ESTUDO: TENDÊNCIAS E TECNOLOGIAS PARA 2011

Page 1

Estudo

TENDÊNCIAS E TECNOLOGIAS PARA 2011


Índice

Introdução.......................................................................03 E o brasileiro?.................................................................04 Aplicabilidade do Estudo.................................................12 Plataformas utilizadas.....................................................12 Ficha Técnica do Estudo.................................................13

2


TENDÊNCIAS E TECNOLOGIAS PARA 2011

Brasil - um país conectado O ano de 2010 foi marcado por diversos lançamentos na área de tecnologia. Tablets, TV's 3D, smartphones e games foram os principais movimentadores do setor em todo o mundo. O responsável por grande parte dessa movimentação foi sem dúvida a novidade apresentada por Steve Jobs no começo do ano. Nas redes sociais o novo tablet da Apple ficou no ranking dos assuntos mais comentados do ano. Segundo a lista do twitter, iPad foi a 6ª palavra mais tuitada em 2010, ficando na frente do sistema Android, do Google. Já no Facebook, o tablet da Apple foi melhor colocado, aparecendo em quarto lugar, junto com iPhone 4. Com pouco menos de um ano de vida, o gadget deve alcançar a marca de 12 milhões de exemplares vendidos até o final do ano em todo o mundo. Só no mercado brasileiro já são mais de 30 mil unidades, com expectativa de fechar o ano com cerca de 50 mil exemplares em circulação no país. Números ainda tímidos se comparados ao mercado dos EUA; eles refletem, na verdade, um grande potencial de comercialização, já que 90% dos aparelhos foram comprados antes mesmo da chegada oficial ao Brasil. A previsão é que em 2011 esses números cheguem perto de 30 milhões comercializados em todo o mundo. Os produtos com tecnologia 3D também estão na lista dos que prometem continuar gerando buzz. A LG apresentou recentemente um novo protótipo de TV 3D de LED com 72 polegadas. Por enquanto no Brasil, a maior TV que permite a visualização da terceira dimensão é a Samsung PL-63C7000 com 63”. Esse novo produto da LG, com capacidade para acessar conteúdos via web, deve estar disponível apenas a partir do final de 2011. Aproveitando a onda das TV's, a Nintendo pretende lançar um novo console que permite a sensação 3D sem o auxílio de óculos. O lançamento do Nintendo 3DS promete popularizar a tecnologia da mesma maneira que o Playstation fez com o Blu-ray. No mercado de games, o Kinect, periférico para Xbox 360, com lançamento conturbado no Brasil, deve manter a atenção dos gamers e junto com ele, o Playstation Move, lançado na Europa em setembro, deve movimentar o setor em solos brasileiros. Na linha de smartphones, a Apple deve seguir a tradição e lançar o novo iPhone 5, previsto para o segundo semestre. O Windows Phone 7, lançado em outubro deste ano, vai continuar competindo com os aparelhos da Apple e com o sistema Android. A estratégia da Microsoft é atrair desenvolvedores para competir com o volume de aplicativos disponíveis nos concorrentes. O iPhone tem hoje mais de 300 mil programas e o Android dispõe de 100 mil.

3


E o brasileiro? Para verificar qual o comportamento do consumidor brasileiro quando se relaciona com esses novos lançamentos, a MITI cruzou dados coletados das redes sociais e veículos online e conseguiu traçar as possíveis tendências com relação ao consumo dessas tecnologias. Cruzando informações das palavras-chave dos produtos que devem ser tendência em 2011 a partir do gráfico abaixo é possível perceber como a imprensa nacional aborda o tema. Notícias por palavras-chave - plataforma Clipping Express

Android

Galaxy Tab

Kinect

Playtation Move

Rock Band 3

TV 3D

Windows Phone 7

Ipad 2

Iphone 5

62,85%

17,93% 5,36%

1,85%

3,70%

1,85%

3,33%

2,77%

0,37%

A maioria das notícias publicadas nos últimos dias na imprensa online foi sobre o sistema operacional Android do Google. Como o lançamento do iPad 2 ainda deve demorar mais alguns meses no Brasil, a palavra-chave Android conseguiu uma representatividade maior em vista do produto que promete ser o grande propulsor do consumo de tecnologias em 2011.

