Revista 30 pdf

Page 1

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

ANO 06 - nº 30 I Fevereiro - Março 2014 I www.marcacrista.com.br

NO GABIENTE pr bruno queiroz

Foto: Foto:Geraldo GeraldoSoares Soares

página 12

ENTREVISTA produtor arthur vilela

página 26

matéria a TEORIA DA NOVA sexualidade humana página 28 página 16

1


` EM SEU ANIVERSARIO APRESENTA:

JONAS VILAR

MAGNO MALTA

LAURIETE

+ 2

+ Banda Shalon + Leila Santos + Tauana Rissma + DJ Robinho de Jesus Local: Av. Minas Gerais

Governador Valadares (MG)

18 DE ABRIL ~

sexta-feira da paixao '

AS 18H00 www.104fmgospel.com 3


4

5


sumário

12 No Gabinete

16 capa

26 entrevista

28 matéria

com Pr Bruno Queiroz

Arthur Vilela

Igreja do Evangelho Quadrangular

“A reorientação da sexualidade humana“

A RTIG OS 14 VIRANDO O JOGO

36 SAúDE

20 VIDA ESPIRITUAL

40 3 PONTINHAS

24 SOCIEDADE CRISTÃ

42 MERCADO FONOGRÁFICO

Pr. Cleuber Mendes

Pr. Paulo Sergio Duarte Geraldo Soares

Dr. Altair de Carvalho Rev. Celso de Medeiros Welington Senna

34 COTIDIANO

Pr. Sebastião Arsenio

6

7


Editorial por Pr. Fabiano Alves

Q

ue alegria imensa que toma conta do meu coração e motivos tenho graças a Deus. Esta edição que chega as mãos dos leitores completa o número 30. Lançar 30 edições demanda esforço, acreditar sempre no projeto que Deus lhe confia, e tenho a mais absoluta certeza que a Revista Marca Cristã é um projeto que Deus me confiou há seis anos. A publicação goza de uma intensa credibilidade junto as igrejas, comunidade e até mesmo junto as autoridades do município. Temos alargado nossas tendas com muitas dificuldades, porque a intenção é torná-la conhecida em todo o país. Colabora com a Revista, a partir desta edição a conceituadíssima psicóloga Dra. Marisa Lobo. Conhecida pelo país por travar verdadeiras batalhas em vários campos para afirmar que não existe terceiro sexo, que não existe a formação genética para homossexuais e etc. Toda esta luta quase a levou a perder seu registro de psicóloga, mas o Senhor levantou vários aliados como Pr. Silas Malafaia, Pr Jorge Linhares e mais uma dezena de pastores alegando que estavam tentando implantar a ditadura gay no Brasil e todos que se levantassem contra para opinar corriam risco de serem impelidos até mesmo criminalmente. Graças a Deus o PL 122 foi definitivamente arquivada. Pois bem, Dra Marisa Lobo enviou uma matéria diretamente para nossa Revista ao qual o leitor poderá se atualizar e perceber o que agora estão tentando fazer, vale a pena ler. Que o Senhor nos abençoe e nos ajude a continuar pedindo sua direção nas edições que sucederão e que continuemos a servir de bênção para vida de muitos. A Deus seja a honra e gloria.

E xp ediente D IRETOR

D ESIGN GRÁF ICO

IMP RESS Ã O

Pr. Fabiano Alves Mtb/MG 16.545

Finotrato Design (33) 3221.7784 www.finotrato.com.br

Gráfica Formato Distribuição Gratuita

JORN ALISTA Pr. Fabiano Alves

D IRETOR COMERCIAL Fabrício Pereira

AN UN CIOS Pr. Fabiano Alves (33) 8845.3062 / 9953.1728 Fabrício Pereira (33) 8890.0102 / 9120.5980

COLABORAD ORES Dr. Altair de Carvalho Dr. Douglas Coutinho Dra. Marisa Lobo Iviny Almeida Pr. Cleuber Mendes Pr. Paulo Sérgio Duarte Pr. Sebastião Arsênio Rev. Celso de Medeiros Geraldo Soares Welington Senna

Revista Marca Cristã

marcagoval@hotmail.com Fone: (33) 3225-3703 www.marcacrista.com.br

FOTOS Geraldo Soares (33) 8825.8550 / 9976.5306

8

9


F iq ue p or D ENTRO 2014 terá índice recorde de perseguição a cristãos, alertam especialistas - O grupo de mídia canadense Sun publicou um alerta: 2014 terá índice recorde de perseguição a cristãos em todo o mundo. Um dos especialistas ouvido pela publicação foi Isaac Six, diretor do International Christian Concern, organização não-denominacional que monitora os direitos humanos dos cristãos. “A menos que haja uma mudança drástica na tendência atual, acredito que em 2014 vamos ver as coisas piorarem”, afirma Six. Para ele, o maior motivador da perseguição religiosa é a expansão do islamismo radical. Os números indicam que a hostilidade em relação à religião atingiu uma grande alta em 2012, especialmente no Oriente Médio e Norte da África, um resultado direto da chamada “Primavera Árabe”. O estudo mostra que a tendência é de aumento e que os cristãos são o grupo mais amplamente atingido. (Gospel Prime)

Zagueiro Lúcio afirma sofrer preconceito no futebol por ser evangélico - O zagueiro pentacampeão Lúcio, atualmente defendendo a Sociedade Esportiva Palmeiras, afirmou que existe preconceito no meio do futebol contra atletas evangélicos. O jogador, que é evangélico, é conhecido por suas manifestações de fé e camisas com mensagens religiosas. “Preconceito existe. Tanto para quem é ou como para quem não é, mas para mim não mudou muita coisa. É uma oportunidade excelente quando se joga, usar uma camisa para proclamar sua fé. Até chegou a ser banido, pode tomar cartão… Se é regra, que seja cumprida. Somos profissionais. Isso nunca me atrapalhou”, disse Lúcio ao jornal ‘Lance’.

Evangélicos abrem 14 mil igrejas por ano no Brasil - A O crescimento dos evangélicos no Brasil nas últimas décadas é confirmado pelo IBGE e pela crescente influência desse segmento na sociedade. Os números oficiais do governo apontam para 42,3 milhões de adeptos em 2010. De acordo com o ministério Servindo aos Pastores e Líderes (SEPAL) os evangélicos poderão ser mais da metade da população brasileira em 2020. O Correio Brasiliense divulgou a estimativa que sejam abertas 14 mil igrejas evangélicas no Brasil a cada ano. Embora seja difícil fazer tal estimativa, pode-se facilmente afirmar que a maioria são igrejas neopentecostais. Afinal, este é o movimento que mais cresce no país, onde aproximadamente 60% dos evangélicos são de linha pentecostal. É igualmente verdade que muitas igrejas não duram mais que alguns anos. Estranhamente, o Correio não cita a fonte do número publicado. A grande maioria dessas igrejas não é devidamente registrada, com um CNPJ. Se considerarmos apenas as que fizeram o registro, em 2013 foram 4400. Ou seja, a média é de 12 igrejas novas por dia; uma a cada duas horas. Os dados são do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, que monitora a abertura de empresas de todos os tipos no país. (Fonte: Correio Brasiliense)

10

11


2 - ANTES DE SUA ORDENAÇÃO VOCÊ EXERCIA O QUE NA IGREJA? Antes ser encaminhado para o Seminário, eu fiz parte apenas

evangelizar pessoas de poder aquisitivo mais elevado e que residem em apartamentos; realizar cultos sem uma equipe completa de louvor, professores e etc... dentre outros desafios.

do ministério de louvor da igreja, tocando guitarra. Como disse

Mas, graças a Deus, grande parte destes desafios foram vencidos

anteriormente, por ser extremamente tímido na minha adolescência

e estamos contentes com tudo que o Senhor tem realizado neste

e juventude, eu não tinha coragem de falar em público. Portanto,

projeto. Deus nos deu o local apropriado, pessoas pra compor

não me sentia apto para assumir nenhum cargo de liderança como

ministérios de louvor e professorado e temos tido acessibilidade a

de professor, ministrante de louvor, pregador e etc... Mas Deus, por

muitas pessoas do bairro esplanada e adjacentes.

sua misericórdia, me libertou desta timidez, e hoje, o meu maior prazer, é pregar a Palavra de Deus e anunciar a mensagem da cruz por onde Cristo me enviar.

no gabinete

com Pastor Bruno Carvalho de Queiroz

Bruno Carvalho de Queiroz, tem 32 anos, graduado em Teologia pelo Seminário Presbiteriano Renovado de Cianorte-PR com Diploma Convalidado pela Faculdade Unida em Vitória-ES. Compôs a diretoria fundadora do Seminário Presbiteriano Renovado em Governador Valadares, exercendo o cargo de secretario executivo por dois anos e como diretor acadêmico por um ano; compõe a diretoria do Conep (Conselho de Pastores GV) como 2º Secretario por dois mandados consecutivos. Foi pastor auxiliar na 4ª Igreja Presbiteriana Renovada e atualmente é pastor titular da Igreja Presbiteriana Renovada no Esplanada. Pr. Bruno Queiroz é casado com Lucymária B. Dal Col Queiroz, médica e que lidera o Ministério OASIS, Ministério de Mulheres da Igreja Presbiteriana Renovada no Esplanada. 1 - FALE DE SEU CHAMADO

Presbiteriano Renovado em Cianorte-PR. Após 4 anos de estudo,

Meu chamado se inicia na minha conversão. Eu me converti

me formei em Bacharel em Teologia e, no final de 2008, fui

aos 11 anos de idade, em um culto que havia na casa da irmã

convidado pelo Conselho da 4ªIPR para ser pastor auxiliar ao lado

Geceni. Logo de imediato, eu comecei a frequentar a 1ª Igreja

do Pr. Edes Guimarães.

