Revistammetas10

Page 1

Julho 2015


Sintra Viagem de natal 2014

PaintBall Atividade radical

HipHop Internacional Portugal

M`Mostra Hora do almoço

M`Link “o que mudava na escola”

AGIL Intercâmbio

Afurada Encontro projetos

+Metas


E chegamos ao número 10 da nossa revista! Ao longo destes dez números temos vindo a mostrar como é o nosso dia a dia no CIJ - Centro de Iniciativa Jovem, com o apoio do projeto METAS, Centro Comunitário e Ágil. Foram já várias as atividades que realizámos e que têm vindo a ajudar-nos a adquirir conhecimentos em várias áreas - música, dança, artes plásticas, multimédia, cultura

DITORIAL

geral; a aprofundar alguns valores - saber estar, atitudes que devemos ter, respeito pelas pessoas e pelos espaços, a aceitar a diferença, a valorizar a amizade. E também temos conhecido novos lugares. Percebemos que com o CIJ temos tido oportunidades a que de outra forma não teríamos acesso porque com as parcerias que existem conseguimos fazer visitas, intercâmbios, workshops, etc., que possibilitam a nossa aprendizagem e crescimento. Como disse o Lagarto “temos que estar disponíveis para aprender a aprender e a refletir sobre as nossas aprendizagens!”. Achamos também que apoia a nossa educação e nos ajuda na nossa maneira de ser. Gostávamos que outos jovens se juntassem a nós para terem as oportunidades que nós temos tido! Apareçam!! Jovens do CIJ (mais especificamente: Débora, João, Lagarto, Nuno, Pedro, Rita, Rodrigo)


Metas EG5 no terreno


Viagem a Sintra: Um dia quando nós estávamos no C.I.J. em reunião decidimos ir conhecer uma cidade nova, Sintra! Então durante os dias 29 e 30 de dezembro de 2014 tivemos oportunidade de conhecer esta cidade e durante esses dois dias fizemos uma visita guiada à Quinta da Regaleira e fomos também ao Palácio da Pena. Ficamos instalados no Hostel Moon Hill, que era perto dos locais que queríamos visitar e porque também era um lugar onde podíamos estar mais à vontade e confortáveis. No primeiro dia fomos conhecer o Palácio da Pena. O Palácio da Pena é um sítio espetacular, histórico, é conhecido pela sua arquitetura romântica e é uma das sete maravilhas de Portugal. Dentro do palácio, existem várias peças de arte, salas enormes e muito decoradas e também com uma incrível vista para o exterior. Nessa mesma noite fomos passear pela cidade fora e quando regressamos ao Hostel, fizemos algumas dinâmicas de grupo e jogos.

Sintra E foi assim a nossa viagem para acabar o ano em grande!!!

Rodrigo Florim, Nuno Gomes, Pedro Corte Real e Ana Rita Oliveira

No dia seguinte, visitamos a Quinta da Regaleira que é uma espécie de Palácio e é considerada Património da Humanidade pela UNESCO e está ligada à maçonaria. Esta quinta é conhecida pela variedade de espécies de seres vivos devido aos imensos jardins que a constituem, e tem vários lagos e grutas. No regresso a casa passamos ainda por Cascais. Lá estivemos pela praia e conhecemos mais um pouco da uma cidade.



Existe um orçamento que pode ser utilizado para apoiar associações e outras entidades para desenvolver atividades diversas. A Ágil - Associação de Jovens de Lordelo do Ouro foi uma das escolhidas e em conjunto com a Blip organizaram um jogo de paintball para os jovens que frequentam o CIJ - Centro de Iniciativa Jovem. Esta atividade já tinha sido pensada pela Ágil mas não existam as verbas necessárias para a realizar.

A tarde de dia 14 de março foi muito divertida e para a maioria dos 20 participantes foi a primeira vez que experimentaram esta modalidade! “Help and inspire others” é um dos valores que a Blip passa aos seu colaborares e consequentemente à sociedade. Lino Pereira - Blipper

Paintball

A Blip - Web Engineers preocupa-se com felicidade dos seus colaboradores e da sociedade que a envolve. Todos os colaboradores têm um dia por ano, designado “Social Day”, que podem usar para realizar atividades de cariz social e educativo.


No dia 2 de maio, os jovens do CIJ tiveram a oportunidade de assistir a uma competição de hip hop a “Hip Hop International Portugal”, que se realizou na Maia. Fomos de manhã e só viemos à noite. Fomos acompanhados por o Jonas Oliveira, dinamizador comunitário do nosso projeto e por outras pessoas do Projeto Catapulta.

