Cururupu origens

Page 97

para a produção de farinha de mandioca representava uma organização do trabalho mais avançado do que nos dias atuais, o trabalho em serie produzia produtos da mandioca para o consumo da comunidade, para o mercado no município e parta exportação. O Nome original da comunidade era Fazenda Santa Rita. Segundo Arlene Pinto Chaves (Nedica) que nasceu em Santa Rita dos Pintos em 1944, filha de Rosaria Pinto por volta de 1954, quando NEDICA que em 2009 tem 65 anos, tinha dez anos a produção da fazenda era Farinha branca de mandioca, feijão melancia, maxixe e gergelim, na época de dona Rosário a produção era escoada para um grande armazém que existia nas margens do rio Cururupu na sede da cidade de Cururupu de onde sai para revenda em São Luis e outras praças, ainda segundo os descendentes de Manuel do Nascimento Pinto em certa época a Vizinha Fazenda

Aliança

negociava

com

os

produtos

de

Santa

Rita

principalmente a Farinha Branca de mandioca e o gergelim. Santa Rita dos Pintos fica a 17 Km da cidade de Cururupu. Estrada de chão cortada por dois rios e pequenos lagos, que na estação chuvosa o acesso fica dificultoso. Na atualidade possui energia elétrica conta com uma escola municipal, transporte Escolar regular, estrada de chão que favorecerá o futuro escoamento da produção que é feita atualmente por meio de carro de bois e d20. As 35 famílias da comunidade formam um total de 105 pessoas residentes (55 Homens e 50 mulheres, destes, 50 são crianças e adolescentes) não possui posto medico.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.