualidade que o mercado oferece.

O Vinil A partir de agora vamos apresentar uma lista de fabricantes e as opções oferecidas pelos mesmos. É importante lembrar que as informações colocadas aqui são de inteira responsabilidade dos fabricantes ou distribuidores, cabe ao usuário realizar seus próprios testes. APLIKE; Empresa conceituada no mercado de sinalização, fabricante de vinil tanto para sinalização qunto para serigrafia.

Vinil auto-adesivo Monomérico

Filme de PVC monomérico com espessura de 0,08 mm,

continua na página 22

Revista Comunicação Visual


Revista Comunicação Visual

20


21

Revista Comunicação Visual


sinalização Fornecido em bobinas de: 1000 mm x 50 m de comprimento. 1220 mm x 50 m de comprimento. 44 cores (inclusive transparente e jateado). Durabilidade Para aplicação interna em condições de ambiente fechado até 2 anos. Para aplicação externa, no máximo 6 meses. Utilização Emblemas, decoração e sinalizações minuciosas de longa duração.

Vinil auto-adesivo Monomérico high gloss Filme de PVC monomérico com espessura de 0,08 mm brilhante. Fornecido em bobinas de: 1000 mm x 50 m de comprimento. 11 cores

Vinil auto-adesivo Monomérico ch Filme de PVC monomérico com espessura de 0,08 mm. Fornecido em bobinas de: 1000 mm x 50 m de comprimento. 14 cores Durabilidade Para aplicação interna, 2 anos. Para aplicação externa, 6 meses. Utilização Emblemas, decoração e sinalizações minuciosas de longa duração. Observações Preço competitivo equivalente às linhas promocionais.

Vinil auto-adesivo Translúcido Interline

Durabilidade Para aplicação interna, 2 anos. Para aplicação externa, 1 ano. Utilização Principalmente para a produção de backlight, banners, emblemas de propaganda, decoração e sinalização de longa duração onde são exigidas especificações técnicas minuciosas. Observações O adesivo acrílico aplicado foi desenvolvido para se obter um período prolongado de colagem; toque macio no corte e não apresenta mancha, permitindo melhor qualidade nos trabalhos onde se utiliza a retroiluminação.

Vinil auto-adesivo Polimérico Interline Filme de PVC polimérico com espessura de 0,08 mm.

Durabilidade Para aplicação interna, 2 anos. Para aplicação externa, 1 ano. Utilização Emblemas, decoração e sinalizações minuciosas de muita duração. Observações: Quase isento de manchas quando retroiluminado, com preço competitivo em relação às linhas promocionais, mas com qualidade superior.

Revista Comunicação Visual

Filme de PVC translúcido polimérico, com espessura de 0,08 mm, Fornecido em bobinas de: 610 mm x 50 m de comprimento. 1220 mm x 50 m de comprimento. 17 cores 22

Fornecido em bobinas de: 610 mm x 50 m de comprimento. 1220 mm x 50 m de comprimento. 19 cores. Durabilidade Para aplicação externa, 2 a 3 anos.


sinalizaç ão Utilização Principalmente para a produção de back light, banners, emblemas de propaganda, decoração e sinalização de longa duração onde são exigidas especificações técnicas minuciosas.

A Aplike também fabrica cores especiais dentro da escala Pantone, dependendo da quantidade solicitada.

Observações Estabilidade dimensional superior. O adesivo acrílico aplicado foi desenvolvido para se obter um período prolongado de colagem; toque macio no corte e quase isento de manchas, permitindo melhor qualidade nos trabalhos onde se utiliza a retroiluminação.

Oracal; vinil importado distribuído pela Sign Supply.

Vinil auto-adesivo Série 651 Filme de PVC calandrado Fornecido em bobinas: 54 cores. Durabilidade Para aplicação externa, 4 anos.

Vinil auto-adesivo Série 100 Filme de PVC; cores brilhantes e homogêneas, qualidade alemã compatível com preço do vinil nacional.

