Mais Preza - 11-10-2013

Page 1

Author:SBORGES

ALYSSA D. MENDEZ / DIVULGAÇÃO / CP

[CPOVO: CORREIO_DO_POVO-MAIS_PREZA-MATERIAS <MAISPREZA> [EDITORIAL] ... 11/10/13]

O Apanhador ■ Já pensou ver Holden Caulfield cantando?

Bom, chegou a hora: dia 18 estreia em Porto Alegre um musical inspirado no livro “O Apanhador no Campo de Centeio”, de J. D. Salinger. A produção da Casa de Teatro fica em cartaz todas as sextas, sábados e domingos, às 20h, no Museu do Trabalho (Andradas, 230).

Date:11/10/13

Time:14

Conteúdo original ■ Tem curso bacana na área no próximo sábado,

dia 19, em Porto Alegre. É a versão intensiva do “Go, Writers!”, workshop de escrita criativa, ministrado pela jornalista e escritora Cristiane Lisbôa, ideal para quem precisa produzir conteúdo original e passa a vida escrevendo. Todos os detalhes estão lá no blog: maispreza.com.br.

FACEBOOK / JUREMIR

AMANDA CONTE / DIVULGAÇÃO / CP

FACEBOOK / POLACA

“O Bom Fim dos anos 80 era como a Cidade Baixa de hoje, mas mais interessante. A vida noturna era toda lá. Os bares, a boemia e principalmente aquela reunião dos estudantes, das tribos urbanas. Era muito animado, com muita gente, muita efervescência, vida intelectual, discussões sobre cinema, literatura, música. Tudo acontecia ali.” Juremir Machado, jornalista, um dos entrevistados do documentário e morador do bairro até hoje.

dência, o palco de boa parte do que aconteceu na época também ganhou uma produção. O Ocidente virou pano de fundo de uma série de ficção que irá narrar em quatro episódios um pouco de cada uma de suas quatro décadas de vida. O seriado também tem previsão de estreia para o ano que vem, provavelmente em janeiro. A ideia, além de resgatar as raízes do bar e todas as bandas que surgiram e cresceram com ele, também pretende questionar sobre o seu futuro e das novas gerações de frequentadores. Aliás, gerações que têm interpretações um tanto quanto diferentes sobre o Bom Fim de ontem e o de hoje, mais ou menos como você, confere nos testemunhos ao lado, de quem vivenciou os momentos mais épicos do bairro e quem é personagem da sua história agora, em pleno 2013.

Bom Fim old school

Te programa MARCOS VILAS BOAS / DIVULGAÇÃO / CP

@maispreza

/maispreza

■ “É o Que Temos”. Com esse título é que a carioca Bárbara Eugênia (foto), mais uma artista pertencente à chamada nova geração da MPB, chega para dar o seu recado. Esse é o seu segundo disco, que resgata uma estética mais hippie, anos 70. E sabe por que a gente tá falando dela? Porque a plataforma de crowdfunding Traga Seu Show tá pilhando apresentação inédita da cantora na Capital. Só que como é financiamento coletivo, todo mundo tem que apoiar para atingir a meta estipulada. Se rolar, Bárbara será a atração do Opinião no dia 5 de novembro. Para dar o seu lance é só correr para o link: tragaseushow.com.br/projeto/barbaraeugenia. ■ Ele esteve por aqui há pouquíssimo tempo (em junho), mas a galera curtiu tanto que Lulu Santos já tá de volta. O cantor se apresenta dia 30 de novembro no Araújo Vianna (Osvaldo Aranha, 685), na Capital e traz a turnê “Toca + Lulu”, lotadinha de sucessos. ■ Ama festivais? Então lá vai: o Lollapalooza anunciou ontem a data da sua terceira edição em São Paulo, que desta vez vai rolar em Interlagos. Será durante dois dias (5 e 6 de abril) e não mais em três, como nas anteriores. O line up ainda não foi divulgado.

#drops

FACEBOOK / RENATA

Poucos cantinhos de uma grande cidade têm uma identidade tão forte e bem marcada por fases e acontecimentos interessantes que mereçam ganhar atenção especial. Em Porto Alegre, um dos eleitos foi o Bom Fim. A bagagem histórica cultivada pelo reduto alternativo e rock’n’roll dos gaúchos vai virar longa-metragem em 2014. Ou seja, não é pouca coisa. “Bom Fim — O Rastro da Contracultura” volta aos anos 70 e estaciona um pouco na década de 80, relembrando os momentos de maior efervescência cultural da cidade e do bairro onde tudo acontecia. O filme vai recontar a biografia do lugar a partir das declarações de figuras clássicas da vida cultural porto-alegrense, com trilha 100% gaúcha, lógico. E a prova de que as histórias do “Bonfa” são dignas de evi-

“Na minha visão, o Bom Fim é o lugar onde os boêmios de Porto Alegre estão durante o dia. Também é um bairro que abriga a cultura porto-alegrense. Tu sempre encontra gente da música, do teatro, das artes. Apesar disso, é um lugar que tem bastante famílias e amizades entre os vizinhos. É quase como uma cidade do interior, as pessoas se cumprimentam na rua só por se verem frequentemente. Não consigo pensar em um bairro melhor pra morar.” Renata Viscardi, estudante. “Pra mim sempre foi fortemente ligado ao lazer, à família e aos amigos próximos. Ali por 99, na época em que nos mudamos (do Rio Branco, que não é lá muito longe) pro Bom Fim, comecei a estudar no Anne Frank. As aulas de Educação Física aconteciam na Redenção, e é desse período que eu tenho as memórias mais importantes”. Pedro Petracco, músico, filho da Polaca.

FACEBOOK / PEDRO

“O bairro mudou na medida em que as pessoas mudaram. Hoje não existe mais espaço para grandes loucuras. Nos anos 80 havia uma aura de novidade, que hoje deu lugar ao senso de responsabilidade, acredito.” Ana Paula Rocha, a Polaca, mãe do Pedro, que vivenciou a década de 80 no bairro, se mudou e retornou ao Bom Fim com toda a família.

JORGE LEPESTEUR / DIVULGAÇÃO / CP

■ Na próxima quarta, 16, Porto Alegre ganha uma baita novidade (o baita é necessário, já que a ideia é inédita no país). O Valentina Bar 18+ (Fabrício Pilar, 27), como o próprio nome adianta, é um bar para.... humm... maiores de 18 e tem como inspiração principal o erotismo. O conceito, que você saca até no cardápio, cheio de pratos afrodisíacos, pretende desmistificar o tema. Para isso, o bar terá programações especiais com convidados, como a Carol Teixeira, musa aí da foto, que vai estar por lá na inauguração e será a residente mensal do lugar para falar sobre o que ela entende: sexo e comportamento feminino. Quem ficou curioso dá RT.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.