[Fakini] Informativo de maio de 2017

Page 1

Edição 46 Maio 2017

Todos os dias pra elas! Comida de mãe. Colo de mãe. Carinho de mãe. Tudo que tem relação com aquela que nos dedicou todo o amor significa carinho, respeito e o melhor que pode ser. Para homenageá-las no mês em que se comemora um dia todo dedicado a elas, escolhemos histórias inspiradoras de cinco colaboradoras da Fakini que encaram essa missão difícil, prazerosa e incomparável. Olha só!

Mãe que acolhe

A costureira da Flix, Porcina Correia dos Santos, encarou a síndrome do ninho vazio, quando o filho de 21 anos decidiu se casar, de uma forma única e engrandecedora. Ela e o esposo decidiram participar do projeto Família Acolhedora, em que pessoas recebem em suas casas crianças em situação vulnerável até que possam voltar para suas famílias ou serem adotadas. “Já são quatro anos de participação e apoiamos quatro crianças. Três delas foram adotadas e uma, que ainda está conosco irá para uma nova família em breve. É um grande desafio, pois nos tornamos pais deles por determinado período e depois temos que nos separar, o que é bastante difícil. No entanto sabemos que marcamos a vida delas e temos um papel muito importante nessa transformação de vida”, explica Porcina. Junto com o marido, ela conta com o apoio de profissionais para se preparar tanto para a chegada das crianças quanto a partida delas. “Sabemos que fizemos um trabalho enriquecedor e é gratificante saber que podemos mudar a vida de quem acolhemos. Levaremos o carinho e amor que essas crianças nos dão para a vida toda e com certeza recebemos muito mais do que proporcionamos”, finaliza.

Mãe de coração

A costureira da FGR, Beatriz Ribeiro dos Santos Bitencourt, tem dois filhos com idade entre 10 e 12 anos. Mas como em coração de mãe sempre cabe mais um, nos últimos meses a família aumentou.

Informativo Interno da Fakini Malhas Ltda e seus prestadores de serviços/fornecedores

Depois que a irmã de Beatriz faleceu, ela tomou uma importante decisão: resolveu adotar a sobrinha, de 10 anos. “A mãe dela era muito doente e já havíamos conversado sobre a possibilidade de eu cuidar da pequena. Quando a situação se agravou e ela faleceu, não tive dúvidas. Larguei tudo na mesma hora e corri atrás para trazer a minha sobrinha pra casa. Ela é parte da família e eu a amo como se fosse minha filha”, diz. Há um ano a costureira conta com a guarda provisória e luta para conseguir na justiça a adoção definitiva. “Estamos confiantes de que vamos conseguir. É um sentimento maravilhoso de saber que tenho ela perto de mim. Apesar das dificuldades, somos uma família com amor e superamos juntos as barreiras. Hoje as três crianças se dão bem e os meus filhos já reconhecem a prima como irmã”, finaliza.

Mãe que se diverte

Aos 39 anos, Cleane Vavassori, não pensava em ser mãe. “Eu dizia que não queria ter filhos. Meu marido estava com 47 anos, estávamos curtindo a vida e aí descobri que estava grávida de três meses”, conta. “Na verdade eu estava errada: eu não sabia o quanto desejava ter filhos”, complementa. Depois de uma gestação tranquila, em que trabalhou até os oito meses, ela teve uma pré-eclâmpsia e a Maria Valentina acabou nascendo um mês antes do previsto. “Minha vida era completamente vazia e eu não sabia. Ela nos tirou da zona de conforto, mudou a nossa visão de mundo e somos infinitamente mais felizes e completos hoje”, diz ela. Para Cleane, o cansaço é algo que não existe. Mesmo acordando várias vezes à noite e dedicando o período de folga às brincadeiras e cuidados com a Maria Valentina, ela se sente revigorada.