No verso do papel siliconado está impressa uma régua métrica que auxilia na visualização do corte em escala de 0 a 50 cm.

Fornecido em bobinas: 21 cores.

23

Revista Comunicação Visual


sinalização

Vinil auto-adesivo Série 8500 Filme de PVC translúcido

Fornecido em bobinas: 610 mm x 25 m. 1220 mm x 25 m. 33 cores.

Fornecido em bobinas: 40 cores.

Durabilidade Para aplicação externa, 3 anos.

Durabilidade Para aplicação externa, 7 anos.

Aplicações Banners, placas, veículos e sinalização de um modo geral.

Vinil auto-adesivo Série 751 Filme de alta performance Fornecido em bobinas: 66 cores.

A Palopoli do Brasil é uma empresa importadora que comercializa entre seus produtos o vinil que vamos descrever a seguir:

Vinil auto-adesivo LC -2000

Durabilidade Para aplicação externa, 5 anos.

Calandrado opaco econômico fosco

Tec Tape; Vinil adesivo de origem italiana distribuída pela Day Brasil, constituído de PVC de 80 microns, calandrado, possuí adesivo acrílico high tack e superfície brilhante.

Revista Comunicação Visual

Calandrado opaco econômico fluorescente Fornecido em bobinas: 610 mm x 25 m ou 50 m. 1220 mm x 25 m ou 50 m. Durabilidade

Calandrado opaco brilhante

Vinil refletivo muito utilizado para sinalização de segurança noturna

Durabilidade Para aplicação externa, 6 meses.

Vinil auto-adesivo LC-2900G

Vinil auto-adesivo LC-3000

Vinil auto-adesivo Série 5000

Vinil fluorescente

Durabilidade Para aplicação externa, 3 anos.

Para aplicação externa, 1 ano.

Durabilidade Para aplicação externa, 7 anos.

Vinil auto-adesivo Série 6510

1220 mm x 25 m. ou 50 m.

Fornecido em bobinas: 610 mm x 25 m ou 50 m. 1220 mm x 25 m ou 50 m. Durabilidade Para aplicação externa, 3 anos.

Vinil auto-adesivo LK-2000G

Fornecido em bobinas: 610 mm x 25 m ou 50 m. 1220 mm x 25 m ou 50 m. Durabilidade Para aplicação externa, 5 anos.

Vinil auto-adesivo LT-4000G Calandrado translúcido, para projetos retroiluminado. Fornecido em bobinas: 610 mm x 25 m ou 50 m.

Calandrado opaco econômico brilhante

1220 mm x 25 m ou 50 m.

Fornecido em bobinas:

Para aplicação externa, 5 anos.

610 mm x 25 m ou 50 m. 24

Durabilidade


sinalização

Vinil auto-adesivo LA-8000 Fornecido em bobinas:

Fornecido em bobinas: 310 mm x 25 m ou 50 m. 610 mm x 25 m ou 50 m. 1020 mm x 25 m ou 50 m. 1220 mm x 25 m ou 50 m.

610 mm x 25 m ou 50 m.

Durabilidade

1220 mm x 25 m. ou 50 m.

Para aplicação externa, 7 anos.

Alta performance, opaco brilhante.

Durabilidade Para aplicação externa, 7 anos.

Vinil auto-adesivo LA-9000 Alta performance, translúcido brilhante. Fornecido em bobinas: 610 mm x 25 m ou 50 m. 1220 mm x 25 m ou 50 m.

Vinil auto-adesivo LL-8000 Alta intensidade, garantia máxima para qualquer projeto. Fornecido em bobinas: 610 mm x 25 m ou 50 m. 1220 mm x 25 m ou 50 m. Durabilidade Para aplicação externa, 10 anos.

Durabilidade Para aplicação externa, 7 anos.

Vinil auto-adesivo LL-7000 Refletivo, grau técnico.

ângulo de incidência

angulo de observação

Outros fabricantes Foram solicitadas informações para outros fabricantes e distribuidores de vinil importado, até a data da publicação não havíamos recebido nenhum material para publicação. Caso você tenha outras informações entre em contato conosco.

