Dengue

Page 1

INFO R MATIVO D ENGUE ESCOLA MUNICIPAL ANITA GARIBALDI – ABRIL/2012.

A dengue é, uma doença muito grave e deve ser tratada rapidamente por um profissional. Causa muita dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor nas juntas e musculares. A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti infectado. pode transmitir infecção e também a população sofre sérios riscos. Atingem pelo menos 500 mil pessoas/ano, apresentando a taxa de mortos de até 10% para pacientes hospitalizados e 30% para pacientes não tratados. A dengue é uma doença infecciosa causada por um arbovírus (existem) quatro tipos diferentes de vírus da dengue – 1, 2, 3, e 4, que ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. DENGUE CLÁSSICA Geralmente os sintomas iniciam de uma hora para a outra e dura de 5 a 7 dias. A pessoa infectada tem febre de (39 a 40 graus), dores de cabeça, cansaço, dores musculares e nas articulações, indisposição, enjoos vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal durando uma semana e a dor é insuportável e muitas vezes mortal, após este período, a pessoa pode continuar sentindo cansaço e indisposição.


DENGUE HEMORRÁGICA Dengue hemorrágica é uma forma grave de dengue. No início os sintomas são iguais ao dengue clássico, mas após o 5º dia da doença alguns pacientes começam a apresentar sangramento e choque. Os sangramentos ocorrem em vários órgãos. Este tipo de dengue pode levar a pessoa à morte. Necessita sempre de avaliação médica de modo que uma unidade de saúde deve sempre ser procurada pelo paciente.

Sinais de Alerta da Dengue Hemorrágica 1.Dor abdominal intensa e contínua (não cede com medicação usual) 2. Agitação e letargia 3. Vômitos persistentes 4. Hepatomegalia dolorosa 5. Extremidades frias 6. Derrames cavitários 7. Cianose 8. Sangramentos espontâneos e/ou prova de laço positiva 9. Lipotimia 10.Hipotensão arterial 11.Sudorese profusa 12.Hipotensão postural 13.Aumento repentino de hematócrito 14.Diminuição da diurese 15.Melhora súbita do quadro febril até o 5° dia

Fique atento!!! Se você começou com febre alta, surgiram manchas vermelhas pelo corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e das juntas pode ser dengue... Procure rapidamente um médico. Dengue se você agir podemos evitar...


A dengue tá matando todo mundo! Socorroooooooo!!! Eu sou roxo e verde!!! Aaaaaaaaaaa!!

Dengue clássica Há suspeita de dengue em casos de doença febril aguda com duração de até 7 dias e que se apresente acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares, dores nas juntas, prostração e vermelhidão no corpo. A pessoa infectada tem febre alta (39° a 40°C)

Dengue Hemorrágica Agitação ou letargia; Vômitos persistentes; Pulso rápido e fraco; Hepatomegalia dolorosa; Extremidades frias; Derrames cavitários; Cianose; Sangramentos espontâneos e/ou prova de laço positiva; Lipotimia

FIGUE LIGADO DENGUE MATA!!!!!


Tratamento da dengue O tratamento da dengue requer bastante repouso e a ingestão de muito líquido, como água, sucos naturais ou chá. No tratamento, também são usados medicamentos antitérmicos que devem ser recomendados por um médico. É importante destacar que a pessoa com dengue não pode tomar remédios a base de ácido, como AAS, Melhoral, Doril, Sonrisal, Alka-Seltzer, Engov, Cibalena, Doloxene e Buferin. Como eles têm um efeito anticoagulante, podem promover sangramentos. É preciso ficar alerta para os quadros mais graves doenças. Se aparecerem sintomas, como dores abdominais fortes e contínuas, vômitos persistentes, tonturas ao levantar, alterações na pressão arterial, fígado e baço dolorosos, vômitos hemorrágicos ou presença de sangue nas fezes, extremidades das mãos e dos pés frias e azuladas, pulso rápido e fino, diminuição súbita da temperatura do corpo, agitação, fraqueza e desconforto respiratório, o doente deve ser levado imediatamente ao médico. O doente começa a sentir a melhorar cerca de quatro dias após o inicio dos sintomas da dengue,que podem permanecer por 10 dias. Em caso de suspeita de dengue, procure a ajuda do médico. Este profissional irá orientá-lo a tomar as providências do seu caso. A reidratação oral é uma medida importante e deve ser realizada durante todo o período de duração da doença e, principalmente, da febre. O tratamento da dengue é de suporte, ou seja, alívio dos sintomas, reposição de líquidos perdidos e manutenção da atividade sanguínea. A pessoa deve ficar em repouso, beber muito líquido (inclusive soro caseiro) e só usar medicamentos prescritos pelo médico, para aliviar as dores e a febre.


COMBATE A DENGUE A dengue é uma doença grave e que pode matar, por isso não deixe água parada em potes, pneus, vasos, garrafas, vidros, plásticos e potes de metal.

Venha me enfrentar eu sou muctho mactho!!!


O MOSQUITO O causador desses sintomas é o mosquito Aedes aegypti , ele é do tamanho de um centímetro, corpo e asas pretas, manchas brancas nas patas e corpo, voa baixo, produz pouco zumbido e é mais ativo de manhã.

O mosquito Aedes Eegypti é o projetor de doenças graves como dengue, e por isso o controle de sua reprodução é considerado assunto de saúde pública.

A fêmea pica a pessoa infectada, mantém o vírus na saliva e o retransmite. A transmissão ocorre pelo ciclo homem-Aedes aegypti-homem. Após a ingestão de sangue infectado pelo inseto fêmea, transcorre na fêmea um período de incubação. Após esse período, o mosquito torna-se apto a transmitir o vírus e assim permanece durante toda a vida. Não há transmissão pelo contato de um doente ou suas secreções com uma pessoa sadia, nem fontes de água ou alimento. AVISO: NÃO DEIXE ÁGUA PARADA NOS VASOS DE FLOR


Informativo elaborado pelos alunos do 5º ano B Professora Sandra Regina Bergmann Pabst Beatriz Mafra Severino Breno Luís Ferreira de Lima Bruna de Melo Ramos Patrício Camila Zabot de Aguiar Cassiano Edgar Mello de Oliveira Eduardo Antonio de Amorim Giovana Carolina Fernandez Giovani Migliorini Isabela da Silveira Jean Felipe Micheletto Costa João Pedro Costa João Victor Serafim Julia Camille Vieira Julia Gabriela Leithold Katlim Kelly Neumann Kauane Cristina Santanna Batista Kauê Gustavo da Silva Letícia Maciel Luisa Parucker da Silva Maria Fernanda Nagel Carneiro Matheus Lucas Fernandes Messias Alberto Furtado Corrêa Nathália Carolina Lema Nathália Vieira Mortari Nicolas Leandro de Oliveira Pedro Henrique Dias Rafael Farani da Silva Fortuna Vitor Luiz Eyng da Silva Vitoria Evelina Cordeiro Fontes de Pesquisa – Sites http://www.dengue.org.br http://www.combateadengue.com.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.