Mãe que supera limites

A gravidez de Fabricia Cardoso da nossa unidade de Mirim Doce, pegou algumas pessoas de surpresa. Isso porque ela é surda e muda. A dificuldade de comunicação não afetou em nada a alegria dela, que está grávida. O bebê, que vai se chamar Rafael Alves da Silva está previsto para 22 de julho. “Eu fiquei muito feliz desde o primeiro momento. Me senti muito realizada”, diz. “Apesar das minhas dificuldades, Deus me deu esta benção. Meu maior desafio vai ser falar com meu filho. Terei ajuda da minha mãe e do pai do Rafael para me comunicar com ele”, explica, tranquila. “Ser mãe é algo muito bom, uma sensação única. Só quem é mãe sabe”, acrescenta.

Mãe de cinco filhos

A costureira Ângela Padilha, da unidade da Fakini em Taió, tem cinco filhos. Todos são meninos, com idades entre 5 e 16 anos. Além de administrar os desafios diferentes de cada idade, ela conta que a casa é cheia de amor. “Sempre quis ter uma menina, mas acabou que tive cinco homens, que me ajudam nas tarefas de casa e me dão muito amor. Ser mãe é um desafio muito grande, todos os dias eu olho pra trás e vejo que tudo o que fiz por eles valeu a pena e que vou continuar fazendo ainda mais. Apesar das brigas que às vezes acontecem, ensino a eles a importância do convívio e do amor entre irmãos”, explica. Para Ângela, ser mãe não é só sinônimo de casa cheia. “O que sinto é felicidade. Se você sabe aproveitar cada fase dos filhos e vivenciar esse amor diariamente percebe que não existe nada mais gratificante do que ter eles por perto”, completa.


Maio 2017

Licença nova: Cipa: você pode contar com ela!

Equipe CIPA Matriz

PANTONE® 219 C C1 M88 Y0 K0

PANTONE® 319 C C52 M0 Y19 K0

PANTONE® 395 C C8 M0 Y85 K0

PANTONE® 129 C C0 M16 Y77 K0

Equipe CIPA FKN e Filial

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Fakini realizou nos dias 30 e 31 de março duas reuniões ordinárias. O grupo, que é formado por quatro colaboradores eleitos e quatro indicações da empresa, debate as ações relacionadas a segurança do trabalho e leva as

solicitações e sugestões de todo o time para a diretoria. Se você tem alguma contribuição neste sentido, entre em contato com um dos membros das equipes. A Cipa está de portas abertas para que todos tenham um ambiente de trabalho mais seguro!

Casamos um representante!

Tem mais novidade para acompanhar Star Wars e Ben 10 nas licenças da Coleção Alto Verão. A série Sou Luna, da Disney, conta a história de uma garotinha que tem uma vida normal e divertida, quando os pais recebem uma proposta irrecusável para se mudarem para outro país. A partir daí, começam as aventuras mostradas na série que conquistou crianças e pré-adolescentes. A segunda temporada foi lançada

em abril com 80 episódios inéditos na Disney Channel. A partir de 1º de maio, a série será exibida também no Mundo Disney no SBT. Daniela Bonin, gerente de produto da Fakini, destaca que as licenças têm um papel muito importante na divulgação da marca e também para o portfólio de produtos. “Muitas vezes é através dessas peças que o consumidor conhece a qualidade da Fakini e passa a ser nosso cliente fiel”, destaca.

Vamos conversar?

Parece brincadeira, mas não é. O trabalho do representante Wagner Rosa, fez com que ele fosse o campeão em abertura de novos clientes da Coleção Alto Verão. Quando o prêmio foi anunciado na Convenção de Vendas, ele garantiu 2

aos colegas que usaria o dinheiro para a lua de mel e se casaria. Dito e feito: no fim de março, ele e a esposa curtiram uma viagem ao litoral catarinense para comemorar o casamento! Parabéns em dobro pra ele!

Este é o nome do projeto que o gerente de confecção, Dionei Floriano, está realizando nas unidades e empresas parcerias da Fakini. No início de todos os meses, são selecionados grupos de trabalho de seis pessoas que são convidadas a tomar um café com ele. Na conversa, ele aponta os caminhos e demandas que a empresa está imaginando para os próximos meses, esclarece

dúvidas e ouve todos os questionamentos dos colaboradores. “É um momento informal, que vai além dos canais abertos que já mantemos com a equipe. As supervisoras estão sempre atentas e dispostas a ouvir as pessoas, mas entendemos que era o momento de aproximarmos ainda mais as unidades do modo de pensar, ver e planejar da Fakini”, comenta Dionei.