Conclusão Nesta edição fizemos um apanhado geral de alguns fabricantes, vale lembrar que não existe vinil com garantia permanente, sempre será necessária uma manutenção, principalmente para aplicações externa. 25

Outro fator que determina a durabilidade do produto é a aplicação e o manuseio depois da aplicação, vitrines devem ser limpas com produtos de baixo valor corrosivo, na edição de número 25 publicamos uma matéria sobre técnicas de aplicação de vinil autoadesivo, e informações que poderão auxiliá-lo na execução dos seus projetos. Você também pode acessar nosso site www.signdesign.com.br, lá você encontrará algumas dicas sobre sinalização e aplicação de vinil; ou ainda no cd-rom Melhores Matérias , onde foi lançado um Manual de aplicação de vinil autoadesivo , informe-se. Para esclarecer qualquer dúvida entre em contato com o fabricante ou distribuidor. Aplike www.aplike.com.br 0800-194666 0800-7040400 Palopoli www.palopoli.com.br (11) 4076-1048 (11) 4076-3210 Day Brasil www.daybrasil.com.br (11) 3613-7530 Sign Supply www.signsupply.com.br (11) 3871-1133 Casa Oller www.casaoller.com.br (11) 6781-4301 Triângulo Screen www.trianguloscreen.com.br (11) 5539-3177

Revista Comunicação Visual


editoração

Dicas para

melhorar a

diagramação de impressos Recebemos diariamente, impressos em diferentes formatos, tipos de papeis e com técnicas e estilos bem distintos. Porém muitos desses trabalhos agridem visualmente com erros básicos de diagramação. Veja a seguir como pode ser simples a tarefa de evitar ou corrigir tais erros.

Revista Comunicação Visual

26


editoração

Espaços

Linhas e Tipos Evite linhas longas com tipos pequenos ou linhas curtas com tipos grandes. Evite linhas longas com tipos pequenos ou linhas curtas com tipos grandes. Evite linhas longas com tipos pequenos ou linhas curtas com tipos grandes. Evite linhas longas com tipos pequenos ou linhas curtas com tipos grandes.

linhas longas com tipos pequenos

Evite linhas longas com tipos pequenos ou linhas curtas com tipos grandes. Evite linhas longas com tipos pequenos ou linhas curtas com tipos grandes. Linhas longas com tipos pequenos criam textos de difícil leitura, da mesma forma, linhas longas com tipos pequenos podem gerar uma hifenização excessiva. Não existem regras, o bom senso determina o número de caracteres que cada linha deve receber, mas como regra geral, evite um número maior do que dez palavras por linha ou mais de 50 caracteres. Os títulos raramente devem ser hifenizados e podem receber menos caracteres.

Colunas Documentos criados com bases sólidas de colunas em todas as páginas tem menos possibilidades de erros. A utilização de duas formas de coluna como, por

linhas curtas com tipos grandes

exemplo, duas e três colunas em um mesmo documento ou até mesmo em uma mesma página é, além de perigoso, difícil de proporcionar boa legibilidade. Alguns designers arriscam neste estilo, porém, muitas vezes, o resultado obtido é uma leitura truncada onde o ritmo da leitura é interrompido freqüentemente. 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567

12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567 12345678901234567

27

Algumas vezes nos deparamos com diagramações onde o profissional utilizou o alinhamento justificado em uma coluna estreita, gerando verdadeiros buracos que, por sua vez, transformam-se em rios no meio da coluna. Em colunas muito estreitas, evite justificar o texto, use preferencialmente o alinhamento à esquerda, é mais seguro. Algumas vezes nos deparamos com diagramações onde o profissional utilizou o alinhamento justificado em uma coluna estreita, gerando verdadeiros buracos que, por sua vez, transformam-se em rios no meio da coluna. Em colunas muito estreitas, evite justificar o texto, use preferencialmente o alinhamento à esquerda, é mais seguro. Em outros casos, encontramos dois espaços após o ponto (.), o mesmo rio aparece no meio dos parágrafos. Sempre após o ponto utilize apenas um espaço.

