Visualizando Citações 2

Page 1


O

Visualizando Citações está recebendo um retorno positivo de vários leitores (não só parentes e amigos, hein?), um deles é a escritora carioca Ana Paula Maia, que me escreveu por e-mail: “É sensível a releitura de trechos literários que destacados se aplicam a situações jamais pretendidas. Dessa forma, fica claro que as palavras se recriam de acordo com o ohar do indivíduo, de cada artista.”

Ana Paula está presente nessa segunda edição do VC, com um trecho de seu livro Entre rinhas de cachorros e porcos abatidos, e afirmou ser fã do projeto.

Também entrei em contato, contato, por e-mail e telefone, com a agente literária Lúcia Riff, representante dos autores Luís Fernando Veríssimo e Caio Fernando Abreu. Ainda no mês de abril, ela me disse não haver problema em utilizar pequenos trechos das obras dos autores supracitados, mas devido ao acúmulo de trabalho, não pode ver as páginas finais de Comportamento Padrão.

Aviso que retiro as páginas caso alguém se sinta violado em seus direitos autorais. (Milena Azevedo)

Expediente ROTEIROS E LETRAS: Milena Azevedo DIAGRAMAÇÃO: Milena Azevedo ARTE: Vinícius Visentini, Márcio Rampi, Wendell Cavalcanti, Érika Ferreira, Brum. CAPA: Brum LOGO: Milena Azevedo JULHO/2012


“OS TEUS AMIGOS TEM CONSIDERAÇÃO POR TI! MUITAS VEZES LHES DÁS ALEGRIAS E O TEU CORAÇÃO SUPÕE QUE NÃO PODERIAS EXISTIR SEM ELES. TODAVIA, SE TU PARTISSES, SE TE AFASTASSES DESSA RODA, SENTIRIAM ELES O VÁCUO QUE A TUA AUSÊNCIA CAUSARIA AO SEU DESTINO? E POR QUANTO TEMPO? AH, O HOMEM É TÃO EFÊMERO QUE, MESMO ALI ONDE TEM CERTEZA DE SUA EXISTÊNCIA, ONDE PODE DEIXAR A ÚNICA E VERDADEIRA IMPRESSÃO DA SUA PRESENÇA, OU SEJA, NA MEMÓRIA, NA ALMA DE SEUS AMIGOS, MESMO ALI DEVE APAGAR-SE E DESAPARECER, E ISTO TÃO LOGO!”

Referencias Referência: GOETHE, Johann Wolfgang von. Os sofrimentos do jovem Werther. Porto Alegre: L&PM, 2002. pág.127.




“TANTO TESÃO MENTAL ESPIRITUAL MORAL EXISTENCIAL E NENHUM FÍSICO.”

Comportamento padrao Referência: ABREU, Caio Fernando. Morangos Mofados. Rio de Janeiro: Agir, 2005. pág. 26.






“ÀS VEZES ATÉ AS ESTRELAS PARECEM FAZER SOMBRA. MESMO MORTAS, INSISTEM EM OFUSCAR COM SEU INSISTENTE SENSO DE INFINITO. E AO PENSAR NAS ESTRELAS, ÀS VEZES ELE GOSTARIA DE TER UMA ESCADARIA PARA O CÉU. PARA APAGÁ-LAS COM UM SUSPIRO.”

Para Alcancar as estrelas Referência: MAIA, Ana Paula.. Entre rinhas de cachorros e porcos abatidos. Rio de Janeiro: Record, 2009. pág. 84.




“ASSIM, O JOVEM INFELIZ COBRIA SEU ROSTO E MAIS UMA VEZ NO CURSO DE SUA EXISTÊNCIA ELE ARREPIOU-SE VENDO O QUANTO O HOMEM ACUMULA EM SI DE DESUMANIDADE, AO CONSTATAR QUE GROSSEIRA FEROCIDADE SE ESCONDE POR DEBAIXO DAS MANEIRAS POLIDAS, MESMO, Ó MEU DEUS!, ENTRE AQUELES QUE O MUNDO CONSIDERA PESSOAS HONESTAS...”

O habito nao faz o monge Referência: GOGOL, Nicolai. O Capote. Porto Alegre: L&PM, 2001. pág. 13.