3 - SEU TRABALHO NA QUARTA IGREJA FOI MARCADO COM UM MINISTÉRIO VOLTADO PARA OS JOVENS E ADOLESCENTES. NA SUA OPINIÃO COMO A IGREJA ENXERGA OS JOVENS E ADOLESCENTES? Nos dias de hoje, a igreja tem ampliando a sua visão no trabalho com a juventude. Atualmente temos muitos pastores auxiliares

6 - COMO TEM SIDO O RESULTADO DESSE TRABALHO QUE ENVOLVE TANTA GENTE E QUE HOJE SABEMOS QUE A IGREJA TEM CRESCIDO EM TODOS OS SENTIDOS? Completamos no dia 14 de janeiro de 2014, 4 meses de início da igreja. Estamos “engatinhando” ainda, no que tange a plantação de tantos projetos que Deus tem colocado no nosso coração. Mas, graças a Deus, o que emana em nós são as palavras registradas no Sl 126:3 - “Grandes coisas tem feito o Senhor por nós por isso estamos alegres.”

que trabalham especificamente com os jovens e adolescentes da igreja. Grande parte das igrejas tem múltiplas atividades que proporcionam o jovem a oportunidade de conhecer a Palavra de

7 - O QUE PARA UM PASTOR JOVEM É MAIS DIFÍCIL NO MINISTÉRIO?

Deus de forma dinâmica, verdadeira, em diálogo inteligente, aberto

Creio que as maiores dificuldades que um pastor jovem

e transparente. Na nossa cidade, por exemplo, temos muitos

enfrenta no ministério é: a inexperiência ministerial; o desejo de

cultos, retiros, vigílias, evangelismos, estudos, talkshows, festas

ter um ministério reconhecido rapidamente; saber lhe dar com as

temáticas, congressos, clubes bíblicos em escolas e faculdades...

politicas eclesiásticas de forma cristã, madura e sábia; envolver-se

enfim, trabalhos especificamente direcionados ao publico jovem e

muito com a obra de Deus e pouco com o Deus da obra.

adolescente, como prova de que a igreja tem se amadurecido nesta área.

Portanto, o que todo jovem pastor precisa afixar no seu coração pra vencer estas dificuldades é: Jamais abrir mão da sua vida de devocional e intimidade com Deus; fugir da aparência do mal e das

Na 4ªIPR eu fui consagrado, ordenado ao Ministério Pastoral

4 - FALANDO DO SEU NOVO DESAFIO ASSUMIDO EM 2013. O QUE SENTIU QUANDO FOI CONVIDADO PELO PRESBITÉRIO PARA INICIAR EM UMA IGREJA DO “ZERO”?

que Deus começou a usar inúmeros servos e servas d’Ele pra falar

e tive o privilégio de pastorear esta amada igreja por 4 anos e

Deus já havia ministrado ao meu coração que este tempo

sobre o meu chamado ao ministério. Por alguns anos, eu resisti

6 meses. Em julho de 2013, fui designado pelo Presbitério para

chegaria. Mas mesmo assim, quando a oportunidade surgiu, senti

ao chamado pastoral, porque eu era extremamente tímido. Mas

iniciar uma Congregação Presbiterial no bairro Esplanada, com

que o desafio era maior do que minhas capacidades, experiências

com o passar dos anos, Deus começou a ministrar muito forte ao

vistas à reimplantação da nossa 1ª Igreja Presbiteriana Renovada

ou habilidades. Contudo, eu tinha uma Palavra de Deus, que Ele

Eu sinto-me honrado em poder compartilhar, um pouco da

em GV, onde estou pastoreando atualmente.

ministrara ao meu coração confirmando que este era o tempo e

minha caminhada ministerial, com os leitores da Revista Marca

esta era a porta que Ele abrira. Foi então que a fé sobrepôs a razão,

Cristã. Registro meus votos de louvor a Deus pela vida do Pr. Fabiano

as minhas limitações se renderam a onipotência Daquele que me

Alves e equipe, tendo em vista o excelente e edificador trabalho

chamou e o meu coração foi tomado de expectativas dos céus pra

prestado pela Revista Marca Cristã a nossa cidade.

Presbiteriana Renovada de GV, onde me batizei. Foi nesta idade,

meu coração e através de Sua Palavra sobre o ministério pastoral. Foi então que em 2005, fui encaminhado para o Seminário

iniciar este projeto de plantação de uma igreja do “zero”. E hoje, eu posso afirmar com muita paz e convicção: Valeu a pena obedecer ao chamado de Deus pra este projeto.

tentações que cercam a sua juventude e, sobretudo, atentar pra o conselho de Paulo ao jovem pastor Timóteo registrado em I Tm 4:12 “...seja padrão para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza”.

8 - CONSIDERAÇÕES FINAIS

Que este ano de 2014, nós possamos ter ainda mais pastores e igrejas unidas em oração, comunhão e propósitos em prol do avivamento da nossa Governador Valadares.

5 - O PRESBITÉRIO TEM SIDO PARCEIRO NA REIMPLANTAÇÃO DA PRIMEIRA IGREJA NA CIDADE. QUAIS AS BARREIRAS NO INICIO MAIS ENFRENTADAS? Como o projeto do Presgoval era a plantação de uma IPR numa região mais central de GV, nós tivemos desafios como: encontrar um local central com estrutura apropriada pra igreja; ter acesso e

12

13


virando o jogo por Cleuber Mendes Brito

Psicólogo, Especialista em Atenção à Saúde, Perito em Avaliação Psicológica, Pós Graduando MBA Gestão Empresarial Twitter @CleuberMendes

O

CRIATIVIDADE: QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA

s mercados competitivos demandam o surgi- quistá-la, mas também espera por uma iniciativa da amada. Ao mento contínuo de diferenciais cada vez mais final de dois meses ela precisa tomar uma decisão e busca em sofisticados, uma vez que o padrão estabelecido sua memória os registros das experiências com ambos. Qual cria uma comparação uniforme, seja no comércio, indústria, decisão ela tomará? Bom, depende da moça, mas é muito proserviços e até mesmo nos relacionamentos. Isto significa que vável que a criatividade demonstrada terá um peso superior só alcançará êxito ou a preferência do cliente, a marca que na tomada de decisão. Assim é na vida e nas organizações. As conseguir se posicionar neste lugar de destaque tão desejado. disputas existem desde os primórdios da existência e se torNão foge a esta realidade as pessoas envolvidas nas nam mais acirradas a cada dia, onde cada um possui a sua esempresas. Se compararmos os critérios de seleção de pessoas tratégia, o seu perfil e suas armas. Desta forma, dentro das em uma empresa há apenas uma década verificaremos o quão organizações, é fundamental identificar na equipe de trabalho impactantes foram as mudanças e exigências. Habilidades téc- estes grandes potenciais criativos e as empresas estão repletas nicas, formação superior, conhecimento da área pretendida deles, talentos com importante poder para conquista de resulse tornaram tão básicas, ou quase irrelevantes, em relação à tados, porém apenas alguns se manifestam e se destacam. Os capacidade de interação, dinagestores são os grandes res“Neste exato momento tem alguém ponsáveis pela produtividade mismo e claro, criatividade. Ser criativo represendas suas equipes e uma equicriando uma estratégia diferente ta ter uma grande vantagem pe se sente confiante e segura para conquistar seu cliente, fechar competitiva frente aos depara sugerir inovações e idéias o contrato que poderia ser seu, mais. Há uma tendência grade melhoria quando seus gesdativa em todo o mundo de se tores acreditam no seu potendominar seu território.” valorizar de forma diferenciacial e o reconhecem. Um dos da a criatividade em todos os graus hierárquicos de uma orga- mais importantes psicólogos norte-americanos, Daniel Golenização, uma vez que esta possibilita o alcance de resultados man, pesquisador da inteligência emocional, demonstra em superiores. seu livro O Espírito Criativo (Editora Cultrix, 2001) escrito com Por que ser criativo é tão importante assim? outros colaboradores, a importância de se investir na paixão, Para compreender melhor, basta imaginar uma disputa na persistência e na disposição de correr riscos que podem nos de dois jovens pela conquista da mesma moça. Ambos pos- revelar a alegria de viver através da criatividade em todos os suem o mesmo comportamento ético e princípios condizen- contextos. tes com a expectativa da amada. Porém, um dos concorrentes Não inutilize a capacidade criativa contida em sua equimantém uma postura previsível, é comportado, gentil, se en- pe ou em você mesmo. Neste exato momento tem alguém caixa perfeitamente no padrão geral de bom rapaz, liga uma criando uma estratégia diferente para conquistar seu cliente, vez por semana e sempre aguarda por uma iniciativa da moça. fechar o contrato que poderia ser seu, dominar seu território. Já o outro jovem adota uma postura imprevisível, um dia envia Quanto a “moça” da nossa ilustração, não sabemos ao certo chocolates, em outro, uma mensagem divertida no WhatsA- quem ela escolherá, mas podemos concluir que quem surprepp, na semana seguinte convida a moça para um passeio de ende mais, deixa saudades. moto, faz vídeos do passeio, tira fotos, conta piadas, conhece O ano já começou, as oportunidades estão aí. Ser criaseu gosto musical, demonstra claramente seu desejo de con- tivo é uma questão de sobrevivência!