Capitulares

P

ara que uma capitular ofereça um bom resultado, à mesma deve ser bem maior...

Revista Comunicação Visual


editoração Para que uma capitular ofereça um bom resultado, à mesma deve ser bem maior do que o texto que se segue, de outra forma a capitular simplesmente parece um erro, ou que está ali por acaso. Uma das maneiras de se obter um bom resultado é manter a linha de base da capitular alinhada a uma das bases de uma linha do mesmo parágrafo. E que a capitular esteja envolvida pelo parágrafo de forma que a mesma faça parte do contexto.

Gráficos

123456789012345678901 123456789012345678901 123456789012345678901 123456789012345678901

utilizando um número excessivo de imagens, fundos, linhas, janelas, ícones, botões, blocos, fotos, logotipos, degrades e etc. O uso ilimitado destes recursos geralmente cria uma grande confusão visual, agredindo a visão do leitor que, muitas vezes, desiste da leitura devido à saturação visual oferecida em uma única publicação.

do contrário o efeito de caixa alta em parágrafos e principalmente em títulos é desastroso. Perde-se a comunicação do narrador com o leitor e cria uma pausa desagradável na leitura.

Conclusão Todas as edições a Revista Comunicação Visual publica uma

Caixa Alta 12345678901234567890 12345678901234567890 12345678901234567890 12345678901234567890 12345678901234567890 12345678901234567890

TÍTULOS

sessão com dicas práticas que, dificilmente são encontradas em livros e que, raramente será ofertada por um concorrente. Nesta sessão procuramos informar conceitos que irão ajuda-lo a

Títulos

desenvolver e enriquecer seus trabalhos e sua criação. Muitos de vocês devem estar se perguntando Ah, mais isso eu já domino, pois eu

Evite o excesso de elementos gráficos em uma mesma página, com a vasta gama de opções de efeitos disponíveis atualmente nos softwares gráficos, os profissionais de editoração eletrônica acabam Revista Comunicação Visual

Outro cuidado a ser considerado na diagramação é a utilização dos tipos em caixa alta, este recurso só deve ser utilizado quando a palavra for uma logomarca ou iniciais de uma empresa ou outro caso similar; 28

sou designer há muito tempo . Obviamente não estamos tentando impor idéias, apenas oferecer uma bagagem de melhor qualidade ao conhecimento que você já possui.


Próxima Edição, matéria sobre Mídias para grandes formatos.

Principais fabricantes, distribuidores, tipos, aplicações e muito mais.

Reserve já o seu espaço

(11) 3609-9094 29

Revista Comunicação Visual


d e s i g n

Inovação no design

das peças do cotidiano Acompanhe a seguir o desenvolvimento do design das embalagens Guarani e Parmalat. Além das novas escovas e vassouras Condor.

Revista Comunicação Visual

30


d e s i g n O novo produto, que já está disponível em supermercados e lojas especializadas, oferece de maneira prática e higiênica a dose individual exata, como nos restaurantes e cafeterias. Os saches individuais de açúcar Guarani vêm em embalagem com 100 unidades e obedecem padrão internacional de qualidade quanto ao grau de pureza, seleção e processo tecnológico.

Design moderno e arrojado em vassouras

Todos os modelos da linha Condor Clean também podem ser encontrados nas cores azul, verde e vermelho.

As tendências de cor e design saíram das áreas nobres da casa e ganharam o espaço da área de serviço. A última novidade é a linha de vassouras da Condor Clean, desenvolvida pela Condor.

Criatividade em forma de saches

Com quatro tipos de vassouras, indicadas para pisos diferentes, o carro-chefe é a vassoura na cor prata, tonalidade que se transformou em verdadeira coqueluche nos eletrodomésticos, geladeiras, fogões e deu à cozinha ares de modernidade. Dois dos modelos da Linha Condor Clean, a Quality e a Ultra, são compostos por 50% de pêlos sintéticos e 50% de pêlos naturais. Essa mistura propicia resultados mais eficazes na limpeza de áreas internas.