Segundo Twitter do co-fundador do Android, Andy Rybin, cerca de 300 mil novos aparelhos são habilitados diariamente com o sistema, o que significa uma projeção mensal de quase nove milhões de novos dispositivos.

Num momento em que os smartphones acabam sendo a primeira opção para acesso à internet, os usuários de Android utilizam, mais do que os outros usuários de smartphones, a transferência de dados, por conta das câmeras fotográficas e possibilidade de edição de vídeos. Esse maior fluxo está congestionando a capacidade das redes de internet móvel no Brasil, ainda despreparadas para atender a demanda, que tende a crescer bastante nos próximos anos.

4


Notícias por palavras-chave (Representação TABLETS) - plataforma Clipping Express

De qualquer forma, quando comparamos as palavras-chave Galaxy Tab e iPad, sem identificar a geração, a Apple continua na frente, apresentando um cenário compatível com o ranking divulgado pelo Twitter, mesmo considerando que o Galaxy Tab saiu na frente no Brasil em lançamento.

O atraso no lançamento do tablet no Brasil pode justificar o menor número de notícias referentes a sua segunda versão, já que a primeira versão ainda é bastante nova por aqui.

O Galaxy Tab, tablet da Samsung que usa o sistema Android do Google e foi lançado no Brasil antes que o iPad é mais leve, menor e já permite fotografar e realizar videoconferências, funcionalidades previstas apenas para o iPad 2.

5


Notícias por Tonalidade – palavra-chave Ipad2 - plataforma Clipping Express

Negativo

Positivo

Neutro

53,33%

26,67% 20,00%

Apesar do suposto desinteresse da Apple pelo mercado brasileiro, 53,3% das notícias veiculadas sobre o iPad 2 possuem tonalidade positiva. Conforme o exemplo abaixo, elas se referem principalmente às novas funcionalidades, como as câmeras que possibilitarão vídeoconferências.

As matérias negativas têm ligação justamente com esse atraso. Muitos especialistas afirmam que não é um bom momento para comprar o tablet, já que a previsão de lançamento da segunda versão é para fevereiro de 2011, novamente sem expectativas para o mercado nacional.

6


Notícias por Categoria de Veículos – palavra-chave iPad 2 - plataforma Clipping Express Blog

Especializado

Grande Impresa

Online

Regional

13,33% 26,67%

26,67%

20,00% 13,33%

Surpreendentemente, quando o assunto é o iPad 2, os veículos regionais e os especializados apareceram empatados. Isso é mais uma prova da consolidação da marca Apple e principalmente à grande expectativa de mudança de comportamento condicionada a utilização dos tablets, inclusive como substituto dos netbooks.

7


Notícias por palavras-chave (Representação SMARTPHONES)- plataforma Clipping Express Windows Phone 7

Iphone 4

Iphone 5

81,31%

16,82% 1,87%

O barateamento dos aparelhos smartphones permitiu que eles ficassem mais acessíveis a outras camadas da população. No total eles representam 10% dos aparelhos de telefonia móvel do Brasil, apresentando um crescimento, segundo pesquisa The Nielsen Company, de 128% em relação ao ano passado. Ainda segundo a pesquisa, a venda de aparelhos com TV digital ainda representa uma pequena parcela de 2% do total, mas a tendência é que esse número cresça de maneira significativa já que mais da metade dos entrevistados afirmaram ter interesse em adquirir a tecnologia numa próxima compra.

As notícias sobre o iPhone 5 ainda são bastante especulativas. Justamente por isso, a versão 4 ainda movimenta um volume maior. Mesmo em comparação com a versão da Microsoft, a Apple ainda chama mais a atenção da grande imprensa.

