Educatoons - Cartuns Educativos na Escola

Page 1

E DU CA N TOO S


O QUE É EDUCATOONS? Educatoons - Cartuns Educativos na Escola, é um projeto que criamos para levar a linguagem lúdica do cartum (o desenho humorístico) para dentro das instituições de ensino. A idéia é tornar o cotidiano na escola mais humano, divertido, leve e encantador. Este projeto é fruto de belas experiências de nossa equipe. Há mais de 20 anos trabalhamos com Secretarias de Educação, Prefeituras Municipais, empresas, clínicas, universidades, escolas... Produzimos centenas de publicações lúdicas e educativas, Sempre com a preocupação de conscientizar e desenvolver inteligência dos leitores - crianças, adolescentes e até mesmo adultos! Para isso, usamos em nossas produções os cartuns... uma linguagem divertida, de fácil compreensão e muito alto astral! Em Florianópolis, desenvolvemos trabalhos com as escolas desde 2000, ajudando na organização de eventos, produzindo mascotes e publicações. Em 2005, produzimos o primeiro jornal infanto-juvenil da região, o Turma da Ilha. trazendo para nossas crianças e jovens temas como cidadania, segurança, saúde, ciência, meio ambiente, bem como a História e o folclore de Florianópolis. Esperamos contar com o apoio de sua equipe, para manter vivo este trabalho!

QUEM SOMOS Marcos Dal Bó Ilustrador, cartunista e escritor infantojuvenil. Desde 1990, edita e produz publicações educativas, entre revistas, jornais e livros. Realizou mostras em cartum e oficinas para professores em 17 municípios do Sul do Brasil. Atualmente, oferece suporte visual e editorial a escolas, ONGs e profissionais liberais de Florianópolis, desenvolvendo informativos, ilustrações para livros, mascotes, comunicação visual lúdica e jogos educativos!

Luciane Carbonara Dal Bó Psicóloga de crianças e jovens, possui formação também em música, dança e arteterapia. Atua em Psicologia clínica e da saúde há 20 anos, desenvolvendo atividades em escolas, clínicas, empresas e ONGs. Desde 2000, ajuda a coordenar a produção de publicações educativas e materiais infanto-juvenis.


CARTUM E EDUCAÇÃO Cartum é como chamamos o desenho humorístico. Seu humor, as distorções e exageros, as formas simplificadas, as cores vivas... despertam sentimentos comuns em pessoas de qualquer idade: simpatia, alegria, encanto, prazer, bem-estar, curiosidade... O cartum motiva, anima. Por isso, pode ter um papel importantíssimo na educação!

O Que o Cartum pode fazer em Sala de Aula? Sua linguagem lúdica motiva, estimula a criativid ade, faz com que alunos e profes sores sintam-se mais à vo ntade, abertos a novos co nceitos.

o de textos e Trabalhado ao lad um torna-os mensagens, o cart ricos e de fácil mais agradáveis, ula, assim, sua assimilação. Estim leitura. Ensina a encarar as situações com humor... A agressividade, a rebeldia, assumem formas mais construtivas de manifestação, atuando na transformação da realidade. ontrado com Pode ser enc o de mão em d a s s a p , e d facilida z. É uma arte e id p ra m o c mão om te popular: c n e lm a re , ta bara el, pis e um pap lá m u s a n e p a áveis! dos inimagin n u m e s m a cri

No ambiente escolar, os cartuns motivam e estimulam a criatividade. Alunos e professores se sentem melhor, diminuindo a ansiedade no local.

neira Comunica mensagens de ma ... Afinal, intuitiva, direta e atraente as mensagens melhores is assimiladas são as que ma tocam nossos corações! Discutindo acontecimentos do dia-a-dia, cartuns e charges sã o materiais ricos na compreens ão e discussão sobre a realidade em que se vive.