Para a campanha de lançamento a Müller Associados criou o slogan a dose certa para quem gosta de açúcar . A equipe da agência também trabalhou no conceito do produto e criação da embalagem, que conquistou o Prêmio Brasileiro de Embalagem, na categoria Case de Marketing . Os resultados podem ser vistos em campanhas veiculadas nos principais veículos de comunicação de circulação nacional.

Müller Associados desenvolve novo conceito de consumo doméstico de açúcar Visando o público que utiliza açúcar para adoçar bebidas que pedem doses únicas do grão, a agência de comunicação, criou e desenvolveu para o Açúcar Guarani saches individuais de açúcar. O projeto foi desenvolvido depois que a Guarani detectou -através de pesquisas - que é cada vez maior o número de consumidores interessados na embalagem individual, para adoçar café, chás, sucos e drinks. 31

Revista Comunicação Visual


d e s i g n

vida e de respeito ao meio ambiente. Mais ecológica, impossível. O bambu, reconhecido pela rapidez de crescimento e resistência, é de reflorestamento. Para os cabelos, as vantagens são várias: as fibras naturais do bambu utilizadas nos pinos da escova inibem a eletricidade estática dos cabelos, evitando os tão indesejáveis fios eriçados. Além do material, a preocupação da Condor também se estende ao design, de linhas modernas e atraentes. O cabo é leve, ergonômico e resistente, permitindo uma escovação suave e eficiente, mas sem cansar as mãos.

Escova de bambu, mais uma inovação A Condor Hair, divisão de beleza da Condor, amplia sua já extensa linha de escovas de cabelo lançando, oficialmente, na APAS

Novas embalagens mudam a identidade visual da marca e trazem novos produtos ao mercado de biscoitos.

deste ano, a primeira escova do

A a10 Design, empresa

mercado brasileiro com cabo e

contratada para o projeto,

pinos de bambu. A linha Bamboo,

remodelou 45 produtos, sendo que

disponível em três tamanhos, é feita

15 deles estão sendo lançados

sob medida paras as mulheres que

agora no mercado.

buscam nos produtos naturais uma referência de qualidade, de estilo de Revista Comunicação Visual

Reformulação das embalagens da linha Parmalat

32

Alguns biscoitos tiveram até o seu formato modificado, como é o


d e s i g n caso do Maria , que agora tem a

encontrados no mercado de

também foram reorganizadas, e

face de cada biscoito decorado com

biscoitos, as novas, vem trazendo,

agora a disposição das imagens

carinhas de mulheres, simbolizando

não só um novo design, mas um

passa a acontecer da seguinte

as várias Marias; e o Maizena que

conceito estratégico da valorização

forma: marca Parmalat, facilmente

ganhou novo formato. Outro caso

da marca . Mais do que design de

vista na parte superior do pacote;

interessante é o da linha de

embalagem, este projeto propõe

abaixo a foto do produto, seguido

amanteigados - produtos em

uma nova estratégia de imagem

por sua designação e ingredientes.

lançamento - que também traz

para a marca. O projeto de design

novo formato com furo no meio e

teve como objetivo aumentar o

uma decoração diferente para cada

apetit appeal e atestar a qualidade

um dos cinco sabores.

do produto.