8


Notícias por palavras-chave (Representação GAMES) – plataforma Clipping Express

Kinect

Playstation Move

Rock Band 3

76,38%

15,75% 7,87%

O mercado de vídeo games vive uma nova fase. A nova era inaugurada pelo Wii prevê uma nova relação entre o homem e a máquina. A abertura para games cada vez mais interativos propõe o rompimento de barreiras que proporcionavam uma divisão entre o mundo digital e o real.

Os periféricos Kinect e Playstation Move surgem para revolucionar ainda mais as possibilidades de interação. Novidades de 2010, os dois prometem continuar movimentando o mercado de games interativos, ainda bastante tímido no Brasil.

Um dos fatores que justificam o volume de 76% do total de notícias publicadas sobre os games que devem ser tendência para 2011, é justamente o fato de seu lançamento ter acontecido antes e gerado certo buzz por não conseguir atender a demanda de compradores.

O Rock Band 3 ainda não mobiliza tanto os veículos online nacional, mas como ferramenta educativa deve ser uma tendência para novos games. Utilizar as plataformas de divertimento para ensinar adolescentes tão acostumados com a cultura imediatista, promete revolucionar a didática inclusive de disciplinas mais tradicionais. Esse é o grande desafio da indústria de vídeogames.

Quando o tema é tratado nas mídias sociais, o buzz acerca dos produtos de tecnologia, principalmente quando envolvem lançamentos e tendências é bastante grande, como vemos abaixo.

9


Interações por categorização - palavra-chave ROCK BAND 3 – plataforma PostX

Comparação Citação Humor Uso Compra Desejo Venda/ Promoção Notícia 0,00%

2,00%

4,00%

6,00%

8,00%

10,00%

12,00%

14,00%

16,00%

De acordo com a categorização, os internautas se mostram bastante entusiasmados com as novidades do Rock Band 3. A maioria das notícias estava justamente vinculada à divulgação de que o game permite a utilização de instrumentos de verdade, apontado para um futuro promissor de vendas no Brasil. 

Grande parte já declara desejar o periférico, e outra parcela afirma já possuir o game. Seguem abaixo alguns exemplos de interações:

10


Interações por palavras-chave (Representação NOVOS PRODUTOS) – plataforma postX iPhone 5

Playstation Move

iPad

Windows Phone 7

7,27% 10,65%

47,27%

34,81%

Produtos com representatividade bastante singela no mercado nacional, Playstation Move e Windows Phone 7 foram classificados como novos produtos justamente por sua forte capacidade de crescimento.

Assim como nas mídias online, nas redes sociais os usuários ainda interagem mais sobre o Windows Phone do que o iPhone 5, ainda sem anúncio oficial de lançamento.

Pesquisas recentes divulgadas na mídia afirmam que cerca de 50% dos lares brasileiros possuem computador. Estimativa otimista, principalmente se comparada a anos anteriores. Em 2008 esse número representava praticamente metade deste resultado, revelando que ainda temos muito para evoluir quando o assunto são as novas tecnologias. Ao contrário do comportamento americano, que divide ao meio o tempo gasto com TV e internet, o brasileiro já dedica mais tempo ao ambiente web. São contabilizadas 30 horas por semana para a rede, enquanto a televisão detém uma parcela de 17 horas de atenção dos telespectadores. A queda de audiência das principais emissoras está atrelada ao crescimento da TV a cabo, aos videogames e principalmente à facilidade de acesso aos computadores. Segundo a Associação Brasileira de Telecomunicações, nos dez últimos anos houve um crescimento estrondoso de pontos de internet de alta velocidade (de 100 mil para 12,2 milhões). O avanço da banda larga móvel também apresentou números bastante interessantes. A internet 3G teve alta de 141%, habilitando mais de seis milhões de 11