Ao utilizar-se da ficção, da ar da fantasia, o cartum pode fal foras. realidade através de metá Quantas verdades não são las e passadas através de fábu histórias de fantasia? Por centrar-se na essência da situação, facilita seu entendimento. O leitor - mesm o analfabeto - é capaz de int uir a mensagem do cartum com um simples olhar. O cartum comu nicase com pessoas de qualque r idade, nível socioeconômico ou escolaridade. A criança e o idoso, o humilde e o rico, o intelect ual e o analfabeto... todos estes po dem ser atingidos pela sutil mens agem do desenho humorístico!


MASCOTE DA ESCOLA O mascote é um personagem que representa a escola e forma uma maior empatia com a comunidade escolar. Caso sua escola já possua um mascote, mas ele esteja em desuso, ou precise de um melhor tratamento gráfico, podemos renovar sua imagem. A idéia é que o mascote realmente seja atraente, simpático e usado pela comunidade escolar. Se sua escola não tiver ainda um mascote, cuidamos de todo o processo de criação, baseados nas idéias e sugestões dos alunos e professores. Uma idéia interessante, para melhor divulgá-lo, é organizarmos um concurso para a escolha de seu nome, envolvendo toda a comunidade escolar!

Alguns mascotes criados por nossa equipe!


MATERIAIS PERSONALIZADOS O mascote da escola pode ser usado na produção de diversos materiais: basta usar a imaginação! - logotipo, - Agenda escolar, - Uniforme, - Brindes (como estojos, canetas, réguas...) - materiais timbrados, - cartões comemorativos, - anúncios, - cartazes de eventos e campanhas, e o que mais pudermos inventar!!!

VISUAL LÚDICO Com base nas idéias dos alunos e professores, podemos usar o mascote, também, na decoração da escola. Através de:: - fachadas lúdicas - painéis em muros e paredes, - murais, - placas de sinalização... A idéia é aproveitar o cartum para tornar os ambientes mais agradáveis, motivadores, encantadores!


JORNAL ESCOLAR É essencial que a escola tenha um jornal próprio, que sirva de elo entre Direção, professores, alunos e comunidade. Nossa equipe produz jornais informativos atraentes, bem humorados, que falam a linguagem das crianças e jovens. Trazem informação, cultura, ciência, cidadania, saúde, diversão... E, nele, os estudantes podem se expressar livremente, trazendo suas dúvidas e críticas, mostrando seus talentos, dando seu recado!

Conteúdos para Todos os Gostos! - O que é notícia: comunicados da Direção, atividades desenvolvidas e programadas, entrevista com destaques da escola, fotos dos alunos... - Cultura: letras de música, livros da biblioteca, filmes, games, atrações... - Artes Manuais: brinquedos e jogos com sucata, experiências, receitas... - Cidadania: Estatuto da Criança e do Adolescente, Direitos do Cidadão... - Saúde preventiva: orientações e dicas sobre dúvidas da infância e adolescência (criação, identidade, mudanças corporais, namoro...) primeiros socorros, prevenção de acidentes, drogas, violência... - E diversão: quadrinhos, charges, piadas, passatempos, desafios...


GUIA DO ALUNO Depois do jornal, o Guia do Aluno é o principal instrumento de informação da escola, voltado aos estudantes, pais, responsáveis e até professores. Sua função é ajudar cada um a assumir e a cumprir bem (e cada vez melhor) o seu papel e sua responsabilidade no processo de educação proposto pela escola. O Guia apresenta, de maneira simples e objetiva, os principais itens que compõem a estrutura organizacional e o funcionamento da escola. Traz as normas a serem seguidas, informações sobre a rotina escolar, além do calendário anual, que traz a organização de todo o ano letivo. Por isso, ele deve estar sempre à mão. Seu nome já diz: é um guia. Em caso de dúvida, é nele que a comunidade escolar deve encontrar os primeiros esclarecimentos e instruções, sobre o que ou como proceder, onde ir e quem procurar!

Conteúdos - informações básicas - história da escola - instalações - níveis de ensino - projetos e atividades - estrutura organizacional e equipe docente - sistema de ensino - proposta pedagógica - metodologia - normas da escola - uniforme - depoimentos de alunos, pais, ex-alunos - fones úteis (transporte escolar, fornecedores do uniforme...)