Além da aproximação, esta é uma ação de valorização destes profissionais que muitas vezes não estão tão próximos para acompanharem o que está acontecendo. “Nós queremos reforçar que a opinião deles é muito importante, que a Fakini está disposta a ouvir e que o projeto é estarmos cada vez mais próximos. E tudo isso faz parte da cultura de transparência da empresa”, finaliza ele.

Esta publicação é uma realização da Equipe de marketing da Fakini. Conselho editorial: Moacir L. Fachini, Francis G. Fachini, Soraia Noering, Marina Melz e Ariane Silva. Jornalista Responsável: Marina Melz (Mtb 0004191-SC).


Maio 2017

O coelho passou por aqui? Simmmm! A Páscoa é um momento de renascimento e de confraternização. E este ano a data foi comemorada de uma forma diferente na Fakini: tanto nas unidades quanto na matriz. Ele invadiu a produção, abraçou os colaboradores e fez a maior festa. Foi uma Páscoa que reforçou a nossa percepção de que somos uma grande equipe e que cada um entrega o seu maior esforço para fazer da Fakini uma empresa cada vez melhor!

OCA

NA FAKINI

Ronda dos Focas! Veja quais novidades os nossos agentes internos de comunicação trazem para esta edição.

FGR Guilherme Jeremias chegou ao mundo no dia 28 de fevereiro para trazer um brilho especial para Gislaene Klinker Jeremias e Jackson Jeremias. Felicidades, sempre!

Março começou cheio de amor para Patrícia Steinheuser e Cleiton Esser. Eles celebraram no dia 1º a chegada da pequena Anna Laura Esser! Muita saúde para a família!

PANTONE® 7650 C C50 M98 Y38 K23

Mais fotos: https://www.facebook.com/pg/GestaoDePessoasFakiniMalhas

Dia de comemorar! No dia 1º de maio se comemora o Dia do Trabalho – algumas pessoas usam também o nome de Dia do Trabalhador. A data serve para valorizarmos as nossas ativi-

dades diárias, que além de serem o sustento da nossa família, ainda fazem com que a gente contribua para o desenvolvimento econômico e social do país.

Além do almoço comemorativo, aproveitamos esta edição do Fakini News para reiterar o nosso orgulho em termos uma equipe que valoriza o trabalho!

Trabalho nobre! Solange Cristofoletti nem lembra quando começou a recolher os animais de rua e também não sabe ao certo quantos foram. O que tem certeza é que faz isso com muito amor. A colaboradora da Fakini foi criada no interior, cercada por animais. Por isso não entende como as pessoas podem simplesmente deixar os bichinhos sem cuidados. “É muito triste encontrar animais na rua. Por isso eu recolho os gatos e cachorros que encontro, trato e, depois que estão bem, busco alguém para adotá-los. Geralmente faço anúncios na Rádio e peço ajuda para as pessoas mandarem pelo Facebook e pelo WhatsApp”, diz ela. Além dos quatro cachorros que tem em casa, ela ainda ajuda duas instituições: a Ama Bichos, de Pomerode (SC), e a Apaben, de Benedito Novo (SC). “Não sou oficialmente voluntária das entidades, mas tento contribuir sempre com o que posso e eles também me ajudam com algumas coisas mais caras, como as consultas com o veterinário,

por exemplo”, comenta. A Fakini tem muito orgulho de iniciativas como a sua, Solange! E quem quiser ajudar, pode procurá-la no segundo turno para que ela indique com o que pode contribuir.

VENDAS Eliana Déborah Nunes e Franco Martins comemoraram a união em abril. No dia 12, eles se casaram oficialmente e tem todos os nossos desejos de muita felicidade!

ENGENHARIA Março foi marcado também pela troca de alianças entre a Luana Tânia Zilse e o Fábio Volkmann. Desejamos um casamento repleto de momentos incríveis e de muita união!

MARKETING/VENDAS/DESENVOLVIMENTO

No dia 26 de março, oito colaboradores e amigos da Fakini decidiram encarar o desafio de subir o Morro Azul em Timbó, foram 29,5km de caminhada com 758m de elevação. Apesar da chuva, cansaço e picos de subida de tirar o folego, todos eles comemoraram terem chegado ao topo! Logo teremos outra caminhada onde todos estão convidados!

