IX Congresso Brasileiros de Dinâmica dos Grupos - Programação

Page 1


Laboratórios

OBJETIVO

COORDENADORES

A1

Desenvolvendo percepções através dos princípios de Leonardo da Vinci

Trabalhar, através da Dinâmica dos Grupos, as percepções individuais e grupais utilizando os princípios de Leonardo da Vinci.

EMILIANA CARDOSO DA SILVA e MARIA ALEXANDRA CARDOSO DA SILVA

A2

Não há você sem mim e eu não existo sem você

Examinar a formação do ser social a partir das experiências vividas pelos indivíduos e os impactos das influências recebidas na participação em grupos, nos resultados corporativos e no seu modo de ser e estar no mundo.

GENIRA ROSA DOS SANTOS e RENATO MORAIS

A3

Pertencer: a comunicação criando conexões grupais

Compreender a influência das diferentes formas de comunicação para facilitar o pertencimento, estabelecendo conexão com a linguagem dos sentimentos e das necessidades.

IVADETE MARIN RAVANELLO e NEIVA M. MICHELON DE OLIVEIRA

A4

Equipe e ética: habilidades de pertencimento

Refletir a respeito das competências necessárias para a efetividade do processo de pertencimento, buscando relacionar as habilidades relacionais e as escolhas individuais feitas a partir da ética e valores pessoais e da equipe.

MARCIA POZZOBON e SOLANGE S. DE OLIVEIRA

A5 A6

Conectando histórias para pertencer

Oportunizar um espaço no qual os participantes serão convidados a vivenciar o sentimento do pertencer, a partir de experiências significativas de vida.

ALE MOESCH, SILVANA FARDO, CARMEM LUCIA BARBOSA, LUCIANA HÁUBER e MAÍRA SUPERTI

Acolhendo o melhor de nós!

Oportunizar reflexões e aprendizados sobre os vínculos que estabelecemos em nossas relações, a partir do aqui e agora do laboratório vivencial.

VERA LÚCIA BRANDÃO

B1

Tavistock, um modelo tupiniquim

Experimentar o exercício da função autoridade e do papel da liderança a partir do modelo Tavistock, porém com a proposta de uma mudança na abordagem incluindo os indivíduos e suas relações interpessoais no processo grupal.

MAURO NOGUEIRA DE OLIVEIRA e LUIZ CARLOS OSÓRIO

B2

Liderando com propósito: inteligência espiritual em ação

Refletir e criar novas identidades de pertencimento e possibilidades de alinhamento dos propósitos de vida do líder e sua equipe com o propósito da organização, bem como com a comunidade, trazendo novos sentidos ao que se constrói no trabalho.

MARTIN MAYER

B3

A comunicação pode inspirar o desejo de pertencer?

Dialogar sobre a comunicação interpessoal e o sentimento de pertencer ao grupo ou se distanciar dele tendo em vista reformular a prática da comunicação, fundamentada em Marshall Rosenberg, Dean Spitzer e Cartwright.

MARIA ANGELA SANT'ANNA KAFROUNI

B4 B5

Feminina, sim senhora!

Promover o reconhecimento de que o ser mulher envolve características que somadas levam a um status especial e único, que as torna capaz de tomar decisões que integram cognição e afetividade.

LISETE BENZONI

Diálogos quando faltam palavras: para não cair no vazio

Oportunizar a reflexão sobre a importância da expressão da subjetividade, mesmo que além da palavra, com o propósito de estabelecer sentidos, identificações e dar suporte aos vínculos.

ISABEL DOVAL

B6

Coordenador de grupo: pertencer ou não pertencer? Eis a questão!

Promover uma reflexão, a partir de recortes da visão de diferentes autores, acerca do quanto o coordenador pode ter uma relação de proximidade com os membros do grupo, ou seja, os limites e abrangência desta relação.