14

15


16

17


18

19


V ida Espiritual por Pr. Paulo Duarte

Pastor da Igreja Batista El Shaday

A vinha de Nabote 1 Reis 21:1- 3 “- E SUCEDEU depois destas coisas que, Nabote, o jizreelita, tinha uma vinha em Jizreel junto ao palácio de Acabe, rei de Samaria. Então Acabe falou a Nabote, dizendo: Dá-me a tua vinha, para que me sirva de horta, pois está vizinha ao lado da minha casa; e te darei por ela outra vinha melhor: ou, se for do teu agrado, dar-te-ei o seu valor em dinheiro.Porém Nabote disse a Acabe: Guarde-me o SENHOR de que eu te dê a herança de meus pais.” Acabe, rei de Israel, tinha um palácio em Jezreel. Perto desse palácio havia uma plantação de uvas que era propriedade de um homem chamado Nabote. 1 - Depois destas coisas... Precisamos ficar vigilantes, observando os acontecimentos. O inimigo a qualquer momento pode se hospedar do lado de nossa vinha. Ele já vem com um plano para tentar transformar nossa vinha em horta. 2 - Nabote tinha uma vinha junto ao palácio de Acabe. “ SOU SEU VIZINHO ” Não somos do mundo mas estamos no mundo.Fazemos fronteira com o roubador de vinha.Estamos ao alcance de suas propostas. Os inimigos da herança são nossos vizinhos, os que estão ao nosso redor (parentes, colegas, amigos íntimos, chefe, etc.). Acabe foi na vinha de Nabote. 3- Da-me tua vinha para que me sirva de horta. O inimigo quer descaracterizar nossa vinha.Quer mudar o fruto que temos gerado.VINHA: Plantação permanente, tem

20

um fruto só.- HORTA: Plantação variada, vários frutos.Já pensou as pessoas passando e dizendo: a vinha de Nabote agora é horta.Tem muita gente deixando sua vinha se transformar em hora. 4- Te darei por ela outra melhor... O inimigo nunca vai oferecer algo que pareça inferior ao que você tem.Se Nabote ficasse olhando para a beleza do palácio de Acabe poderia pensar, com certeza ele deve ter uma vinha melhor do que a minha.Será que a vinha de Acabe seria melhor?Cuidado com as propostas que parecem ser muito boas. Mas que na verdade estão querendo tirar você do lugar da sua herança. 5-Dar-te-ei seu valor em dinheiro... Ele não desiste na primeira tentativa.Se não conseguiu com uma proposta ele fará outra. 6- 3- Porém Nabote disse a Acabe: Guarde-me o SENHOR de que eu te dê a herança de meus pais. Basicamente, essa vinha representa duas coisas: Ø Nossa herança espiritual, conquistada por Cristo; Ø Nosso lugar, nossas conquistas, família, paz e alegria. Nabote não abriu mão da herança de seus pais. A POSIÇÃO DE NABOTE QUANDO TEVE SUA VINHA COBIÇADA PELO REI ACABE, FOI A DO HOMEM QUE POSSUI UM BEM MAIOR, E QUE NÃO TROCA POR NADA. Hoje vamos dar uma resposta para o vizinho que quer transformar nossa vinha em horta. A resposta é NÃO. A decisão de Nabote custou sua vida. Este disposto a manter a herança ainda que te custe a vida?

21


CONEP INICIA SUAS ATIVIDADES EM 2014 O tradicional Culto pelo aniversário da cidade foi realizado

4ªIPR abriu suas portas para o Culto

Pr Edes Guimarães, presidente

O Conselho Evangélico de Pastores da cidade juntamente com a nova diretoria empossada para o biênio 2014/2015 convidou a comunidade, pastores e autoridades civis, militares e jurídicas a participar das festividades de aniversário da cidade. O Culto em ação de graças foi realizado no templo da 4ª Igreja Presbiteriana Renovada, sob a liderança do novo presidente do CONEP, Pr. Edes Guimarães. “Os céus se abriram sobre nós nesta noite” foram as palavras comovidas dadas logo após o encerramento do culto que contou com a presença da Prefeita Elisa Costa, vereadores, secretários de governo e autoridades diversas. O clima do Culto foi cercado de alegria e agradecimento, além de um período intercessório realizado pelo Pr. Roberto Silva pela cidade e nossos governantes. Especialmente convidado para ministração da palavra veio o Pr. Jorge Linhares, da Igreja Batista Getsêmani (BH) que trouxe em sua mensagem cheia de muita graça e sabedoria para nossos governantes. No final o Pr. Edes Guimarães juntamente com o Pr. Paulo Duarte, presidente e vice respectivamente do Conselho se propuseram a empenhar-se cada vez mais para agregar no CONEP o número máximo de pastores em sua instituição.

Autoridades presentes

22

Momento de Intercessão

Pr Jorge Linhares com as autoridades

Pr Manoel Sabino, Cida Pereira, Pr Paulo Duarte e Vereador Guetão

Momento de Louvor

Pr Paulo Duarte, vice presidente

Pr Roberto Silva, intercendendo pela cidade e autoridades

23


“Achar que o mundo não tem um criador é o mesmo que afirmar que um dicionário é o resultado de uma explosão numa tipografia.”

Sociedade cristã

(Benjamin Franklin)

por Geraldo Soares

Contatos para Coluna (33) 9976-5306 / 8825-8550 Facebook - Geraldo Soares

Rádio 104 FM promovendo grandes mudanças para o ouvinte. Programação sendo melhorada ainda, quadros novos com toda certeza surgirão. Fiquemos atentos as mudanças que estão chegando na Rádio do Povo de Deus. A cantora Elaine Silva é um dos destaques na programção da emissora.

24

Pr Claudio Duarte, num click especial para a Revista

Shênia Abrantes chegando com o CD Mais de Ti. Uma super produção que teve lançamento recente na Igreja Batista do Calvário, com apoio total do coordenador artístico da 104FM, Welington Senna.

Família do Pr Olávio Coronel - Igreja do Betel Brasileiro

Cris Poli e Pr Fabiano

Um grande projeto social evangelístico, é assim que a CLPA, tão carinhosamente chamada por seus discípulos tem desenvolvido a igreja no Santa Rita. Os pastores Dheivid Torres e Áquila Priscila, estão muito felizes com os resultados que estão sendo alcançados. Ivone Vieira e Pr Fanuel Vieira Igreja Batista Cenáculo

Pingo D´Agua, pessoal bacana sempre presente no Encontro das Tribos

Pr Edes Guimarães feliz e entusiasmado a frente do CONEP. No aniversário da cidade foi realizado culto com a presença da Prefeita Elisa Costa e demais autoridades civis, eclesiásticas. A convite quem pregou foi o Pr. Jorge Linhares, e foi grande bênção. Cantora Eliane Silva

O Pr Cleuber Mendes, que faz parte do grupo de pastores da 1ª Igreja do Evangelho Quadrangular, além de ocupar a direção da Rádio 104 FM recebeu no último dia 05 de fevereiro o título de “Cidadão Honorário”, em projeto apresentado pelo Vereador Levi Presidente. Grato em seu coração pela menção honrosa que a cidade lhe conferiu, Pr. Cleuber e esposa Greciane tributam toda honra e glória ao Senhor.

Pr Manoel Sabino, Pr Paulo Duarte e Vereador Guetão

Pastores Wemerson e Iviny da Comunidade Unir já nos preparativos para o 6º Encontro das Tribos que acontecerá em Maio, com cobertura total da Revista Marca Cristã. Um ótimo evento para se divertir e alegrar na presença do Senhor ao som de vários ritmos.

Pr João Sabino, nossa homenagem especial

2ª Igreja Presbiteriana Renovada completará em breve 40 anos. A igreja que já foi pastoreada por muitos anos pelo Pr. João Sabino, atualmente seu filho Pr. Manoel Sabino ocupa o púlpito e recentemente promoveu uma grande reforma no templo que ficou linda. A igreja está localizada no bairro Santa Rita.

Pr Jorge Linhares, Prefeita Elisa Costa e Pr Edes Guimarães

Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos.

Vereador Ananias, Pr Paulo Roberto, Missionária Eliete e Hendrik Damasceno

(Salmos 126:6)

Ministério Salluz

Ludimila Oliveira, Pr. Neander e Lívio Leal

25


entrevista

acaba, sempre muda alguma coisa, acrescenta algo, tira muitas outras, muda tudo, refaz... que se você não colocar um ponto final nunca fica pronto , Não largar o projeto ele nunca acaba. Musica é sentimento e passamos por tantas fases na nossa vida por tantas mudanças que se não “largar o projeto ( CD ) ele não sai do forno.