3


Costureiro, sim, senhor! No dia 25 de maio se comemora o Dia da Costureira. E essa categoria, tão especial e fundamental para que os produtos da Fakini tenham a qualidade pela qual sempre foram conhecidos, não é exclusividade feminina. Ao contrário do que muita gente pensa, os homens podem, sim desempenhar o seu papel dentro da costura. Para homenagear todos estes profissionais, conversamos este mês com o Gilson Ribeiro, que é costureiro na unidade Mirim Doce. Olha só! Como você começou na profissão de costureiro? Comecei com o incentivo da previdência social, pois machuquei meu pé e não poderia voltar ao meu antigo emprego. Recebi oferta de dois cursos: auxiliar administrativo em Rio do Sul e de costureiro no Senai em Taió. Optei então pelo curso de costura e gostei muito! E na Fakini, como foi a sua história? Há quanto tempo trabalha na empresa? Quando eu estava acabando o curso, começou a divulgação de vagas de costureiro na Fakini. Assim que a unidade abriu fui chamado para assumir uma das vagas. Trabalhei desde o primeiro dia até que saí da empresa. Fiquei quatro meses fora e voltei a trabalhar na Fakini há dois anos. Acredito que me desenvolvi dentro da empresa. Com o passar do tempo adquiri experiência e agilidade, hoje costuro em

Paras! bén

todas as máquinas. Você sofreu algum tipo de preconceito por ser um homem trabalhando em uma área que é dominada por mulheres? Sim! Justamente pelo fato das mulheres dominarem o ambiente. Como é atuar nestas equipes predominantemente femininas? É difícil, pois às vezes elas não entendem o meu jeito. O que você mais gosta do seu trabalho? Gosto de tudo! Gosto muito de trabalhar com a costura e não trocaria por outra coisa. Saber que as peças que você ajuda a costurar são distribuídas para todo o país e fazem a alegria de crianças de diferentes regiões é bacana?

Edição 46 Maio 2017

Acho muito legal! Inclusive olho sempre a etiqueta para ver em qual unidade foi feito e fico muito orgulhoso quando sei que saiu daqui. Você tem filhos? Sim! Tenho três, de 8, 9 e 13 anos. O que você gosta de fazer quando não está trabalhando? Gosto de assistir TV, ver filmes e ir até a pracinha com meus filhos.

POMERODE - Estamparia

tem vaga

MIRIM DOCE, TAIÓ, sÃO bENTO E aGROLâNDIA - Costureira com experiência Estas vagas também estão disponíveis para Portadores de Necessidades Especiais.

VOCÊ, LEITOR (A): Envie sua crítica, elogio ou sugestões para marketing@fakini.com.br, deixe por escrito no RH da Fakini ou fale com um dos FOCAs.

01/05 - MICHELE TEREZINHA KNISS 01/05 - HELGA UHLMANN DOS SANTOS 01/05 - LUIZ CESAR GROSSL 01/05 - ROSALIA BURGINSKI BEDIM 02/05 - THAIS MORAES DOS SANTOS 03/05 - DANIELA ANTUNES 04/05 - CAROLINE DE MORAES 04/05 - JOCEMARA A. F. BARBOSA BAPTISTA 04/05 - HÉLIO RIBEIRO ALVES 05/05 - LUCIDIO LISZIK 05/05 - JAIME KOPP 05/05 - ANTONIO SELVINO RODRIGUES 05/05 - SABRINA LUIZE SCHWANZ FRANZNER 05/05 - GISELE APARECIDA BOGO 06/05 - JOICE PERINI 06/05 - BRUNO SANTOS ALVES 07/05 - LEONIDES MEDEIROS 07/05 - AMANDA LETICIA BUTZKE 08/05 - KIMBERLY BIEGING BERNARDES 08/05 - CASSIO ROGERIO SCHRULL 08/05 - GISLAINE POCKSZEVNICKI 08/05 - DELMA DE FATIMA CORREA HORSTMANN 09/05 - VILMAR LAUREANO VIEIRA 09/05 - ANGELA PADILHA KEMPNER 09/05 - MARIS FABIANA DO NASCIMENTO 10/05 - ELISIANE TEIXEIRA DA SILVA 10/05 - VANESSA DE CARVALHO 10/05 - VALDIVIA ILIANA SCHUSTER VOLKMANN 10/05 - SILVIO STUWER 11/05 - ANA PAULA PAYERL