ADRIANA BORTOLIN

C1

Identidade e pertencimento

Identificar aspectos que contribuem para o pertencimento e a convivência nos grupos, tendo em vista compreender a importância de lidar com pessoas diferentes para gerar relacionamentos interpessoais efetivos, com base na empatia e na confiança.

KATIA REGINA CURY e CLEIDE APARECIDA DA SILVA

C2 C3

Vivenciando o processo do grupo na gerência de projetos

Vivenciar as fases sistêmicas da gerência de um projeto através de um exercício dinâmico e seu processamento em grupo.

WALDOMIRO PEDROSO SOBRINHO

Antes ser a Pertencer: caminhos e descaminhos da vida em grupo

Despertar a consciência da importância de SER, encorajando cada participante a olhar o PERTENCER como uma forma de encontro com o grupo, sem perder-se de si.

CAROLINE CANDIDO e LUCIANO LAMEIRA

C4

Não há você sem mim e eu não existo sem você

Examinar a formação do ser social a partir das experiências vividas pelos indivíduos e os impactos das influências recebidas na participação em grupos, nos resultados corporativos e no seu modo de ser e estar no mundo.

GENIRA ROSA DOS SANTOS e RENATO MORAIS

C5 C6

Acolhendo o melhor de nós!

Oportunizar reflexões e aprendizados sobre os vínculos que estabelecemos em nossas relações, a partir do aqui e agora do laboratório vivencial.

VERA LÚCIA BRANDÃO

Feminina, sim senhora!

Promover o reconhecimento de que o ser mulher envolve características que somadas levam a um status especial e único, que as torna capaz de tomar decisões que integram cognição e afetividade.

LISETE BENZONI

(*) 18 laboratórios simultâneos divididos em 3 sessões - a inscrição inclui a opção de matrícula em 2 laboratórios. Os grupos têm número limitado, as vagas disponíveis são oferecidas seguindo a ordem de efetivação da inscrição.


21.SET 21.SET

09:00 - 13:00h O Pré-congresso é oportunidade de explorar e aprofundar enfoques relacionados a temática do PERTENCER. Realizados em pequenos grupos, são coordenados por especialistas nos temas propostos e acontecerão simultaneamente.

14:00 - 15:00 15:00 - 16:00 16:15 - 17:15 17:30 - 18:30

22.SET

18:45 - 19:45 09:00 - 12:00 09:00 - 11:00

11:15 - 12:15

13:30 - 16:30 14:00 - 16:00

Inscreva seu trabalho científico para apresentação na modalidade de pôster

23.SET

17:00 - 19:30

Comunicação Não-Violenta DOMINIC BARTER

1

Conhecendo a Justiça Restaurativa: uma abordagem geradora de pertencimento FABIANA OLIVEIRA

2

Comunicação interna, o engajamento nas organizações: do individual ao coletivo DANIEL COSTA

3

O difícil facilitário do viver em grupo MAURO OLIVEIRA

4

Dinâmica dos grupos e cultura indígena: raízes ancestrais de integração de pessoas e relações KAKÁ WERÁ

5

O emprego e a relação com o trabalho: separando o apego do desejo natural de pertencer MARCELO CARDOSO

6

Credenciamento Abertura - DIRETORIA Vivência de Acolhimento - ALE MOESCH Pertencemos à sinergia e à dinâmica: o legado grupalista em tempos de individualismo intenso CARLOS LINHARES Grupos, equipes e gestão: um olhar a partir da complexidade e do modelo integral Diálogos com MARCELO CARDOSO Lembrança e homenagens à Fela Moscovici Laboratórios simultâneos* (A1 a A6) Histórias e práticas de pertencer Escutar experiências sobre o sentimento de pertença na diversidade social: da vivência ao fazer acontecer MARIO PEREIRA, ROB PARKINSON, CAROLINA FUGA, MAURO POZATTI, LUCIA TORRES, LOUISE VENDRAMINI O desafio do engajamento nas organizações Discutir a questão da demanda por engajamento nas empresas, à luz dos princípios das equipes de trabalho e a realidade em que as organizações estão inseridas SAARA HAUBER, LÍDIA MANCIA Laboratórios simultâneos* (B1 a B6) Pertencer na diversidade Compartilhar experiências de gestão e de engajamento: desafios do pertencer na diversidade, nas empresas e na vida FRANCISCO BATISTA, JORGE HOELZEL NETO, MARIA BERENICE DIAS Contação da história da SBDG DORALICIO SIQUEIRA, LISETE HERZOG, PAULO HELRIGHEL, EMILIANA CARDOSO, MARIA HELENA SCHUCK, NEIDI SCHNEIDER, MAURO OLIVEIRA