Por: Pr. Fabiano Alves

ARTHUR VILELA Na primeira edição de 2014, a Marca Cristã em vez de sempre trazer um cantor como entrevistado, resolve entrevistar um produtor musical, Arthur Vilela. Este produtor tem produzido vários trabalhos fonográficos na cidade e atualmente é um dos principais nomes na área.

Foto de Lui Macedo

1) Quando é que foi que você percebeu que tinha habilidades para produzir musicalmente? Não posso falar do meu momento hoje como produtor musical, sem passar por onde tudo começou meu pai e meus tios, sempre foram apaixonados por musica sempre trabalharam com musica no Rio de Janeiro, na época da jovem guardam eles tinham uma banda só com os irmãos, acredito que tudo começou por ai. Esse processo de se tornar um produtor musical foi algo natural acredito que seja um dom, e começou realmente em casa no home estúdio brincando com alguns equipamentos quando me dei conta já tinha montado o estúdio e estava trabalhando.

cantadas sem acompanhamento e onde tenho que montar a musica e acabo fazendo o trabalho de compositor também. Recebo bandas que já tem arranjos prontos, nesse caso apenas lapidamos alguns detalhes.

2) Anteriormente antes de ser produtor musical, fale de suas experiências musicais tais como participações em bandas, conjuntos, etc. A minha primeira oportunidade na musica foi dada pelo meu Pastor Marcelo Lago em um evento no interior de Minas Gerais onde eu subi ao palco pela primeira vez, logo depois o meu pastor me apresentou ao Iron Freitas, meu paizão, onde comecei a fazer parte do Ministério Expresso Louvor, lugar que realmente foi um divisor na minha vida onde pude aprender sobre ministério, sobre musica, banda e muito mais e nesse tempo sempre trabalhei na igreja com ministério de musica, algo que sou realmente apaixonado hoje alem do estúdio trabalho com o ministério de musica da Igreja Batista Casa de Davi!

4) Qual a liberdade que este cantor lhe dá de interferir na escolha musical, arranjos ou até mesmo nas letras? Cada cantor ou ministério trabalha de uma forma diferente, tenho cantores e ministério de que me dão a total liberdade de mexer nos arranjos estilo e letras e tenho algumas experiências com isso, costumo dizer que cada musica já mostra o que ela vai ser, bastar estar atento a isso, já houve casos em que uma musica que seria piano e voz, se transformou em uma musica dançante, completamente diferente do que me foi apresentada, nesses caso monto o arranjo e apresento a banda. No inicio é aquele susto (risos), mas alguns minutos as coisas se encaixam e realmente percebe que é o melhor caminho que a musica pode seguir. Sempre falo para os cantores a importância de confiar no produtor musical, o cantor deve procurar um produtor que ele se identifique com estilo e o jeito de trabalho. O produtor começa desde escolha do repertorio estúdio onde vai gravar musicas, arranjos, mixagem e masterização ate o produto final que é um cd ou um DVD. Pra você entregar o seu sonho o seu projeto tem que ser alguém de confiança o produtor tem uma visão geral do trabalho e sabe o caminho pra se percorrer pra ter o resultado desejado.

3) Como é a abordagem do cantor quando ele chega até você? Geralmente já leva o repertório, arranjos tudo já previamente definidos? Cada projeto tem seus caminhos, recebo cantores que tem as músicas apenas cantadas com um violão, outras apenas

5) Em média quanto tempo se leva para produzir um CD? Um cd pode ser gravado em 3 meses ou em até anos. Existe uma frase no meio da produção musical que é a seguinte “você tem que largar o projeto” são tantas ideias, tantas coisas que podemos fazer dentro de um CD, que se deixar você nunca

26

6) Como anda o mercado de produção musical e se tem alguém que merece destaque? Nossa cidade é um celeiro de talentos. Temos muitos cantores, bandas, grupos e uma infinidade muito grande, de pessoas com talento pra musica. Fico com medo ate de citar nomes graças a DEUS! Tenho muitos amigos clientes que são grandes amigos, mas posso colocar dois nomes aqui que foram pra mim como um presente de DEUS.O projeto do DVD e CD ao vivo do Gilberto Franca, brinco com o Gilberto e falo que ouço ele cantar desde criancinha, fica bravo comigo. Alem disso ele é meu cupido no lançamento de um cd dele que conheci minha esposa (um presente de DEUS pra mim). Mas esse DVD teve a participação do Pastor Adhemar de Campos que muitos como eu consideram um dos maiores nomes da musica gospel, umas das maiores referencia no nosso meio. Não tem como explicar a sensação de entrar no estúdio e ouvir a voz do Adhemar de Campos e poder mixar sua voz, a mesma voz que ouvimos em canções que cantamos na igreja realmente um presente de DEUS. Outro projeto foi o do Ministério Salluz com a participação do Fabiano Alves do Ministério Vineyard, hoje um dos ministérios mais fortes no Brasil. Pude receber aqui no estúdio Fabiano Alves, poder conhecê-lo e aprender muita coisa em poucos dias. Realmente são momentos especiais na minha caminhada. 7) Em 2013 você produziu Tauana Rissma, Gilberto França, Ministério Salluz, Ministério Adoração Filhos de Davi. Fale um pouco do trabalho de cada um, porque inclusive teve alguns que foram gravação de DVD ao vivo. O projeto da Tauana Rissma pra mim foi um privilegio, o primeiro CD da sua carreira. Anos sonhando com esse projeto e tive o privilegio de fazer parte desse momento, junto com seu marido Marcelo Rissma vivemos momentos muito bons em estúdio gravando,e momentos de aprendizado e hoje podemos ver ela colhendo frutos desse trabalho. O Gilberto França é um amigo, é o cupido e referencia na nossa cidade. Ele ja trabalhou com produtores de nome como Val Martins, Rodrigo Germano e outros e me deu a honra de produzir seu mais novo trabalho ”Mais do que uma voz” - DVD e CD ao vivo uma benção. Ministério Salluz outra galera abençoada, com a visão de DEUS. Humildade é o tipo de galera que você só aperta o “REC” e deixa a coisa fluir. Foi um trabalho muito bom de fazer logo

esta chegando às lojas o cd ao vivo. Ministério Adoração lembro-me da conversa que tive com o Lívio Leal vocal leader do ministério, onde ele me apresentou o projeto de uma gravação ao vivo. Depois chegamos em projeto de um dvd e cd ao vivo um desafio muito grande, ninguém havia entrado em um estúdio pra gravar de repente estavam gravando um dvd e um cd ao vivo eles me surpreenderam, e tenho muitos amigos nesse ministério.

Foto de Lui Macedo

8) Que palavra final você gostaria de dar para aqueles que querem gravar um CD e ainda não sabem como fazer. O primeiro passo para uma gravação começa na escolha do produtor. Ele será a pessoa que terá uma visão geral do projeto e ajudar nos caminhos corretos. Como falei é importante alguém de confiança e com estilo que lhe agrade, pois vocês irão trabalhar juntos alguns meses. É importante separar algumas funções quando falamos em gravação de cd. O produtor é aquele responsável pelo resultado final do projeto, ele tem uma visão geral de tudo repertorio, músicos, estúdio, temos também o arranjador aquele que cria cada parte da musica, inicio, meio e fim. São funções diferentes, mas que podem ser feita pela mesma pessoa. Posso produzir uma banda e nao criar os arranjos dessa banda.Cito o Ministerio Salluz como exemplo ele ja tinham os arranjos das musicas: inicio. meio e fim e o estilo de cada uma, nesse caso apenas dei uma direção geral na escolha do instrumentos e execução de cada um pra chegar no resultado que eles tinham em mente. Parece difícil mais não é, tem que dá apenas o primeiro passo que as coisas vão se encaixando !

27


D

Alerta: Conheça a Teoria Queer de desconstrução sexual que invadiu o

Brasil

e objetiva reorientar a sexualidade humana

Esclarecendo sobre a “invencionice” da teoria Queer, que está promovendo e influenciando fortemente os saberes humanistas, a reorientação sexual e a desconstrução da heterossexualidade, ou seja, da família tradicional. Por Marisa Lobo, especialmente para Revista Marca Cristã “Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério. “2 Timóteo 4:3-5