conexões só no primeiro semestre do ano. O aumento de 12,10% aponta um caminho promissor para todo o mercado de tecnologia que integra a rede como funcionalidade base de seus aparelhos. Aplicabilidade Esta análise tem por objetivo demonstrar como o brasileiro percebe essa constante evolução no cenário tecnológico. A partir da análise de novos produtos e versões do segmento, assim como as possibilidades de consumo, foi possível verificar a viabilidade de investimento de algumas tecnologias em solo verde e amarelo, conforme o interesse e receptividade do consumidor, adiantando tendências desse mercado para 2011, A criação de expectativas e até mesmo de hábitos que nunca imaginamos que teríamos se dá de maneira totalmente atrelada aos anseios de cada cultura. O que funciona em alguns países não necessariamente deve ter o mesmo resultado em outros. Por conta disso, realizar uma pesquisa de tendências pode ser o diferencial entre produtos de sucesso e produtos estacionados em prateleiras. Comentários das Plataformas Plataforma postX – A partir do monitoramento das principais redes sociais utilizadas pelos brasileiros foi possível verificar de que forma esses consumidores já se relacionam com tais produtos e quais são as suas expectativas em relação àqueles que ainda possuem singela representatividade no mercado nacional. São nas redes que eles compartilham suas experiências e buscam informações quando pretendem adquirir produtos de tecnologia. Analisar esse cenário permite uma visão ampla e real dos anseios dos brasileiros sobre essas novidades que prometem movimentar bastante o mercado tecnológico no próximo ano. Plataforma Clipping Express – O panorama de como a imprensa nacional está noticiando os grandes lançamentos de 2010, bem como ela verifica quais as possíveis tendências para o próximo ano foi fundamental para dar consistência à análise. É a partir da imensa repercussão, principalmente nos veículos especializados e regionais, que muitas marcas mesmo antes do seu lançamento oficial já possuem adoradores dos produtos e confirmações de venda no país. Método de pesquisa As mídias sociais representam uma área movimentada para qualquer debate, principalmente no setor tecnológico. Para analisar o buzz gerado pelo consumidor, realizamos um monitoramento de seis dias nas mídias sociais envolvendo as palavras-chave de referência. Utilizando a plataforma postX como ferramenta de rastreamento, conseguimos uma cobertura do Twitter, Orkut, Facebook, YouTube, Blogs, Fóruns e Sites de Reclamação – Reclame Aqui, Reclamão e Reclamando. A plataforma Clipping Express permitiu embasar o conteúdo apresentado como cenário atual sobre o tema e mensurar seu reflexo quantitativo nas mídias online por palavra-chave. Os dados colhidos para este estudo de apresentação são principalmente qualitativos que permitiram a avaliação de uma amostragem de 10% das interações, apresentando a tonalidade das citações como positivas, neutras ou negativas e sua categorização conforme os assuntos relacionados a cada interação, visto que as plataformas 12


possibilitam sob vários aspectos e diversos gráficos avaliações quantitativas, qualitativas e categorizadas sobre toda a captura abrangida.

Ficha Técnica: postX Período monitorado: 10/12/2010 a 15/12/2010. Total de interações: 13388

Android: 2846 iPhone 5: 28 iPad: 5408 iPad2: 134 Windows Phone 7: 182 iPhone 4: 1597 Kinect: 2320 Playstation Move: 41 TV 3D: 145 Galaxy Tab: 687

Clipping Express Período monitorado: 10/12/2010 a 15/12/2010. Total de notícias: 1821

iPad 2: 15 iPhone 5: 2 Rock Band 3: 20 13


iPhone: 486 Android: 340 iPad: 725 TV 3D: 10 Kinect: 97 Playstation Move: 10 iPhone 4: 87 Galaxy Tab: 29

Esse estudo foi desenvolvido pela MITI InteligĂŞncia. Acesse nosso site: HTTP://miti.com.br Siga-nos no Twitter: HTTP://twitter.com/fontemiti 14


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.