Nacionalidade Naturalidade

Page 1

A Nossa Nacionalidade e Naturalidade


Como está organizado o nosso país? Portugal é o país onde vivemos. É um país formado por Portugal Continental, pelos arquipélagos da Madeira e dos Açores e tem como capital a cidade de Lisboa. Para melhor e mais facilmente ser governado, Portugal está dividido em 18 distritos.


Como está organizado o nosso país? • Nós vivemos no distrito do Porto. • Os distritos estão divididos em concelhos. • O distrito do Porto é formado por 18 concelhos sendo um deles o concelho de Penafiel onde se localiza Rio Mau.


Como está organizado o nosso país? • Os concelhos dividem-se em freguesias sendo que cada concelho tem a sua sede na Câmara Municipal e cada freguesia tem a sua sede na Junta de Freguesia. • Dentro de Portugal, Rio Mau fica no distrito do Porto, no concelho de Penafiel. Situado na parte sul do concelho, Rio Mau faz fronteira com as freguesias de Capela, Canelas e Sebolido.


Freguesia de Rio Mau


História Rio Mau tem raízes muito antigas havendo notícias de doações de terras entre cavaleiros datadas de 1235, onde é referido o nome de “Rivulo Malo”. Nestes tempos, Rio Mau pertencia à paróquia de Santa Eulália de Pedorido que fica na outra margem do rio Douro. Posteriormente, já no séc. XIX, foi feito um pedido ao Rei para serem integrados na freguesia de Sebolido, situação que durou muitos anos. Rio Mau é a mais nova freguesia do concelho de Penafiel já que apenas adquiriu autonomia em 1 de janeiro de 1985 e caraterizando-se pelo seu bairrismo, dedicação à cultura e ao desporto.


Brasão ∗ Um brasão é um símbolo que servia para identificar pessoas, famílias, cidades, regiões e nações.

Brasão da freguesia de Rio Mau

∗ O distrito do Porto tem o seu brasão, o concelho de Penafiel também tem, e Rio Mau, freguesia de Penafiel, também tem um brasão que a identifica.

Tem um escudo de prata, com uma faixa ondada de azul e prata de três tiras; duas abelhas de negro, realçadas de ouro e um fretado de negro com peixe verde. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com uma legenda a negro: “Rio Mau – Penafiel”.


Atividades Económicas O Rio Douro sempre foi a principal base de sustento desta região sobretudo até à construção da barragem de Crestuma/Lever em 1985. As gentes da região dedicavam-se à pesca sobretudo à pesca da lampreia e do sável.


Atividades Económicas Outra atividade à qual as pessoas se dedicavam era a apicultura. Rio Mau foi considerada como a capital do mel, vendendo para todo o país e mesmo para o estrangeiro.


Serviços/Associações/ Coletividades Rio Mau é uma freguesia rica em serviços associações e coletividades. Entre as mais importantes estão:

•Centro Escolar do Douro •Centro de Saúde •Associação Cultural Banda Musical de Rio Mau •Rio Mau Futebol Clube •União Desportiva Santa Isabel •Centro de Recreio Popular de Rio Mau

O Centro de Recreio Popular de Rio Mau criado em 1955, permitiu o desenvolvimento cultural e social da freguesia.


Patrim贸nio

A freguesia de Rio Mau est谩 situada entre o Rio Douro e a Serra da Boneca o que torna a freguesia muito rica em termos de patrim贸nio natural. Costumam organizar-se caminhadas na Serra da Boneca bem como provas de BTT e de enduro.


Património Os rios Mau e Douro também proporcionam lindas paisagens e permitem fazer desportos. No Rio Mau as pessoas gostam de subir o rio quer pelas escarpas quer pelos caminhos que existem. Existe também o Poço Negro, que costuma atrair as pessoas quer para tomar banho quer pela sua beleza. No Rio Douro as pessoas gostam de fazer canoagem e jet-ski.


Patrim贸nio


Festas e Romarias Os habitantes de Rio Mau celebram 2 grandes festas. A primeira a ser celebrada é a de S. João, no fim de semana próximo do dia 23 de junho. A Banda Musical de Rio Mau anima a festa e ao final da noite é lançado um grande fogo de artifício para satisfação das suas gentes. A segunda festa ocorre no 1º ou 2º domingo de outubro e é em honra de Nossa Senhora de Fátima.


Gastronomia No que respeita à gastronomia da freguesia de Rio Mau, os pratos mais procurados têm a ver com aquilo que se pescava antigamente no rio, isto é, os pratos de lampreia e de sável. A lampreia pode ser cozinhada de várias formas, sendo uma dessas formas a lampreia à bordalesa. O sável, também muito apreciado é sobretudo comido frito em cebolada.


FIM


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.