28

o que se trata a teria Queer. A teoria Queer, oficialmente queer theory (em inglês), é uma teoria sobre o gênero que afirma que a orientação sexual e a identidade sexual, ou de gênero, dos indivíduos são o resultado de um constructo social e que, portanto, não existem papéis sexuais essencial ou biologicamente inscritos na natureza humana, antes formas socialmente variáveis de desempenhar um ou vários papéis sexuais. A teoria Queer teve origem nos Estados Unidos em meados da década de 1980 a partir das áreas de estudos gay, lésbicos e feministas, tendo alcançado notoriedade a partir de fins do século passado. Fortemente influenciada pela obra de Michel Foucault e pelo movimento feminista, dentro dessa teoria está a desconstrução da heterossexualidade como normal, pela criação crítica de “heteronormatividade”, sugerindo que a heterossexualidade é imposta e normativa. Este seria um gênero neutro, onde crianças seriam criadas sem definição de papeis sexuais e ou social, pois, para a teoria, não existe diferença entre o sexo. Desta forma a teoria garante que se extinguiria o preconceito entre homens e mulheres e gênero. Em minha opinião é um objetivo é até nobre, mas que abriga uma prática perigosa ao colocar este sujeito em conflito com sua sexualidade, podendo gerar muitos transtorno de identidade de gênero, pois sabemos o quanto os papéis, bem como figura e modelos de pai e mãe, são essenciais na construção de um cidadão. Embora essa dinâmica social contemporânea pulse de forma intensa na tentativa de desconstruir a heterossexualidade como natural e a família nuclear fundamentalmente heterossexual, patriarcal e fundada em laços sanguíneos; apesar desses esforços, prevalece a heterossexualidade como modelo, conforme a sua natureza biológica e não de forma normativa e/ou compulsória, como tenta aludir a teoria Queer. Não podemos negligenciar a verdade de que o sujeito é predisposto a desenvolver características psicológicas do sexo a que pertence. A teoria Queer promove um discurso nobre em seu meio, mas promove uma prática totalmente arriscada, uma “invencionice” acolhida por aqueles que defendem apenas um grupo, como se este grupo vivesse em uma ilha e pudesse criar saberes, regras e normas, e os impor para a maioria da população mundial, o que sabemos não ser possível. Faz parte de uma educação saudável e da construção do sujeito saber lidar com a frustração e entender que nem tudo é ou pode ser como idealizamos e ou queremos. O mundo caminha para essa reorientação sexual, que deveria ser vista pelas áreas médicas e psicológicas com grande desconfiança e cuidado. Sabemos que é uma preocupação mundial. Há os que a defendam, mas também os que criticam. LIZARDO DE ASSIS, 2009 diz “em outro momento tentam defender a necessidade de “desanguinização” desse modelo familiar, bem como que a instituição familiar se configure, sobretudo, sobre os laços afetivos” Ou seja, para os heterossexuais é a certeza da desconstrução da família tradicional e de uma reorientação social acerca da sexualidade do sujeito que, sendo imposta, não eliminará preconceito algum apenas criando mais um tabu, pois acusam a heterossexualidade da maioria da humanidade de ser “anormal”, colocando a

homossexualidade como “normal”. A dicotomia permanece sobre outra ótica: a da desconstrução da heterossexualidade. O ser humano deve ser entendido como um todo, como a soma de suas partes. A significação e a formação indenitária se dão exatamente ao respeito dessa máxima: somos um corpo que é resultado da soma de várias partes e cada uma deve ser ouvida, mas se pensando no sujeito em sua totalidade. Esse movimento (queer) argumenta que a família homoafetiva deve ser motivada e afirma em seus discursos que a intenção é colocar definitivamente em xeque esse conjunto que eles chamam de “normativo ocidental”, e colocam em construção o seguinte: “o sangue era como uma das últimas barreiras à etapa de nos tornarmos de fato seres culturais, afetivos e simbólicos (LIZARDO DE ASSIS, 2009).” Não lhe parece que este pensamento, que motiva ações contra a família e os que eles chamam “religiosos”, sugere e motiva um preconceito mundial contra o mundo ocidental por sua tradição e ou fé? A teoria Queer trata da questão da sexualidade com alienação psicológica; não podemos nos esquecer de que há coisas que podemos mudar e outras que ainda que manipulemos com palavras, permanecem imutáveis. Portanto, será um grande gerador de conflitos se não reconhecermos esta máxima. Minha critica é que movimentos ideológicos, políticos ou antiifamília tradicional vêm se vitimando e nos induzindo a nos inclinarmos a defendê-los por emoção, e não pela lógica da razão, que faz parte da construção do pensamento humano e dos direitos que devem ser consolidados e conscientes. A critica que faço abertamente à teoria Queer, ou seja, ao movimento LGBTT que é o verdadeiro mentor dessa desconstrução, é que eles impõem a aceitação da família homoafetiva não como um direito o que é perfeitamente louvável, mas com um absolutismo como questão fechada, não deixando espaço para argumentações e ou opiniões contrarias. Tentam com este pensamento o avanço na desconstrução total da normalidade da heterossexualidade, objetivando afetar a família tradicional, negligenciando estatisticamente a sua existência; não levando, inclusive, em consideração que vivemos em um estado democrático de direito. Agindo assim violam o próprio direito humano. Ceccarelli faz um alerta: “ Se a heteronormatividade encontra-se questionada, na linha de uma desconstrução do discurso social sobre a sexualidade e num fluxo freudiano, provoca que também a homossexualidade seja uma invenção de nosso contexto ocidental.” Ceccarelli (2008) Neste sentido, entendo que a teoria Queer tenta impor a homossexualidade afirmada como conceito/lugar seguro para a afirmação indenitária de sujeitos, e não percebe este movimento que é mais político e ideológico, que estão confinados à construção imaginária de nossa história e práticas sociais, ou seja, querem desconstruir a heterossexualidade como normal, impondo culturalmente a homossexualidade de maneira compulsória. Em linguagem popular: vamos trocar 6 por meia dúzia? Lizardo de Assis, Cleber diz que “ela emerge, contra o instituído do conceito de “heterossexualidade”, apregoando a vivência e a condição do sexual não natural e não normativo”.

29


Esse movimento deixa claro em sua teoria que está embasado nos engajamentos políticos, assumindo a necessidade de se postular algo como uma noção de pós-identidade e de uma política que sustente tal existência à convenção indenitária, fazendo claramente criticas aos saberes religiosos, médicos, psicológicos e jurídicos, afirmando que esse discurso de normas e naturalidade é forjado por estes profissionais. Vou usar aqui uma fala do psiquiatra Dr..Adnet “contra a ciência legítima não cabem malabarismos”. As críticas à heterossexualidade da maioria da população mundial são severas e descartam totalmente a biologia e genética, descontruindo estes saberes afirmando que são historicamente arquitetados por poderosos e devem ser desconstruídos pelo movimento queer, numa forma de alinhamento epistemológico com o construcionismo crítico. Diz Souza filho, 2009, p. 1): “as realidades humano-sociais, em toda sua diversidade e em todos os seus aspectos, são produtos de construção humana, cultural e histórica [...] [e se opondo] a todas as tentações substancialistas e essencialistas, notadamente as tentativas de biologização do social, muito difundidas atualmente .” E é nesta perspectiva que esse movimento vem se constituindo como referencial teórico à temática da sexualidade e influenciando, no Brasil, as ciências humanas; e que vem exercendo grande influência sobre o campo sociocultural e, em particular, no campo psicológico. Influenciando, ou melhor, norteando toda a psicologia pós-moderna. Desta forma, na desconstrução, a religião e a fé de todo cidadão têm sido usadas de forma negativa e como reforçador de preconceito contra os homossexuais. Com manipulação intelectualmente desonesta, tentam atribuir ao judaísmo/Cristianismo a normativa da heterossexualidade, levando ao delírio de seus seguidores a lógica da desconstrução da heterossexualidade desrespeitando, inclusive, a laicidade do estado. De acordo com Santos Júnior (2008): “O Estado laico é aquele que não privilegia nenhuma religião em particular e cuja política não é determinada por critérios religiosos. Significa dizer, ainda, que os Estados e as comunidades religiosas não sofrem interferências recíprocas no que diz respeito ao atendimento de suas finalidades institucionais.” Por um lado devemos entender que a interferência e a influência existem como algo que mesmo um Estado laico não está isento de sofrer. Por isso, o embate democrático entre os mais diversos atores sociais se faz necessário, pois dessa forma se estabelecem políticas públicas. Então, todo o seguimento religioso tem que ter este entendimento de que as políticas que contemplem a todos os cidadãos são políticas públicas construídas muitas vezes com nossa omissão. O estado legitima destas políticas públicas que são construídas por vários seguimentos, e não podem ser definidas por um grupo e/ou um segmento. Cabe aos religiosos também lutarem pela atenção do estado assim como todos os movimentos fazem Por outro lado, creio que é chegado o momento de enfrentarmos essa desconstrução e lutarmos por um equilíbrio nessa “invencionice” que levará a humanidade a viver, em um futuro muito próximo, de maneira muito mais intolerante e conflituosa.

Porém, esclareço que não podemos negar, de forma alguma, direitos constitucionais de qualquer pessoa, mas, de forma, alguma perverter e/ou inventar direitos. Estamos caminhando para uma cultura do desrespeito ao próximo e de privilégios e cerceamento de direito das maiorias e levantar esta questão é agir com preconceito, segundo essa teoria e esse movimento de reorientação sexual. Esse embate, esse diálogo entre atores diferentes, movimentos sociais, sociedade e Estado, é algo que não deve ser suprimido, pois se constitui fruto da democracia brasileira. Não podemos aceitar um estado refém de qualquer ideologia política. Isso não é democracia. Temos que aprender a conviver com o diferente, mas para isso não precisamos nos tornar um. É nosso dever, como cristãos, promover a tolerância, mas também é nosso direito não ser discriminados por nossa fé e por nossa maneira de viver, pois é nossa escolha e nosso princípio. Estudantes e profissionais devem entender seus deveres de respeito ao próximo, mas devem lançar um olhar crítico aos saberes, inventado e conhecendo de leis e de política É necessário aprender, compreender e lutar, no nosso caso, para que nosso modo de vida não seja descontruído. Não é preconceito e sim direitos. Vale lembrar que vivemos em um estado democrático de direito e temos os nossos. “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento;’’ (Os 4:6a) “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.’‘ (Romanos 12:2) Este artigo é registrado e faz parte do Livro: “Desconstrução da heterossexualidade, uma imposição LGBTT” é proibida sua reprodução sem autorização e citação da autora.

