REPRESENTAÇÕES VISUAIS DOS KAAPOR NAS EXPEDIÇÕES DE DARCY RIBEIRO ENTRE 1949/1951

Page 34

aos índios Kaapor. São 126 entradas33 deste acervo e, todas elas, estão organizadas como séries temáticas, com o esforço de juntar as continuidades e quebrar as descontinuidades temporais. As séries deste acervo se aproximam do modelo de séries-seqüência, do encadeamento de instantâneos, parcelamento do tempo da ação. Fica claro que, de certa forma, a Cinematografia (ocupação tida como

principal

de

Foerthmann)

influencia

na

produção

fotográfica

e,

conseqüentemente, na forma de organização que é dado posteriormente ao acervo devido. Os médios-formatos de Darcy Ribeiro que constam no acervo do Museu do Índio são uma pequena porcentagem do total produzido e não se encontram no banco de dados virtual. Outra parte relevante do acervo está em posse da Fundação Darcy Ribeiro34, sendo a autoria das fotos confirmadas. São três entradas no banco de dados virtual da instituição35 com a referência Índios Urubu-Kaapor, somando-se 483 documentos. Entre esses documentos encontram-se negativos originais, cópias em papel e pranchas de cópias-contato originais. Comparando o material com o que está em posse do Museu do Índio, observamos muitas duplicatas ou fragmentos de séries incompletas, mas que estão inteiras no Museu do Índio.

Chama atenção o fato de haver uma entrada com o título “Darcy Ribeiro entre os índios Urubu Kaapor”, somando-se vinte e duas imagens onde o pesquisador aparece interagindo com os índios (seja filmagem, entrevista, etc.) e sozinho (escrevendo ou andando na mata). Outro fato importante de atentar é que, na entrada com o título “aspectos da população e cultura Urubu-Kaapor” (a maior entrada, com total de 436 imagens) consta a maioria das fotografias 6 x 6cm atribuídas à segunda expedição, sendo de autoria confirmada de Darcy Ribeiro.

33

As entradas correspondem a parcelas do acervo dentro da numeração original. Essas parcelas variam de 1 a 22 negativos cada, não correspondendo exatamente às pranchas-contato. Considerando-se o total de imagens, a média para cada entrada seria de aproximadamente 9 negativos por entrada. 34 A FUNDAR foi idealizada pelo próprio Darcy Ribeiro e sua escritura pública data de 11/01/1996. Com o intuito de “continuar seu trabalho, avançar em suas conquistas, empunhar suas bandeiras” (HEYMANN, 2005. p-10), a FUNDAR abriga a totalidade dos documentos em posse de Darcy e Berta Ribeiro, além de outros documentos referentes ao pesquisador e seus “fazimentos” posteriormente agregados. Sobre o papel dessa instituição, HEYMANN afirma que “as instituições – e seus gestores – funcionam como agentes de mediação entre o passado (história, memória, acervo) e o presente (ação política)” (2005, p-11) e, no caso específico da FUNDAR, “a criação de uma instituição desse gênero pode ser vista como um passo estratégico no processo de monumentalização da memória de seu patrono” (2005, p-8). 35 http://www.fundar.org.br/consulta/ (dez/08)


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.