Corpo, Movimento e conhecimentos fisiológicos

Page 32

1

Vesículas sinápticas

As vesículas saciformes dentro do axônio terminal liberam ACh que se difunde através da fenda sináptica e se fixa aos receptores especializados de ACh sobre o sarcolema.

Túbulo T

2

O potencial de ação do músculo despolariza os túbulos transversos na junção A-I do sarcômero.

ACh Onda de despolarização

3 Fenda sinápticas

Receptor de ACh

muscular cessa, a 8 Quando a estimulação 2+

concentração de Ca cai rapidamente e o Ca2+ desloca-se de volta para os sacos laterais do retículo sarcoplasmático graças ao transporte ativo que depende da hidrólise do ATP.

2+ 9 A remoção de Ca restaura a ação inibitória de troponina-tropomiosina. Na presença de ATP, actina e miosina continuam no estado dissociado e relaxado.

Ca2+ Ca

Ca2+

2+

Ca

2+

Ca2+ Ca2+

Ca2+

Ca2+ Ca

Ca2+

Ca2+

4 Retículo Ca +2 fixa-se à troponina-tropomiosina sarcoplasmático nos filamentos de actina. Isso elimina a inibição que impedia a combinação de Miosina ATPase actina com miosina.

Filamento de actina

Ca2+ Ca2+

Ca2+

Ca2+

Locais de fixação da miosina

ADP

Durante a contração muscular, a actina combina-se com miosina ATPase para fracionar o ATP com liberação de energia. A tensão produzida pela liberação de energia produz movimentação das pontes cruzadas de miosina

Ca2+

Ca2+

2+

Ca2+

Ca2+

Ca

2+

Ca2+ Ca2+

A despolarização do sistema de túbulos T acarreta a libaração de Ca2+ pelos sacos laterais do retículo sarcoplasmático.

Ca2+

Complexo troponina

Ca2+

ATP

Movimento da ponte cruzada

5

Ca2+ Filamento de miosina

Ca2+ Ca2+

ATP

A ponte cruzada se dissocia

ATP

6 A ativação das pontes cruzadas prossegue quando a concentração de Ca2+ continua alta (em virtude da despolarização da membrana) para inibir a ação do complexo troponina-tropomiosina

Ca2+

7

O ATP une-se à ponte cruzada de miosina, rompendo a ligação actina-miosina permitindo que a ponte cruzada se dissocie da actina. Isso dá origem ao deslizamento dos filamentos espessos e finos, que acarreta o encurtamento do músculo

Figura 15  Eventos elétricos e mecânicos da contração e relaxamento muscular. Nota: O neurotransmissor acetilcolina (ACh) é liberado pelas vesículas saciformes dentro do axônio terminal, facilitando a transmissão nervosa na junção neuromuscular; o sinal eletroquímico “salta” através da fenda sináptica chegando à fibra muscular, na junção da banda A e I (A-I); ativando a liberação de cálcio do retículo sarcoplasmático, que vai acionar a maquinaria contrátil do músculo.

30 |   Corpo, Movimento e Conhecimentos Fisiológicos


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.