Formação Ética Cristã Educação Bilíngue Educação em Tempo Integral Rotina Organizada e Prazerosa

Drª. Maisa Lobo Referência Bibliográfica:

Atividades Culturais

Lobo, Marisa . Desconstrução da heterossexualidade uma imposição LGBTTed. Jocum, Curitiba ,2013 CECCARELLI, Paulo. A invenção da homossexualidade. Bagoas: estudos gays, gêneros e sexualidades, Natal, n. 2, p. 71-93, 2008. CECCARELLI, Paulo. Sexualidade e preconceito. Revista Latino americana de Psicopatologia Fundamental, São Paulo, v. 3, n. 3, p. 18-37, set. 2000 FREUD, Sigmund. Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas completas de S. Freud. Tradução de Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1980b. v. 7. SANTOS JÚNIOR, A. A laicidade estatal no direito constitucional brasileiro. 2008. Disponível em: http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=11236. Acesso em: 28 ago. 2009. SOUSA FILHO, Alípio. Por uma teoria construcionista crítica. Bagoas: estudos gays, gêneros e sexualidades, Natal, v. 1, n. 1, jul./dez. 2007. Disponível em: http:// www.cchla.ufrn.br/bagoas/v01n01art02_sfilho.pdf. Acesso em: 28 ago. 2009. Lizardo de Assis, Cleber Queer theory and the CFP n. 1/99 resolution: a discussion about heteronormativity versus homonormativity: http://www.cchla.ufrn.br/ bagoas/v05n06art06_assis.pdf Site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Queer_theory

2014 Transformando o mundo, uma criança por vez.

Matrículas Abertas! (33) 3271-3900 30

Rua Olegário Maciel 675, Centro. GV.

31


Como lidar com a independência dos filhos

A

maioria de nós já deve ter visto aquela cena comumente exibida na TV, na qual as tartaruguinhas rompem os ovos que estavam escondidos na areia da praia e correm para o mar. São tão frágeis e pequeninas, porém, um processo natural as impele a correr em direção ao novo estágio da vida. Assim deve acontecer a independência dos filhos, naturalmente, já que faz parte do próprio desenvolvimento do indivíduo. Segurar a própria mamadeira, ficar de pé, vestir a própria roupa, calçar os sapatos, defender-se nas brigas com amigos, lidar com suas perdas e assumir compromissos são exemplos de estágios que todos nós vivemos desde o nascimento. Como parte natural do processo, devemos dar estímulos e suporte aos nossos filhos para que possam viver cada fase como uma pequena conquista rumo ao processo de autonomia. Atualmente, tornaram-se comuns casos de crianças que possuem seu próprio telefone celular, que recebem valores bem expressivos como mesada e que decidem ainda muito cedo tudo o que querem fazer (e quando o querem). Entendemos, portanto, que o processo de independência não deve ser apenas um processo biológico, mas também psicológico e social. Portanto, a independência deve acontecer à medida que existe também a responsabilidade para lidar com as questões que a envolvem. Precisamos atentar para o fato de que, nas relações contemporâneas, a figura de autoridade está, em muitas famílias, fraca ou inexistente. É dado aos filhos um poder de decisão que muitas vezes é maior que a sua própria capacidade de compreender e lidar responsavelmente com a questão envolvida. Acostumados a “governar”, esses filhos já não sabem ouvir a palavra “não” e, dessa maneira, instaura-se uma característica da atualidade: a falta de limites. Com o desenrolar do processo, essas crianças crescem e se tornam adolescentes cujos pais não têm mais autoridade sobre elas, mas apenas pagam as contas e resolvem “as suas broncas”. Uma criança cujos pais resolvem tudo por ela, que é criada em uma redoma, poderá encontrar problemas para tomar decisões, para se relacionar com o mundo que está do lado de fora. Da mesma forma, uma que recebe muito precocemente

32

autonomia sem a capacidade de lidar com ela pode fazer valer o ditado: “nunca comeu mel e quando comeu se lambuzou”. Não existe receita infalível ou garantia de que nossos filhos serão cidadãos éticos ou responsáveis. Sabemos apenas que o processo começa cedo, com ensino, diálogo e exercício da autoridade e do limite. Cuidar não é apenas dizer sim. Como dizem os antigos: “é soltar a corda aos poucos”. É não fazer pelos filhos o que eles podem fazer por si mesmos e não deixar que façam aquilo que eles não têm condições biopsicossociais de fazerem por si. Existe vasta literatura sobre as fases do desenvolvimento da criança e do adolescente. Com um pouco mais de interesse e equilíbrio, educar para a independência responsável ainda é possível.

Iviny Almeida Reis de Lima, Psicóloga atendimento adulto e infantil. Pastora Comunidade Unir.

33


cotidiano por Pr. Sebastião Arsênio

Pastor da Igreja Batista da Esplanada em Governador Valadares

Igreja Batista Ágape

- Celebrando -

O perigo da cobrança injusta

T

odos nós temos, consciente ou inconscientemente, a nossa declaração de direitos pessoais. Isso nos leva a formular outra declaração que é a dos deveres dos outros para conosco. Cada vez que você reclama um direito que acha ser seu, está cobrando o cumprimento de um dever por parte de alguém. Se você acha que tem o direito de ser bem tratado vai impor aos outros o dever de darem atenção a você, oferecendo-lhe cumprimentos, elogios e sorrisos. Se acha que tem o direito de ser ajudado, então, os outros têm o dever de suprirem suas necessidades. Ao seu direito de não ser perturbado corresponde o dever dos outros fazerem silêncio O problema é que, muitas vezes, exageramos em nossas cobranças. Não admitimos abrir mão de nenhum direito. Queremos que os outros satisfaçam, sempre, as nossas expectativas. Se isso não acontece, esbravejamos, denunciamos, ficamos de mal. É preciso parar um pouco para refletir sobre esta questão. Antes de nossa cobrança intransigente é preciso levar em conta, pelo menos, duas ressalvas muito importantes. Em primeiro lugar, não podemos esquecer que nós, também falhamos e, muitas vezes, decepcionamos os outros. Isso nos tira o direito de ser cobradores implacáveis. Jesus disse, certa vez, a um grupo que queria condenar ao apedrejamento uma mulher que fora apanhada em adultério: “Se algum de vocês estiver sem pecado seja o primeiro a atirar a pedra nela”(João 8.7). Diante destas palavras todos foram saindo, um após o outro. Reconheceram que eles, também, eram falhos.

Além disso, temos que aprender a fazer concessões, a levar em conta os problemas e as limitações do ser humano. Antes de cobrar nossos direitos devemos procurar avaliar a situação de quem, a nosso ver, está falhando conosco. O outro tem o direito de ser compreendido. Li, certa vez, a história de uma viagem de trem em que os passageiros foram surpreendidos pelo contínuo choro de uma criança que não deixava ninguém dormir. Tarde da noite, uma senhora, no limite da sua raiva, se levantou e foi dizer ao pai da criança: - Por que você não faz esta criança se calar? Não vê que ela está perturbando? Onde está a mãe desta criança para cuidar dela? Com voz entrecortada, aquele pai respondeu: - Minha esposa, a mãe desta criança, está em um esquife, sendo transportada para sua Cidade Natal onde será sepultada. Meu filho sente a falta da mãe. Ao ouvir isso, aquela senhora respondeu, constrangida: - Perdoe-me, amigo, eu sinto muito. Tenha a bondade de me dar esta criança. Cuidarei dela toda a noite. Passearei com ela pelo trem. Você está muito cansado. Tenha a bondade de descansar e dormir. Viu como as coisas mudam quando a gente fica sabendo o outro lado da história? Por isso, cuidado! Antes de reclamar ou fazer suas cobranças e acusações, procure descobrir as verdadeiras razões da pessoa que você está condenando. Pode ser que você acabe ficando do lado dela.

3

Anos

Dias 08, 09 e 10 de Março Nosso sentimento é de extrema gratidão a Deus e a certeza que temos é que: "Até aqui nos ajudou o senhor".

Louvor

Preletores

Dr. Marly Carvalho

Filho de Davi

Pr. Alessandro Santos

Gessy Vargas

(Ipatinga).