COMO REALIZAR 1) CONTATOS - O primeiro passo, antes de iniciarmos uma produção, é buscarmos a colaboração de todos os integrantes da comunidade escolar. Por isso, os trabalhos são feitos em permanente contato com seus representantes: Direção, coordenação pedagógica, APP, grêmio estudantil... Nos reunimos com cada um destes grupos, onde explicamos as atividades que serão realizadas, seus objetivos e benefícios! 2) COLETA DE DADOS - Através destes encontros, também, vamos recolher as informações necessárias para a realização dos trabalhos, levantando quais são os interesses e necessidades da escola.

3) PRODUÇÃO - Com base nos dados levantados, apresentamos à escola os primeiros esboços e propostas, a serem discutidas com a equipe. Com a ajuda dos professores e grêmio estudantil, buscaremos envolver os alunos no processo de criação e produção. Como? Enviando-nos sugestões, fazendo suas críticas, aproveitando suas habilidades de desenho, escrita... Podemos promover um concurso para que escolham o melhor nome para um mascote, ou a melhor ilustração para colocar em um determinado local da escola! 4) RECURSOS FINANCEIROS - Na maior parte dos trabalhos, a escola pode optar em usar recursos próprios ou contar com parceria de apoiadores. O que são? São empresas, lojas, mercados, profissionais... com os quais a Direção, professores, alunos e pais tenham contato. Eles ajudam a financiar os trabalhos e, em troca, recebem espaço para divulgarem seu negócio, conforme estabelecido com a Direção. Assim, todos saem ganhando! 5) VALORES - Os custos das produções variam conforme as características de cada trabalho e as possibilidades de cada cliente. Mas, a título de referência, coloco alguns valores segundo últimos trabalhos realizados: - Criação de mascote: 150,00 em desenho único; 200,00 com mais cinco desenhos em diferentes posições. - Adaptação do mascote para ser usado em camisetas, bonés, materiais escolares, capas de agenda, blocos ou cadernos personalizados, peças publicitárias (anúncios, folhetos, folders...): 50,00 por ilustração (sendo que uma ilustração pode ser usada em vários materiais) - Artes de placas para sinalização (localização de salas de aula, laboratórios, banheiros, direção, etc...): 25,00 a 50,00 cada, conforme quantidades


- Artes para murais e painéis (como muros, fachadas, paredes, banners...): 50,00 a 200,00, conforme a complexidade e tamanho do projeto - Criação e arte-finalização do Guia do Aluno ou do Jornal Escolar: 20,00 a 40,00 por página, dependendo da quantidade final de páginas. Exemplos de valores para a produção das publicações: 2 pág. – 80,00 4 pág. – 160,00 8 pág. – 300,00 12 pág. – 430,00 16 pág. – 550,00 20 pág. – 650,00 24 pág. – 730,00 Importante: todos os valores envolvem apenas a criação e produção em arte-final das ilustrações/textos. NÃO envolvem os custos de produção industrial, como impressão em gráfica, serigrafia em tecidos, pintura ou adesivação em paredes e muros, etc... 6) ENTREGA - Alguns clientes preferem a entrega dos materiais acabados em CD: eles mesmos levam aos fornecedores de sua preferência (gráfica, empresa de comunicação visual, etc). Por outro lado, podemos apresentar orçamentos de fornecedores que já temos contato; entregamos a arte aos mesmos e acompanhamos a produção, até a entrega do produto acabado ao cliente. 7) PAGAMENTO E PRAZOS - Sempre a combinar, conforme a realidade de cada instituição.

CONTATO Marcos Dal Bó - Arte & Toons Site pessoal: marcosdalbo.com Site Educatoons: educatoons.blogspot.com E-mail: marcosdalbo@gmail.com Fone: (48) 3206 7735 End.: R. Luiz Oscar de Carvalho, 149 / 401-D Trindade - Florianópolis, SC


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.