11/05 - ERNANDES LUCIANO MAAS 11/05 - MARLISE RUTZEN RAMOS 12/05 - YASMIM CHRISTINE DE OLIVEIRA 12/05 - ROSMERI HOLLER 14/05 - DORLY APARECIDA RIBEIRO DE RAMOS 14/05 - SOELENE A. FERREIRA HORONGOSO 14/05 - MARIA IZABEL MIRANDA DE OLIVEIRA 15/05 - ELIZETE LEMOS DA FONSECA 15/05 - DEBORA C. PISSOLATO FERNANDES 15/05 - JULIANA APARECIDA PEREIRA DA SILVA 15/05 - NILDA MULLER 16/05 - SHEILA DENIZ KATCHAN 16/05 - MARIA GORETE SANTOS LIMA 16/05 - LUCIANO DA LUZ PALHANO 16/05 - SORAYA GRETHER 16/05 - ELAINE BENNET 16/05 - JOSÉ RIBAMAR 17/05 - JESSICA R. DE SOUZA MAUERWERKER 17/05 - MARLI LORENZINI 17/05 - MICHEL RICHARD RAHN 18/05 - MARIA JOCELI A DE OLIVEIRA 18/05 - ADRIANA DE JESUS 18/05 - ITAMARA TEREZINHA NEIS 18/05 - FRANCIELE A. DOS SANTOS SILVEIRA 18/05 - NERI SANTANA 18/05 - ROBSON DE JESUS SOARES SERAO 18/05 - LOHANA FRANCYELE SANTOS 18/05 - ANGELITA SCHAFRANSKI DE PAULA 19/05 - EDILIANE DE FATIMA CAETANO SOPCHAKI 19/05 - MARIA DENIZE NICOLAICO DA LUZ 20/05 - JAIME MODRO 20/05 - SILVIA LEMOS DA FONSECA 20/05 - CRISTIANA POLIDORO 22/05 - LEONITA SCHULLE DA SILVA 22/05 - NOELY DE SOUZA

22/05 - DENISE BAUMANN 22/05 - HERMENEGILDA CAMARGO KEMPNER 23/05 - ELIZANDRA M. BACHMANN PONCHIELLI 24/05 - FABIO EDUARDO FRANCO 24/05 - VIGAND VIEBRANZ 25/05 - IVONE APARECIDA FERREIRA PADILHA 25/05 - IRACEMA RIBEIRO DOS SANTOS 25/05 - VANESSA ANDRADE MUCHEWITZ 25/05 - CLARA AMARO 25/05 - JULIANE VOLKMANN 25/05 - VILMAR LOPES DIAS 25/05 - LUIZ FERNANDO MAGALHÃES 26/05 - SANDRO MEIRELES FAUVEL 26/05 - IVONE CAMPREGHER BASCTE 26/05 - MARINA LEONICE SCHEIWE 26/05 - SARAH C. MARCIEL MASCARENHAS 27/05 - LUCIANE DAS NEVES 27/05 - SILVIA GERALDA LUNGE 27/05 - ANDREIA CARINA DA SILVA 27/05 - JAIME CRISTOFOLETTI 28/05 - SALETE NUNES 28/05 - GECIALA NEUMANN 28/05 - GEOVANE DOS SANTOS PRESTES 28/05 - JOICE FRANZEN 28/05 - MARILEIA STEINHEUSER SEEMANN 29/05 - CRISTINA DE ANDRADE GESSER 29/05 - DANIELI KRUGER 29/05 - JOANA NUNES 30/05 - NICOLLE ZUMACH 30/05 - IARA HUBEL 30/05 - DANIELLE JUNKTON 30/05 - JOCELE PONDELEK PASQUALI 31/05 - RENILDA KOLS STEINERT


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.