Pr. Edson Souza (Ipatinga)

Venha celebrar conosco este momento tão especial! Rua Roque Ribeiro. Nº 69 - Jardim do Trevo - GV 34

CBN

CONVENÇÃO BATISTA NACIONAL

35


sa úde

por Dr. Altair de Carvalho

Médico - CRM-MG 12694

Doença Celíaca A doença celíaca (DC) é uma doença do intestino delgado, caracterizada pela intolerância permanente ao glúten. Seu único tratamento é a dieta isenta de glúten. O que é glúten? É a principal proteína presente no Trigo, Aveia, Centeio, Cevada, e no Malte (sub-produto da cevada). A ingestão de alimentos com este tipo de proteína pelos celíacos se torna tóxica e provoca lesão no intestino delgado, impedindo a adequada absorção dos alimentos. Na verdade, o prejudicial e tóxico ao intestino do paciente intolerante ao glúten são “partes do glúten”, que recebem nomes diferentes para cada cereal. Vejamos: No Trigo é a Gliadina, na Cevada é a Hordeína, na Aveia é a Avenina e no Centeio é a Secalina. O Malte, muito questionado, é um produto da fermentação da cevada, portanto apresenta também uma fração de glúten. Os produtos que contenham malte, xarope de malte ou extrato de malte não devem ser consumidos pelos Celíacos. O glúten não desaparece quando os alimentos são assados ou cozidos, e por isto a dieta deve ser seguida à risca. O Glúten agride e danifica as vilosidades do intestino delgado e prejudica a absorção dos alimentos. Quais os sintomas? Apresenta manifestações monossintomáticas, e as alterações gastrintestinais não chamam tanto a atenção. Pode ser por exemplo, anemia resistente a ferroterapia, irritabilidade, fadiga, baixo ganho de peso e estatura, prisão de ventre, constipação intestinal crônica, manchas e alteração do esmalte dental, esterilidade e osteoporose antes da menopausa. Assintomatica E se não houver sintomas? Há ainda, a doença na forma assintomática. São realizados nestes casos, exames (marcadores sorológicos) em familiares de primeiro grau do celíaco, que têm mais chances de apresentar a doença (10%). Se não tratada a doença, podem surgir complicações como o câncer do intestino, anemia, osteoporose, abortos de repetição e esterilidade. Como é feito o diagnóstico? Exames laboratoriais, como anticorpos antigliadina, antiendomísio e antitransglutaminase positivos sugerem DC, embora altamente precisos e confiáveis, são insuficientes para um diagnóstico. O diagnóstico deverá ser confirmado por biópsia do intestino delgado com no mínimo a coleta de três fragmentos.

Porque a dieta sem glúten é importante? A dieta sem glúten é o único tratamento possível para a DC. O paciente celíaco que continuar ingerindo alimentos com glúten apresenta maior risco de desenvolver outras doenças, como doenças de tireóide, figado, rins, pele e até câncer. A dieta deve ser seguida para o resto da vida. Deve-se tomar cuidado com a contaminação dos alimentos com glúten, pois se sabe que, mesmo traços do glúten, podem desencadear os sintomas. Em casa deve-se separar os produtos que contém glúten dos que não contém. Lembrar que, sem proceder limpeza adequada, utensílios utilizados para manuseio e preparação de produtos com glúten poderão contaminar alimentos sem glúten. Recomenda-se que alimentos geralmente consumidos com pães (geléias, margarinas, maioneses, entre outros) também sejam de uso exclusivo do paciente celíaco. Os pacientes com Dermatite Herpetiforme podem apresentar sinais ou sintomas da Doença Celíaca ou não, mas podem apresentar uma biópsia intestinal positiva. Uma dieta sem glúten pode ajudar a controlar a presença de erupções cutâneas presentes na Dermatite Herpetiforme.

Lista de doenças/transtornos seguramente associados à doença celíaca: • Distensão Abdominal • Nefropatia IgA • Dor abdominal, Esteatorréia • Hepatopatia • Anemia por Carência de Ácido Fólico / Carên• Baixa Massa Óssea cia de Ferro / Perniciosa (Vitamina B12) • Colite Microscópica / Colite do Colágeno • Artralgia ou Artropatia • Doenças Nervosas • Artrite Reumatóide • Osteomalacia e Osteoporose • Carcinoma de Orofaringe, Esôfago e Intestino • Estomatite Aftosa Recorrente (aftas) Delgado • Espru Refratário • Espru do Colágeno • Doenças da tireóide (auto-imune) • Dermatite Herpetiforme • Úlcera Jejunoileal • Diabetes tipo 1 • Alimentos proibidos (para quem tem doença • Diarréia celíaca) • Síndrome de Down • Trigo; • Enteropatia associada a Linfoma de Células T • Aveia; • Atraso no crescimento (em crianças) • Centeio; • Hypertransaminasemia • Cevada; • Síndrome do Intestino Irritável • Malte (sub-produto da cevada). • Deficiência de IgA

A melhor maneira de se pesquisar o problema, é você procurar o seu médico e levantar esse questionamento com ele, baseado nos seus sintomas.

Dr. Altair de Carvalho é médico gastroenterologista, especialista em doenças de fígado, vias biliares, aparelho digestivo, nutrição e endoscopia digestiva. Coordenador do Serviço Gastro-Endoscopia do Hospital Samaritano, é também diretor da Regional Leste da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED).

36

37


Evangélica sim, Fashion também.

Sempre significou dificuldade encontrar roupas que se enquadram no modelo evangélico.

O

que antes tinha imagem de roupa avelhantada, sem graça e fora de moda hoje com a expansão da moda na mídia e redes sociais cada dia mais apaixonante, principalmente para as mulheres, este seguimento tem ganhado espaço devido o crescimento do número de evangélicos no Brasil (cerca de 42,3 milhões conforme dados do IBGE) mesmo assim a oferta ainda é insuficiente. É certo que o setor evangélico requer alguns cuidados, mas também é aceitável estar fashion. Para mulheres “antenadas” e que gostam de acompanhar as tendências das estações é possível agregar algumas peças da moda ao guarda-roupa do cristão, como a moda do peplum, as saias com leve rodado na barra, as clássicas camisas, entre outras peças-desejo das fashionistas, mas pode ser uma decepção quando a peça é curta ou transparente. A questão da modelagem também está ligada ao clima de cada região, como por exemplo, em cidades praianas ou em lugares em que o calor é intenso na maior parte do ano é difícil encontrar roupas que não sejam bastante curtas, muito decotadas ou com mangas. Para fugir dos look’s que caracterizam um evangélico como a saia jeans X blusa básica, saia lápis x blusa colorida, os tradicio-

nais “tubinho” e “terninho” e aquele bolero que salva uma blusa mais cavada, na maioria das vezes o público recorre a costureiras particulares que com pouco de criatividade conseguem adaptar a moda ao estilo mais comportado e obter peças exclusivas. As roupas de festas são ainda mais complicadas para pessoas de maior evidência nas festas, como a mãe da noiva e as testemunhas onde aquele vestido maravilhoso da vitrine pode não ser tão perfeito ao adentrar na loja e se deparar com um profundo decote nas costas ou desconforto por conta da transparência. O público evangélico está saturado de usar a tradicional echarpe para disfarçar alças muito finas e decote “tomara que caia”, muitos jovens reclamam que os vestidos mais comportados que estão disponíveis nas lojas tem a “cara da vovó”, precisamos de grifes que pensam com carinho neste público e desenvolvam roupas e adequadamente bonitas, elegantes e fashion’s e que tenham preços acessíveis. Em meio a tantas exigências há uma grande carência de grifes voltada ao seguimento de moda evangélica, é até intrigante compreender, por que diante de tanta procura ainda é custoso encontrar lojas do gênero mesmo sendo um público fiel.

Juliana Barboza

Designer de Moda e Maquiadora www.ateliejubarboza.com *Foto reprodução: www.marianmodas.com.br / Marian Moda Evangélica.

38

39


3 pontinhas XXX por Rev. Celso de Medeiros Costa

pastor da 4ª Igreja Presbiteriana de GV, no Bairro São Raimundo.

1ª pontinha: “Ratiação” ou pecado do pecado. 2ª pontinha: Confusão na confissão do pecado. 3ª pontinha: Solução no solucionável do pecado. 1ª) Confusão primária na Hamartiologia - § Hamartiologia é Doutrina do Pecado, conforme a Bíblia. Esta ensina muito “quanto” ao pecado, e, mais, CONTRA ele, pois, querendo santidade ou pureza das pessoas, a Palavra de Deus alerta do contrário disso, que é o pecado. § Todavia, até entre cristãos, há confusão sobre o pecado. Confunde-se, inicial e principalmente, o pecado original ou a natureza do pecador, com o pecado atual ou prática de pecado. § Adão e Eva pecaram. Isso é considerado o pecado original, que não teve nada de original, inclusive por quê, antes, anjos pecaram. Após o 1º casal, o ser humano passou a ser concebido e a nascer em pecado, e, daí, a praticar pecado. Logo, pior que “ter pecado”, o homem passou a ser pecador; mais que “praticar pecado”, tem natureza pecaminosa; e não é “pecador por quê peca”, mas, peca por quê é pecador. Antes de “atitude pecaminosa” – no pensar, pronunciar e praticar –, há a natureza pecadora (...). 2ª) Confusão intermediária na “Terminologia” - § A Bíblia ensina sobre o problema n.º 1 – que é o pecado! –, mas-MAIS, sobre a Solução n.º 1000 – que é a Salvação!!! –. E, para deixar o problema e ser abraçado pela Solução, há os meios que são o arrependimento, o pedido do perdão e a recepção deste. § Porém, em igrejas que têm a liturgia (ou ordem do culto) que incluem o momento para a confissão de pecados, até liturgistas podem ter confusão de termos ou palavras, nesse caso da expressão “confissão de

40

pecados” – confusão tanto em confissão, como confusão ou pecado em pecado –. Isso eu vejo nos cultos dos quais tenho participado. § A palavra confissão significa afirmação, muitas vezes sendo a afirmação da Fé bíblica; para significar confissão de pecados tem de estar no contexto destes, ou ter a expressão confissão de pecados completa. Os dirigentes de cultos precisam atentar se os Textos Bíblicos e hinos dizem ou não sobre confissão de pecados 3ª) Toda a Continuação resgata, até, pedagogia?!!! - § Soteriologia é Doutrina da Salvação, consoante a Bíblia. Esta ensina muito sobre-e-a-FAVOR da Salvação. § Mas, até nisso, o mesmo grupo de pessoas – que inclui até líderes – confunde sobre que Salvação a alcançar. § Com isso, confunde-se a Salvação passada da “pena” do pecado – que aconteceu na Regeneração –, a Salvação presente da “potencialidade” do pecado – que acontece na Santificação –, e, a Salvação porvir da “presença” do pecado – que acontecerá na Glorificação –. § A Regeneração do Espírito Santo leva a pessoa a se arrepender do pecado (original ou de se sua condição de pecador), e crer na obra salvadora de Cristo – isso é santificação posicional! –; logo, vem a santificação progressiva, a propriamente dita; mas, o salvo, só(?), torna-se plenamente santo, ou sem pecado, ao morrer ou quando da Volta de Cristo, na santificação plena!!! –, pois a solução de Deus começou/continua/consumará.

