Aquiraz arretado

Page 1

Anderson Ribeiro Pires



Anderson Ribeiro Pires

1ª edição Aquiraz - Ceará ITEVA 2016


Primo deixe eu lhe falar Já vi muito lugar belo e divino Viajei por terra, céu e mar Mas nunca visitei um alencarino Aquiraz guarda tantos encantos, Com praias, sertão e recantos, Ah! Como é lindo ser nordestino.

02


Aí dentro primo arigó, Tu não viu foi quase nada Minha terra, o Aquiraz, Ela é muito é afamada Aqui foi a primeira vila Da nossa então Capitania História linda de ser lembrada.

03


Ruínas dos Jesuítas

Por volta de 1726 Os jesuítas aqui chegaram Eles vieram abrir um hospício, E na educação também ajudaram Mas os padres somente E os ricos aparentes Eram os únicos a serem letrados.

04


A casa do Capitão-mor Ainda se encontra levantada Para aqueles que quiserem, Ela ainda pode ser explorada Dos jesuítas temos as ruínas Com as paredes genuínas Em tijolos de cor alaranjada.

05


Primo, essa não é terra De gente aperreada E apesar de serem calmos A população aqui é arretada Temos um povo muito rico, De costumes que glorifico Eita que cidade encantada! Aqui temos índios e quilombolas Temos pescadores e artesãos, São todos muito queridos População de grande tradição E não cometa tabocada A cidade não é atrasada Temos tecnologia de última geração.

06


07

Cacique Pequena


Tem festa com teatro, dança e música Quando perto do ano terminar Todos então esperam por ela ansiosos É o reisado que vai se apresentar, O São José também é tradição Assim como é São Sebastião Mas isso é só quando o ano iniciar.

08


Sob o sol de 7 de setembro Primo, nĂŁo hĂĄ quem cochile Mesmo quem acorda muito cedo Para assistir ao grande desfile E pelas ruas principais Escolas e bandas tradicionais Aguardam uma brisa que ventile.

09


Quem é daqui não se engana Conhece personalidades como eu Sabe quem é a Fofeira e o Nelson da batata Seu Reginaldo da farmácia e também o Pneu. Tem a Benilda do reforço A Lidinha do salão O armarinho da Eliane E a seresta do Carlão.

10


11


E os nomes das localidades O pessoal manga quando escuta Como exemplo, o Pau-pombo e a Patacas TambĂŠm Jenipapeiro e o Machuca Sem falar no SĂ­tio Guarda E na Caponga da Bernarda No Jucurutu e na Gruta.

12

Gruta de Nossa Senhora de Lourdes


Primo, turista gosta é de praias Para na areia branca frescar Dá pra nadar nas águas quentes E nas dunas de buggy passear De certo te perguntarão Se quer de leve, ou com emoção Deixe de flozô, bora aproveitar.

13


Não é aquiraense aquele que nasci aqui Aquirazense é o certo e a razão, Porém outros se confundem Chamam de arrumação Eu não quero nem saber O que prefiro é ver Montada a confusão.

14


15


Nessa linda terra que chamo de minha Eu infelizmente nĂŁo nasci Quem me escuta falar logo advinha Que eu nĂŁo sou daqui.

16


17


Mesmo que conterrâneos achem ruim Eu digo sem arrodeio: esse gosto é meu Sou do Aquiraz, mesmo não nascendo aqui E foi meu coração que escolheu Se você acha que estou errado Mesmo conhecendo do Aquiraz um bocado Arre-égua, agora deu!

18


19


Copyright © 2016 by ITEVA Texto Anderson Ribeiro Pires Designers Israel Araújo de Oliveira João Lucas Rodrigues do Nascimento Pedro Henrique Freitas Vasconcelos

Equipe Pedagógica

Aline Riselia da Costa Santos Rocha Ana Patrícia Sousa dos Santos Aurinete Araújo Nascimento Sousa Elenir de Lima Oliveira Francisca Erilânia Leandro Correia Nunes

Léia Sampaio de Figueiredo Leudene Rocha Araújo Maria Denise Carvalho Maria Zilmar Timbó Teixeira Aragão Sandra Dantas de Oliveira

Shirley Beatriz Rodrigues Vieira Sônia Maria Falcão de Menezes Tabita Lopes Figueiredo Rodrigues Vanessa Benício Lima Fernandes

Revisão Aline Ribeiro Braga Vanessa Saraiva Belém Coordenação editorial Fábio Cezar Aidar Beneduce Sara Belém Beneduce Catalogação Antônio Miguel de Sousa Lima Editoração eletrônica Jair da Silva Ferreira Jefferson Wilker Souza Barreto TEXTO ESTABELECIDO CONFORME O NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA

Dados de Catalogação Pires, Anderson Ribeiro Aquiraz Arretado. / Anderson Ribeiro Pires. – Aquiraz: ITEVA, 2016. 20p. :il. 19,5 x 26,0 cm ISBN: 978-85-93220-02-9 1. Ficção : Literatura infantojuvenil. I.Título 028.5

Todos os direitos desta edição estão reservados ao Instituto Tecnológico e Vocacional Avançado – ITEVA Rodovia CE 040, s/n Aquiraz – Ceará – Brasil CEP: 61.700-000 Fone: (85) 3362-3210 iteva@iteva.org.br www.iteva.org.br Este livro utiliza papel que segue as leis ambientais de proteção à natureza.




Aquiraz Arretado é uma história contada em forma de cordel, que tem como trama central a cultura do município de Aquiraz. Este livro é um dos materiais desenvolvidos no Projeto CDF - Cientista Do Futuro, que promove o acesso de crianças à atividades pedagógicas que privilegiam o lúdico, trabalham a autonomia, fantasia, leitura, escrita e interpretação de textos, fomentam a capacidade de aprender e estimulam os pequeninos a serem sujeitos do seu próprio aprendizado, incentivandoos à busca contínua de conhecimento e cultura, fontes de formação cidadã e transformação social.

Parceiros


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.