A Mãe da Lara na nossa sala

Page 1

A m達e da Lara na nossa sala

17 / 5 / 2013


Na sexta-feira (17 / 5 / 2013), a mãe da Lara veio falar-nos da sua profissão. Ela chama-se Maria e é arquiteta.


Ela trouxe uns cartazes com o projeto do Museu da Ă gua.


Os meninos e as meninas da turma estiveram todos muito interessados e fizeram muitas perguntas Ă mĂŁe da Lara.


Este museu vai ser construĂ­do no Parque dos Poetas, em Oeiras.


O edifício do museu tem uma forma parecida com um cilindro. Por fora tem uma rede, que parece uma pele, coberta com garrafas de vidro. A rede tem uns espigões onde se enfiam as garrafas. Para nos mostrar como as garrafas fazem a pele, a Maria trouxe garrafas de plástico. Estes desenhos são feitos no computador.


Ela também trouxe um rolo de papel higiénico para nos mostrar e explicar como são feitas as plantas dos vários pisos. No corte vertical do edifício vemos 5 pisos e o “embasamento”. O “embasamento” do edifício é como se fosse a raiz de uma árvore, serve para o segurar.


Este edifĂ­cio vai ter um buraco no meio para a ĂĄgua da chuva entrar. Como se fosse um cilindro (ou um cone) dentro de outro cilindro.



Aqui a Maria está a explicar à Madalena e aos meninos por onde entra a água da chuva.


A mãe da Lara também nos trouxe maquetes de uma praça que tinha uma estátua no meio.


Na maquete não estava a estátua. Só estavam os edifícios à volta.


A mãe da Lara mostrou-nos também alguns materiais que os arquitetos têm que escolher: os mostruários das madeiras, de pedras, de tintas e de metais que se usam para os caixilhos das janelas e para as portas. A Marta contou que a mãe dela trabalha em Setúbal, no Fórum Luísa Tody. Ela lembrouse das obras que foram lá feitas e dos materiais que foram usados.


A madeira parece que é viva, porque incha com a humidade e desincha no tempo seco. Quando se colocam as tábuas de madeira, tem que se deixar um espacinho entre elas para não se empurrarem umas às outras e saltarem para fora.




Aqui a Maria esta a mostrar-nos a pedra. A Marta contou como tinha reparado o que os sapatos com sola de borracha chiam no ch達o de pedra.




No final escrevemos um texto O que aprendi com a Mãe da Lara … Aprendemos que a mãe da Lara é arquiteta. Os arquitetos desenham plantas de casas, museus, escolas, estádios de futebol, jardins, bibliotecas, hospitais, praças, teatros, parques, esquadras, equipamentos urbanos, estações de metro e de comboio, aeroportos, pontes, hotéis, … O Museu da Água que a mãe da Lara nos mostrou é amigo do ambiente, porque na sua construção se reciclam as garrafas de vidro e também porque se aproveita a água da chuva. As garrafas não vão ser todas iguais, vão ser diferentes umas das outras.

(As legendas das fotografias também forma escritas em conjunto)

1.º D – Escola EB1 “O Leão de Arroios” Agrupamento de Escolas Luís de Camões, Lisboa Maio 2013


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.