O projeto Bakery Parmalat, de

Outra novidade, trazida pela Parmalat e desenvolvida pela a10, foi a verticalização de grande parte das embalagens, uma alternativa

A cor vermelho unificou toda a

inovadora, pois é a primeira vez

nova identidade visual, envolveu

linha, remetendo à idéia de

que praticamente toda uma linha de

dois aspectos distintos, um deles

fresquinho, saído do forno além

biscoitos será encontrada em pé,

consistiu na reformulação da

de propiciar um design refinado e

nas gôndolas.

logomarca, que resultou na fusão

moderno. Através de recursos

do nome com marca gerando

gráficos a a10 elaborou a

maior impacto - nas embalagens

divinização do produto e de seus

antigas, o nome Parmalat

ingredientes, onde, nos fundos

apresentava-se abaixo da Rosácea. A

texturizados uma luz branca, que é

segunda ação do projeto deteve-se

aplicada atrás do produto e seus

à reformulação das embalagens:

ingredientes, provoca destaque e

enquanto as embalagens antigas

evidencia-os, dando a sensação de

seguiam o padrão de tons pastéis,

estarem flutuando. As embalagens

Além disso, a a10, também teve o desafio de dar vida para novas duas submarcas, a Kidlat biscoitos e bolinhos infantis -, e a Specialat, que reúne produtos feito à base de ingredientes finos.

Müller Associados Condor a10 Design

33

Revista Comunicação Visual


Revista Comunicação Visual

34


dicas e toques

Agfa-Gevaert do Brasil e Heidelberg firmam parceria para novos negócios A Heidelberg, a partir de um acordo assinado, será a nova distribuidora dos produtos consumíveis que incluem chapas, filmes e químicos Agfa. O acordo visa complementar as soluções das duas empresas multinacionais, associando a préimpressão com a impressão. Entre os requisitos necessários para tal aliança se destacaram a qualidade dos produtos Agfa, a estrutura da companhia (que possui sua fábrica em Suzano e um escritório central em São Paulo, somando 300 funcionários) e a origem européia de ambas as empresas, fato que facilita as futuras negociações.

Intergráfica na Fiepag A Intergráfica oferece soluções completas em pré-impressão, impressão e acabamento. Os visitantes contaram com dois tipos de exibição: um foi o show room de equipamentos de préimpressão, impressão e acabamento. O outro, foi a mostra em telão, dos sistemas de préimpressão da Purup-Eskofot e impressão da Man Roland, uma apresentação didática, intercalando

detalhes técnicos das máquinas com a ação dos operadores ao vivo, e narradas em tempo real.

Tecnologia de ponta A Intergráfica apresentou soluções como o sistema Pecom da Man Roland (integrador de diferentes setores da empresa), que estabelece um intercâmbio de dados atuando em três níveis. São eles: 1) PEC Process Electronic Control: abrange a unidade de produção, a impressora com suas funções de controle e ajustes; 2) PEO Process Electronic Organization: responsável pela preparação centralizada de todos os trabalhos de impressão, via Server Net/PC, que pode atender simultaneamente várias máquinas; 3) PEM Process Electronic Management: realiza a interface até os níveis administrativos, permitindo o gerenciamento sistêmico da gráfica. Dos produtos exibidos no show room, destacamos a impressora da Man Roland, modelos 204 (formato 52 x 74 cm). Na seção de impressoras digitais, o visitante teve contato com a impressora rotativa Dicopress 500, e a plana Dicopage. Para impressão de adesivos e etiquetas, foi apresentada a impressora flexográfica Nilpeter, de seis cores e hot stamping. Em parceria com a Adoprint, a Intergráfica oferece soluções para impressão de formatos abaixo de ½ folha, como por exemplo o sistema 35

APP - Advanced Polyester Print, que é composto de uma estação de trabalho PC ou Mac juntamente com o DPX Polyester System ou Dotmate / Polyester (Platesetter Purup-Eskofot) e a impressora offset Ryobi. Aliás, os processos de préimpressão da representada PurupEskofot impressionaram com os CtPs (Computer to Plate), próprios para chapas metálicas e/ou Poliéster. Para acabamento, foram apresentadas as guilhotinas (Wohlenberg), alceadeiras (Hohner e Theisen & Bonitz), soluções para encadernação de brochuras e capa dura da Wohlenberg e Kolbus; dobradeiras MBO e Herzog & Heymann, além do balancim automático para corte de etiquetas irregulares (por troquelamento), da marca Blumer. Mais informações: intergrafica@sti.com.br www.signdesign.com.br

Impressão colorida sob demanda de catálogos A AKAD em parceria com a EPSON do Brasil está lançando as impressoras EPSON AcuLaser C2000 e C8500, equipamentos de alta tecnologia a laser que irão revolucionar o segmento de impressão colorida sob demanda, voltado para prestadores de serviços, grandes empresas, copiadoras e gráficas rápidas.

