MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

Page 114

114

redobrada ao atuar no AVA.

PP1: “Risco de haver desvios na elaboração das atividades, no referente ao esfriamento, talvez pela falta do contato pessoal.” PP2: “Frio” PP3: “falta de interação entre os colegas, falta de curso para os professores da rede para utilização do ambiente, falta de retorno dos professores PDE aos professores da rede.”

Quadro7: Contato pessoal/interação

Três professores participantes indicaram a interação como um dos pontos negativos em realizar um curso no AVA. Pelo menos dois deles conceituaram o ambiente como ―frio‖. Um deles ressaltou a falta de formação para os professores da rede, no sentido de inexistência de um maior conhecimento sobre o AVA, indicando, assim, que uma contextualização prévia sobre o ambiente a ser utilizado é necessário para o aluno virtual. Entendemos que a interação, apesar ser citada pelos sujeitos desse curso como ponto negativo, não pode ser compreendida assim, de forma generalizada, em cursos online. Para oferecer uma interação eficiente no AVA é preciso observar o contexto de cada curso e os fatores que interferem como profissionais

preparados,

ambientes

atrativos

e

ferramentas

de

interação

apropriadas.

PP1: “O negativo é que as vezes o objeto de pesquisa é retirado do site e você tem dificuldade para ter acesso a ele novamente, ou a rede é que está com problemas, ou ainda é o computador que estraga.” PP2: “desmotivação, preguiça de acessar, falta de capacitação ou dificuldade de lidar com a tecnologia...” PP3: “falta de conhecimento técnico para aproveitar ao máximo as vantagens do mundo virtual”. PP4: “Não domino, ainda, as ferramentas tecnológicas.”

Quadro8: Conhecimento técnico

A falta de conhecimento técnico ainda é considerada um ponto negativo para


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.