“DESENVOLVI UMA MENTE DEFENSIVA COMO UM CONDOMÍNIO FECHADO. UMA MENTE COM GUARITA QUE ABATE QUALQUER INIMIGO NA PORTEIRA. NOVAS TÉCNICAS, LEMBRANÇAS, IDEIAS, TUDO QUE POSSA PERTURBÁ-LA E SOLAPAR SUA BURRICE ASSUMIDA, É ABATIDO NA ENTRADA. DURANTE ALGUM TEMPO ME REFUGIEI NO CINEMA, NA LITERATURA, DEPOIS RESOLVI FICAR BURRO. ME REFUGIAR NA BURRICE. MEU ÚNICO OBJETIVO NA VIDA É SER UM SIMPÁTICO PROFISSIONAL ATÉ PODER ME APOSENTAR...”

A defesa e o melhor ataque Referência: VERÍSSIMO, Luís Fernando. A Mancha. São Paulo: Cia. das Letras, 2004. pág. 52. Coleção Vozes do Golpe.



BIOGRAFIAS Vinicius Visentini vinicius.visentini@gmail.com

Formado em Design Gráfico pela UNIP/Campinas, o ilustrador Vini nasceu na capital e atua como quadrinista no interior de São Paulo, na região de Campinas. Aprendeu a ler e a desenhar com os quadrinhos, e desde criança sempre gostou de rabiscar paredes, folhas e cadernos. Criava várias HQs em seu tempo livre, o que serviu de estudo pra mais tarde ter uma visão beeeem melhor do que é ser um quadrinista. Hoje, além de desenhar, arte-finaliza e roteiriza histórias. Trabalha como designer e ilustrador freelancer e nas horas vagas ataca como blogueiro.


BIOGRAFIAS Marcio Rampi marciorampi@yahoo.com.br

Márcio Rampi nasceu em Porto Alegre/RS, em 1980, e costuma dizer, quando perguntado, que “desenha desde sempre” e que está com os quadrinhos “desde os tempos da barriga da mãe”. É bacharel em comunicação social e atua na área da publicidade como diretor de arte/criação, redator e multimídia, e concluiu em 2010 um projeto de pesquisa envolvendo quadrinhos e semiótica. Teve sua estreia oficial nos quadrinhos em 2009, com o lançamento da HQ independente Diz Que Duvida!. Em 2011, lançou Abutres no Fim do Mundo, sua segunda HQ, inspirada em um conto de Kafka, projetando-lhe para além das fronteiras do estado do RS.


BIOGRAFIAS Wendell Cavalcanti wendell.cavalcanti@gmail.com

Wendell Cavalcanti é desenhista e arte-finalista potiguar. Começou a desenhar quadrinhos profissionalmente no Estúdio Reverbo (RN), onde na década de 1990 fez a arte de algumas histórias da Legião Natal e de Cabala. Atualmente desenvolve projetos pessoais, como as séries O Duque e Cajun; várias séries em parceria com o roteirista norte-americano Erick Palicki; e trabalhos para diversos estúdios e editoras norte-americanas, entre eles a Image Comics.


BIOGRAFIAS Erika Ferreira erikafdn@gmail.com

Ilustradora e colorista pernambucana, cursando o 3º ano de Artes Visuais na UFPE, Érika desenha desde criança. Em 2011, conciliou um curso na Saga (Scholl of Art, Game and animation), com o primeiro trabalho para o mercado norte-americano de quadrinhos, colorindo a graphic novel “Dynast”, publicada pela Zeta Comics, e participando da exposição do “1° Encontro de Literatura Fantástica de Pernambuco”, promovido pelo curso de letras da UFPE. Segue como colaboradora da revista independente “Xorume”, de circulação no Recife, e está colorindo a webcomic de Roger Vieira (em produção).


BIOGRAFIAS Brum rabiscosdobrum@gmail.com

Publicitário com especialização em redação e direção de arte pela ESPMRIO, o “potiroca” (potiguar + carioca) Rodrigo Brum atualmente é ilustrador free-lancer e chargista do Jornal A Tribuna do Norte (RN). Além das charges, Brum é autor das tirinhas Brummmmm!!!, O Menino da Laje 8 (publicada semanalmente no jornal Expresso, do grupo O Globo/ RJ) e Mundo Cão S/A (em parceria com o marketeiro Augusto Uchoa).

Milena Azevedo ghermetica@gmail.com

Milena Azevedo trocou a História pelas histórias em quadrinhos e não se arrepende, pois sabe que está fazendo história de qualquer jeito.


Gostou? Quer mais? Aguarde a 3ª edição do Projeto Visualizando Citações, que poderá ser conferida na última semana de setembro.

provc.blogspot.com.br

Sugestões e críticas: ghermetica@gmail.com



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.