MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

Page 18

18

Os momentos síncronos2 nesses cursos acontecem com menor freqüência e as ferramentas de interação nem sempre alcançam seus objetivos. Precisamos compreender porque os momentos de mediação nos cursos a distância, frente aos grandes avanços tecnológicos, ainda não encontraram meios eficazes para propiciar uma interação efetiva. A investigação que não busca mensurar, mas sim refletir sobre a importância da mediação pedagógica em cursos a distância desenvolvidos em AVAs, possibilitará um avanço, ainda que tímido, nas questões que norteiam a interação e mediação entre professores e alunos, quando se trata de EaD. Para tanto, apresentamos na seção 2 algumas considerações sobre EaD e aspectos relativos à sociedade do conhecimento. Entendemos que essa sociedade tem como característica marcante a utilização das tecnologias de informação e comunicação na e para a educação. O sucesso econômico não depende mais da força humana ou das máquinas, mas da capacidade de aprender continuamente. As redes interconectadas, utilizadas no desenvolvimento de cursos a distância realizados nos AVAs, trazem um novo conceito de educação, que faz repensar a história da EaD. Nesse sentido, apresentamos algumas práticas e concepções que construíram a sua representatividade educacional no mundo todo, desde os cursos por correspondência até a disseminação do uso da Internet. Em seguida, trataremos do uso das tecnologias na sociedade e na educação formal. O computador como ferramenta para o desenvolvimento de cursos em AVAs é uma tendência nos cursos a distância. Essa ―máquina‖ pode ser uma importante aliada do professor no processo de ensino e de aprendizagem. O discurso que se estabelece é de que não se trata de conceber as tecnologias como a panacéia da educação. Entretanto, por outro lado, não há como negar a necessidade de sua utilização e sua contribuição no campo educacional. A Internet, como propulsora social, oferece uma nova vida ao homem, constituída de novos espaços e estruturas temporais que se encontram interligadas e conectadas em uma rede mundial. É por meio das redes que transitam os fluxos financeiros, políticos e sociais que sustentam o que Castells (2003) chama de cidades pós-modernas, com grandes teias de uso dessas redes de informação.

2

Referimos-nos aqui aos momentos síncronos de interação no ambiente virtual, que correspondem à comunicação em tempo real, onde os interlocutores encontram-se ligados simultaneamente em rede.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.