Guia alimentar para a população brasileira

Page 71

71

DIRETRIZ 6 AÇÚCARES E SAL 5 - GORDURAS, Leite e derivados, carnes e ovos

Cálcio X Osteoporose , nesta seção. As tendências nacionais de consumo desses grupos de alimentos, especialmente das carnes, são crescentes: em 1974, o consumo de carnes e de leite e derivados correspondia a 14,9% do consumo energético diário das famílias brasileiras; em 2003, essa participação foi de 21,2%. Por essas tendências, é prudente a manutenção da média de consumo atual da população; contudo, as famílias de menor poder aquisitivo, com alimentação monótona, podem necessitar de um aumento no consumo de alimentos de origem animal. Entre as 184 famílias mais pobres, o consumo de alimentos de origem animal corresponde a 11,7% do valor energético diário, comparado com uma participação de 24,1% entre as famílias de mais alta renda. Uma boa alternativa que deve ser incentivada é o consumo de peixes, pois contêm proteínas de alto valor biológico e gorduras insaturadas que não são prejudiciais à saúde. Embora o Brasil seja rico em produção de pescados, o consumo é baixo e foi reduzido à metade entre 1974 e 2003. Também os ovos apresentam uma clara tendência de queda de consumo (84%) nesse período.

Orientações complementares Profissionais de Saúde - As carnes selecionadas para o consumo devem ser aquelas com menor quantidade de gordura. Uma orientação prática e importante é a retirada de toda a gordura aparente das carnes antes de sua preparação para consumo da família. - Os produtos derivados da carne, embu-tidos, hambúrgueres, salsichas e outros, têm quantidades bem maiores de gordura e alto teor de sal, devendo ser consumidos apenas ocasio-nalmente. - Para crianças, adolescentes e gestantes, é recomendado o consumo de leite e derivados integrais, porque nessas fases do curso da vida há necessidade de ácidos graxos essenciais importantes para a formação do tecido nervoso, que estão contidos na gordura do leite e derivados. Se houver justificativa clínica, o consumo de leite e derivados com baixo teor de gordura poderá ser prescrito por médico ou nutricionista individualmente. - Caso existam pessoas que adotem uma alimentação vegetariana, referencie-as para a

orientação de um nutricionista, especialmente se forem crianças, adolescentes, gestantes e idosos.

Governo e setor produtivo de alimentos São medidas complementares importantes para o alcance das metas dietéticas desta diretriz: - Estimular o desenvolvimento de métodos de produção/criação que resultem carnes com baixo teor de gordura; - Estimular a prática regular da atividade física para assegurar a saúde do sistema ósseo.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.