20160210_pt_lisbon

Page 4

1

JORNAL

www.readmetro.com QUARTA-FEIRA, 10 DE FEVEREIRO DE 2016

04

TAP é um tema “urgente” Privatização. Enquanto o PS quer ouvir “com caráter de urgência” o ministro Pedro Marques, o PSD requereu a realização de um debate de urgência na Assembleia da República.

Mário Centeno

“O Orçamento é um Orçamento equilibrado, responsável, em que a redução do défice é feita muito à custa de um rigor nas despesas públicas, sempre com esta ideia em mente: recuperação dos rendimentos das famílias e incentivo ao investimento” Ministro das Finanças sobre o Orçamento do Estado para 2016

O PS quer ouvir “com caráter de urgência” o ministro do Planeamento e das Infraestruturas sobre o acordo alcançado com o consórcio Atlantic Gateway para o Estado ficar com 50% do capital da TAP. O ministro Pedro Marques liderou o processo de negociação com os privados para reverter a privatização fechada pelo anterior Governo, que culminou com uma nova distribuição do capital da transportadora aérea, com o Estado a ficar com 50% do capital e voto de qualidade nas decisões que passem pelo conselho de administração. O PS diz que o governante deve explicar no Parlamento as “implicações para o futuro da empresa”, tendo em conta a “importância da TAP para o País”, já que se trata de “uma das maiores empresas exportadoras”. Já o PSD requereu ontem potestativamente a realização de um debate de urgência na Assembleia da República sobre a privatização da TAP e as alterações ao contrato assinadas esta semana pelo Governo. O requerimento, assinado pelo líder da bancada parlamentar do PSD, Luís Montenegro, a que a agência Lusa teve acesso, deu ontem entrada no Parlamento, referindo o texto que “importa conhecer, debater e avaliar no quadro da Assembleia da República,

Mau tempo

a operação de reversão parcial da privatização de 61% do capital social da TAP, que confere agora ao Estado a posse ambígua de 50% das ações da empresa”. O documento refere ainda ser necessário conhecer as condições do novo negócio “e implicações para o Estado e para o erário público, bem como as respetivas consequências para a estabilidade e sustentabilidade da empresa”.

Dúvidas No sábado, dia em que foi assinado o memorando de entendimento entre os privados e o Estado, o PSD manifestou-se “muito preocupado” com os contornos da alteração do contrato da TAP. “O PSD está muito preocupado com os contornos deste negócio, que nos parece pouco transparente e, sobretudo, que nos deixa muitas dúvidas”, afirmou à agência Lusa o vice-presidente do Grupo Parlamentar do PSD, Luís Leite Ramos.

O Governo vai pagar 1,9 M€ para o Estado ficar com 50% da TAP (em vez de 34%), resultado das negociações com o consórcio Gateway, que tinha 61% do capital da companhia. © DAVID MARTINS/CM

Porto

Solidariedade JOSÉ REBELO/CM

Linhas de crédito para lesados em Albufeira

Plataforma apoia jovens quando saem de lares

Os deputados do PS eleitos pelo círculo de Faro anunciaram que o Governo vai divulgar “dentro de dias” as linhas de crédito e as condições de elegibilidade para apoio aos lesados das cheias registadas em Albufeira. Em novembro, esta zona foi atingida por fortes chuvas, tendo a água atingido 1,80 metros no centro da cidade, provocando prejuízos avultados em comércios, habitações e estruturas públicas.

Especialistas de várias áreas criaram uma plataforma para apoiar jovens que saem de lares de acolhimento e enfrentam dificuldades em iniciar uma vida autónoma, ajudando-os a procurar emprego, casa ou dando-lhes apoio emocional. A ideia de criar a Plataforma de Apoio a Jovens Ex-acolhidos foi lançada pelo investigador João Pedro Gaspar, que durante 15 anos apoiou crianças e jovens acolhidos institucionalmente.

17 detidos pela PSP O Comando Metropolitano da PSP/Porto deteve ontem 17 pessoas, a maioria por condução sob o efeito de álcool, e os restantes por crimes de roubo e furto, em operações no Grande Porto.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.