O HIP HOP INTERNATIONAL PORTUGAL é a entidade responsável pela organização do PORTUGAL HIP HOP DANCE CHAMPIONSHIP, o maior evento nacional de dança hip hop, que apura os representantes portugueses para o evento mundial.

Desta forma, tivémos a oportunidade de ver e conhecer melhor vários bailarinos e estilos de dança. Estivemos também com pessoas que conhecemos numa outra competição, que se realizou no Algarve Foi um dia muito divertido em que convivemos uns com os outros!

Miguel AKA BBOY LAGARTO

Foto: Luzir


M` Mostra

“Nunca se conseguirá ser sábio se primeiro não se foi traquinas.” Jean Jacques Rousseau

Não obstante, e sendo certo que assim é, ensinar a brincar, respeitando a “traquinice” inerente à idade, é também um dos objectivos do Projecto METAS. Assim sendo, nas várias reuniões que fomos tendo com as EB1, percebemos que existiam momentos em que o convívio entre pares nem sempre era pacífico, havendo um registo elevado de ocorrências, nomeadamente de violência, sobretudo nos intervalos. Em conjunto conseguimos idenficar um grupo de crianças qu poderia ter uma intervenção mais activa nos conflitos que se vinham a verificar. Como forma de tentar dar solução à situação, criou-se uma nova actividade (M’ove II), na qual um grupo de crianças, previamente sinalizadas, mantêve actividade com uma técnica do projecto, por forma a serem desenvolvidas algumas competências que permitissem uma convivência mais assertiva com os restantes alunos. Nestas actividades, através, sobretudo, de jogos pedagógicos, foram trabalhadas questões relacionadas com o respeito pelo cumprimento de regras e pelos colegas. Uma das questões mais trabalhadas foi também a capacidade de assumir que não se pode ganhar sempre, sem que por isso tenhamos que bater em alguém ou desistir logo daquilo que estavamos a fazer. De que somos sempre bons nalguma coisa. Nunca bons em tudo! A adesão dos alunos foi bastante satisfatória, ultrapassando inclusive as expectativas. O balanço que faço desta actividade é bastante positiva, sobretudo porque o feedback da escola é que os recreios têm sido mais tranquilos e as ocorrências diminuiram bastante.

O desenvolvimento de conhecimentos dos jovens ao nível das competências digitais é uma forte componente dos projetos do Escolhas, que dinamizam os CID - Centros de Inclusão Digital. No nosso projeto apostamos também na formação dos alunos das escolas do 1.º ciclo, nomeadamente dos alunos dos que frequentam o 4.º ano. Ao longo do ano, nas três escolas, os alunos aprenderam a utilizar o computador e depois de várias sessões realizaram o exame que lhes deu acesso ao Diploma de Competências Básicas. Na EB1 da Pasteleira, fizeram também pequenos projetos na área da fotografia. Um deles era sobre o que mudariam na escola, por forma a alertar para a necessidade de intervir sobre alguns espaços - a horta e o lago, a sala dos computadores, o espaço exterior de jogos/recreio, etc.

Elisabete Lopes

http://metase5g.webnode.pt/


“From Sports to Volunteering”

No passado mês de maio, os jovens da ÁGIL- Associação de Jovens de Lordelo do Ouro, voltaram a fazer parte de mais uma iniciativa a nível internacional, desta vez em Nicósia, Chipre. Este training course teve como tema principal o voluntariado e a participação no desporto. Esta iniciativa, que durou 8 dias, e contou com participantes da Bulgária, França, Itália, Espanha, Letónia, Roménia, Polónia, foi repleta de formações, jogos, actividades, mas também momentos de lazer e convívio. Como sempre, os participantes tiveram a oportunidade de adquirir várias ferramentas e novos métodos de trabalho bastante importantes para o que cada participante desempenha na sua comunidade local. Como associação, foi importante para podermos dar a conhecer o nosso trabalho e também para aumentarmos a nossa rede de parceiros internacional! Esperamos voltar para a ilha! José Oliveira