Laboratórios simultâneos* (C1 a C6) 08:30 - 11:30 08:30 - 10:30 Grupos e equipes: experiências e aprendizados em diversas manifestações MAURO OLIVEIRA, NEIDI SCHNEIDER, LUIZ CARLOS OSÓRIO Momento de Conexão - LENA MOUZINHO 10:30 - 11:30 Celebração e entrega dos Títulos da Curva de Maturidade da SBDG 11:30 - 13:00 Da liderança engajadora para a liderança consciente 14:00 - 16:00 FÁBIO BETTI, VICENTE GOMES


O Congresso da SBDG ocorre a cada dois anos e seu principal objetivo é reunir profissionais para partilhar conhecimentos e práticas sobre Dinâmica dos Grupos, reafirmando a nossa missão de promover o desenvolvimento do indivíduo, das relações e dos grupos, a partir de ações que resultem no crescimento humano e coletivo. Em 2015 o tema do evento é "PERTENCER", com abordagens voltadas para o pertencimento nas organizações, nas empresas, na perspectiva social e comunitária, a partir de um olhar amplo sobre o indivíduo e as suas relações. O Congresso busca contribuir para o entendimento, na teoria e na prática, do que acontece no comportamento dos pequenos grupos, tratando da Dinâmica dos Grupos não somente como ferramenta de desenvolvimento, mas sim como possibilidade de leitura, compreensão e intervenção nos processos que se estabelecem nos variados grupos dos quais podemos participar como integrantes, facilitadores ou líderes. Nosso ponto de vista é que "pertencer é ser", e implica inclusão, tolerância, respeito às diferenças, participação, ação, transformação. O pertencer como demanda e desafio para a vida contemporânea e as relações com a Dinâmica dos Grupos. Porque, afinal, a vida acontece em grupos! O evento oferecerá um espaço de exposição, discussão, partilha e vivência sobre temas relacionados ao PERTENCER e às intervenções nos pequenos grupos, trazendo experiências diversas e consistentes no campo educacional, empresarial, social e da saúde, através de múltiplas atividades onde todos serão protagonistas, seja através dos trabalhos científicos apresentados em pôster, dos painéis, da bagagem pessoal de cada participante, da troca de conhecimentos nos laboratórios e nas áreas de convivência, contando com cerca de 50 palestrantes, painelistas e coordenadores presentes.

Valores para inscrições

A inscrição inclui a opção de matrícula em 2 laboratórios. Os grupos têm número limitado, as vagas disponíveis são oferecidas seguindo a ordem de efetivação da inscrição. Desconto de 10% para associados da ABRH-RS – Associação Brasileira de Recursos Humanos/RS. Desconto de 5% para associados UNAT – União Nacional dos Analistas Transacionais. Os descontos não são acumulativos e não se aplicam aos valores para associados SBDG. Os pagamentos podem ser efetuados em boleto bancário, cartão de crédito e débito on-line ou através de empenho. Parcelamento no cartão de crédito em até 12 vezes (com acréscimo pela instituição financeira). O pagamento no cartão de crédito é operacionalizado pelo PagSeguro, empresa especializada do grupo UOL.

Informações - Inscrições

Promoção

www.sbdg.org.br/congresso2015 congresso@sbdg.org.br fb.com/congressodinamicagrupos

Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.