Revista Comunicação Visual


dicas e toques São indicadas para a impressão final de folhetos promocionais, provas digitais, catálogos de produtos, materiais promocionais, relatórios, convites em geral, listas de preços, manuais, envelopes, malas diretas entre outros. Imprimi diretamente em vários tipos de papéis com qualidade foto realística. A qualidade de impressão é um dos diferenciais destes equipamentos. Imprimem com 600 x 600 dpi. O modelo C2000 imprime em formato A4 e chega a uma velocidade de 20 ppm (páginas por minuto) sendo uma face impressa e 13ppm imprimindo frente e verso, considerando uma impressão monocromática. Para impressões coloridas a C2000 chega a imprimir 5ppm tanto para uma face quanto para frente e verso do papel. O modelo C8500 imprime até formatos A3 com velocidade de 26ppm (uma face monocromática) e 13ppm (frente e verso monocromático). Para impressões coloridas sua velocidade é de 6ppm (uma face) e 3 ppm (frente e verso). O volume médio de produção da linha AcuLaser pode chegar a 40.000 cópias por mês, proporcionando assim ao usuário alta produtividade com qualidade superior. A Linha AcuLaser trabalha com o software para provas digitais BEST Color Laser (opcional), de fácil uso voltado para o mercado de Revista Comunicação Visual

impressão laser que trabalha sobre plataformas de 32 Bits (Windows 95/98/NT4.0/2000). O Best trabalha com os formatos mais populares do mercado (TIFF, EPS, EDF etc), possui preview funcional que permite a visualização da impressão na tela, ripa, imprime e possui também ferramentas para calibração de cores. Mais informações: www.akad.com.br www.signdesign.com.br

Novo Distribuidor Encad A Helmatec Computação Gráfica, atuando a mais de oito anos no mercado, adquiriu recentemente a representação das impressoras de grandes formatos Encad, além de distribuir os insumos. www.helmatec.com.br 0800 70315526

O magneto do novo milênio O Rubber Raizler fixa em qualquer superfície e é ideal para fixar mensagens, lembretes, listas de compras etc. Com total aderência possui uma fixação precisa e duradoura, nas mais diferentes superfícies sem perder suas características iniciais; podendo ser lavado e reutilizado. Uma ótima opção para seus projetos. Mais informações: rubber@raizler.com.br 36

Vinil Oracal Série 100 Os vinis da empresa alemã Orafol distribuidos no Brasil exclusivamente pela Sign Supply são produtos muito conhecidos na Europa e já conquistaram grande fatia do mercado norteamericano e brasileiro. A excelência de seus produtos devese ao seu processo de fabricação computadorizado e a um rigoroso sistema de controle de qualidade. Com todo esse know how estamos lançando o vinil Oracal série 100 . O Vinil Oracal Série 100 é um vinil calandrado especial com 2 anos de garantia na aplicação externa, fácil corte, macio e maleável permitindo que você abuse de sua imaginação na criatividade de seus trabalhos! Seu lançamento com vinte e uma cores e alto brilho, será a solução para o sign maker que poderá adquirir um vinil importado com o preço próximo de um vinil nacional. Você que já está acostumado com a qualidade do vinil Oracal, poderá contar com esse novo aliado na produção de trabalhos rápidos que exigem baixo custo, inclusive na confecção de trabalhos em Silk Screen. Mais informações www.signsupply.com.br (11) 3871-1133


Market Place 37

Revista Comunicação Visual


Revista Comunicação Visual

38


39

Revista Comunicação Visual


Revista Comunicação Visual

40


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.