MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

Page 122

122

Nesses casos, a motivação poderia ser realizada tanto pelo tutor, quanto por outros colegas do curso. No entanto, um contato maior entre os membros do grupo é considerado como primordial para manter a interação. Ou seja, constatamos, mais uma vez, a necessidade de uma relação mais próxima no ambiente, mais interpessoal. Um dos seis professores tutores indicou, de forma mais específica, a figura do tutor como mediador e principal motivador dessa interação no ambiente: PT4: A motivação para a interação no grupo, acontece de acordo com a dinâmica do curso e interesse dos participantes. O tutor que faz a mediação, facilitará, orientará e buscará equilibrar os movimentos de aprendizagem, motivando os alunos a interagirem.

Para outros dois professores tutores, a motivação em interagir residia nas discussões com o grupo, nas opiniões divergentes e, principalmente, nas características em comum, tendo em vista que todos são professores da rede estadual pública de ensino. PT5: Quando havia interesse em discutir as contradições da própria ação [...] PT6: A motivação em interagir com o grupo era de dois tipos: um, porque a maioria que estava participando eram meus conhecidos e colegas de curso específico, o que causa uma maior vontade de interagir com eles...pois são conhecidos; a outra era a justamente o contrário, era a vontade de conhecer opiniões que eram de pessoas que eu não conhecia.

Andrade e Vicari (2003, p.259) observam que:

No momento em que os alunos adquirem confiança e consideração por seus pares (colegas e professores – reais ou artificiais), as relações interpessoais começam a se formar. Inicia-se um processo de motivação intrínseca, e os alunos vão interagir nas salas de aulas virtuais, participar de fóruns, chats, socializar seus textos e seus conhecimentos.

As autoras argumentam que, para Vygotsky, a motivação é a razão de toda a ação humana. Nesse sentido, a motivação é a grande propulsora de nossos desejos, atitudes, necessidades e interesses. Sendo assim, a interação estaria inserida em todo processo de mediação, que ocorre por meio dos instrumentos e signos no ambiente (ANDRADE;VICARI, 2003). A interação, seguida da motivação,


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.