A Catarina é uma jovem de 15 anos que frequenta com regularidade as actividades do CIJ Centro de Iniciativa Jovem e já o faz há nove anos!!!!!!! Imaginem, desde os seis! Começou por vir estudar e também participar em várias atividades na sala de artes, com a estagiária Núria, e também a percussão, com o Artur Carvalho, da Batucada Radical. Mas foi a dança que lhe despertou maior interesse! A professora era a Bruna Nunes, uma outra jovem do CIJ que já tinha feito um longo caminho na dança e que passara a ser a professora. No grupo, para além da Catarina, estavam outras jovens e durante dois anos tiveram várias atuações, incluindo a participação em dois espetáculos (Melting Pot e Frescura de verão) no Serralves em Festa. Na escola a Catarina teve um percurso irregular, mas a participação em actividades extracurriculares tem sido uma constante: patinagem, e no âmbito do Projetarte, fez parte do grupo de teatro e foi nessa altura (2011) que começou também a praticar Dança do Ventre. Está também ligada a um outro grupo de jovens que dançam vários estilos - “Mam’ África” - um projeto do Banco de Leite para São Tomé e Príncipe, gerido pela Cáritas de São Tomé e Príncipe. As verbas dos seus espetáulos revertem a favor desta instituição através de produtos essenciais para a alimentação das crianças nos primeiros anos de vida. Todas estas atividades permitiram que a Catarina adquirisse várias competências e também a capacidade de liderar grupos. Quando a outra professora saiu foi a Catarina que assumiu o grupo de dança do CIJ, tendo sido nomeada pelas suas colegas por ser a mais responsável e a que mais se dedicava à dança. Por tudo isto decidimos neste número destacar esta jovem. Já referimos que o ser percurso em termos de estudo tem tido altos e baixos, mas no último ano demonstrou grande capacidade e conseguiu ter bons resultados pois percebeu que “não podemos estar parados, o caminho é para a frente!”. A Catarina está agora empenhada em completar o 9.º ano com bons resultados pois tem a vontade de ingressar numa escola de dança, o Balleteatro, mas as condições são exigentes! A vontade de dançar é grande, porque considera que “é importante mostrar aos outros do que nós somos capazes e também conhecermo-nos melhor.” Força Catarina e lembra-te sempre que és capaz! Catarina Costa // Patrícia Costa


Afurada

Como é habitual fizemos a Festa de Carnaval no CIJ, este ano no dia 16 de fevereiro. Foi uma tarde bem passada, com máscaras muito originais, desfile, música e crepe feitos pelos jovens!

Sexta feira, dia 10 de Julho, nós os jovens do CIJ, tivemos a oportunidade de ir a um encontro de projetos, perto da Afurada, para ficarmos a conhecer um pouco sobre algumas das modalidades aquáticas, tais como, o caiaque, o paddle e a canoagem.

:: O Gon e o Tiago (nossos amigos) tinham no estúdio uma mesa de matrecos que não usavam e decidiram oferecernos! Restauramos a mesa, pintamos e oleamos, e no dia 30 de março realizámos um torneio de matrecos para inaugurar a nossa mesa! O Nuno e o Zé Paulo foram os vencedores!

competições entre todos os projetos, foi muito divertido porque estávamos todos empenhados e não estávamos contra á vontade. No fim da tarde, a actividade já estava ca acabar e tivemos um tempo livre, fomos todos para o rio, brincamos e mergulhamos na água.

:: No dia 24 de abril recebemos a visita de um grupo de jovens franceses da Association des Centres d’Animation des Quarties de Bordeaux, que estavam de férias no Porto. Foi uma tarde de partilha de atividades, conhecimentos e experiências.

De manhã, estivemos apenas a aprender como se guiava correctamente o caiaque e as pranchas, ensinaram-nos também como pegar no remo e como deveríamos remar. De tarde depois do almoço, estivemos apenas a fazer alguns jogos e

Nuno e Rita

:: A ADILO, instituição promotora do nosso projeto, comemorou 20 anos de existência, e entre os dias 18 e 23 de abril aconteceram várias iniciativas na nossa comunidade. Parabéns ADILO! :: No âmbito do plano de formação implementado Programa Escolhas, o Jonas (dinamizador comunitário), e o Renato (monitor CID), tiveram a oportunidade de frequentar uma Formação Pedagógica Inicial de Formadores, em formato b-Learning, que lhes deu acesso ao Certificado de Competências Pedagógicas (CCP). Terminaram com distinção. Também a Patrícia (coordenadora), participou no processo dos Pitchs e foi vencedora, com a ideia POP’s - Participar, Obter, Poder.


“MMetas” propriedade de. Metas - Mediar Escolhas Trabalhar Autonomias E5G Programa Escolhas ADILO Agência de Desenvolvimento Integrado de Lordelo do Ouro

Edição online. http://issuu.com/metas.e5g

+Info: www.adilo.pt www.facebook.com/projeto.metasE5G 22 618 71 06 / 93 828 71 12 metas.e5g@gmail.com Diretor: Renato Florim Revisão de textos: Patrícia Costa Design: Renato Distribuição: grátis 10º edição por METAS E5G


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.