Segunda Igreja Presbiteriana Renovada O ano de 2013 foi muito especial para a família “Segunda Igreja Presbiteriana Renovada” no Bairro Santa Rita. Foram encerrados os trabalhos de reforma e ampliação do templo, interna e externa, bem como, bem feitorias em salas de EBDs, sendo visível a satisfação do Pr. Manuel Sabino Neto e de todo o Conselho da igreja, que muito trabalharam para oferecer a comunidade um ambiente mais seguro, confortável e mais agradável. Na área espiritual, apesar de muitas lutas e provações neste ano findo, a igreja provou dos cuidados do Sumo Pastor, de maneira especial, tendo recebido graça e poder para vencer as vicissitudes a que foi submetida. Foram apresentados e consagrados ao Santo Ministério os pastores auxiliares: Afro José de Paula e José Carlos dos Reis de Moura, que chegam para somar em trabalho pastoral. Na noite de “Ano Novo” a comunidade reunida ofereceu ao Senhor graças pelo ano de 2013, não deixando de buscar a direção de Deus para os projetos do ano que se inicia, dentre os quais, a continuidade dos trabalhos de implantação dos PGs – Pequenos Grupos de Discipulados.

Igreja em momento de culto

Igreja em momento de culto

Igreja em momento de culto

Consagração ao sagrado ministério do pastores: Afro José de Paula e José Carlos R.de Moura.

Conselho da Igreja

Ceia

Pr. Manuel Sabino Neto, Esposa Alba Almeida Vilela Sabino e filhas

Instrumentistas

Placa de identificação

1ª pontinha: Levou a começada definição. 2ª pontinha: Lembrou a continuada expressão. 3ª pontinha: “Lecionou” a consumada glorificação.

41


mercado fonográfico por Wellington Senna

Carapina

Coordenador Artístico da 104 FM

RAPHAEL LUCAS - Dizem que talento vem de berço... E, no caso de Raphael Lucas, a máxima se confirmou! Apesar de desenvolver uma carreira artística bem diferente do pai. É inegável que ter o DNA do cantor e compositor Kleber Lucas é um privilégio e tanto... Mas, apesar disso, o álbum de estreia desse jovem como cantor - e também como contratado da MK Music - traz característica totalmente autoral. TUDO QUE HÁ DE BOM chega como uma lufada de ar fresco na música gospel nacional. A produção musical é assinada por Duda Andrade, guitarrista da banda Quatro Por Um. Letras sinceras, inspiradas em experiências, claro, como “Tudo Que Há de Bom em Mim” - carro-chefe do trabalho -, que conquistou as rádios de imediato. A canção mostra um coração sincero e grato a Deus. E a melodia... Envolvente. “Me Aceita”, “Quando Você Voltar” trazem lindas mensagens. DANIELLE CRISTINA - Álbum É só adorar está em fase de finalização. Perto de lançar mais um álbum pela Central Gospel Music, chamado É Só Adorar, Danielle Cristina já está em fase de aprovação do projeto gráfico do novo trabalho. Com produção musical assinada por Paulo Cesar Baruk, esse é o quarto CD da cantora, lançado pela gravadora, e que promete impactar muitas vidas com cada uma das 12 musicas que fazem parte do repertório.

42

Gilberto França lançou seu quinto álbum em dezembro 2013 “Mais do que uma voz” ao vivo que teve a participação especial de Adhemar de Campos. Com músicas inéditas, Gilberto registra seu primeiro DVD onde a alegria e a presença de Deus são marcantes! Sua discografia pode ser adquirida nas livrarias ou pelo contato: gilberto_franca@hotmail.com Bruna Karla - A cantora Bruna Karla recebeu o Disco de Platina Duplo pela venda de mais de 160 mil cópias do CD “Aceito Teu Chamado”. Lançado em 2012 pela MK Music, o CD tem feito grande sucesso não apenas de vendas, mas em execução nas rádios, onde muitas dessas canções lideram o ranking das mais tocadas nas emissoras evangélicas de todo o Brasil. Com 14 faixas inéditas, o disco é formado por um repertório vasto em estilo misturado com letras fortes e muitas mensagens de fé. Aceito Teu Chamado” é o 7º CD da cantora, Foi com este disco que Bruna Karla conseguiu uma indicação no Grammy Latino 2013 na categoria ‘Melhor Álbum de Música Cristã (Língua Portuguesa).

58 anos de caminhada missionária

Equipe de Coordenação Empacto

Evangelismo com crianças

Nos dias 7 e 8 de dezembro a Igreja Metodista em Carapina celebrou seus 58 anos de existência tendo como pregador oficial o Pr Marcílio da Igreja Metodista em Colatina, ES. Na oportunidade foram homenageados os membros fundadores que vieram para o morro há 58 anos quando o senhor Antônio Carapina cedia as suas terras para a prefeitura de Governador Valadares com o objetivo de acolher as pessoas carentes numa época em que Valadares recebia imigrantes vindos das regiões vizinhas para trabalharem na extinta usina de açúcar. Naquela época vieram várias famílias entre elas a família Melo de tradição metodista que ao chegar aqui foi visitada pelo Pr Celsino Paradela o qual providenciou meios para a implantação do trabalho metodista no morro iniciando assim o ponto de pregação na residência da saudosa irmã Teodolina recém convertida ao evangelho. A partir daí outras famílias foram se convertendo ao evangelho e ao mesmo tempo construindo uma linda história de fé da qual faz parte a nova geração que Deus tem levantado no morro Carapina nestes últimos anos! Cinquenta e oito anos se passaram e hoje a Igreja vive um momento ímpar em sua história. Deus tem levantado uma nova geração de homens e mulheres que estão escrevendo uma nova história da Igreja neste início de milênio. A Igreja conta hoje com vários ministérios entre eles teatro, coreografia e o de crianças que tem sido ferramentas eficientes no trabalho de evangelização. Vale ressaltar também a realização do EMPACTO (Encontro Metodista do Pacto), um retiro de 3 dias, promovido pela Igreja anualmente o qual visa consolidar o recém convertido na Igreja promovendo libertação nas principais correntes espirituais que impedem o seu crescimento espiritual. No avanço missionário a Igreja tem sido o canal de Deus na implantação do trabalho missionário no Bairro Figueira e Altinópolis. “Celebrar 58 anos de história é celebrarmos a vida de Deus em nós nos capacitando a sermos sal da terra e luz do mundo! É também agradecermos a Deus pelas muitas lutas, mas também pelas muitas vitórias, pois “quem sai andando e chorando enquanto semeia, voltará com júbilo trazendo os seus feixes.”

Batismo

Marcos André e Alessandra - Ponto Missionário Igreja Figueira

Membros fundadores

Ministério de Teatro

Pr Laércio Santana e Cecília

Marina Rodrigues e Rafael Nogueira Ponto Missionário Igreja Figueira

Pr Marcilio pregando no niver da Igreja

Salomão Dutra e Ana Carolina - Ponto Missionário Igreja Altinopolis

Grupo de Coreografia

43


O livro que Marcou minha Vida Pr Enéias Duarte, pastor na Igreja Batista El Shaday

Muitos foram os livros lidos no decorrer de minha vida, mas sempre existem aqueles que nos marcam mais, cito: Os Caçadores de Deus, Os Perseguidores de Deus, Ele Escolheu os Cravos, O Desígnio entre muitos outros. O que mais marcou minha vida foi o “HERÓIS DA FÉ”... Um excelente livro! Serviu de grande inspiração para o ministério ao qual o Eterno tem me confiado. Poder ler sobre homens com uma sede insaciável de Deus e com o desejo de influenciar suas gerações é simplesmente maravilhoso. O que movia aqueles guerreiros era o amor pelas vidas que estavam a caminho do inferno, queriam mudar o seus destinos e leva-las ao céu. Com risco de perder a própria vida, não desejaram em momento algum, renunciar ao ministério que o Senhor os havia confiado. Essa leitura contagiou minha vida por querer fazer sempre algo a mais para o meu Mestre, com o grande anseio de vidas conhecendo e caminhando junto com o Senhor. Esse livro eu recomendo!

44

45


46

47


48


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.